quarta-feira, 2 de julho de 2014

A COPA DO MUNDO É NOSSA

Vamos falar um pouquinho da Copa do Mundo hoje? 
Estou tão encantada com a Copa! Certo, sempre estou, adoro Copa e Olimpíadas, e se deixar, eu assisto tudo. Mas é diferente ter uma Copa no país em que se vive. Mesmo que eu não tenha ido nem irei ver nenhum jogo ao vivo, num estádio (e me arrependo um pouco: são seis jogos em Fortaleza, onde moro, e quando mais terei esta chance? Por outro lado, é caro e não sou fã de multidões), o país inteiro "respira" a Copa. Só se fala nisso. 
E por mim tudo bem, porque é por poucos dias. Daqui a pouco (dia 13) já acaba, e a gente vai sentir saudades, e já já começa a campanha eleitoral, que infelizmente será hiper violenta (e disputada -- acho que Dilma será reeleita, mas nunca no primeiro turno, e creio que será a vitória mais difícil de todas do PT). 
Até agora, esta Copa vem sendo a melhor que já acompanhei. E sou velhinha, então já acompanhei várias. Não lembro absolutamente nada da de 1970, porque eu só tinha 3 anos, e minha família, argentina, só se mudou pro Brasil no ano seguinte. Também lembro quase nada da de 74. 
Eu, com 15 anos, e meus irmãos
na torcida da Copa de 1982
Mas daí pra frente, vi todas. A de 78, em que a Argentina ganhou de forma suspeita. A de 82, que tinha a melhor seleção brasileira de todos os tempos. A de 86, em que Maradona encantou o mundo (eu nunca vi Pelé jogar, mas vi Maradona, e era fantástico). A de 90, a única vez em que torci contra o Brasil (eu tava revoltada com a vitória do Collor, e não gostava do time). A de 94, em que o Brasil ganhou, sem entusiasmar ninguém. 
A de 98, com sua final traumática, e todo aquele mistério do Ronaldo Fenômeno. A de 2002, com Cafu erguendo a taça do penta, e todos aqueles papeizinhos caindo em cima dele. A de 2006 -- ahn, pra falar a verdade, não me lembro nada dessa Copa. O que aconteceu? A de 2010, na África do Sul. Daí eu basicamente só lembro das vuvuzelas, e não são memórias felizes.
Mas não me lembro de ter visto tantos jogos emocionantes como desta vez. Felizmente, graças à internet, é possível dividir a tela do computador e trabalhar e acompanhar um jogo ao mesmo tempo. Às vezes a transmissão trava, e ela tem um delay. Dá até pra comentar o que está acontecendo no Twitter! E as pessoas respondem e compartilham coisas. 
Por isso, inclusive, que muita gente está chamando este grande evento esportivo de A Copa da Objetificação. Porque não é sempre que os jogos estão animados durante os 90 minutos de jogo, e a gente se distrai falando um pouco da beleza dos jogadores. E como tem jogador lindo! E as camisas justinhas da Puma? E as fotos que vazaram da comemoração da Croácia e do vestiário grego (esta última parece que é montagem)? Mas nossa objetificação é fraquinha e inocente. Nada que se compare ao que os homens e a mídia fazem com as mulheres o tempo todo (inclusive na Copa!). 
Tivemos grandes jogos agora nas oitavas de final. O pior, a meu ver, foi mesmo Argentina e Suíça. Melhorou na prorrogação, mas foi chato. Não deu nem pra comparar com os outros das oitavas. Aliás, engraçado foi ver a reação da minha mãe. Ela torceu um monte pelo Brasil contra o Chile. Mas foi pouco comparado ao quanto ela torceu pela Argélia contra a Alemanha. Aí, quando vi, ela estava torcendo contra a Argentina (sendo que ela é argentina). Desisti de buscar coerência, e ontem vi minha mãe argelina naturalizar-se americana pra virar cheerleader dos EUA. Acho que ela nunca gostou tanto assim de uma Copa.
Agora vamos ver o que vem aí nas quartas de final. Poucos estão confiantes no Brasil (ou não?), e muitos estão entusiasmados com a Colômbia, que ganhou todos seus jogos até aqui e conta com o artilheiro da Copa, James Rodriguez. Vai ser um jogo duríssimo (todos são, pelo jeito), mas acho que algum dia (sexta, em Fortaleza!) o Brasil vai começar a jogar bem. Quero acreditar que o pior já passou, e foi contra o Chile, em que a nação quase sofreu uma parada cardíaca coletiva. 
Se o Brasil não é mais favorito, quem é? A Argentina, que jogou uma merreca de jogo contra a Suíça e praticamente só tem um jogador em campo, o Messi? A Holanda, que estava sendo eliminada pelo México e só conseguiu virar o jogo com um pênalti meio suspeito marcado no finalzinho? 
A França, que não convenceu contra a Nigéria? A Alemanha, que suou pra vencer a Argélia na prorrogação? Costa Rica, a maior zebra da Copa? O que está sendo incrível nesta Copa é que as seleções estão equiparadas. Nenhuma brilha, nenhuma é muito ruim. Qualquer uma das oito que sobraram pode ganhar. E, lógico, a gente sempre torce pelas menos favoritas (exceto a Colômbia!). 
Outra coisa que queria abordar é que li nos últimos dias várias críticas a alguns jogadores do Brasil, porque eles... choraram. Porque, né, chorar é coisa de mulherzinha, denota fraqueza, e homem que é homem não chora, nem pra comemorar um resultado emocionante. 
Uns mascus fizeram um tópico num fórum pra malhar o capitão Tiago Silva, porque ele não queria cobrar o pênalti, mas mais por causa de uma foto em que ele chora abraçado com Felipão. Pra eles, essa é a prova irrefutável de que vivemos numa geração de homens emasculados. Liderança mesmo era a do Dunga, não deste chorão!
Outro que foi muito criticado foi o goleirão Júlio César. Ele não só ousou chorar, como também dizer que sua atuação brilhante contra o Chile foi a volta por cima. Pro pessoal, citar algum problema é mimimi, é vitimismo. Bom, pelo menos esqueceram o Marcelo por um tempo. Ou não. Este gif é hilário. Eu me identifico totalmente com o sofrimento do Marcelo (e o olhar do Cristiano Ronaldo também é muito engraçado). 
David Luiz consola Valvidia
A gente brinca, a gente chora, mas acho que muita gente se esquece da pressão que deve ser fazer parte da seleção brasileira jogando uma Copa no Brasil. Claro que eles são favoritos. Claro que esperamos que eles tragam o hexa. Claro que cada ato, cada palavra, será avaliada e analisada à exaustão. 
Ontem li um post sobre essa enorme carga emocional imposta a 17 jovens jogadores que nunca disputaram uma Copa do Mundo, e a 23 que nunca disputaram uma Copa em casa.
No final, é só um evento esportivo e bilionário que dura um mês. E do qual a gente nunca se esquecerá.

