domingo, 5 de abril de 2015

PROIBIR O ABORTO PARA PUNIR A SEXUALIDADE FEMININA

A Jane Doe deixou este comentário num post sobre aborto:

Querem ver mascus pró-vida desaparecerem de discussões como esta?
Perguntem se eles usam camisinha corretamente em todas as relações? Eu já fiz esse experimento -- eles desaparecem da face da Terra na mesma velocidade em que somem quando uma mulher engravida deles! Quando muito raramente eles insistem em ficar, eles vão fugir da pergunta como o capeta foge da cruz!
Sério, eu nunca consegui fazer um pró-vida responder essa pergunta!
Outra coisa interessante: já notaram que quando se fala de camisinha, a cobrança (como sempre) recai sobre a mulher? 
Se camisinhas são usadas no PÊNIS, não deveria ser o PORTADOR DO PÊNIS o responsável pelo uso CORRETO da mesma?
Campanha anti-aborto
feita por neonazistas
argentinos trata o corpo
da mulher como cena
de crime
Confessem, pró-vidas -- o que dói em vocês é o fato das mulheres terem vida sexual, e tirarem prazer dela -- e o que vocês pretendem com essa chorumela de "bebezinhos inocentes" é PUNI-LAS por isso.
E na boa -- parem com isso de dar pra adoção! Acham que é assim "facinho"?
Eu cansei de ler e ver casos de abuso grave contra crianças e adolescentes e o conselho tutelar ainda assim devolve pra família biológica. Acham mesmo que é só chegar na porta do abrigo, entregar o bebê, assinar o papel e dar tchauzinho?
As incríveis células que falam
Outro experimento social desenvolvido por essa que vos escreve: perguntem pra esses pró-vida, em especial os religiosos, o que eles acham sobre a adoção. 
Conheci uma mulher religiosa que é veementemente contra o aborto e CONTRA A ADOÇÃO. 
Afinal, se o bebê está no abrigo é porque tem "genética ruim", é cheio de problema e em pouco tempo vai estrangular os pais adotivos durante o sono.
Resumindo. Existem dois fatores por que o aborto e a contracepção são um tabu gigantesco em sociedades como a nossa:
- Primeiro é a necessidade constante de punir a sexualidade feminina;
- Segundo é que não existe NADA mais efetivo e rápido de colocar a mulher no "seu devido lugar" do que a maternidade. 

227 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 227 de 227
Mirella disse...

Vanessa,


Não disse em nenhum lugar que você "acha o máximo" o que quer que seja. Disse que você não se importa com a vida delas e sustento minha opinião.

Você comentou "O que eu disse é que a mulher que aborta provocou essa situação a si mesma,n é uma pobre vitima do patriarcado"
O que eu disse é que as pessoas contra a descriminalização do aborto, aka anti-escolha, não podem ser "pró-vidas". Não dá pra se intitular pró-vida sem se sensibilizar com a morte totalmente evitável de mulheres. Quem é anti-escolha acredita que a mulher tem que manter a gravidez, sem ter direito à escolha, porque a vida dela não vale tanto quanto à expectativa que ela gera. Anti-escolhas diminuem a vida de uma mulher, senciente e sapiente, a favor de células sem sistema nervoso porque "não se protegeu".

Você se importa com a vida dessas mulheres? O que entendo é que você acha que a morte dela é uma consequência a ser enfrentada.
Ser a favor da criminalização do aborto é dizer que prefere que a mulher continue na marginalidade (à margem da sociedade) e na insegurança em vez de ter acesso a métodos seguros. É literalmente isso que a criminalização significa, tendo em vista que ela não diminui o número de abortos, só aumenta o número de mulheres mortas ou estéreis. A criminalização não funciona para proteger feto nenhum, só mata mulher.

Em momento nenhum eu disse que, citando você diretamente: "como se fosse a única responsável por gravidez indesejada, nada a ver com gente que n se previne". Nunca disse que a margem de erro da pílula é a única responsável por gravidez, isso não faz o menor sentido.

Vanessa, onde eu disse que por serem muitos países com aborto descriminalizado devemos fazer? Para começar, tem mais países criminalizando o aborto. Aí concordo com você, não é porque 69 países (mais ou menos) fazem que é a melhor decisão, rs.
Meu ponto é: QUAIS países tem aborto descriminalizado e quais não. Países com aborto descriminalizado tendem a ser países com mais igualdade em outras áreas, como social e econômica. O Brasil está alinhado a países menos desenvolvidos com atraso em diversos direitos humanos, não só os reprodutivos. Você pode ter a preferência que quiser, mas eu prefiro mais direitos humanos e menos moralismo e atraso.

E depois de você me acusar o tempo todo de inventar coisas, acho que cansei de falar contigo.

E se você não gosta dos meus comentários, sugiro os comentários da Roxy e da Maria Valéria, se você quiser continuar o debate. Ainda bem que tem gente mais centrada que eu para falar com calma.

