quinta-feira, 14 de maio de 2020

BRASIL 13.240 MORTOS POR COVID X ARGENTINA 329

Hoje na coletiva um repórter perguntou a Bolso: "O que na opinião do senhor explica o Brasil ter 12 mil mortos e a Argentina, 320, pelo covid?"
Excepcionalmente, o pior presidente de todos os tempos não respondeu "E daí?" ou "Não sou coveiro". Mas respondeu com sua já comprovada ignorância a toda prova: "É só vc fazer a conta por milhão de habitantes, né, então... Vamos falar da Suécia? A Suécia não fechou! Pronto! Vc tá defendendo... Vc pegou um país que tá caminhando pro socialismo, que é a Argentina". 
Em outras palavras, seu Jair admitiu que o socialismo salva vidas.
Clique para ampliar
Além do mais, ao falar da Suécia, Bolso cai na ladainha mentirosa repetida pela extrema-direita -- que a Suécia não entrou em quarentena ou lockdown e está bem. Primeiro que a Suécia é, entre os países da Escandinávia, o que mais tem número de mortos (3.592). Segundo que o povo da Suécia consegue se isolar (não tem periferia com dez pessoas por cômodo, como em muitos lares brasileiros), e terceiro que lá os suecos entraram em confinamento por conta própria, sem ninguém mandar. Lá 70% das pessoas estão isoladas dentro de casa. Aqui, nem com quarentena imposta conseguimos atingir 50%. 
Qualquer comparação com como a Argentina vem combatendo a pandemia é terrível pra gente. No país vizinho a taxa de mortes por milhão de habitantes é de 7,4. No Brasil, o número é nove vezes maior -- 63,2 por milhão. E isso se considerarmos apenas as mortes oficiais. Calcula-se que o número real de infectados seja quinze vezes maior.
Suécia no final de março
E, pra sepultar a fala de Bolso, a Argentina está muito melhor que a Suécia em evitar mortes. A Suécia é um quarto da população argentina, mas seu número de mortes é 11 vezes maior. É, inclusive, muito pior que a nossa (346 por milhão). 
Por que no te calas, miliciano estúpido?
Mas o que me deixou devastada hoje foi ler esta matéria com declarações de cientistas e especialistas da Organização Mundial de Saúde. A cientista-chefe disse que pode levar 4 ou 5 anos para controlar o corona (depende das mutações do vírus, das medidas de restrição, e da criação de uma vacina).
O diretor-executivo aponta que só criar uma vacina não vai controlar a pandemia. Ele exemplificou que já temos vacinas para doenças já existentes, como o sarampo, e nem por isso a doença está erradicada. Se as pessoas não tomarem a vacina, nada feito (e é óbvio que no mundo negacionista e anti-ciência em que vivemos, vai estar cheio de idiota de direita que não vai querer tomar a vacina). O diretor acha que é mais provável que o coronavírus fique endêmico e tenhamos que conviver com ele, como fazemos com o HIV.
E tem gente que acha o Átila Iamarino pessimista...

5 comentários:

Orahcio disse...

Pois é Lola, temos que aprender a conviver com esse vírus, e aprender a lutar apesar dele, pois essa galera não irá largar o osso e irá sempre potencializar sua política genocida se aproveitando do vírus. Mas ao menos hoje ele ensinou uma coisa boa, com a ajuda de repórter claro, onde se caminha pra socialismo morre-se menos.

Jaime Guimarães disse...

Lola, infelizmente o Brasil virou uma espécie de "pária" do mundo: os vizinhos fronteiriços querem distância, o mundo assiste horrorizado e incrédulo um "presidente" que não age pela VIDA das pessoas, somente com o CNPJ dos empresários e amigos que bancam o apoio a ele.

Teremos que conviver com o vírus por muito tempo e isso daria a chance de mudar muitas coisas que não funcionam mais - novos tempos exigem novas ideias, novas soluções. "Voltar ao normal" é persistir no problema (ou melhor, nos problemas) que nos trouxe até aqui.

Faço o convite para a visita ao meu blog e a leitura do texto "O país da indiferença seletiva". Thanks! :)

Anônimo disse...

Lola, ótimo texto.
Só uma observação nada a ver com o assunto: sou de esquerda, mãe de crianças pequenas. Observo muito mais anti vacinas entre as mães de esquerda, normalmente faz parte do combo parto natural+alimentação vegana+amamentação prolongada. Tive partos normais e amamentei meus filhos por muito tempo (5 anos), então acompanhei muito esses grupos, posso te dizer com certo conhecimento de causa.
abraços

Anônimo disse...

Jaime Guimarães

Eu visitei seu blog e tem temas, assuntos pertinentes, reflexivos. Vou fazer uma leitura mais atenta e parabéns por citar fontes, obras literárias e autores.

Anônimo disse...

Jaime e o anonimo das 11:21 são provavelmente a mesma pessoa, tentando se promover com spam.