segunda-feira, 6 de junho de 2016

49 ANOS DE VIDA

Almoço comemorativo de ontem: carbonada (milho, batata doce, frango)

Melhor falar logo porque se não começa o "Hoje é seu aniversário?"
A autora da comida, a senhora
minha mãe
Então, é sim. Sou de 6 do 6 de 67, praticamente o número da besta. Hoje comemoro 49 anos de vida, muito tempo mesmo. Mas nada comparado ao ano que vem, quando chegarei a cinco décadas!
Como estou sem tempo nenhum (é insano o volume de trabalho que terei esta semana), e como hoje é meu aniversário, não farei um post mais intenso hoje. 
Mas só digo que estou muito bem. Graças às dicas de vocês, talvez minha viagem pra Santiago e Buenos Aires saia bem mais em conta que os R$ 7,800 inicialmente previstos (já teve uma redução de 1,400 só trocando os hotéis pelo Airbnb; agora vamos às milhas!). 
De saúde, estou ótima! Bem, quase. Ainda tem o negócio da esteatose. Os exames de sangue que fiz há duas semanas indicam que a gordura no fígado continua toda lá, firme e forte (tenho um outro exame na quarta). Mas havia quase dois anos que não fazia esses exames de sangue. E, da última vez, não havia sido bonito. Estava com glicose alta, com pré-diabetes, e, pela primeira vez na vida, com alto índice de colesterol. E, fora isso, com ovários gigantes (com isso eu ainda não me preocupei).
Eu e o maridão rindo à toa, ontem
Daí o quê que eu fiz nesses últimos dois anos, além de fugir dos médicos? A única coisa saudável foi passar a tomar suco verde todas as manhãs. Isso explica por que meus índices melhoraram tanto. A hemoglobina glicosilada, que estava em 7.9 em julho de 2014, agora está em 6.5 (o correto é entre 4 e 6.3%), só um pouquinho acima. 
Opa, só agora vi que continuo diabética,
com taxa de 139 mg/dl. Mas vou
reduzir sem remédio
Não me lembro em quanto estava o colesterol antes (certamente havia ultrapassado 220 mg/dL), mas agora ele está em 177 (o correto é abaixo de 200). Estou com colesterol mais baixo que o maridão, que tem uma alimentação super saudável! Quem disse que a vida é justa?
E meu colesterol bom, o HDL, está em 58 mg/dL (o ideal é entre 35 e 60). 
Tenho outra novidade. 
Há dois meses, por aí, comecei a fazer um curso de reeducação alimentar oferecido aos servidores da minha universidade. Minha alimentação nunca foi ruim -- eu não tomo refrigerante nem álcool, e uma lata de óleo e um saco de açúcar aqui em casa duram meses --, mas sou viciada em chocolate, né? Chocólatra mesmo. Então eu estava comendo cerca de dez barras de chocolate por semana. Piorou muito depois que vi O Lobo de Wall Street. Eu pensei: se todo aquele pessoal cheira todas e não morre de overdose, por que eu não posso comer chocolate sem acabar com meu já combalido fígado? 
Eu, mamãe, e um bolo de
chocolate maravilhoso
(receita aqui!)
Eu precisava de um empurrãozinho pra parar com o chocolate, e sabia que a reeducação alimentar ajudaria. Adorei o curso (ainda teremos mais uma aula), aprendi bastante, e fui atendida por uma nutricionista simpática e competente, professora da UFC, duas vezes, no começo do curso e na última quarta. Ela me pesou, tirou as medidas, fez todo um plano pra mim, baseado nos meus gostos, e não traçou nenhuma meta exagerada. Resultado: emagreci 4 quilos nessas sete semanas. Sem esforço, sem passar fome, bem pelo contrário (comendo cinco vezes por dia). Incorporei vários legumes cozidos à minha rotina, e estou gostando. Fui de dez chocolates por semana pra apenas um. Lógico que ontem minha mãe fez bolo pra comemorar meu aniversário. Não é dieta. É reeducação. Meu objetivo não é emagrecer, é melhorar minha saúde. Emagrecer é consequência. 
Ainda preciso fazer exercícios. Com a correria, não tive tempo de começar. Mas preciso encontrar um tempinho, eu sei. De toda forma, estou feliz por ter reduzido tanto minha ingestão de chocolate. Às vezes eu sinto falta, fico ansiosa. Aí desvio o caminho pra não passar pela farmácia e não ceder à tentação. 
Estou tão bem que nem me deixei abater pelo diálogo que o maridão narrou pra mim. Uma aluninha de xadrez dele de cerca de dez anos chegou pra ele e disse:
- Vi na internet que o pessoal que joga xadrez é muito solitário, tá sempre sozinho, não sai de casa. 
Maridão: - Hum.
Aluninha: - Então: você devia se casar. 
- Eu já me casei!
- Você devia se casar de novo. Porque sua mulher já morreu, né?
- Como?
- Você é tão velho que sua mulher já deve ter morrido!
Ha ha, a sinceridade espantosa das crianças! Elas são muito fofinhas.
Pra terminar o post, publico aqui uma foto que eu nem me lembrava que existia. Foi o maridão que tirou quando eu tinha menos da metade da minha idade atual. Eu tinha 23 anos, e foi o mais próximo que já posei nua. Eu lembro que estava nua na cama da casa do então namoradão, hoje maridão, e ele tirou duas ou três fotos, nenhuma das quais mostrava coisa alguma.

