quarta-feira, 18 de outubro de 2017

E SE NÓS SIMPLESMENTE ACREDITÁSSEMOS NAS MULHERES?

Confie/acredite nas mulheres, uma necessidade

Vinícius, leitor do blog há três anos, me recomendou e traduziu este ótimo artigo escrito por Jessica Valenti para a Marie Claire americana.

Uma das razões pelas quais Harvey Weinstein foi capaz de alegadamente atacar mulheres por 30 anos é que as vítimas temiam que ninguém as ouvisse caso elas se apresentassem.
Acreditar em mulheres soa bastante simples; não deveria ser uma ideia radical. Mas em um país –- um mundo, na verdade –- onde as mulheres são rotineiramente dispensadas quando falam, algo tão básico como confiar em nós pode ser revolucionário.
Imagine se nossa cultura acreditasse nas mulheres que denunciam assédio sexual, abuso e agressão. Se acreditasse, talvez as vítimas do suposto comportamento predatório de Harvey Weinstein não temeriam denunciá-lo por conta própria. A atriz Katherine Kendall explicou ao The New York Times  que ela não contou a ninguém sobre o assédio que sofreu nas mãos de Weinstein porque “Eu nunca trabalharia de novo e ninguém iria se importar comigo ou acreditar em mim”. Se as mulheres soubessem que seriam tão acreditadas quando denunciassem como, digamos, um homem é, isso significaria não apenas que mais mulheres se sentiriam seguras denunciando –- mas que abusadores não se sentiriam tão protegidos.
Nadador de Stanford Brock Turner
deixou a prisão após três meses.
Sua vítima de estupro ainda está
cumprindo sua sentença
Imagine se mulheres como a vítima de Brock Turner -- que falou tão eloquentemente no julgamento de seu agressor -- fossem ouvidas, não apenas pelo público que leu sua declaração viral, mas por policiais e juízes e legisladores. “Eu não sou apenas uma vítima alcoolizada em uma festa de fraternidade encontrada atrás de uma lixeira”, ela disse. Não que ela não tenha sido tratada como uma. 
Imagine se nós tivéssemos uma administração que acreditasse em especialistas e vítimas em vez de acreditar em grupos antifeministas abusivos que (erroneamente) insistem que mulheres mentem quando se trata de agressão sexual.
Imagine se alguém tivesse acreditado na primeira mulher que acusou Bill Cosby de estupro. Imagine se não viessem outras mulheres depois dela por conta isso. 
Entretanto, acreditar nas mulheres vai além de histórias de agressão e assédio. 
Como os médicos levam a dor
das mulheres menos a sério
Imagine se nós acreditássemos nas mulheres quando elas dizem que estão sentindo dor. Estudos mostram que médicos e hospitais levam as dores das mulheres menos a sério e as tratam menos agressivamente do que as dores dos homens. Para dor abdominal aguda, por exemplo, homens esperam em média 49 minutos antes de receberem medicação; mulheres, no entanto, esperam uma média de 65 minutos. Talvez se médicos acreditassem nas mulheres quando elas dizem que sentem dor, nós não ouviríamos tantas histórias de mulheres passando anos em agonia, esperando alguém para diagnosticar suas endometrioses ou fibromialgias.
Imagine se legisladores acreditassem nas mulheres quando elas dizem que não estão prontas para ter filhos ou que merecem o direito de escolher quando engravidar. Pense em todo o sofrimento que poderia ser evitado se as pessoas que supostamente nos representam realmente acreditassem que mulheres sabem o que é melhor para seus corpos e suas famílias. 
George Tiller foi um médico piedoso
que arriscou sua vida para ajudar
mulheres. Ele foi assassinado por
um terrorista pró-vida
Há um motivo pelo qual o Dr. George Tiller -- assassinado por realizar abortos -- repetiu várias e várias vezes: “Acreditem nas mulheres”. Ele entendia que as decisões complicadas que mulheres fazem a respeito de sua saúde e de suas vidas cabem a elas. A mais ninguém. Imagine se políticos acreditassem na mesma coisa; o que isso significaria para mulheres que são constrangidas, forçadas a enfrentar tribulações e a colocarem-se em perigo para seguir leis anti-escolha arbitrárias e perigosas. 
- Eu não confio nas mulheres!
- É! Muitas delas querem se
casar com homens
Imagine se nós acreditássemos nas mulheres que dizem que seus namorados ou maridos as machucam. Imagine se impossibilitássemos que esses homens tivessem armas. Nesse momento, 35 estados nos EUA permitem a um homem possuir uma arma mesmo que ele tenha sido condenado por violência doméstica ou recebido uma ordem de restrição. E se nós acreditássemos nas mulheres que dizem que seus parceiros colocam suas vidas em perigo? Quantas mulheres a mais estariam vivas porque nós acreditamos nelas?
Imagine, se você puder suportar isso, que a América tivesse acreditado em Hillary Clinton. Antes da eleição de 2016, várias pesquisas de opinião mostraram que eleitores achavam Donald Trump -- um homem que mente tão naturalmente como respira -- mais confiável que Clinton. O primeiro anúncio de campanha de Trump continha uma mentira a cada quatro segundos; e ele contou pelo menos uma mentira todos os dias nos primeiros 40 dias de sua presidência. Ainda assim, de alguma forma, era Clinton quem não era confiável. Pense em quão diferentes nossas vidas seriam nesse momento se essa mulher, em quem muitos não acreditaram, estivesse no comando do país. 
Se o feminismo não fosse poderoso
e influente, as pessoas não gastariam
tanto tempo desprezando-o -
Jessica Valenti
Eu não acho que isso deva ser um exercício de otimismo sonhador. É verdade que ainda não atingimos o ponto de virada em que as pessoas acreditam amplamente nas mulheres, ainda não. Mas à medida que mais e mais mulheres denunciarem, que pessoas começarem a acreditar que o que elas falam é verdade, nós podemos e iremos chegar a esse ponto. Até lá, mulheres, eu acredito em vocês.

