terça-feira, 30 de junho de 2015

GUEST POST: SOMOS CARNE DILACERADA

Recebi este texto irado escrito por Luíza Fernandes Esteves.

“França estuda proibir implantes nos seios após descoberta de novo tipo de câncer" -- Manchete da notícia veiculada por Daniela Fernandes, da BBC, em Paris, no dia 18/3/15.
Li essa manchete e dediquei minha risada amarga para a dificuldade que o patriarcado e a indústria da beleza têm para proibir implante de silicone. Até mesmo na progressista França, expoente do movimento feminista.
Imaginem, senhoras, o absurdo de proibirem peitos esteticamente perfeitos! Desde quando peitos foram feitos para bebê mamar?! Peitos estão aí para satisfazer a libido dos nossos varões, oras. Peitos são aqueles que a gente vê na Playboy; para amamentar (há despudoradas que o fazem em público, que horror) mulher tem teta, ou então usa mamadeira que fica, convenhamos, bem mais civilizado.
Aliás, ainda dá pra alugar ama de leite? Na época da servidão medieval e da escravidão tinha dessas coisas, né? Poxa vida, esses bebês são um pé no saco, capaz de a mulher ter que trocar a prótese depois de engravidar, pois pode ser que o peito caia, dizem que cai!
Ah, dando uma cortada brusca na destilação de sarcasmo, quero deixar BEM CLARO que não tenho nada contra as mulheres que aderem ao silicone. 
Não interpretem errado, por favor. Não estou aqui para ficar chamando mulher que coloca silicone de fútil ou qualquer adjetivo análogo, até porque não acho isso, não mesmo. Um, porque cada caso guarda suas particularidades; dois, porque é inumano esperar que as pessoas resistam de maneira estoica e abnegada à sedução de uma máquina que é bem maior e mais poderosa do que elas. Ademais, os irresponsáveis e imprudentes são aqueles que vendem essa ideia. Se os médicos (quase deuses da nossa era) dizem que tá bom, que tá tranquilo, seguro, quem ousaria abrir a boca para questionar?
O que eu acho escroto, vou contar pra vocês, é um profissional se formar em medicina, se especializar em cirurgia plástica, que é uma área linda e com potencial para transformar complemente a vida de quem precisa, lidar com um procedimento tão invasivo quanto esse de maneira banal só para ficar rico, poderoso e até famoso (programa de TV pra isso é que não falta).
O que eu critico é a naturalização disso em nossa sociedade, o modo leviano como a intervenção cirúrgica para fins estéticos se tornou corriqueira, e aqui não me refiro somente aos implantes de próteses mamárias. Procedimentos cirúrgicos, muitos envolvendo anestesia geral (!), são tratados pela mídia e pela indústria da beleza como se fossem uma simples mudança de corte de cabelo, um tapinha no visual.
É importante ressaltar que, de acordo com dados disponibilizados pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) em 2013, o Brasil é o país que mais realiza cirurgias estéticas no mundo, tendo ultrapassado os Estados Unidos. De acordo com o levantamento da ISAPS, daqueles que recorrem ao bisturi para fins estéticos, 14,3% são homens, e 85,7%, a esmagadora maioria, mulheres. Portanto, essa não é apenas uma questão importante no cenário brasileiro, como também é uma questão de gênero.
Entrar na faca em algum momento é quase o destino "natural" das mulheres na nossa sociedade. Somos gado. Somos vacas (o xingamento não surgiu à toa), somos carne dilacerada, cortada, somos sangue escorrendo pra encher os bolsos de médicos, de quem vende próteses mamárias, de quem fabrica próteses, de quem faz a propaganda que nos faz acreditar que precisamos dessas próteses e também de outros tantos que se interligam em uma cadeia praticamente interminável. Aí depois, senhoras, ficamos mais "comíveis", igual à carne macia da vaquinha, aquela delícia suculenta.
Quedamo-nos lindas, impecáveis, com a cinturinha fina, o seio farto e o nariz afilado (o Brasil é o número um em rinoplastia), e é precisamente dessa figura meticulosamente esculpida pelos cirurgiões que se valem os corvos para vender cerveja e desodorante, dentre outros produtos, quer tenham como alvo o público masculino ou o feminino. 
A silhueta feminina lhes é apresentada envolta em uma aura resplandecente de sedução e bem estar, mas o que o grande público não pode ver por trás dessa imagem é a lambança na mesa de cirurgia, o sangue, tecido mamário e outras partes de corpos femininos descartados como lixo hospitalar, o inchaço, os pontos, a dor, o desconforto, a adaptação e, principalmente, os riscos envolvidos. 
A cirurgia para colocar silicone, senhoras, é só um exemplo de uma série de outras intervenções estéticas que são comercializadas com a mesma facilidade de uma bolsa Louis Vitton. Acho que não preciso nem chegar ao extremo de citar histéricos como a "Barbie Humana" e seu equivalente masculino ou falar da relação turbulenta de Andressa Urach com o hidrogel para que identifiquem a esquizofrenia do mundo em que vivemos.
Tantas necessidades nos são criadas por quem quer lucrar em cima dos nossos corpos, senhoras... e elas se tornam reais, sim, efetivamente. Ficamos felizes ao alcançar uma delas, mas logo são criadas outras e mais outras. Isso não vai parar, não vai. Tenho muito medo de até onde isso irá nos conduzir. Tenho medo de onde já estamos. 

