sábado, 6 de abril de 2013

GUEST POST: CORTAR PARA ALIVIAR A DOR

Saber que há tantas meninas (uma em cada cinco adolescentes) que se cortam foi uma das coisas surpreendentes que aprendi com o blog. Eu nunca imaginava. Pra entender melhor o que leva essas jovens à auto-flagelação, já publiquei dois posts sobre o tema. Eis o relato da C.

Desde os 12 anos de idade eu criei o hábito de me arranhar, cortar, para aliviar a dor que eu sentia. Engraçado porque você colocou a auto-mutilação como um sintoma do autodesprezo, coisa que sinceramente eu nunca tinha associado com esse hábito. Sim, eu me odiava, com todas as forças, na verdade eu odiava a vida e queria sinceramente morrer. Mas isso foi por causa de um monte de coisas juntas: minha situação familiar, o fato de ter um corpo de moça, mulher e cabeça de criança (me dava nojo o assédio dos homens, fora as situações de abuso nas ruas que vivi -- comentários baixos ditos em alto e bom som, passadas de mão, eu nem entendia tudo isso e nem sabia como reagir).
 Cortar e arranhar meu corpo era uma maneira de aliviar a dor, era uma coisa que realmente resolvia meu desespero, até mais que chorar. Anos depois eu fui conhecer aquela música famosa do Legião Urbana (Clarisse), que fala disso. Não pude deixar de me identificar:

"E Clarisse está trancada no banheiro
E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete
Deitada num canto, seus tornozelos sangram...

E a dor é bem menor do que parece
Quando ela se corta ela se esquece
Que é impossível ter da vida
Calma e força..."

Só depois disso eu parei pra pensar em como isso era comum, meninas e mulheres sofrendo, sem ver esperança, sabe? O Renato fala na mesma música da "violência e injustiça que existem contra todas as meninas e mulheres". E não é assim, no mundo todo?
Eu me odiava mas me cortava e arranhava pra que a dor física pudesse me fazer fugir da realidade da dor na alma. Confesso que de vez em quando ainda tenho crises e faço isso, sempre tento fazer isso em lugares que não apareçam as marcas depois. Uma vez, ano passado, dei bobeira (e uma pirada), e fiz isso num lugar onde as cicatrizes ficaram à mostra. Tive que ficar usando blusas de manga comprida pra esconder até melhorar, mas as marcas ficaram. Aí tive que arrumar uma desculpa. Minha sorte foi que um dia um de meus gatos se assustou no meu colo e me arranhou sem querer, então as marcas que ele fez em mim se misturaram com as cicatrizes, aí eu tive uma explicação.
Eu me cortava e arranhava na nuca e nas costas, perto dos ombros (sempre tive cabelos compridos, era mais fácil esconder). Fazia cortes e arranhões na parte de dentro do braço, nas dobras. Usava o que estivesse mais fácil e mais perto -- pontas de tesouras, estiletes... Levei uma faca várias vezes para o meu quarto, mas não tinha coragem de cortar os pulsos, então só a usava pra me arranhar e cortar...
Terminei um longo namoro há algum tempo, foi muito difícil. No dia que ele terminou comigo estava sentindo uma dor insuportável, queria morrer, não via muito sentido na vida. Então eu me cortei com um caco de vidro que estava perto, pra aliviar a dor e a culpa de ter acabado com o que me parecia ser o amor da minha vida.
Muito tempo se passou desde então, há muitas feridas ainda, mas cresci e vejo que a culpa não foi minha, não foi de ninguém. Hoje estou muito feliz em um relacionamento, aprendi um pouco a amar e me relacionar de uma forma madura. Só que a vida não é feita só de relacionamento homem-mulher, né? Estou com a vida toda bagunçada, e vez ou outra bate um desespero. Fico feliz em só ficar nos cortes, porque hoje eu vejo quanta dor eu poderia causar em outras pessoas -- família e amigos -- caso resolvesse ir além. 
Então eu sempre tento pensar nisso e neles, naquela história boba e batida de que somos responsáveis pelo que cativamos. É o amor e a amizade que me ajudam a continuar, sempre. Creio que embora eu tenha tido problemas há algum tempo, nunca deixei que essas pessoas percebessem essa dor que é a minha vida, assim espero que continue. Antes eu não tinha noção da responsabilidade que é fazer parte da vida de alguém.
Hoje não me corto nem me arranho como antes. Como eu disse, são só alguns poucos momentos de real desespero. Sei que não é legal. Quando deixei as cicatrizes aparecerem, fiquei com medo que suspeitassem. Não quero passar por louca, é só um pouco de dor que tem que vir pra fora de vez em quando. E se hoje não é como antes, é porque eu tenho muito mais consciência dos meus problemas que antes. Mas sou humana, não? Pressão na vida é diária, tem horas que os remédios e a terapia não dão conta da ansiedade, do desespero. Espero poder me controlar a cada dia, por mim, por aqueles que me amam.
Entender meu papel no mundo como mulher e cidadã capaz de fazer a diferença me ajuda demais, a cada dia. Uma das responsáveis é você, pelo espaço que você abre em seu blog -- de aprendizado, de respeito à vida e ao planeta.
Obrigada, não só a você, mas a todxs que fazem parte do Escreva Lola Escreva! Vocês conseguem fazer a diferença!

Leia: Alternativas para não se machucar.

131 comentários:

Conceição Lima disse...

Lindo relato. Força pra essa moça. E pra esse blog, q ele continue ajudando outrxs.

Patricia disse...

Me identifiquei demais com o seu relato,C.Também comecei a me cortar aos 12 anos,e me corto até hoje,porém,com menos frequencia.Hoje em dia,talvez eu me corte uma vez à cada três meses,bem menos do que quando eu comecei,quando os cortes costumavam acontecer uma vez por semana +/-
Meus pais demoraram horrores para descobri,e depois que descobriram,minha mãe sempre que via um corte fazia um escândalo.Chorava,gritava,falava em me levar para o hospital,e isso atrapalhava bem mais que ajudava,né...A psicanálise me ajudou muito,muito mesmo.Desde criança frequentava psicologos,mas a abordagem comportamental e psicodrama nunca fizeram muita coisa por mim,comecei a melhorar de verdade depois que comecei a analise,então,fica a dica,se vc nunca tiver tentado.Os remédios me ajudam bastante também,mas não quero ficar presa a um comprimido pelo resto da vida,sabe...mas por enquanto ainda preciso deles.
Diferente de você,eu raramente me corto quando estou triste,geralmente acontece quando estou com muita raiva,de mim ou de outra pessoa,ou então quando eu estou muito 'dormente',que geralmente acontece quando eu troco de remedio,aí eu me corto pq eu preciso sentir alguma coisa,nem que seja dor.
Mas é isso mesmo,fico feliz que vc esteja em um lugar melhor agora,em um relacionamento saudável.É bom saber que vc não é a única,que tem mais gente por aí passando pelo mesma coisa que vc:)
Um abraço C,parabéns pela coragem,pela força,pela vontade de continuar vivendo,mesmo em meio a tanta dor,e obrigada por compartilhar sua historia!

Novas Descobertas disse...

A gente vai se identificando com essas histórias mesmo. Sempre achamos que estamos sozinhas com o nosso desespero, mas na verdade nos ensinaram a esconder o que sentimos, e por isso fazemos as escondidas. Foi bom você falar disso, pois me lembrei do meu passado, quando levava uma faca para o quarto ou banheiro eu nunca tive coragem, mas muitas tem. Essa atitude é só pra mostrar a dor que sentimos mesmo. Chorar, cortar, isolar, auto punir-se faz parte de uma tentativa de demostração ou alivio do que sentimos, queremos que as pessoas ao nosso redor vejam, mas elas não vêem o que acontece.

leticia disse...

Oi, Lola! É muito triste estas histórias do pessoal que se corta, ninguém deveria se machucar para ficar mais feliz ou menos triste...

Eu recomendo pra todo mundo o livro Willow da Julia Hoban (acho que até tem um e-book traduzido dele) que é uma FICÇÃO, mas trata sobre esse assunto. beijos.

Anônimo disse...

Eu me cortava, mas parei. Tentei suicídio 2x, mas os cortes não eram relacionados a ele, era pra aliviar a dor interna, exatamente isso.
na época eu não tinha tanto acesso a internet e nem na internet tinham canais de fácil entendimento desse assunto, mas conforme eu fui saindo da adolescência, foi passando.
hoje vejo as cicatrizes no meu braço e parece que foi outra pessoa que fez. eu não sinto orgulho nem vergonha, mas me sinto feliz por ter passado por isso. existem várias formas de fazer o mal a si mesmo, mas também existem várias formas de sarar.
no meu caso, foi o tempo. mas com certeza essa maior clareza e firmeza que não me faz voltar a me cortar tem como um grande responsável o feminismo =)
A quem ainda faz isso, não tenha medo de procurar ajuda, mesmo anônima, o cvv por exemplo.

Anônimo disse...

Vocês que gostam de se cortar deviam canalizar o seu masoquismo pra alguma coisa produtiva.

ass:Zelpis.

Anônimo disse...

Bem estranho isso,eu n vejo como podem sentir alivio se machucando,seria uma dor a mais pra aguentar.

Moço Ocupado disse...

Também não tinha noção desse fenômeno antes de ler o blog da Lola. Fui ler um pouco mais na Wikipedia para entender. De fora parce bem assustador mas pelos relatos parece que quem faz não acha tanto. Agora pergunto, para muitos homens como eu, situações de ansiedade e stress são às vezes "extravazadas" com a masturbação. Não funcionaria para as muheres também? Entendo que não é só ansiedade que está envolvida aqui mas mesmo assim, não seria uma maneira mais prazeirosa de sentir algo, mudar de sintonia, esquecer os problemas, etc.?

Ou é o tabu da masturbação feminina em nossa sociedade que leva a que isso nem seja considerado? (Ou estou viajando mesmo?)

Rê_Ayla disse...

na boa, indiquem terapia pra essa galera. E os pobrezinhos que se vitimizam com tudo, favor ir fazer algo que lhes dê prazer pra aliviar a dor ok - a não ser que o prazer seja se auto flagelar

michael disse...

frescura de adolescente querendo chamar atenção,a geração de hj ta perdida,se focassem mais no estudo e trabalho e n ficassem vagabundeando pelo shopping,como vejo muitos fazendo,n teriam tempo pra pensar em besteiras.

Sara disse...

"Entender meu papel no mundo como mulher e cidadã capaz de fazer a diferença" C.

Se pudessemos canalizar essa energia destrutiva para ações que nos beneficiassem ou beneficiassem a outros, pelo menos, seria o ideal.
Creio q todos nós temos nossos momentos de dor, ou sentimentos q nos incomodam, acho tb q deve ser comum ter sentimentos auto destrutivos, como vc C., tem algumas pessoas q descontam frustrações em comida, bebida ou mesmo drogas ilegais.
Embora eu me considere saudável, não sou imune a esses sentimentos, mas lido de outra forma com eles.
Se percebo q algo me incomoda e me faz sofrer, tenho tendencia a querer ficar num canto me entupindo de comidas sem nem ter fome, mas luto com isso e embora não tenha nenhuma disposição ou as vezes tempo, eu largo tudo e saio p algum parque, e começo a correr , isso me faz um bem danado.
Sei q não é facil assim, pra todos, pq não acha um modo de purgar esses seus sentimentos destrutivos, em alguma coisa boa p vc.
Espero q vc e todos q passam por isso consigam elaborar melhor seus sentimentos, e aprendam a se defender dessas tendencias.

Anônimo disse...

