sábado, 9 de fevereiro de 2019

PRA COLOCAR NO CURRÍCULO: ALMOCEI COM LAERTE!

Hoje almocei com a fantástica cartunista e chargista Laerte. 
Ela é uma ídola pra mim há décadas, desde os anos 80, quando eu lia suas tirinhas na Folha. Amo inúmeras criações dela, como Suriá, Muriel, Overman, mas creio que minha preferida é a gata. E adoro suas charges políticas também. E foi uma honra ter sido entrevistada no mesmo documentário que ela, O Riso dos Outros.
Uma das coisas boas do Twitter é que a gente pode se aproximar um pouco desses ícones. Não sei há quanto tempo nos seguimos, mas deve fazer anos já. Em 2017 a produção do seu programa de TV, Transando com Laerte, me contatou para uma entrevista. Infelizmente, não conseguimos acertar uma data. Então durante a semana eu mandei uma DM pra ela avisando que, se ela ainda tivesse o programa de TV, eu estaria em SP durante o final de semana (pra participar do Encontros Provocadores no Sesc Ipiranga. Se você for de Sampa, apareça, por favor. Não vou me perdoar se o evento tiver menos púbico que o filme sobre o Roger Ultrajante). 
Clique para ampliar
Laerte respondeu que não tinha mais o programa (ela cansou), mas se não poderíamos ter um encontro sem câmeras. Eu disse que sim, claro, mas ela não tinha uma rotina super corrida para arranjar um encontro assim à toa? Ela disse que "à toa" era o feminino de ateu. E o resto é história! Conseguimos nos encontrar pra almoçar hoje no Paraíso, perto do hotel em que estou ficando. 
Não quero contar muito detalhadamente sobre o que falamos porque não foi uma entrevista. Mas ela é um amor, simpática e inteligente. Conversamos sobre gatos (ela tem dois, uma que é paraplégica depois de ter sido baleada na coluna por um vizinho; eu tenho dois, e um deles é o Calvin, 18 anos, que agora que está velhinho tem incontinência urinária), sobre personagens (ela disse que o maridão não deixa de ser um personagem meu, e é mesmo), sobre criação, sobre arrependimentos nas criações, sobre trabalho, sobre fama, sobre perseguições, sobre política, e sobre nosso infeliz país, entre vários outros assuntos. Ela me deu um de seus livros, Modelo Vivo, lindo, e como dedicatória escreveu "Lola!" de um jeito estiloso, cartunístico, digamos.
Como eu queria muito fotos desse nosso encontro, pedi pra ela o celular (que eu não tenho). Pedimos pra um dos garçons tirar algumas fotos, e nesse momento em que nos levantamos da mesa, duas moças numa mesa atrás da nossa gritaram "Maravilhosas!".
Depois outra moça veio até a nossa mesa com o marido e pediu pra tirar uma foto comigo. Olha só! Você tá sentada com uma superstar, uma referência internacional, uma das maiores cartunistas do mundo, com 50 anos de uma carreira brilhante, e a moça vem pedir pra tirar foto comigo! Apresentei a Laerte, que óbvio que ela e o marido conheciam, e tiramos uma foto com ela, eu e a Laerte. A jovem era advogada e amiga da Camila, de Cuiabá, prova de que o mundo é pequeno mesmo.
Laerte criou Lola, a andorinha, muito
antes de saber da minha existência
E aí Laerte e eu saímos do restaurante e nos perdemos ao voltar pro hotel, o que mostra que temos o mesmo senso de direção (ou seja, nenhum). Mas foi uma oportunidade pra conversamos um pouquinho mais. E então nos despedimos. Ela foi de metrô encontrar um amigo. 
Amei conhecer Laerte e queria compartilhar essa alegria com vocês. Agora já posso colocar no meu currículo: "Almocei com Laerte"!

22 comentários:

Anônimo disse...

Que lindas vocês duas! Duas ídolas!

Unknown disse...

Imagina esbarrar com Laerte e Lola em um restaurante!! Teria que controlar meus instintos para não tietar muito e perturbar a paz de vcs :)

Não sabia deste encontro provador com vc. Que pena!! Gostaria de ter ido

Daquela que vc nem conhece, mas te considera pacas! <3

Lola Aronovich disse...