Eu era tão jovem! E pensar que daqui a 25 anos eu vou olhar pras fotos de hoje e dizer o mesmo...
Mas pode vir quente que eu estou fervendo, 50 anos!

60 comentários:

Zrs disse...

Lola, você é linda, maravilhosa uma inspiração infinita para todas nós. Grata por existir, de verdade. Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns Lolla! Muitas muitas felicidades

jair machado rodrigues disse...

Querida Lola, ando bem comedido nos comentários neste blog, mas não consigo evita-lo rs, gosto daqui, embora fique com medo por vezes, isto na área dos comentários, tenho medo do 'anônimo'...mas estou aqui para desejar um FEILZ ANIVERSÁRIO e toda a felicidade d o mundo e muita saúde pra ti e quem tu amas.
ps. Carinho respeito e abraço.

Luciana disse...

Parabéns, Lola!
Desejo tudo de maravilhoso na sua vida <3
Obrigada por ser tão inspiradora!
Te adoro!

Anônimo disse...

Como seus olhos ficam mais lindos com esse cabelo negro, Lola!
Feliz aniversário, que você continue por muitos e muitos anos sendo esse agente transformador da sociedade, essa pessoa incansável e combativa!
Parabéns também por estar tentando melhorar dia a dia, mudanças de hábito, por menores que sejam, requerem algum esforço e atenção, sei que é mais difícil numa vida corrida como a sua.

Tenho uma dica para o chocolate: ALFARROBA. É o chocolate dos veganos, uma delícia. Não tem adição de açucar por ser naturalmente doce, não tem lactose pois a composição é integralmente vegetal, e não tem gluten.
Tem em qualquer supermercado várias combinações maravilhosas (amo um que vai passas e castanhas).
Sério: aposto que você vai encontrar um substituto a altura do seu amado chocolate, sem fazer mal a saúde ou aos animais e ao planeta. :)

Beijos, Lola. Aproveite seu dia!

Alícia

Flavio Moreira disse...

Lola, um ótimo dia de aniversário e que você seja extremamente feliz em tudo o que fizer. Sigo acompanhando, embora quase sem comentar. Muitas alegrias e muita saúde (ah, também estou no "clube dos que tem gordura no fígado").

Ana A disse...

Feliz aniversário, Lola! Que venham muitos e muitos anos de alegrias e realizações pra você. Muita saúde, sempre! Espero que você tenha consciência da sua importância para as mulheres brasileiras, você começou tantas coisas, foi, e continua sendo, uma grande inspiração para todas nós!
Um beijo, tudo de bom pra vc!

Anônimo disse...

Oi, Lola! Estou comentando como anônima por pura preguiça de fazer cadastro, mas meu nome é Danielle (d a n i c l a u @gmailetc) e tinha que comentar de qualquer maneira!
Primeiro, feliz aniversário.
Segundo, amo o blog e leio sempre, uma vez que você começa não tem como parar!
Mas então! Fiquei preocupadíssima com seus exames médicos!!
Não sou da área de saúde, nutrição (e sim direito), mas adoro esses temas e estudo como "leiga". Sua hemoglobina glicosilada está muito, muito, MUITO alta (essas faixas de normalidade de exames são bem "liberais", tinha que estar bem mais próximo do 5). isso indica que tem muitos picos de insulina e muita inflamação (o que não é de se estranhar, diante da esteatose). E o colesterol, de acordo com os estudos mais novos, não quer dizer muita coisa :( Como estão seus triglicérides?