242 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 242 de 242
Anônimo disse...

Outra coisa, essas radfems aí tem ensino médio completo? Porque tem uma que a cada 4 palavras coloca uma vírgula, é pausa pra respirar fofa? Como assim tu leu os livros e artigos das grandes teóricas do feminismo radical e ainda assim não aprendeu a usar vírgula? É que tu não leu né, não passa de adolescente revoltada de facebook. Tão explicados esses xingamentos a là 5ª série.

Anônimo disse...

Agora apareceu fiscal da maternidade alheia, a pessoa tem o “compromisso” social de adotar, e a justificativa não poderia ser melhor, é para não ARREGAÇAR o corpo. Eu imagino o tipo de gente que usa o termo arregaçar para o corpo da mulher.
Olha! o feminismo desses comentários tá uma bela Mer%#a viu!!!!!!!!!!!!

Soraia

Anônimo disse...

Tem um texto da Tati Bernardi "não quero transar" que fala justamente da pressão que a sociedade coloca na mulher de entar sempre bonita e "gostosa". Fica dica para ler.

Ingrid Bezerra disse...

Caixa de comentários mais lamentável. Baixaria pura, de todos os lados.

É a primeira vez que vejo feminista se negando a questionar tendências sob o que as mulheres andam sentindo necessidade de fazer. Quer colocar próteses nos seios bota, ué. A questão não é essa. A questão é questionar a necessidade cada vez mais cedo de meninas sentirem-se atraídas por estas cirurgias...

E quanto as Rads, se o comentário começa insano eu nem termino de ler.

Mas acho sim, que as mulheres que tem comportamento dentro do padrão, faz coisas que a sociedade espera, mantém sua aparência dentro do padrão, etc estão fazendo tempestade em copo d'água quando alguém do movimento tenta esmiuçar e questionar o porquê de cada coisa. Aí a tal se sente como se o movimento estivesse inibindo o seu direito de continuar com suas coisas dentro do padrão... Acho isso uma viagem. Estão trocando os lugares das coisas reais. Ninguém na rua vai zombar de vocês porque estão maquiadas, agora quem não se maquia pode até perder uma chance de emprego (passei por algo parecido), mas as maquiagens continuam existindo, e com toda certeza continuarão (assim desejo e espero), nenhuma feminista radical vai conseguir detonar esta indústria. Então pra quê o escândalo? Pra que os ataques? Pra quem gosta de se depilar, sempre haverá lâminas, cera, etc vendendo. Não se pode mais questionar o comportamento coletivo na sociedade? Tudo é livre escolha? Ok, então tá, eu já desanimei de comentar e ler comentários neste blog com isso. Parece até os "orgulho de ser hétero".

