terça-feira, 7 de setembro de 2010

COMENTARISTAS ANÔNIMOS SA

Gente, quem acompanha a política de comentários aqui no blog sabe que não há moderação, e que não excluo praticamente nenhum comentário (tirando alguns do meu troll de estimação, principalmente quando ele insulta leitor@s, e uns que colocam textos inteiros de outras fontes – tio Rei, por exemplo – geralmente sem ter nada a ver com o post em questão). Modéstia às favas, considero este um dos blogs mais democráticos que conheço, e minhas/meus comentaristas @s melhores da blogosfera. Mas algo que odeio é comentário anônimo. Primeiro porque vem de covardes (assine com seu próprio nome, pô!, ou crie um pseudônimo, mas tenha coragem de assumir o que diz), depois porque, se valendo do anonimato, eles geralmente baixam o nível. Mas sei que há leitor@s que não entendem muito de internet, logo, não sabem abrir uma conta no Google. E entendo que, em algumas raras ocasiões, o anonimato possa ser importante (uma leitora quer contar algo horrível que aconteceu com ela). Só que, em geral, comentários anônimos trazem mais malefícios do que benefícios. Não é à toa que um dos blogs de extrema direita mais asquerosos da internet tem orgulho do anonimato.
Uns quatro meses atrás, decidi fechar os comentários anônimos pela primeira vez no blog. O espaço ficou mais limpinho. Até caiu a quantidade de comentários, mas eles ficaram mais qualificados. Alguns leitor@s reclamaram, inclusive através de email, e eu voltei a abrir os comentários para aceitar os anônimos. No começo, eles até se comportaram bem, mas após uns dias descambou geral, e eu só fiquei empurrando com a barriga, sem tomar atitude. E tem o incômodo supremo de comentários-spam, o que desaparece se a gente bane os anônimos (pedir senha pra cada comentário, como sugeriu uma leitora, é atrapalhar a vida de muitos pelos erros de poucos). É assim, gente: o blog não exige conta do Google, mas open ID. Nos settings tem quatro categorias de liberação de comentários: a mais rigorosa é “apenas membros deste blog” - o que nem sei o que significa, se são os seguidores ou o quê. Acho que, no caso, o blog fica acessível apenas pra convidados. A segunda categoria mais rigorosa é “usuários com conta google”. A terceira é “usuários registrados somente – inclui identidade aberta”. Foi essa que eu cliquei, essa que foi usada durante dois meses, e a que voltarei a adotar. A última categoria é “todo mundo – inclui usuários anônimos”.
Logicamente que nada impede que os trolls mais insistentes criem uma conta no Google, ou usem identidade aberta pra comentar aqui. Na realidade, os três trolls mais sérios que tive no blog durante 2 anos e meio assinavam seus comentários (imagino que com pseudônimo, mas assinavam). Só ultimamente o Oliveira passou a se valer do anonimato, embora ele ponha seu nome no final. Não importa. Essas regras não são pensadas neles, que aparecerão aqui, e incomodarão, de toda forma. É o que eles têm pra fazer na vida. Proibir comentários anônimos é pra incentivar a tod@s que coloquem o nome, simples assim. No Twitter não dá pra comentar como anônimo, dá? Em jornais e revistas não se aceitam comentários anônimos. Precisa mandar até o RG. Não vamos chegar a tanto, mas, se você tem uma opinião, e quer expô-la, diga quem é. Ninguém vai te punir por causa disso. Juro que não vou processar ninguém. Só que pelo menos você assume responsabilidade moral pelo que diz. Eu coloco aqui meu nome completo, foto, email, onde moro, onde trabalho, tudo. Falta só o endereço. Ponho minha cara pra bater. E pra acariciar também. Não vou negar, não sou masoquista. É muito mais agradável receber elogio que pedrada. Mas, no fundo, não faço o blog pensando nem em um, nem em outro. Faço apenas pra dizer o que penso. Os melhores comentários de leitor@s não são os que elogiam ou os que insultam – são os que alongam a discussão, dão exemplos, mostram caminhos, sugerem atalhos. E, pela experiência que tenho por aqui, é muito, muito raro que um comentário anônimo mostre algum sinal de inteligência. Em ano eleitoral, então, quando os ânimos ficam exaltados, piora ainda mais. Obrigada pela compreensão. Agora vou ver se sei mexer na configuração do blog.
P.S.: Pensando bem, acho que vou mexer amanhã. Podem dar seu último suspiro neste post, anônimos.