Me dói tanto quando vejo referências ao sef-harm no tumblr!
Pesquisando agora sobre o assunto, vi que não tem tantas informações em português na internet sobre isso, então é muito importante falar sobre.
Self-harm não tem necessariamente a ver com vontade de suicídio, mas os casos que têm devem ser tratados com muito cuidado. Eu sinceramente não acho o suicídio uma coisa vergonhosa nem proibida, se a pessoa é adulta e tem noção do quanto a vida pode exigir de nós, ela é capaz de fazer a escolha de querer continuar vivendo ou não. Mas esses casos de adolescentes que se matam por sofrer agressões ou não ter nada na vida delxs que xs faça seguir em frente, essxs são tão importantes de serem discutidos e evitados. Ninguém deveria ser tão julgado como são as pessoas na nossa sociedade, nenhum jovem deveria sentir essa dor, essa falta de "pertencimento ao grupo". Por isso que o feminismo é tão legal, sabe, e é tão vital espalhá-lo na sociedade. Um movimento que te empodera (independente do gênero que tu pertence), que te mostra que somos todos iguais e perfeitamente capazes de sermos/vivermos o que quisermos, te permite conhecer pessoas com os mesmos ideais e te dá forças pra enfrentar o modelo atual, excludente e conservador, é muito amor <3
Força pra moça do guestpost e pra todxs que passam por isso, como é comum dizer: Nós nos importamos *-*

Não sei se pode, Lola, mas ficam aqui alguns links (em inglês) sobre self-harm: como identificar e lidar com um familiar teu que possa estar sofrendo com isso, definições e motivos que levam a automutilação e atividades que substituem o self-harm e não fazem mal.
http://www.helpguide.org/mental/self_injury.htm
http://mugglerags.tumblr.com/post/39000564113/mentalillnessmouse (esse é muito legal, pra todo mundo não só pra quem pratica self-harm)
http://www.thesite.org/healthandwellbeing/mentalhealth/selfharm/whydopeopleselfharm

Esse é em português, mas tem menos informações: http://psiadolescentes.com/compautolesivos/

Tumblrs em inglês que dão conselhos, mensagens positivas, etc.:
http://lending-hearts.tumblr.com/
http://we-do-care.tumblr.com/
Tumblr em portuguê que faz o mesmo:
http://ajudaautomutilacao.tumblr.com/

Anônimo disse...

Estava quase escrevendo um post pra Lola sobre isso. Não exatamente focando na auto-mutilação, mas no transtorno Borderline e as possíveis causas que desencadeiam esta "doença". No meu caso, já não me corto há uns três anos, mas lembro de vários momentos de auto-agressão na pré-adolescência. E sempre com muita mágoa dos meus pais, principalmente de minha mãe. Apanhei demais quando criança, de levar surra, viver roxa sem nem saber o motivo direito. Quem sabe eu ainda escrevo sobre isso... Vivo com um medo que me persegue, medo de surtar a qualquer hora, e junto me vem sempre um tipo de raiva por lembrar dos atritos familiares. É bem difícil relembrar tudo. Sou totalmente contra educar filhos batendo, justamente porque sou uma prova de que isso não resolve nada - pelo contrário.

Patricia disse...

Leticia,já li Willow,também gostei muito,recomendo bastante tbm!:))

Anônimo disse...

Desconhecia esse tipo de pratica e confesso que fiquei chocada ao pensar na dor e sofrimento de quem passa por isso. Não consigo entender o que leva alguém a isso e porque tais pessoas não pedem ajuda. Não estou criticando somente fazendo uma reflexão

Patricia disse...

Moço Ocupado,no meu caso ajuda,mas com o estresse e a ansiedade.Quando estou com muita raiva ou deprimida a ponto de querer me cortar,nunca me passa nada pela cabeça,a não ser o objeto cortante mais proximo.

Felipe disse...

Michael, se a atual geração de adolescentes está perdida é porque a sua não fez porra nenhuma de bom. Crescemos seguindo modelos (os adultos), não é? Ou seja, a sua geração foi tão medíocre quanto a atual.

Anônimo disse...

Tenho muito respeito pelo sofrimento das pessoas, mesmo quando não passei por situações semelhantes ou não entendo muito bem o que o desencadeou... Jamais diria que autoflagelação é coisa de covardes ou desocupados. A mente humana é um mistério muito grande.
Espero que a C. supere tudo isso e nunca mais se machuque. Boa sorte, C.!

Amanda disse...

Me identifiquei e lembrei dos vários momentos de desespero em que procurava qualquer coisa na minha frente para cortar os braços e as coxas. Usava facas, estiletes, quebrava coisas de plástico rígido para fazê-lo e no meu quarto tinha uma caixinha com gilete, tesoura e fósforos. Comecei a me cortar aos 13 anos, e depois de um tempo já não sabia mais como controlar emoções de outra forma, tudo era motivo de choro e cortes. Também lembro das muitas vezes que ia para o banheiro com uma faca, mas nunca tive coragem de fazer os cortes profundos que desejava. Um tempo depois, muitas das meninas que eu conhecia começaram a me mostrar os pulsos e braços cobertos por blusas de manga comprida e moletons. Me choquei ao perceber que algumas tinham cicatrizes tão profundas e que muitas faziam o mesmo que eu. Me afundei em álcool e me cortava sempre; depois de um tempo passei também a me queimar com fósforos, cigarros e isqueiros. Naquela época só sabia que não poderia mostrar isso para ninguém, a não ser as que dividiam do mesmo hábito. Hoje, com 20 anos, já não faço mais isso, as cicatrizes estão aqui e eu aprendi a lidar com emoções, apesar de muitas vezes bater aquele desespero, me controlo. Para os que dizem que isso é bobeira, é por que não sabem o que é desespero, o que é não saber como lidar com o que sente. Muitas vezes na adolescência, há um turbilhão de duvidas, sentimentos, indecisões e pressão dentro de uma pessoa, em alguns mais e em outros menos, alguns sabem lidar com isso e outros não. Os cortes me faziam chorar de dor e de desespero, mas depois me acalmavam. As cicatrizes, que carrego até hoje, servem para me mostrar que eu mudei e venci mais um obstáculo. Aprendi e estou aprendendo, tenho muito a superar.
Força a todas que ainda não conseguiram parar. Eu sei o que é essa dor.

Anônimo disse...

Eu conheci um garoto que se cortava quando era adolescente.

Ele era lindo, as garotas realmente se sentiam atraídas por ele. Era um bom aluno também, tinha muita facilidade pra se expressar em redações, apesar de novo já conhecia vários lugares do mundo, enfim, tinha várias qualidades e uma vida que a maioria das pessoas consideraria boa, perfeita até.

Eu tinha uma certa proximidade com ele, nos conhecíamos desde os 7 anos, e estudamos juntos, na mesma série por várias turmas. Daí é claro que eu conheci os pais deles (que pareciam ter um casamento ótimo, no mínimo normal e saudável), frequentei a casa dele, ele a minha, eramos amigos mesmo (só amigos mesmo).

Um dia ele simplesmente me contou. Me contou como gostava disso, na verdade ele no começo deu a entender que era uma forma de expressão, de arte, como riscar papel, fazer uma escultura, pintar um quadro. Ele preferia desenhar no corpo.

Eu sugeri tatuagem, claro, porque eu não tava entendendo o que tava acontecendo ali.

E ele completou dizendo que não era só isso. A cicatriz era um troféu por ter aguentado a dor.

Ele de fato tinha muitas marcas, algumas pareciam machucado normal de infância, outras eram alinhadinhas demais pra serem obras de acidentes infantis. A maioria era na canela e na lateral da cintura. Ele riscou as iniciais dele também, próximo ao tornozelo.

Eu não liguei na época. Ele não parecia sofrer.

Um pouco antes de ele praticamente sair da minha vida, quando teve que se mudar por conta do vestibular - que ele passou de cara, na USP -, o assunto voltou. Eu perguntei o por quê dele fazer aquilo, em que ocasiões ele fazia.

Ele não sabia muito bem o que me dizer. Disse que achava que era quando estava ansioso. O que mais o deixava ansioso, isso eu via, eram suas notas, seu desempenho escolar, sua aprovação numa boa universidade.

Ele vinha de uma família de bons alunos, seus dois irmãos mais velhos tinham passado com aparente facilidade pelo vestibular, eram motivo de orgulho e o mínimo que restava a ele era ser o mesmo.

Hoje não tenho abertura pra falar com ele sobre isso mais. Eu espero que tenha passado, que ele tenha aprendido a canalizar sua ansiedade pra uma outra forma, e que ele consiga "se expressar" artisticamente de outra forma também.

Hoje vejo que isso é muito mais sério do que me pareceu na época.

Carlota disse...

Entendo sua dor, isso é inquestionável. Mas, trabalhei com crianças com câncer,e vejo o quanto elas lutam para viver nesse mundo. Cada pessoa sofre de forma diferente, cada um tem uma dor de tamanho diferente, mas porque uns querem tanto viver enquanto outros tem saúde e desprezam?(estou generalizando) eu sei que você sofreu abusos, mas agora a pouco eu vi um depoimento de uma travesti que levou facadas, se prostituiu, foi estuprada, agredida, etc, etc, etc, mas com tudo isso, finalmente ela está dando a volta por cima. Que bom que você também deu, mas acho que se você pensar : a minha dor, não é maior do que outras pessoas, talvez, você e as outras pessoas que se cortam/cortaram busquem outra alternativa. Obrigada pelo relato, me fez refleti sobre opostos: as pessoas que lutam para viver com doenças, e as outras pessoas que também lutam, porém, se auto-flagelam.

Carlota disse...

Indico para as pessoas que se cortam, ótima terapia:

1. Trabalhos voluntários com crianças com câncer.

2. Trabalho voluntários no nordeste : SECA/FOME.

3. Trabalhos voluntários Internacionais: África
Trabalhar com crianças com AIDS, fome, Mulheres abusadas e estupradas etc etc.

4. CRIANÇAS E ADOLESCENTES que vivem na rua, drogas e etc.

ETC, ETC, ETC.

Têm várias alternativas para curar a dor, sempre existe alguém que está numa situação pior do que a nossa. Mas hoje em dia, as pessoas preferem 'aumentar' o sofrimento, se enchem de remédios, cortes, como se suicídio fosse resolver. NÃO VAI: quer dizer resolve o seu problema, se você for uma pessoa egoísta, morreu e acabou, mas e a família e amigos? Quantos anos de terapia seus pais vão precisar para entender sua partida? Eles voltarão a ser feliz? e o resto da família? Tenho certeza que alguém se preocupa. ANTES de desistir de viver, faça algo bom para quem precisa. Para esse mundo ser mais justo, deveria funcionar assim: as pessoas que desejam se suicidar automaticamente passariam sua saúde, dinheiro, órgãos, para as pessoas que estão lutando para viver.

Unknown disse...

Sabe o que é engraçado? Essa galeris no tumblr defendendo a auto-mutilação. Auto mutilação é uma terapia, auto mutilação não é suicídio e bla bla bla.. O tumblr é um lugar de pessoas depressivas, sim. Mas agora parece que virou espaço de doentes também?

Tem que ver isso aí.

Anônimo disse...

Nunca consegui fazer isso, apesar de ter várias amigas que faziam... Eu não julgava ela, mas quando eu tentava, me sentia idiota e tinha medo da dor. Achei que seria pior.
Hoje em dia, adulta, ainda não encontrei minha válvula de escape e lido com vários problemas de saúde de fundo emocional e me pergunto se extravasar, mesmo de uma maneira mal vista pela sociedade, não teria sido melhor.

Anônimo disse...

Fico chocada com a falta de sensibilidade de algumas pessoas. É evidente que existem adolescentes desocupados, que tomam essas atitudes devido ao ócio, ou simplesmente para chamar a atenção. Mas achar que todos são assim é um absurdo. A dor de alguns é real, e essa prática ajuda sim, a suportá-la.

Anônimo disse...