38 comentários:

Anônimo disse...

Tipo sem investigação? Tipo uma mulher entra em uma delegacia e diz que fulano a estuprou, este fulano vai preso e acabou?!

Anônimo disse...

Enquanto isso, o pedófilo que totalmente não estuprou uma menina de 7 anos desde em ela tinha 2, em quem ninguém acredita (mesmo com pelo menos 3 testemunhos de pessoas que presenciaram abusos), alegando até mesmo manipulação de memórias, solta esse tipo de declaração

http://www.huffpostbrasil.com/2017/10/16/woody-allen-sobre-harvey-weinsten-nao-queremos-uma-caca-as-bruxas_a_23244684/

Claro que um pedófilo estuprador não vai querer uma caça às bruxas, porque não seriam as bruxas as caçadas e sim predadores sexuais como ele.

Já o irmão de Dylan, Rowan, a pessoa responsável pelo desacobertamento de Harvey, sempre acreditou nela. Diferente de tanta gente por aí.

Matéria ainda atual e mais ainda pertinente:

http://www.hollywoodreporter.com/news/my-father-woody-allen-danger-892572

ACREDITEM NAS MULHERES. Mesmo que para isso você tenha que se decepcionar com seus artistas e políticos favoritos e ter que mudar sua opinião publicamente.

Porque na pior das hipóteses você jamais estará acobertando um estuprador como Woody Allen.

Anônimo disse...

Lola vc usa uma caso de abuso sexual para choramingar de novo a vitória do Trump em uma eleição democrática

Anônimo disse...

Segundo os princípios do direito penal e da Constituição é necessário que se prove que a pessoas é acusada de um crime, QUALQUER CRIME, infelizmente o que se quer fazer é dar um poder imenso para pessoas fazerem acusações que podem ser falsas.

Anônimo disse...

Não tem muito a ver com o texto, mas tem a ver com a confiança entre mulheres.

