domingo, 31 de dezembro de 2023

2023 FOI ÓTIMO, E 2024 SERÁ AINDA MELHOR. FELIZ ANO NOVO!

Eu sempre digo que todos os anos são bons pra mim, porque costumavam ser. Mas a verdade é que 2020 e 2021 foram péssimos também no âmbito pessoal. Sobrevivemos à pandemia e ao pior governo da história do Brasil. 2023, com Lula de volta reconstruindo o Brasil, com todos os índices econômicos apontando grandes melhoras, foi excelente.

2023 deve ter sido meu ano mais saudável em décadas. Em fevereiro comecei a fazer hidroginástica e no mês seguinte arrastei o maridão, que também era sedentário. Fazemos três vezes por semana e adoramos. Ano que vem queremos fazer todos os dias. Também comprei uns micro halteres pra poder fazer um tiquinho de musculação quando danço em casa. Preciso dançar mais em casa. 

Além dos exercícios, comecei a tomar remédios pra diabetes (sou pré-diabética há anos; o maridão, que é magro, também), pra pressão e pra colesterol. Odeio tomar remédios. Até o ano passado eu não tomava nada, mas, com a idade (56 anos), os problemas vão aumentando. Desde julho estou com acompanhamento médico mais constante pelo SUS através do hospital universitário, o que, pra uma pessoa sem plano de saúde, é um luxo. Estou bem, não sinto qualquer dor, mas, como ainda planejo viver muito, preciso ir me preparando pra uma velhice mais saudável. E tenho que melhorar minha mobilidade (subir e descer escadas não é mais tão fácil). 

Sei que o blog está devagar-quase-parando, e já aviso que 2024 provavelmente será seu último ano. Estou cansada, sonho com a aposentadoria (que ainda vai demorar, apesar de em março ou abril, pelos meus cálculos, eu completar trinta anos de contribuição), e gostaria de parar de trabalhar em 2025. Quando eu parar, talvez eu pare com tudo e só descanse. Imagino que deve ser muito bom viver quando todo dia é um feriado, não? É o quero. Se vou conseguir, e quando, é outra história. 2025 é o plano pra começar essa nova etapa na minha vida.

Então espero que 2024 ainda seja um ano de muito trabalho, um ano com saúde, bom pra guardar dinheiro (fundamental se planejo parar de trabalhar em breve). Estou devendo um livro, que tem que sair em 2024!

E pra você, como foi seu 2023? E o que você espera pra 2024? Torço para que seja um ano incrível! (e lembre-se: hoje e sempre, nada de fogos, por favor! Ninguém precisa de barulho e pólvora pra comemorar alguma coisa).

15 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilha que você está ficando mais saudável, Lolinha! Um grande 2024 para você!

titia disse...

Feliz ano novo Lola! E que 2024 seja um ano melhor.

Luise Mior disse...

Querida Lola,fico feliz que tua saúde está melhorando. Lamento que o blog provavelmente acaba em 2024,pois você é das melhores feministas ativas atualmente,mantendo sensatez,equilíbrio e capacidade reflexiva. Infelizmente as redes sociais prejudicaram muitos ativistas. Desejo tudo de melhor para você e os(as) leitores(as) democráticos do blog.

ibi disse...

Felicidade, Lola!!! Somos gratas por tudo que faz na esfera pública.

avasconsil disse...

Feliz 2024 pra você e o Sílvio, Lola. Espero que você não desista do blog. Até porque, ao se aposentar, além da hidroginástica o que você vai fazer com o que sobrar das 24h dos seus dias?

Em 2021 o Jovem Soropositivo (era assim que ele se identificava) encerrou as publicações no blog dele, "Diário de um Jovem Soropositivo".

Ele explicou na época que a mulher estava grávida do 1o filho do casal e que, como o HIV estava ocupando um lugar cada vez menor na vida dele, ele não via mais sentido em continuar as publicações, principalmente porque com a chegada do 1o filho ele não ia ter mais tanto tempo livre como até então - já você, ao se aposentar, vai ter mais tempo livre...

Mas, se pro HIV tem comprimidos ou injeções e as pessoas soro que se tratam direitinho conseguem viver uma vida quase igual às das que não têm o vírus, pra todo o reacionarismo tão à flor da pele, no Brasil e no mundo quase todo, infelizmente não há remédios compráveis a laboratórios ou farmácias, e se trata de um mal que coloca a civilização à beira do armagedom.

Os remédios pra essa fase ruim da humanidade infelizmente não são encontráveis em comprimidos, cápsulas ou injetáveis, mas são produzidos por iniciativas como a sua e a de outras pessoas como Eduardo Moreira, Jones Manoel, Humberto Matos, Fernando Horta, Rita Von Hunty...

