terça-feira, 26 de agosto de 2008

O CONSERVADOR RÁBIDO DE BRINCADEIRINHA SE MANIFESTA

Espero que vocês ainda se lembrem do Nate do That's Right Nate, um americano que fala sobre política fingindo ser um radical de direita (escrevi sobre ele aqui e aqui). Outro dia ele me mandou um email contando tudo, e achei interessante traduzi-lo pra vocês:

Oi, você poderia compartilhar isso no seu blog se quisesse, desde que não fosse em inglês. Queria ser franco com você sobre o que estou fazendo no meu blog. Sou um liberal, ainda que um convertido. Não me tornei um liberal até 2003. Acredito que os EUA tiveram três presidentes importantes no século 20: Franklin Roosevelt criou uma geração de democratas, Reagan criou uma geração de republicanos, e Bush criou e continua criando uma geração de democratas.

Meu blog é puramente satírico, como você esteve correta em perceber. Há um comediante chamado Steve Colbert que talvez você conheça. Ele faz um show satírico em que finge ser um conservador, mas a platéia sabe que é piada. Eu quis ser menos exagerado. Como resultado, meu blog tem vários leitores republicanos e alguns liberais que pensam que eu sou o diabo reencarnado. No entanto, a maioria dos leitores eventualmente capta o humor. Parte do humor que faço é muito sutil, e parte é bem exagerada.

O propósito do material sutil é fazer com que republicanos publiquem o post, para que tirem sarro deles, ou para fazer as pessoas concordarem com algo muito estúpido. Eu realmente me preocupo com este meu país que parece estar caindo pelas tabelas, e gostaria de dar às pessoas algo pra pensarem. Há alguns textos histéricos que qualquer um pode ver que são satíricos. Exemplos recentes estão aqui [em que ele diz que Bush, pra conter a imigração ilegal dos mexicanos, encolheu a economia americana, fechou vagas na construção civil, e desvalorizou o dólar] e aqui [ele narra uma piada machista que John McCain contou informalmente, sem saber que estava sendo gravado, e diz que todas as mulheres americanas vão votar no McCain por ele ser másculo, enquanto Obama parece um nerd no estilo “presidente do clube de xadrez”].

Sendo o conservador mais horroroso e exagerado que eu puder ser, espero estar expondo este elemento particular da sociedade. Sou solteiro e não tenho filha, mas não pude resistir em dar péssimos conselhos de pai num post antigo, e o personagem ficou. Meu 'cunhado' é na realidade minha irmã solteira, que sempre foi uma feminista liberal e adora que eu me tornei um também. Portanto, ela comenta sempre, mesmo quando não quero que o faça.

Obrigado pelo seu interesse no meu blog. Parece que você também tem um ótimo blog, embora você saiba que o babelfish [tradutor do computador] perde algumas coisas na tradução.

Nate Peel (Nome verdadeiro Joe).”

Devo dizer que, do pouco que conheço do blog, já estou adorando o cunhado Steve (na verdade, portanto, irmã de Nate), que aparece sempre nos comentários. A personagem que ambos criaram, a filha de 13 anos de Nate, é totalmente cruel, mas, por ser satírico, é divertidíssimo. Por exemplo, num dos posts Nate conta que levou sua filha gordinha ao cinema, para ver um filme pra meninas, e que ficou feliz que pôde passar alguns valores pra filha mesmo nessa sessão de entretenimento. Logo, no meio do filme, enquanto a menina e ele compartilhavam o mesmo saco de pipoca, ele aproveitou a presença da America Ferrera (atriz gordinha – e linda! - de Betty, A Feia e Mulheres de Verdade Têm Curvas) e sussurrou à filha: “Aposto como ela também se empaturra de pipoca”. Em seguida, ele escreve no post: “São momentos ternos assim que minha filha vai guardar na memória pra vida toda”. Essas coisas já me fazem rir em voz alta, mas eu quase engasguei com o comentário do Steve, que vive dizendo que a filha do Nate, sua sobrinha, é tenebrosa e tem até bigode: “Ah, o amor paternal está te cegando, Nate”.

Acontece que, com ironia, é aquele negócio: se você acha que um pai/mãe deve mesmo lembrar a filha o tempo todo que ela é gorda, vai achar a atrocidade do Nate um momento realmente terno, e não vai enxergar a ironia. Contexto é tudo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Lola, adorei o que foi dito aqui do blog também. Vou tentar ler, vai fazer atá bem pro meu inglês. E fiquei morrendo de vontade de ver esse filme Mulheres de verdade...Deve ser dificil de achar, será? E concordo com vc sobre o lance da ironia... Contexto mesmo.Beijos

lola aronovich disse...

Eu só acho que o Nate peca um pouco pela falta de revisão. Um blog não deveria ter muitos erros. O cara obviamente sabe escrever, só que não deve ler o que escreve antes de publicar. (bom, aqui sempre aparecem erros também, mas eu faço o possível pra corrigi-los. Só que meu talento pra revisão acabou!). Esse Mulheres de Verdade pode ter nas locadoras. Eu vi em 2003 em Buenos Aires (ou Montevidéu? Esqueci!), então deve ter sido lançado em vídeo no Brasil no ano seguinte. Já tinha dvd nessa época, não? Gostei muito desse filme. Vai que tem pra download na internet tb... Em inglês é Real Women have Curves.

