sexta-feira, 16 de novembro de 2018

QUER MÉDICO? VAI PRA CUBA!

Mais um desastre do governo que ainda nem assumiu e já anda causando inúmeros estragos.
Anteontem, o governo cubano informou que está se retirando do programa social Mais Médicos depois de declarações "ameaçadoras e depreciativas" do fascista eleito. 
Vocês querem mesmo que o pessoal acredite que reaça que odeia cubano, que não acredita que eles sejam médicos, mas "agentes comunistas infiltrados", esteja agora preocupado com os direitos trabalhistas dos médicos cubanos? Sério? Os mesmos reaças que estão se lixando pra direitos trabalhistas dos brasileiros e pra brasileiros que vivem como escravos? 
Bolso abandona sinal de arminha por 3
segundos pra fazer sinal de aspas em
torno de "médico" cubano
Não é surpresa alguma o fim do Mais Médicos, ou, pelo menos, a retirada dos médicos cubanos. É tragédia anunciada. É promessa de campanha. Tem vídeo do Bolso chamando médicos cubanos de "médicos" (entre aspas). "Em 2019, ao lado de vcs, ó, dá uma canetada mandando 14 mil 'médicos' lá pra Cuba, quem sabe ocupando Guantanamo, que tá sendo desativado pra atender os petistas que vão pra lá, talquei?"
Em 2013, Bolso entrou com ação no STF pedindo a suspensão da medida provisória de Dilma que criava o programa Mais Médicos. Para Bolso, os diplomas dos médicos cubanos não tinham validade no Brasil. 
Dos 18.240 médicos do Mais Médicos, que agiam em 73% das cidades brasileiras, ou 4.058 municípios, 11 mil eram cubanos
Mais de 700 cidades contaram com um médico pela primeira vez na sua história. Os cubanos, que prestam serviços em 67 países, iam a cidadezinhas que os médicos brasileiros não querem ir, nem sendo muito bem pagos. E às vezes a cidades nem tão pequenas assim. Por exemplo, Ponta Grossa é a quarta maior cidade do Paraná, com 350 mil habitantes. 74% dos votos válidos do município foram para Bolso. De presente, a cidade vai ficar sem 75% dos seus médicos. Mas é por uma boa causa: pelo menos tiraram o PT do poder!
Bolso, o rei das fake news, continua divulgando todo tipo de mentira depois de eleito. De acordo com a agência de checagem Lupa, não é verdade que os médicos cubanos não podiam trazer seus filhos para o Brasil. Bolso disse também que não tem "qualquer comprovação de que eles sejam realmente médicos e estejam aptos a desempenhar a sua função". Isso, obviamente, é falso. Todos os médicos que atuam no Brasil têm que apresentar diploma de médico. 
A saída dos médicos cubanos vai impactar diretamente na saúde de 28 milhões de brasileiros (logo os mais pobres, óbvio). Prefeitos de várias cidades imploram para que Bolso volte atrás e peça para que os médicos cubanos fiquem. Mas certamente os médicos brasileiros patriotas que fizeram campanha pra Bolso já estão formando fila para substituí-los. Não? Bom, então é lógico que o presidente tem um plano imediato pra resolver a total falta de médicos. Não? 
Reproduzo o texto que foi publicado originalmente no Twitter pelo médico Thiago Silva, membro da Rede de Médicos Populares (há um texto mais denso dele aqui).
Quer saber como Jair Bolsonaro mente e manipula pra enganar você sobre o Mais Médicos?
1- Salário dos Médicos
Cuba faz cooperação com 66 países em todo o Globo, inclusive europeus. Sabe como isso começou? Com a brigada Henry Reeve criada em 2005 como forma de ajuda humanitária pra atender as vítimas do Furacão Katrina nos EUA. Fidel chamou centenas de médicos e pediu que se organizasse a brigada.EUA negaram a ajuda. A brigada permaneceu mobilizada pois em pouco tempo haveria a crise em Angola e terremoto no Paquistão.
Na maioria dos países que faz parceria, Cuba envia médicos e medicamentos DE GRAÇA, sem cobrar dos países. Isso aconteceu em Angola, no Nepal, Haiti, Congo, e tantos outros países pobres do mundo. Quem arcava com os custos? O próprio governo cubano.