Não sei a razão do espanto para pessoas que se cortam, até porque o que não falta é jeito das pessoas maltratarem a si mesmas. Fumar, por exemplo. Você sabe que aquilo está te matando mas continua, um cigarro por vez, vinte cigarros por dia (ou mais). Comer demais é outro exemplo. Ainda que não exista a consequência da obesidade, que é outro mal causado a si mesmo, quem eventualmente se entope de açúcar, gorduras ou mesmo excesso de proteínas está sim causando mal ao corpo e tentando preencher algum vazio dentro de si com comida. E as dietas malucas, quer tortura maior que essa? Posso ir além: beber em excesso, não se mexer, ou qualquer outra coisa que sabemos, inequivocamente, estar deixando consequências em nosso corpo físico e cuja causa basicamente vem do nosso corpo mental. Negar-se ao sexo, ou aceitar um sexo de má qualidade. Negar-se ao amor, ou aceitar uma migalhinha amorosa que só vai te causar frustração. Aceitar desaforos. Deixar-se ser usado por pessoas que não te querem bem. Odiar a si mesmo, ter problemas de autoimagem, posso ficar aqui falando uma semana e a lista não vai terminar nunca. A menos que você seja uma pessoa realmente equilibrada e tenha alcançado para si um ideal de vida plena, todo mundo "se corta", em algum nível. Cortar-se é, antes de tudo, punir a si mesmo. Punir pela forma como somos ensinados desde criança, pela dor, quando a dor dentro de si é grande demais e o corpo precisa se adequar. Nenhuma surpresa, portanto. Mas o tratamento é possível, a questão é: a pessoa quer mesmo parar de sentir dor ou está tão acostumada a sofrer que ele, o sofrimento, já virou a zona de segurança de quem se nega uma vida melhor e um futuro brilhante? Quando você opta por si mesmo, a dor vai embora e as mil formas de autoflagelo se descontextualizam, perdem a razão de ser. Assim como a dor, essa é uma decisão que vem de dentro também. Cabe a cada um perceber isso e ver o que é melhor pra si.

Anônimo disse...

Tumblr e" lugar de depressivos?? Desde quando? Detesto qundo tentam minimizar a dor alheia comparando com o sofrimento dos outros... Cada um sabe o tamanho da dor que leva.

Anônimo disse...

Eu comecei a me cortar tarde na faixa dos 20 e até meus 28tinhacrises de ansiedade tão fortes que eu me machucava. para não perder totalmente. o controle com terapia e remédios. hoje aos 30 descobri o qto era imatura e Ainda sou, cresci tarde tenho personalidade boderline e me disseram que minha "cura " viria com a idade,acho que sou uma das poucas mulheres. que gostam de envelhecer pois cada ano que se passa me sinto melhor. Acho que qualquer pessoa que julga dizendo que eh falta do que fazer ou vitimizacao. Tem um pensamento pobre somos individuais temos que respeitar as.nossas.diferenças.Desculpa o mal escrever eh que estou no celular e corretor ortografico +teclado miúdo não me ajudam.

Anônimo disse...

Fiquei triste ao ler isso.
Espero que todas as pessoas que Sofrem desse transtorno consigam se tratar antes que aconteça algo mais grave.

Toda vez que me sinto infeliz, muito infeliz, eu corto o meu cabelo.
Não me machuco, mas tento destruir a minha imagem. Nem se compara com o que essas meninas passam, mas é intenso, fico atordoada para "deixar de ser eu", é como se o corte de cabelo me fizesse ser outra pessoa e o pior é que eu trouxe isso para a minha vida adulta.
Minha mãe e meu marido costumam brincar dizendo que se eu cortei e escureci o cabelo é porque a "coisa está séria"... e evidentemente está!

Anônimo disse...

Sabe o que realmente me deixa zangada? Gente que posta comentários como "existem" pessoas piores que você ou "essas pessoas são egoístas".

A verdade é que a menos que você tenha passado por isso você não tem a mínima ideia do que alguém que se corta está passando. Ninguém que se corta faz isso por diversão -- e mesmo quem faz por "prazer", não está livre dos problemas emocionais e psicológicos que levaram a isso.

Falar da seca, da fome, do câncer para uma pessoa que luta para viver não ajuda em nada com perspectiva. Porque das duas uma: ou vai fazer ela se sentir culpada, porque vai achar que de fato não tem problemas tão sérios. Ou, se ela for como eu, ela não mede problemas quantitativamente. Nem todas as torturas são físicas, sociais. A menos que você tenha vivido com uma doença mental, você não tem ideia de como é isso, não tem propriedade para fazer comparações.

É isso. Quem se corta não faz isso de graça. Não é fácil viver com isso, não é divertido. Muitas vezes nem é de propósitos. É uma luta constante, mesmo depois que você para.

Anônimo disse...

Luiz F. Se existe tumblr defendendo a automutilação é uma minoria, a maioria se preocupa mais em NÃO julgar e ajudar de alguma forma. E antes de falar sobre uma coisa, é bom ter conhecimento sobre ela. O tumblr não é um lugar de pessoas depressivas, lá (como em todos lugares) tem todos tipos de pessoas, algumas utilizam o blog de maneira a externar sua dor. Você não tem o direito de dizer o que pode ter lá e o que é certo ou não.

Anônimo disse...

"Vocês que gostam de se cortar deviam canalizar o seu masoquismo pra alguma coisa produtiva.

ass:Zelpis."
E tu por acaso serve de exemplo para dar conselho sobre coisas produtivas?
"na boa, indiquem terapia pra essa galera. E os pobrezinhos que se vitimizam com tudo, favor ir fazer algo que lhes dê prazer pra aliviar a dor ok - a não ser que o prazer seja se auto flagelar"
na boa, se não tem nada pra acrescentar, não comente. Seria bem legal assim sabe, se as pessoas demonstrassem mais empatia pela dor alheia, essa é uma das lutas feministas.
"frescura de adolescente querendo chamar atenção,a geração de hj ta perdida,se focassem mais no estudo e trabalho e n ficassem vagabundeando pelo shopping,como vejo muitos fazendo,n teriam tempo pra pensar em besteiras."
Nossa, esse aqui tem graduação em psicologia, tá sabendo legal você hein?

michael disse...

"frescura de adolescente querendo chamar atenção,a geração de hj ta perdida,se focassem mais no estudo e trabalho e n ficassem vagabundeando pelo shopping,como vejo muitos fazendo,n teriam tempo pra pensar em besteiras."
Nossa, esse aqui tem graduação em psicologia, tá sabendo legal você hein?

autalmente tenho 40 anos e eu começei a trabalhar com 14 anos para ajudar em casa e ainda ia para escola,ou seja,não tinha tempo para ficar fazendo merda como os jovens de hoje,que ficam pelo shopping fazendo nada ou ficam pela rua se drogando,tentando se mostrar para os colegas.

C. disse...

Olá Lola e leitorxs. Sou a autora do guest post, e gostaria de vir aqui agradecer o carinho e a força que muitos comentaristas desejaram. Como disse em meu texto, esse é um espaço que me ajudou e ajuda muito, e creio que isso não acontece só comigo.

Gostaria de deixar claro que não acho que a minha dor seja maior do que a dor de qualquer pessoa, nem acho que seja digna de pena. É minha, simplesmente. Sei que não estou sozinha nesse caminho, e gostaria de agradecer de coração aos que se abriram antes de mim nesse espaço, pois foi o que me motivou a falar e pensar sobre isso também. Nunca tinha procurado ajuda nesse sentido antes, a vergonha e o medo de despertar preocupação em excesso eram muito maiores. Muitas vezes é bem mais fácil sofrer calada, seguir tentando ser invisível, até um dia, quem sabe, conseguir dar fim a uma dor insuportável.

E gostaria de falar àqueles que comentaram sobre valorização da vida, sobre como existem pessoas que lutam pela vida(ainda que com boa intenção): acho que há de se respeitar sempre a dor alheia, sem tentar medir o tamanho. Pensem que eu talvez não ignore que há pessoas que sofrem de doenças, de fome. Que talvez eu seja uma pessoa que luta contra essas injustiças e sofrimento. Não escolhi ser assim, sentir assim. Apenas sou, e pensar por esse ponto de vista aumenta a vergonha de pedir ajuda.

Quisera eu poder transformar essa dor em vida para aqueles que lutam por ela. Quisera eu. Tento, ao meu modo, com meu trabalho, meus ideais. Quisera eu que fosse simples, de verdade. Não é. Não escolhi sofrer.

Ter escrito essa mensagem à Lola foi um grande passo. Espero que minha mensagem ajude outras pessoas, como fui ajudada aqui. Obrigada!

Anônimo disse...

Seu relato trouxe lagrimas doloridas aos meus olhos. Doloridas exatamente por me identificar com a sua dor. A diferenca e' que eu lido com a minha dor de forma diferente, porem o desespero continua la e eu continuo o escondendo, querendo nao machucar aqueles que me sao caros. Assim como voce, so nao fui em frente e me suicidei por causa do sofrimento que causaria aqueles que amo. Obrigada por compartilhar a sua historia.
C

Garota Atópica disse...

Ter uma família boa, ou "perfeita" não garante felicidade, ou que a depressão passará longe de você. Tive depressão severa, j'a fui diagnosticada como suicida, e o fato de ter uma vida "perfeita" acabava ainda mais comigo. Como, com tantas pessoas boas me dando toda a estrutura necessária, eu ainda OUSAVA estar deprimida?? Tanta gente não tem nada, não é mesmo? E mesmo assim conseguem ser felizes... Isso me deprimia cada vez mais. Me fazia sentir mais inútil...

Afinal, eu só tinha alguns traumas na infância e adolescência, frustrações enormes oriundas de uma auto-cobrança muito rígida e uma doença de pele. Afinal, minha doença "apenas" me deixava vermelha, inchada, infeccionava a pele do meu corpo todo (o que por consequência gerava um mau-cheiro terrível) e me dava uma coceira INSUPORTÁVEL. Sentia dores para me mexer por causa da falta de elasticidade na pele, e sofria muito para tomar banho, por exemplo. Eu me identifico com as pessoas que se cortam, pois eu me coçava.

"Poxa, mas sua dooença não mata. Fique feliz por não ser câncer!"

Mas bem, o que é isso perto de um câncer, ou passar fome, não é mesmo?? Me lembro do tanto que sempre fiquei revoltada com isso.

NÃO É PORQUE OUTRAS PESSOAS ESTÃO SOFRENDO MAIS DO QUE EU QUE MINHA DOR VAI DEIXAR DE EXISTIR!!

Não é porque minha doença não é letal que eu vou parar de sofrer com ela.

Só o dono da dor sabe o quanto dói, e as pessoas tem que aprender a respeitar isso e parar de julgar.

Já conheci pelo menos 2 pessoas que se cortavam... Eu implorava "por favor, não machuque uma pele tão perfeita, por favor..."

Enfim...

Deixo aqui uma música sobre o assunto.

Melhoras, seja forte!! ;)

http://letras.mus.br/dresden-dolls/132881/traducao.html

Anônimo disse...

Todo mundo aceita que existe depressão, transtorno bipolar, mas vai se cortar que o conselho é "vá fazer trabalho voluntário" e "deixa de frescura de adolescente". Isso é ignorância, desconhecimento, e mais: falta de respeito com pessoas que sofrem tanto quanto em outros distúrbios de comportamento.

Meu conselho é mais prático: saiam do tumblr e do YouTube (é onde vc acha mais material). Quando vem o aviso de "triggering", leve a sério. As pessoas colocam fotos, videos e depoimentos com boa intenção, mas pra quem se mutila isso só vai disparar o processo.

Ou então não corte os pulsos, tornozelos são ótimos, porque a gente não tá no hemisfério norte e vai ser difícil esconder cortes no pulso.

Fernanda Somenauer disse...