A caixa de comentários está tão horrível que dá até para perder o foco do Guest Post.

Ariane disse...

Coloquei silicone, foi a melhor coisa que fiz na vida. Depois de amamentar por dois anos e dois meses minha filha, meus seios sumiram, me sentia feia demais. Coloquei silicone e minha vida mudou, fiquei muito mais confiante e assim, consegui sair de um relacionamento infeliz!! Viva o silicone

Anônimo disse...

Eita Lola. Esse daqui virou hospício.

Não achei que esse post daria tanto pano pra manga.

Donna Nyckynha disse...




Zero

em que sentido d "moleque"?infância mesmo?

e creio q esta se contradizendo em "falar sobre sexo..."

Donna Nyckynha disse...

queria enteder uma coisa,se sao os mamilos o sexual pq aumentar?

Nao entendo o sexual aqui.
Quero argumentos melhores.

Anônimo disse...

Que maravilha esse texto que indicaram

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/tatibernardi/2015/06/1638062-nao-quero-transar.shtml

Engraçado que há alguns anos li um texto dessa Tati que era pavoroso de machista.
Agora to em dúvida se era dela mesmo ou se era ironia..

Donna Nyckynha disse...

as rads sao criaturas menores de 20 anos?

Anônimo disse...

"Enquanto a galeta ta nesse discurso simplório de "uzomi! Morte aos zomi! A culpa é toda deles!", a indústria de moda, cosméticos e entretenimento ta sambando na nossa cara.
Tem todo um discurso de "corpo ideal" por aí, que cria uma geração de pessoas insatisfeitas com o próprio corpo e com o padrão de vida que tem. Porque insatisfação vende produtos de beleza, roupas, acessórios... Vende carro, marcas, produtos pra preencher nosso vazio existêncial.
Uzomi? Parem de super estimar o poder dos homens. Uns poucos deles estão sentados no topo dessa indústria controlando tudo, ao lado de umas tantas mulheres nada feministas. O restante deles ta se entupindo de esteroide/viagra, preocupados com o pinto pequeno e gastando dinheiro com futilidade como todas nós."

Rê, você lacrou o post com esse comentário, sério, os posts abaixo disso são desnecessários pq tá aqui o resumo de tudo que precisava ser dito, obrigada flor <3

Pri Leone

Unknown disse...

Eu não vejo problema algum em cirurgia plástica as mulheres fazem porque querem e fazem pra chamar atenção de homem mesmo ponto o que não pode acontecer é tratar todas como crianças que não sabem o que tão fazendo, as mulheres tem que mudar sozinhas não tentem esperar nada de homem nenhum isso já aconteceu e acabou em merda.

Anônimo disse...

Cabeça de menor de 20 anos é das feministas que ficam batendo o pé porque não querem ver problematizadas as merdas que fazem. Vai ter problematização sim, podem chiar o quanto quiserem. Quem sabe um dia a ficha de vocês cai também. A maioria começa assim, aí aprende, evolui, cresce e vira Rad. Eu ainda não sou porque preciso aprender muito ainda, mas espero chegar lá.

Rê Bordosa disse...

