quinta-feira, 22 de março de 2012

ALGO DE ERRADO NO MUNDO

“Se um homem tem um apartamento com jornais até o teto, nós o chamamos de louco.Se uma mulher tem uma casa cheia de gatos, nós a chamamos de insana.Mas quando pessoas patologicamente acumulam tanto dinheiro que elas empobrecem toda uma nação, nós as colocamos na capa da revista Fortune e fingimos que são modelos a ser seguidos” (B. Lester, minha tradução).E por falar em modelos a seguir, fico passada quando um monte de gente corre pra acudir o pobre filho de bilionário que foi atropelado por um ciclista. Thor Batista será defendido -- não que precise de defesa, já que desde quando um cara de carro é punido por matar alguém no Brasil? -- por um ex-ministro da justiça. Você realmente acredita em meritocracia e oportunidades iguais? Acha que um dia ficará bilionário como o Eike? Que é só trabalhar duro pra chegar lá? Comece a escolher melhor seus heróis.

223 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 223 de 223
Anônimo disse...

concordo q deveria ser crime, q é gravissimo, mas infelizmente nao é.

temos q dar graças à deusa que eles despirocaram e praticaram atos considerados crimes contra as mulheres (incitar estupro e assassinato, por ex), do contrario a policia federal estaria ignorando até hoje ¬¬

Anônimo disse...

o capitalismo é bom; o capitalismo brutal é nocivo

Anônimo disse...

A FALÁIA DO POLILOGISMO
Em 1944, o economista Ludwig von Mises escreveu Omnipotent Government, onde explica o crescimento da idolatria ao Estado que levou ao nazismo na Alemanha, fomentando um ambiente de guerras ininterruptas. Em uma parte do livro, Mises explica uma das coisas que os nazistas pegaram emprestado do marxismo: o polilogismo. Até a metade do século XIX, ninguém contestava o fato de que a estrutura lógica da mente é comum a todos os seres humanos. "Todas as inter-relações humanas são baseadas na premissa de uma estrutura lógica uniforme", diz Mises. Podemos nos comunicar justamente porque apelamos a algo comum a todos, a estrutura lógica da razão.

Claro que alguns homens podem pensar de forma mais profunda e refinada que outros, assim como algumas pessoas não conseguem compreender um processo de inferência em longas cadeias de pensamento dedutivo. Mas isso não nega a estrutura lógica uniforme. Mises cita como exemplo alguém que pode contar apenas até três, lembrando que mesmo assim sua contagem, até seu limite, não difere daquela feita por Gauss ou Laplace. É justamente porque todos consideram este fato inquestionável que os homens entram em discussões, trocam idéias ou escrevem livros. Seria simplesmente impossível uma cooperação intelectual entre os indivíduos sem isso. Os homens tentam provar ou refutar argumentos porque compreendem que as pessoas utilizam a mesma estrutura lógica. Qualquer povo existente reconhece a diferença entre afirmação e negação, pode entender que A não pode ser, ao mesmo tempo, o contrário de A. (cont)

Anônimo disse...

(cont)
No entanto, apesar desse fato ser bastante evidente, ele foi contestado por Marx e pelos marxistas, entre eles o "filósofo proletário" Dietzgen. Para eles, o pensamento é determinado pela classe social da pessoa, e o pensamento não produz verdades, mas ideologias. Para os marxistas, os pensamentos não passam de um disfarce para os interesses egoístas da classe social a qual esse pensador pertence. Nesse contexto, seria inútil discutir qualquer coisa com pessoas de outra classe social. O que se segue disso é que as "ideologias não precisam ser refutadas por meio do raciocínio discursivo; elas devem ser desmascaradas através da denúncia da posição da classe, a origem social de seus autores". Se uma teoria científica é revelada por um burguês, o marxista não precisa atacar seus méritos. Basta ele denunciar a origem burguesa do cientista.

O motivo pelo qual os marxistas buscaram refúgio no polilogismo pode ser encontrado na incapacidade de refutação por métodos lógicos das teorias econômicas "burguesas". Quando o próprio Mises demonstrou que o socialismo seria impraticável pela impossibilidade de cálculo econômico racional, os marxistas não apontaram qualquer erro em sua análise lógica. Preferiram apelar para o estratagema do polilogismo, fugindo do debate com a desculpa de que sua teoria era uma defesa dos interesses de classe. O sucesso dessa tática marxista foi incrível, sem precedentes. Foi usado como "prova" contra qualquer crítica racional feita ao marxismo e sua pseudo-economia. Isso permitiu um crescimento assustador do estatismo moderno.(continua)

Anônimo disse...