Vanessa, em momento algum minha intenção foi ofender. Mas durante todo o debate você disse que achava pouco factível a falta de orientação médica, a falha dos métodos contraceptivos, enfim, por você achar que algo não era possível, então era mentira. O problema do debate é que ele é personalizado demais. Eu poderia dizer que, como eu nunca transei sem camisinha e uso anticoncepcional desde os 19 anos, provavelmente nunca engravidarei e que isso não é problema meu, mas não posso pautar a vida de milhões de mulheres só porque eu tive muitos privilégios. O meu feminismo e a minha luta são para todas as mulheres, não só por mim. Eu tenho condições de fazer um aborto seguro, apesar de talvez nunca precisar. E já fui contra o aborto, já me foi indiferente a morte dessas mulheres. Eu já disse para uma mulher desesperada que torcia para que a polícia a pegasse e que ela fosse para a cadeia. Tudo isso que você falou eu mesma já repeti com convicção.
Felizmente, depois de sair do meu lugar confortável e conversar com e ouvir muitas, muitas mulheres, eu não consegui continuar assim. Talvez você consiga.

Ilka disse...

O homem sempre tem direito ao aborto. Alguém falou que é só a mulher processar e consegue pensão. Ah, o mundinho perfeito em que essas pessoas vivem...

Minha mãe engravidou tomando pílula, teve uma infecção e tomou antibióticos, o médico não falou a ela sobre os efeitos colaterais do antibiótico e sua capacidade de reduzia a eficácia do anticoncepcional, mas segundo alguns comentaristas a culpa é dela que não leu a bula.

Desesperada ela tentou aborto com chás e não deu certo, meu pai, contra o aborto, disse que lhe apoiaria e eu nasci.

Minha mãe trabalhava e recebia dois salários mínimos, meu pai nunca contribuiu com um centavo. Ela foi à Justiça. Embora fosse Gerente regional de uma grande empresa ele conseguiu uma declaração falsa de que recebia um salário mínimo, minha mãe teria o direito a uma pensão de 1/4 de salário mínimo, humilhada, pois o juiz insinuou que ela queria tirar dinheiro de um homem que ganhava menos que ela, minha desistiu e me criou sozinha, sem que meu pai, radicalmente contra o aborto, ajudasse em nada.

Esse é o mundo real. Minha mãe abriu mão de muitas coisas porque não teve direito ao aborto, embora esse seja sempre facultado aos homens. Mas aos olhos de alguns comentaristas ela que arque com as consequências, quem mandou não se prevenir? quem mandou fazer sexo? Agora aguente. A "vida" do fetinho vale mais.

Anônimo disse...

Paula,


acho que eh por ai, Se vc nao pensou nesse assunto, comece a pensar agora. Pq a morte cerebral autoriza desligar aparelho e ao mesmo tempo nao pode abortar um embriao de 12 semanas? Eu nao quero que vc mude de opiniao so pq eu escrevi, longe de mim. Mas acho legal que vc parou pra PENSAR a respeito.

Sabe, eu tinha a mesma visao que vc acerca do aborto.Era a favor da criminalizacao de TODOS os casos. Escrevi uma redacao sobre o assunto ( contra a legalizacao) aos 18 anos que ganhou nota 10 do professor.
Ate que aos 22 anos, uma pessoa que eu AMO MUITO precisou passar por isso. Essa pessoa, que nao vou dizer quem era, era de classe media , esclarecidae teve o apoio da familia e do namorado, optaram( os dois ) pelo aborto. DEPOIS que o aborto ja tinha sido feito, dai o cara veio falar besteira, dizer que nao devia ter feito. Quer dizer, antes ele concordou, depois se arrependeu pq nao foi no corpo dele que fizeram neh...o namoro nao terminou por isso, mas durou mais uns anos e hoje essa pessoa que amo demais nao esta mais com esse cara, gracas a deus. esta com outro.O que quero dizer eh que ela SOFREU MUITO, mesmo tendo condicoes , $, e familia apoiando a decisao dela.. Entao vi a partir dai que eu nao era ninguem pra julgar os outros. Eu estava no 4o ano de medicina, e comecei a ter outra visao.
No tempo em que atendia GO( hoje nao preciso mais atender, pq tem GO no meu posto), ja ouvi muito desabafo, de mulheres que engravidaram, choravam, pq nao desejaram a crianca,entravam em depressao e nao podiam abortar. Eu tbem nao podia indicar nem aconselhar o aborto, pq eh proibido por lei e ainda trabalho no sistema publico de saude.Daria um rolo tremendo se eu falasse algo, a mulher resolvesse fazer uma besteira, de qqer jeito,e depois dizer eu eu que mandei fazer. Entao eu nunca mandei ninguem abortar, nunca indiquei clinica de aborto. Mas morria de do das mulheres por nao poderem fazer isso.
O que abriu minha cabeca foram duas coisas: ver uma pessoa que eu amava passar por isso e ver que eu continuava amando, que eu nao era ninguem pra julga-la , e segundo: ser medica, pq na nossa profissao a gente escuta desabafos de dar no na garganta. Num desses eu sai depois do atendimento pra chorar sozinha.
Sobre os filmes que a Roxy indicou, te indico mais um: UMA VIDA SEVERINA- de uma mulher que tem um bebe com anencefalia. MUITO TRISTE. chorei demais vendo e por isso nao veria de novo.
beijos e espero que vc reflita, apenas, nao que mude de ideia so pq escrevi!