Soraia e Ingrid Bezerra,

O problema não é "poder ou não poder questionar" os padrões e o que leva a mulher a fazer suas escolhas. Tudo deve ser questionado o tempo todo, eu concordo, fazem muito bem. O problema é o tipo de questionamento. Acompanhando os comentários desde o início, dá pra ver que para algumas questionar é sinônimo de:
-Atacar a mulher que faz cirurgia xingando-a de "fútil", "mico de pirocudo" e "cadela de macho".
-Dizer que todo cirurgião plástico é um picareta capitalista.
-Jogar tudo na conta "duzomi" sem entender direito a dimensão do problema e nosso envolvimento ativo nele.
-Dizer que proíbam a cirurgia e ponto final.
Quando atacadas dessa forma, as outras mulheres tendem a se colocar na defensiva dizendo "fútil nada, o corpo é meu, faço o que quiser. Meu corpo, minhas regras".

Nossas escolhas tem raízes sociais sim, vivemos dentro de um contexto cultural e somos expostas e expostos a ele desde bebês. Por trás dos dilemas "operar ou não" e "meu corpo ta bonito ou feio" tem o bombardeio de propagandas com suas modelos photoshopadas, a industria da moda que não costuma produzir roupa para quem ta fora dos padrões, indústria de cosméticos que passa por cima de todo tipo de ética (desde testar em animais até dizer que clarear a pele é fundamental pra sua vida), o machismo que cobra coisas da mulher o tempo todo, o bullying, as próprias cobranças que as mulheres fazem umas as outras e a conduta de alguns cirurgiões plásticos. Tudo isso pode e deve ser muito questionado! E se ainda assim a mulher quiser operar, ela deve receber apoio sim.


Pri Leone,

Beijos! :D

Zero disse...

"De todos os comentários ignorantes que já tive o desprazer de ler no amadíssimo blog da Lola, esse do "estupro masculino não existe" tá no TOP 10 do chorume digital."

- fui eu que falei. e daí? fala direto.

"Primeiramente, é possível fazer um homem ter ereção contra a sua vontade. GOOGLE.
É possível inclusive fazer um tetraplégico ter ereção."

- você deve ser especialista em ereção. um urologista talvez?

talvez você nunca tenha ouvido falar em "brochar". um cara se tiver assustado ou muito nervoso não tem ereção. talvez você não se masturbe com frequência, pois tem vezes que simplesmente não acontece.

"Segundo, o homem pode ser o penetrado e não o penetrador neste caso."

- aí você me dá razão. a mulher teria de "simular" um ato masculino (penetração) para se alegar estupro.

"Terceiro, existe uma coisa chamada pedofilia."

já? já vai desvirtuar totalmente o que eu disse pra alegar razão? quando mencionei diferença de idade? ainda esclareci bem um dos meus comentários anteriores.

"A galerinha fã do Vaticano que deve adorar essa coisa de "pessoas do sexo masculino não podem ser estupradas".

- uma que sou ateu. se pensou que isso me afetaria, falhou. e você se perdeu agora hein? enquanto eu falei sobre "estupro" mulher>homem você está falando de pedofilia.

"Em uma época que todo mundo tem o Google no celular, ser ignorante assim é meramente uma escolha."

- claro que sou ignorante. eu não falei bobagens que você concordasse. e veja a sua resposta, nem interpretar corretamente o que eu falei, pus aspas no estupro, você nem leu direito.

"Apenas melhore. A humanidade agradecerá."

- momento profeta.... a humanidade leu isso aqui? saiba que muitos além de mim concordam com esse ponto de vista. apesar da critica ao vaticano, você parece meio masculista nesse ponto, defendendo homens de uma situação até meio fantasiosa.

mas por mim tanto faz, apenas fiz uma constatação....

Anônimo disse...

Rê Bordosa disse.