Giovanni Gouveia disse...

De vez enquando aparecem uns com humor pra lá de refinado, adoro muito isso tudo :)))

Isso tá lembrando a "Sociedade dos Amigos de Plutão", ou a "Privatização da Amazônia" denunciada por Artur Virgílio...

Suzana Elvas disse...

Buenos Aires, Lola. Você viu esse filme em Buenos Aires.

Ah, eu adoro o Steve Colbert.

Sobre o blog do Nate... Bom, não vou comentar nada. Ando com uma preguiça mental tão grande em relação a tudo o que é americano que sei lá. No bag for this. :o)
Bjs

Suzana Elvas disse...

Ah, aliás: gostei do "rábido". Há séculos não vejo ninguém usando essa palavra. Pra falar a verdade, só escrita nos Machados da vida.
Bjs

lola aronovich disse...

Su, isso é influência do inglês, onde rabid é bem mais frequente. Mas não me ofendo em ser comparada com Machado de Assis! O que que tem eu ter visto o filme em Buenos Aires? É um filme independente americano. Nem lembro se falado em inglês ou espanhol. Deve ter em dvd em algum canto, ou no youtube.
Não, ainda não me animei a ver West Wing. Aliás, a única coisa que ando vendo é In Treatment, porque é mais ou menos rápido de download [e sempre penso em vc ao ver minha internet lesma. Ok, não diretamente, mas lembro de vc dizendo que há muitas opções de internet rápida, e não um monopólio desgraçado da Brasil Telecom na minha região. Semana passada ligamos pra TODAS as concorrentes, e nada. Nada mesmo. Não tem, não chega aqui, talvez ano que vem, sem previsão etc. Aí sábado de manhã, quando eu tava comemorando a vitória do vôlei feminino, alguém da BR-Tcom liga pra cá. Eu acho que eles devem ter um apito que toca quando o cliente faz muitas ligações pros concorrentes. E aí eles ofereceram 1 mega de internet contra os 250 que a gente tem, e que nunca chega nem a 100, praticamente pelo mesmo preço. Mas continua a mesma lesma. Ah, também lembro de vc quando ouço da estréia de Cegueira]. Então, In Treatment. Tô amando! Muito, muito, muito legal. Já vi 25 episódios, e tô com medo que acabe.
Vc é mais uma que não gosta do Nate? Por quê? Ele é um americano legal! Pois é, Gio (aproveitando a deixa), é raro mas acontece!

Suzana Elvas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzana Elvas disse...

Eu sem querer apaguei o que eu tinha postado (mau humor rules), então vai resumido:

Eu não gosto nem desgosto do Nate. Nunca fui lá no site dele. Estou sem paciência para o mundo em geral e sem saco para as pessoas, em particular.

Ai, cansei.

Anônimo disse...

Lolinha, acho que os erros são puramente falta de revisão messssmo! Custa dar uma relida no que escreveu? rs

Realmente, contexto é tudjo!

Beijocas

Representative Kimble disse...

Olálá, me outra vez? Obrigado para seu championing constante de meu blog ainda que eu realmente não saiba o que você diz. Suporei tenta de achar uma maneira de apoiar John McCain como eu fazer. Continuou desejos bons a mim são como tortas pequenas de felicidade com um fruity quente enchendo de honra e uma crosta escamosa dourada de humildade. É grande saber que nem um oceano nem uma barreira de linguagem pode manter nos de ligar.

Giovanni Gouveia disse...

"Vc é mais uma que não gosta do Nate? Por quê? Ele é um americano legal! Pois é, Gio (aproveitando a deixa), é raro mas acontece!"

Nâo sei se foi em relaão ao meu post, ou em relação a uma possível xenofobia, mas tenho ótimos amigos virtuais USAns, e conheço alguns que realmente são intragáveis, eesses últimos são, coincidentemente, conservatives...

lola aronovich disse...

Chris, acho que todo mundo que tem um blog deveria sempre reler o que escreveu antes de publicar. Porque todo mundo comete erros. Eu insisto muito com o maridão pra que ele releie as coisas no blog dele, mas... Será que homem acha que não comete erros, e por isso não tem que reler o que escreve?


Hi, Nate! Thanks for your message. Why don't you just learn Portuguese once and for all? Or even Spanish, for that matter? You know the joke about languages? It goes like this: How do you call a person who speaks several languages? A polyglot. And a person who speaks two languages? A bilingual. And a person who speaks only one language? An American! See you, Nate!

lola aronovich disse...

Olha, Gio, concordo contigo, em geral os americanos são muito legais. Tenho vários amigos americanos, alguns até conservadores. Americano intragável mesmo é aquele metido e arrogante, que acha que está acima de todo mundo por ter nascido no império. Tá, quase sempre esses aí são conservadores...

Suzana Elvas disse...

Você escreveu em resposta à Nalu:

"Esse Mulheres de Verdade pode ter nas locadoras. Eu vi em 2003 em Buenos Aires (ou Montevidéu? Esqueci!)"

Então. Você viu o filme em Buenos Aires.

Representative Kimble disse...

DOES IT HELP IF I TYPE LOUDER AND SLOWER?