Mais um guest post pra me identificar...
Eu me cortava desde a adolescência também, mas foi depois dos 22 que ficou mais grave.
Durou até os 29.
Eu digo hoje que sobrevivi, que não me matei pq consegui ganhar forças na raiva que sentia de mim mesma.
Eu não tinha uma família pra me apoiar, por quem viver. Eu não tinha família alguma, todos já tinham morrido. Então nunca foi pra chamar a atenção ou qq coisa assim.
Era a solidão que fazia a dor brotar e só sangrar aliviava essa dor, como se fosse um grito mudo.
Só quem já sentiu entende. Trabalho, voluntário ou não, não aliviava.
Isso me lembra que era a época em que eu era magra e me achava gorda, também. Hoje engordei de verdade e apesar disso não me sinto mal comigo mesma. Estranho. Ser magra não é de modo algum ser feliz.
Identificação tão grande com o relato que dói....

Anônimo disse...

Grupos anônimos também teem ajudado muitas vidas...em vários e vários assuntos. Acho que vale a pena procurar um.
É difícil, quase impossível, pra mim que simplesmente AMO viver, entender essa raiva, essa dor, essas coisas...
Mas espero que Deus abençoe cada uma das vidas que sentem qualquer tipo de desconforto consigo mesmo.

Anônimo disse...

É assustador o quão comum e ainda desconhecido é o problema da auto-mutilação.
Eu comecei com 12 anos também, após sofrer abuso sexual, me identifiquei com a C. também por ter corpo de moça e sentir nojo de mim mesma pelas coisas que ouvia na rua.
Depois de alguns anos eu parei, tratamento psicológico/psiquiátrico ajuda bastante, mas normalmente a iniciativa tem que partir de dentro, na época eu fiz um pacto com uma amiga de que se ela parasse eu pararia também.Eu parei, ela não, mas mesmo assim eu continuei insistindo, nós começamos a passar mais tempo juntas, eu comecei a fazer trabalho voluntário, aos poucos a gente foi melhorando, mas é muito difícil buscar ajuda, por que 80% das pessoas não vão procurar entender, nem ajudar, a maioria se afasta mesmo. Uma boa parte também é bem cruel, sofri vários tipos de humilhação quando uma pessoa viu os meus cortes e ligou uma coisa a outra, foi duro, certamente fez piorar, e tenho certeza de que não aconteceu só comigo.

Anônimo disse...

Não sou mais adolescente. Comecei a me cortar quando era. Nunca fui desocupada, nunca fui de vagabundear em shoppings. Não, eu estava trancada em casa, sofrendo, doendo e sangrando.
Tenho depressão clínica, tenho transtorno de personalidade borderline, tenho pontos segurando meu pulso fechado nesse momento e de todas as coisas que me cansam dessa vida, uma das que mais me cansam é gente tentando diminuir minha dor, tentando fazer parecer escolha.
Como se eu quisesse ser assim. Como se eu quisesse precisar fazer isso comigo. Como se eu fosse cortar os pulsos se eu achasse que tinha algum outro jeito.

Por tempo demais eu acreditei em gente dizendo que eu só queria chamar atenção, por tempo demais eu achei que isso não era sério, que eu era muito chorona, muito frescurenta.

Eu me recuso a deixar um idiota que não sabe absolutamente nada da vida real me falar que isso é coisa de adolescente desocupado. Eu me recuso a ouvir queta que deviam "indicar terapia pra essa gente" como se eu nunca tivesse ouvido falar de psicólogo na minha vida, como se eu não tivesse me entupido de remédios. Eu me recuso a ouvir gente tratando isso com condescendência, desimportância.
Porque essas pessoas não sabem o que é passar por isso. Essas pessoas não sabem o que é passar por porra nenhuma, porque sequer conseguem ter empatia o suficiente pra sair do seus mundinhos.

...Há semanas atrás esses comentários teriam desencadeado algo horrível dentro de mim. Hoje eu me recuso.

Carlota disse...

Por favor, né gente? Quando eu digo fazer terapia com trabalho voluntário é porque EU SEI que resolve(não com todas as pessoas, mas SIM resolve). E para resolver vai depender de cada um querer a cura. As pessoas que estão doentes com depressão, sequer aceita conselhos! Acha que ninguém os entende, mas quando alguém quer ajudar, acha que é brincadeira e não leva a sério, pior ainda, ainda critica. Cada um sabe o tamanho da sua dor e cada um sofre diferente pelas mesmas perdas, abusos, términos e etc.
A cura está dentro de si, nenhum profissional ou terapia vai te ajudar se você não quiser. E antes de falar dos trabalhos voluntários(quem criticou), já fez algum na sua vida? já conversou com crianças que estão na luta pra viver? AH TENHO certeza que não, se fez e não resolveu, o problema não foi o trabalho e sim você mesmo, pois está no seu mundinho sofrendo e se martirizando(às vezes por coisa pequena).
Trabalho voluntário ajuda a enxergar um outro lado da vida. Uma outra pessoa em cima disse: gente que tem depressão porque TEM TUDO e outros nada. Espera, se você tem tudo e outros NADA porque não ajudar os que não tem nada?. Vai se sentir culpada por você ter nascido no conforto? e as outras pessoas que não tem nada, elas estão se perguntando a mesma coisa, porque elas não nasceram numa família com mais condições?. Isso é complexo demais, a pessoa que é depressiva ver motivo em tudo para sofrer, e as pessoas que querem se curar procuram motivo em tudo pra sorrir ou achar uma saída. (são as crianças com câncer, vou continuar nesse exemplo).
DEPENDE de você! APENAS! Nada que eu aconselhar aqui vai AJUDAR. NADA que as outras pessoas criticarem aqui vão PIORAR a situação. Se alguém se sentir mal por ler os comentários, é porque já está mal por dentro, e isso não é nossa culpa, aceite! VAI VER O LADO RUIM DE CADA PALAVRA QUE LER. Enfim, você que se corta, o corpo é seu, faça o que quiser, mas saiba: que a ajuda só vai chegar e fazer efeito pra quem realmente se permite ser ajudada.

Anônimo disse...

Você… Você… Você… Você…
Você fica chorando em sua banda de rock triste:
“Lou Reed, corte os meus pulsos com gilete,
Ao som de Radiohead…”
A minha esperança do amanhã se resume a uma cartela de lexotan.
Pra mim não importa se na Bahia é verão,
Será sempre inverno no meu coração…
Eu não me sinto acolhido na Terra da folia
E por isso faço meu rock triste, cheio de melancolia…

Cissa Guimarães, Lou Reed, corte meus pulsos com gilete

Anônimo disse...

Cortar-se é sintoma clássico de TPB: Transtorno de Personalidade Borderline, o qual é necessariamente caracterizado por outros sintomas.
É um transtorno bem específico, cujo tratamento também é próprio de TPB.

E não me venham xs psicofóbicxs falar m**** (=negar, falar que é "frescura"- é, tem quem. .. - falar que cruancas passam fome na África etc) sobre algo que desconhecem completamente.

No documentário Miss ... (esqueci o complemento, acho que é "Represented", está aqui neste blog lindo) tem uma parte que fala sobre isso.
Ou seja, uma cultura criando uma auto-rejeição tal (principalmente em mulheres, e referida ao corpo) que o alívio imediato da dor se dá através da auto-mutilação.

No filme "A Pianista", lançado no Brasil como "A professora de piano" (desvirtuamento total do sentido), a personagem principal também se corta, no caso corta a própria vagina. Mas não sei se aqui se trata de TPB, acredito que não. Lembre-se que este filme foi baseado em livro da feminista Elfriede Jelinek.

Thata

Anônimo disse...

Não é nada disso, Carlota.
Quer dizer que quem discorda de vc vê o mundo de forma "errada", e isso é que causa problemas psicológicos e/ou psiquiátricos?
Saia da sua visão voluntarista se desejar compreender fenômenos humanos dos quais visivelmente você não tem a menor idéia: nem do problema em suas manifestações, nem das causas, nem das consequências a curto/ médio / longo prazos se nao tratados, nem dos tratamentos baseados em evidências.

Thata

Anônimo disse...

Ah, detalhe importante: o TPB é fortemente relacionado com abuso sexual na infância/ adolescência.

Thata

Anônimo disse...

Meu deus Carlota, não é possível que vc tenha escrito tanta besteira num comentario só. Vc claramente não sabe o básico sobre depressão e doenças mentais. Se vc acha que comentarios como o seu não pioram quem já está mal, LEIA os depoimentos aqui mesmo nos comentários de gente que passa por isso e está dizendo que piora sim. E vamos parar com essa besteira de "nao posso sofrer p a dor dos outros é maior que a minha". Se for assim, vamos parar de lutar por algumas causas feministas né? Que importa se mulher ganha um salário mais baixo, se tem criancinhas na Africa
Morrendo de fome? Que importa se sofremos assédio na rua, se tem gente por ai com cancer? Entenderam a ignorancia de se comparar coisas completamente diferentes ou ainda nao ficou claro? Por ultimo, dornças mentais (como depressão) são, como diz o nome, DOENÇAS, ninguem escolheu ter, sofrimento não é opcional, e qualquer pessoa pose ter. Depressao não é tristeza, é uma doença séria e deve ser tratada como tal. Estou falando especificamente da depressão pq é o que eu tenho e conheço, mas vale pra qqr doença mental. Aos que se cortam, muita força pra superar, não tenham vergonha de pedir ajuda, pq mta gente se importa sim!

Anônimo disse...

Exato, Anônimo 10/3 09h13,
O que a Carlota faz é a mais NEFASTA atitude: não é só uma negação, mas uma DESQUALIFICAÇÃO, reproduz um discurso tão ignorante quanto comum, que tira a legitimidade desse sofrimento enquanto DOENÇA.
Não entende que nso se trata de fenômeno da ordem da vontade racional, por isso é D O E N Ç A.
Ela coloca, pior, como uma questão MORAL. Quer dizer, além de sofrer, de ter seu sofrimento diminuído, negado, deslegitimado em sua existência, a pessoa ainda é MORALMENTE CONDENADA por não "querer" melhorar.
Esse discursinho me enoja.

Thata

Anônimo disse...

Thata e Anônimo 10/3 09h13, sou a anônima do dia 8 às 15h e queria só agradecer.
por que depois que li a resposta da Carlota, por mais que eu estivesse tentando me recusar a deixar isso me afetar, as palavras quase me derrubaram por um momento.

"motivos pequenos", ela disse. Ela não tem como saber.
O número de vezes que ela escreveu que o problema sou eu... Eu TENTEI terapia, e TENTO ainda. Faço trabalhos voluntários e me dedico de corpo e alma tanto a eles quanto a me curar. Tanto que tenho consciência de que estou doente, tanto que me esforço pra ignorar esse tipo de discurso.
Mas é o que eu ouvi a vida toda e machuca.
Quando eu sofria abuso quando criança, quem me abusava dizia que a culpa era minha por ser tão meiga e bonita. Quanto eu finalmente contei pra alguém, ouvi que a culpa daquilo se estender por tanto tempo foi minha, porque não tinha dito nada antes. Quando eu tive as primeiras crises de depressão, ouvi que eu era apenas preguiçosa, que só não queria levantar da cama por folga, que o problema era eu. Quando eu comecei a me cortar, eu ouvi que era maluca, que queria chamar atenção, que existe gente com problemas piores e que eu estava de frescura. Ouvi que o problema era eu.

Agora, num espaço tão cheio de gente que me entende e apoia, mesmo nunca tendo me visto na vida, como esse blog, eu me pego lendo que se a análize/ terapia ocupacional / terapia comportamental e os trabalhos voluntários não funcionaram, o problema, adivinha? Sou eu. Isso me entalou a garganta e me encheu o olho de lágrima. Me senti egoísta, inútil e mais uma vez culpada. Não consigo nem articular o tamanho do mal que esse tipo de discurso faz.

Então só queria agradecer vocês pelos comentários que estavam logo abaixo daquilo tudo, que me acalmaram e me colocaram de novo no estado racional da mulher adulta que sabe que está doente e que não tem culpa disso.

Carlota disse...