E como o governo Cubano fazia, já que é vítima de um bloqueio econômico há décadas, uma ilha pequena do Caribe que não consegue nem produzir a própria energia, pelas características de seu território?
Linda foto do livro MAIS MÉDICOS
de Araquem Alcântara
Alguns países começaram a oferecer trocas pela Força de Médicos. A Venezuela ofereceu petróleo. Alguns países europeus começaram a pagar mesmo diretamente pro governo cubano. E essa parceria virou uma fonte de renda pra ilha, com impacto em suas contas públicas, dado o volume de médicos atuando no mundo todo.
E como funciona o pagamento? 
Cuba abre edital via uma empresa estatal para contratar os médicos. Eles podem se oferecer ou não. As condições salariais e os países são conhecidos PREVIAMENTE por todos ANTES de assinarem contrato. Contrato. Conhecem? Pois é.
A maior parte do "salário" pago fica com o governo cubano? Sim e não.
Sim porque se você pegar o total de recurso destinado ao programa e dividir pelo número de médicos vai ser menor. Mas NÃO porque não são os governos CONTRATANTES os responsáveis pelo salário dos cubanos. Quem é responsável pelo salário dos cubanos é.... a Estatal com a qual eles assinaram contrato! Simples! Ela é responsável por lesão corporal, por invalidez , por seguro, por assistência à família em caso de morte, etc. 
Cubanos morreram aqui. Sabe o que fez o governo brasileiro?
Nada. Pois é. Quem cuida das famílias e repassa dinheiro para famílias é a estatal. 
Além disso, a "diferença salarial" não vai pra financiar outra coisa que não a saúde e educação de todo povo cubano. Detalhe: eles têm isso DE QUALIDADE e de GRAÇA pra todos lá, viu?
Ou seja, o "salário" dos médicos fora de Cuba (quando estão em países que pagam, que não são a maioria) sustenta os direitos sociais de todos os moradores da ilha. É uma fonte de renda pro povo. Impacta o PIB. Como vender nióbio a preço de banana pra canadense, saca?
Sabe quantos médicos cubanos saíram do programa revoltados com o que é feito com o salário? Um total de.... um! Isso mesmo. Uma cubana que foi comprada e sustentada pela AMB numa época pra criar uma campanha vergonhosa contra o Mais Médicos.
Houve algumas deserções, como sempre há, já que tem médicos cubanos que acham que vão enriquecer de medicina nos EUA. Claro que tem. Em todo canto do mundo tem gente que não se importa em pensar no próprio umbigo. Mas foram uma minoria irrisória.
2- Revalidação de diplomas
Essa é uma piada. Cuba manda médicos pra 66 países. Sabe o único que teve gente cobrando isso? Pois é, o Brasil. Ainda tem o disparate de dizer que eles não são médicos, quando tem norte-americano pegando lancha e indo pra Cuba se tratar.
Mesmo assim, por conta dessa pressão, os cubanos foram avaliados quando chegaram aqui, com a aprovação da lei. Avaliados pela fluência no português e questões de Medicina. Foram avaliados por professores e preceptores de medicina brasileiros, a maioria de universidades federais. 
É claro que teve gente reprovada. É claro que vieram no meio dos 14 mil médicos ruins, medianos, bons e excelentes. Mas você acha que entre 14 mil brasileiros viriam apenas médicos bons? Anham. Sou chefe de um pronto socorro do SUS onde só tem brasileiro, e vejo isso todo dia ...
3- Impacto
700 municípios brasileiros não tinham uma ALMA DE LENÇOL BRANCO nem pra confundir com médico. Os números do Mais Médicos são ACACHAPANTES. 63 milhões de pessoas cobertas. 4 mil municípios. Hoje em mais de 1500 municípios só tem cubano.
Lembram do escândalo das digitais de ponto, em que médicos falsificavam a entrada nos serviços de Saúde? Muitos pequenos municípios no interior vão voltar a depender deste tipo de colega, infelizmente.
Parabéns aos envolvidos.
Outro médico, o Dr. Aristóteles, desmentiu mais algumas fakes espalhadas pelos bolsominions. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Sei, esse médico cubano aqui foi comprado tb... Ele não está nem um pouco animado em voltar para o paraíso cubano.

