domingo, 4 de março de 2012

PALESTRAS, AULAS, CURSO, LOLINHA PRECISANDO DE FÉRIAS

Queridas pessoas, vocês que moram no Rio estão cordialmente convidadas para irem a minha palestra e a do grupo de gênero amanhã, a partir das 18 horas (calculem umas duas horas, entre atrasos, discussões, perguntas etc), no IFCS da UFRJ. A minha palestra se chamará “Gênero e mídia: o problema dos estereótipos”, e eu tô preparando umas coisas bem legais, só que ainda falta muito, e eu não deveria estar escrevendo este post, e se eu não acabar a tempo vou ter que sapatear no palco. Palco?! Tava marcada pra uma sala, mas me falaram que a procura estava muito grande (falaram mesmo, o que me deixou preocupada e ansiosa), e pode ser que tenha sido transferida pra um auditório.
No dia seguinte, terça, das 9 às 13 horas, darei uma aula inaugural sobre gênero, educação e blogs para a especialização do Curso de Coordenação Pedagógica. Inicialmente fui convidada só pra essa aula, mas o pessoal começou a pedir uma palestra, e decidimos marcar a palestra também. Bom, a aula inaugural tem tudo pra ser muito interessante (o tema é ótimo). A professora Susana, da Faculdade de Filosofia, que é coordenadora do curso e foi quem me convidou, disse que a UFRJ não está divulgando muito essa aula, mas que o auditório é grande e quem quiser ir, pode ir. Só que é longe, no campus do Fundão -- Auditório do Centro de Tecnologia (CT), situado na Avenida Athos da Silveira Ramos n⁰ 274, Bloco A.
Meu tempo no Rio será super corrido. Chego amanhã às 4 da tarde no aeroporto e já volto pra Fortaleza às 18 h do dia seguinte. Mas espero que dê tempo pra falar com todo mundo. Quero muito conhecer todo mundo que está me mandando mensagens tão carinhosas. Eu morro de vergonha, não entendo essa empolgação toda, mas não vou negar que gosto. Obrigada por tudo, pessoal!
Aproveito pra comunicar à galera de Franca – SP que, na semana que vem (dias 12 e 13), estarei aí pra duas palestras: uma na Faculdade de Direito de Franca (a gente já definiu o título: “As faces do machismo e a relevância do movimento feminista hoje”), e outra na Unesp (“Como a mídia engessa as mulheres”). Lá será bem menos corrido que no Rio, porque ficarei duas noites. Só quero ver quando vou preparar as palestras...
E pra quem mora em Fortaleza, fica o convite pro curso de extensão Análise dos Preconceitos na Mídia. Será uma quinta-feira a cada duas semanas, das 11 às 13 h, na UFC, campus Benfica, sala de reuniões do DLE. O curso é aberto a toda comunidade (não precisa ser alun@ da UFC), é grátis, vale certificado, e é muito bacana. Mesmo. Eu tinha marcado pra começar as aulas na quinta, dia 8/3, mas terei reuniões nas próximas quintas, então adiei a primeira aula pro dia 22/3. Vá lá se inscrever na UFC.
Agora eu realmente preciso acabar de preparar tudo pra amanhã e terça... Vejo vocês lá. E quem quiser falar comigo, por favor, vá falar comigo. Lembrem-se que eu não conheço ninguém pessoalmente e que tenho péssima memória visual. Vai ser difícil eu reconhecer alguém pela fotinho do Twitter...

43 comentários:

Paula disse...

Nem acredito, Lola!!
eu tava pensando como que ia fazer para ir até o IFCS, mas então você vem dar aula exatamente no prédio em que estudo, no CT! Com certeza devo matar a minha aula para ir te assistir =xx

@fabiano9 disse...

Uma pena eu nao poder ir, por causa do trabalho.... vai ser incrivel, nao tenho a menor duvida! E eu certamente falaria com voce tb, hehehe! Seria um prazer te conhecer!

Lidi de Oliveira disse...

Lola!! Sou aluna de Ciências Sociais do IFCS e já convoquei todo mundo para sua palestra!
Vamos lotar a sala/auditório!
Fala Lola Fala!

Daní Montper disse...

Quando você disse que seria numa sala, achei estranho, porque as salas não são muito grandes e com certeza iria muita gente, então acho que deve acabar no auditório mesmo - no térreo, que é grandão!

Boa sorte, Lola!

Dani disse...

Lolinha! Vai ser incrivel, estarei lá com certeza. Vou falar com você, você é uma grande idola pra mim, nem acredito que vou assistir uma palestra sua! beijos, Dani

Janaina Sant Anna disse...

Lola!!!!Lidi me convidou!!! Não vou perder.
Janaina Sant Anna

Augusto disse...