43 comentários:

Alessandro RC disse...

Os comentaristas anônimos em geral são os piores mesmo. Tenho um blog e já desabilitei essa opção há alguns meses. O meu stress diminuiu bastante!

Índigo disse...

aeee no meu blog é tudo liberadoooo até pq n tenho mtos leitores... mas teve um post, um email que mandei prum infeliz deputado, que sei lá como, me mandou um email de dia das mulheres e um imbecil veio falar de aborto e aquela velha historia de "vc matou bethooven" - nenhuma mulher genial correu o risco de ser abortada, né? de ser abandonada ou vendida pra prostituiçao... aff, eu acabei deletando porque nao tive paciencia pra ser democratica. cheguei a moderar os cometarios por um tempo, mas agora abri de novo, até pq nao recebo comentario de quase ninguem e quase nao tenho postado mais.

os posts sao esses:
- http://sinnestesia.blogspot.com/2010/03/gostaria-de-perguntar-para-qual-mulher.html
- http://sinnestesia.blogspot.com/2010/05/resposta.html

anonimato é uma coisa fantástica, mas infelizmente as pessoas nao tem a mínima noção do que é liberdade de expressão.

lola aronovich disse...

Ha ha ha, vc matou beethoven é ótima! Os MEUS comentaristas anônimos raramente são tão divertidos!
Ok, dá pra ver que estou com zero vontade de trabalhar no feriadão. Alguém se habilita a escrever dois papers pra mim? E um curso a distância em Fundamentos da Lit em Língua Inglesa? Thanks!

Clara Gurgel disse...

lOLA,quer rir mais? Vai lá no "viomundo" e veja as manchetes que os comentaristas estão inventando para "ajudar" a "Folha" a falar mal da Dilma.Sim, porque agora,tudo de ruim,foi a Dilma que fez,né?!.Até agora já existe 726 sugestões.

Valéria Fernandes disse...

Meu blog é moderado. Não aceito anônimos, modero TODOS os comentários, proque os meus anônimos geralmente eram trolls e haters e olha que eu só falava de quadrinhos e animação, mas o meu olhar feminista aprece incomodar muito mesmo. Basta ver o que aparece volta e meia no meu formspring.

Democracia também tem regras. Quem não sabe brincar, não desce para o play. Eu não sinto remorso algum em peneirar tudo. Quantidade, não é qualidade.

lola aronovich disse...

Clara, eu vi isso no #DilmaFactsByFolha, que achei hilário. Eu participei com uns 5 ou 7 tweets. Adorei!


Shoujo Valéria, é, concordo contigo. Acho horrível ir no blog alheio e xingar, sem o mínimo de educação. Mas moderação não funcionaria por aqui. Muitos comments, e pouco tempo meu pra moderar. E ficaria um monte na fila.
Diga, vc não quer participar do concurso sobre a origem do seu feminismo?

Anônimo disse...

Lola, assitirei hoje sua entrevista.
Espero ue vc esteja maquiada e com batom. Alias, a audiencia da MTV é entre zero e 1 ponto. Imagina se vc derrubar mais??
Bjos!

lola aronovich disse...

Obrigada por ilustrar por que os comentaristas anônimos são sempre os mais covardes, ignorantes e agressivos, Anônimo! Mais alguns bons exemplos?

Anônimo disse...

Poxa Lola... eu falei brincando.
Nao precisa ser tao má assim nao!!!
Eu te adoro!! Se pudesse eu te escolheria ocmo minha mae!
Vc está estressada. Te aconselho hyoga.

Anônimo disse...

Eu acho ridículo comentário anônimo pra ofender alguém, ainda mais falando dos seus atributos físicos, te chamando de feia... Pq esses anônimos não põem a foto deles e não mostram a cara pra gente( devem ser taaõooo lindos... kkk)??
Uma das coisas que me fez perder a vonta de ler seu blog ultimamente foi essa, Lola. Pq gosto de ver os comentários,( mesmo discordando) mas perco a vontade na hora que começo a ler um insulto dirigido a vc ou a outros.
Modera os comentários, sim. VC mesma e os leitores não são obrigados a conviver com falta de educação dos outros. e de boa, Lola, acho que vc perde tempo e energia falando com esses caras, escrevendo post pra justificar essas coisas, qdo poderia ocupar seu tempo e sua cabeça com o que reamente te interessa.
ps: qto a beleza, eu te acho muito bonita. de verdade. Vc tem uns olhos lindos!! um rosto bem marcante. então, não liga rpa esses trolls idiotas. sem contar que a opinião qu mais conta pra vc deve ser a do maridão, e ele com certeza deve pensar como eu... então, bola pra frente.
bjs.