https://br.noticias.yahoo.com/apos-eu-amo-o-meu-190600250.html

lola aronovich disse...

Mais de dez mil médicos cubanos vieram ao Brasil. Uns 150 entraram com processo para ficar no Brasil com rendimento integral. Isso dá 1,5%? É pouco, se considerarmos que, quando o programa começou, em 2013, o partido de direita DEM criou um telefone especial para quem quisesse desertar o programa e ficar no Brasil. Publicarei outro texto a respeito.
Mas parece que vc está fugindo do foco. Como resolver o problema de falta de médicos? 28 milhões de brasileiros vão voltar a ficar sem médicos! Isso por pura ideologia estúpida do fascista que vc elegeu!

Anônimo disse...

Essa galera reaça, ignorante, mal informada e preconceituosa não estaria torrando a paciência, desmerecendo o programa e desqualificando os médicos batendo na tecla dos salários, revalidação dos diplomas e tudo o mais, certamente não estaria fazendo o mesmo mimimi se os médicos viessem de algum país nórdico onde praticamente só tem gente loura, alta, de olho azul. Estou exagerando? Lembra da médica que questionou a credibilidade das médicas cubanas dizendo que elas tinham cara de empregadas domésticas e não tinham postura de médico e que tudo era uma questão de aparência?
Pois é, muita gente certamente pensa assim, ficou incomodada, deve ter levado isso em conta para votar em peso nesse fascista, já que ele prometeu mandar todo mundo de volta para Cuba com uma canetada só.

Anônimo disse...

"País tem 17 mil médicos formados no exterior sem revalidar diploma, diz entidade."
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-07/pais-tem-17-mil-medicos-formados-no-exterior-sem-revalidar-diploma-diz.
Reportagem de 2016

Brasileiros se formam em medicina no exterior, mas não conseguem trabalhar no Brasil.
Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasileiros-se-formam-em-medicina-no-exterior-mas-nao-conseguem-trabalhar-no-brasil-2788419
Reportagem de 2011.

Vão dizer que é fake?

Porque os médicos cubanos podem trabalhar no Mais Médicos sem o exame do revalida e os brasileiros com curso de medicina no exterior ( Argentina, Cuba, Bolivia e ...) não podem. São mais de 17 mil brasileiros formados em medicina no exterior.

Se é para trabalhar sem o revalida, que contratem os médicos brasileiros. Reduz o desemprego e o dinheiro fica aqui mesmo e aquecendo a economia. E deixem os cubanos voltarem para as suas famílias e seu amado país.

Anônimo disse...

Que coisa, como pode uma massa de trabalhadores votarem contra seus próprios interesses, é a burrice da massa em ação

Depois não quero ver os pobres/ classe média de direita reclamando , a única coisa que vão ganhar é mais impostos/ taxas e perder os poucos direitos que tinham.

Anônimo disse...

O desafio de revalidar diploma do exterior

Fonte: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-desafio-de-revalidar-diploma-do-exterior
Reportagem de 2011 atualizada em 2013.

Se foi concedido aos médicos cubanos trabalharem na medicina sem o revalida, que deem o mesmo tratamento aos médicos brasileiros formados em medicina no exterior.