Lola, você já foi em Juiz de Fora?

Você podia fazer um palestra aqui.

Carol M disse...

espero q tenha um atrasinho Lola, trabalho no centro mas so saio as 18h. vou correndo pro ifcs ver sua palestra e conhecer outr@s leitor@s daqui \o/

T. Guerra disse...

Te aguardamos em Franca (sou do Diretório Acadêmico da FDF)

Iasmin disse...

Eu e minha trup da psicologia já somos presença garantida!
Nem acredito que verei minha ídola pessoalmente =D

Amana disse...

Ei pessoal,
O convite que nosso grupo de pesquisa fez à Lola para dar essa palestra tem o intuito de discutir com ela os estereótipos de gênero na mídia. Na verdade, íamos propor a ela um workshop para nossa equipe de pesquisadoras, mas achamos legal abrir para quem quisesse assistir... Vai funcionar como uma atividade importante para nós, pois esse tema tem sido o principal nas nossas pesquisas.
Entretanto, a gente não quer que seja uma palestra formal, como o espaço do salão nobre no térreo do IFCS impõe.
Por essas e outras questões técnicas, a palestra vai acontecer na sala Celso Lemos, no 3o andar. Vamos acomodar as pessoas respeitando a ordem de chegada.
Ah, e pra quem for mais fácil ir na 3a (muita gente mora mais perto do Fundão que do Centro, especialmente a galera Ilha e Zona Norte), acho que vai valer MUITO a pena. O auditório do CT é giga, e Lola terá muito mais tempo pra falar.
Bom, é isso. Espero conhecer muitos de vcs por lá amanhã - estarei na mesa apresentando Lola.
Um beijo!

Valéria Fernandes disse...

Eu estudei no IFCS. Tenho muitas saudades de lá.

Lorene disse...

Como a Paula do primeiro comentário, também vou matar aula pra te ver, Lola! E quando vc vai passar pelo Direito da UFRJ? Vc tem fãs lá também!

Anônimo disse...

E alguém poderia filmar a sua palestra no celular para reproduzí-la no YouTube? Você algum problema nisso? É muito bom difundir, pois nem todos poderão ver.

Isis Abreu disse...

Lola, venha visitar-nos na USP qualquer dia ! =)
Seria uma honra!

Naiara disse...

Estou super ansiosa pra te conhecer pessoalmente amanhã no IFCS!!! Acho que muita gente deve ir e eu estou muito feliz com isso!!! Eu concordo com a Lorene que o Direito da UFRJ perdeu uma grande oportunidade para convidá-la para falar aos alunos. Nós também te acompanhamos e vamos estar te recebendo no IFCS!!! Bjs!!!

Anônimo disse...

Explode Cabeça Explode.
Sucesso...
e depois...
não muito depois...
$uce$$o !
Vai Bombando Vai.

tô longe, aqui de longe torcendo por você.

eu até lideraria uma torcida com cartazes grandões... Escreva LoLa Escreva... Palestre Lola Palestre... e por aí vai.

Anônimo disse...

Lola,
Avisei que você estava precisando de féiras e você e duas leitoras não gostaramu, sendo que uma até disse para você me mandar tomar no....
Não seria melhor você descansar de férias ou tirar umas férias aqui no meu Rio de Janeiro já que vem para uma palestra.
Bom dia!
Saraiva

Bruno S disse...

Vou tentar ir nesse evento no IFCS, que é perto do meu trabalho.

Devido ao traje de trabalho, possivelmente serei o mais "mauricinho" no evento.

Lorena disse...

Boa sorte, Lola!

E um dia venha dar uma palestra em BH. Eu irei, com certeza. :)

Maria disse...

Lola ou T. Terra, me leiam, please!

A palestra em Franca e na Unesp serão só para alunos?

Mariana disse...

Ai, Lola! Quero MUUUUUUITO ir à sua palestra de hoje, mas saio do trabalho um pouco depois das 18h! Comofas? Pelo menos não trabalho tão longe do IFCS, vou tentar dar um jeito. Sorry, mas estou torcendo pra que atrase um pouco, heheheh

Unknown disse...

Lola, divulguei a beça sua palestra no Rio. Fiquei morrendo de vontade de ir,infelizmente trabalho. Várias alunas minhas devem aparecer. Queria muito te dar um beijo e um abraço.

Trithemis disse...

Lola boa sorte nas palestras! \õ/

Anônimo disse...

ai perdi :(

será que alguém gravou? quero ver :(

Ludmila disse...

Lola, vem pra Sampa :)

Elisa disse...

Oi, Lola!

Sua palestra foi demais, e a discussão posterior foi ainda melhor, muito rica! Ah, sim, fui eu que contei o causo do professor que deu aula de educação sexual dizendo que camisinha não funciona porque as "fibras do látex" se abrem e os espermatozóides passam de qualquer jeito.