(continuando)Conforme Mises lembra, "o polilogismo é tão intrinsecamente sem sentido que ele não pode ser levado consistentemente à suas últimas conseqüências lógicas". Nenhum marxista foi corajoso o suficiente para tentar fazer isso. Afinal, o princípio do polilogismo levaria à inferência de que os ensinamentos marxistas não são objetivamente verdadeiros, mas apenas afirmações "ideológicas". Os marxistas negam essa conclusão lógica de sua própria postura epistemológica. Para eles, sua doutrina é a verdade absoluta. São completamente inconsistentes. O próprio Marx não era da classe dos proletários. Mas para os marxistas, alguns intelectuais conseguem se colocar acima desse paradoxo. Os marxistas, claro. Não é possível refutar isso, pois se alguém discorda, apenas prova que não faz parte dessa elite especial, capaz de superar os interesses de classe e enxergar além.

Os nacionalistas alemães tiveram que enfrentar o mesmo tipo de problema dos marxistas. Eles não eram capazes de demonstrar suas declarações ou refutar as teorias econômicas contrárias. "Logo", explica Mises, "eles buscaram abrigo sob o telhado do polilogismo, preparado para eles pelos marxistas". Algumas mudanças foram necessárias para a adaptação, mas a essência é a mesma. Basta trocar classe por nação ou raça, e pronto. Cada nação ou raça possui uma estrutura lógica própria e, portanto, sua própria economia, matemática ou física. Pela ótica marxista, pensadores como Ricardo, Freud, Bergson e Einstein estavam errados porque eram burgueses; pela ótica nazista, eles estavam errados porque eram judeus. O coletivismo, seja de classe ou raça, anula o indivíduo e sua lógica universal.
(cont)

Anônimo disse...

(cont)
Tanto o polilogismo marxista como o nacional-socialista se limitaram à afirmação de que a estrutura lógica da mente é diferente para as várias classes ou raças. Nenhum deles tentou elaborar melhor isso, tampouco demonstrar como exatamente ocorria tal diferença. Nunca entraram nos detalhes, preferindo, ao contrário, concentrar o foco na conclusão. No fundo, o polilogismo tem todas as características de um dogma. Se há divergência de opinião dentro da própria classe ou raça, ele adota um mecanismo peculiar para resolver a questão: os oponentes são simplesmente tratados como traidores. Para os marxistas e nazistas, existem apenas dois grupos de adversários: aqueles errados porque não pertencem à mesma classe ou raça, e aqueles oponentes da mesma classe ou raça que são traidores. Com isso, eles ignoram o incômodo fato de que há dissensão entre os membros da sua própria classe ou raça.

Deixo os comentários finais com o próprio Mises: "O polilogismo não é uma filosofia ou uma teoria epistemológica. Ele é uma atitude de fanáticos limitados, que não conseguem imaginar que alguém pode ser mais razoável ou inteligente que eles mesmos. O polilogismo também não é científico. Ele é a substituição da razão e da ciência por superstições. Ele é a mentalidade característica de uma era do caos".
Rodrigo Constantino.

Anônimo disse...

Lola, olha que interessante. A mídia nacional diz que prendeu duas pessoas responsáveis por racismo e homofobia.

Porém a mídia internacional está divulgado que foi preso duas pessoas que estavam planejando um massacre.

Segundo a agência EFE os dois presos, Emerson e Marcelo assumiram que o Wellington pediu ajuda a eles para praticar o massacre do Realengo.


Brazil Arrests 2 Men for Plotting Massacre

RIO DE JANEIRO – Brazil’s Federal Police on Thursday arrested two men accused of planning a massacre of university students in Brasilia and maintaining a Web site on which they incited violence against blacks, women and homosexuals.

The suspects, identified as Emerson Eduardo Rodrigues and Marcello Valle Silveira Mello, intended to attack a student residence at the Universidad de Brasilia, a spokesman for the Federal Police in Curitiba, the capital of the southern state of Parana, told Efe.