Estou percebendo agora que dos conteúdos que acesso com frequência só tem você de mulher como produtora.

A Rita não conta. Ela é uma figura feminina, é verdade. Mas é um personagem interpretado por um homem cis.

Tá vendo aí outro motivo pra você continuar? Tem pouca mulher produzindo conteúdo progressista.

Vou procurar pra acrescentá-las a minha lista de acessos mais constantes, que está muito Clube do Bolinha.

Do que adianta você se aposentar, parar o blog, e o mundo (na verdade a civilização) se acabar?

Imagina estar aposentada em alguma coisa como Mad Max ou outra história apocalíptica, como a Argentina pós-Milei?

Olhá lá, hein, a sua responsabilidade. Dá pra notar que tem um pessoal da direita que lê o seu blog.

E talvez o que eles leem aqui seja como sementinhas de luz, que vão germinar e iluminar a mente deles talvez já na atual reencarnação.

Ou então nas próximas, em que, se os espíritas estiverem certos, eles vão reencarnar num planeta que ainda está no período equivalente ao que foi a era do sílex aqui da Terra.

Diz o Espiritismo que está acontecendo um expurgo aqui neste planeta, e que a coisa começou a acelerar.

Algo semelhante já aconteceu com um planeta chamado Capela, de onde os retardatários evolutivos foram expulsos de lá pra cá pra a Terra, então ainda em sua pré-história.

Os que vieram contribuíram com a evolução e o progresso daqui da Terra, mas também comeram o pão que o diabo amassou, pois a civilização terrícola era bem mais atrasada que a capelina.

Vai que tudo isso é verdade?

Só vão ficar na Terra as pessoas sintonizadas com as forças do bem - o amor, a fraternidade, a solidariedade, valores que, vamos combinar, não é que eu esteja puxando a sardinha pra a nossa brasa, mas são mais colocados em prática pelos estratos mais progressistas das sociedades, do que pelo "outro lado".

Nunca vi um Eduardo Bolsonaro, o neonazista do pai dele, ou um Nikolas Ferreira, incentivarem o altruísmo ou a empatia, dando o autoexemplo ou de outra maneira.

Enfim, seu blog, além ajudar a cultivar o que há de bom em pessoas já mais bem instaladas no lado das forças do bem, ainda ajuda a dar uma melhoradinha nesse povo candidato a degredado do Planeta Terra.

Você vai abrir mão da possibilidade de continuar ajudando a salvar nossa civilização, fora de onde você não vai ter como usufruir sua aposentadoria, e também alguns poucos do "lado de lá" que já buscam sementes melhores pra o terreno de suas mentes pedregosas?

Olha lá. Pense bem.

avasconsil disse...

Mas é verdade, Lola. Se a extrema direita conseguir retomar a presidência da república em 2026, simplesmente não vai valer a pena você se aposentar. Na Argentina "Melei" está tentando aplicar o método do "fascismo blitzkrieg", eliminando de uma vez os direitos trabalhistas e garantias constitucionais, como direitos adquiridos, atos jurídicos perfeitos e coisa julgada. Caso ele consiga aplicar todas as mudanças propostas por ele e se firmar no mandato, o trabalhador argentino, incluindo os aposentados, e talvez eles ainda mais (Janaina Paschoal, na época da pandamia, chegou a dizer que era contra que os idosos fossem prioridade na vacinação, pois eles já tinham dado o que tinham que dá. Já estava mesmo na hora de reencontrarem Papai do Céu...), estarão na miséria. E, como o neonazista fez aqui no Brasil, o governo dele quer valorizar polícias, forças armadas e as outras forças repressivas do estado, que é pra sentarem porrada nos insurgentes insatisfeitos. Querem manter a pulso a pindaíba da grande maioria da população.

Acho que como o Brasil está numa situação econômica melhor que a Argentina, e acredito que ainda estará em 2026, se a extrema direita retomar a presidência nas próximas eleições, o método da eliminação de direitos sociais e do trabalhador vai ser o do "banho-maria".

A primeira coisa que vão fazer vai ser aprovar a PEC que aumenta a quantidade de ministros no STF, que eles não têm interesse em aprovar agora porque o Presidente é Lula.

Com o STF nas mãos, e com os PMs e demais militares também do lado deles, vão começar a tirar direitos, especialmente dos servidores públicos - especialmente, mas não unicamente. Vão tirar direitos dos trabalhadores privados também. Não faz muito tempo Hamilton Mourão falou que acha o 13o um absurdo. Quem quiser ver, dá pra encontrar com o Google.

E os servidores aposentados não serão poupados, já que também seria muito fácil fazer a população em geral se voltar também contra eles e elas (você, caso se aposente mesmo), requentando o discurso do "servidor marajá".