Eu sou totalmente contrária a atacar individualmente, mas as vezes isso acaba acontecendo é inevitável a pessoa se sentir ataca quando é um assunto que a interessa.
Quanto aos argumentos “mico de pirocudo" e "cadela de macho".... sou totalmente contra, eu não gosto muito da ideia de demonizar uzomi sabe, como indivíduos, a coisa é bem mais complexa, e bom
Eu sou hetero então eu gosto de homem, jamais condenaria outras mulheres por se relacionarem com eles, Isso é pura baixaria, mas ainda assim questiono o papel de cada um deles na teia que afeta as mulheres.
Meus comentários não tem absolutamente nenhuma relação com nada disso, eu respondi a alguns comentários que achei muito desprovidos de crítica
Tipo p mim não é tudo bem, tudo ok, é só para se sentir melhor uma pessoa se submeter a uma cirurgia desnecessária, e a gente simplesmente finge que não tem algo errado em se sentir mal com seu próprio corpo que é perfeito.
Tem uma ala no feminismo que ainda não consigo lidar bem que parece defender que as humanas passem a se reproduzir por brotamento (RS) e parem de vez de ter QUALQUER contato com uzomi, pra mim não rola, e essa ala solta uns comentários meio malucos confesso, mas até desses comentários é possível tirar algo, um questionamento importante sobre o porque de nós mulheres nos submetermos a certos códigos sociais entende?

Abraços

Soraia

Fernanda disse...

nada a ver com o post o que vou comentar. Eu hoje estava com tempo e fiquei zapeando portais de noticias. E vi muitas sobre violência contra mulheres. Essas noticias hoje são tão corriqueiras mas só confirmam pra mim uma coisa: o mundo é misógino e estão nos matando. Em menos de meia hor pulando de um link pro outro li umas dez notícias do tipo. Pra mim foi muito assustador e ainda estou digerindo. Sofremos muita opressão mas pior que isso é o fato de que muitas de nós estão morrendo sendo mutiladas traficadas e estupradas muitas meninas ainda. Pra mim isso é urgente é preciso fazer algo.

Rê Bordosa disse...

Entendo sim, Soraia.
Questionamentos construtivos são sempre bem vindos.
E eu também não descobri ainda como reproduzir por brotamento, kkkkkkkkkkkk.

Beijos!!!

Anônimo disse...

Mas qual é o problema com o sexo oral?

Anônimo disse...

Achei que feminista poderia falar o que quer pois é livre e tals
Hellen

Anônimo disse...

Eu fico maquiada em casa !

Anônimo disse...

Esse Zero faz justiça ao nickname escolhido, pelamor.

A decadência do ensino brasileiro faz com que cada vez menos pessoas consigam interpretar um texto simples. Um tanto perigoso isso, na minha opinião.

Anônimo disse...

Achei que feminista poderia falar o que quer pois é livre e tals

Pq as pessoas n ficam comentando sobre a ultima cagada que deram? Sobre como estava a meleca tirada do nariz, sobre como estava o cheiro da menstruação?
Por favor né, tem coisa q se n se fala para os outros, até pq ninguém quer saber. Mais semancol.

Anônimo disse...

Existe um problema envolvendo mulheres e cirurgias plásticas, e não acho que há tanta autonomia assim na escolha de fazer uma cirurgia estética. Estamos o tempo todo sendo massacradas com imagens falsas associadas a auto estima e felicidade. Isso não quer dizer que toda pessoa que faz plástica esteja errada, ou iludida, mas se a gente foca em casos individuais, a discussão perde o sentido, tudo vida "cada caso é um caso" e tudo quanto é movimento social se dissolve. O problema é que quem mexe em alguma parte do corpo porque é moda ou porque não aguenta passar despercebido nunca vai admitir.

Dan

Carol F. disse...

Não consegui ler tudo mas algumas pessoas ficaram claramente ofendidas ao se depararem com a situação de saberem que são sim influenciadas pelo mercado para mudar sua aparência, que não tem isso de "meu corpo minhas regras" ou "meu gosto pessoal" (a não ser que você esteja totalmente fora dos padrões e esteja realmente satisfeita/o). Acho que essas pessoas entendem que quem faz os comentários se vê acima disso, que alguém está apontando o dedo. Não, estamos falando de todo mundo, inclusive a gente. Ninguém está fora disso.