Inspector Fluvio Cardinelli told a press conference that authorities seized from the two men a diagram of a house in Brasilia where UB students frequently hold parties.

A text published in January on the Web page allegedly maintained by Rodrigues and Mello characterized humanities students and professors at UB as “cancer” and “parasites,” Efe learned on Thursday.

The Web site also urges the extermination of women, blacks, homosexuals and Jews, incites sexual abuse of minors and calls for the “legalization of pederasty,” the police said.

“Strong indications” exist that the arrested men were in contact with and encouraged the perpetrator of the April 2011 massacre of 12 children at a school in Rio de Janeiro, police said.

One of the entries on the Web site made reference to the massacre carried out by Wellington Menezes de Oliveira, who committed suicide after gunning down the kids.

The arrested pair told the police that De Oliveira asked them how he should proceed to carry out that massacre, Cardinelli said. EFE

Liliane Araujo disse...

A diferença é que quem acumula gatos não está ficando com o gato de ninguém, se é que vc me entende, rsrs
Abraço.

Nih disse...

Sério que vocês não ficam constragidos de falar merda?

Bem, para quem defende o capitalismo e diz "ah, ele não é perfeito"...Vai ter vergonha de quê né?

Daí aproximaram o marxismo do nazismo, como todo neoliberal desonesto faz, de uma forma ou de outra. Para largar a ignorância sugiro uma leitura da obra "A Ideologia Alemã". Depois disto, continuar dizendo besteira será pura desonestidade. E bem, considerar que exista uma lógica única da qual todos os seres humanos são providos da mesma forma...Coitado...
Dá uma lida, se não for doer claro, no texto "Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-Moral" e claro, em Genealogia da Moral.

Se sugiro tais leituras não é porque eu queira lançar aqui um argumento de autoridade, mas porque eu acredito que as pessoas precisam se instruir melhor mesmo antes de "dar pinta" de que entendem alguma coisa. Chamar o conceito de ideologia do marxismo de polilogismo é o cúmulo da canalhice, mas aqui estou entendendo que foi por ignorância mesmmo.

Daí alguém soltou a pérola de que os comunistas deveriam ir para um país comunista.

1 - Nem todo mundo que se coloca contra o capitalismo é comunista. A rigor, uma pessoa pode defender o feudalismo sendo contra o capitalismo. EU, por exemplo, sou anarquista (com orgulho), o que não me impede de conhecer Marx e não sair falando bosta sobre o cara. O nome disto é instrução!

2 - Não existem e nunca existiram países comunistas, inclusive porque a definição de comunismo NEGA a noção de estado. Não existe uma teoria marxista de estado (coisa que vocês saberiam se conhecessem o pensamento do cara). O que aconteceu foram revoluções de inspiração comunista e o máximo que tivemos até hoje foram estados socialistas e que não duraram muito. O livro "A Revolução dos Bichos" (George Orwell) conta bem essa história...

Alguns pensadores marxistas inclusive consideram que na Rússia houve uma revolução socialista, seguida de uma contra-revolução. Eu, da mesma forma não nego a legitimidade destas revoluções, mas sim questiono o movimento de captura que ocorre em seguida e podemos extrapolar a todas as revoluções que conhecemos 9a Revolução Francesa levando a Napoleão, a revolução Inglesa levando a Cromwell, A Revolução Russa os levou a Stálin, e daí exemplos infinitos de contra-revoluções). Então, para resumir, entendam: NUNCA EXISTIRAM PAÍSES COMUNISTAS. E talvez nunca existam, justamente pelo motivo que levou Bakunin e discordar de Marx: ele considerava que um governo de transição entre a revolução e a implantação do comunismo inviabilizaria a implantação do comunismo uma vez que quem governasse na transição iria ser seduzido pelo poder e jamais chegaríamos ao comunismo.

3 - Agora que vocês já sabem disto, que tal mudar a ladainha?

Aliás, repito: se você detém o capital e defende o capitalismo, pode ser acusado de ser cínico, mas não de ser incoerente, afinal, você é beneficiado por este sistema.
Mas se, ao contrário, você for um fudido e ainda assim defender o capitalismo, então você é por definição, um desperdício de recursos naturais.

Carol M disse...

Sério que compararam empresas familiares bem sucedidas com fortunas de bilhões?