Queria que lesse esse artigo (e tudo mais que pudesse) desse site aqui, é de um médico do RS: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/12/o-figado.html

Acho que você precisa urgente de uma "dieta" com baixo carboidrato. Dá pra comer seu chocolate com gosto, bacon, carne, queijo, etc, o problema é o carbo, o açúcar!

Por favor, atenda ao apelo desta fã que está muito preocupada com você !!!

Um abraço!!!

Danielle

Anônimo disse...

Lola, não come bacon não!!!
Carnes processadas de um modo geral só trazem malefício.
Muito sódio.

Eu sou vegana mas digo sempre: se não consegue de jeito nenhum parar com carne, tudo bem. Mas consuma carnes não processadas, e nada de embutidos, por favor!

A redução de carboidratos é urgente. A hora de ir ao supermercado é crucial! compre massas integrais e muita muita muita fruta. Semente de linhaça, chia e quinoa eu coloco em todos os meus pratos, doces e salgados.

Diminua leite e queijo e você verá essa inflamação decair vertiginosamente ;) (cálcio você consegue em mil outras fontes melhores)

Alícia

titia disse...

Parabéns Lola!:D Feliz aniversário.

Olha, eu também sou chocólatra e sofri pra reduzir meu amado chocolate, mas é melhor reduzir logo pra poder continuar consumindo lá na frente, quando a máquina começar a pifar, né? O segredo, realmente, é moderação. Tudo em excesso faz mal, até água. Então, chocolate com moderação, muitas felicidades e um aniversário maravilhoso.

Cláudia Dans disse...

Loooooooooooooooooooola!
Feliz aniversário!
E que você continue assim: linda, maravilhosa, inteligente, forte, guerreira, enfim, uma mulher poderosa!

beijos e abraços carinhosos!!!!

Paola disse...

Lola, parabéns!!!! E vc está lindíssima na última foto, seus olhos estão bem destacados!
Te admiro muito!
Ah, eu tb estou lutando contra a gordura no fígado! Por enquanto, ela aparece apenas nos ultrassons, as enzimas do sangue ainda estão normais! Mas temos q cuidar!
Vc já pensou em fazer caminhada?
Bjos!!!!

Anônimo disse...

Alícia,
Eu sou veg há mais de dez anos (e fui vegana por 6). Mencione o bacon e a carne porque imagino que sejam comidas de que ela, como a maioria das pessoas, gostam, e no caso da esteatose impactam muito, muito menos (ou melhor, impactam ZERO) do que qualquer carboidrato (isso inclui quinua e massas integrais, frutas, e até tubérculos, infelizmente).
Não quis entrar em discussão sobre veganismo. Só quanto à saúde da Lola mesmo.
Um abraço!
Danielle

Anônimo disse...

“meus índices melhoraram”
“comecei a fazer um curso de reeducação alimentar”
“fui atendida por uma nutricionista... professora da UFC"
“Ela... fez todo um plano pra mim... Resultado: emagreci 4 quilos nessas sete semanas"
“Incorporei vários legumes cozidos à minha rotina, e estou gostando. Fui de dez chocolates por semana pra apenas um"

Anônimo disse...

Lola, eu entendo muito bem o problema do chocolate. Sempre fui muito viciada, sempre comi de tudo e de forma saudável, o problema foi sempre o chocolate. Em fevereiro de 2013, no meu aniversario, tive que ser internada após comer 13 caixas de bis. Kkkkkkk hoje é engraçado, mas na época foi muito ruim, principalmente porque meus exames estavam péssimos. Sempre fui muito magra e nunca engordava, eu achava que por isso poderia comer o quanto eu quisesse... Engano.
Enfim fico feliz que você esteja se cuidando também, afinal mais 49 anos ainda virão. Obrigada por mesmo sem saber fazer parte da minha vida!! Tudo de bom!!
Claudette

Anônimo disse...

Danielle, não entrei no mérito do veganismo.

É unanimidade, inlcusive pela OMS, que carnes processadas fazem apenas mal a saúde humana (o último estudo dizia que causa câncer).

