quarta-feira, 22 de junho de 2016

STF ACATA DENÚNCIA DE QUE NINGUÉM MERECE UM BOLSONARO

Ontem eu e um monte de gente ficamos super felizes por que o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou denúncia contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). 
Foram abertas duas ações penais contra ele, que agora é oficialmente réu por apologia ao crime e por injúria. Isso porque, em 2014, o deputado disse para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), em discurso em plenário: "Eu falei que não ia estuprar você porque você não merece". Um dia depois, ele repetiu a mesma declaração em entrevista na Câmara ao jornal gaúcho Zero Hora:
Tenho dificuldade para entender como alguém pode defender uma fala dessas. 
Primeiro que dizer que uma mulher "não merece ser estuprada" sugere que muitas mereçam. O estupro é posto como um prêmio para alguma mulher que "mereça". Eu (e tantas outras feministas e mulheres em geral) recebo ameaças de morte e de estupro desde 2011, ameaças diárias. As ameaças de estupro muitas vezes vêm acompanhadas de "Você não merece ser estuprada, sua mocreia! Eu não enfiaria o meu pau nisso daí!" É comum o mesmo cara que me ameaça de estupro negar a ameaça, já que eu "não mereço". Ameaças de estupro sempre vêm em pares. Vem a ameaça e a negação da ameaça, tudo baseado em "mérito". 
Na mesma entrevista ao ZH, Bolso
também disse isso
É parecido com o cara que assedia uma mulher na rua e, diante de algum palavrão, passa a gritar: "Sua baranga! Tá se achando? Você não é tudo isso não!"
Além do mais, na entrevista de Bolso, ele diz que a deputada "não faz meu gênero. Jamais a estupraria". Quer dizer que, se uma mulher fizesse seu gênero, ele a estupraria?
Sinceramente, nunca conheci alguém que respeite as mulheres que tenha dito "Você não merece ser estuprada!"
Tem gente confusa achando que a ação está ligada aos insultos que Bolsonaro lançou a Maria do Rosário em 2003. A deputada, na época, era relatora da CPI da Exploração Sexual Infantil, e estava sendo entrevistada ao lado de Bolsonaro, separadamente. Este foi o diálogo de 2003:
Clique para ampliar
Por causa desse ataque, houve representação contra o deputado que fez sua fama por defender ideais fascistas, mas nada aconteceu. Ele mesmo ressuscitou a história em dezembro de 2014, onze anos depois, novamente dizendo a Maria do Rosário que ela "não merece" ser estuprada. Várias manifestações e atos de apoio à deputada se seguiram. E, novamente, houve pedido de cassação do mandato do deputado. 
Porém, Eduardo Cunha, antes mesmo de ser escolhido presidente da Câmara, avisou que Bolso não seria cassado. 
Portanto, pra quem defende Bolsonaro alegando que ele disse aquilo à deputada "no calor do momento", é mentira: ele disse em 2003, repetiu em plenário onze anos depois, e numa entrevista no dia seguinte. E nada foi feito. 
Por isso a nossa comemoração pela decisão do STF -- é pelo menos um aceno de que parlamentares podem ser responsabilizados pelo ódio que propagam.
Mesmo assim, não estou tão otimista. Perguntei a duas advogadas que admiro muito o que isso representa na prática. Prisão do Bolsonaro? Perda de mandato? Elas responderam:

Cartaz deixado na UFRGS
Andressa Andrade: "Sobre o caso do Jair Bolsonaro, é importante lembrar que os deputados e senadores gozam de inviolabilidade civil e penal por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos (artigo 53 da Constituição Federal). Isso vai servir mais adiante para o que vou expressar.
Hoje foram apreciadas duas peças acusatórias distintas. Isto é, uma denúncia do Ministério Público pelo delito previsto no artigo 286, Código Penal (incitação ao crime de estupro no caso dele). Trata-se de uma ação penal incondicionada, o que significa que não é necessário que qualquer pessoa singular traga a conhecimento das autoridades que se sentiu ‘ofendida’ pela ação do réu, vez que uma incitação ao crime atinge a toda sociedade. Assim, como o Ministério Público é o órgão titular da Ação Penal Incondicionada por excelência, cabe a ele apresentar uma denúncia. 
Este é o objeto do Inquérito 3932 que tramita perante o Supremo Tribunal Federal (importante lembrar que Bolsonaro detém o privilégio do foro por prerrogativa de função em virtude do cargo que exerce).
Ao mesmo tempo foi apreciada a queixa-crime (Petição 5243) da Deputada Maria do Rosário por crimes contra a honra (acredito que seja injúria), que possui o mesmo fato da Denúncia do Ministério Público, mas há uma vítima muito bem delimitada, que é a deputada. A queixa-crime também é uma espécie de peça acusatória, mas de iniciativa privativa da vítima.
Hoje, essas duas peças jurídicas, tanto a Denúncia do Ministério Público quanto a queixa-crime, foram recebidas e, portanto, Jair Bolsonaro passa a ser réu (condição de acusado) perante o Supremo Tribunal Federal.
Sobre a prisão: Os parlamentares gozam de certa imunidade em relação à prisão em flagrante. Esta só é possível em caso de flagrante delito por crime inafiançável. Não é o caso de Bolsonaro. O crime já ocorreu e não haverá qualquer espécie de prisão para ele por ora (pelo menos é o que parece com elementos noticiados).
Olha, prever um possível processo no Conselho de Ética que culmine na cassação do mandato durante o curso do processo penal é difícil, mas não é impossível que se instale uma apuração por ‘quebra de decoro parlamentar’. Aqui esclareço que as hipóteses de violação do decoro são de análise da Câmara dos Deputados e isso fica muito volátil e ao sabor deles. O judiciário para preservar a separação de poderes não pode intervir nessas decisões do poder legislativo de natureza interna corporis e dizer se esse processo em curso afeta a ‘dignidade do mandato’ do Bolsonaro."

