quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A MODA E OS ELEFANTES

Gostaram desta foto? Ela é de 1955, do fótografo americano Richard Avedon (1923-2004). É considerada a mais famosa imagem fashion de todos os tempos. Eu não entendo absolutamente nada de moda ou de fotografia, e não sabia disso. Mas estava lendo um artigo sobre o Avedon e aí apareceu essa afirmação, que decidi compartilhá-la com vocês, pra aumentar nossa cultura inútil.
Eu gosto da simetria da foto, de como os braços da modelo (uma tal de Dovima; nunca ouvi falar, mas era a preferida do Avedon) seguem as trombas dos elefantes. E tem o contraste entre a pele enrugada (e linda!) dos paquidermes e a roupa imaculada da modelo. A pose também passa uma aura de elitismo, que é um dos combustíveis da moda (a ideia que o que você está vestindo é exclusivo, tanto que o pior pecado é ir com a mesma roupa que uma outra mulher a um evento). Bom, tirando os elefantes, não tenho nenhum apreço por nada disso - elitismo, moda, modelos. Mas fiquei sabendo que o negativo dessa foto de cima se perdeu, e a foto que foi mais reproduzida acabou sendo essa de baixo. Essa eu já não gosto tanto, principalmente porque as correntes nas patas dos pobres elefantes chamam demais a atenção. Na primeira foto existe a ilusão que eles estão soltos, posando. Quando as correntes ficam tão evidentes, eu penso se eles realmente estão gostando de estar lá. E óbvio que não estão: são elefantes de circo.

35 comentários:

Anônimo disse...

Aproveitando a brecha sobre animais e o modo como nós os tratamos, aí vai:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1484277-5602,00-EXERCITO+BRITANICO+TESTOU+EXPLOSIVOS+EM+PORCOS+NO+IRAQUE+E+NO+AFEGANISTAO.html

Matéria dizendo que o exército britânico testou explsivos em porcos, na guerra do iraque. Pode?

Unknown disse...

O Richard Avedon foi/é um dos melhores fotógrafos que já vi, meu favorito EVER e quando crescer quero ser igual a ele (todo mundo quer ser igual a ele. haha)!! O que Avedon fez é o que (quase) todos fotógrafos de moda querem imitar hoje - e quase nenhum consegue -, ele produziu fotografias fantasticas de moda e portraits, aparentemente tudo muito simples, mas coisas geniais. E "Dovima With Elephants" é, sim, um ícone na fotografia de moda.
Eu não vou ficar babando ovo aqui. É só dar uma googleada que tem um monte de artigos e fotos dele por aí. Vale a pena ver. Eye candy, com certeza!

Unknown disse...

....mas o post era sobre os elefantes, né? Eu quero que as pessoas que maltratam animais se explodam e virem do avesso!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fiquei triste com o sua falta de apreço pela Moda :( É que sou estudante apaixonada de Moda. Mas tudo bem. Não dava pra concordar em tudo né :)

Quanto ao Avedon, acho ele o máximo e importantíssimo, mas não é o meu preferido. Amo Tim Walker.

Quanto ao uso indevido de animais pela Moda (seja obrigando-os a posar ou usando-os como matéria-prima) eu é que não tenho apreço nenhum MESMO.

Anônimo disse...

hehehe, não entendi a parte final do comentário da Marilia: você não tem apreço pelo que??? pelo 'uso indevido' dos animais (no sentido de que não se importa com isso), ou não tem apreço pelas pessoas que agem assim em nome de coisas menos importantes (como a moda)??

Francine Barbosa disse...

Esse post sobre ele é uma boa introdução: http://www.rosebudeotreno.com/fotografos-richard-avedon/

(aliás esse blog é ótimo!)

Unknown disse...

Opa, escrevi tudo errado Mariana! rs
Odeio maus-tratos a animais e sinto vergonha por toda 'classe' quando vejo um desfile com peles ou uma foto meio duvidosa como essa do Avedon.

Ronise Vilela disse...

Tentando analisar a mensagem subliminar da foto e do breve histório relatado no post (desconhecia todas as informações, por isso o post é cult sim!), as correntes dos elefantes podem ser interpretadas como as amarras sociais que vivemos constantemente, sob a ditadura da moda, corpo e afins

Anônimo disse...

adoro elefantes. :)

betina disse...

aposto que seria muito pouco provavel que surgisse a questão se os elefantes estão gostando de lá ou não entre um bando de fotógrafos discutindo essa foto. por isso que eu adoro ver a fotografia discutida em blogs de pessoas que não são do meio! faça mais isso Lola!

mas o Richard Avedon é mesmo um dos melhores. não conheço tanto assim de fotografia, mas outro que eu gosto muito da moda é o Jeanloup Sieff.

e sobre a moda, bom, já tive meus preconceitos, mas acho que através da fotografia, estou aprendendo a entender melhor este mundo...

Elaine Cris disse...

Hummm... Gostei não. Não entendo nada de moda ou fotografia mas a mensagem que pareceu me passar foi a seguinte: é que se vc não é magrinha, delicadinha e bem vestida como a modelo da foto, vc é uma gorda desajeitada... rsrs... Ou então que se vc for como ela, as outras é que ficarão assim perto de você.

