quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

O JOAQUIN PHOENIX DE CATANDUVA

Clique para ampliar

Todo mundo sabe que adorei o filme Coringa, e que discordo que ele represente fracassados como os mascus. Mas muitos incels viram o filme exatamente assim, e o cartunista Ricardo Coimbra decidiu tirar sarro da cara deles. 
A propósito, será que Coringa vai levar muitas outras estatuetas no domingo, além da de melhor ator? Participe do meu tradicional bolão do Oscar! 
Clique aqui para entrar no bolão grátis ou aqui para o bolão pago (tem que pagar R$ 25 numa das minhas duas contas -- Banco do Brasil, ag. 3653-6, cc 32853-7, ou Santander, ag. 3508, cc 010772760, ambas no nome de Dolores Aronovich Aguero, que sou eu --, e enviar o comprovante pro meu email lolaescreva@gmail.com e pro do Júlio jcaoalves@gmail.com). 
Eu tenho que fazer um vídeo pra chamar mais gente pro bolão, mas tá difícil com a minha casinha em ruínas. Vou fazer! E assim que der eu coloco o link aqui. Mas não deixem pro último dia (que é sexta à meia noite) pra entrar no bolão! Entrem já! E vejam o looongo vídeo (26 minutos), em que eu falo de várias coisas (previsões, chances de Democracia em Vertigem, se Era uma vez em Hollywood é misógino, e mais um convite pro bolão). 

5 comentários:

Anônimo disse...

Lola, vislumbra alguma solução para os homens inadequados, feios, rejeitados, ostracizados socialmente? Antes eles viviam alienados ou resignados de suas condições e tratamento recebido, mas com a internet veio a consciência e isso não vai prestar.

Lola Aronovich disse...

Consciência do quê? De que vc não é um Brad Pitt? Pouquíssimos homens são, e mesmo assim eles namoram, transam, casam. A primeira solução é sair dos chans e outros ambientes de ódio. Isso só aumenta o isolamento, piora a auto-estima, ensina a odiar. Nunca vi ninguém ter qualquer tipo de melhora em qualquer aspecto da sua vida ao frequentar esses espaços. Saia na rua, veja que pessoas que não estão dentro do padrão de beleza têm relacionamentos, entre em fóruns e chats em que as pessoas se encontram por afinidades (filmes, jogos, livros etc). E seja boa gente. Ao contrário do que mascus pensam, expor seus preconceitos e ser um ogro afasta as pessoas, principalmente as mulheres. Isso deveria ser evidente, já que mascus são seres solitários e fracassados. Viva sua vida, vá conhecendo pessoas, não tenha como prioridade perder sua virgindade (ou sair com montes de mulheres), reavalise suas noções de masculinidade, pare de achar que "ser homem" é transar com o máximo de mulheres possíveis ou ser rico. Pare de competir com as pessoas e de ter inveja delas. Pare de dividir homens em duas categorias, alfa e beta -- isso é patético. Reavalie também seu espectro político. Ser neonazista é acreditar em valores que são repudiados por qualquer sociedade minimamente saudável.

Anônimo disse...

Eu não gostei do Coringa. Minha opinião é meio como a do quadrinho. Trata-se de um filme que quer ser denso e crítico, mas é raso e não apresenta nada que taxi driver não tenha feito melhor. Mesmo assim, não sei como incels podem se identificar com o personagem. Eu li o manifesto daquele bocal do Eliot Roge. O cara era um poço de futilidade. Ele jamais respeitaria um anão, por exemplo, só pq o cara era descente com ele. Nem jamais fantasiaria uma relação com uma mulher negra (incels são super racistas, só gostam de loiras peitudas), muito menos mãe solteira. Nem jamais fantasiariam uma relação de companheirismo como aquela retratada no filme (em que ela o acompanha quando a mãe está internada). Incels so fantasiam sexo de pornografia. A verdade é essa, incels são intragáveis pq são fúteis e só veem a aparência. Como não são bonitos, sofrem demais. Eles não sabem que amor, amizade e companheirismo não se forjam na superficialidade. Mas olha, incel, se estiver lendo isso, mesmo eu que não gostei do filme posso dizer: o coringa não te representa tá.

Anônimo disse...

Lola, sou o comentário das 09:31. Acredito que tu vive numa bolha de internet. A maioria dos homens que falei nem sabe o que é chan, nazismo ou masculinismo. Eles podem até ser misantropos, mas ficaram assim pela experiência de vida, e não lendo ou socializando em ambientes tóxicos, quais chans ou grupos de internet. Esses homens inadequados são simplesmente jogados para escanteio pela sociedade. Servem apenas como mão de obra barata para trabalhos sujos e periculosos, quando ainda não sucumbiram a mendicância. Sei que é difícil se colocar no lugar e até mesmo enxergar a existência deles sendo mulher e é fácil simplesmente taxá-los de machistas tóxicos. Olhe em sua volta, olhe no dia a dia, nas ruas, converse, abra sua perspectiva, observe. Eu não vislumbro nenhuma solução para esses homens, tanto individualmente quanto como sociedade porque literalmente é como se eles fossem invisível. Se poucos reconhecem/admitem (acknowledge) sua existência, imagina quantos se importam realmente com seus infortúnios?.

titia disse...

14:58 seja bem vindo a uma sociedade patriarcal capitalista, com mentaldiade colonial e uma elite escravocrata prontos a aprofudnar cada vez mais a desigualdade social. Não pense que o problema desses homens está desassociado dessa ordem patriarcal capitalista que eles parecem venerar, ao contrário, essa ordem social é a causa dos problemas deles. E como a Lola já disse antes, mulheres, LGBTs, negros e outras minorias sofrem muito mais do que o homem branco hétero-mesmo que esse homem seja pobre, ainda terá privilégios que não cabem a outros grupos.

O problema é que vocês não querem sair dessa ordem. Vocês querem, ao invés de mudar as coisas, se tornarem os predadores no topo da cadeia alimentar. Vocês não querem acabar com o machismo e a economia que desumaniza e mata pelo lucro; vocês querem se tornar aqueles que matam e embolsam o lucro. Vocês querem apenas deixar de serem os oprimidos pra se tornar aqueles que oprimem. É por isso que não temos pena. Vocês não querem mudar as coisas, querem apenas ser aqueles que nos pisam ao invés de serem os capachos, embora muito menos gente psie em vocês do que pisam em nós.