Samantha Pistor: "O STF aceitar a denúncia seria apenas o comecinho do comecinho do processo. Isso significa, por assim dizer, que os Ministros reconhecem que há indícios que apontem a possibilidade do cometimento de um crime e que, por isso, o processo deve seguir. Nem de longe isso é um reconhecimento que a conduta do Bolsonaro é errada, criminosa e que significa que ele será condenado. Significa apenas que o STF vai seguir analisando o caso e entrar no mérito da questão, reconhecendo que tecnicamente, a denúncia tem fundamento. 
Provavelmente, se os ritos forem seguidos à risca no Foro Privilegiado, Bolsonaro será citado para apresentar sua defesa, onde ele poderá argumentar, apresentar sua versão dos fatos e demonstrar que não agiu contra o decoro. Daí até uma eventual condenação, é um longo caminho. Acho melhor todo mundo respirar fundo e guardar os foguetes. O recebimento da denúncia não influencia no julgamento da ação. São coisas distintas e nada impede que os mesmos ministros digam que à luz da prova, não houve cometimento de crime. 
Bolsonaro pode alegar que falou no calor do momento, se retratar, talvez fazer um acordo, transação penal (se a situação dele ficar muito feia e se for cabível nestes casos; eu realmente não sei), milhares de opções. Mesmo que ele seja condenado, ele pegaria no máximo um ano de detenção, ou seja, dificilmente cumpriria pena na cadeia. 
Não vamos esquecer que temos a prescrição da pretensão punitiva, ou seja, quando o Estado perde o direito de exigir que o réu cumpra a pena por demora processual. Sendo a pena máxima do Bolso um ano, esse processo vai prescrever muito rápido (em três anos). 
Também acredito que todos já se deram conta que o STF tem agido politicamente, não procurando a justiça necessariamente. Então é muito possível que isso também seja um jogo político e o resultado final seja político. 
Sou cínica demais, nada vejo a comemorar."
Como eu disse, acho que a decisão do STF é para ser comemorada. Só não dá pra esperar muito (ainda menos de um Supremo que não mexeu um dedo para impedir o golpe). 
A deputada Erika Kokay (PT-DF) disse ontem que a decisão "é histórica para o combate à cultura do estupro no Brasil". Maria do Rosário também celebrou, lógico: "é uma vitória contra a impunidade que compartilho com todas as mulheres, sobretudo às vítimas da violência". 
Já Bolso ficou pianinho. Ele decidiu pedir "humildemente" ao STF para que não o condene. E afirmou que, sem a imunidade parlamentar, não tem a possibilidade de falar o que quer que seja e, assim, representar os votos de seus eleitores (isso é verdade. Bolso tem os eleitores que tem justamente por ser uma fonte inesgotável de preconceitos e barbaridades). 
Vale registrar que ontem o STF não apenas acatou denúncia contra Bolsonaro, mas também rejeitou denúncia de Aécio Neves contra a deputada (e agora candidata pelo PCdoB à prefeita do Rio) Jandira Feghali. Em 2013, quando foi encontrado um avião cheio de cocaína em Minas -- avião que pertence a amigo de Aécio --, Jandira escreveu um tuíte: "Aécio, o Brasil precisa saber de um helicóptero repleto de drogas. #PSDBteuPASSADOteCONDENA #MidiaBlindaPSDB". Sério, reaças estão comparando este tuíte a falar de estupro repetidamente na cara de uma mulher.
E é sem ficar corados que reaças juram que Bolsonaro é um grande defensor das mulheres, pois é autor de um projeto que prevê castração química para estupradores. A maioria das feministas é (somos) contra o projeto porque ele não funciona. Trata-se apenas de um projeto eleitoreiro feito sob encomenda para tentar blindar Bolsonaro de todas as acusações de misoginia demonstradas por ele e seus seguidores. O texto que está tramitando na Câmara sequer especifica como ou com quais drogas o procedimento ocorreria.
Desde que decidiu se lançar candidato a presidente, Bolsonaro vem trabalhando com controle de danos. É difícil para ele (assim como é para Donald Trump) deixar de fazer os discursos que o fizeram famoso. Quem vota nele não vota por acreditar que ele seria bom pra economia (seria?), ou por achar que ele é honesto (é?) ou competente (sete mandatos na Câmara para apresentar um projeto malfeito!). Vota por causa do seu discurso de "bandido bom é bandido morto", "direitos humanos para humanos direitos", "ter filho gay é falta de porrada", "eu não entraria em um avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista". 
Acontece que, com esse discurso de ódio, é impossível se eleger pra um cargo executivo. Mesmo que o fascistóide tenha 8% ou 15% ou 20% das intenções de voto para presidente, o índice de rejeição é o dobro. Se um cara desses chegasse ao segundo turno, ele nunca alcançaria 50% dos votos. Até parte da direita vê Bolso como uma caricatura. Para tentar se eleger presidente (nunca conseguirá, anotem o que eu digo), ele teria que se fazer de bom moço. Por isso ele tenta negar parte do que disse, posa ao lado de mulheres, gays e negros, e repete refrões absolutamente mentirosos como "Bolsonaro faz mais pelas mulheres do que todas as feministas na história do mundo". 
Ontem a hashtag #BolsonaroRéu ficou entre os primeiros lugares do Twitter, mas os eleitores de Bolso reagiram com #SomosTodosBolsonaro. Pouco depois as pessoas que são contra o fascismo conseguiram colocar a tag #SomosTodosCONTRABolsonaro em primeiro lugar. Está lá faz horas, pra felicidade de todxs nós que lutamos contra a intolerância e a violência.

67 comentários:

Anônimo disse...

Luta contra a intolerância mas quando um bando de alunos arruaceiros nas universidades federais agridem e cospem em outro aluno ou professor que tem ideologia politica diferente não abre a boca e transformam o campus em ponto de trafico e bebeira não abre a boca.

Luta contra a violência mas e contra que um marmanjo de 17 anos que estupre e mate alguém seja preso e responda pelos seus atos.

Anônimo disse...

Ela chamar ele de estuprar não tem problema né. Essa decisão ridicula só representa o medo da esquerda de que ele seja eleito em 2018. não tem nada a ver com as mulheres suas bobinhas.

Anônimo disse...

Bolsonaro é destestável, ninguem com um minimo de cérebro duvida disso, e ele deveria ser réu não apenas por apologia ao estupro, mas tb por apologia ao racismo, homofobia, tortura e outras coisas.