Essa semana uma amiga - namorada de um grande amigo meu - me contou que eles terminaram porque ela descobriu que ele a estava traindo.
Eles combinaram de um ver o celular do outro (por insistência dele), mas ele acabou esquecendo de apagar o histórico de ligações. Uma garota falava com ele todos os dias. Então ela buscou o nome da menina nas redes sociais - com a ciência dele e depois de ele inventar uma desculpa ridícula de que não conhecia a menina, que ligou pra ela por engano e que o celular dele bugou desde então, e rediscava somente esse número - e viu que ele e a menina tinham amizade virtual. Ela chamou a menina para conversar, contou que era namorada dele e que viu as ligações.

O que restou é que uma não sabia da outra. Ambas estavam sendo enganadas por ele. A tal menina ainda mandou o print da conversa na qual ele pedia para ela negar tudo, dizer que eles não se conheciam. Ela deu detalhes do apartamento do menino e disse ainda quando e como se encontrou com ele (mesmo modus operandi para todas). Ele se encontrava com ela no dia que a namorada estava de plantão (ela é policial).

Conversando com minha amiga, a gente se deu conta que ´passou pela cabeça de nós duas que a menina pudesse estar mentindo, querendo melar o namoro e levar vantagem. Inclusive o menino falou que ela estava mentindo, mas mais do que todas as provas que ela apresentou, e da atitude que ela teve em bloquear qualquer contato dele (assim como minha amiga), a gente é capaz de sentir quando alguém está ou não sendo verdadeiro. Ela estafa sendo.

Eu fiquei triste com tudo o que aconteceu mas feliz pela verdade aparecer e pela história de união de mulheres contra homens que querem enganá-las.

Tatiana

Anônimo disse...

"Imagine se nós acreditássemos nas mulheres quando elas dizem que estão sentindo dor".

Eu já passei por 3 médicos por causa da minha dor cronica nas costas. Nenhum deles me receitou nenhum tipo de tratamento (um deles nem se deu o trabalho de me examinar. A consulta durou ca. 3 min), só mandam eu fazer esporte. Já faço esporte 3x na semana, incluindo exercício para melhorar a dor. Melhora um pouco... mas ela está sempre ali. Tenho dificuldades no trabalho por causa disso mas tenho que ranger os dentes e continuar trabalhando.

Dor nas mulheres ou é coisa de histérica ou é algo a se enaltecer, ou até mesmo ser romantizado, principalmente se a dor for no parto. Prova disso é a violência obstétrica de um lado e do outro a horda de "super mães empoderadas" que adorariam crucificar aquelas fracas subjugadas pelo sistema que pediram por uma anestesia.

Entre todos os mecanismos de opressão que vivemos diariamente, o uso da dor para nos manter quietinhas no nosso cante é um dos que eu considero mais brutais. Não tem alma que não quebre cedo ou tarde quando se vive com dor cronica.

Jane Doe

Viviane disse...

Pior ainda é quando não se acredita em crianças:
https://www.geledes.org.br/menina-de-10-anos-grava-seu-proprio-estupro-para-que-adultos-acreditem-em-denuncia

Anônimo disse...

Mascu vai plantar batatas

Anônimo disse...

Excelente texto. E anon, hoje, porque não se acredita nas mulheres, a maioria das denúncias de violência não são investigadas. Portanto, não é como se passando-se a acreditar nas mulheres haverá condenação sumária. Sou do Direito e por isso digo que infelizmente o sistema judicial ainda mantém mentalidade machista. Que possamos melhorar! Abraços querida Lola ;)

Anônimo disse...

Fala sério... agora só mulher sofre negligência médica. Q pérola!

Anônimo disse...