Anônimo disse...

Yara, minha barriga está melhor que antes porque mesmo tendo engordado bastante hoje peso 3 kg a menos que quando engravidei (é, a amamentacao pelo menos nao secou só os seios). Passa bastante óleo e hidratante por tudo para nao dar estria e tenha uma certa paciência (demora um pouquinho, mas volta). Vejo um monte de maes de biquini e sao bem poucas que tem barriga malhada e pele sobrando. Acho que estando num peso digamos magro abdominal resolve bastante.

Gasta o teu dinheiro para ter um parto respeitoso ;). Isso sim é fundamental para comecar bem a vida com filhos, te salva de uma bela cicatriz "enfeitando" a barriga se essa nao for desejada nem necessária e evita os vários procedimentos nos RN (que deviam ser classificados como tortura).

A quem tá sugerindo adotar para nao arregacar o corpo. Alguns ponto: 1) voce tá falando de gestacao de um filho ou sextuplos?! 2) se for quanto ao parto pode ficar tranquila que nao arregaca nada, no máximo uma laceracao que resolve facinho costurando (episiotomia é mutilacao e nao coloco na conta); 3) se a mulher depois de um tempo ainda estiver se sentindo meio larga e sempre quase se mijando a culpa é do assoalho pélvico que afrouxa na gravidez (nao no parto) e com a idade, mas a ótima notícia é que uns exercícios de Kegel - que btw toda mulher adulta se beneficia - nao só resolvem como deixam melhor que antes; 4) voce nao precisa amamentar, embora talvez sinta uma vontade louca de fazer isso e se sinta uma superheroína ao amamentar. Fora a satisfacao de ver aquela coisinha saída de voce suspirando de prazer ao mamar.

Olha, nao sei a tua idade, mas pelo jeito ainda é novinha e nunca refletiu sobre adocao nem o que ter filho significa. Adocao um filho nao é igual a adotar um cachorro, é necessário parir um filho no coracao coisa que muito mais difícil que qualquer parto ou cesariana ainda mais quando essa crianca já vem grande e muitas vezes com problemas. Enfim, nao é para qualquer um. Fora que tem gente - tipo eu - que acha por alguma razao maluca legal ver a barriga crescendo, sentir os chutinhos, parir (parto bom existe e é uma experiência maravilhosa), amamentar, se ver nos tracos do filho.

Anônimo disse...

"Olha, nao sei a tua idade, mas pelo jeito ainda é novinha e nunca refletiu sobre adocao nem o que ter filho significa. Adocao um filho nao é igual a adotar um cachorro, é necessário parir um filho no coracao coisa que muito mais difícil que qualquer parto ou cesariana ainda mais quando essa crianca já vem grande e muitas vezes com problemas. Enfim, nao é para qualquer um. Fora que tem gente - tipo eu - que acha por alguma razao maluca legal ver a barriga crescendo, sentir os chutinhos, parir (parto bom existe e é uma experiência maravilhosa), amamentar, se ver nos tracos do filho."

Então você não quer ter filho, você quer passar por uma gravidez.
Quer ter o status social da grávida, quer ser o centro das atenções e dos alisamentos.

Quem quer ser MÃE, adota sem piscar. E quem não é racista adota mais rápido que uma piscada.

Anônimo disse...

"Olha, nao sei a tua idade, mas pelo jeito ainda é novinha"

Eu ri demais

Anônimo disse...

Comentário desencorajando a adoção é a treva!
Como se o mundo não tivesse super lotado de humanos e precisasse de mais gente procriando só pra satisfazer o ego de ver os traços no filho e ver barriga crescer.
Quando botar a cabeça no travesseiro essa noite pra tentar dormir, pensa aí no tanto de criança na rua contra as quais você ta fazendo campanha.

Quer parir e encher o mundo de gente? Vá la, é escroto mas ainda dá pra entender, mas desincentivar adoção é a treva!