Porém,juridicamente Jandira deveria tb se tornar ré por, no mínimo, injúria, já que acusou publicamente e sem provas alguem de ter relação com um veículo lotado de drogas. Pode ser verdade o que ela disse? Sim, pode e acredito que seja, mas não é lícito sair por aí enfiando o dedo na cara dos outros e dizendo o que vc quiser (e pra injúria não se exige que a acusação seja falsa. Pode até ser verdade, mas se vc usar isso pra ofender deliberadamente alguem continua sendo crime)

Anônimo disse...

Lola você não engana ninguém, todo mundo sabe que a esquerda está morrendo de medo do Mito ser eleito presidente e por isso veio com esse processo - e ainda falam que querem minar a candidatura do Lula, ao contrário do molusco que tem sérias acusações contra o Capitão Jair é acusado de falar que NÃO ESTUPRARIA uma mulher. Sério mesmo? Só no Brasil

Anônimo disse...

Por aqui desmantelaram a farsa dos fascistas que invadiram a UnB. Uma das figuras envolvidas é a Kelly "Bolsonaro".

Big Lui disse...

Meses atrás vi um vídeo no YouTube dizendo que a esquerda vai eleger Bolsonaro à presidência em 2018 por tanto falar dele. E na boa, acho que vai mesmo. Tenho meu possível candidato que não é Bolsonaro, e mesmo que ele não vá para o segundo turno, não vou votar em Bolsonaro (caso vá) e nem no seu adversário. Entretanto vou achar graça se Bolsonaro ganhar, porque foi graças essas propagandas negativas que PT, PCdoB, PSOL entre outros que fizeram ele crescer. O povo esquece que propaganda negativa não deixa de ser propaganda.

Anônimo disse...

Vamos por partes.

Todos sabemos que bolsonaro tem opiniões extremamente duvidosas. De fato, ele deveria ter se retratado de falar algo tão grosseiro, indecoroso, e, na opinião do stf, criminoso.

Não se retratou.

Agora defender jandira como se ela não tivesse errado nessa história ridícula é patético. Ela errou também.

Nem vou entrar no mérito fantasioso dela de defender criminosos só porque eles ainda não completaram 18 anos (como no caso do champinha, que ela defendeu mesmo), e achar que esses jovens são produtos do meio em que vivem e da falta de oportunidades, façam-me o favor. Mas, felizmente vivemos em um país livre e ela tem direito de defender esse ponto de vista.

Alícia

titia disse...

Bem feito, lugar de bandido é em cana. E como eu já disse antes, esse resto de bosta mal cagada não vai ser eleito; só quer os palhacinhos amestrados aplaudindo pra chamar atenção enquanto junta dinheiro desviado. Assim que ele tiver enchido o rabo de grana vai dar o fora mandando um dedo do meio pra todos os idiotas. E agora, com licença:

HUAHUAHUAHUHAUA!! Olha aí a macheza do Bolsonaro, kkkkkk, o grande ídolo dos mascus! Na hora que o STF apertou ele baixou a crista e ficou bonzinho, bonzinho, cagão à décima potência, com o cu na mão, pedindo "humildemente" pra não ser cassado, kkkkk! Imagino o orgulho que os mascus devem estar sentindo agora do seu ídolo cagão! Huhauhauha! Mas é bem a cara dos """"eleitores"""" dele, na hora de ameaçar os mais frágeis se empina feito fiofó de pavão, na hora que se bate de frente com quem grita mais alto, murcha o papo e enfia o rabo entre as pernas.

Anônimo disse...

Então, 17:09. Bolsonaro é investigado também por:

- Receber propina de Alberto Yousseff (ele foi mencionado na delação premiada);
- Ser citado na lista de propinas de Furnas
- Colocar o irmão como funcionário-fantasma

Sem falar dos crimes de ódio, que é do que a Lola está falando aqui.

Anônimo disse...

(Viviane)
Sobre o caso da Jandira, eu concordo que abriu precedente para absolver o Bolso. Ele certamente vai alegar imunidade parlamentar e os "excelentes" (#sqn) ministros do STF vão acatar.
Porém, é muita desonestidade intelectual dizer que ela cometeu crime contra honra por apenas ter repetido um questionamento que percorreu toda a internet, inclusive foi tema de reportagem no DCM ("Helicoca"). Aécio processou os jornalistas também?
E é desonestidade maior ainda, dona Alicia, dizer que não "vai entrar no mérito da questão" e criticar as posições políticas da deputada, as quais não têm nada a ver com o caso ora em pauta.
Francamente, ainda ontem estavam dizendo aqui que feminismo não pode ser separado de luta de classes... aí temos de lidar com esse espécime bizarro chamado "feminista de direita", tão coerente quanto "negro neonazista"...

Anônimo disse...

Caso de agressões verbais mútuas iniciado pela outra parte, ele nunca vai ser condenado por isto.

Anônimo disse...

16:37 disse:
"Ela chamar ele de estuprador não tem problema né. Essa decisão ridicula só representa o medo da esquerda de que ele seja eleito em 2018. Não tem nada a ver com as mulheres, suas bobinhas."

EXATAMENTE! Perfeito e apoiado 100%

17:02 disse:
"Lola você não engana ninguém, todo mundo sabe que a esquerda está morrendo de medo do Mito ser eleito presidente e por isso veio com esse processo - e ainda falam que querem minar a candidatura do Lula, ao contrário do molusco que tem sérias acusações contra o Capitão Jair é acusado de falar que NÃO ESTUPRARIA uma mulher. Sério mesmo? Só no Brasil"

Novamente Perfeito e apoiado 100%

18:09 disse:
"Nem vou entrar no mérito fantasioso dela de defender criminosos só porque eles ainda não completaram 18 anos (como no caso do champinha, que ela defendeu mesmo), e achar que esses jovens são produtos do meio em que vivem e da falta de oportunidades, façam-me o favor. Mas, felizmente vivemos em um país livre e ela tem direito de defender esse ponto de vista."

Pela 3ª vez, Perfeito e apoiado 100%!

Não é uma tentativa de GOLPE (isso SIM é G-O-L-P-E da extrema-esquerda) contra um presidenciável por uma "acusação" tão ínfima (e inexistente) que vai fazê-lo voltar atrás na decisão de ser o próximo presidente do Brasil. Ele e nós somos maiores que isso.