Sou mulher e certa vez não confiei em uma amiga quando mencionou ser estuprada por um amigo nosso em comum e mencionarei os motivos:
1- Eu a conhecia há pouco tempo
2- O rapaz era meu amigo há mais de dez anos e sempre agiu de forma solidária, generosa, era alguém que podíamos sempre contar
3- Sempre fui a eventos organizados por ele e o profissionalismo era mostrado o tempo todo.
O problema quando a pessoa é legal, generosa, amistosa muitas vezes fechamos os olhos para sérios defeitos e até atitudes desrespeitosas. Certa vez fui trabalhar em um evento com ele alguns meses após a minha amiga relatar o estupro e eu desconfiar da mesma e confiar plenamente em meu amigo. Percebi a forma ríspida e até grosseira que tratava algumas pessoas, mas achei até normal, pois ambiente de trabalho muitas vezes é assim, percebi certa polidez e educação com algumas pessoas, inclusive eu e tratamento até agressivo com outras. Quando terminamos o evento resolvemos esticar em um bar próximo, enquanto estávamos reunidos percebi que ele saiu da mesa e foi para o lado de fora com uma das moças que estavam no evento, alguns minutos depois veio o segurança do bar para separar uma briga entre ele e ela, quando cheguei perguntei ao segurança e um dos rapazes que ajudou a apartar e disseram que ele havia dado um mata leão na moça e a mesma caiu no chão e ele estava em cima, apalpava, tentava beijar. Fiquei decepcionada, não apenas com ele, mas comigo por desconfiar de minha amiga, por desconfiar dela devido nos conhecer há tão pouco tempo e por confiar tanto em uma pessoa tão podre, asquerosa como ele. A moça agredida chorava muito, estava com mordidas no rosto, pescoço, blusa rasgada. Quando questionei o ocorrido a ele, o mesmo disse que estava bêbado e ela também, também não era assunto para ser tratado comigo e pediu para cuidar da minha vida. Procurei novamente minha amiga e ela contou o ocorrido, porém haviam passado 48 horas e nada podemos fazer, quanto a outra moça fez B.O. de tentativa de estupro, mas os vários amigos, camaradas livraram a cara dele e ficou por isso mesmo. Agora entende porque muitas pessoas comuns resultam em denunciar. Elas atrizes famosas ficaram com receio, imagine uma professora, enfermeira, cozinheira, etc. Eu desconfiei, coloquei em xeque mesmo com o olhar de desespero, pedido de socorro calado pela desconfiança, julgamentos alheios.

donadio disse...

"Lola vc usa uma caso de abuso sexual para choramingar de novo a vitória do Trump em uma eleição democrática"

Você precisa reclamar com a autora do texto, não com a Lola.

Mas falando nela, a Jessica Valenti também dá umas viajadas legais:

"Pense em quão diferentes nossas vidas seriam nesse momento se essa mulher, em quem muitos não acreditaram, estivesse no comando do país."

Acho que seria, tipo, https://pics.me.me/look-ahmed-this-is-historical-were-being-bombed-by-the-4764765.png

"Look, Ahmad! This is historical! We're being bombed by the first woman president!"

Viviane disse...

Triste realidade, Jane Doe. Lembro de ter visto uma reportagem em que a mulher de 35 anos sofria com cólicas menstruais a ponto de ter de ir ao pronto-socorro todo mês para tomar injeção na veia, desde a adolescência. Por conta disso, nunca teve um emprego fixo, mas todos os médicos falavam que era "normal". Só depois de 20 anos sofrendo, ela foi diagnosticada com endometriose, operada e passou a viver bem.
Pergunta que não quer calar: alguém deixaria um homem sofrendo 20 anos com dor sem sequer examiná-lo?

Carolina disse...

Meu pai até hoje não acredita em nada, praticamente, do que eu falo. Simplesmente não leva a sério minhas opiniões, meus sentimentos. Não acredita que eu possa ter de fato um conhecimento maior do que ele em absolutamente nada, nem mesmo em assuntos relacionados à minha área de estudo ou de trabalho. Acho importante tentar olhar ao redor, sair de Hollywood, pra poder perceber que esse descrédito no que dizem as mulheres está desde a bíblia e ainda não foi superado.

Anônimo disse...

Só lembrando que weinstein só tinha poder sobre quem queria alguma coisa dele

Não é abuso, é negócio : sexo por carreira e dinheiro

Anônimo disse...

a) Lola gostaria de sugerir um post sobre a vereadora Taliria Petrone feminista e negra que foi atacada na net nao consigo postar o video dela aqui. A vereadora e do Psol.

b) Outra sugestao e sobre o deputado Jean Willys que expos seus difamadores em sua pagina

Anônimo disse...

Geralmente eu acredito em uma mulher quando ela diz que foi estuprada ou sofreu algum tipo de abuso. Só não acredito em feminista.