Maria Valeria

Anônimo disse...

ps: enquanto continuarem elegendo pessoas homofobicas, racistas e intolerantes pra nos representar no congresso,acho MUITO DIFICIL a lei mudar. mais facil tirar leite de pedra.
agora entendo a sugestao da Lola de procurar candidato(a)s feministas.

Maria Valeria

Roxy Carmichael disse...

Vanessa:
a notícia é de 2012, mas acho que vale a pena ler para ter alguma noção. Fala sobre uma pesquisa que aponta o perfil de analfabetos funcionais no Brasil

"Segundo os últimos dados do Inaf, divulgados em julho de 2012, o número de analfabetos funcionais totaliza 20% dos brasileiros entre 15 e 49 anos"

Mas o que significa ser analfabeto funcional e o que significa ser alfabetizado em nível rudimentar?

Analfabetos Funcionais:
• Analfabetos: não conseguem realizar nem mesmo tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares (números de telefone, preços, etc.).

• Alfabetizados: em nível rudimentar: localizam uma informação explícita em textos curtos e familiares (como, por exemplo, um anúncio ou pequena carta), leem e escrevem números usuais e realizam operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias

http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Inaf-aponta-o-perfil-do-analfabeto-funcional-brasileiro.aspx
(cont.)

Roxy Carmichael disse...

O interessante é que se você cruzar uma pesquisa com a outra (a pesquisa que aponta o perfil das mulheres que abortam) verá que a taxa de analfabetismo é de 20% entre pessoas de 15 a 49 anos. Dentro desse intervalo estão a maior parte das mulheres que abortam, segundo a pesquisa da UnB, uma das mais abrangentes e respeitáveis no país sobre o tema.

E se você se aprofundar mais um pouquinho verá que a maior parte das mulheres que abortam utilizam métodos contraceptivos. Por que engravidam, então? Acredita-se que por falha ou pelo uso inadequado. Voltando à pesquisa do analfabetismo, poderíamos supor que embora se preocupem com a prevenção, é possível que essas mulheres não tenham acesso à informação na bula (incluindo as alfabetizadas em nivel rudimentar). Pensando nisso, seria importante que os médicos pudessem orientar as mulheres sobre interação medicamentosa, não concorda?

Por exemplo, quando você tem alergia a algum composto, o médico antes de te receitar um remédio com esse composto, pergunta se vc é sensível, porque a ausência dessa informação pode te levar a ter um choque anafilático, que pode te levar a morte. O médico prefere não confiar somente na sua habilidade de ler e entender corretamente a bula. Mas por que, se é só ler a bula? Porque essa informação tá lá na bula: "pessoas sensíveis a OLKMNJUYHGBVVCDFTRESDVJ (são mais ou menos assim os nomes dos compostos, não?) devem evitar esse medicamento
(cont.)

Roxy Carmichael disse...

Com relação a comparar assassinato com aborto, e morte natural com aborto espontâneo, ou ainda dizer que se rola o espontâneo, o provocado é a mesma coisa, eu acho que existem muitas confusões nesse raciocínio todo.

Um aborto natural não é igual a um aborto provocado. Mas um aborto tampouco é equivalente a assassinato. De forma que dizer que tanto faz morrer de morte morrida, quanto morrer de morte matada, se o aborto natural é equivalente ao provocado, não faz o menor sentido.

Me explico melhor:
Quando uma pessoa morre de morte morrida e de morte matada, em ambos os casos ela recebe um atestado de óbito. Em ambos os casos, essa pessoa possui uma certidão de nascimento. É ao nascer, que a pessoa passa a ser personalidade civil, de acordo com a lei que a Paula colocou aqui gentilmente.

Mas se você observar o comentário da Maria Valeria, que é medica, ela diz que um embrião ou um feto quando abortado, até a 12ª semana de idade gestacional, não recebe atestado de óbito. Também não tinha certidão de nascimento. Então acho que podemos concordar que existem diferenças entre embriões/fetos e pessoas nascidas, não? Aqui acho dispensável dizer que o nascido tem um cérebro, sente dor e o embrião, não. Porque estamos apenas falando sobre a esfera legal ou penal. No caso, sobre o crime de assassinato. Assassinato e aborto são crimes é verdade. Mas são a mesma coisa? Por que as penas para quem pratica são TÃO diferentes? No final, sabemos que pra a lei, não é a mesma coisa. Portanto seria interessante evitarmos falsas equivalências, na linha "ah se aborto espontâneo e provocado são iguais, então morte matada e morte morrida são iguais".