Corroborando a esquerda (Willys??), cuspimos na cara dessa "acusação" fantasiosa.

Anônimo disse...

Joseph K

O problema não é Bolsonaro se eleger presidente. Além do que a Lola colocou, ele é muito fraco politicamente. Ele parece ganhar disputas nas redes sociais por conta do tipo de mobilização coordenada. Na hora de uma disputa franca à presidência ele vai sofrer horrores nos debates. O Vladimir Safatle diz que o problema mesmo é o que ele representa. E que vamos sofrer quando surgir um candidato melhor à direita (mais capaz, menos caricato e mais persuasivo).

S. disse...

Mito?? kkkkkkkkkkkkk Esse cara é no mínimo nojento, depois que vi as asneiras que ele disse na cara da Ellen page, o nojo aumentou. Gostei dele se ferrar, mas isso deveria servir para os dois lados, por que não veem nada de errado nas merdas que a Maria do Rosário disse? Difamar também é crime.

Sabrina disse...

Verdade incoveniente: a direita radical é fruto da esquerda radical (a reciproca também é verdadeira).
Se Bolsonaros e Trumps estão tendo força foi porque puseram moral nas maluquices que eles falam e defendem. E também porque ultimamente a esquerda anda tão poluída por retardados que os indecisos acabam indo pro outro lado. Quem você gostaria que represente: "manifestantes" que cagam em fotos, cospem nos outros e mostram a bunda ou batedores de panela?
E olha que eu nem sou bolsonete, só pra esclarecer.

Anônimo disse...

Se estuprador é vítima da sociedade opressora, por que nem todo pobre é estuprador? E por que existe estuprador classe média?

Cinthia disse...

A direita é tão horrível que o Macri (presidente da Argentina, de direita) aumentou o salário mínimo!!!

Anônimo disse...

Obviamente Bolsonaro estava sendo irônico depois de ser chamado de estuprador por Maria do Rosário. Qualquer pessoa com bom senso consegue ver isso.

Anônimo disse...

"Agora defender jandira como se ela não tivesse errado nessa história ridícula é patético. Ela errou também."

Acho que você quis dizer "Maria do Rosário".

Anônimo disse...

A OAB pediu a cassação de Bolsonaro por ter citado o General Brilhante Ustra e não disse nada sobre aquele maluco do PSOL que citou o terrorista Marighella. Maria do Rosário defende estuprador e Bolsonaro vira réu. Japonês da Federal vai pra prisão antes do Lula, daqui a pouco é a vez de Moro. Esse país está virado aos avessos mesmo.

Anônimo disse...

É incrivel o tanto que esses reaças fazem questão de não querer entender.
E não, eu não tenho medo dele ser eleito em 2018. A esquerda não faz essas acusações por medo, faz pq ele é um sem noção, tem merda da cabeça. O fdp falar que mulher tem que ganhar menos pq engravida é foda, so por isso já deveria ter sido cassado

Anônimo disse...

Ela nunca foi contra ele ser preso, mas querendo ou não menores de idade são mandados a outra instituição. Ela defende isso até onde sei. E não que eles andem livres na rua. Sem estupidez, por favor.

Anônimo disse...

A esquerda não tem medo dele ser eleito.
Hahahaha
Ele jamais será. Só tem chabce na cabeça dos minions tão preconceituosos quanto ele.
Se nem os de direita são todos a favor desse m*rda, a esquerda pode ficar beeeem tranquila

Anônimo disse...

Ele sera eleito no dia em que elefantes rosas aprenderem a voar.
Hahahhaha
Nem a direita é toda a favor desse m*rda. Então a esquerda pode ficar tranquila.

Anônimo disse...

Se assim for, só ira provar o quanto as pessoas são pobres de mente.
Os ignorantes certamente irão por essa linha pois ou não sabem das coisas ou pensam como crianças.

Anônimo disse...

Pra muitos é por aí mesmo. Defendem menores por essas questões que você citou, eu pessoalmente não concordo com esse pensamento. Mas ela teve a opinião dela, diferente dele que ezpressou ofensas.
As pessoas tem que aprender que direito a opinião não é o mesmo que direito a ofensa. Aí esta a grande diferença. Opinião pode incomodar, como achar que menor não merece a mesma punição que um adulto, mas ofença, como dizer que alguém merece ou não ser estuprada, atinge diretamente alguém, como nesse caso que atingiu a deputada e as mulheres, por causa da apologia ao estupro.
Precisamos sempre nos lembrar da diferença.

JuL disse...

A frase do deputado "Ela não merece ser estrupada..." me causa uma dor terrível. A utilização do verbo MERECER, insinuando que possa existir algum tipo de mérito em sofrer um dos atos mais agressivo, repugnante e ofensivo infligido a nós mulheres é perturbador.

A ação do STF sobre o deputado e o assunto principal do post trata da atrocidade da oração acima, não está sendo tratado aqui sua provável candidatura a eleição de 2018 ou possíveis erros cometidos pela deputada Feghali. O réu em uma ação do STF é o deputado, está bem claro o ato e o autor em julgamento.
Ainda assim eu leio aqui ao menos dois comentários utilizando como argumentos (favorável ou contra? sobre qual causa?) a culpabilização da deputada, sendo que a parlamentar nem é a vítima única da ação.
Será preciso um grande esforço na tentativa de culpabilizar todas as vítimas, já que a atitude do deputado foi uma agressão sobre todas nós mulheres (até aquelas que são suas eleitoras).

Alícia você esta utilizando de eufemismo ao classificar a fala do deputado como "algo tão grosseiro, indecoroso, (...)". Te peço um pouco mais de empatia ao expressar-se sobre um tema que bem deveria saber você, sendo uma mulher, ser tão doloroso e sofrido para nós.
Repito: implicar que um estupro seja uma ação de mérito que determinadas mulheres merecem (por qualquer critério absurdo que se utilize) e outras não em receber (vejam só o absurdo de toda frase anterior!!), não é só uma fala grosseira ou indecorosa. Se você não enxerga o grande erro, o tamanho sofrimento que nos causa, na utilização associada dos verbos MERECER e ESTUPRAR, de uma mulher para outra eu te peço um pouco mais de empatia, por favor.