Nossa! Aqui está cheio de psicólogos de plantão. Achei que a parte dos comentários fosse para que cada pessoa dotada de suas experiências pessoais pudesse opinar. Quando uma pessoa envia seu relato de vida no blog, ela deve estar ciente de que vai receber críticas, e muitos julgamentos, pois essa é a lei da internet. Quem está doente, não deveria vim para parte dos comentários, e se veio, saiba que a probabilidade de encontrar algo 'que piora a situação' é muito grande.
Volto a repetir: Se a pessoa se sentir mal com que eu disse ou outra pessoa falou, a culpa não é minha, se você estiver bem consigo mesmo vai levar na naturalidade e não fazer uma tempestade num copo d'água. Vocês, que tem conhecimentos em psicologia, já tentou ajudar (voluntariamente) algumas pessoas que estão precisando do seu apoio? vamos começar com algumas pessoas que se cortam. Não vale cobrar, ok? ( sim, eu tenho uma visão voluntarista). Eu não vou ficar aqui debatendo com vocês(psicologia), sou mesmo ignorante no assunto.
Agora vou ali me cortar um pouco, os comentários que eu li aqui foram muitos pesados, pessoas nem sabe o que passei nessa vida, nem sabe da onde eu vim , nem sabe por quais causas eu luto pra ter chegado nesse blog, não sabem da minha infância, o que meus pais passaram, os que meus avós e meus bisavós passaram, ah vocês também não sabe o que meu cachorro me fez passar, até ele. (sarcasmo mode on)

ps: peço desculpa do fundo do meu coração, exclusivamente para autora do post,em nenhum momento eu quis ser nefasta, você é a dona do post e tem direito de ler os comentários que aqui estão expostos. Como eu disse acima: estou tranquila, mas um pedido de desculpa nunca é demais. DESCULPA!

ps2: Ei, você que se corta, se você não está bem de saúde, por favor, pule a parte dos comentários, pois eu não estou mal, com o fato de você está se sentindo mal, com a minha opinião, ok?.

Anônimo disse...

Então pessoas queridas,
Temos acima o exemplo típico da postura de desrespeito, desqualificação dos sentimentos alheios.
Nesse discurso, evidencia-se que a preocupação com o próprio ego (nao é culpa minha se você se sente mal com meu desrespeito; sarcasmo, de péssimo nível aliás, com o sofrimento real e pungente de tantas pessoas - maioria de mulberes) supera, e muito, a empatia (zero) e o interesse no bem estar das pessoas que têm o referido sofrimento em comum.
É possível tirar uma lição disso: toda vez que você encontrar esse tipo de postura escrota (que constitui importante fator para a manutenção dos sintomas), tenha em
mente: isso é um monte de besteira ao quadrado, proferida por alguém egocêntricx, que não merece um segundo da sua atenção. Esse ser desrespeita seus sentimentos, se acha no direito de fazê-lo mesmo após ter oportunidade de se informar. Seja familiar, seja "amigx", seja namoradx, seja conhecidx ou desconhecidx: o lugar desse monte de estupidez é a lata do lixo. Jamais permaneça ao lado de alguém que lhe trate assim, você merece respeito.

Anônimo disse...

Espaços seguros não existem, pelo visto. :/ Passei a considerar os comentários desse blog como um lugar onde eu podia sempre contar minhas experiências, expor meus pensamentos e ser respeitada por eles. Basicamente a pessoa acredita que tem direito de desrespeitar as pessoas e quem não estiver bem pra aguentar, que não leia. Quem não estiver bem que se isole do mundo, porque obviamente ninguém é obrigado a sentir empatia. A pessoa acredita que os comentários são pra expressar sua opinião pessoal apenas, e que se você tem algum conhecimento profissional naquela área, deveria calar a boca sobre isso, porque ninguém quer aprender nada, nem rever seus discursos, muito menos suas ideias. E o mundo segue a merda que está.

Karoliny disse...

Tenho depressão, sou borderline, e também me corto. Eu entendo a sua situação. Passo pela mesma dor, o mesmo aperto, sei como é dolorido tudo isso, e ficar procurando locais que não apareçam os cortes, ficar disfarçando a sua tristeza e agonia, é foda.
E nem contar para todo mundo nós podemos pois não sabemos se teremos palavras amigas ou julgamentos... É uma dor sem fim...

Anônimo disse...

Olá, Meu nome É Marivânia de Lara,
Eu sempre conheci uma menina aqui da minha cidade que ela usa esse tipo de coisas para aliviar a dor, mas como eu não conhecia ela eu nunca dei muita moral, mas como hj de manha fui a escola e uma menina amiga minha chegou com os braços com cortados, dai me chamou atenção, mas foi muito tenso, pois minha cabeça ficou ligada a isso, e agora pesquisei, mas acho que isso realmente vai aliviar a dor sim, eu sempre acho que nesse mundo tem pessoas maldosas, eu desde pequena as pessoas me usam me fazem de babaca, eu me sinto tão mal com isso, meu novo argumento vai ser me cortar, pois eu acho que realmente isso vai ser uma boa, pois assim eu acho que eu não sofrerei mais pois minha dor acalmara e talvez eu me sentirei melhor..............

Natália Elisa disse...

Eu fazia isso,fui estuprada aos 13 por um garoto com que eu queria ficar ele tinha 19,nessa epoca meu pai tinha sido preso e minha mae vivia pra ele,correndo atras das coisas dele,trabalho e a faculdade dela,eu não tinha como e nem vontade de contar o que houve,além do medo,meu pai me batia muito e pensei em tudo o que podia acontecer comigo,guardei isso comigo até meus quinze anos quando ela descobriu,nesse tempo eu me auto flagelava,ia pro hospital levar ponto,caia na rua porque perdia sangue,já me deixaram 3 dias lá mais como minha mae não sabia me liberaram eu me machucava de varias formas,esquentava as pontas do garfo e me queimava,me cortava com gilete,me ralava com pedra pomes me arranhava até arrancar a pele,foi muito triste depois que conheci meu noivo,graças a ajuda dele eu não faço mais isso apesar de as vezes senti uma necessidade imensa de fazer me controlo.Esse post é muito esclarecedor espero que as meninas e meninos que fazem isso,possam parar e se conhecer a fundo ao ponto de perceber que isso não os ajuda em nada,só da a falsa ilusão de que ajudou,perdi muitos amigos com isso,me isolei do mundo,reprimi meus sentimentos hoje corro atras disso pois me faz muita falta !
Beijo Lola beijos meninas e meninos
Lola te vejo na Bienal do Livro em VR ;*

Taís Albina disse...

Primeiramente, sobre o odioso comentário da Carlota e a linha de pensament "pense nas criancinhas que têm problemas DE VERDADE e pare com sua frescura":

O meu sofrimento dói. Por que, diabos, meu sofrimento vai doer menos ainda se eu pensar que existem pessoas no mundo com mais motivo ainda do que eu pra sofrer? No que melhoraria meu sofrimento saber que existe gente mais ferrada, com menos direitos, com problemas ainda piores?

Isso me parece ser de um sadismo absurdo!

"Segundamente", os vários que aqui postaram uma opinião do tipo "isso é falta do que fazer": Eu faço graduação numa federal. Às vezes, algumas greves muito longas acontecem e eu fico totalmente entediada. Se fossem vocês no meu lugar, entediados com a greve e sem nada pra fazer, vocês pegariam giletes e começariam a se cortar??

Pra quem pensa desses dois jeitos, aí vai minha opinião pessoal: Vocês precisam mais de tratamento do que as pessoas que se cortam pra alivia dor emocional. É uma pena que não exista remédio pra falta de empatia, mas pra falta de informação existe e é de graça.

Anônimo disse...

Tenho 12 anos , eu tenho um costume grave de me torturar para aliviar a dor e sou iniciante nisso mas não consigo parar, a primeira vez em que isto ocorreu foi quando eu peguei vários pedaços de gelos e apertei em alguma parte do meu corpo ate me queimar e logo depois comecei a morder minha língua , arrancar cabelos , me arranhar e tomar vários remédios sem autorização medica , era vários modos que eu me torturava mas isso começou a ficar serio e agora utilizo além do que mencionado a cima cortes no pulso , não são fundos que nem de muitos mas quando ocorre começa a ficar mais fundo do que do que o que eu fazia antes e assim eu passo a aliviar minha dor . Eu não tenho nenhum controle , seriamente acho que estou ficando louca , sim eu tenho muitos amigos e minha família e muito boa comigo mais o que causa isso é brigas dos meus familiares ( como de irmãs , primos , tios ,pais , etc ) e também ocorre quando alguém me xinga ( eu sei motivo besta mas não e culpa minha eu simplesmente me magoo fácil e acho que não tem jeito de impedir isso ) as vezes eu tenho vontade de morrer e faço coisas estranhas para isso acontecer sem que pareça suicídio

Então deu pra imaginar como é minha vida , eu só tenho 12 anos e fico imaginando quando isso vai parar, eu simplesmente rezo para um dia isso parar de acontecer e seriamente peço socorro

Anônimo disse...

EU TENHO 12 ANOS COMECEI A ME CORTAR POR CAUS A DE AMIGOS ESCOLA,ETC ISSO ALIVIA A DOR Q EU SINTO ISSO E NORMAL? EU ME ODEIO

Anônimo disse...

entendo muito bem desse assunto pois me auto-flagelava para esquecer a dor da rejeição do meu pai,os relacionamentos frustrados,as traições e a falta de amor daqueles que deveriam me amar.hoje estou completamente curada, e devo isso a um encontro genuino com jesus.depois que entreguei minha vida a Ele,sem restrições, minha vida mudou. Eele entrou tirou toda tristeza,toda dor; e preencheu os espeços vazios com sua doce presença e amor. hoje não dependo da atenção,amor,compreesão,atitude dos outros para comigo para me sentir bem. Jesus supriu todas a minhas necessidades.Acredite Ele quer fazer o mesmo com voce!!! Não precisa de atitudes religiosas somente chame Jesus para fazer parte da sua vida,faça iso hoje em seu quarto,diga que vc faz dele seu Senhor peça pra ele entar em sua vida.e o resto deixe com ele. depois me conte!!!!

Anônimo disse...

Não julgue o que voce não sabe! Descobri que minha filha fazia isso e tratei como frescura, então ela piorou e fui obrigada a leva-la ao médico, onde descobri que ela apresenta TPB, bipolaridade, depressao e crises de ansiedade. Hoje ela está internada para melhorar a doença que eu tratei como birra adolescente. Ela nunca teve amigos e sempre tirava as melhores notas de toda a escola, e mesmo assim sofria desse mal. Preste atenção a isso e ajude, dando amor, carinho e compreensão, pois, senão perderá entes ou amigos com muita facilidade.

Anônimo disse...

Passei a me cortar a pouco tempo, sinceramente, o alívio é tão grande a sensação de que vc pode sentir algo, que nem tudo é errado ou irreal é de certo modo maravilhosa. Nunca fui muito fã da dor, mas quando não vi mais saídas para amenizar uma dor usando outra passei a fazer isso, não penso em para ainda, afinal faz pouco tempo mesmo, mas as vezes eu sinto bem lá no fundo, dentro de mim, naquele momento antes de passar a lamina, uma voz dizendo que o que estou fazendo é errado, mas não posso parar, pelo menos não agora.

Leticia L. disse...

