quarta-feira, 15 de agosto de 2018

CURSO DE EXTENSÃO QUE COMEÇA NA TERÇA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Eu com as alunas maravilhosas que apresentaram Mulher Maravilha em abril

Pessoas queridas, convido vocês que moram no Ceará ou estão de passagem para fazer o meu curso de extensão Discutindo gênero através de cinema e literatura. Começa já na terça que vem, dia 21 de agosto. 
Se você quiser se inscrever, mande um email pra mim para lolaescreva@gmail.com e escreva "curso de extensão" no tópico. Pronto, você já está inscritx. Logo enviarei um email para todos os inscritos, que já estão em 130. O curso rende um certificado de 32 horas complementares para quem vier a no mínimo cinco das oito aulas. É aberto a toda a comunidade -- não precisa ser estudante da UFC ou de outra universidade para fazer. E é totalmente grátis. Venha e traga as amizades! 
Auditório em abril
Semestre passado o curso bateu todos os recordes de inscrições: 300! Vou manter o curso no auditório. Será às terças-feiras (quinzenalmente), das 11:30 às 13:30. Veja o cronograma abaixo. 
Você pode conferir um pouco do que foi ofertado nos semestres mais recentes, com links. 
O último curso foi excelente, e pela primeira vez tiramos algumas fotos, como você pode conferir.

CURSO DE EXTENSÃO 
DISCUTINDO GÊNERO ATRAVÉS DE LITERATURA E CINEMA
Terças (quinzenalmente), das 11:30 às 13:30
 

Cronograma inicial – Semestre 2018.2

Lição de casa para 21 de agosto: Assistir ao filme Pantera Negra e ler os posts de Anne Caroline Quiangala: “O que aprendemos com M'Baku?” e “Pantera Negra, separatismo e um olhar para utópica 'democracia da abolição'” 

21 de agosto – Breve introdução ao curso. Discussão do filme Pantera Negra e dos posts de Quiangala

Lição de casa para 4 de setembro: Assistir ao filme Eu, Tonya e ler o dossiê sobre violência doméstica e familiar 

4 de setembro - Discussão do filme Eu, Tonya e do dossiê sobre violência doméstica e familiar

Lição de casa para 18 de setembro: Assistir ao filme Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi e ler o artigo de Mônica Conrado e Alan Augusto Moraes Ribeiro “Homem negro, negro homem: masculinidades e feminismo negro em debate” 

18 de setembro - Discussão do filme Mudbound e do artigo de Conrado e Ribeiro

Lição de casa para 2 de outubro - Assistir ao filme A Bruxa e ler o capítulo de Maria José Rosado-Nunes “Gênero: uma questão incômoda para as religiões”

2 de outubro - Discussão do filme A Bruxa e do artigo de Rosado-Nunes 

Lição de casa para 16 de outubro - Assistir ao filme Me Chame pelo seu Nome e ler o artigo de Richard Miskolci “O segredo” de Desejos Digitais 

16 de outubro - Discussão do filme Me Chame pelo seu Nome e do artigo de Miskolci

Lição de casa para 30 de outubro - Assistir ao filme Moana, Um Mar de Aventuras e ler o artigo de Rebecca Solnit “Os homens explicam tudo para mim”

30 de outubro – Discussão do filme Moana e do artigo de Solnit 

Lição de casa para 13 de novembro -
Assistir ao filme Lady Bird: a hora de voar e ler o artigo de Audre Lorde “The master's tools will never dismantle the master's house” e o post de Ali Owens “Growing up she: coming of age in the patriarchy” 

13 de novembro – Discussão do filme Lady Bird, do artigo de Lorde e do post de Owens 

Lição de casa para 27 de novembro - Ler o livro Argonautas de Maggie Nelson 

27 de novembro – Discussão do livro Argonautas

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lola, sabe de algum curso semelhante aqui no Rio de Janeiro para indicar?
Adoraria me inscrever no seu, sorte das cearenses.

Anônimo disse...

Aí como eu queria ir! Da vontade de chorar que o meu trabalho não me dê tempo agora.

Anônimo disse...

Parabéns a todas as Mulheres-Maravilhas reais que estão fazendo essas discussões lindas.

Unknown disse...

Oi Lola!!!!Moro no Rio de janeiro e acredito que muitas mulheres gostariam de assistir seu curso por esse Brasil que é tão grande....Já pensou em transmitir via youtube????Acho que seria bom demais...pense com carinho...bjs
Jeniffer/Rj

Felipe Roberto Martins disse...

Pena que moro em São Paulo... parabéns pelo Programa do curso:).

NomeDiferentus disse...

Queria tanto participar ... Pena que moro em Manaus :(