segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

OSCAR 2020: PARASITA E MINHA MAMI FAZEM HISTÓRIA!

Ontem foi a a cerimônia do Oscar 2020, e vou compartilhar minhas impressões sobre a festa sem apresentador fixo, e com pouquíssimas pessoas negras entre os indicados.
Confesso que não prestei muita atenção na cerimônia, já que estava entretida marcando o bolão pago, e também porque não encontrei um link para alguma transmissão ao vivo sem tradução simultânea. 
Quando o Brad Pitt recebeu sua estatueta (merecida) de melhor ator coadjuvante por Era uma Vez em Hollywood, eu ingenuamente tuitei: 
"Só pra vocês saberem: o Brad Pitt tem a mesma idade do véio da Havan", um tuíte que já passou dos 23 mil likes, rendeu risadas, e um monte de reaça rábido dizendo que a Sandra Bullock é mais velha do que eu. Previsível, né? Se bolsobot defende banco, os piores sinistros da história do Brasil, e um presidente miliciano, como é que iria se furtar de defender um notório sonegador de impostos?
Taika Waititi, que tem ascendência aborígene e parece ser muito simpático, dedicou sua estatueta de melhor roteiro adaptado a "Todas as crianças indígenas no mundo que querem fazer arte e dançar e escrever histórias. Nós somos os contadores de histórias originais e podemos ter sucesso aqui também". Ele foi o primeiro indígena a ganhar um Oscar. Pra quem não sabe, foi ele que interpretou Hitler no filme meigo que escreveu e dirigiu, JoJo Rabbit.
Quando Parasita ganhou melhor roteiro original, apesar do leve favoritismo de Era uma Vez ou 1917, eu logo vi que o sul-coreano seria o grande ganhador da noite, já que o prêmio de roteiro é importantíssimo. Vi também que Nelly, minha mãe, ia ganhar o bolão pago, já que ela havia apostado em Parasita pra muita coisa. Dito e feito! Mas foi emocionante até o final (como eu também previ, O Irlandês saiu com as mãos abanando). 
Infelizmente, não deu pra Democracia em Vertigem ganhar melhor documentário, apesar da nossa torcida. O filme realmente não era favorito, mas não ganhar não tira em nada os muitos méritos da Petra Costa. Assim que os reaças começaram a comemorar (eita patriotismo que faz os caras torcerem contra o Brasil!), Julia Reichert, a diretora que ganhou por Indústria Americana (produzido pelos Obama), disse "Trabalhadores do mundo, uni-vos", o que fez um mascutroll insuportável nos comentários chorar em posição fetal ao afirmar: "Ela é mais comunista que a Petra!"
Ninguém entendeu por que o rapper Eminem cantou uma música dele de 2003. Sem nada pra fazer, eu perguntei no Twitter: "O pessoal mais jovem sabe o que foi aquele troço q apareceu no palco pra apresentar essa música?", e um monte de gente cruel respondeu: EMINEM. Mas eu tava falando da fita cassete! Ri bastante.
Bong Joon-ho ganhou melhor diretor e foi generoso no seu discurso de agradecimento. Citou o Scorsese, o fez chorar, lhe deu um standing ovation, e ainda gritou "I love you, Quentin", pro Tarantino. Uma graça. 
Já Laura Dern (melhor atriz coadjuvante por História de Casamento) agradeceu os pais (os atores Bruce Dern e Dianne Ladd), Renee Zellweger (melhor atriz por Judy) homenageou Judy Garland, e Joaquin Phoenix (melhor ator por Coringa) disse que tinha a oportunidade de usar sua voz para os sem voz, e discursou contra o especismo, o que deve ter deixado vários incels perplexos.
Vamos trocar esta pedra por 4 esta-
tuetas douradas
Foi um pouco zebra Parasita levar não só o melhor filme internacional (que já era esperado), mas principalmente melhor filme, ponto. Nunca aconteceu antes de um filme não falado em inglês alcançar essa façanha. Mas achei merecidíssimo. Parasita é o mais criativo e ousado dos filmes de 2019. 
Eu vibrando quando minha mãe ganhou o bolão pago
E falando de coisas que nunca haviam acontecido. Nelly, minha mãe, participa de todas as edições do meu tradicional bolão do Oscar desde a primeira vez, em 1988 ou 89, e nunca tinha ganhado. Agora acertou inacreditáveis 19 categorias (em 21 possíveis) e levou! Claudemir (que ganhou ano passado e quase ganhou novamente este ano), acertou 17. Rafael e Vitor, 16. Eu fui um vexame, só acertei 11.
No bolão grátis eu fui melhor, acertei 16, e fiquei em terceiro. Em primeiro ficou Leandro Silva, com 18 acertos. Em segundo Ronald, com 17. E, em terceiro, Marcos Gonçalves, euzinha, Manoel e Claudemir, com 16. Em 4o, várias pessoas com 15 acertos: Janaina, Kauê, Rafael, A.P.K., Luan, Edson, Miguel, e Phelipe. Enfim, vocês podem conferir todos os resultados aqui
Espero que ano que vem tenhamos mais brasileiros no Oscar e que todos vocês participem (menos o mascutroll). Mais uma vez muito obrigada, Júlio César!

8 comentários:

Anônimo disse...

Aparentemente o eminem esteve lá pra fazer o q não foi possível pra ele fazer anos atrás

Q era cantar essa msc

Era pra ele ter apresentado essa canção no oscar de 2003, mas ele ia falar muito palavrão e os produtores não deixaram

Então esse foi o momento da "retribuição"

Kkkkkkkkk RIDÍCULO

Anônimo disse...

Ano que vem, meta de vida: voltar a frequentar cinema e participar do bolão do Oscar da Lola!
Fabi.

Alan Alriga disse...

Só acertei 6, pelo visto Nimb não rolou bons dados para mim dessa vez!
  _/\/\/ヽ
  ヽ      フ
 < 〃 /___i >
 //レ|/―――レソ
  ̄L_L_∠@_L|
  (ヘ/ ヒ⌒ ヽィ⌒Y
  /ヒ 彡  〉ミ|
 //从、(三二フ /
`// /\\__/
///\ TTT∥T〕
レ hehehe

Anônimo disse...

mascus ( com "m" minúsculo mesmo ) idiotas, incels que aproveitam por qualquer coisinha para atacar a lola só pq ela está arrasada com o oscar. VÃO VER SE EU TÔ LÁ NA ESQUINA!!!!!!

Lixos. Sinto falta da titia. Aquela sim é uma feminista de fibra.

Anônimo disse...

Dolores, acho que você deve pensar que estamos brincando, que não teríamos coragem de mexer com você por ser inimputável. Você não tem ideia que podemos fazer. Você pode até não ser presa, mas depois que o povão saber do que você já fez, você será linchada nas ruas de Fortaleza. O dossiê é real, e vai estar nas mãos do público, você tirando sarro ou não. A menos que possamos negociar de alguma forma, esse dossiê VAI SER PUBLICADO. Não é brincadeira, não é gracinha, não é armação, não é ameaça vazia. Pense bem, Dolores.

titia disse...

22:58 você esqueceu de tomar qual remédio hoje? Foi o tiro na cara, a paulada na cabeça, a facada no estômago ou o atropelamento com carro forte?

Luan de Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patty Kirsche disse...

Acertei 10! Nada mau para uma primeira vez. Acabei entrando na última hora, então não tive muito tempo para pensar. Mas pretendo participar nos próximos anos. ;)