79 comentários:

Anônimo disse...

Bando de jogadorzinho de condomínio, chorão, criados com leite de soja.
Homem não chora, na hora do aperto e que se divide os meninos dos homens.

Larissa Petra disse...

Sabe Lola, essa realmente está sendo a copa das copas, o mundo inteiro está dizendo que essa está sendo a melhor copa de todos os tempos, até os americanos que não ligam muito para futebol eu li que eles ficaram encantados e querem feriados também para assistirem aos jogos...
até li ontem a noite essa reportagem que diz que a copa está mais bem organizada que as olimpíadas em Londres.
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/copa-esta-mais-bem-organizada-que-olimpiada-de-londres

Uma das coisas que eu fico feliz é de poder ter internet e ler as reportagens que nossa mídia vira-lata não passa, mas ao mesmo tempo com isso vejo a urgência de uma Lei de Mídia aqui no Brasil.
Enfim, essa copa está fantástica e como já disseram, Todas as copas deviam ser no Brasil...

Anna disse...

Lola, eu vi um artigo, por incrível que pareça vinculado ao G1, em que o choro dos jogadores é ligado ao melhor desempenho deles em campo. Na reportagem, o(a) autor(a) disse que os quatro que choraram são os que mais tiveram aproveitamento. O argumento apresentado é que o choro não é fraqueza ou desestrutura emocional, como tantos comentam, e sim uma válvula de escape, uma forma de liberar o estresse e os sentimentos aflitivos. Não é lindo? O artigo traz o choro dos jogadores como algo bom, calmante, benéfico, como é realmente - quebrando com o estigma de que isso é representação de abalo emocional.

Pili disse...

Foda-se a Copa!!

Liberdade aos presos em manifestos!!!

Todo preso é político!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lolinha,

Você mencionou que estamos em ano eleitoral, e o post é sobre a copa e... Todo mundo a-do-ra falar da relação que perder ou ganhar a copa tem com a vitória da oposição ou da situação. "Mimimi espero que perca a copa pra Dilma não se reeleger", "blábláblá se o Brasil ganhar essa copa o país nunca mais vai pra frente" - enfim, é uma dúvida generalizada a respeito da inteligência do eleitor nacional.

Eu nunca vi nenhum tipo de estudo sério sobre isso. Tem alguma coisa sobre o uso de orgulho nacional em regimes autoritários, mas não acho que observações desse tipo se aplicam à nossa época.

Você sabe - ou tem uma opinião - se todo esse achismo tem algum fundo de verdade, ou é tudo baboseira de conservador que acha que só ele sabe votar usando de cálculo racional?

Thomas disse...

Lola, você não entende absolutamente nada de futebol. Até eu que só acompanho o esporte jogando FIFA no videogame sei que a Argentina tem DOIS jogadores geniais: Messi e Dí Maria.

E até minha vó, que parou de acompanhar Copas do Mundo em 66 sabe que a favorita pra ganhar essa copa sempre foi a Alemanha.

Affff.

Patty Kirsche disse...

Poxa, também achei um exagero reclamar dos rapazes chorando. Quem não chorou durante aquela cobrança de pênaltis contra o Chile? Eu não tive coragem de assistir, mas chorei mesmo assim. Meu pai, que teve coragem de ver tudo, chorou muito. Aqui em casa, só minha mãe não chorou, mas porque ela não só não teve coragem de assistir como ainda começou a ler jornal pra se distrair. Acho válido que o time tenha assistência psicológica, mas não acho que chorar signifique um desequilíbrio sério.

Admin disse...

A Copa do Mundo no Brasil é uma das melhores com certeza! Muitos gols, partidas equilibradas, times nivelados e a organização está se saindo melhor do que o esperado!

A única coisa que me irrita é o papinho furado dos reaças de que a Copa foi comprada pelo PT, tem até vídeo de pastor apelando para numerologia pra explicar tal fato.

A prova mais ridícula é de que a final ocorre no dia 13, pq lógico que 13 é o número do PT.

Olha, se a Copa foi comprada, tem que dar um prêmio pro roteirista, pq ele tá de parabéns, até bola na trave teve no jogo contra o Chile.

Sensacional.

Falando no jogo do Chile, eu acho que as lágrimas dos atletas mostraram sim que eles sentiram a pressão, tava todo mundo falando que o Chile não seria adversário, aconteceu que o Brasil quase foi eliminado.

Chorar é bom, pq vc coloca pra fora aquele sentimento ruim, o grupo deu uma abalada emocional sim mas o Felipão é muito bom nisso, vai levantar o astral do grupo e a sua confiança.

Também to curtindo ver a mulherada pirar (e manifestar) nos físico dos atletas, melhor ainda é ver os caras com ciúmes, é a oportunidade perfeita para colocar na roda de bar a discussão sobre objetificação (sem parecer mala).

Estes caras são os mesmos que quando tem Copa do Mundo de futebol feminino, ficam só reparando na aparência das jogadoras e criticam o seu futebol (nem percebem que a seleção feminina anda jogando melhor que a masculina... :D).

Ou que ficam esculachando por exemplo bandeirinha mulher em campeonato masculino, (primeiro que nem refletem pq não temos arbitrAs, apenas bandeiras, que são auxiliares).

