segunda-feira, 18 de maio de 2020

VÁRIOS PAÍSES PLANEJAM SUA REABERTURA. E O BRASIL?

Quero reproduzir aqui a thread que a jornalista Adriana Carranca publicou no sábado no seu Twitter. É importante! Para ilustrar, coloco as capas de alguns dos principais jornais brasileiros e como eles noticiaram a troca do segundo ministro da Saúde em um mês. 

Vamos falar sobre relaxamento das medidas de isolamento, como quer o presidente? O que estão fazendo os outros países? Qual a experiência dos que começam a voltar à 'normalidade'? O que podemos aprender com eles?
Países da Ásia e Europa consideraram três requisitos essenciais para levantar restrições:
- Taxa de contaminação abaixo de 1. No Brasil é 2,8.
- Capacidade de monitorar a população. Exemplo: testes em massa e medição frequente de temperatura.
- UTIs em número suficiente caso haja novo surto. 
Alguns exemplos:
CHINA: Após 3 meses de lockdown, que freou o avanço da Covid-19, a reabertura é gradual e segmentada, com prioridade a setores essenciais e algumas indústrias, regiões e perfil da população, com base em avaliações contínuas de dados de testagem em massa, aleatória.
China também usa app para rastrear novos casos positivos. Empresas medem e informam temperatura de funcionários. Farmácias devem medir temperatura de todos os que compram remédios para sintomas da Covid-19. Governos locais podem impor lockdown se houver novo surto, como em Jilin essa semana.
COREIA DO SUL: retomou isolamento em Seul após 131 novos casos; adotou testes em massa e rastreamento. 
SINGAPURA: impôs isolamento mais rígido após novo surto. 
JAPÃO: suspendeu estado de emergência, mas não em cidades mais atingidas. Em Tóquio e Osaka lockdown chega a 80%.
ALEMANHA: liberou futebol sem público, lojas e escolas, mas apenas primárias; secundárias e acima, só para provas. Duas pessoas que moram em endereços diferentes já podem se encontrar (era proibido durante o bloqueio). Cidades com 50 novos casos por 10 mil habitantes devem retomar lockdown.
FRANÇA: reabriu creches, escolas primárias, lojas e cemitérios, e liberou viagens de carro de até 100 km. Mas o governo dividiu o país em zona vermelha, com mais restrições, e verde, onde escolas secundárias serão reabertas, mas alunos com mais de 18 anos ficam em casa; e bares e restaurantes, fechados.
REINO UNIDO: liberou encontros ao ar livre, mas até 2 pessoas, com distância de 2 metros e máscara. Esportes, só sem contato físico, como tênis. Quem pode, deve ficar em casa. Escolas primárias e lojas só reabrem em junho; restaurantes e cabeleireiros, em julho.
ITÁLIA: liberou bares e restaurantes, mas apenas para levar comida para casa, e só algumas lojas; outras lojas, igrejas, museus, bibliotecas, funerais e práticas esportivas devem ser liberadas este mês com restrições. Escolas, só em setembro.
ESPANHA: Madrid, Barcelona, Granada, Malaga e partes do nordeste ficam em lockdown por tempo indeterminado. No restante do país, relaxamento de restrições tem 4 fases: bares e restaurantes reabriram com 50% da capacidade; cinemas e teatros reabrirão com 30%; escolas só para revisão e provas.
Em resumo: reabertura só com taxa de contaminação abaixo de 1. Quando o Brasil deve atingir essa meta e como, presidente? E a meta de testes em massa? Quantos hospitais de campanha estão sendo montados para garantir UTIs a todos em caso de novo surto? 
Qual o plano do governo?
Em editorial de hoje, o respeitado jornal francês Le Monde aponta Bolsonaro como principal responsável pela catástrofe no Brasil: ele "causa caos na saúde e semeia a morte". 

12 comentários:

Anônimo disse...

São Paulo começa a sair ser o centro com mais mortes diárias de covid, hoje foram 101 mortes, para:
- 137 mortes no RJ,
- !07 mortes no Ceará,

Por sinal, pelo que o Ciro falava sobre o sistema de saúde do Estado, nessa pandemia apenas o Paraná parece ser robusto, por isso deve ser o primeiro Estado a sair da pandemia.

Anônimo disse...