JuL

JuL disse...

*MARIA DO ROSÁRIO

Onde se lê Jandira ou Feghali, troquem por Maria do Rosário. Fiquei tão abismada com a tentativa da Alícia em minimizar a fala do deputado mudando o foco para a deputada que cometi o mesmo erro que em seu comentário, trocando o nome das parlamentares.

JuL

Feminazi Satânica disse...

Bolsonaro é uma anta estúpida, nem dentro das Forcas Armadas ele é respeitado. Planejou, na década de 80, um atentado terrorista e entregou o plano de bandeija pra reporter da Veja (olha o nível da burrice). Pior: plano de atentado contra um ministro militar. Nem a hierarquia esse merda respeita. Já plagiou projeto de lei quando era deputado estadual ou vereador no Rio. Assumiu que quando menino, transava com animais (galinhas) pq no "interior isso é normal". Sério, quem gosta dele tendo conhecimento sobre esses fatos, é mais sociopata que o próprio. Vcs são todos umas caricaturas.

(Se duvidam, é só procurar no google. Sobre a zoofilia ele disse isso na tv!)

Feminazi Satânica disse...

Zoófilo. Beijos

https://youtu.be/aSJsXlkVtq8

Anónimo disse...

Vc eh uma satânica!!!!

Anônimo disse...

Não tem nada pior do que ver mulheres dizendo que ele é mito. Ontem eu vi uma usando uma camisa com o rosto dele.

Cão do Mato disse...

Mas ela chamou ele de estuprador, não chamou? Isso é tão ou mais grave do que dizer que ela não merece ser estuprada. Ela o acusou de um crime grave, sem provas...

lola aronovich disse...

Não, Troll do Mato, Maria do Rosário não chamou Bolsonaro de estuprador. Veja o diálogo que está no post, veja o vídeo de 2003. Ela nunca diz "Vc é um estuprador!". Ele a ataca primeiro, diz "Tá me chamando de estuprador agora?", e ela responde, na dela, "É, vc é". E aí ele diz "Não vou te estuprar porque vc não merece".
Isso foi em 2003. Aí, em 2014, ele ressuscitou tudo. No Plenário, ele disse, "Vc me chamou de estuprador outro dia. Não vou te estuprar pq vc não merece". OUTRO DIA?! Onze anos antes? E ela não o chamou de estuprador.
A ação agora gira em torno do que ele disse em 2014, não em torno do vídeo de 2003. Por que estou tendo que repetir tudo que está no post? É só ler o post, oras!

Mila disse...

É muito fanatismo por esse cara dizer que a esquerda está com medo dele se candidatar em 2018. Sejamos razoáveis. Bolsonaro tem sua parcela de votos sustentado principalmente pelo seu discurso reacionário. Ele é mais conhecido pelas atrocidades que diz pq pelo seu efetivo mandato como parlamentar.
Para Bolsonaro ter chances reais de votos, será necessário fazer muitas concessões e acordos. Será preciso agradar o empresariado que quer o livre mercado; o empresariado que quer benefício do governo para manter monopólios e carteis, a classe média liberal, os políticos fisiologistas, evangélicos e a população pobre (pobre também vota nesse país, não se esqueçam). Coisa meio complicada de se acontecer, visto que a própria direita treta entre si.
Mesmo a direita liberal não pode abrir mão de fazer concessões sociais, assim como um governo de esquerda não consegue governar se não agradar quem efetivamente tem dinheiro neste país. Para Bolsonaro ter chance reais, será preciso muito mais que fãs tresloucados que brotam em sites de esquerda para atacar qualquer um que não ache o deputado um deus.
Entretanto, só a existência de um Bolsonaro e de 1% que seja da população o idolatrando, não questionando nenhuma vez sua habilidade e competência como político é problemática.

Anônimo disse...

bolçonaro tem mais é q se fuder mesmo

Anônimo disse...

"Então, 17:09. Bolsonaro é investigado também por:

- Receber propina de Alberto Yousseff (ele foi mencionado na delação premiada);
- Ser citado na lista de propinas de Furnas
- Colocar o irmão como funcionário-fantasma

Sem falar dos crimes de ódio, que é do que a Lola está falando aqui."

Bolçonaro é um LIXO

Cadeia nesse patife antes de 2018

Anônimo disse...

"Bolsonaro é uma anta estúpida, nem dentro das Forcas Armadas ele é respeitado. Planejou, na década de 80, um atentado terrorista e entregou o plano de bandeija pra reporter da Veja (olha o nível da burrice). Pior: plano de atentado contra um ministro militar. Nem a hierarquia esse merda respeita. Já plagiou projeto de lei quando era deputado estadual ou vereador no Rio. Assumiu que quando menino, transava com animais (galinhas) pq no "interior isso é normal". Sério, quem gosta dele tendo conhecimento sobre esses fatos, é mais sociopata que o próprio. Vcs são todos umas caricaturas.

(Se duvidam, é só procurar no google. Sobre a zoofilia ele disse isso na tv!)"

Bolçomerda na cadeia, antes de 2018

Anônimo disse...

Lola, não que eu esteja aqui defendendo o Bolsonazi (deus me livre!), mas se no diálogo ele diz :Tá me chamando de estuprador agora?", e ela responde, mesmo que na dela, "É, vc é", ela o chamou de estuprador sim, e não mudaria muito o aspecto legal da coisa.

Anônimo disse...

Alguém aí em cima disse que a Jandira não deveria ser punida só por repetir um questionamento q já estava sendo feito na internet. Bom, se esse questionamento afeta diretamente a honra de alguem, como no caso, isso não é uma excludente, e ela deveria ser punida sim. Dizer que alguem está relacionado ao "helicoca" não faz parte do trabalho parlamentar, não é uma discussão politica stricto sensu , logo, não deveria ser protegido pela imunidade parlamentar. O crime do Bolsonaro é mais grave, mas isso não torna a fala da Jandira menos criminosa.

JuL disse...

Lógica de um troll em ação:

resulta em
PREMISSA FALSA ----------------------->>> PROPOSIÇÃO (AFIRMAÇÃO) ERRADA
"Mas ela chamou ele "(...)Ela o acusou de um
de estuprador
, não chamou?(...)" crime grave
, sem provas..."