E a discussão vai longe....

Gle disse...

Eu sempre gostei de futebol, desde criancinha! A Copa que eu mais lembro do fanatismo foi na de 2002, que meu pai me chamava de madrugada pra assistir os jogos com ele! (e acho que eu dei sorte, heim? Rsrs)

Se dependesse de mim, essa Copa não deveria acabar nunca! O que foram esses jogos? Principalmente das oitavas de final? ...
Eu sinceramente acho que o Brasil não leva essa (não que eu não esteja torcendo, mas acredito que Alemanha/França e Holanda estão jogando melhor que nossos bebês!).

Sendo bem ousada, meu pitaco é:
-Quartas de Final: Brasil e Alemanha; Holanda e Argentina.
-Semi e final: Alemanha joga com Holanda e ganha, sendo a campeã. E Brasil ganha da Argentina, ficando com o Bronze e os Hermanos em 4º.

Quanto ao choro deles, cara, eu também choraria depois de um jogo sofrido daqueles com o Brasil inteiro botando pressão! Mas uma coisa é fato, os jogados precisam se preparar melhor psicologicamente pra esse próximo jogo.

E só mais uma coisa: Se a Dilma "comprou a Copa" como todo mundo anda dizendo por aí, ela sustou o cheque, porque PQP, essa Copa tá muito mais eletrizante do que eu pensei, rsrs.

(Já estou me preparando psicologicamente para as eleições. Acredito que se depender do SUL do país, a Dilma não será reeleita.)

Ana Carolina disse...

Lola, o Thiago Silva realmente não bateu, quem bateu e acertou foi o David Luiz, mas isso é o de menos também :P

E @normalidaderealidade, por incrível que pareça, se analisados de 94 para cá, em todos os anos que o Brasil ganhou o título houve uma mudança de poder nas eleições (em 1994 ganhou o FHC, em 1998 o Brasil perdeu a Copa e ele reelegeu, em 2002 o Brasil ganhou e elegeu o Lula que era oposição, em 2006 perdeu e o Lula reelegeu, em 2010 perdeu e a Dilma, da situação, venceu). Então essa relação não é assim tão direta não, muito pelo contrário...
Lógico que a Copa ser boa, etc, vai ter impactos, mas o desempenho da Seleção per se não é tão determinante como alguns fazem querer que seja.

nelsonalvespinto disse...

Lolinha, todas as Copas que vi o Brasil ganhar foi essa tensão do início ao fim. Em 94, as pessoas só acreditaram que o Brasil ganhou depois, bem depois do pênalti do Baggio.

A Colômbia até agora jogou em casa e contra seleções de pouca tradição. Deve jogar mais recuada.

Meu palpite é uma final entre Brasil e Costa Rica. Sim, eu torço e acredito que a Costa Rica pode chegar na final.

Anônimo disse...

Infelizmente o Brasil não vem jogando bem os últimos jogos e não vou gostar se perdemos na sexta, E ainda tem brazuca a favor da argentina e malhando no Brasil, mal sabem eles que somos os macacos paro os argentinos e uruguaios e eu ainda vejo um certo desrespeito do povo latino dizendo que nós o Brasil joga com soberba se tem uma coisa que esse time não tem é soberba, o resto é torcer e nada mais.

Anônimo disse...

Eu queria muito que o Brasil ganhasse pelo menos a vaga na final, só pra calar a boca dos antis, eu estou numa página latina do facebook e é impressionante como eles se apoiam chilenos, colombianos, mexicanos , argentinos.
E falam mal do Brasil eu pensei que o povo latino fosse o nosso povo e também nos apoiasse mas não é o que ocorre. E ainda tem os brasileiros que torcem contra!
Mas infelizmente o Brasil não está numa boa fase.

Anônimo disse...

Argentina pega um grupo fraco com bósnia, irã etc... e ainda quer tirar onda. Eu sabia que esses cagões iam ganhar da suíça. Mas se não for a bélgica holanda os espera

Anônimo disse...

Só sei de uma coisa caso nós passamos de fase a frança não pode ganhar da alemanha. Pq sempre que jogamos com a frança perdemos

Anônimo disse...

Dizer que o pior jogo das oitavas foi Suiça e Argentina foi dose, pode não ter sido emocionante, mas foi um ótimo jogo, ao meu ver. Poucas faltas, muitas chances de gols perdidas das duas partes, o ótimo goleiro suiço lindão pegando tudo,poucos erros de passes, um jogo parelho, pra mim, tecnicamente falando, foi o melhor jogo das oitavas. Shaqiri aquele gostosinho da Suiça jogou muito, é muito talentoso. Messi tava muito bem marcado, sempre acompanhado por três e na única vez que a marcação suiça falhou deu passe pro Di Maria marcar :(
Queria que fosse pros penais...

O pior jogo disparado foi Grécia e Costa Rica, esse sim duro de assistir!Quase 80 passes errados!!

Quanto ao choro, isso pode ser ansiedade já no limite, um desabafo, pois antes da Copa seu Felipão e seu Parreira
disseram que o Brasil tinha a OBRIGAÇÃO de ganhar a Copa. Já viu o nível de cobrança, né?! Então, se tem que responsabilizar alguém, podem botar a culpa nesses dois!

Patrícia

Anônimo disse...

O pior é que a gente pensa vai melhorar no próximo jogo aí piora...
hernanes tinha que jogar , mas felipão cabeça dura quer ressuscitar jogador, não tá em tempo de levantar morto, ele tem que pegar os melhores pra nó ganharmos.

Anônimo disse...

Ana Carolina

<3 Amo você eternamente, obrigada pela resposta. Eu nem pensei em confrontar os resultados (principalmente porque eu não sei nada de copa), valeu mesmo <3

Vou usar seus dados com quem vier de mimimi torcendo pro Brasil perder achando que isso vai ser ~o fim da ditadura petista, ooooh~~ hahaha

Anônimo disse...

o Brasil tá preocupando até a colombia andou falando que esperava mais do Brasil, espero que eles levem um sacode. Não to confiando não apesar de todos os jogos de agora terem sido no sufocão. Sou patriota mas sou realista!!!