Podemos dizer então que chegamos a um ponto em que concordamos que é importante que os médicos orientem as pessoas a utilizarem corretamente os métodos contraceptivos (considerando que muitas delas não possuem habilidade de leitura para ler uma bula)?

Chegamos a um ponto que podemos falar a partir de pesquisas que existem sobre o perfil das mulheres que abortam, e este perfil é uma surpresa tanto para as pessoas que defendem a legalização quanto para as pessoas que são contra? As que defendem: adolescentes desinformadas (sabemos que acontece, mas é minoria). As que são contra: mulheres que não estão nem aí pra prevenção (imensa maioria é usuária dos métodos contraceptivos)

Penso que devemos chegar até esses dois pontos se quisermos seguir. Como disse para a Paula, é importante evitar ofensas, mas é importante evitar espalhar informações errôneas também, não concorda?

Anônimo disse...

A gente... eu gosto tanto do feminismo mas não dá pra ser a favor do aborto. Pra mim não é natural. Pode falar o que for mas pra mim ser mãe só exalta minha feminilidade. Me sinto plena. Gestar um filho e uma coisa maravilhosa e o aborto não resolve nenhum problema ele só cria mais problema. Eu sou favorável ao aborto no caso do estupro poR que não posso condenar uma mulher a reviver todo dia a mesma dor. E um ato de compaixão diante de uma violência. Em outros casOs eu tento mas não consigo aceitar

Paula disse...

Maria Valéria e Roxy

Vou ver sim,o que vocês indicaram,obrigado.

Roxy Carmichael disse...

Anônima defina natural: dirgir um carro é natural? Viajar de avião? Usar óculos é natural?

Roxy Carmichael disse...

Você já leu alguma vez que uma em cada 4 concepções termima em abortamento espontâneo (natural?) Não tenho problema nenhum com sua opinião ou com os critérios que você utiliza pra definir-se mulher ou sua feminilidade, mas se você tiver disponibilidade de tempo e quiser, eu gostaria que você explicasse (com dados sempre que possível) porque o aborto não resolve nenhum problema e só cria mais problema. Você ja viu o mapa do aborto no mundo? Se viu deve ter percebido que esta dividido em verde no norte e vermelho no sul. França, Italia, Canada não penalizam o aborto, enquanto o Yemen, o Chad paises que estão lá no final do ranking de equidade de gênero possuem legislações super restritivas. Então fica a questão, com respeito a direitos reprodutivos, planejamento familiar qual o grupo de países apresentam mais problemas?
Depois pergunto se você já teve a oportunidade de ler uma pesquisa sobre o perfil das mulheres que abortam feita pela UnB sob encomenda do Ministerio da Saude que revela que 81% dessas mulheres são mães (talvez se sintam plenas como vc com a maternidade, não? e talvez exaltem a feminilidade delas, não? Digo, é bem possível)
Ah e se possível se puder responder também se voce considera a pilula anticoncepcional e a camisinha natural, eu também agradeceria.

Anônimo disse...

Paula,
Ahhhh, pelamor, né?! Vc vem aqui despejar um caminhão de asneira e preconceito... e espera ser tratada como a rainha da Inglaterra??? Vá vê se eu tô lá na esquina...

Fernanda

Anônimo disse...

"Minha querida, o que é que você não entende??

para não engravidar de alguém que não devia: NÃO TRANSE COM TAL PESSOA.

para não engravidar quem não podia: NÃO TRANSE COM TAL PESSOA."

O fato de vc ter propositalmente deixado a hipótese do estupro de lado mostra o exato ponto da falácia do seu argumento em defesa da "vida".

Porque se a vida do feto importasse, ele seria protegido nessa situação também.

E não é. Porque ele não importa. O que importa é a mulher.

Se é consentimento da relação sexual que valora a pertinência jurídica da vida do feto, essa vida não tem valor em si - o valor está NA MULHER e nela somente.

"Pró-vida" = só enquanto tá na barriga. Nasceu, FODA-SE.

Anônimo disse...

"Pode falar o que for mas pra mim ser mãe só exalta minha feminilidade. Me sinto plena. Gestar um filho e uma coisa maravilhosa e o aborto não resolve nenhum problema ele só cria mais problema."

Ok, se vc acha que gestar um filho te faz mais mulher e te faz sentir plena.
Mas nem todas as mulheres sao como vc. Eu, por ex,nao quero gestar um filho, e me sentiria pessima se isso acontecesse. Nao quero ser mae e existem outras maneiras pelas quais exerco a minha feminilidade.
Nao ha problema em ser ou pensar como vc. Ha problema em exigir que todas as mulheres sejam como voce.
E dou " gracas a deus" que ja tenho 40 anos e daqui a alguns anos nao sera mais possivel engravidar.
Eh muito triste viver num pais onde vc tem que "comemorar" a menopausa pra poder exercer sua sexualidade em PAZ, sem " perigo" algum de engravidar. Sem medo de anticoncepcional falhar, e somente se preocupando em usar a camisinha para nao pegar DST.s
Maria Valeria

Patela disse...