Como sao engraçadas as coincidências, pensei nisso hoje e por fim me tranquei no banheiro, nao pensei em nada, apenas em aliviar minha dor interna. Fazia algum tempo que nao me cortava. A primeira vez que me cortei foram aos 10 anos, eu nao tinha a quem desabafar e poder contar o que acontecia comigo, então me vi diante uma lamina e a vontade de eliminar o sofrimento e a pessoa suja e desmerecedora que eu me senti. Eu fui abusada sexualmente quando eu tinha 10 anos por um pai de uma amiga e depois disso me cortava e acabava me sentindo melhor, ficava encolida no chuveiro me arranhando, me perguntando porque. Depois de um tempo me envolvi com drogas ilícitas, felizmente nao uso nada há uns 4 anos, mas tudo te deixa seqüelas e hoje eu tenho depressão e preciso ser acompanhada por psiquiatras e psicólogos frequentemente. Já tentei o suicídio uma vez e passei muito mal, mas eu nao queria morrer e nem quero. Eu li em um livro que diz exatamente o que sinto; " Na verdade, eu só queria matar uma parte de mim: a parte que queria se matar, que me arrastava para o dilema do suicídio e transformava cada janela, cada utensílio de cozinha e cada estação de metro no ensaio de uma tragédia" e é exatamente isso que sinto. Hoje com muitos problemas na minha vida atual, eu volto a estaca zero e me sinto aquela menininha indefesa do mundo, com medo de sair de casa. Hoje encontrei meu psiquiatra e ele disse que eu estou melhorando mas tudo tem seu tempo e que preciso continuar com minhas medicações e consultas. Saindo de lá, tudo o queria era ir pra casa e o taxi demorou muito e eu comecei a chorar desejando estar em casa. Encontrei esse site por acaso e me indentifiquei muito e senti que precisava desabafar. Lola você tem um blog incrível e espero que você e algumas pessoas possam me ajudar, eu nao tenho com quem desabafar e encontrei aqui um lugar que eu possa me abrir. Obrigada.

Wendy nayara disse...

Eu me corto dez dos 10anos e hoje tenho 11 encontrei uma pessoa que se corta tanbem o meu primo ele tem 18anos agente sempre cv onversa sobre essas coizas a irmã dele falou que ele so comessou a se corta depois que viu eu fazendo isso estou com duvidas ele fala dessas coisas comigo nomalmente eu nao soi muito descreta mas tanbem comento sobre isso com ele

Wendy nayara disse...

Ola eu sou a wendy e me corto dez dos 10anos eu tenho hj 11 e nao quero me mata so fasso isso para aliviar as dores do coracao

Anônimo disse...

Tenho 19 anos e comecei a me cortar recentemente, to com depressão a cerca de um mês e isso tudo vem ocorrendo por problemas familiares(que des de criança eu tenho) e por um relacionamento mal resolvido, nao sei como eu entrei nessa, so sei que um dia eu tava sentindo tanta dor, que eu me cortei e senti um alivio...minha família fico sabendo atravez desse menino que eu tinha um relacionamento, eu sempre contava tudo pra ele, minha família me chingou muito oq nao me ajudou muito porque eu tenho mais vontade de me cortar agora do que antes... e antes de me criticarem eu estudo, e tiro notas otimas...eu tenho vontade de me matar com frequencia, eu nao sinto mais nada alem de uma solidao profunda, mas nao me mato pq nao quero que minha família sofra, eu piorei muitos esses dias pq o menino que estava me ajudando ele deciu me deixar pq não tava aguentando a pressao, então hj eu me cortei denovo, nao foi fundo pq nao quero que minha família veja, mas eu so nao tenho sentido nada, nao sinto fome, vontade de falar, nao tenho vontade de mais nada, a unica coisa que eu sinto é a vontade de me cortar, eu sinto que eu so to piorando e eu ja pedi ajuda aos meus amigos, so que eles falam que é frescura e que isso é ridiculo, mas ninguém entende meu sofrimento, e sinceramente hj eu vejo oq as pessoas sente ao se cortar, eu sei como é conviver com essa dor, e a unica coisa que eu espero é melhorar...

D.Cristina disse...

Realmente é um relato surpreendente, e me indentifico muito, pois eu passo porisso, cheguei a cortar os puços, e sou cheia de marcas pelos braços, pernas e rosto e ja tentei me matar tomando vários remédios com bebida alcóolica. E quando me perguntam o que aconteceu simplismente eu falo que me machuguei brincando com a minha cachorrinha. Eu não era assim e isso dói muito, me tornei uma mulher agressiva e hoje para não ofender e nem machugar que eu amo, eu me mutilo, e a pior sensação é você ver as pessoas que estão do seu lado tentando te ajudar mas sem sucesso.

Anônimo disse...

tenho 12 anos e me corto , eu não sinto mais dor e é por isso que me corto com mais força, mas quando não consigo eu pego um de meus perfumes e taco nos cortes a dor é imensa. no começo não fazia isso por que eu me odiava ou pq era feia (eu sou ate bonita), o problema era um garoto muitos dizem que sou muito nova para me apaixonar, mas não escolhi isso aconteceu . minha prima também já se cortou, no começo eu pensei que eu tinha me influenciado por ela , mas depois desse post vi que eu problema é bem mais antigo só agora eu sei que se arranhar também faz parte do quatro de automutilação. percebi que desde de pequena tenho esse hábito de me arranhar quando tenho raiva ou quando estou desapontada. muita gente acha que isso é besteira e que nós só queremos aparecer , mas eu digo não é para aparecer pois nós não dizemos a todo mundo que nos cortamos nós escondemos e mentimos dizendo que estamos com frio. tem gente que diz tá assim por que quer por que se quisesse parar já tinha parado, eu mesma já prometi inúmeras vezes a mim mesma parar mas não dar tem uma voz interior dizendo:
- vai lá pega a lâmina e se corta depois e ate mesmo você nem sente mais dor!
Hoje me corto sem motivo virou um vicio. o vicio da dor, eu me corto apenas para sentir dor só pra isso , por favor não me critiquem, me entendam! se eu pudesse eu voltaria no tempo e não fazia o 1º corte por que depois do 1º você começa o vicio imparável, na minha 1º sessão de cortes eu fiz 21 pequenos mal saia sangue por que doía muito, hoje faço uns 10 mas fundos ate sair sangue e quando sai taco perfume para arder. então é isso por favor não me critiquem!

Anônimo disse...

Tem muitos meninos q tbm se cortam pelos mesmos motivos q vc cito no começo, eu só um exemplo.
gostei muito do seu texto, pois sua vida praticamente é parecida com a minha, tambem me corto pra passar a dor, pra melhorar, e sempre ajuda, tbm não faço direto, só em momentos quando a dor é insuportável...

Mille Nogueira disse...

Eu comecei a me cortar no começo do Ano passado , o povo q

Unknown disse...

Ameii... Me ajudo muito le isso

Unknown disse...

eu lie seu blog e so um garoto passando pela uma situação dificil por isso me decidi cortar já crtei o dedo e um pequeno corte no pulso mas cria fazer esse corte um pouco maior pena que não tenho força

hanny grubert disse...

Hoje estou muito triste, estou desistindo de um amor porque sou obsecada por ele.sempre fui infeliz com 8 anos ja queria morrer isso porque com essa idade fui abusada sexualmente. Sinto uma vontade quase incontrolável de me matar sei que presiso de ajuda mais nao consigo dizer a ninguém quanta dor eu sinto na minha alma. eu me arranho puxo meu cabelo me mordo e isso me alivia queria poder me matar mais sou fraca tenho medo. mais sei que estou preste a conseguir porque cada vez a vida vai ficando mais inpossivel para mim... obrigada por me ouvirem bjs

hanny grubert disse...

Quero morrer a cada instante que vivo me corto porque alivia a dor da minha alma.

Lory disse...

Quero ajuda me automutiloo e kero muito parar.. Poiis nao faz apenas mau a mim mas tambem as passoad ao meu redor... Entao digo as pessoas em ki pensam em fazer issoo : ,Por favor nao façam porke pir fazer a primeira vez vc nao consegui mais parar e acaba viciandoo sim alivia a dor mais tras mais sofrimento...

lola aronovich disse...

Vocês já viram essa lista de alternativas para não se machucar? Quem se automutila disse que a lista ajuda a parar.

Anônimo disse...

minha amiga se corta ela e linda e as vezes ,fala que e feia que ninguém gosta dela mas eu a amo.
o que eu faço pois estou sofrendo com isso ela ali se cortando e eu sem poder fazer nada eu sofro muito com isso alguém pode me da alguma dica para ajuda-la pois não sei oque devo fazer !

Anônimo disse...

Tenho 12 anos e comeceei a me corta por causa da situacao familiar .. EU ME ODEIO

Anônimo disse...

Poha se nao entende nao julga vc sabe o q é sofrer e nao poder contar com ninguem eu digo ninguem msm e ss agente faz isso pra amenizar a dor q nao podemos compartilhar com ninguem pq ninguem nos entende pq estao smp ocupados a nos julgar e criticar sem ao menos perguntar como é a nossa vida se agente ta ben se agente ta mal eles so lembram da gente quando precisam entao se ainda nao entende o q agente faz e pq agente faz fica na tua e continua achando q somos frescas

Anônimo disse...

Bom, não entendo muito, na verdade não entendo quase nada do assunto, mas tenho 14 anos e penso muitas vezes em auto mutilação, mas tenho medo da dor, na hora de se cortar morro de medo e acabo não fazendo, mas a vontade de se auto mutilar é grande! Tenho medo tambem de que a auto mutilação se torne um vício excessivo em mim que eu não tenha mais controle e não consiga mais parar! (Vi uma matéria a algum um tempo atras que 2 em cada 5pessoas se auto mutilam! ) Tenho medo de contar às minhas amigas, medo do julgamento alheio, medo da sociedade hipócrita!

Gustavo Junior disse...

Sempre fui um garoto amado.
Pareciamos a melhor familia,sempre sorrindo.
Mas depois de um tempo veio a traição,eu sabia de tudo,eu escondia todas as noites que ia dormir,sempre achando que algo ia melhorar.
Ate uma vez que meu pai me expulso de casa,eu não vi outra maneira,todos os dias na casa da minha avó,onde fui,eu me cortava,tomava os remedio da minha avó.
Eu encontrei uma Garota doce,linda,maravilhosa,que me ajudou muito,ela ainda pra mim é meu mundo.
Com uns 6 7 meses meu pai veio falar comigo,pediu desculpas por ter me batido e ter me jogado fora.
Eu disse tudo,ja não aguentava mais,disse que ele era traido e tudo mais.
Ai veio a separação,ah como eu chorei,e acabei descontando na pessoa que eu mais amo na minha vida. Diante disso,comecei a me cortar com mais frequencia,tomei remedios,mas nunca morria,o carro sempre parava.
Não sou como aquelas pessoas que superaram.
Ainda me corto,sempre pra morrer.
Eu quero ela devolta,todo meu amor por ela ainda esta aqui sabe no meu peito,sem ela vi que não consigo viver..
Me perdoe Gabi,eu te amo.

Gustavo Junior disse...

Ainda te amo..
Mas amanha posso não estar mais aqui...

Gustavo Junior disse...

Ainda te amo..
Mas amanha posso não estar mais aqui...
Fique aqui,posso não ser o que você espera..
Não vivo sem você.
A cada corte percebo o quanto estou morrendo sem você.
Como eu queria que vc visse isso..

Anônimo disse...

Ja aconteceu cmg tbm mas n tenho coragem pra falar abertamente ainda n superei essa fase

Unknown disse...

Me corto. Algum tempo tenho depressão a 2 anos tenho 20 anos e no consigo parar com o hábito de me pegar trabalho 12 hrs amo oque faço mas sinto muito culpa por eu ser uma pesso fechada manipuladora

Anônimo disse...

Cara na boa eu sou um garoto me corto a 1 ano e meio e n e palhaçada n e bom nois n c orgulha disso blz vc n sabe como é cala a boca então

Anônimo disse...