Anônimo disse...

E falam mal do Brasil eu pensei que o povo latino fosse o nosso povo e também nos apoiasse mas não é o que ocorre.

Já ouvi muito falar que somos apelidados pelos outros paises de "Os Estados Unidos da América do Sul".

Anônimo disse...

Quanta gente preconceituosa nos comentários, é preconceito contra quem toma leite de origem vegetal, preconceito contra os macacos, contra os vira-latas, contra a quem não gosta de futebol. Precisa de toda essa estupidez para supervalorizar o futebol, a copa e o Brasil? Tem pessoas que preferem outros esportes e simplesmente não gosta de futebol e nem por isso deixa de ser brasileiro e muito menos tem complexo de inferioridade em relação a outros países.

Larissa Petra disse...

Cara a Argentina não tá jogando nada....eles estão é dando sorte, pegaram um grupo fácil...duvido que se pegassem uma seleção forte mesmo iam passar...

Anônimo disse...

O BRASIL FOI ROUBADO NO ÚLTIMO JOGO GOL DE HULK VALEU, FOI O MESMO QUE ESSE JAMES RODRIGUES FEZ MATOU NO PEITO E CHUTOU, MAS ISSO A IMPRENSA INTERNACIONAL NÃO FALA, E O HULK AINDA LEVOU CARTÃO AMARELO DO JUIZ LOUCO, E O CARA SE JOGOU EM CIMA DE DANIEL ALVES E DANIEL LEVOU CARTÃO, DA SELEÇÃO ESTÁ JOGANDO MAL.

Anônimo disse...

Eu acho o Brasil melhor afinal temos os melhores zagueiros e um bom atacante, mas colômbia está melhor no momento, eu acho que o Brasil não vai mudar o estilo de jogo

E ISSO ME DEIXA :(

Anônimo disse...

Copa? Que Copa?

Prefiro acompanhar o mundialito de Bocha no link piratão mesmo.

Anônimo disse...

O melhores times estão suando pra ganhar menos a colombia até agora.
não podem dar vida fácil a eles.

Anônimo disse...

Se o brasil acordar ele ganha
a colombia não é tão boa quanto o Brasil e pegou times fracos, e um uruguai sem suarez e abalado.
O brasil pegou um chile forte.
Se o Brasil despertar já era colombia, se não preparem os ataques de raiva coletivos e as piadas dos haters. Pq aí nós vamos perder

Anônimo disse...

O problema é esperar neymar e oscar estarem naqueles dias brilhantes, pq quando não estão. E neymar vai ser muito marcado, ai fodeeeee

Anônimo disse...

O Neymar é a cara do Brasil, em geral.
Em outras palavras, prefiro o time do Dunga. Que só não ganhou, porque não era pra ganhar.

Qualquer time que o Neymar jogar, tomará chocolate de time que joga no estilo do futebol argentino/Barcelona.
Muita habilidade, pouco cérebro. Muita humildade nas palavras (vaidade), e pouca movimentação. Como se o time tivesse que se virar para servi-lo.

O Neymar é o novo Ronaldinho Gaúcho.

Conversei com alguns colegas chilenos via VOIP agora pouco, e um deles, “chato” como quase todos os chilenos, tascou logo essa:
“Vocês ficam com a copa, ficamos com o melhor IDH. Que tal?”

Anônimo disse...

futebol é igual a WWE, pois tudo tem um script

Anônimo disse...

eu ainda me pergunto o que larissa riquelme faz aqui no brasil se o paraguai não ta na copa kkkkk

Anônimo disse...

Tudo jogador de condomínio, uns frouxos, chorões. Caras assim nasceram para ser cornos infelizes e recalcados.

Os homens de verdade suportam as adversidades e lutam. Os homens de bom senso apoiam as feministas. Muito homem é corno feliz e liberal.

Falando de mim, sempre gostei que minha namorada ganhasse mais que eu, assim como acho que o governo deveria incentivar financeiramente o aborto em alguns casos.

Abaixo os reaças, abaixo os católicos falsos, abaixo os pa$tore$ interesseiros. Devemos lutar por uma sociedade mais justa.

Anônimo disse...

Aff
Se só porque eles choraram, mascu tá dando piti, imagina se tivessem visto o gif do David Luiz dando beijinho no rosto do Julio Cesar ou zoando com o tamanho da bunda do Hulk, hahahahaha a cabeça deles ia explodir

Arnold Sincero disse...

Eu não asçisto esta Copa, pra torcer pra esse time inmundo do Brasil comporado pelo PT.

tomara q un dos colonizadores ganhem esse campeonato

Arnold Sincero disse...

Já sabia q o meus comentário nãon ia aprovar!

Anônimo disse...

Não e que homem não chora, mas sim que homem não chora diante de desafios.Toda vez que você ver um homem chorando, tenha certeza que ele esta desmoronando por dentro.
o que o Thiago silva(que e tecnicamente um bom zagueiro) fez, foi um mau exemplo para um capitão de time, se recusou a bater o penalty, e foi sentar num canto e chorrar.Um verdadeiro capitão chamaria a responsabilidade, seria um exemplo, pegaria a bola e diria: "da esta zorra aqui, que eu resolvo"
Mas e isto que se espera de um time convocado por empresários.
Ou Alguém acredita que um Jô joga mais que o Robinho? O que ocorre e que o Robinho tem 30 anos,pouco retorno em negociações futuras, Já um Jô tem vinte e poucos, muito mercado para os abutres dos bastidores de futebol.

Julia disse...

Eu também notei as críticas por eles terem chorado. Que coisa ridícula.
Olha a pressão que está em cima dos caras. Já pensou se fôssemos eliminados nas oitavas?

Também adoro Copa do mundo, to acompanhando tudo. Mas é muita pressão, meu coração não aguenta nos jogos do Brasil. Apesar de todo meu desespero no jogo contra o Chile eu tinha plena confiança de que íamos ganhar.

E se você achou esse gif hilário, Lola (e é mesmo!) experimenta esses do David Luiz dançando.

http://www.buzzfeed.com/manuelabarem/gifs-de-david-luiz-dancando-enlouquecidamente-no-esquenta

Tem como não amar esse cara?