Roberta disse...

Anonimo,hyoga o cavaleiro de cisne?
Pó de diamente!:D
Tipo,se quer comentar bota seu nome.
Lola,não sei pq os anonimos mesmo atras de uma tela de computador quer ser anonimo,sera que eles acham que vão zombar deles aqui?Pq já devem fazer isso com eles na vida real
ó trauma:D

Índigo disse...

te aconselho "hyoga" foi tipo uma piada de interna de otacu? (sem nenhuma ofensa à shoujo de minha parte)

mas ô lola, de coração! adoraria ver seus olhos de panda na mtv!!!! minha primeira professora da faculdade - teoria da literatura - tinha olheiras enooormes e eu sempre tomei isso como objetivo de vida (apesar de nao ter varado muitas noites estudando nesses ultmos 4 anos)

Anônimo disse...

A Lola e a todos:
Ontem fui com minha filha ver Karate KId. Ainda não havia começado o filme e minha cadeira chacoalhou; olhei era uma gorda passando atrás com tudo e nem pediu desculpas, uns minutos apos novo chacoalho, olhei, outra gorda, que sentou ao lado da primeira, também não pediu desculpas.
O filme começou, adivinha o que aconteceu? As duas gordas passaram o filme inteiro conversando no filme. Somente elas falavam no cinema cheio. Gorda é que nem negro, ou gay, a gente tem que suportar, sem não é crime? Eu tenho que ter paciência com isso ou matar gente idiota não é crime?

Oliveira.

Valéria Fernandes disse...

Lola, estou te devendo o guestpost e até gostaria de participar do concurso. Mas sbe meu problema hoje? TEMPO. Eu já estou aqui chorando lágrimas de sangue, porque acabou o feriado. Na faculdade, OK, tranqüilo, é um prazer dar as aulas, mas no Colégio Miltiar, meu coordenador está doente. Por conta disso, estou levando nas costas praticamente todo o 3º ano. Há dias que chego em casa e só quero dormir... E, às vezes, nem isso, eu posso fazer... :(

lola aronovich disse...

Maria Valéria, moderar comentários não dá não. Mas concordo que cansa muito e afasta comentaristas inteligentes os insultos que aparecem aqui. Eu deleto quando tem ofensa a algum leitor, mas nem sempre é imediato. Às vezes checo o blog de hora em hora. Mas tb trabalho, durmo (muito de vez em quando), pode demorar um pouco. Mas acho que, proibindo os anônimos, já melhora muito o nível. Sobre a minha beleza indescritível, não se preocupe não, que opinião de anônimo ou de troll realmente não me afeta. Ontem no Twitter alguém disse que eu sou a pessoa mais inteligente e linda do Twitter, só que ele teve que escrever IRONIA no começo e fim da frase. Sinal que muita gente não interpretaria aquilo como irônico... E eu respondi a quem me avisou que às vezes eu me acho bonita, às vezes não, mas o maridão e o gatinho Cal quase sempre me acham irresistível, então é isso que importa. Ah, só por ser mulher eu tenho que estar eternamente disputando concurso de miss? Não mesmo, tô fora!


Hyoga deve ser parente próximo de ioga, gente. Vamos respeitar o anônimo que me quer como mãe, na falta da própria.

lola aronovich disse...

Roberta, não entendo o medo desse pessoal! Eles acham o quê, que vou puxar o pé deles à noite? Quer me xingar de boba, feia e chata? Põe o nome! Fala na cara!


Stela, ha ha, vc acha que meus olhos de panda se devem a varar a noite estudando?! Vai sonhando! É genético mesmo. Até na saudosa época em que dormia 7 ou 8 horas por dia eu tinha olhos de panda! Mas pandas são fofos.

Masegui disse...

"Eu tenho que ter paciência com isso ou matar gente idiota não é crime?"

Não é crime, não, cometa suicídio, please!

Anônimo disse...

Masegui:

Eu já convivi bem com vários gays sem matar nenhum. Não fique preocupado, por enquanto, você está a salvo.

Oliveira.

Omar Talih disse...

Voce já imaginou um mundo sem "virus ou bactérias"? Seria impossível haver progresso da ciencia sem estudo destes e evolução das espécies. Comentaristas anonimos são como amebas, são necessárias. Quem gosta do virus da varíola, ninguem, eu acho? Continue assim e não se importe com idiotas que povoam o universo cibernético.

