domingo, 12 de fevereiro de 2017

ENTRE NO BOLÃO DO OSCAR A QUALQUER CUSTO

- E aí, vão participar do bolão pago, do grátis, ou dos dois?

Gente boa, não se esqueçam de participar do meu tradicional bolão do Oscar. Faltam duas semanas pra entrega, que será no dia 26 de fevereiro. 
Estou fazendo um esforço pra ver o máximo de filmes indicados. Eu tinha visto La La Land em Buenos Aires (adorei), e também, já faz um tempo, Capitão Fantástico (em que Viggo Mortensen concorre a melhor ator) e Florence: Quem é Essa Mulher? (que deu a Meryl Streep sua vigésima indicação) por recomendação de uma leitora e um aluno, respectivamente. Até gostei dos dois filmes, mas nada que tenha ficado muito na memória (se bem que Capitão pode gerar ótimas discussões). 
Esta semana vi Jackie. Não gostei nada, nem da interpretação da Natalie Portman. Eu pensava que seria mais uma biografia, um biopic, mas só engloba a parte da vida de Jacqueline Kennedy que lida com o assassinato do marido. Sabe o que tinha vontade de ver? Como ela se envolveu com Onassis depois. 
Vi também o francês Elle, sem dúvida super polêmico e com uma interpretação incrível de Isabelle Huppert. Digamos que é um filme que segura a atenção. Mas é bem misógino, ou não é? Ainda tenho que escrever sobre ele. 
Acabei de ver Fences (Cercas), e parece teatro filmado mesmo. Claro, Denzel Washington e Viola Davis estão (são) fabulosos, mas o terceiro ato decepciona bastante. E que final religioso/ redentor/ fora de lugar é aquele? Se não fosse o final eu certamente teria gostado mais.
Comecei a ver Manchester à Beira-Mar, e vou continuar vendo, até pra descobrir o que ele tem de mais. 
O melhor filme que vi esta semana foi A Qualquer Custo (veja o trailer), que trata de dois irmãos que assaltam bancos pequenos no Texas, no meio de uma grande recessão atual. O filme vem sendo chamado de faroeste moderno, e é um retrato crítico de como vive boa parte dos americanos das pequenas cidades hoje. 
Adorei especialmente duas cenas que incluem garçonetes. Numa delas, uma linda garçonete gordinha flerta, ou é gentil (depende do seu ponto de vista) com um dos bandidos. Ele lhe deixa duzentos dólares de gorjeta. Quando a polícia tenta confiscar o dinheiro, ela se recusa: "Isso paga metade da minha hipoteca. Enquanto você não trouxer um mandado, usarei a grana pra manter um teto pra minha filha". 
A outra cena é a mais divertida de toda a história. Dois velhos agentes da policia (um deles é Jeff Bridges, indicado a melhor ator coadjuvante) vão parar numa lanchonete no fim do mundo, e uma garçonete idosa e ranzinza tem um monólogo sensacional, perguntando a eles o que eles não vão querer com o filé que vão pedir. E termina: "Steak, mal passado, sem vagens..." Um dos xerifes a interrompe: "Eu queria o meu bem passado". E ela: "Isso não foi uma pergunta" (você pode ver a cena aqui, sem legendas). 
Acho que todo mundo deveria ter seu dia de garçonete ranzina que oferece opções (mas só um dia! O tempo todo estraga). Mas, parafraseando a velhinha, de qual bolão do Oscar vocês não querem participar? (de ambos não é uma opção!). Tem o grátis, que é só entrar aqui e fazer. 
E tem o pago, em que você deve pagar R$ 20 (transfira o valor pra uma das minhas duas contas -- Banco do Brasil, agência 3653-6, cc 32853-7, ou Santander, agência 3508, cc 010772760 mande um email pra mim (lolaescreva@gmail.com), com cópia pro Júlio (jcaoalves@gmail.com), com cópia do comprovante. E faça suas apostas aqui
Vamulá, gente, não fique de fora. E tentem ver boa parte dos filmes. 

17 comentários:

Anônimo disse...

Vc sabia que o jogo é proibido no Brasil?

Anônimo disse...

Lola escreva textos dos filmes que vc já viu. Eu sinto tanta saudade das suas crônicas de cinema. Seus textos sobre cinema davam uma leveza para o blog. A senhora escreve sobre coisas tão pesadas, então acho que seria bom escrever mais sobre cinema.
Seus textos sobre filmes são tão divertidos e irônicos

#VoltaPostSobreFilmes
#LolaEscrevaSobreCinema

Lula Reiki disse...

Como assim vc não vi A Chegada ainda!!!

Anônimo disse...

Lola, quando você pretende ver estrelas além do tempo?

Vitor Ferreira disse...

Natalie Portman tem tanto de Jacqueline Kennedy quanto eu tenho de Marlon Brando...

Anônimo disse...

Você tem religião, Lolinha?

Bjs de uma grande fã <3 *-*

Anônimo disse...

A indústria pornô é uma coisa absolutamente apavorante mesmo

Abuso, condições precárias, uso de drogas, DSTs, problemas psicológicos, agressões, ameaças, estupro, pedofilia…

Tudo de pior do mundo.

Marcia disse...