Morgause disse...

Eu tbm não lembro nada da Copa de 2006! rsrs
Desde o comecinho eu tô falando que a seleção tá travada por causa da pressão de jogar em casa. É mais angustiante do que motivador, pelo menos eu sinto isso.Lembram daquela propaganda "eu nunca vi o Brasil ganhar um mundial, mimimi, seleção joga pra mim" (vozinha chata de criança)imaginem a carga de responsa que isso evoca? Levar torcedor deficiente para conhecer o grupo, etc e tals, isso mexe muito com uma equipe, o peso da torcida que eles devem erguer e não o contrário. Enfim, não expliquei nada...mas tenho uma ideia de como eles se sentem.
Chorar antes dos pênaltis realmente pega mal, porém não acho que seja frescura como o Denilson e muita gente falou. aliás o que há de errado em buscar apoio psicológico?
Enfim, tô amando os momentos bromanticos da nossa seleção, e das outras, coisa linda s2. Apesar da cultura homofóbica no futebol, é lindo ver jogadores dando beijos e abraços e mais beijos e abraços.
Aliás, o Brasil tem o maior complexo de vira-lata do mundo,e com uma mídia tão pessimista como motivar o time?
Outro ponto: impressão minha ou essa torcida brasileira branca e rica é recatada demais? Qualquer clássico do Brasileirão(onde os preços são mais acessíveis) a torcida joga junto o tempo todo! Brasil tá jogando mal, fica todo mundo calado, com medo, tímido, aff...
Sobre as teorias da Copa comprada, puta merda! Acho graça do Kajuru ter um programa chamado "O outro lado da Copa", onde ele é o paladino da verdade, denuncia a hipocrisia, fala mal do governo,abre os olhos do povo pagando de imparcial e...deixa o programa para se candidatar pelo PRP hahahahaha
Dilma, please, não compre a Copa, compre auto-estima pros vira-lata rsrsrs

Julia disse...

Anon 16:49, preciso desses gifs AGORA.

pufavô

Anônimo disse...

Meus favoritos eram México, Costa Rica e US. Só restou Costa Rica, mas tô pondo fé na Colômbia também.

São três os times europeus no páreo: Holanda, Bélgica e Alemanha. Ponho fé na Alemanha.

Quanto ao Brasil, não ponho fé em time de um jogador só, embora o Julio Cesar seja merecedor de parabéns até agora; lógico que o Ochoa, aquela gracinha, é muitíssimo bom. Tô pensando em assistir ao campeonato mexicano.

Anônimo disse...

o país inteiro respira a copa? tem muita gente que n suporta,eu estou entre elas.
n aguento os centenas de jogos todos os dias na tv,a droga do jogo acaba e ainda continuam falando dele,a gritaria na rua,dentro de casa,os fogos,eu realmente n consigo entender que graça tem nisso.

Larissa Petra disse...

Outra coisa que eu acho, posso estar errada, mas essa seleção é muito jovem e inexperiente, não que isso faça com que eles joguem menos, mas faz com que eles sucumbam mais a pressão, pq é claro q eles são pressionados, porra é seleção brasileira, ninguém pressionou a Bósnia, ninguém esperava nada dela, só os grandes são pressionados...
Acho que nessas horas um jogador mais velho, experiente podia ser útil para ser o contraponto, o cara que fale para o time relaxar, tipo o Robinho, o Ronaldinho Gaúcho, além de grandes jogadores, já tem experiência em copa, e podiam servir de referência aos novos...

patricia. disse...

Ai Lolinha,adoro Copa do Mundo!E essa ta sensacional!Não fico empolgada assim desde a copa de 2002(a primeira que eu lembro foi aquela traumática de 1998).E sim,acredito que o Brasil pode ganhar,estou torcendo muito!

Achei muito estúpido chamarem os jogadores de mulherzinha,principalmente aquele artigo ridiculo da veja.Faz bem ter apoio psicológico,mas não enxerguei como fraqueza.E quem não chorou naquele jogo?Oi?

E Júlia,não achei o gif,mas ta aqui o video:

https://www.youtube.com/watch?v=Sp5w7iOd5w0

Anônimo disse...

Julia, aqui vão os gifs:

https://38.media.tumblr.com/38257f17bef5004fddf8d50aaeee00d3/tumblr_mpmknokITm1s3kvcvo1_250.gif


http://33.media.tumblr.com/94bc5fce6b5b9d57925bb57f611b3a4d/tumblr_n7uuuf6go11tfyapuo1_400.gif

E só por causa disso eu já adoro ele ahuahauaha

Cássia disse...

Uma das coisas mais legais dessa Copa é ver tantos homens chorando em campo. Não só, mas em quase todos os times a gente vê afeto quando o jogo acaba, um indo consolar o outro, abraçando ou beijando. Tomara que isso saia dos campos e aconteça na vida. Sobre a maneira que os jogadores brasileiros foram tratados por chorar, nem dá para comentar, já arrumei briga por isso. Chorem mesmo! Por fim, nem quero pensar que está acabando. Que Copa sensacional!

Elaine Cris disse...

Não gosto de futebol e um dos motivos é exatamente porque acho que os torcedores ficam morrendo (quando não se matando) enquanto os jogadores não estão nem aí, nadando em dinheiro, um dia jogando em um time e no outro no rival, da mesma forma. Mas na Copa é diferente.
Ver os jogadores chorando, preocupados, deveria ser visto como algo bonito, sinal que tem mesmo alguma emoção ali, que não é tudo comprado como alguns dizem. Mas machão perde muito nessas horas, não entendendo, ou fingindo não entender...

Laura disse...

Eu discordo dos seguintes pontos: 1) Argentina foi muito bem contra a Suiça. Essa última com o único objetivo de levar para os penâltis, então só defendia e de vez em qnd dava uns sustos.
2) Sobre os jogadores brasileiros, acho que são fracos, mas não emocionalmente, são fracos de jogo e não sabem perder.
Essa pior seleção de todos os tempos é altamente patrocinada, não tem um só momento que não somos bombardeadas com comerciais deles, entrevistas sobre suas vidas sofridas etc. Então eu acho q esse choro é idiota, no mínimo.