Anônimo disse...

"O primeiro anúncio de campanha de Trump continha uma mentira a cada quatro segundos; e ele contou pelo menos uma mentira todos os dias nos primeiros 40 dias de sua presidência. Ainda assim, de alguma forma, era Clinton quem era confiável."
Falta um "não" na última frase.

Anônimo disse...

Todo mundo é inocente até que se prove o contrário

É difícil entender isso?

E mais... isso de "o que a mulher falar, não precisa de provas" vale também pra mulheres de DIREITA, ou dito reaças?
Se uma mulher de direita falar que alguém recebe dinheiro do PT tá valendo?

Não, né?

titia disse...

Eu sabia que ia ter mascu reclamando dessas feminazis malvadas que querem prender sem provas nem direito à defesa os pobres hómis inocentes falsamente acusados por essas vadias vingativas. Sabia. Adianta explicar pra essa involução com pernas a diferença entre acreditar na vítima e investigar a sério e a fantasia mascu dele?

16:02 em primeiro lugar: vai tomar no meio do olho do cu. Segundo: atriz não é prostituta, excremento fugitivo do museu. Quer trocar sexo por dinheiro vai atrás de quem presta esse serviço ou compra uma boneca inflável.

Anônimo disse...

Sim.

Do jeito que está ninguém da a mínima pra palavra de uma mulher pelo simples fato de ser mulher causando a cultura do estupro que vivemos hoje.

Anônimo disse...

Lola, você iria acreditar em uma mulher reaça de algum chan alheio acusando seu marido? Porra, tem algumas coisas no feminismo que parece paródia. Estupro é coisa séria, não se pode acreditar sem nenhuma evidência, sem nenhuma prova. Faça sim a investigação, mas não depois de destruir a imagem de uma pessoa, possivelmente inocente (como já aconteceu antes).

Anônimo disse...

A polícia n tem q acreditar em ninguém, tem é q aceitar a denúncia e investigar. E por mais q neguem, tem várias por ai inventando abuso pra ferrar homem .
A feminista bianca furquini fez um post pra lacrar com amigas e acusou um cara de ser machista e de ter assediado e ameaçado ela, pos o nome do cara e a foto dele na net, ele começou a ser perseguido e agredido por causa das merdas q ela falou e ela acabou levando um processo de 36 mil nas fuças e teve q se retratar no facebook.

Anônimo disse...

Viviane, sou homem e não confio em profissionais da área de saúde. Eu falo isso e minha irmã que é enfermeira morre de raiva. Uma vez tive que ir em 7 médicos até ter o diagnóstico correto para minha doença, os outros 6 deram diagnósticos ridículos, um até disse que era psicológico, que era coisa da minha cabeça. Também não confio em dentistas, já aconteceu de eu ir em dois dentistas diferentes e cada um falar o oposto do que o outro disse.
É ridículo vocês pensarem que pelo simples fato de sermos homens que nós teremos tratamento "vip", erros médicos ocorrem de forma generalizada, com crianças, idosos, homens, mulheres, etc. É importante lembrar que mulheres vão muito mais ao médico do que os homens, homens só vão quando os sintomas de uma doença já está incomodando, talvez pelo fato de vocês irem ao médico com mais frequência vocês se deparem com mais erros médicos.
Já quiseram operar o coração de uma amigo meu uma vez, ele não tinha nenhum problema no coração, e ele era homem. É como falo com todo mundo, se te derem um diagnóstico sério, consulte pelo menos mais um médico antes de tomar qualquer providência, não confie no primeiro que aparece.

Kasturba disse...

Sou engenheira e tenho mestrado, formada em uma das melhores instituições do país. Meu pai é advogado, mas sempre teve curiosidade na área de engenharia, por isso gosta de ler revistas e artigos na internet sobre o assunto. E por causa desses artigos de curiosidades que ele lê, se sente totalmente habilitado pra me dar aulas. Ele realmente pensa que sabe mais do que eu sobre a minha área de formação e atuação. Antes eu achava que era uma característica dele, que ele fazia isso com todos. Mas não, ele só faz isso com mulheres mesmo. Com homens, ele conversa normalmente, aparenta interesse e até pede explicação sobre algumas coisas que a pessoa saiba mais que ele.