A primeira diferença é: dinheiro não surge do nada e nem é injetado no sistema livremente, senão teríamos uma inflação dos diabos.
Se não há injeção constante de $ no sistema, quem acumula muito está impedindo que outros acumulem alguma coisa.

Segundo, se estes grandes milionários pagassem salários dignos a seus empregados, e estes pudessem morar, comer, ter lazer, etc provavelmente esta discussão não existiria.

Grandes fortunas devem ser sobretaxadas sim! E deveria haver mais transparência na gestão deste dinheiro. Que se invista em saúde e educação para que as pessoas possam realmente ter chances menos díspares.

Nih disse...

Eles acreditam no sonha americano, aquele mito sobre construir uma fortuna do nada, sabe?

George Carlin certa vez disse sabiamente que para acreditar no sonho americano é preciso estar dormindo...

Não pertubem o sono deles!

Anônimo disse...

Jornalista aponta o lado ridículo dos ditadores latino-americanos
"Tiranos e Tiranetes"
Autor: Carlos Taquari
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 378
Quanto: R$ 33,90

Em um estilo "rir para não chorar", mostra como esses homens, com seus egos imensos, destruíram e levaram ao atraso os países americanos causando milhares mortes, pobreza extrema e analfabetismo.

Entre os dados levantados pelo autor, Cuba ter permanecido o maior período sob governo do mesmo ditador.

Anônimo disse...

Estudante morre atropelada pelo próprio professor em MG
23 de março de 2012 • 12h34

Uma estudante de 17 anos morreu atropelada na quarta-feira pelo próprio professor quando atravessava a BR-265, na altura de São João Del Rei, região central de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a adolescente foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o hospital da cidade, onde chegou sem vida.

Ainda segundo a PRF, a jovem havia descido de um ônibus e decidiu atravessar a rodovia em um aclive, onde a visibilidade para os motoristas é reduzida. O professor ainda teria tentado desviar, mas o carro já estaria muito próximo da aluna do terceiro ano da escola estadual Evandro Ávila. O condutor se desesperou ao saber que a vítima se tratava de uma aluna sua e entrou em estado de choque. O caso foi registrado na delegacia de São João Del Rei.

Anônimo disse...

desculpem-me pelo OFF Topic... mas o assunto aqui já deu o que tinha que dar e temos post novo...

ALGUÉM que passa por aqui assiste ao programa do Dr. Oz? Pode ser na TV americana ou no país em que vc estiver. Se assiste, o que acha?

Anônimo disse...

Na hora de condenar o moleque( mesmo sem ser testemunha nem perito nem nada) esse blog irresponsável é o primeiro, mas na hora de divulgar que o ciclista tava com insanos 1,55 g de álcool por LITRO de sangue, cadê?

Anônimo disse...

@Mordred
Desde os anos trinta Ludwig Von Mises mostrou que o comunismo é impossível porque nessa coisa aí não existe nenhuma forma de se fazer o cálculo econômico.
Mas então, vc descobriu uma? Sabe pelo menos do que eu to falando?Se descobriu, devia ganhar o nobel então.
Porque nenhum marxista até hoje veio com uma solução pra isso.Eles só vem com o 'ah o capitalismo é feio mau injusto blablabla' pra evitar uma resposta objetiva.

Anônimo disse...

'3 - Agora que vocês já sabem disto, que tal mudar a ladainha?'

Sério que vc acha que disse alguma novidade? Tico e teco tão penando hein?
A coisa mais antiga e mais batida é a conversa de vcs quando os MEIOS que vcs defendem inevitavelmente dão em merda, vcs vem com 'ah mas não era isso de verdade'

Anônimo disse...

"Machiavellirs diz: 23 de março de 2012
RESPONDENDO AO HELDER
Pois eu lhe digo, Helder, que a família do atropelado vale exatamente aquilo que o Eike lhe pagar, nem mais, nem menos, exatamente aquilo. Caso a família do atropelado for esperta, poderá receber muito, se for esperta!

E isso significa o quê? Isso significa que o mundo é conduzido pelo dinheiro e pela esperteza, especialmente no Brasil, onde a corrupção impera.

A propósito, só existem dois casos que me lembram honestidade: o primeiro, meu pai; o segundo, um ministro mexicano (se não me falha a memória) que, ao entregar sua carta de demissão do cargo ao Presidente, disse-lhe:

- Presidente, eis a carta de minha demissão porque os caras já estão chegando no meu preço e eu não quero me corromper!"

comentário que segue ao post "Novas mães, novos pais" 23 de março de 2012, no blog do David Coimbra
http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2012/03/23/novas-maes-novos-pais/?topo=13,1,1,,,13

Anônimo disse...

