sábado, 23 de fevereiro de 2019

UM OSCAR PRA LÁ DE EMBOLADO

Pessoas queridas e maravilhosas, amanhã já é o Oscar 2019! E há várias categorias em que o resultado é imprevisível. 
Por exemplo, melhor filme. Creio que Roma tem um leve favoritismo, mas, se ganhar, será a primeira vez na história que uma produção não falada em inglês levará o prêmio principal. E talvez algo ainda mais inédito: Roma é uma produção Netflix, a primeira da empresa a ser indicada ao Oscar. Isso quer dizer que o filme chegou às salas de cinema, mas foi visto pela maioria das pessoas numa telinha mesmo (no computador ou TV ou celular). Será que uma vitória de Roma teria impacto no jeito que vemos os filmes?
Se não der Roma, pode ser A Favorita (que teve o mesmo número de indicações de Roma, dez), Green Book, Infiltrado na Klan, ou Vice. Provavelmente apenas Nasce uma Estrela, Bohemian Rhapsody e Pantera Negra não tem chance nenhuma. Pros outros, deve estar bem bagunçado. Historicamente, três dos indicadores de melhor filme são direção, montagem e roteiro. Ou seja, de acordo com esses critérios, Green Book e Bohemian Rhapsody teriam chances reduzidas, já que não foram indicados a melhor diretor. No entanto, ambos ganharam o Globo de Ouro, outro bom indicador. Eu torço pra Infiltrado na Klan, porque pra mim foi o melhor filme.
Alfonso Cuarón deve levar melhor diretor por Roma, mas ele venceu em 2014 por Gravidade (nos últimos 6 anos, 5 dos vencedores a melhor direção foram mexicanos). Eu gostaria que Spike Lee ganhasse. Eu tinha certeza que ele tinha sido indicado em 89 pelo grande Faça a Coisa Certa, mas não foi. De um jeito ou de outro, Spike foi um dos roteiristas de Infiltrado, e deve ganhar. 
E possivelmente veremos o bonito rosto de Cuarón várias vezes amanhã. Roma é favorita para fotografia (será a segunda vez desde que o prêmio deixou de ser dividido em fotografia a cores e fotografia em preto e branco que um filme em preto e branco ganha. A primeira foi Lista de Schindler). Pela primeira vez, um diretor responsável pela fotografia do filme ganhará o prêmio.
Vamos ver. Creio que Glenn Close é bastante favorita ao Oscar de melhor atriz. Esta é a sétima indicação desta atriz excepcional que, aos 71 anos, nunca ganhou. Acho que chegou a sua vez. 
Mas talvez as categorias mais difíceis de prever sejam mais técnicas, como montagem, design de produção, trilha sonora, figurino, e edição e mixagem de som. Tá tudo bem embaralhado mesmo.
E aí tem o meu tradicional bolão do Oscar, mais embaralhado ainda. No bolão pago foram treze apostadores. Ou seja, quem acertar o maior número entre as vinte categorias levará a fortuna de R$ 325. Não estou muito confiante, mas acho que não darei vexame, como aquela vez que eu tinha 0 em 10 (não lembro que ano foi, o trauma me fez esquecer).
A primeira das 9 páginas da tabela do bolão grátis
No bolão grátis, foram 258 participantes, mais que o dobro do ano passado. Agradeço muitíssimo a participação de vocês. Vocês podem ver as tabelas (tanto pro pago quanto pro grátis) neste link. Também vou mandar um email pra todo mundo que entrou. 
Bolão pago (cabe numa só página, seus pão-duros miseráveis!)
E agradeço mais uma vez ao Júlio César, que organizou tudo. Eu lembro vagamente quando eu fazia o bolão à mão... Não teria como anotar as 20 apostas de 258 participantes na mão, então é seguro dizer que, sem o Júlio, eu já teria encerrado minha tradição de fazer o bolão do Oscar há anos. 
Vou ficar de olho por aqui amanhã, vendo o que puder da cerimônia e acompanhando o bolão pago e, sempre que puder, escrevendo alguma coisa na caixa de comentários. Se quiserem ver, venham! Serão todxs bem-vindxs (menos trolls, que podem morrer na esquina). 

11 comentários:

Rafael Fabro disse...

Lola, existe alguma possibilidade de ainda participar do bolão pago? Perdi o prazo, infelizmente, e queria muito participar da brincadeira. Grande abraço!

Lola Aronovich disse...

Não, Rafael, infelizmente não dá mais. Tem prazos. Mas ano que vem tem mais!

Rafael Fabro disse...

Claro, legítimo e compreensível. Vamos acompanhar amanhã. E tô no bolão gratuito...rs Obrigado!

Alan Alriga disse...

Não é ser um pão duro miserável✊, mas sim perder um dia inteiro, isso mesmo perder um dia inteiro dentro de uma agência bancária, sem falar que não assisti nenhum filme para como diz o Pica-Pau gastar o "meu rico dinheirinho" 💰💸💸💸💸 😂😂😂😂😂😂😂😂

Raul disse...

Juliana Guimarães a mais controversa no bolão pago! Adoooro! rsrs

Anônimo disse...

Oscar: show de esquerdismo, misandria, lacração e feminazismo. Nem audiência tem mais. Arrrrrrrgggghhbhh ( vomitei )! Ninguém normal suporta aquela hipocrisia.

Anônimo disse...

quero mais misandria. chora que tá pouco

Anônimo disse...

Seria bom demais se o Oscar fosse realmente de esquerda, é uma celebração criada por americanos para americanos e de vez em quando eles fazem um agrado aos estrangeiros e as minorias raciais, mas na maioria das vezes ele é bem eurocêntrico. É bom lembrar que em 2013, a Michelle Obama anunciou o Oscar de melhor filme para Argo que nada mais era um filme de propaganda imperialista contra o Irã, sem falar do prêmio de melhor filme para Guerra ao Terror, um filme explicitamente racista, se isso é esquerdismo, nem quero saber o que é ser direita então. Faz tempo que não acompanho o Oscar mas ficarei na torcida por Roma.

Felipe Roberto Martins disse...

Na torcida por "Roma"!!!

Noêmia Cristina disse...

Spike Lee foi injustiçado!

Unknown disse...

Tem que ser muito imbecil e retardado pra escrever uma coisa dessa.