Anônimo disse...

Ri-me muito do teu comentário, Oliveira. Ainda estou a rir-me.

Mas, pergunto, e com pretos, Oliveira, já conviveste também?

Não te cuides em responder, rapaz. Eu não te levei a sério, aliás, acho que te percebi o jogo. Como é que se chama aquele grupo musical?... SPC, Só Pra Contrariar.

Ah, e sou preto, só pra dizer.


Mas, o queria mesmo era comentar a Lola. Será que vale a pena filtrar o anónimo-anómimo, se boa parte de nós somos todos anónimos? Eu assino como Pentacúspide exactamente para manter o meu anonimato, no meu perfil, há coisa de uns seis meses, pus o meu nome que nem sequer é o oficial.
No blog, sou Pentacúspide.
No jornal e nas minhas escritas de ficção, sou Marinho de Pina.
No hip-hop de crítica social, sou XS, o Guru.
No hip-hop de todos os outros temas, sou Deus de Rima.
Na poesia, sou Marinheski.
Na faculdade sou Geraldo de Pina.
E sem uma ponte para todas essas pessoas, sou um anónimo. E gosto de ser anónimo, embora nominado.
Não acho que vale a pena bloqueares os anónimos-anónimos porque se eles escrevem a insultar e escondem-se atrás do anonimato-anónimo é porque se sentem miseráveis ao fazê-lo, e isso já é castigo suficiente.

lola aronovich disse...

Vou deixar o comentário do troll de oliveira tentando insultar o meu xodó, Mr. Masegui, porque pode ser pedagógico: o troll pensa que chamar alguém de gay seja insulto!
E isso que o Mario Sérgio já expôs toda sua vida sexual aqui no blog: ele é casado com uma mulher linda, e eles vivem se apalpando... Abração pra sua mulher, aquela santa, Mario!


Pô, Omar, não vejo como comentaristas amebas contribuem com a evolução dos blogs...

Ághata disse...

Acho bom moderar, Lola.
Se alguém quiser falar algo pessoal, alguma coisa que compreensivelmente deva ser postada como anônima, envia por e-mail para vc e vc posta.

Ághata disse...

Ah, Valéria, os seus trolls são de longe os piores...
Nossa, são grudentos, infantis e pirraçentos!

Anônimo disse...

Anonimo 14:04; o sem coragem para por seu nome:

Eu cresci só com amigos pretos. Tanto que apredi capoira com les, vizinhos da casa do meu pai, arte essa que treino até hoje: 70% dos meus funcionários são pretos e são pessoas excelentes. Deixe de ser um bobo superficial que segue a massa ignóbil e aprend a pensar com sua cabeça.

Lola; a vida pessaol da Masegui não precisa ser exposta pra justificar o óbvio.

Oliveira.

Índigo disse...

lolaaaaaa vc acabou de acabar com meus sonhos de ter lindos olhos de panda!!!! tb acho pandas super fofos

(meu namorado, prototipo de maridon, vendo eu comentar no seu blog acabou de falar: mas vc tem umas olheirazinha só, olha aqui ahahahhahaha)

Anônimo disse...

LOLWAT.

Esse Oliveira é um troll teutão. Eu sei.

Flávia Simas disse...

Ah Lola, eu te entendo... eu tenho duas visitas diárias no meu blog (contando com a minha) e já sofri trollagem, agora imagina o tanto que não devem te importunar, ainda mais em período de eleição =/

Shiryu de Dragão disse...

Pronto Lola, acabei de criar um perfil no google! Eu sou o anonimo que te recomendou hyoga. Ai alguem citou o Hyoga dos Cavaleiros do Zodiaco e resolvi fazer esse fake.
Afinal, a partir de amanha nao vai ter mais anonimos!

Ornitorrinco disse...

Tbm quero um pseudonimo!!! :D

Pentacúspide disse...

viva oliveira, tu és divertido pacas, rapaz. a sério que não viste o meu nome no comentário do anónimo das 14:04?

Eu disse, tu és um SPC, e provaste que sim, contrariando o teu próprio comentário e, deixando uma ponta racista ao não teres dito mais nada que aprendeste com os pretos tirando a capoeira (estereotipação, ou lá como se diz) e ao usar a frase "eles são excelentes pessoas" (como se eles fossem "?"...).

E obrigado pela dica sobre aprender a pensar pela própria cabeça.

Tatiana disse...