Anônimo disse...

Ontem mesmo, conversando com minha esposa que está grávida, ela havia contado que uma amiga, cuja bolsa já havia estourado teve que esperar pelos 1 dia inteiro para os médicos acreditassem e não mandassem ela pra casa, sendo que ela já havia sido mãe e conhecia a sensação e os indícios e trabalha na área de saúde aqui em Floripa.

Anônimo disse...

Eu desconfio MUITO de quem se desdobra pra defender os pobres homis de falsas acusacões de estupro, ainda mais em um caso como esse. O último excremento que eu conheci que ficou todo magoadinho com feminista pela questão do estuprador em potencial acabou se revelando... um estuprador em potencial perigosíssimo.

Dan

Marina disse...

Lolinha, tenho q te agradecer mais uma vez!Por causa desse post e dos comentários da Kasturba e Carolina percebi que não é uma característica do meu pai não acreditar em nada do que eu falo ou não me levar a sério profissionalmente, não é normal!!!De fato ele só faz isso com mulheres, especialmente comigo e com a minha mãe!!E eu aqui toda me achando a desconstruidona, que via todos os machismos por aí!!Vivendo e aprendendo!
Obrigada Lola!!

Anônimo disse...

Dan já veio com um "ad hominem", o clássico "se você não gosta que digam que todo homem é um estuprador é porque você é um estuprador".

Viviane disse...

Em nenhum momento eu disse que profissionais de saúde não erram ou que homens são "mais bem tratados". O exemplo que dei se refere a nem entrar nas hipóteses diagnósticas dos médicos o fato de que aquela dor possa ser mais que "normal".
Bem, eu não sou profissional de saúde e estava apenas dando um exemplo para confirmar o comentário da Jane Doe. Certamente existem pesquisas na área que mostram que médicos são mais negligentes com mulheres por questões culturais (a.k.a. machismo). Assim como com negros ou pobres.

Anónimo disse...

Mano isso eh coisa de pai e mae kkkkkk uns são assim,agora aceita e viva em paz :D

Anônimo disse...

Não, burrinho. Isso é coisa de pai machista.

Anônimo disse...

Quando ele vier dar palpite, fala pra ele que se você tivesse duvidas iria conversar com outro profissional da sua área e não com um curioso de internet.

Anônimo disse...

" Antes eu achava que era uma característica dele, que ele fazia isso com todos. Mas não, ele só faz isso com mulheres mesmo. Com homens, ele conversa normalmente, aparenta interesse e até pede explicação sobre algumas coisas que a pessoa saiba mais que ele."

Eu demorei um tempão para me dar conta de estar vivendo uma situação assim com o meu namorado até porque somos educadas para achar que isso é normal. Aí numa boa, comecei a conversar com ele e mostrar o que ele fazia. Ele se revoltava, negava e continuava fazendo na próxima oportunidade. Desisti desse aí e arrumei coisa BEEEEEEEEEEEEEEEM melhor logo em seguida, deveria ter feito antes inclusive, pena que de pai não dá pra gente desistir também.

Anônimo disse...

Deveriam acabar com todos os cursos de medicina no Brasil, sinceramente. Médico que ainda presta são os(as) mais antigos e ainda assim com ressalvas, tem que ver bem com quem você passa. Nenhum mérdico com menos de 20 anos de formação presta pra alguma coisa neste país simplesmente porque nossos cursos não ensinam nada, a pessoa tem que ficar fazendo cursinho pra passar em residência, que medo. E por isso que estamos entre os campeões mundiais de erro médico.

Anônimo disse...

Você definitivamente é uma mula.

Miss Nothing disse...

Pior é ver mulheres fomentando isso.
Você, com certoa conhecimentos, fala algo e as mulheres ficam duvidosas, aí vem um homem, fala exatamente a mesma coisa e elas dão crédito.

As mulheres ainda se saboram, infelizment... 😕

Anônimo disse...

Dá sim.