Anônimo disse...

Objetificação inocente é dose

Sara disse...

anon 18.36hs vc não esta só.
Não vou ver nenhum jogo, mas mentalizarei pela Colombia kkkkk
Pq acho bem obvio q irão usar uma eventual vitória do Brasil da pior forma eleitoreira.

Ana Carolina disse...

Agora sobre o choro... rs

Tavam criticando choro nos hinos. Acho UMA GRANDE BOBAGEM essa crítica. A cena da partida inaugural com todos os brasileiros emocionadíssimos durante o hino foi uma das mais bonitas dessa Copa e de várias outras.

Outra coisa o total descontrole emocional no jogo contra o Chile. Aí o problema era a circunstância, porque era um choro de medo. E numa atividade tão ligada ao equilíbrio emocional, ao acreditar no que se está fazendo, é uma amostra de que as coisas não estão nos seus melhores eixos.

Anônimo disse...

Meu deus, tem gente sendo presa, torturada, espancada pela repressão por causa dessa Copa. Decepcionante esse climinha de "o país respira copa" nesse blog.

Roxy Carmichael disse...

talvez o que essa vitória contra o chile tenha demonstrado é o triunfo da emoção. os guris são humanos, sentiram a pressão,choraram buscaram consolo, expurgaram os demonios, e no caso do tiago silva demonstrou lindamente que muitas vezes a coragem se manifesta quando se retrocede, quando se reconhece incapaz, e não quando simula uma capacidade que não se possui. eu acho que ele arrasou. mas até pra uma feminazi como eu, foi chocante ver o goleiro chorando antes dos pênaltis, devo confessar, tremi nas bases. mas o que me comoveu de verdade foi o corpo de ney desabando quando tudo acabou. chorando copiosamente sendo consolado pelo treinador-pai. hoje ney tava na tv todo robótico dizendo que tá tudo bem, que o que foi determinante pra confiança do time não foi o choro, e sim a vitória. voltou o discurssinho todo de exaltar esse modelo irreal de masculinidade, mas o corpo não mente não ney!!! o brasil todo viu e tá tudo bem!

mas vejo parte da midia brasileira repensando essa rivalidade besta com a argentina, especialmente a publicidade xenófoba da skol. o triste é reconhecer que o mesmo (autocrítica) NÃO ROLA na argentina. e as publicidades lá são bem mais hardcores e eu não vi ninguem lá fazendo mea culpa. olha essa: http://files2.coloribus.com/files/adsarchive/part_343/3439255/file/tulipan-condoms-revenge-small-77000.jpg

meu latinoamericanismo esta bem baqueado. percebo que os vizinhos todos torcem com muito fervor contra o brasil. é muita zica! de chegar ao cumulo do vexame dos argentinos torcendo pros chilenos (são inimigos declarados na politica e quase entraram em guerra). sem contar que suarez ku kux klan fez um papelão e pior ainda foi o mujica defendendo. já os europeus meio que torcem pro brasil. jogadores alemães e tb o balotelli.

Larissa Petra disse...

E sobre o David Luiz realmente ele é um amor mesmo, pelo menos parece...
Em 2011, se eu não me engano, ele e o Ramires, homenagearam o ex-presidente Lula num gol pelo Chelsea (quando ele ainda jogava lá)eles fizeram um L com as mãos na comemoração, depois a mãe do David Luiz deu um quadro com os 2 fazendo o L no momento da comemoração com os dizerem:
"“Um abraço do amigo Ramires e Eu, o Brasil e o mundo estamos com você. Abraço, David Luiz”
Um amor...
Assim para mim que é super fã do Lula os 2 já ganharam muitos pontos comigo...HAUHAUAHAUA

Larissa Petra disse...

Aqui uma reportagem sobre isso, é meio antigo foi em 2011, mas claro que a grande mídia censurou como várias coisas sobre o PT aliás...

http://www.cartacapital.com.br/blogs/carta-nas-eleicoes/lula-recebe-homenagem-de-ramires-e-david-luiz-8801.html

Lígia disse...

Eu adoro Copa!!!!!

Eu já era nascida nas copas de 86 e 90, mas não consigo lembrar de quase nada, então a primeira para mim foi a de 1994. Eu tinha 9 para 10 anos e lembro de cada jogo, e da emoção quando o Brasil foi campeão, e ainda por cima nos pênaltis e em cima da Itália (um dos times que eu menos gosto).

1998 foi bem traumático, eu esperava muito que o Brasil fosse ganhar. 2002 lembro muito bem também, de acordar cedinho, ou até mesmo de madrugada para ver os jogos.

Assim como a maioria, não lembro tanto assim de 2006. 2010 eu curti por ser na África, gostei da música da Shakira, mas odiei a Espanha ter sido campeã.

Essa copa está sendo sensacional e, como muitos andam dizendo, possivelmente a melhor de todos os tempos! Espero sinceramente que o Brasil seja campeão, quero ver a festa, quero ver todo mundo feliz e, como alguém aí já falou, queria muito ver a cara daqueles que torcem contra tudo.

Anônimo disse...

Você notam a natureza feminina e sua baixo libido neste post. :D :D

Se fosse um post destinado ao publico masculino, com uma bela imagem de nu feminino, claro que seria comentado os assuntos diversos do post, mas nunca que um belo nu feminino passaria despercebido :D :D :D

Anônimo disse...


"A COPA DO MUNDO É NOSSA"

As remoções de pobres para a Copa também.

Fernanda disse...