Ainda que se interprete que Maria do Rosário tenha ofendido o deputado chamando-o de estuprador: apologia ao estupro (do que é acusado o deputado) é um crime de maiores e mais graves consequências do que difamação/injúria (do que tentam imputar a deputada).
Sou praticamente leiga no conhecimento de leis (estudo exatas), mas em meu entendimento o crime de apologia ao estupro (e a qualquer outro crime) é muito pior - pois este ataca, agride e afeta a sociedade por inteiro - do que o crime de difamação/injúria (que atinge uma pessoa única).

O que a Mila disse merece e vai receber mais destaque ;)
"(...) Entretanto, só a existência de um Bolsonaro e de 1% que seja da população o idolatrando, não questionando nenhuma vez sua habilidade e competência como político é problemática."

JuL


Cão do Mato disse...

A fala da Maria do Rosário dizendo que o Bolsonaro é um estuprador ("É, você é", não deixa dúvidas quanto a isso), pode até não estar constando do processo de 2014... Mas que ela chamou ele de estuprador, chamou. Pode não ter dito de maneira contundente, usando todas as palavras, mas disse sim!

Anônimo disse...

12:33 preta atenção guria, não sabe falar português não?

bolçonojo pergunta:
"Tá me chamando de estuprador agora?"

Maria do Rosário responde:
"É, vc é"

Mas "é o quê"??? Cadê a coesão textual??? O bolçovômito pergunta uma coisa ("vc está me chamando disso...?") e a Maria responde outra ("sim, vc é..."); É O QUÊ? O q a resposta da Maria tem a haver com a pergunta do bolçomerda? A Rosário não chamou o bolçonojo de estuprador, mas se ele tivesse perguntado: "Eu sou um estuprador?", aí sim a resposta dela: "É, vc é" caberia nessa acusação, mas não foi assim, o bolçovômito nem usou o verbo "ser" na pergunta pra resposta da Maria ter alguma coerência. Essa é pra vcs q não conseguem interpretar o mínimo de língua portuguesa

E mais, o bolsomerda foi ressuscitar isso 11 anos depois, mas a acusando como se ela tivesse dito isso "um outro dia", bolçovômito é muito desonesto e deveria responder por calúnia tb

Anônimo disse...

"Quem você gostaria que represente: "manifestantes" que cagam em fotos, cospem nos outros e mostram a bunda ou batedores de panela?"
EXATO! Detesto o Bolsonaro, o discurso dele e tenho pra mim que ainda vão desenterrar muita corrupção de um político que não faz merda nenhuma em sei lá quantos mandatos; voto na esquerda porque sempre achei os ideais e planos políticos mais atraentes. Mas a esquerda tem uma característica irritante de "não-me-toque" em que você não pode criticar nada, que você está "tentando silenciar" ou é "marionete do capitalismo". Quando defendo que manifestação com gente cagando em foto, cuspindo, mostrando bunda, ficando pelado, fazendo chifrinho em político de direita, photoshop de político com pau pequeno, feminista da canequinha de male tears e da morte auzômi, na verdade tão fazendo um desserviço à causa, sempre, SEMPRE aparece um número considerável pra defender que "são manifestações legítimas", "não fazem mal a ninguém" e "você está tentando silenciar a voz dos manifestantes". Legítimas podem ser, mas sinceramente são burras. O indeciso vai achar o quê mais verossímil? Manifestação da panelinha ou bunda de fora? Qual a simbologia de bater panelinha e qual a simbologia de desenhar chifre/cagar em foto? Pessoal que "não vê nada demais" nesse tipo de manifestação contribui pra imagem de esquerda extremista e sem argumentos que a direita tenta vender.
Em tempo, sim, existe uma penca de manifestações da esquerda sem apelação e existe uma penca de manifestação da direita escrotas. Sim, a mídia gosta de fingir que a esquerda só se manifesta com gente pelada e que a direita só se manifesta com panelinha bonitinha. O problema é quando tem quem critique os exageros da direita e ache "nada demais" os exageros da esquerda. Porque se fazer meme engraçadíssimo de male tears e ofender político com foto de pau pequeno é "ok, sem problemas", a direita tá a anos luz de experiência de usar humor como opressão/ideologia disfarçada.

Anônimo disse...

Nossa gente, desculpa pelas duas coisas então: eu escrever o nome errado da parlamentar e por dar a entender que quis minimizar a fala do bolsonaro como algo menos ultrajante.

Desculpem, não foi essa a intenção. Felizmente, nunca passei por uma situação de abuso, mas me coloco sim no lugar de todas as mulheres que tiveram a infelicidade de passar por isso, e posso imaginar a dor de ver algo tão doloroso banalizado assim.

Bolsonaro errou. Independente de ser crime ou não (o stf entendeu que sim e isso é beeeem relevante, mas muitos juristas tem suas dúvidas e eu me incluo), o que ele falou é vergonhoso, errado, nunca deveria ser dito. Reprovo totalmente, veementemente, incondicionalmente. Acho uma infelicidade ele ser um dos representantes no congresso e nunca, jamais, votaria nele.

Quando falo da atitude da maria do rosário não estou relativizando a responsabilidade do bolso. Não mesmo! Estou ponderando apenas, mas não há nenhuma justificativa para o que ele disse. E nem para o que ela o acusou de ser (estuprador).

Me fiz clara agora?

Espero realmente que ele tome mais cuidado de agora em diante com o que diz, fica de lição.

INDEPENDENTE de tudo isso, por mais que maria esteja menos errada do que ele nessa história toda (ngm tá certo), nunca vou concordar com esse posicionamento de proteção a bandidos, bandidos menores, estupradores menores. Quero que eles se fodam na cadeia e apodreçam por lá. Nisso, concordo mais com o bolso.

alícia

Anônimo disse...

Lola, com todo respeito a sua capacidade interpretativa, o efeito prático de

"você é um estuprador" é EXATAMENTE O MESMO de ""tá me chamando de estuprador?" "sim, você é"".
Por favor, não vamos entrar nisso.

Ela o chamou de estuprador, ponto.

Ambos são dois idiotas. FIM.

Alícia

Anônimo disse...

"bolçonojo pergunta:
"Tá me chamando de estuprador agora?"