Acho tão engraçado como pessoas anti-escolha reduzem todas a situações de aborto para um caso de uma mocinha que engravidou do namoradinho, como se TODAS as situações fossem isso.

Eu quase fui abortada. Minha mãe fez um aborto antes de engravidar de mim por pressão do meu pai e se arrependeu. Quando ficou grávida de mim, bateu o pé e ameaçou se separar se ele insistisse.

Sim, quando foi realizado o aborto, meus pais estavam juntos há 8 anos e tinham 3 filhos pequenos. Passavam por dificuldades financeiras.
Tudo isso contribuiu pra que ela procurasse uma "fazedora de anjo". Conseguem imaginar como foi difícil pra ela? Fazendo algo em seu corpo contra a sua vontade, proibido pela lei, com o pai dos seus outros filhos pressionando porque não podem sustentar outra boca, com medo de ser presa, com medo de morrer se der merda.

Deu tudo certo, mas e se não desse? Se ela morresse ou fosse presa, o que ia ser dos filhos dela, que tinham entre 4 e 7 anos?

Mas dane-se, não é mesmo?

Roxy Carmichael disse...

Anonima eu entendi o que você quis dizer, mas eu sou mais a Paula que a Rainha da Inglaterra hehehe

Roxy Carmichael disse...

Então Patela, eu tenho falado muito isso aqui, mas vou repetir: uma pesquisa revelou que o perfil da mulher que aborta é esse, o mesmo da sua mãe na época em que abortou: mãe, numa relação estável, com trabalho. Também usuária de métodos contraceptivos. As pessoas ainda são muito pouco informadas sobre todos os aspectos envolvidos nessa questão, um deles é a morte de mulheres saudáveis, outro é que se elas morrem, os filhos ja nascidos ficaram órfãos. Mas existem outros vários aspectos. Mas acho que é importante informar com calma. Primeiro porque a informação precisa ser disseminada, depois porque a forma como ela é disseminada influencia no efeito. Eu particularmente fico revoltada quando alguem diz que "aborto não é natural, que feminismo é joia, mas a maternidade me faz sentir plena e mulher". Porque muitas vezes não precisa de palavrão para ofender. Total ausência de empatia também ofende. Egoísmo ofende. Mas acho que a via é o diálogo. Estamos muito longe da natureza. Se não estivessemos não controlariamos a quamtidade de filhos, não chegariamos no outro continente em apenas 11 horas de viagem, não usariamos proteses na perna depois de perder parte do osso num acidente. O coletivo mulher é super heterogêneo e existem incontáveis formas de ser mulher. A forma que a colega ali escolheu me faria a pessoa maia infeliz do mundo. E depois de tudo isso ainda tem todos os aspectos que estavamoa mencionando. Mulheres saudáveis marginalizadas? Mortas? Filhos órfãos? Filhos indo visitar mães na cadeia? Não sabemos como seria o resultado de uma lei como essa no Brasil, é uma aposta no escuro sem dúvida, mas o modelo que conhecemos tem consequências gravissimas, é cruel e num sentido pragmático, não funciona. Os fetos estão sendo abortados do mesmo jeito e para aqueles que acreditam que o feto é uma pessoa completa, além dele, outra pessoa morre muitas vezes, a mulher. Esse modelo nao evita mortes e produz duas (para aqueles que acreditam que feto é pessoal completa).

Anônimo disse...

A gente... eu gosto tanto dos direitos humanos mas não dá pra ser contra a discriminacao. Pra mim não é natural. Pode falar o que for mas pra mim ser branca só exalta minha beleza. Vejo a Angelina Jolie com o mesmo tom de pele que eu, e me sinto plena. Abrir revistas e ver modelos como eu eh uma coisa maravilhosa e combater a discrimanacao não resolve nenhum problema só cria mais problema. Eu sou favorável ao negro ser atendido no caso dele ter sido pendurado numa arvore e queimado pela ku klux kan poR que não posso condenar um negro a viver sem pele, a reviver todo dia a mesma dor da queimadura. E um ato de compaixão diante de uma violência. Em outros casOs eu tento mas não consigo aceitar

Patela disse...

Roxy, antes de tudo, te admiro não apenas por ser tão bem articulada, mas também por sua paciência em dialogar.

O foda é que TODO post sobre aborto aqui nesse blog rende, assim como rende as falácias """provida""". Aqui nesse post mesmo, depois de todo o debate alto nível que vocês proporcionaram, vem a anon [7 de abril de 2015 20:47] e me escreve essa baboseira básica, que já foi retufada sei lá quantos parágrafos, quantos posts atrás. Me dei o direito de ignorar, porque se não é troll, só pode ser alguém desprovido de inteligência mesmo. Caso perdido, seja o que for.