Uma coisa que esta passando um pouco batido por aqui: o jogo do Brasil com o Chile foi MUITO mal apitado. Cronistas esportivos chegaram a dizer que nunca o Brasil foi tão roubado. A sensação geral era de ter de lutar contra tudo e todos, jogar contra um time de 12 (o juiz sendo o décimo segundo) e acho que esse foi um dos grandes fatores para criar aquela panela de pressão geral dentro do campo (o Brasil não brilhou em jogos anteriores mas nunca jogou tão mal, o time estava nitidamente perturbado). O cronista Mario Magalhães inclusive ja tinha cantado essa bola, dizendo que a polêmica em torno do penalty do Fred no primeiro jogo traria consequências nefastas pro Brasil, com juizes tentando afastar a ideia de uma certa parcialidade a favor do Brasil. Não deu outra.
Então, imaginem, toda essa pressão que ja foi comentada aqui, e um arbitro que anula gol, que não marca penalty, que não vê a catimbice escandalosa dos chilenos (não gostei deles, não jogam limpos, são desleais). E APESAR DE TUDO, os caras ganham. Pô, bicho, até o Maçaranduba choraria com essa vitoria.

Anônimo disse...

Objetificação é fraquinha e inocente ? primeira vez que leio isso num site feminista...

Anônimo disse...

Achei ridículo a mídia fazer um estardalhaço porque os jogadores choraram. Antes dos penaltis o único que vi se emocionar foi Julio Cesar, provavelmente relembrando a última copa dele. O Thiago Silva estava rezando sozinho, o que é direito dele. Gente, é a profissão deles e como toda profissão tem uma carga grande de stress e responsabilidade. Todo indivíduo está sujeito à fragilidades, à ter medo!APÓS ganharem vi que muitos choraram demais, como se extravassem uma emoção até então contida. QUAL o problema?????Choro não é sinônimo de fraqueza!Acho muito válido atendimento psicológico, mas não este fato e sim como um acompanhamento contínuo.
Lívia

donadio disse...

"até bola na trave teve no jogo contra o Chile"

É óbvio que aquela trave é corrupta, ela tem uma conta na Suíça, e foi subornada pela Dilma.

Você pode ver que foi a mesma trave tanto no final do jogo, em que o Chile quase desempatou, quanto no pênalti que afinal decidiu tudo.

Aliás eu tenho vídeos dessa trave em outros jogos, fazendo a mesma coisa. Por exemplo, num jogo do Bayern contra o Borussia...

E não venham me dizer que não pode ser a mesma trave porque esse jogo foi na Alemanha.

Com a nota preta que essa trave ganha pra trapacear nos jogos, ela pode viajar o mundo todo.

donadio disse...

"eu ainda me pergunto o que larissa riquelme faz aqui no brasil se o paraguai não ta na copa kkkkk"

Aparentemente, ela está usando a liberdade de ir e vir dela.

Algum problema?

Anônimo disse...

O Feminismo é um sofrimento para o homens pobres e para os da classe média.

Ao mesmo tempo, é também um incentivo para o homem querer ficar rico e poder ter mais lazeres....

Muitos gordinhos e magrelos ficam o dia inteiro no videogame e no facebook. Depois querem pegar todas e casar com as gostosonas. Ora,isso é delírio.


Apoio o feminismo pois ele me estimula a estudar para ganhar mais e mais dinheiro.

Anônimo disse...

Vivemos num mundo injusto e repressor contra as mulheres. Desde cedo elas são vigiadas e criticadas por qualquer coisa. Isso é injusto.


Por isso, Lola, é preciso valorizar os maridos bonzinhos, as relações meio abertas, as pessoas que fazem diferente e mudam a sociedade dia a dia. É necessário valorizar as mudanças.

Que tal valorizar os maridos que aceitam chifres, as mulheres casadas que gostam de usar roupas minusculas ? Essas pessoas estão destruindo o machismo repressor todos os dias, além de tornar o mundo mais bacana.

Lembrem que todo mascu têm pânico de levar chifre, se mais mulheres pularem a cerca, mais a sociedade vai ter de aceitar. até os mascus terão de se divertir com a galhada.


Parabéns, Lola, pelo blog. Os posts são bacanas, os comentários são fantásticos.

B. disse...

Tem vários conhecidos meus torcendo contra o Brasil, como forma de protesto, e tão torcendo só pros times latinoamericanos. Isso, na boa, me incomoda. O Brasil (seleção) não tá muito bom, mas torço sim para que ganhem! Agora gente "secando" o Brasil e torcendo pra Argentina/Uruguai ganhar, aff já pe demais!
Tinha gente xingando Neymar, xingando fulano e exaltando o Suarez, ele mordeu o italiano lá, mas tudo bem, exaltaram ele mesmo assim. No passado, dizem que esse Suarez foi racista, mas não tão nem aí, se é uruguaio então tá perdoado, só pq é latinoamericano. Cada uma, viu!

donadio disse...

"Todo mundo a-do-ra falar da relação que perder ou ganhar a copa tem com a vitória da oposição ou da situação."

Então vamos ver...

O Brasil ganhou a copa de 1958. Quem ganhou a eleição seguinte foi o candidato da oposição, Jânio Quadros.

O Brasil ganhou a copa de 1962. Dois anos depois, o presidente da República, João Goulart, foi deposto por um golpe militar.

O Brasil ganhou a copa de 1970. Difícil medir o impacto político disso, visto que vivíamos numa ditadura, e as eleições eram de mentirinha (mas, sim, nas eleições de mentirinha de 1970, o partido do governo, a ARENA, teve um excelente desempenho; o quanto disso se deve à copa, ou à situação econômica do país, que naquele momento melhorava a olhos vistos, ou simplesmente ao medo generalizado que paralisava a oposição, é difícil de avaliar, mas eu aposto mais nos dois últimos)

O Brasil ganhou a copa de 1994, e o candidato do governo, Fernando Henrique Cardoso, ganhou a eleição meses depois. Mas o consenso geral é que o que decidiu aquela eleição foi o Plano Real, não a Copa do Mundo.

E finalmente o Brasil ganhou a copa de 2002, e o candidato da oposição, Luís Inácio Lula da Silva, ganhou a eleição seguinte.

Então a gente tem, em cinco copas ganhas pelo Brasil, duas vitórias da oposição, um golpe militar que derrubou o governo, uma vitória legítima do governo, e uma "vitória" do governo em eleições que não foram livres nem democráticas.

Não me parece que ganhar a copa tenha muito efeito eleitoral, não. Precisa analisar as copas que o Brasil perdeu?