Respeito quem gosta, mas eu não gosto da indústria da moda, nem das ilusões e nem das mensagens subliminares que eles passam para as mulheres... Mas gostei do post!

Abraços Lola

Aline disse...

PARABÉNS! Vc será a mais nova Prof. Dra. da UFC! Saiu finalmente a nomeação. Já pode ligar para o SRH!!

Ufa! Meu marido tb estava esperando. Ele passou para Prof. Dr. da UFC de Sobral - Dep. de Eng. da Computação, mas na verdade ele é Engenheiro Eletricista.

É isso!

Já pode preparar aula!

Tomara que vc não diminua muito o ritmo do blog.

Anônimo disse...

Lola,

pegando carona e puxando a fila com a Aline no comentário acima, já vou passando pra deixar meus parabéns pela nomeação, nos 45 do segundo tempo! Sucesso aí em Fortaleza
abraço,
Mônica

anália disse...

Saiu a nomeação!!!!! Eba!!! Estava aqui até com nó no estômago!

Parabéns! Vai é pular o Carnaval, rsrsrs!

Bjs,

Anália

aiaiai disse...

e não é que elefante dá sorte????!!!!!!!

parabéns pela nomeação.

Eu passei aqui só para te indicar um blog muito bacana que tá com um post otimo hoje, e ai vi que saiu sua nomeação.
Segue a indicação de qq forma:
http://muitopelocontrario.wordpress.com/2010/02/10/fhc-se-ressente-por-nao-ter-uma-dilma-pra-defender-seu-legado/

Anônimo disse...

PARABÉNS LOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!

QUE ÓTIMO QUE DEU TUDO CERTOOO!!!!!

PODE BOTAR A LINHA DE TELEFONE AÌ! HAHAHA

Bruna disse...

Olá Lola, gostei da foto mas o que mais me interessou foi a menção sobre a "exclusividade" que a roupa nos da. Eu tenho uma matéria que se chama "Análise da imagem", onde o professor discute exatamente as sensações que a mercadoria tende a nos provocar, como o sentimento de individualidade, de sermos únicos, daquela peça ter sido feita só pra mim..interessante :)

Socialmente insociável disse...

Sobre os elefantes: ambos estão acorrentados....

Socialmente insociável disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno S disse...

Os elefantes podem estar sofrendo, mas te deram sorte.

Rita disse...

Professora Lola!!!

IÊÊÊÊbaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

Parabéns, querida!!!

Sorte pra você!!!

Beijo grande, anda, conta tudo!

Rita

Giovanni Gouveia disse...

Profª. Drª Lola, PARABÉNS AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ...

Bárbara disse...

Eu nunca havia visto essa foto na minha vida, nem ouvido falar nesse Richard Aventon.

E parabén pela nomeação :)

Masegui disse...

Lolinha, minha filha,

Quando você vai confirmar pra gente essa nomeação? Apareça logo e desembucha!

(esse suspense está me matando!)

Anônimo disse...

Gostaria que você fizesse um poste
a respeito deste Twitter...
para saber qual é o seu ponto de vista.

http://twitter.com/MulherNaoPresta

Abraços.

Flávio Amaral disse...

A primeira vez que fui ao circo eu tinha 5 anos. Foi também a última. Passados 42 anos dessa ocasião tenho nítida a imagem do "domador" fustigando o elefante com uma haste com ponta de metal. Não importa se os outros circos não maltratam ou se hoje há circos somente com atletas e malabaristas. Por causa dessa experiência, só de pensar na palavra "circo" tenho repulsa. É isso aí.

olhodopombo disse...

Richard Avedon, como Yrving Penn e Helmut Newton foram o tripe da foto de moda nos anos glamurosos 60 e 70;conheci muitos fotografos, incluindo o David Drew Zingg que copiavam os ensaios dos tres.Eu adoro os tres!

Oliveira disse...

Masegui:

A Lola depende da boa vontade do estado (do seu Lula, analfabeto, sicofanta e traidor da própria palavra), por isso arriscou tudo para agora ser humilhada.

É merecido, para ver se a ingênua bolgueira acorda com o susto da decepção.

Se há governo, sou contra! (em português mesmo).

Anônimo disse...

cara, do que é que o Oliveira tá falando, alguém sabe explicar?

Oliveira disse...

O Masegui explicará Mariana. Tenha paciência.

Oliveira disse...

A propósito do dia de hoje, especial, com a prisão do pilantra do Arruda, agora só falta prender todo o PT. Do "hipertenso", passando pelos dirceus, palocis, terroristas, traficantes de dinheiro em cuecas e aí vai. Vamos ter fé e aguardar. O cadafalso tem todo o tempo do mundo.

Veruska disse...

Parabéns, professora! A linda foto do Avedon deu sorte! Bjos

Masegui disse...

Mariana,

É simples, o Oliveira voltou a ser o nosso velho Oliveira, ou seja o mesmo... ah, cê sabe!

Ana Flavia disse...

tb nao entendo de moda, mas acho que os elefantes foram usados para realcar a elegancia maxima que a nodelo tenta vender.