É hoje, ainda dá pra ir! Às 19h no Sesc Ipiranga!

Anônimo disse...

a) Lola sou sua admradora adoro os seus textos vc para mim e um exemplo

b) Lola vc ja pensou em ter um canal no youtube sobre feminismo ia ser nota 1000.

c) Gostaria de sugerir um post sobre o BBB esta tendo casos de racismo na casa

Anônimo disse...

a) Lola sou sua admradora adoro os seus textos vc para mim e um exemplo

b) Lola vc ja pensou em ter um canal no youtube sobre feminismo ia ser nota 1000.

c) Gostaria de sugerir um post sobre o BBB esta tendo casos de racismo na casa

Anônimo disse...

Vaca puuuuuuuuuuuttttttttttttaaaaaaaaaaa, vc não vai falar nada sobre a mulher Gabriela Hardt? Ou vc só elogia criminosas ptistas comunistas como vc?

Anônimo disse...

puta puta vaca louca desgraçada

Alexandre disse...

Laerte mora perto da minha casa. Uma vez fui ao mercado e lá estava ela! Eu não queria incomodar, só falei que sou muito fã e que foi muito legal encontrá-la, assim, de repente. Achei tão estranho as pessoas fazendo compra como se nada estivesse acontecendo e eu lá incrédulo! =)

Pena que não estou em São Paulo nesse fds, vou perder seu encontro provocador.

Anônimo disse...

laerte é homem
chora mais

Anônimo disse...

Gente os quadrinhos dele são show, ele é muito fora da curva, muito doido essa transformação total dele

Fernando Taveira disse...

Que inveja! 😃

titia disse...

Artista incrível, pessoa maravilhosa, Laerte é tudo de bom! Lola e Laerte juntas, então... as criaturas das trevas simplesmente não suportam tanto brilho e luminosidade. Só ler alguns comentários.

17:52 se você faz tanta questão, eu falo: é outra corrupta safada e canalha que está enchendo o rabo de grana à custa de ajudar os Estados Falidos a roubar toda a riqueza do Brasil bem debaixo do nariz dos trouxas doidinhos pra provar do palmito mas sem coragem de admitir, que ficam com macaquices e falsos moralismos enquanto ignoram o mais importante.

Anônimo disse...

Parabéns Lola e Laerte. Amo vocês.

Felipe Roberto Martins disse...

Divas! Adoro as duas. Ainda temos Gente Muito Humana no Brasil. Axé.

Luise Mior disse...

Titia, assino embaixo! Duas mulheres divas maravilhosas ♥️♥️♥️ Gente medíocre fica incomodada mesmo. Eu surtaria se estivesse no mesmo restaurante que as duas. Obrigada querida Lola por postar!

mh disse...

Morri de inveja.
Se as duas vierem para o meu enterro, ressuscito, saio do caixão e danço uma rumba!!!

Rothion disse...

Meu Deus, que encontro! Sou fã enorme da Laerte, e ver essas duas DIVAS JUNTAS é de arrepiar! Benção total!

Super feliz com o encontro! E que seja o primeiro de muitos!

Dacruz Neto disse...

Lola, grato pelo seu blog. Já tinha uma grande admiraçáo por ti, agora que eu soube que tu não tens celular, minha admiração triplicou! por favor, escreva lola, escreva!

G. disse...

o/a Laerte é tipo incrível. tive oportunidade de produzir um Roda Viva com ela. na epoca, ele contou que se vestia de mulher, mas que não ia raspar debaixo do braço hahha e algo do tipo "quem foi que disse que homem não pode usar saia, vestido?". Ainda namorava uma mulher e se assumia como Bi. Fora isso que não é da nossa conta, ela é super inteligente e muito do bem.

Unknown disse...

Não achei o evento no site do sesc. Al dia e horário?

Tatiana disse...

Gente que encontro mais lindo.
Duas personalidades maravilhosas.

Ana N disse...

Dois ícones! Você é linda, Lola <3