Vão fazer do país o que quiserem. E não vai ser pra a classe trabalhadora viver melhor não.

Com o Judiciário nas mãos vão poder fraudar as eleições à vontade, não vão sair do poder nem tão cedo. Nunca talvez seja exagero, mas falar em décadas me parece apropriado.

As forças progressistas precisam se unir pra pelo menos tentar conter o avanço desse pessoal horroroso.

Eu temo pelo futuro próximo do Brasil e do mundo.

A coisa não está boa nem um pouco, por mais que de vez em quando, e pra uma parcela da população (em que me incluo), possa parecer.

As mudanças em gestação são péssimas pra a maioria de nós.

As bolsonaristas do Zap não conseguem enxergar que dirão sim às mudanças que também as atingirão negativamente, mas nós felizmente conseguimos antecipar os acontecimentos.

Não precisamos passar de fato por eles pra perceber que estão sendo preparados.

Podemos ao menos tentar evitar que aconteçam.

E você já faz isso com seu blog.

Erisson disse...

Feliz Ano Novo, Lola!

Eu não acredito que o blog vai acabar!
Eu conheci esse blog em 2011 e se tornou o meu blog favorito. Sei que os blogs perderam público na internet mas vez ou outra ainda venho aqui.

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://extra.globo.com/google/amp/esporte/noticia/2024/01/mae-de-daniel-alves-expoe-mulher-que-acusa-filho-de-estupro-nas-redes-sociais.ghtml&ved=2ahUKEwjvsdDsub-DAxXTKrkGHWKQCkcQr_oDKAB6BAgVEAE&usg=AOvVaw3bsxggfgURxQfTo24YdgTB

Anônimo disse...

a) Feliz ano novo querida Lola

b) Este ano a esquerda deve ter como meta eleger prefeitos e vereadores progressistas precisamos ter mais espaço nas casas legislativas

c) Eu vou lutar para eleger mulheres negras de esquerda espero que os coletivos feministas não sejam proibidos

Sofia disse...

Feliz 2024, Lola!
Muitos anos de vida e muita saúde pra vc e pro seu marido!
Esse livro é sobre aceitação do corpo ou algo assim?

DEMOGORGON disse...

se é melhor ou pior é apenas a nível pessoal nunca coletivo, pra quem acredita em ano pessoal vai ver a vida como altos e baixos, 1, 3, 5, 8 representam numeros de poder, 2, 4, 6, 7, 9 representam numeros de servitude

Nanda disse...

Feliz 2024 Lola! Conheci sue blog em 2011. Não venho sempre, mas fico feliz que você e o maridão acharam uma atividade prazerosa. Também estou nessa busca.
Não estou tão esperançosa com o futuro, mas seguimos. Faça o que for melhor para você. Gosto muito dos seus textos, mas sei que os últimos anos também foram pesados. E já estou curiosa por esse livro, poderia falar um pouquinho sobre do que se trata? Um forte abraço!

Anônimo disse...

Fala, Lola, beleza? Vai ter post sobre como mulheres musculosas são evitadas na mídia? Principalmente depois que escolheram uma atriz que corresponde ao ideal de mulher preferido pelos homens para o papel da personagem Abby de The Last of Us. Lembrando que a Abby foi muito criticada pelos incels, justamente por ser musculosa e parecere mais com um homem do que com uma mulher. E agora, a série que se diz "progressista" contempla os Incels com essa mudança.

Denise disse...

Feliz Ano Novo, Lola! Fico feliz em ler que vc está se exercitando e focando na sua saúde. Inclusive a saúde mental e os planos de aposentadoria. Sentirei muita falta do seu blog, claro, pois vc é absolutamente necessária nesse mundo da internet e eu sigo vindo aqui todo dia pra te ler, mas acho também que seu trabalho de anos é um legado imenso pro mundo e vc merece descanso de toda a chateacao que manter esse blog te traz.

Eu também comecei uma revolucao em 2023, inclusive voltando a me exercitar, e 2024 promete ser um ano de mais mudancas profundas, incluindo uma mudanca de país.

Te desejo toda a felicidade do mundo em 2024, vc merece!E muitas viagens e lazer com o Silvio.

Beijo,
Denise

Sofia disse...

Oi, Lola! acabei de ver um vídeo que me lembrou de alguns posts seus, chama Body Positivity or Body Obsession? Learning to See More & Be More | Lindsay Kite | TEDxSaltLakeCity: https://www.youtube.com/watch?v=uDowwh0EU4w&ab_channel=TEDxTalks

Tb gostei MUITO de uma propaganda da Buscofembrasil que diz "O corpo ideal não existe. Existem corpos reais capazes de realizar coisas incríveis": https://www.instagram.com/p/C2Kij5qxDso/ <3