Bacon, salsicha, presunto: apenas não comam. Se você tiver gordura no fígado, leve isso como mandamento número 1. Esses "alimentos" tem muita gordura ruim (pioram porque comemos eles fritos, muitas vezes) e muito sal. Nenhum nutriente.

Já é unanime também que excluir por completo um grupo alimentar não é bom. Precisamos d gordura e carboidrato. Mas precisamos de gordura boa (insaturada: azeites, castanhas) e carboidratos complexos (integrais: pães, massas e grãos: arroz integral, aveia, quinua, etc).
O açucar da fruta e dos vegetais são bons. Claro: dê preferência a uma pera do que uma fatia de melancia, pois esta possui alto índice glicemico, mas ainda sim é melhor do que qualquer chocolate.
Sempre prefira comida natural em relação a industrializada.
E ambientes inflamatórios sempre são agravados por laticínio. AMAVA leite de vaca, mas minha vida mudou quando tirei isso da minha rotina. Há opções vegetais muito melhores.

ALícia

Anônimo disse...

Lola, feliz aniversário! Adoro o blog!

Sobre o chocolate, sei bem como é. Uma dica boa que alguém deu aqui em cima nos comentários foi a alfarroba! É bem gostoso mesmo :)

Felicidades sempre!
Beijos!

Anônimo disse...

Estava com glicose alta, com pré-diabetes, e, pela primeira vez na vida, com alto índice de colesterol.


Não era vc que dizia que estar acima do peso era saudável, mimimi gordofobia, etc.

Anônimo disse...

6 do 6 de 67, praticamente o número da besta.

Eu sempre desconfiei o.O

Mi disse...

Parabéns, Lola! Acho que nunca comentei aqui, mas queria registrar meu super desejo de saúde e felicidades, sempre.
bjs,
Mirtes Aquino

Bela Campoi disse...

Lola, feliz idade nova! Continue assim, combativa, crítica e inspiradora de tod@s nós, feministas! Você é muito importante: cuide-se!
Beijos enormes no coração!

Anônimo disse...

Felicidade, Lola! <3

Anônimo disse...

Lola, parabéns! Não só pelo seu aniversário hoje, mas por todas as suas conquistas!
Você é inspiração prá um mundaréu de gente, você sabe!
Dentre as inúmeras "coisas" que eu admiro em você tem uma que eu acho, sem exagero, EXTRAORDINÁRIA! A sua, como eu diria? ... sei lá, capacidade de lidar com a maldade que beira a psicopatia daquelas criaturas, you know, os trolls. Eu acho adorável!
Obrigada por tudo o que você já fez POR MIM!
Continue firme nas suas metas de saúde, tenho certeza de que você vai se livrar do problema da esteatose!
Abraço mega fraterno!

pp disse...

Lolinha amada, te desejo tudo de muito maravilhoso! Fiquei muito feliz com a sua melhora nos exames e sua reeducação alimentar!

Faça exercício físico mesmo! O mais difícil é começar. Depois você se sentira muito mais disposta!

Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Vc se depilava na época? Depois vem com essa historinha de ser feminista desde os 6 anos.

Belle disse...

Olá Lola, parabéns! Muita saúde, força e coragem para enfrentar as opressões! E muito vinho, chocolate, maridão, colinho da mamãe, amigos... Tudo que há de bom nessa vida!

Anônimo disse...

Gente, vocês que não usam leite de vaca, o que usam como fonte de cálcio?

Anônimo disse...

Anon 17h14min

A mídia costuma divulgar a imprescindibilidade do leite e derivados como fonte primordial do cálcio, mas como se sabe não devemos confiar tanto assim nas informações que nos são trazidas, em especial quando estamos falando de empresas gigantes com poder de lobby infinito para perpetuar a "recomendação diária" dos alimentos que trazem lucros para eles.

Enfim.

O fato é que o cálcio vegetal é muito melhor absorvido pelo organismo humano do que o cálcio obtido em produtos de origem animal.

Folhas escuras como brócolis e couve (ponto pro suco verde da lola!) são riquíssimas fontes de cálcio.

Gergilim, sardinha, outras sementes, etc.

Não só veganos fazem uso dessas fontes, mas também pessoas com intolerancia ou alergia a lactose.

Muitos medicos felizmente vem recomendando a redução ou erradicação do consumo de leite, pois o quadro inflamatório que ele pode desencadear tem consequencias nefastas para nosso corpo.