Eu via MUITO disso no falecido orkut da comunidade Feminismo e Feministas. (Aliás, quando entrei eu também era contra descriminalizar o aborto). Sempre entrava um tonho pra perguntar coisa tão básica que em 5 minutos de pesquisa resolvia a vida dele. Chegou um momento que eu simplesmente respondia o tópico do tonho assim :" Fulano, por favor pesquise no campo de busca da comunidade, já tem tópicos falando sobre essa sua dúvida, grata".

A informação está mais acessível hoje em dia, mas isso nem sempre quer dizer que as pessoas vão se dar ao trabalho de pesquisar, cruzar informações. Muitos querem apenas manter e impor as suas crendices, não confrontá-las.

Anônimo disse...

Patela e Roxy,

Eu nao condeno tanto assim o comentario da anonima de 7 abril nao. Ela somente repete o ' senso comum' : que toda mulher precisa/ quer ser mae pra se sentir plena. Isso eh cultural aqui, infelizmente. O feminismo luta pra desconstruir isso. Provavelmente ela aprendeu isso com os pais dela, assim como milhares de amigos e conhecidos meus aprenderam isso com os pais deles.Acho que devemos combater esse tipo de pensamento sim, mas com muita paciencia e dialogo, como a Roxy tem tentado fazer.
Eu particularmente nao tenho muita paciencia com isso, tanto que eu , que nao tenho filhos , aos 40 anos, nunca escuto ' cobranca' para ter filho, por 2 razoes: 1- minhas amigas respeitam minha escolha( os amigos homens ja n tenho certeza), 2- quem me conhece sabe muito bem que se falar besteira pra se meter na minha vida vai levar bordoada de volta, entao cala a boca.
Mas a minha mae escuta um monte de besteira das amigas delas" nao eh natural vc nao ter nenhum neto". Ela faz de sonsa, finge que nao ouviu. Eu ja n teria paciencia e responderia " fulana, mas e o que eh natural, continuar casada com um homem que vc mesma diz n aguentar mais olhar na cara?".
eu nao tenho e nao quero filhos.
minha irma eh casada e quer. ela mora em Londres, casada com brasileiro. Nao tiveram filhos ( ainda), por questoes economicas. La a lei eh mas complicada. o Casal nao pode ter um filho e morar num apto de um quarto so, eles teriam qje morar num do 2 quartos, se tiverem filho agora o servico social escolhe um apto de 2 quartos pra eles( ai nao eh o apto que eles querem, no bairro onde querem, eh onde o servico social achar o apto).
Entre outras razoes, eles estao adiando. Minha irma faz 39 anos esse ano, se nao tiver filhos ela nao vai fazer drama por isso, nem eu e nem minha mae.Mas ela CANSA de escutar cobranca por filho de conhecido, de colega de trabalho, etc . Isso eh uma coisa que esta cristalizada na mente das pessoas, elas nem se perguntam mais o porque, apenas aprenderam assim.
Entao, eh com muita paciencia e dialogo mesmo que iremos mudar. aqui eu sou paciente, mas confesso que na vida real nao tenho muito saco pra gastar meu latim com essas coisas nao. heheh

Maria Valeria ;)

Roxy Carmichael disse...

Maria Valeria eu não sei se você vai olhar este comentário, mas você chegou a ver a matéria da revista época com o título quando a pílula é a pior opção, com a história de mulheres que tiveram problemas gravíssimos devido ao uso do anticoncepcional? Embolia pulmonar, avc, trombose venosa e etc? Apontam alguns fatores de risco como predisposição a trombose, mas também tabagismo o que ja sabia, e enxaqueca que nao sabia. E disseram que se vc tem ao menos dois desses fatores, não é recomendável utilizar a pilula. A pergunta é: exames clinicos podem indicar predisposição a trombose? Digo, para o caso de fazer e assim tomar pilula com mais segurança. Achei muito importante a matéria, mas também confesso que tive um panic attack hehehe não consegui ler tudo, os casos são realmente assustadores. Estima-se que podem haver 11 mil casos embora uma médica entrevistada pela reportagem acredite que essa quantidade de casos não é possível.

Anônimo disse...

Roxy,
O que sei sobre trombose( sem ser especialista heheheh):

Existem algumas doencas geneticas que predispoem a trombose, por ex, deficiencia de proteina C , entre outras, agora nao me lembro do nome de todas elas. Nao eh rotina pedir " screening"( rastreamento) para essas doencas, porque sao raras, mas se a pessoa quiser e/ ou tiver algum historico familiar, pode se pedir esses exames sim.Mas sinceramente, mesmo que os exames tenham resultado positivo, nao sei se eh recomendado usar anticoagulante para prevencao antes de ter o primeiro evento de trombose . Depois do primeiro evento, usa- se o anticoagulante para prevencao, sim.
Anemia falciforme predispoe a trombose.Lupus sistemico tambem. Cancer tambem. Entre outras doencas.