Maria do Rosário responde:
"É, vc é"

Mas "é o quê"??? Cadê a coesão textual??? O bolçovômito pergunta uma coisa ("vc está me chamando disso...?") e a Maria responde outra ("sim, vc é..."); É O QUÊ? O q a resposta da Maria tem a haver com a pergunta do bolçomerda? A Rosário não chamou o bolçonojo de estuprador, mas se ele tivesse perguntado: "Eu sou um estuprador?", aí sim a resposta dela: "É, vc é" caberia nessa acusação, mas não foi assim, o bolçovômito nem usou o verbo "ser" na pergunta pra resposta da Maria ter alguma coerência. Essa é pra vcs q não conseguem interpretar o mínimo de língua portuguesa

E mais, o bolsomerda foi ressuscitar isso 11 anos depois, mas a acusando como se ela tivesse dito isso "um outro dia", bolçovômito é muito desonesto e deveria responder por calúnia tb"

Reitero e corroboro, pisou nos analfabetos funcionais, fãs do bolçoVÔMITO

Anônimo disse...

Eu e todos nós, queremos mais é q o bolçonaro SE F%DAAAAAA

Anônimo disse...

O Bolsonaro só virou o que virou por conta de um pensamento muito comum em nossa sociedade:

"O inimigo do meu inimigo é meu amigo".

Então digamos que ele ataque feministas. Muita gente odeia o feminismo, logo, vão correr pra abraçar o "Mito".

E quanto mais as feministas (coloquei só como exemplo mas pode colocar qualquer coisa aqui) gritarem contra o deputado, mais ele vai crescer.

Isso de "Bolsonaro Presidente" não começou por iniciativa do próprio, porque ele SABE que o cargo em si é uma roubada e ele, que tem muita milhagem na política sem ter feito bosta nenhuma, não vai querer perder a bocada. Começou por gente que é contra quem ataca o cidadão: feministas, movimento negro, movimento LGBT, movimentos sociais em geral. Foi um fenômeno nascido em redes sociais que acabou crescendo sozinho, apoiado no haterismo.

Só que nessa brincadeira aí a família toda do cara tá eleita e mamando nos nossos cofres SEM. FAZER. BOSTA. NENHUMA., porque caso vocês não saibam, nenhum político do legislativo é obrigado a ter qualquer produtividade. Não tem "cota" de aprovação de projetos ou mesmo apresentação deles. É só ficar lá, não faltar muito, não cometer crimes graves e se reeleger dali uns anos.

O Bolsonaro é o que é simplesmente porque as pessoas que o odeiam não conseguem parar de dar atenção a ele e divulgar seus "feitos" incessantemente.

Isso também serve aos machistas daquele fórum que o feminismo deixou bastante famoso. Antes, um bando de bostas. Hoje, um movimento organizado. "O inimigo do meu inimigo..."

Parabéns a todos os envolvidos.

Anônimo disse...

Tem cada tosquera no feminismo, fazer vista grossa para as merdas que as mulheres dizem ou fazem é uma delas.
Tá mais do que óbvio que ela chamou o cara de estuprador, o que mais da pra concluir do que ela falou? Por favor, né!

Vamos trocar para o nosso lado - Tá me chamando de vadia? Sim, você é. A mulher foi chamada de vadia, sim ou sim?


Se há processo, os dois deveriam se lascar.

JuL disse...

*Ficou uma bagunça o início do meu último comentário, foi mal gente.

Hehehe, vou tentar esquematizar de novo! =]

Lógica de um troll em ação:

PREMISSA FALSA:"Mas ela chamou ele de estuprador, não chamou? (...)"
((((((((((((((( resulta em )))))))))))))))))))
PROPOSIÇÃO (AFIRMAÇÃO) ERRADA: "(...) Ela o acusou de crime grave, sem provas..."

Este é um belo exemplo de comentário/atitude troll: desvia o assunto principal do post, descontextualiza toda a fala da deputada, não faz um único comentário sobre a ação que corre contra o deputado no STF o que, por mero detalhe, vem a ser o assunto principal do post.

Vejam só: O réu e ação está bem evidente, tudo está claro como a luz do dia. E ainda assim aqui estamos nós (juízes da internet) julgando Maria do Rosário (que não é a ré) por um suposto crime a qual ela não responde.

A quem sentiu-se pessoalmente ofendido com a fala da parlamentar pode sempre abrir um processo contra ela, redigir um post em um blog no caso da denúncia ser aceita pelo STF e assim, então, penso que poderemos nos dedicar no mérito da questão expressando com mais vigor nossos argumentos de absolvição ou condenação a deputada. ;)

Por hora gostaria de ler mais comentários sobre os crimes aos quais o réu em questão responde.

JuL

Anônimo disse...

Tá bom, anom das 15:02. Ela o chamou de estuprador. Mas isso foi há 11 ANOS ATRÁS. E esse crime prescreve em 4 anos.

O que o pessoal está dizendo é que o Bolsonaro fez a declaração não um, mas várias vezes. E em 2014 ele retomou a briga que teve com Maria do Rosário naquela ocasião, repetindo a fala, que pode ser interpretada como apologia ao estupro, já que é possível inferir que, na opinião do deputado, há mulheres que - segundo ele - merecem ser estupradas.

Mais uma vez: não é sobre o deputado ofender uma mulher em particular. É sobre ele fazer apologia ao crime de estupro.

Anônimo disse...

14:50 nisso vou ter de concordar. Toda vez que Bolsonaro ou Feliciano estão sumidos o que eles fazem? Dão alguma declaração polêmica contra gays, contra mulheres ou o que quer se seja. Ganha admiradores pq ele se torna uma voz que representa os haters do lgbt, do mov negro, das feministas e da esquerda. Ele embarcou na onda dos antis - e têm feito sucesso sem fazer p nenhuma - e é tratado como um deus sem fazer absolutamente nada.
Esperto que só, já está usando a condenação do STF para se livrar da bomba de ser presidenciável. Provavelmente ele nem quer isso, mas responde aos apelos dos bolsonetes #bolsonaro2018. Essa é a desculpa perfeita para arregar de uma eleição que ele não tem a mínima chance e ainda posar de vítima da esquerda malvadona. Deve tentar é se eleger mesmo deputado federal e levar a família junto, está há 25 anos mamando nas tetas do Estado para não produzir nada.