Eu tenho 13 , e tenho uma vontade enorme de fazer isso . E é também por um menino . Eu e ele namoramos a 1 ano e 3 meses . E eu smp fui aquele tipo de garota q quer mamda no namorado eu tratava ele como um cachorro . Eu ja cheguei a trair ele . Mais dps q eu fiz isso , comecei a pensar , e percebi q eu o amava muito . Me arrependi de tudo . Q bom q ainda dava tempo de concertar tudo q eu fiz . Comecei a ser melhor para ele . So q agr ele n sente mais o mesmo amor por mim . E ele mesmo ja me disse q não gosta de mim . So esta comigo por estar . Eu choro imploro para ele não me largar . Mais acho q ja é tarde de mais . Eu n so capaz de viver sem ele . Ele é tudo pra mim . Ele spm foi meu amigo . Smp conversou comigo . Mais agr ele mudou . Eu ligo , ele n atende . Mando mensagem e ele não responde . Ja cheguei a ligar pra mãe dele pra ele me responder . Eu pesso a Deus pra ele voltar a ser como antes . Eu prometo q vou da valor a ele . Eu n vou conseguir viver sem ele . Eu n posso o perder . Ele foi meu único amigo na minha vida toda . Ele é o único q me escutava . Meu Deus , o que eu fiz . A dor em meu coração é tão grande q ja não sei o que faser mais . Deus me ajuda . Se ele voltar a ser oq era antes eu vou da valor . Eu juro . Ah Deus . Me ajuda . Eu quero ele de volta . Meu bebe ♥

Anônimo disse...

Eu tenho 10 anos e me mutilo por causa de um garoto . Vc n sabe que isso e um problema e nao uma palhacada...
Eu uso tesoura e coloco no meu braco ou perna sem dor faca eu nunca me cortei com faca mais eu quero e muiti ate sangrar eu nunca fui uma garota desse jeito sera que faz parte da mestruacao que esta chegando?

Anônimo disse...

Eu tenho 13 anos e. dez dos 10 me corto, cheguei a ponto de cortar em cima da veia na vertical,pois minha amiga apareceu,me aculdiu e quebrou umas das minhas giletes,pois ate hj me corto nao por querer mais por que quero passar uma dor fazendo outra .
minha mãe ja tentou me enternar mais nao foncionul e algo que eu fazia pra aliviar a dor acabou virando um viciu.

Porisso eu pesso pra quem nunca se cortou que continue assim pois nao tem Vouta

Anônimo disse...

Jura eu quero e morrer de uma fez :'(

Anônimo disse...

Gabriela Disse...

Na verdade quando as pessoas descobrem que você faz isso, o ato de se corta eles nunca entendem, eles te rotulam como louca entre outros, ficam te perguntando um monte de porquês, e por mais que você explicar a sensação eles nunca entendem...
Comecei a me cortar tinha meus 12 anos, não era qualquer motivo, quando eu me sentia com muita raiva, quando eu sentia uma dor enorme no meu peito, eu não conseguia controlar, e me cortar era como se tirasse toda a dor que eu estava sentindo e uma grande calma me invadisse e era a melhor sensação do mundo, era como se não doesse mais. Eu magoei pessoas que me amam muito em ver meus cortes, um amigo meu chegou a se cortar quando viu meu braço todo cortado, ele se cortou pra que eu sentisse o que ele sentiu a me ver assim.... Uma das ultimas vezes que me cortei, pelo menos estou no processo de me controlar eu fui parar no hospital, sim no hospital, tomei 23 pontos no braço me corto com o que tiver Gillette, garfo, faca, até com palito de dente em um bar. Por incrível que parece eu nunca tive a intenção de Morrer de me suicidar, sempre de passar a raiva, eu prometi parar mais é muito difícil, as vezes em nesses momentos eu me tranco no banheiro e fico segurando o Gillette pensando na minha família em meus amigos na minha esposa e aperto tão forte tentando me controlar que as vezes machuca sem querer a mão. E cada dia sem é uma vitória, antes eram mais frequentes os cortes, hoje consigo me controlar mais. Toda vez que olho minhas cicatrizes me da vergonha quando eu saio pra lugares e as pessoas ficam olhando ou até mesmo perguntam. Elas acham que sou louca, certeza! rs. E parabéns pra cada uma que tem força de vontade de pensar mais em si, e não se machucar porque querendo ou não uma pessoa que te ama sofre com você.

Anônimo disse...

olá, para falar de cortes é algo muito delicado e nada simples, tenho 15 anos e desde 12 anos eu faço isso, ja cheguei a me cortar mais de cinco vezes em um só dia, nao me orgulho de nenhuma cicatriz, ja tentei parar mas sempre acabo voltando, nao estou fazendo com frequência mas os cortes estão ficando cada vez mai fundos, eu faço isso para aliviar a dor, raiva, medo e na maiorias das vezes tento aliviar as besteiras q cometi e acabei machucando alguém, estou quase perdendo a minha melhor amiga por causa dos cortes, pois quando estou com muita vontade eu fico fria, arrogante e isso machuca muito ela, estou tentando lutar contra essas vontades absurdas, ja tentei me suicidar acho que 2 vezes, minha vida esta conturbada, é brigas familiares, com amigo(a) e 'fofocas' que inventaram sobre mim. Quando eu sei que alguém s corta eu tento ajudar ao máximo pois eu sei o quando é horrível e difícil parar, quando forem tetar ajudar nao julguem porque so faz piorar. minha amiga ensinou um modo que fez eu parar por um tempo, pediu para onde eu quisesse cortar o meu corpo eu primeiro desenhasse uma borboleta (borboleta significa liberdade, amadurecimentos entre outras coisas..) e nessa borboleta eu colocasse o nome da pessoa que mais amo no mundo, e se eu cortasse eu estaria matando essa borboleta, eu estraria cortando a pessoa que mais amo, com isso eu pari bem mais, mas, infelizmente quando a vontade esta muito forte eu n desenho e acabo cortando, para quem se corta eu estou pedindo para tentar o 'projeto borboleta' pode ajudar muito. as pessoas que se cortam nao são loucas, só estão cansadas de sofrer por algo e nao aguentam mais dor e a unica saída é a lamina, nunca pense que a lamina é a sua amiga pois ela nao é, muito pelo contrario ela é a sua pior inimiga, nao sejam inimigas de si mesma,lutem para tentar parar, lutem ate nao terem ais força, procurem amigo(a) para ajudar e quando forem contar para eles contem com calma, pois é um assusto muito delicado e eles nao podem entender de primeira, tenham paciência, se vocês convivem com pessoas que praticam isso, tenham cuidado para que nao as machuquem. POR FAVOR LUTEM, NAO DEIXEM A VONTADE VENCER VOCÊS! Por favor.

Anônimo disse...

Me mutilo desde os 10 anos de idade.
Bem,não eh algo que me faz mal,muito pelo contrário,me da paz.
alivia uma dor que parece não ter fim,não uma dor comum,uma dor na alma, que corrói e machuca o peito.
me corto pra alivar meu sofrimento.
nunca fui de muitas amizades, sempre preferi me cortar ao invés de sair com amigos,auto- mutilação não eh uma doença como qualquer outra, me sinto sozinha,mesmo eestando rodeada de pessoas ao meu redor,parece que elas estão vazias, sem vida, sem amor.

Thays Maggot disse...

O_o Meu nome é Thays Telles,desde os 11anos de idade que corto os pulsos....meus pais acham que isso é para chamar atençao,mas nao e...eu tento pedir ajuda...só que nao consigo...é muito dificil voce pedir ajuda para alguem,
Muitas pessoas perguntam-'QUAL O MOTIVO DE SE CORTAR'?
muitas delas nem respondo...
meus pais nao entendem que se cortar e um modo de aliviar a dor que esta se sentindo por dentro...
e nao adianta eu ir falar com os meus pais eles nao ouvem eles gritam...alias eu nao moro com meus pais..moro com a minha vó e meu avô...e eles nao me entendem e nao tem como eu falar com eles pq eles nao entendem...eu entendo que eu preciso de ajuda mas nao existe uma pessoa que me entenda︶︿︶

Anônimo disse...

Minha a amiga se corta eu ñ sei mais oq fazer eu amo muito ela mais ja tentei de tudo e ela ñ para de se corta todos os dias

Anônimo disse...

É como se fosse uma troca, da dor espiritual para a física, já que sabemos que a dor espiritual dói bem mais qe física.
É a sensação de morrer por cinco segundos, já que o suicídio não ajuda de nenhuma forma... sentimos a dor que e ser deixada por alguém e sabemos que há pessoas que sofreriam por nós, e sabemos por experiência própria oq ê isso ...
O sangue muitas vezes ê o consolo que resta, ê a moeda mais valiosa, sabe?... trocar algumas gotas de sangue por alguns segundos de paz....
Isso vicia... é como quando você sente uma dor muito profunda q não vai embora e encontra uma forma de esconder-se dela poralguns segundos...
Você nao pode entender algo pelo qual nunca passou, não verdadeiramente. Por isso, por favor não julgue.. dói muito ter vergonha de uma coisa e te repetirem o que voce ja sabe... que você é louca, idiota, burra, etc... dói de mais.
Então, dois conselhos e principalmente dois pedidos:
Não julgue, pois um dia(que Deus o livre) você pode entender como é...
E... Nunca faça o primeiro corte.

Letícia

Anônimo disse...

sinceramente esse comentario não tem sentido, em primeiro lugar, se desse para concentrar isso em uma "atividade produtiva" ou QUALQUER OUTRA COISA as pessoas não se cortariam

Anônimo disse...

Sempre faço isso tenho 12 anos comecei aos 11 sinto vontade de morrer mais não tenho coragem isso sempre acontece quando Brigo com meus pais eu acabei de brigar com minha mae e já me cortei parece q se corta vira vicio quem nunca fez não fassam

Anônimo disse...

Comigo acontece a mesma coisa também tenho 12 anos mais não toma remedio meu tio tomava e hoje ele tem 45 anos com um câncer de próstata

Anônimo disse...

Você é tão raso quanto uma piscina infantil.

Anônimo disse...

EU sempre me cortei mais nao era por sentir prazer EU me lembro q quando EU ficava triste EU me trancava no banheiro e cortava meus pulsos Ai depois meu pai ficou doente e EU sem poder fazer nada comecei a me cortar mais entao começaram a perceber entao comecei na minhas pernas na barriga lugares q n mostrase foi entao que nesse Dia EU tava disposta a tira minha Vida entrei no banheiro e quando tava com a gilete Para corta meus pulsos meu sobrinho bate na porta e dis titia e ele com apenas um ano Ai EU abrir a porta e ele entra no banheiro e n quiz sair de perto de mim e EU tentano gabelar ele e ele n sai de perto de mim Ai EU desistir e Dai coloquei um terço na minha Mao onde EU me cortava quando EU ia me cortar com a gilete sempre via a imagem de Jesus e desistia iai comecei a ouvir programaçao e sempre q sentia vontade olhava p o terco e rezava um creio em deus pai hoje tenho 23 anos tenho um noivo as vezes da uma vontade mais sempre olho minhas cicatrizes e EU n quero q deus tem um proposito Para minha Vida e Para mim foi um milagre EU Ta viva q EU sou muito Feliz...

Anônimo disse...

Olha Thays se vc quiser ajuda e quiser converçar com alguem q te entende me chama no zap 22 999874135

Anônimo disse...

Amor.... se vc não entende não fala nada... procura coisa melhor pra fazer... 👉👌

Unknown disse...

MINHA IRMÃ TAMBÉM APARECEU C ESSES PROBLEMAS, ELA TEM 19 ANOS. PRA SER SINCERA AO MEU VER SAO PESSOAS FRACAS, PRINCIPALMENTE DE ESPIRITO, Q NÃO UM SÓ PROBLEMA.E QUER Q TUDO SEJA DO JEITO DELAS SE NÃO FOR ELAS COMEÇAM A SE VITIMIZAR, QUERER MORRER,MINHA IRMÃ TEM UMA VIDA TRANQUILA, MUITO AO CONTRÁRIO DO QUE EU TIVE, NÃO TIVE INFÂNCIA, TRABALHAVA MUITO, PASSAVA MUITA FOME, APANHEI TANTO QUE ATÉ HOJE TENHO CICATRIZES, FORA AS HUMILHAÇÃO Q EU E MINHA PASSAMOS NA MÃO DO MEU PAI É DA MINHA TIA E TUDO QUE EU PENSAVA ERA CRESCER PRA TENTAR RESOLVER OS PROBLEMAS, JÁ ESSAS PESSOAS GARANTO QUE NÃO PASSARAM NEM PELA METADE DO QUE EU PASSEI E JÁ QUEREM SE MATAR PQ NÃO SABEM ENFRENTAR A VIDA! E A VIDA DURA MESMO, MAS AINDA PRA QUEM É FRACO, O MUNDO DOS SONHOS SÓ EXISTE EM FILME! POR TANTO ACORDEM PROCUREM O QUE FAZER E TENHAM MAIS DEUS NAS SUAS VIDAS E PAREM DE SE ACHAREM A PESSOA QUE MAIS SOFRE NO MUNDO PQ NÃO SÃO!