Fora isso, para a populacao comum, sem essas doencas, predispoe a trombose:

- cigarro, diabetes, hipertensao arterial
- obesidade eu nao lembro se esta na lista como um fator de risco isolado nos livros de clinica mas " ajuda" na predisposicao, principalmente se combinado com os outros fatores citados acima
- sedentarismo. Mais do que sedentarismo: ficar acamado, hospitalizado, sem sair da cama. Eh por isso que pacientes hospitalizados por longos periodos tomam anticoagulantes e sao encorajados a andar o quanto antes, nem que seja so um pouquinho.
- GRAVIDEZ ( pus em destaque, porque gravidez nao eh doenca, mas aumenta o risco porque aumenta a coagulabilidade do sangue).

Com relacao a pilula:

- para pacientes menores de 35 anos, sem outros fatores de risco( cigarro, diabetes etc), o risco nao aumenta muito.
- pacientes com enxaqueca COM AURA nao devem tomar a pilula.AURA= sinais e sintomas visuais/ olfativos,que a pessoa sente e ' sabe' que logo tera a crise. Vale lembrar que pessoas com enxaqueca tem risco aumentado para terem eventos cardivasculares ( trombose, AVC, infarto, etc).
- a enxaqueca depende muito da causa( tem inumeras causas e precisa pesquisar muito bem qual eh ) e a pilula pode piorar ou nao a frequencia e a intensidade das crises. Eu por ex tenho enxaqueca causada por desgaste da ATM( articul. da mandibula). para mim, tanto faz tomar a pilula ou nao, se nao tratar a ATM vou ter crise com ou sem pilula.
- Para pacientes maiores de 35 anos:
- a combinacao " cigarro + pilula" eh meio ' fatal'- nao deve fazer isso, pq o risco de trombose aumenta demais. Alguns ginecologistas usam pilulas somente com progesterona, sem estrogenos, mas ate essas eu teria medo de usar.
- a partir dos 40 anos : eu tive essa duvida ano passado e consultei minha GO. Ela me respondeu que, como eu ja tomava a pilula havia mais de dez anos, meu organismo ja estava habituado, e nao havia risco em continuar com ela. O problema estaria em eu ter 40 anos e COMECAR a usar a uma pilula.
Tem ginecologista que prescreve pilula so de progesterona a partir dos 40 anos. Eu nao gosto desse tipo de pilula, porque com ela normalmente a pessoa nao menstrua. Sem menstruar, nao ha o " alarme " pra desconfiar que esta gravida, a nao ser que tenha outros sintomas( enjoo, seios inchados) que facam a mulher desconfiar. Eu viveria paranoica e fazendo teste de gravidez todo mes( heheh) mas tem mulher que se da super bem
a pilula so de progesterona tem a vantagem de ser mais " leve", com risco menor de trombose do que a combinada com estrogenos.

Eu ja tive amiga com trombose devido a uso de pilula. Nesses casos, nao se deve usar nunca mais.
Vale somente um alerta, que ja li em artigo de GO: mesmo que tenha tido trombose, no caso da pilula do dia seguinte, a paciente pode tomar, porque a gravidez tambem aumenta o risco da trombose; seria mais ou menos como trocar o 6 por meia duzia.

Se tiver algum GO aqui e quiser me corrigir, sem problema, as informacoes que tenho hoje sao essas :)

beijos

Maria Valeria


Anônimo disse...

Gestei um e adotei dois, de tão "maravilhoso e pleno" -sqn que achei esse negócio de ficar grávida.

Sério, poderia ter adotado 3 e gestado nenhum. Fora que existe uma diferença gigante entre querer engravidar (experimentar o processo social da gravidez) e ter filhos (ser mãe).

E antes de tudo isso, com 17 anos, fiz aborto em uma clínica que deve existir até hoje, e espero que exista, porque aborto bem-feito não dá trauma em ninguém. Zero arrependimento, muito pelo contrário, foi uma das melhores decisões que tomei até hoje à luz dos fatos na época.

O tanto de hipocrisia, de fingimento, de falsa preocupação que vejo nesse assunto já deveria servir de argumento para legalizarem logo esse negócio no Brasil. Mas com o povinho de merda daqui, difícil né.

Roxy Carmichael disse...