Anônimo disse...

14:05 já disse tudo, não preciso dizer mais nada

Anônimo disse...

bolçonaro é um lixo

Sabrina disse...

"Em tempo, sim, existe uma penca de manifestações da esquerda sem apelação e existe uma penca de manifestação da direita escrotas. Sim, a mídia gosta de fingir que a esquerda só se manifesta com gente pelada e que a direita só se manifesta com panelinha bonitinha. "

Concordo plenamente! A mídia não ajuda em nada e fica batendo palma pra maluco dançar. Audiência é o que importa.

Anônimo disse...

(Viviane)
Então tá, anon 12h39, apresente seu argumento ao STF, que acaba de absolver a deputada dessa acusação. A se pensar assim, os deputados que chamaram Eduardo Cunha de ladrão no plenário da Câmara, com transmissão ao vivo pela TV, deveriam também ser punidos. Como havia dito, a sentença da Jandira abre precedente em favor do Bolso... mas imunidade parlamentar tem uma razão de ser: o parlamentar não representa somente a si, mas também a seus eleitores.

Anônimo disse...

A ascensão do Bolsonaro pode ser creditada à incompetência da esquerda. Conheço várias pessoas que, se submetidas a questionários sérios de orientação política, seriam categorizadas como indivíduos de centro ou até mesmo como liberais de esquerda. No entanto, diante da patética atuação desse setor no Brasil, que oscila entre a idealização infantil dos regimes socialistas e o foco em pautas políticas de DCEs, tais indivíduos passaram a rejeitar representantes da esquerda, abrindo espaços para figuras "autênticas" como Bolsonaro.

Anônimo disse...

bolçonaro tem mais é q se lascar mesmo

Anônimo disse...

a) Na minha opinião os seguidores de Bolsonaro são mais perigosos que o próprio lider. Eles são agressivos racistas e machistas e homofobicos.

Maria disse...

Antes termos um presidente que fala umas besteiras de vez em quando mas que seja a favor do estado mínimo e da liberdade individual que uma presidente com discursos non sense, cúmplice da corrupção (se não corrupta também) e a favor de aumentar ainda mais o poder do estado, deixando os cidadãos sem liberdade, segurança e ainda PAGANDO para esses políticos cretinos.

Observações:
1. Ser citado na lava jato é diferente de ser investigado e condenado. Paulo Maluff, também foi citado e não fez parte do esquema (até agora).

2. Qualquer pessoa com 2 neurônios conclui que Bolsonaro não fez apologia ao crime e que Maria do Rosário o chamou de estuprador.

Maria disse...

Fui pesquisar sobre a relação do Bolsonaro na lava jato.
Parece que o ex-senador Renato Machado (PT-SP) ligou para o Bolsonorado oferecendo propina, a conversa foi:


RENATO MACHADO: Boa noite Capitão!

BOLSONARO: Quem tá falando?

RENATO MACHADO: Aqui é o Renato Machado…

BOLSONARO: Quem é você?

RENATO MACHADO: Sou ex-senador Renato Machado…

BOLSONARO: Senador? De onde? De que partido?

RENATO MACHADO: Renato Machado, ex-senador de São Paulo pelo PT…

BOLSONARO: Pra que um petista está me ligando a esta hora, po*** ?

RENATO MACHADO: Capitão, queria marcar pra gente conversar pessoalmente pra eu te apresentar uma proposta do barba…

BOLSONARO: Barba de c* é r*** !!! Eu trato com gente que tem nome. Quem trata com gente por apelido é bandido.

RENATO MACHADO: Calma Capitão…

BOLSONARO: Calma o cara*** !!! Você me liga uma hora desta pra ficar de papo furado? Vai se f*** !

RENATO MACHADO: Não é papo furado não. É que a gente está com uma urgência lá na votação da CPI da Petrobrás e estamos precisando da sua força…

BOLSONARO: Então se fud*****. Não tô com vocês. Nunca vou estar…

RENATO MACHADO: A gente conseguiu com a Odebrecht um presentinho pro Capitão…

BOLSONARO: Enfia o presentinho no seu c* !

RENATO MACHADO: Calma Capitão. Separamos R$ 750.000,00 pro senhor. Só pra começar a conversa. Posso pedir pro meu pessoal deixar no seu barco em pacotes discretos. Vão até pensar que são peixes…(risos)

BOLSONARO: Se vocês chegarem perto do meu barco eu abro fogo contra vocês. Suas desgraças. Entendeu? Eu abro fogo! Vocês vão rir no inferno suas desgraças!


Como podem ver, ele pode até falar asneiras, mas é honesto.

Anônimo disse...

O Bolsonaro não é honesto. É anti-pt.

Afinal, o nome dele ainda está lá na lista de Furnas, bonitinho, com a propina recebida em dia. Ou seja, propina vindo de tucano ele aceita de bom grado. De petista não.

E explique melhor aquele funcionário fantasma que o seu ídolo colocou.

E, na real, se isso é ser "honesto", eu gostaria que você definisse "honestidade".

Anônimo disse...

08:50

para de falar mentira, mascu de bosta

Anônimo disse...

Sobre a lista de Furnas

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Correios, deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirma em seu relatório final que dois institutos de perícia atestaram a falsidade da chamada Lista de Furnas. Divulgada na Internet e por meios de comunicação em outubro de 2005, a lista apontava desvio de recursos de Furnas Centrais Elétricas que teriam beneficiado 156 parlamentares e 12 partidos políticos, configurando uma suposta prática de “caixa dois” em campanhas eleitorais.

Sobre o irmão:
Renato Bolsonaro trabalhava no gabinete do deputado estadual André do Prado (PR).
Portanto, não trabalhava para Jair Bolsonaro.
Ainda, foi exonerado do cargo. Devia ser preço, pois é corrupto.

Agora, o fato do irmão ser corrupto não quer dizer que ele seja.

Se seu irmão foi assassino, você também é?

Conclusão: Bolsonaro parece ser honesto, não há provas contra sua honestidade.


Sportano disse...

Incrível como dão cartaz a um imbecil desses.

Anônimo disse...

bolçomerda, como o próprio nome já diz: É UM MERDA