Anônimo disse...

ai, os anônimos mascus, sempre nos divertindo, anônimo 13:51, você é tão macho que não coloca seu nome aqui, pode isso, Arnaldo? kkkk... eu prefiro homem normal que chora...
Carol H

Anônimo disse...

normalidaderealidade,

eu acho que subestimam o papel do Brasil ter ganho a copa de 1970 e a continuação do regime militar no Brasil, sinceramente, alguém aqui acha que ia mudar o regime se o Brasil tivesse perdido? há estudos sobre isto? Eu acho que não.
O que determina a revolta de um povo contra a opressão é quando a situação chega num ponto insuportável, que não atinge só o comunista, só o judeu, só o negro, só a mulher. Chega um ponto em que a todos são atingidos, daí começa a mudança. ou este povo passa ter mais acesso `a informação, como hoje vemos com a internet e pode comparar sua vida com a de outros povos e países.
Carol H

Anônimo disse...

Detesto futebol, então sobre a copa propriamente dita não tenho nada a dizer. Agora, sobre esses manés reclamando da objetificação dos jogadores... bom, respostinha simples e sábia de minha mãezinha que nem sabe direito o que é feminismo pra calar de vergonha qualquer babaca: "Ué, mas eles não fazem isso desde sempre com as mulheres? Por que não podemos fazer o mesmo com homens, ainda mais que eles sempre disseram que é ok objetificar mulheres? Por que não é ok com os homens?"

CHUUUUPEM GOSTOSO, MACHISTAS!!

E quanto aos que estão criticando os jogadores por chorar e não se fingirem de machões sem emoções nem sentimentos (aliás, sabia que isso é traço de psicopata?), bom, só posso te desejar uma feliz extinção junto com os seus colegas jurássicos. Vai em paz e não volta.

Anônimo disse...

kkkkkk adoro os comentários,sempre dão tiro no pé,né anon de 12:14.

o problema é a hipocrisia de vcs feministas,que se dizem contra a objetificação mas fazem o mesmo.

Anônimo disse...

Amo como esta seleção brasileira se comporta, sem homofobia e demonstrando que homem´pode ser normal e legal.
Amo o David Luiz, inclusive, em termos de beleza, ele faz mais meu tipo que o Hulk ( pronto falei! 99,9% discordam, eu sei!)
A torcida dos estádios nem vai em jogo de futebol no Brasil porque é coisa de pobre. Estão na Copa porque o ingresso é caríssimo, e como aqui temos o hábito de achar que tudo que é caro é legal e quem tem dinheiro ou não tem que ostentar, enche de gente que nem gosta de futebol nos estádios.
CArol H

Anônimo disse...

Mascuzinho anônimo jurássico das 12:27, já que você gosta tanto de meter a real, te desafio a me responder essa pergunta. Me diga, por que você pode objetificar mulheres à vontade mas as mulheres não podem objetificar um homem? Vá, diga. Saia dessa. E não esqueça que a objetificação que uma mulher faz de um homem não é nem de longe tão perigosa e desumanizadora quanto a que um homem faz de uma mulher. A mulher que objetifica um homem olha, faz alguns comentários "sacanas", no máximo escreve um cartaz como aquele da foto pedindo pra pegar na bunda do Hulk. O homem que objetifica uma mulher grita obscenidades pra ela na rua, abusa dela no transporte público, estupra, posta fotos íntimas na internet e mata a mulher se ela o rejeita ou que não o quer mais. Vamos parar com a falsa simetria? Aliás, antes de mais nada, responda à pergunta da minha mamis, mascuzeta. Por que você e seu grupinho de perdedores misóginos podem objetificar mulheres à vontade, mas mulheres não podem objetificar um homem? Se você me der uma resposta decente, aí a gente conversa.

Larissa Petra disse...

CArol H olha se 99,9% discordam de vc eu SUPER CONCORDO..KKKKK
David Luiz é muito gatinho, além de ser um fofo *--*

Anônimo disse...

O que eu esperava do Thiago Silva não era choro, mas sim uma atitude parecida com a do Paulinho.

O Paulinho ficou no banco de reservas durante este jogo, sob pesadas críticas (inclusive comparando-o a um cone). E o Felipão não o colocou no jogo, nem na prorrogação.

Só que, ao invés de chorar, como vários outros, ele acalmou o Júlio Cesar e bateu no peito de cada um dos batedores, dizendo coisas do tipo "você é capaz", "você consegue", "nós vamos vencer", entre outras coisas.

O Daniel Alves pode chorar o quanto quiser. Não o culpo por isso. Mas eu acredito que choro não combina com o bracelete de capitão. Ainda mais se for a seleção brasileira.

Anônimo disse...

Cuba foi pra Copa?

Gle disse...

Só pra constar:

Meu pitaco até agora tá certo, heim?
Simbora ganhar esse jogo pra encarar a Alemanha, Brasil!!!!
P.s.: Se o Brasil ganhar da Alemanha (que acho MUITISSIMO DIFÍCIL), aí sim vou dar valor :P

Anônimo disse...

Objetificação é objetificação, Lola... e não é legal... forte ou fraquinha, maior ou menor que das mulheres, não importa... não queremos sexismo contra homens, queremos igualdade. As pessoas devem ser respeitadas em sua dignidade como ser humano. Não queremos inverter papéis ou copiar o que os homens fazem de ruim.

A Copa tá mara. E os jogadores são demais! Todos eles jogam com muito amor e raça. E os outros jogos estão arrasando!

Zâmike disse...

Nunca gostei de futebol. A única copa que assisti alguns jogos foi a de Japão/Coreia e torcia pela vitória, mas de lá pra cá deixo a máfia do futebol - que quer ser o centro das atenções, e consegue diante de uma população que vibra ao ver homens correndo atrás de uma bola. Logo, meu civismo não é alimentado por quase uma dúzia de homens ignorantes, machistas e 'objetificadores' da mulher vestidos de amarelo e azul.

E mais uma coisa: malditas cornetas, não as aguento mais.

Anônimo disse...

Futebol é coisa de retardado.