Combinar parte dessas fontes ao longo do dia fará você atingir naõ só a meta diária de cálcio, mas também ter uma alimentação rica e fibras, uma alimantaçao mais saudável em geral.

Alícia

Marcia disse...

Lola, felicidades! Fique bem lindona e curta muito a vida, você merece tudo de bom.

Um abraço e dois beijos carinhosos.

Marcia.

Graciema disse...

Lola,

Feliz aniversario! So passei pra deixar meus parabens, meus melhores votos e meu carinho por ti.

Martha disse...

Sinta-se abraçada e cuide-se cada vez mais!

Julia Antônia de Maria disse...

Ai que feliz em ver seus índices baixando (sou estudante da área de saúde)! Faça os exercícios e mande essa esteatose pras cucuias lola! Nem que seja numa esteira como na foto. Ouça música, leia... Quero você sempre firme, forte e com saúde. Afinal te conheço sem te conhecer e te gosto muito! Feliz Aniversário! Cada apertar de tecla aqui vai cheio de carinho e desejos de saúde, tranquilidade e serenidade para com suas tarefas e para com o combate a ignorância! Um beijo grandão direto de BH-MG pra você Lola!

Eli disse...

Feliz aniversário Lola <3

Vou repetir um comentário de outra pessoa ali em cima: o seu problema é com carboidrato. Gordura no fígado? Carboidrato. Glicose alta? Carboidrato. Problema nos ovários? Carboidrato.

Eu não sou da saúde, mas tenho muito conhecimento por vivenciar problemas com carboidrato. Te explicando: toda vez que você come carboidrato (qualquer tipo de carboidrato) ele ativa o hormônio insulina. O hormônio insulina serve basicamente para reter gordura (energia) no nosso corpo, ou seja, ele é o responsável por acumular gordura (principalmente ao redor dos orgãos). Se você diminuir o seu consumo de carboidrato o seu corpo vai se obrigar a gastar essa gordura que ficou acumulada.

Vou explicar minha situação pra vc entender: sou magra, glicose, colesterol, insulina sempre perfeitos. Porém tenho problemas pra menstruar (amenorreia) e com pelos (hirsutismo) desde quando entrei na puberdade, o que já indica síndrome dos ovários policísticos. Porém, os meus ovários não chegam a ter qualquer tipo de anomalia justamente pelo meu peso estar controlado, o meu problema aparece nos hormônios. Médicos só falam em anticoncepcional e eu estou lutando pra reavaliar a insulina (provavelmente eu tenho picos que só podem ser avaliados com exame específico). Nas duas últimas semanas eu entrei em dieta detox, cortei principalmente açucar e todo tipo de farinha. Resultado: faz 1 semana que os pelos no meu queixo não crescem (basicamente um milagre pra quem viveu com eles crescendo loucamente).

Um bom vídeo explicando sobre os carboidratos e como eles agem no corpo: https://www.youtube.com/watch?v=4MKfhWOcemY

Valéria Fernandes disse...

Feliz aniversário, Lola! Queria lhe dar um abraço e desejar-lhe toda a felicidade e força dobrada para continuar nas suas lutas. Você é muito importante para todas nós nessa internet. 💞

Denise disse...

Feliz aniversário, Lola!

Mônica Gonçalves disse...

Parabéns e muito obrigada por tudo. Eu te gosto pra caramba, viu?

Anônimo disse...

Lola,nessa foto voce ta parecendo a modelo Adriana Lima

Christiane

Anônimo disse...

10 barras de chocolate por semana? Carambolas.

Náy Rocha disse...

Oi Lola!Dou leitora assídua do blog,embora raramente comente ou comente como anônima.
Te desejo tudo de bom.
E cuide bem dessa saúde.Quero envelhecer lendo esse blog

Lara disse...

Também sou geminiana, Lola <3 Parabéns!

Guidi disse...

Lola, você é 667: "Louder than hell"! :)
Parabéns e toda felicidade hoje e sempre. Uma mulher linda como você merece muita paz e muita força para seguir seu caminho de luta.
Grande beijo

Anônimo disse...