Porque essa vantagem só para os médicos cubanos?

Anônimo disse...

Leia o post inteiro, anta

Anônimo disse...

17:36

É estratégia comum se formar em Medicina em um país mais barato, como a Argentina ou o Uruguai, e vir trabalhar no Brasil pelo Mais Médicos, para ser efetivado na sequência. O Mais Médicos dá preferência para brasileiros.

Só que, o Mais Médicos é só para "lugares longe", e os médicos brasileiros formados no exterior querem as capitais normalmente.

Anônimo disse...

Bolsonaro queria que o salário ficasse com o médico e que a família viesse morar aqui. Eu quero saber onde está o problema nisso. Vocês deveriam criticar Cuba por não aceitar e retirar os médicos do programa.

Anônimo disse...

Bolsonaro já está mostrando ser tudo aquilo que seus antis sempre disseram sobre ele antes de entrar no poder. Puro preconceito e xenofobia com os Cubanos. E se preparem que a construção de um muro em Roraima na divisa com a Venezuela é questão de tempo.

Anônimo disse...

Eu utilizo o SUS, moro do lado de um postinho. Os médicos cubanos que atendem aqui são ótimos: examinam, conversam...até achei estranho a primeira vez que passei pq a consulta demorou mais do que estou acostumada.
Já passei com muitos brasileiros tbm, já peguei uns ótimos, mas alguns mal olham na nossa cara.

Passo sempre num pronto socorro infantil com meu filho que eu fico impressionada com a cara de cú dos médicos de lá, ñ entendo pq gente mal humorada resolve trabalhar com criança. Único que atende bem lá é um senhor beeeem velhinho que deve gostar mesmo de trabalhar, pq deve ter idade pra ser meu bisavô tadinho rss. O resto são mais jovens e um poço de arrogância.

Tô com muita raiva da merda que esse presidente fez, muitas pessoas precisam desses médicos. Fico passada com os bolsominions pobres que ainda defendem.
Meu irmão é bolsominion mas até um tempo atrás vivia elogiando a médica cubana daqui. Saiu essa notícia e eu nem comentei com ele pq não quero passar mais raiva, bolsominion adora levar na cara e acha bom.

Cão do Mato disse...

O Mais Médicos não exige o Revalida porque os médicos do programa só podem atuar em locais pré-determinados. Se quiserem trabalhar livremente no território nacional têm que fazer o exame.

Anônimo disse...

Quem aplaude a atitude do coiso? Pessoas com condições financeiras para pagar tratamento médico , exames, pois estas não dependem da saúde pública, existem também os donos e donas de oficinas , comércio de fundo de quintal ou em frente a própria casa que se acham Rockefeller e um dia serão mega empresários, mas o máximo que conseguem é pagar as contas em dia e olha lá, mas quando a coisa aperta correm para hospital ou pronto socorro público, vão quebrar a cara.

Felipe Roberto Martins disse...

Todo dia uma notícia ruim né... e o desgoverno do coiso nem começou...!!!

Anônimo disse...

Leia de novo o post, está explicado lá em cima

Anônimo disse...

Belo exemplo da classe média direitista pão com ovo que pensa que é melhor que o mundo a sua volta. Perfeito.

Cão do Mato disse...

Se os próprios médicos cubanos não se importa,por que o Bolsomerda tem que se intrometer?

Anônimo disse...

Crasse merdia que não tem nem bosta no cu para cagar e se acha Rotschild, Ford, Koch... Essa gente é uma piada de péssimo gosto.

Nathália disse...

Ai, tem gente aqui comentando que os cubanos podem trabalhar no Mais Médicos sem o revalida e brasileiros formados no exterior não podem. MENTIRA!
Todos os médicos do Mais Médicos, seja de que nacionalidade for, não precisam fazer o revalida, e não só tem cubano aqui não, tem de outros países também. Se informem antes de falar bobagem!