George Carlin foi um comediante americano muito engraçado, cheio de humor negro, quase sempre com algum tanto de droga no sistema... bebia feito uma esponja... eu o vi algumas vezes em "stand up" e tb dando entrevistas. Se ele não conseguiu tudo o que o sonho ameriano proporcionou a tantos, foi pq George Carlin gastou sua grana com droga da pesada, pq que ele ganhou dinheiro, lá isso ele ganhou, mas droga custa muito dinheiro tb. Michael Jackson morreu falido, Whitney Houston idem, enter tantos americanos badalados no mundo todo, inclusive.

Anônimo disse...

alguns pensamentos de Ludwig von Mises

"O progresso é precisamente aquilo não previsto pelas regras e regulamentos."

"A descendência, a língua, a educação, a religião, a mentalidade, os laços de família e o meio social influem de tal maneira sobre o trabalhador, que a escolha do tipo e do local de trabalho não dependem apenas do nível da remuneração."

"Ninguém pode ser chamado para estabelecer o que é necessário para que alguém seja feliz."

"Se a história da civilização poderia nos ensinar alguma coisa, seria que a propriedade privada está indissoluvelmente ligada à civilização."

Anônimo disse...

Só tem um detalhe que algumas pessoas aqui parecem estar esquecendo: os recursos financeiros de um país (ou países) não são ilimitados. Ou seja, se alguém acumula demais é porque alguém está tendo de menos nesta distribuição. A melhor saída para desestimular o acúmulo irresponsável de riqueza (que significa poder político e põe em risco a democracia) seria a taxação progressiva. Nada mais lógico, já que alguém que lucra mais com uma atividade num país deveria contribuir mais para aquele país. No mais, muitos parecem ainda estar obcecados com esta ideia de esquerda e direita, o que na minha opinião já se tornou obsoleta, especialmente no mundo de hoje onde os limites se fundem, a tecnologia nos une e estamos todos nos reinventando como sociedades frente à estas mudanças rápidas. Tanto os sistemas feudais, como os absolutistas, comunistas e fascistas e até hoje, democráticos sempre acabam se tornando autoritários, exploradores e bárbaros devido à próprioa ganância e corruptibilidade do ser humano frente ao poder. Neste sentido, a democracia é sim, em teoria, o menor de todos os males porque pode se reinventar e não necessita da fé na "bondade" de um líder e partido. O que não é muito diferente de acreditar em Deus, ou num rei... enfim... melhor não acreditar em ninguém, ou acreditar sempre com um pé atrás. Esta parte nós aqui entendemos bem, no regime democrático o nosso papel é o de fiscais. Mas o que devemos lutar é para que a democracia se consolide, para que seja efetiva, para que possa se adaptar às demandas do mundo atual, é um processo contínuo que vai exigir abrir mais a mente e deixar para trás alguns dos "ismos" do passado, sem deixar de levar suas lições em consideração.

Anônimo disse...

'os camponeses estão sendo despojados e obrigados a migrar para as cidades, trabalhar em condições de trabalho péssimas'

1 Obrigados POR QUEM?
2 Qual a fonte disso?
3 De onde vc tirou que no campo as condições não eram piores ainda?

Anônimo disse...

Vou ter que discordar da história do filho do Eike.

A mídia está pegando pesado porque ele apoia o governo, é pro-Dilma.

A perícia já provou que ele não havia bebido, ou seja, não é um playboyzinho irresponsável como todos querem pregar. Pelo menos não bêbado.

Também divulgaram há pouco que o ciclista havia bebido. Ou seja, há fortes chances do ciclista estar errado.

Se for isso mesmo, o Eike está, sim, certo em dizer que a atitude do ciclista poderia ter causado mais mortes. Já imaginou o que acontece se um ciclista entra na sua frente, você perde o controle e acerta um carro com uma família vindo na outra direção?

Ainda falta investigação, mas, até aqui, acho injusto colocar a culpa nele. Isto soa mais como quem tem raiva do pai e quer atingir o rapaz.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 223 de 223   Recentes› Mais recentes»