A melhor "dieta"/reeducação alimentar que fiz na vida foi............ fazer terapia. Naturalmente, sem remédios (nem antidepressivos, nada) e sem me encher de trecos medonhos como barrinha de cereais ou pães de 200 grãos (eca) fui parando de comer coisas exageradamente (turma do chocolate aqui também) e quando me dei conta, vinte quilos foram embora. Aí mais magra tive coragem e condições de começar a me exercitar (na manha, porque não sou chegada) e outros 15 foram embora. A verdade é que qualquer transtorno alimentar tem um fundo psicológico forte e sem tratar isso o peso sempre acaba voltando porque o problema, que tá na cabeça, nos sentimentos, nas aflições, nas ansiedades, não passam de uma hora pra outra. Mais novos o corpo até aguenta esses exageros mais depois que a gente passa dos 30, aí a conta vem kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Parabéns, Lola!
Gosto muito do seu blog. Força e muitas felicidades!

Anônimo disse...

Parabéns Lola sou sua fã

Lud disse...

Parabéns, Lolíssima! Te desejo outros 49 (pelo menos). Escrevendo no blog sempre, claro!

Anônimo disse...

Parabéns Lola

Anônimo disse...

Quanta gente que não é da saúde, mas... não consegue entender que ela está sendo atendida por uma NUTRICIONISTA que é professora da UFC.

Unknown disse...

Lola, parabéns atrasado!! eu ia te parabenizar pelo Twitter mas acabei esquecendo. Tudo de bom, muita saúde, felicidades. hoje eu me considero feminista graças a você. vc é a maior voz do feminismo brasileiro. beijosss

Emile disse...

Parabéns Lola.. tudo de bom pra ti hoje e sempre!!

Anônimo disse...

PARABÉNS LOLA!

JÁ FALEI AQUI ALGUMAS VEZES QUE O FEMINISMO ME LIBERTOU...
E VOCÊ ME POSSIBILITOU ISSO, PQ FOI AQUI QUE ME DESCOBRI LIVRE..
FOI AQUI QUE ME LIVREI DAS CORRENTES!!

MUITA SAÚDE, FORÇA, TEMPO AO LADO DOS QUE VOCÊ AMA E ALEGRIA.. PQ ESSE SEU SORRISO CONTAGIA PROFUNDAMENTE!!

TE AMO, NÃO TENHO OBRIGADOS SUFICIENTE.

FERNANDA B.

Anônimo disse...

Olha a gordofobia aí minha gente. Se liga!

B. disse...

"Quanta gente que não é da saúde, mas... não consegue entender que ela está sendo atendida por uma NUTRICIONISTA que é professora da UFC." (2)

Todo mundo virou nutricionista de um dia pro outro. Recomendo o blog "Não sou Exposição", que desmistifica muita coisa sobre nutrição.

Anônimo disse...

Vão seguindo exatamente as recomendações dos nutricionistas, vão:

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/05/relatorio-do-forum-nacional-da.html

"As raízes da obesidade e do diabetes tipo 2 estão fortemente entranhadas no ambiente alimentar. Esforços legislativos para encorajar um menor consumo de alimentos processados e de bebidas açucaradas ajudarão a reduzir significativamente o fardo de doenças relacionadas à dieta, que hoje contribuem com mais mortes e morbidade globalmente do que a inatividade física, o cigarro e o álcool combinados (2). O papel das diretrizes alimentares ruins tem sido ignorado por tempo de mais. Especificamente, a mensagem de consumir alimentos de "baixa gordura" e "baixo colesterol" teve consequências não antecipadas desastrosas para a saúde.

A má ciência por detrás desta mensagem e a subsequente mudança nas diretrizes alimentares introduzidas para os americanos em 1977 (3), seguida pelas diretrizes do Reino Unido em 1983 (4), resultaram em aumento do consumo de comida-lixo low fat, carboidratos refinados e óleos vegetais poli-insaturados. Nos Estados Unidos, entre 1961 e 2011, 90% do aumento da ingestão calórica veio de carboidratos e óleos vegetais poli-insaturados (5).

O evidente aumento da obesidade imediatamente após a introdução das novas diretrizes sugere que elas sejam a causa do problema. A ciência da nutrição foi originalmente baseada em estudos humanos observacionais, os quais são frequentemente eivados de problemas, mas a ciência também foi corrompida por influências comerciais e interferência indevida da indústria alimentícia nas instituições responsáveis pelas diretrizes, bem como sobre os políticos, constituindo-se em ameaça significativa à saúde pública.

(...)