Zero disse...

"Esse Zero faz justiça ao nickname escolhido, pelamor"

- pelo seu nível de infantilidade eu nem deveria perder tempo. apelar pra nick?

"...que cada vez menos pessoas consigam interpretar um texto simples"

- falou o sujeito que interpretou pedofilia num texto sobre um suposto estupro feminino.

Tinúviel disse...

Zero, acredito que a pessoa tenha se referido ao estupro de meninos por homens...

Unknown disse...

Os limites de mudar o próprio corpo e os motivos pelos quais o fazemos. Tema difícil, eu era completamente contra qualquer tipo de cirurgia, até acompanhar duas pessoas queridas na luta contra o câncer de mama e descobrir que a auto-imagem distorcida dói tanto quando a pior das dores físicas. E que deixar de se reconhecer esteticamente como si mesma é um problemão, e não mera frescura.

Por outro lado, não tem como negar a violência de se permitir cortar o próprio corpo, se por em risco de vida, (baixo, ok, para cada 100mil cirurgias plásticas se estima que ocorram três mortes), e ainda correr o risco de não gostar do resultado final.

E a nossa incapacidade de denunciar a crueldade que marca muitas mulheres que passam pela cirurgia plástica (as pressões absurdas por padrões de beleza, a desvaloração por não ser ser considerada bonita...).

Fico pensando nas nossas reações com as práticas tradicionais da extirpação do clítores (que também mata em baixo risco), que imediatamente julgamos como cruel, mutiladora, sintoma de que as mulheres são desvalorizadas por sociedades machistas, para qual a menor menção na mídia, já nos leva a sentar o cacete na malfadada prática cultural. E, veja bem: eu sou uma grande entusiasta das pressões da Onu sobre os países africanos para a aprovação de leis que coibam a prática, vibrei com a aprovação na última semana da lei na Nigéria.

Mas, quando se trata da vaidade das mulheres ocidentais, aí minhas amigas, faço a minha autocrítica, parece que todos os dedos são poucos para não ofender alguém. Não tenho soluções a vista, mas acho que precisamos mais do que urgentemente também tematizar os riscos a saúde por conta das intervenções cirurgicas estéticas, e que o sentido de liberdade tá nublado nisso tudo.

Anônimo disse...

Eu sou uma mulher de trinta e poucos anos.
Desde moleca eu sonhava com meu corpo de adulta.
Sabe aquela vontade besta que criança tem de ser adulta e de fazer o que quiser, de ser ouvida? Era algo assim e com isso vinha essa imagem de como eu seria adulta.
Os meninos babavam nas moças mais velhas, que já tinham peitinho e eu era invisível para eles.
Eu também observava o corpo das garotas mais velhas, mocinhas, mulheres e ficava imaginando como meu corpo seria. Eu também via novelas, malhação, revistas femininas e imaginava, imaginava.
Na minha adolescência uma decepção. Primeiro cresceu aquele peitinho ridículo espetado pra frente em um corpo todo desproporcional e desengonçado de adolescente. Depois os peitos aumentaram e rumo ao chão, caídos.
Daí pra frente já era, estria, celulite, gordura localizada, só piorou.
Sofri bully a rodo. As piores críticas vieram desde cedo das mulheres da família e critica pra derrubar.
Eu me olho sem roupa e vejo uma mulher de 80 anos.
Quer me chamar de futil chama, pode chamar. Quando eu tiver dinheiro vou fazer cirurgia.
É tarde demais pra eu me aceitar assim, o estrago ta feito. Depois de décadas nessa cultura da beleza desde criancinha vocês acham que eu vou aprender a me amar de um dia pro outro, rapidinho assim? Não dá, a sociedade me quebrou. Eu to danificada por dentro e por fora.
Chama de futil, de vitimista, pode chamar.

Donna Nyckynha disse...

filhona ai d cima

nao é vc q estamos criticando,é a industria.Ok?