Mas vim comentar mais porque, na saída, passei por uma situação no mínimo irônica junto com outras leitoras. Bem, o IFCS fica num lugar um tanto perigoso pra se andar sozinha, como eu estava, de noite. Então me juntei a algumas mulheres que conheci na hora para irmos em grupo. E não pudemos deixar de notar que, embora estívessemos saindo de um evento feminista onde pensamos e buscamos formas de alcançar a liberdade e a equidade para a mulher, estávamos todas muito assustadas com a simples idéia de caminhar por alguns quarteirões às 21h no centro da cidade. Não posso falar por todas, mas eu fiquei muito triste com essa constatação. Felizmente pude tirar algo de bom dessa situação opressora: conheci a Iasmin (acho que um dos primeiros comentários é dela) que, além de estudar psicologia como eu, é uma pessoa ótima! Trocamos contatos e espero que algo floresça desse encontro!

Obrigada, Lola, por ter oferecido seu tempo a nós leitor@s do Rio e, de quebra, por ter proporcionado esses encontros!

Anônimo disse...

BONECA Baby Alive
Alguém pode me dizer se existe essa boneca no Brasil? Uma criança daí me pediu... ela disse que a boneca fala... preciso saber se aí no Brasil vende a boneca falando PORTUGUÊS, pq inglês eu compro aqui (EUA). Obrigadézzzzzima por alguém me ajudar aí.

Anônimo disse...

ai, elisa, queria tanto ter ido. sabe se alguém gravou?

eu confesso que não fui pq fiquei com medinho mesmo... estagiei ali na esquina da uruguaiana 3 anos e sei bem como aquele lugar é deserto e perigoso a partir de 20h.

Lorena disse...

LisAna,

Essa boneca existe aqui sim e é um absurdo de cara! Se eu fosse vc, comprava a que fala em inglês mesmo e diria que é um estímulo para a criança aprender outro idioma. :P

Procure nas lojas virtuais aqui do Brasil (lojas americanas, submarino ou lojas de brinquedo, como a Ri-Happy) pra ter uma ideia de quanto custa.

Carol Juvenil disse...

Nunca comento, mas desta vez foi necessário.

Elisa, eu estava saindo com a Iasmin e a Izabel quando você se juntou ao grupo e as meninas ficaram mais tranquilas. Fui andando sozinha até a Carioca refletindo exatamente sobre o que você comentou, observando meu medo por estar àquela hora na rua e me sentindo ainda mais vulnerável na situação por ser mulher. Senti um misto de raiva, indignação, medo e uma vontade enorme de fazer algo para que ninguém nunca tivesse que sentir aquilo. Foi como se eu não tivesse o direito de andar.

Palestra ótima, Lola! Você se expressa muito bem, mas também devo agradecer à plateia pelas horas incríveis que tivemos. Perguntas interessantes, boas discussões, pessoas interessadas. Gostei muito. Minha mãe não pôde ir e teve de se contentar com o que pude passar das discussões para ela, hahahaha.

Anônimo, havia muito material de filmagem por lá, o pessoal parecia ser da organização do evento. Não me informei, mas pelas evidências, devem um dia disponibilizar o conteúdo...

Estou curiosa para saber como foi a aula inaugural!

Flavia Vianna disse...

Não acredito que perdi a chance de ver a Lola falando ao vivo! E eu passei pelo Centro ontem...,

Tô rezando para que algumas das meninas do meu grupo de estudo sobre Feminismo e Gênero tenham dado um pulinho por lá. Ou por alguma santa alma ter filmado as palestras e divulgá-las no You Tube.

Anônimo disse...

Muito obrigada, Lorena. No WalMart daqui a boneca custa menos de 50 dólares... há vários preços, mas nada exorbitante... acabei de ver um YouTube do Brasil e a menina disse que a boneca custou 200 reais mas já havia subido pra 300 reais e alguém comentou que já custa 400 reais... isso sim é guerra nuclear contra o bolso do consumidor brasileiro!!!! E acho um absurdo como há mães e pais que pagam isso tudo, mesmo sendo pessoas ricas deveriam ter um simancol...

Anônimo disse...

LoLa, estou gostando taaaanto de ler os bons comentários sobre sua palestra aí no Rio... LoLa, qto mais vc brilha mais tem gente vindo aqui buzinar besteirol... e vc ainda vai brilhar em Franca logo mais.

Gostaria de saber qual é a cooperação social dessa gente que te critica aqui no seu espaço... pelo visto não passa de gente obscura que quer se fazer notar num dos blogs mais visitados do Brasil... se não for o mais visitado.

lola aronovich disse...