As diretrizes nutricionais vigentes focam-se, erroneamente, no conteúdo de gordura total e saturada, ao invés de focar-se em alimentares específicos e nos subtipos de gorduras que eles contêm. Em particular, o consumo de ácido margárico, prevalente em laticínios não desnatados, reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Thornig et al relatam que " dietas com queijos e carnes como fontes primárias de ácidos graxos saturados levam a níveis maiores de HDL e de Apo-A1 e, portanto, parecem ser menos aterogênicas do que uma dieta de baixa gordura e alto carboidrato." (14) Laticínios integrais também podem proteger contra a obesidade. Um estudo de 2014 concluiu: "participantes no maior tercil de laticínios não desnatados (queijo, iogurte, leite) tiveram chance significativamente menor de se tornarem obesos" (15).

Estudos de coorte prospectiva confirmam que os níveis séricos dos ácidos graxos saturados oriundos do consumo de laticínios, tais como queijos e iogurtes, são inversamente relacionados à incidência de diabetes tipo 2. Em contraste, os níveis séricos do ácido palmítico, relacionado ao consumo de amido, açúcar e álcool, estão fortemente associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 (16).

Os alimentos mais naturais e nutritivos disponíveis - carnes, peixes, ovos, nozes, sementes, azeitonas, abacates - todos contêm gorduras saturadas. Estes alimentos naturais têm sido parte da dieta humana desde os tempos paleolíticos, e têm sido consumidos ad libitum sem consequências adversas para saúde humana por milênios. A demonização continuada de gorduras naturais onipresentes afasta as pessoas de alimentos altamente nutritivos, integrais e promotores da saúde. (...)"

E por aí vai.

A escolha é de vocês.

Felizmente vários profissionais da saúde estão começando a enxergar isso.

Profª Isabel Aguiar disse...

Parabéns Lola!! Admiro muito seu trabalho! Vida longa!

Daniel Carvalho - UFC disse...

Loooola!!!

Feliz aniversário!!!

Parabéns pelo seu dia, pelo seu trabalho, pela pessoa que você é... não apenas para quem lhe conhece de perto (como eu tenho o privilégio), mas para todas as pessoas que você defende destemidamente. Tenho orgulho de dizer que sou seu aluno. Não sei como eu sobreviveria às infinitas aulas de Literatura Inglesa se não fosse com você, pois sua paixão pela disciplina ameniza qualquer cansaço ou falta de afinidade pelo assunto.

Obrigado também pelas referências no post anterior, saiba que a consideração é plenamente recíproca.

Abração!!!!!!!
Daniel Carvalho

Luciana Santos disse...

Parabéns, Lola! Obrigada por existir! Bjo

Vanessa Macêdo disse...

parabéns lolinha olha eu ri demais com isso "Piorou muito depois que vi O Lobo de Wall Street. Eu pensei: se todo aquele pessoal cheira todas e não morre de overdose, por que eu não posso comer chocolate sem acabar com meu já combalido fígado?"

Ana Laura disse...

Parabéns, Lola.

Você é inspiração pra todos nós. Você tem um pensamento arrojado e ao mesmo tempo delicado, feminino - e feminista! - e sem firulas. Você é moderna, direta, seu texto é extremamente atual...por isso acho muito louco isso de vc se achar velha...eu tenho 45 anos, estou bem pertinho da sua idade e não me vejo assim (e nem a vc.)

Reveja esses conceitos - apesar de a velhice não ser defeito - e aproveite a melhor fase q a vida está lhe dando: a que começa agora. Quando vc perder um pouquinho mais de peso - sem neuras e sem imposições estéticas, por favor! - vai se livrar desses problemas causados pela síndrome metabólica e vai se sentir mto melhor e mais disposta...inclusive pra viajar mto, como vc gosta.

Um beijo carinhoso direto de Natal.





Lidiany disse...

Parabéns Lola. Pelas suas fotos dá pra ver que vc tem o mesmo sorriso lindo de quando era criança. Lembro que vc comentou ano passado sobre esse problema com o acúmulo de gordura e falou do vício no chocolate...é muito chato isso de fazer dieta por causa da saúde mas às vezes é um mal necessário...
Espero que vc melhore e desejo muitos anos de saúde pra vc! <3
(sorry pelo parabéns atrasadérrimo)

Raven Deschain disse...

Ahhh parabéns Lola, sua maravilhosa! =D