Anônimo disse...

A tal da Ana Clara não ta criticando só industria ta ofendendo as mulheres mesmo.
Mas ta. Caguei pra ela.

Anônimo disse...

Não é primeira vez que leio isso aqui.
Agora a mulher querer ter um filho biológico é atestado de cruel, de fútil, aiin ela quer o status de grávida ela não quer ser mão.
Quem são vc´s para julgar esse tipo de decisão?
Adotar é lindo, parir também é, convivam com isso.
E repito o feminismo desses comentários está uma mer$*#a

Soraia

Anônimo disse...

E o zero continua insistindo em "suposto estupro feminino". Cara, já te responderam aqui umas três vezes no mínimo. Estupro feminino pode ser pelo ânus também, sabia? Enfiando objetos. Então para com isso de "suposto" porque vc tá pagando muito mico.

Anônimo disse...

tão fácil falar,principalmente do que não se vive,vamos as partes praticas e sinceras,das quais ninguém fala,peitos caídos causam problemas e muitos, eles fazem dobras,causam assaduras,coceiras,areas escuras feias,mau cheiro,dobras não são nada saudáveis,dobras são horríveis,dão um monte de problemas como esses que eu citei,sejam elas:seios,barrigas,braços,tudo transforma a sua vida num inferno mesmo que vc toma 5 banhos ao dia e creio que não seja o caso das mulheres que trabalham horrores.Poxa,parem de pensar só na estética,pensem na realidade das coisas,igual ser gordo,eu não tinha idéia,até ter um grave problema de tireoide e hormonal e engordar,gordo nem consegue limpar3 a própria bunda,não consegue correr,nem brincar com o filho,tem dificuldade até para pegar algo no chão,isso não é estético isso é qualidade de vida.AS vezes sabe.só as vezes quem faz plástica e aguenta o medo a dor (eu faria) é pq quer uma qualidade melhor de vida.

Anônimo disse...

Sou contra essa de "barriga de aluguel(só o nome já me enoja)", não é "monstro" quem prefere ter crianças por gravidez, mas a questão é que a maioria que diz isso é porque o PAI quer um clone de si mesmo, não uma criança, um indivíduo.
Quem gosta tanto de criança e tem problemas de fertilidade adota ou faz apadrinhamento, como as pessoas que visitam orfanatos com frequência se tornando "tias/tios"até as crianças serem adotadas.
Não quero filhos nem gosto muito de crianças, mas sinceramente tem uns comentários aqui...

E pela última vez:
Não estamos xingando quem faz lipo/botox/silicone. Estamos criticando a indústria estética, os padrões vigentes e o partriarcado. Sei que vocês frequentaram pelo menos uma aula de interpretação na escola.
SIM, ninguém faz lipo ou usar maquiagem até indo pra padaria "por que simplesmente quis", reflitam.

Vicky

Anônimo disse...

Ps : Tem o google para você pesquisar sobre o câncer que proteses de silicone e semelhantes podem causar, sabe. Feminista não é obrigada a falar sobre tudo que você tenha preguiça de pesquisar.
Gostei do texto, não aguento mais onda de tentar nos transformar em humans dolls ou coisa igual.

Vicky

Rê Bordosa disse...

Vicky,

Você pode não estar xingando quem faz lipo/botox/silicone, mas algumas pessoas que comentaram antes fizeram isso, dá uma olhada lá (se a moderação já não tiver excluído).
Uma coisa é questionar comportamentos (o que acho muito válido), outra bem diferente é xingar quem se comporta de uma maneira que não pareça a ideal.

Anônimo disse...

Rê, a questão é que a maioria está xingando O TEXTO, eu estou falando dessas pessoas. Eu vi bem poucos xingando mulheres que fizeram esses processos, felizmente parte foi apagado.

Vicky

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 242 de 242   Recentes› Mais recentes»