Maria Valeria:
Muito obrigado pelas informações!!! Eu acho que a pílula é segura para a maior parte da população, mas ainda que eu seja super hipocondriaca e fique super aterrorizada quando leio essas informações (fatores de risco da pílula) é sempre muito importante saber e fazer o uso correto e seguro. A verdade é que mesmo sabendo que tem seus fatores - e eu me enquadro em alguns - dá realmente um medo de deixar de tomar e não estar prevenida o suficiente, ainda que substituiria por outro método. Existem outros claros, DIU etc, mas que particularmente tenho pouca referência. O ideal seria que uma discussão como esta que estamoa tendo aqui não fosse somente na caixa de comentários de um blog, por mais acessado que o blog seja. Informação para não engravidar. Aborto seguro para não morrer como políticas de estado realmente sérias e abrangentes e com metas a atingir por exemplo reduzir a gravidez em adolescentes, reduzir o número de abortos e mortes maternas por abortos. Porque é a metade da população que está abandonada à propria sorte, independente da classe social, obviamente que esse fator é determinante muitas vezes para levar uma mulher a abortar em condições ainda mais inseguras, mas falo que todas não somos amaparadas por políticas de planejamento familiar e somos responsáveis sozinhas pela concepção. Ou seja qualquer coisa que aconteça a responsabilidade é só nossa e temos uma opção apenas (digo se falarmos da oficial) que é ter o filho mesmo sem deseja-lo ou condições materiais e emocionais para suprir suas necessidades. É de uma crueldade aberrante. Uma responsabilidade que assumimos (da prevenção) mas que ainda envolve riscos. Você chegou a ver um info gráfico do New York Times falando do numero surpreendente de pessoas que engravida mesmo com a pílula? Não falando de falha da pilula em si, mas da falha no uso, que envolve inclusive utilizar corretamente um período grandede tempo, deixar se usar e retornar tempos depois, o que diminuiria consideravelmente a eficácia.
Mas enfim, como você disse com esse Congresso, será realmente impossível e nao acho que nas proximas eleições a composição será muito melhor. Mas penso que vai chegar um momento que vai haver uma consensualidade sobre a política restritiva ser medieval. Mas vai levar muuuuito tempo. Em outros países alguns organismos dispõem uma linha telefonica e até um escritorio para receber chamadas ou receber a propria pessoa que necessita de informação e ajuda para abortar. Aqui isso é bastante mais complicado por causa da fiscalização, por isso foi desolador ver a mulher do women on waves falando que a situação do Brasil é uma das mais complicadas no mundo. Mas enfim seguimos com nosso trabalho de dialogar com as pessoas proximas que vão dialogar com as pessoas proximas. Bom fim de semana e obrigado por las informações!

Anônimo disse...

Roxy,

o que me espanta eh a resistencia de muitos GO’s em fazerem laqueadura em mulheres sem filhos e acima de 25 anos( o que eh permitido por lei); mas caso essa mulher sem filhos engravide, dai nao pode abortar : eh errado, eh “ pecado”, eh contra a lei. me poupe. dois pesos e duas medidas. Hipocrisia e machismo puros.
E medo de processo por parte do medico acho muito questionavel e muito balela. Se for assim, pq nao temem os processos por cesareas e procedimentos desnecessarios?
Quando eh por motivos machistas , o medo de processo aparece rapidinho, quando nao eh...
Alias, se for "medo de processo", melhor parar de clinicar e deixar de atender, porque qualquer consulta, mesmo aquela por motivos mais banais, pode ensejar processo. Como disse meu pai, na primeira vez que eu quis fazer mimimi:"aprenda a viver com o risco inerente a profissao que VC ESCOLHEU, ou escolha outra(" certo ele, engoli o mimimi rapidinho.heheheh ).
essas discussoes dao pano pra manga, ne?
abracao
Maria Valeria

Anônimo disse...

Hipocrisia é o que mais se vê.

Pra fazer redução embrionária, não vejo nenhum "pró-parto" em porta de clínica de reprodução fazendo piquete, chamando polícia etc. E não há que se falar que é 'permitido por lei', porque não é. O médico que implanta mais de um embrião está assumindo esse risco, a gestante está assumindo esse risco, que não é natural. Muito diferente você ficar naturalmente grávida de seis ou artificialmente grávida desses mesmos seis e aí alegar "risco de vida à gestante". Mas aí tudo bem, pra ser mãe de um é possível matar 3, 4, 5 no útero. Agora, pra fazer redução embrionária de um pra zero, AI MEU DEUS ABORTO ASSASSINA MATEM-NA... é rir pra não chorar.

Anônimo disse...

"Alias, se for "medo de processo", melhor parar de clinicar e deixar de atender, porque qualquer consulta, mesmo aquela por motivos mais banais, pode ensejar processo. Como disse meu pai, na primeira vez que eu quis fazer mimimi:"aprenda a viver com o risco inerente a profissao que VC ESCOLHEU, ou escolha outra(" certo ele, engoli o mimimi rapidinho.heheheh )."

Pois é, tá com medo de processo, presta concurso pro Banco do Brasil então. Acho um absurdo virem com esse papo só nos casos que dizem respeito à fecundidade alheia. Se eu quiser colocar um litro de silicone em cada peito, só ligar no médico e marcar. Duvido que alguém vai me perguntar se vou me arrepender ou não. Ou alegar medo de processo.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 227 de 227   Recentes› Mais recentes»