Os Estados que não tiveram carnaval e que não têm mar e portos tão se saindo bem: MG, MS e MT. Aqui em MG ficamos em lockdown por 45 dias e a doença foi cortada no começo.

Lola Aronovich disse...

Em que planeta vc mora? O Carnaval 2020 em BH foi considerado o 2o melhor do país! Foram 4,45 milhões de foliões (incluindo 211 mil turistas) em 23 dias de carnaval https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/03/04/interna_gerais,1126109/maior-da-historia-forca-tarefa-garantiu-carnaval-para-4-45-milhoes-de.shtml E Minas deve ser o estado mais subnotificado do país no número de mortes e casos de covid. É o estado com a segunda menor taxa de testes, por exemplo (Ceará é o primeiro; por isso, tem mais casos confirmados).

Anônimo disse...

20:18,
Aprenda primeiro a escrever;
Depois aprenda coordenação lógica de idéias;
Depois comente algo nas redes sociais ok?
Fika a dika! Ninguém entendeu NADA do que vc disse.

Anonimo disse...

Estado intervenha, estado intervenha! Cidade de 750 mil habitantes. 302 casos, 164 curados, 104 em isolamento, 13 mortos,14 em em UTI, 7 em enfermarias. Ocupação de UTI e enfermarias destinadas exclusivamente a Covid-19: 41% e 21%. Atitude da populacao: cuidados básicos,economia a pleno vapor e ninguém apita aqui para ser parte do problema ao invés de ser parte da solução. A cidade fica no Brasil, só para constar.

Anônimo disse...

Exatamente, BH conta com menos de 10% da população do Estado e a maioria dos turistas eram do interior. Não tivemos gringos no carnaval daqui trazendo o vírus. Já no interior o carnaval foi praticamente todo cancelado devido as enchentes que tivemos e a crise sanitária do coronavírus. Outro fator relevante é não termos saída para o mar e portos.

Anônimo disse...

Eu moro em Divinópolis a 100km de BH, cidade de 300.000 habitantes. O vírus está circulando aqui desde fevereiro e tivemos um dos primeiros casos notificados do país. Montaram um hospital de campanha no estacionamento da UPA e aceleraram a construção do hospital universitário para receber os pacientes de covid-19. Porém, até agora tivemos pouquíssimos casos. Os hospitais tão vazios, o hospital de campanha ainda não foi utilizado. Temos poucos testes realizados porque temos poucos doentes. Neste início de inverno os hospitais da cidade costumam ficar cheios, mas agora estão relativamente vazios. A utilização de UTIs não chega nem a 45%, quando o normal é variar entre 70 e 80 no mês de maio, atingindo o pico em junho. Aqui em MG o corona tá controlado, com exceção de cidades que fazem divisa com o Rio de Janeiro. Já as cidades que fazem divisa com SP fecharam suas entradas e conseguiram controlar também. No site transparência de registro civil o número de mortes por todas as causas em MG caiu quase 15% no período de 16/03 a 15/05 https://transparencia.registrocivil.org.br/registral-covid

Anônimo disse...

Tem que liberar tudo.

Anônimo disse...

Essas condições todas jamais serão cumpridas pelo Brasil, ou pela maior parte do planeta.

Alan Alriga disse...

Singapura está usando robôs para monitorar a população.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://g1.globo.com/google/amp/economia/tecnologia/noticia/2020/05/08/cao-robo-reforca-medidas-de-distanciamento-social-em-parque-de-singapura.ghtml&ved=2ahUKEwjJ0ZXyjMDpAhXMHrkGHc-OArgQFjACegQIBxAB&usg=AOvVaw0W-8dD1E6GfXRq5tbpTRZl&ampcf=1

Anônimo disse...

Milicianos prendem pesquisadores em vários estados, para impedir pesquisa sobre Covid-19 da UFRJ:

https://revistaforum.com.br/coronavirus/equipes-que-fazem-testes-para-pesquisa-nacional-sobre-coronavirus-sao-presas-e-agredidas/

Anônimo disse...

Minas praticamente não testa. Não dá pra confiar no ErroMeuZema.

BH pelo menos tem prefeito. (Que, por sinal, ainda que defeitos tenha, está atuando muito melhor do que se poderia imaginar, não apenas quanto a pandemia.)