Lola, por hora Elle é meu filme favorito! Sim, ele é misógino. Mas sim, também é feminista! O diretor brincou muito bem com estereótipos de gênero e histórias rotineiras de violência contra a mulher. Achei uma crítica bem sarcástica sobre como a mulher é a face do mal, e como os homens usam isso como desculpa para agir de forma cruel e violenta. O filme fracciona isso nas mais clássicas situação de papéis sociais femininos: é a filha menina que leva ao surto psicótico do pai, é a chefe cruel que 'merece' ser estuprada; é a mãe 'histérica' que manipula um homem para sustentar seu filho; é o cara casado com uma carola católica que precisa de salvação; é a mulher velha que tem um amante jovem; é a amiga que trai com o marido da melhor amiga... Para o filme, não há dúvidas: um sistema cruel criará mulheres cruéis, e é por isso que elas são as vítimas dos homens. O final, todavia, é esperançoso. Ver que a única coisa que não mudou foi a amizade entre duas mulheres, para mim significa que não importa os horrores que o patriarcado nos impõe: sororidade é mais importante do que competir com mulheres. Enfim, o filme me enraiveceu, comoveu e me fez pensar. Vale a pena ser visto!

Anônimo disse...

REPOST:

estranhei procurando dory não ter sido indicado a melhor animação

talvez pq já estejam lá duas grandes produções da mesma empresa, se botasse 3 ia ficar demais

Td bem q entre Zootopia e Moana a Dory é o "menos melhor", mas seria bacana, principalmente pq o filme (dory) é mega nostálgico, lembra os clássicos da pixar do começo dos anos 2000, é muito parecido visualmente com Nemo e Monstros S.A. nostalgia total; é o mais infantil entre os três, mas adorei ter visto um casal gay no filme, até pq a dubladora da dory é lésbica, já tava na hora

Mas de qualquer forma, Zootopia e Moana (ambas da disney) é páreo duro, assisti aos dois e é difícil dizer qual o melhor, ambos são brilhantes, mas acho q Zootopia é um tiquinho um pouco melhor, já q sai da zona de conforto e o roteiro é muito inteligente puro papo cabeça

Ambos filmes altamente feministas e progressistas, gostei de ver, qualquer desses q ganhar vou ficar contente

Anônimo disse...

a lola é ateia, acho q responde a sua pergunta

Anônimo disse...

Lola,

faz um post sobre o primeiro governo declaradamente feminista da história do mundo: o da Suécia.

Mais especificamente, do fato das meninas do governo terem coberto os cabelos em uma visita ao Iran (porque mulher mostrando o cabelo é pecado, claro).

É hipocrisia descarada?

Flavia disse...

A Chegada é o melhor filme dentre esses que concorrem ao Oscar de melhor filme. Estrelas Além do Tempo é um filme água com açúcar. Quanto a Jackie, é só lágrima e sofrimento. A atuação da Natalie Portman soa caricata em diversos momentos (e olha que eu gosto dela como atriz). Manchester à Beira-Mar é um bom filme com atuação primorosa do Casey Affleck. Capitão Fantástico é uma porcaria: embora eu seja de esquerda, achei o personagem do Viggo Mortensen lunático e doutrinário. Já o ponto forte de Elle é a atuação da Isabelle Huppert, porque o filme me pareceu misógino. Ah, vale a pena ver O Apartamento, que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro: tenso, angustiante e com ótimas atuações.

Anônimo disse...

Vi no Twitter que suas advogadas tiveram que renunciar por conta das ameaças dos mascus. Eu nao escrevi aqui nem uma nem dez vezes que era melhor você arrumar advogado pago, sem caridade, porque caridade cansa e acontece isso aí, a pessoa bota a mão na consciência e vê que não vale a dor de cabeça a troco de = vários nadas e todos temos contas a pagar. Se não tiver um interesse político rolando pra você ativar o Disk Freixo, colega, esquece, o que vai resolver seu problema é dinheiro, a cavalaria feminista tá cagando pra você (fora que em comunidade feminista de Facebook é um nojo, tudo querem de graça, tudo ajuda as mana, engraçado que ajudar a pagar nossas contas ninguém quer).

Faz um financiamento coletivo, sei lá, mas P A G U E uma banca de advogados que tudo isso aí vai desenrolar num instante. Dinheiro tá? De verdade, não favor, não visibilidade, não link no blog. Grana, aquela coisa que a gente usa na padaria pra comprar pão.

Unknown disse...

Anônimo das 17:02, quanta empatia, né não?

Cris disse...

Lola, desculpa por falar de algo totalmente diferente, mas vc não vai falar sobre o lance do "turbante"x apropriação cultural, a gente gostaria de ver sua opinião.

Anônimo disse...

Mais um ano iremos ver uma atriz veterana nitidamente com a melhor interpretação (de longe, bem longe mesmo) perder o Oscar pra uma atriz mais jovem, com uma interpretação boa, mas que nem chega aos pés da interpretação da atriz veterana. Xiii... iremos continuar vendo esse filme no futuro. E muitas vezes. E que final trágico e chato terá sempre esse filme.

Anônimo disse...

Lola, me tira uma dúvida, pode ser?
O que são homens sanctos? Fiz pesquisa sobre isso, mas obtive uma resposta muito adequada. Por isso recorro a você.