Gente, muitíssimo obrigada a quem compareceu à palestra, e também a quem disse que queria que eu fosse à universidade del@, e a quem não pôde ir à palestra mas gostaria de ter ido. Eu adorei ter ido ao Rio. Não pisava aí desde 1991, lembrava de muito pouca coisa, e achei a cidade absolutamente deslumbrante. Fora isso fui muito bem recebida, vou entrar no grupo de pesquisa de gênero da UFRJ, e espero poder aprender muito com elas, escrever artigos acadêmicos em conjunto, participar de e organizar conferências. Eu ouvi tantos elogios às meninas presentes na palestra... TODO MUNDO disse que vcs são articuladas, maduras, inteligentes, ativistas. E eu sei de tudo isso, porque sei como é o nível dos comentários por aqui. É um privilégio poder contar com leitor@s tão maravilhos@s.
A palestra foi gravada e deve ser disponibilizada (mas não pela equipe de filmagem que estava gravando tudo, mas é pra um documentário sobre os limites do humor, em que eu serei uma das entrevistadas). Assim que eu tiver o link eu coloco aqui. A aula inaugural teve 4 horas de duração, então não sei se estará disponível. Mas vamos ver...
Adorei o Rio, adorei a UFRJ, adorei ouvir e conhecer (algumas/alguns) de vcs!

Anônimo disse...

ai, lola, que bom que você vai entrar pra esse grupo da ufrj! parabéns! espero ver algo publicado com seu nome em breve :) e isso também aumenta as chances de voltar ao rio em alguns meses, ou ano que vem, quem sabe? ;) aí eu prometo que vou te abraçar e tietar! fiquei muito triste por não ter podido ir (eu sou uma medrosa, é uma droga), mas pelo menos vou poder assistir a filmagem. tb gosto de saber que você andou recebendo carinho e tietagem de outros "lolistas", como diria a aiaiai

Anônimo disse...

ah tá bão que não vou ser puxa-saco de alguém assim como vc, LA... agora sim vou contar pra todo mundo das letras brasileiras sobre seu blog... vou passar seu link prum escritor e professor de Literatura na Brown University, tb escritor, pera lá LoLiNha... que ainda vais ser convidada pra dar palestra pras bandas de cá.

Isabela Terra disse...

Poxa,Lola... Visito o seu blog há 3 anos e sempre sonhei com esse dia!! hahaha Me lembro de que voce disse que ia fazer essa palestra, tempos atras... mas eu nao achei esse post e voce nao comentou mais nada sobre, entao achei ate que tivesse desistido... qndo na verdade vc realmente ia vir pro RJ fazer a palestra, mas só avisou aqui na vespera! Eu mais duas amigas ficamos muito tristes por perder esse dia :( Espero que tenhamos outra oportunidade de conhece-la!! :)

Anônimo disse...

Isabela Torres,
LoLa não avisou na véspera não... há um mês ela fez um post sobre o assunto e ficou faltando a confirmação final, mas tudo já estava engajado... lembro-me bem pq convidei duas pessoas do Rio pra comparecerem ao evento. Qdo a data chegou, infelizmente uma estava com o joelho encrencado e a outra teve um problema de saúde que "requereu" internação hospitalar. Você precisa ser assídua no blog pra não perder oportunidades!

Felipe disse...

olá, Lola! não acredito que só vi esse post agora! (confesso que estava em falta com o blog ultimamente) rs. Só rindo para amenizar o lamento por não te conhecer pessoalmente. Como comentaram aqui em cima, também tenho uma vontade imensa de te conhecer.

Bom, mas fico feliz que tenha corrido tudo bem e mais feliz ainda por você ter entrado pro grupo de estudos de gênero da UFRJ, o que aumenta as chances de você voltar!

obrigado por compartilhar seu trabalho e pela atenção especialíssima que dedica aos leitores. Não é à toa que gostamos tanto de você.

beijo

Anônimo disse...

LoLa, liguei a TV e Cindy McCain, mulher do senador John McCain, estava sendo entrevistada... assunto a meio caminho andado e curto, mas peguei Kony 2012 - um alerta pra gente saber sobre Kony 2012... fui pesquisar e fiquei horrorizada com a maldade e falcatrua deste mundo... tem a ver com crianças, o tal Kony 2012... talvez vc se interessa ao menos em saber sobre o assunto... é na África.

Anônimo disse...

ah como não fui lá antes? fiquei lendo outros links... até que me lembrei dessa Santa Wikipedia!
Kony 2012 (film)
http://en.wikipedia.org/wiki/Kony_2012

Gabriela Lúcio. disse...

Lola, boa noite!
Fiquei muito chateada, estudo na UFRJ e não fui na sua palestra, fazia um bom tempo que não entrava na internet e acabei perdendo.
Por favor, programe outra vinda! :D
Beijos.