"Ontem fui com minha filha ver Karate KId."

KKKKKKKKKKK... Oliveira, vc tem filha?!!! É o quê, um poodle, um pincher, um pug?!

Porque se vc tivesse mesmo uma filha vc não teria tanto tempo sobrando pra ficar o dia todo aqui no blog da Lola. Além do que, paternidade geralmente transforma as pessoas, as tornam melhores, coisa que não vemos nem rastro em vc. Uma pena.

Anônimo disse...

É Tatiana: boa pessoa pra vocês é quem vota no PT, na Dilma, acredita nas mentiras do Lula, escolhe não ter filhos e ser ateu.

É isso que é ser boa pessoa? Aonde? Se depender disso eu jamais serei uma boa pessoa; eu sei pensar sozinho.

Oliveira.

bete disse...

Lola,

meu blog é pequeno, não divulgo e não faço a menor questão de aparecer, exatamente por isso passei a usar nick. Mesmo assim volta e meia suirgia um mal educado pra encher meus pacová. Não tenho mais tempo nem saco pra isso, internet para mim não é trabalho nem campo de projeção, venho aqui me informar e me divertir, extamente por isso fechei faz tempo os comentários lá do blog. Sim, diminuiu muito o número de comentários, mas não tenho saco pra reponder doido e gente chata, e no twitter às vezes respondo os malucos (já implicaram até pq uso a foto da bette davis e outra pessoa tb usa, oi?), dependendo do nível simplesmente bloqueio, tenho mais o que fazer.
bjs

Ághata disse...

E por que tinha de ser logo o Shiriu de Dragão?!
Colocava o imprestável do Seya! [Que é um saco e sabe apanhar.]

samya disse...

alguem pode me explicar o por que do H na frente da palavra ioga? e por que o Y?

Masegui disse...

"E isso que o Mario Sérgio já expôs toda sua vida sexual aqui no blog..."

Como assim, cara pálida, quer dizer que tá todo mundo sabendo das broxadas e tals???...

Ulisses Adirt disse...

Os meus anônimos se comportam bem... Só quando um texto acaba fazendo mais sucesso, quando citam bem no Twitter ou aparece no Yahoo, é q chove malucos para falar umas bobagens. Tenho sorte.

Koppe disse...

Acho que concordo com o Omar Talih. Matéria orgânica em decomposição é algo desagradável, mas fertiliza o solo pra garantir boas colheitas. Trolls e anônimos podem até ser divertidos, não precisamos levar a sério o que dizem, e ainda servem como mau exemplo, mostram o que não devemos fazer. E quem sabe algum dia digam alguma coisa de útil? Como dizem os Racionais MCs, "até no lixão nasce flor"...

Tatiana disse...

Não, meu caro Oliveira,

pensar com a própria cabeça, ter idéias próprias não é sinônimo de ser gente boa. Hitler fez o que fez por conta própria!

Uma pessoa boa não fica esculachando outras por causa de cor, sexo, preferência sexual e política, religião, aparência física, enfim, atributos que distinguem um ser humano do outro mas que nem por isso faz com que um seja melhor que o outro.

Infelizmente a paternidade não lhe ensinou isso ainda. Só te aconselho ter cuidado, viu?! Geralmente, nossos preconceitos caem no meio da nossa casa como castigo. Se vc tem filhos, e se eles pensarem com a própria cabeça e não com a nojenta da sua, é bem capaz que serão bem diferentes de vc. Oxalá que sejam!

Imagina uma filha gordinha, atéia, petista, de esquerda e que odeia pessoas sujas como vc? E não me venha com o papinho de que seus filhos estão sendo educados para ser o contrário disso, que não cola, não!

Anônimo disse...

Discordo de ti, Tatiana, Hitler fez o que fez porque o povo não pensava mas apenas aceitava a onda de "follow da leada", e ele sabia disso. Aliás, no Mein Kampf, ele diz: não tome o povo por mais estúpido do que é.

Mas concordo que o pensar por cabeça própria tanto pode levar a engano como não; mas de qualquer maneira é preferível à seguir a manada, defendo eu.

Pentacúspide

=Maíra= disse...

É, Lola, noto mesmo que os comentários anônimos mais cretinos e agressivos que surgem por aqui são quando o post é sobre política...

=Maíra= disse...

Ah, e vai fazer Hyôuga pq vc tá mto estrassada (ou, tô rindo MUITO disso aqui... Sorte que tive paciência de ler o comentário deste anônimo!)

Anunciação disse...

Jesus!