Anônimo disse...

Meu sério, VC realmente acha que já não tentamos??? Ser voluntário na África!!! Eu vou como, à pé?? Sinceramente não desejo esse transtorno à ninguém; mas tem gente que merece ter essa experiência na pele ou em uma pessoa bem querida. Do mesmo jeito que quem nasce com câncer não quer isso, nós também não queremos. É um transtorno, compreendeu?? Já nascemos com isso. Não é frescura, briguinha com namorado ou com os pais, ou opa!!! Hoje eu quero aparecer!!! Estudem, pesquisam... Falar asneira é muito fácil, até ter alguém da sua família que o force a entender isso.

Anônimo disse...

Minha filha tem 12 anos e tem se cortado com lâmina de barbear e gilete de apontador. Isso me machuca demais. Dou muito carinho e atenção a ela. Sofro e choro. Porque quase todos os relatos começam com esta idade? Alguém pode me ajudar? Sou uma mãe desesperada

Anônimo disse...

Eu comecei a me corta faz muito pouco tempo. E alivia muito a dor a raiva o ódio ETC.. As pessoas me chamam de louca , e não entende nossa situação. Tenho raiva disso

Anônimo disse...

Vou ser sincero estou aqui na madrugada pensando em me cortar ... Pensando n ...eu ja me decidi ... Sou um garoto 14 anos e n vejo outra opção pois meus pais me tratao como bebe e nunca tenho chanse com a menina q gosto e tenho muitos poblemas na familia fora meus "amigos" por isso vou mw cortar e n vejo outra opção ... N me critiquem por isso mais eu ja me decidi

Anônimo disse...

Nunca pensei que encontraria um texto que viesse na hora certa. Me identifiquei com a história de C. e de como qu tb comecei quando tinha 12 e como esses cortes me "ajudavam" a esquecer as brigas de familia, a falta de amigos que tive quando me mudei, simplesmente tudo! Hoje eu continuo e acho que com mais frequência do que gostaria, mas fazer o que? A "vida te dá limões faz uma limonada" no meu caso os limões estavam podres e a limonada uma merda.

Anônimo disse...

Oi Leticia . Me chamo Anna e por esses dias estava vivendo em crise. Nada tinha razão pra mim ... até chegar ao ponto de querer tirar a minha vida através de cortes. A dor consumia o meu ser e nada pra mim tinha mais o valor devido. Então no momento em que fui me cortar sempre ouvia uma voz falar ao meu coração que me tirava a coragem de fazer aquilo. Então foi aí que eu pude entender que era o Espírito Santo de Deus me ajudando a não seguir em frente com aquela atitude. Vi o quanto Deus é real e o quanto ele nos ama e quer sempre ver o nosso bem. Hoje em dia quando sinto a mesma dor eu corro em oração à Jesús e choro com ele e sinto que ele está ali me consolando e cuidando de mim então depois do desabafo com ele me sinto bem melhor e consolada com muita fé força para encarar qualquer circunstância. Hoje só nele encontro a paz que eu preciso é entendo melhor do seu amor por nós. Ele morreu na cruz para nos salvar e não é conto de carochinha como muitos pensam. Procure ao Senhor Jesus vá para a casa dele que é a igreja. Busque a face de le e tudo na sua vida irá mudar porque verdadeiramente ele se importa muito , ele é o nosso Pai e quer nos ajudar e não importa o que vi fez , se ve se arrepender de coração ele é fiel pra te perdoar e te dará forças para não errar mais é só você pedir e ele te responderá. Ele cuida de nos até nos pequenos detalhes. Espero ter ajudado e espero vc possa levar a mensagem de Jesus para para o consolo de muitos que precisam. Porque só ele é a única saída para este mundo de crise em que vivemos. E te digo que não tô falando de religião mas sim do poder que há em Cristo Jesus.

Anônimo disse...

CR .. Me corto faz 2 anos .. Antes disso eu tbm era igual vs ... ( Que Gente louca .. Pra que se cortar ... Isso eh drama .. )
Eh olha eu sendo uma dramática ..
Vs não sabe, ate passar pela mesma situação..
Sinceramente? Não desejo isso nem pro meu pior inimigo.
Eh se vs acha q eh palhaçada ainda .. Bom, azar o seu ne ..
Boa sorte na vida cllg .. Eeh obrigada pelo apoio.. Vs eh um daqueles q ao invés de ajudar, taca mais pedra .. Vs eh um dos q influência a sociedade a ser uma Merda como hoje em dia ... Obrigada mesmo !

Anônimo disse...

"frescura de adolescente querendo chamar atenção,a geração de hj ta perdida,se focassem mais no estudo e trabalho e n ficassem vagabundeando pelo shopping,como vejo muitos fazendo,n teriam tempo pra pensar em besteiras."
Nossa, esse aqui tem graduação em psicologia, tá sabendo legal você hein?

autalmente tenho 40 anos e eu começei a trabalhar com 14 anos para ajudar em casa e ainda ia para escola,ou seja,não tinha tempo para ficar fazendo merda como os jovens de hoje,que ficam pelo shopping fazendo nada ou ficam pela rua se drogando,tentando se mostrar para os colegas.

Foda-se vs euem .. Não passou por isso ? Não julgue quem passou crllh euem .. Vs sabe oq eh depressão? Pesquise eh dps venha falar CMG .. Porq vs pra mim eh mais um Idiota da Merda da Sociedade que não sabe De Poha nenhuma .. Eu espero que um dia .. Vs seja obrigado a passar por isso .. ( tenho pena de quem for que faca vs passar por isso ) mas espero q alguem muito próximo a vs , tenha todos esses transtornos pra vs saber oq eh drama OK ??
Não gostou ? Enfia oh dedo no Cuh eh rasga ' ;)


Tenho 15 anos e me Auto-Mutilo a 2 anos ..
Primeiros cortes (3) foram na escola , diretora soube , mas não disse pros meus Pais naquele dia ..
Isso porq entrou uma menina nova na classe eh eu me endentifiquei cm ela .. Menos a parte que ela de auto-mutilava. Fiquei curiosa e queria saber como que era .. Ela quebrou um apontador eh foi ao banheiro CMG .. Eu fiz 3 cortes ..
DPS disso aconteceu a pior coisa da minha vida , perdi totalmente a confiança da minha mãe ( ate hoje ela não confia em mim )
Então , comecei a me cortar cm mtt mais freqüência..
Tinha dia que chegava a me cortar 2 a 3 vezes por dia .. Ate q minha mãe descobriu ...
Foi um horror .. Parei por uns 3 meses ... Voltei d'novo .. Ela descobriu d'novo .. Parei por 1 mês .. Eh agora estou d'novo cm as Lâminas ao meu Lado .. Tenho uma Amiga que ela soube , eh disse que se eu fizesse d'novo ela nunca mais falaria CMG .. Ela não sabe que voltei a fazer .. Eu tinha um Namorado que ele sabia que eu Me cortava eh não dizia quase nada sobre os cortes .. Meus Pais nunca me levaram a um psicologo porq minha mãe sempre disse que era demônios ( ela eh da igreja )
Queria muito sair disso .. Mas não vejo como . :(
Queria que alguem me entendesse sabe ?!
Sei que quase ngm vai chegar ate aq no final ..
Mas se quiser conversar CMG ..
Esse eh meu Whats
021976233942
Pode chamar, quando chamar diga que leu esse comentário que sera mais fácil de te aceitar Porq não converso cm quase ngm ..
Então eh isso .. Stay Strong a todos ... ;(

Eh se for pra mi julgar .. Vai pra Puta que Pariu .

Anônimo disse...

Isso me ajudou bastante pois tenho 12 anos e eu agora mesmo estava desesperada por uma briga em casa
Estava chorando desesperada quando pensei em me cortar
Vim ver se alguém tirava isso da minha cabeça e lendo isso é acabei ouvindo a música da Clarisse também pensei bem melhor nisso

Anônimo disse...

Me chamo Raquel e eu infelizmente estou assim. Acho que só entende quem passa..
não consigo melhorar..pelo contrário..
É um bom relato. Que continue forte :)

Anônimo disse...

Sim, é um tabu, foi um bom ponto esse o seu, mas, pelo menos na minha visão, a última coisa que eu quero fazer é me masturbar, e eu acho que as pessoas( meninas) que estão passando por isso, podem afirmar.

N disse...

Oi tudo bom
Quais são os remédios que vc usa? São vendidos sem receita?

Anônimo disse...

Ah...e esses comentários? É tão fácil desvalorizar os problemas alheios, não é?

Unknown disse...

Eu cortei meu corpo todo hoje, por Conta de um termino de namoro desse ano e coisas familiares e percebi que isso ajuda mesmo, comecei a ler a publicação e deu uma vontade de chorar porque eu tô passando por isso, só durmo de manhã quando já tá na hora de acordar, não sinto vontade de comer nem sorrir e últimamente fico isolada em um canto ouvindo Minhas músicas chorando muito
😧😭

Unknown disse...

Eu cortei meu corpo todo hoje, por Conta de um termino de namoro desse ano e coisas familiares e percebi que isso ajuda mesmo, comecei a ler a publicação e deu uma vontade de chorar porque eu tô passando por isso, só durmo de manhã quando já tá na hora de acordar, não sinto vontade de comer nem sorrir e últimamente fico isolada em um canto ouvindo Minhas músicas chorando muito

Unknown disse...

Como eu a compreendo. Desde os meus 13 anos que tenho depressão e ansiedade, tudo começou quando fui vitima de bullying, a partir dai não tive mais amor próprio, comecei a isolar-me, tentei o suicídio mais do que uma vez, batia com a cabeça na parede, arrancava cabelos, batia em mim e por vezes quem acabava por levar com a raiva era o meu irmão também. Por volta dos meus 18 anos apareceu-me a epilepsia, foi quando uma parte da minha vida descarrilou, comecei a arranhar-me com o alicate das unhas, nos braços, pernas e barriga. Aos 23 anos um rapaz que namorei durante 3 anos terminou o namoro sem mais nem menos, nuca fiquei a saber a razão pelo qual ele terminou o namoro comigo, o certo é que a partir daí bati fundo no poço. Afundei-me, passava os dias a chorar, arranhava-me, ouvia músicas e chorava a prantos, comecei a ter ideias suicidas e homicidas, até ao dia que a minha mãe não aguentou mais ver-me assim e fui para uma psiquiatra através da minha neurologista, então comecei a tomar anti-depressivos e anti-ansiolíticos . E comecei a melhorar, também me mandaram para uma psicóloga, foi o que me foi ajudando a melhorar. Não me arranho há bastante tempo, mas muitas vezes quando o coração aperta, ainda me dá aquela vontade de me arranhar, mas já não consigo. Só de olhar as cicatrizes, digo para mim mesma que não posso voltar a fazer o mesmo. Então quando me dão crises de raiva, simplesmente tento ouvir música e chorar até me doer a cabeça. Hoje tenho 28 anos, ainda tenho depressão, ainda estou a tentar curá-la, ainda tenho recaídas depressivas, isolando-me, ouvindo musica e chorando. Mas a nível de me querer suicidar e magicar maneiras de cometer homicídios, tudo isso desapareceu. Já me sinto bastante melhor em relação a isso.

Alfonzo disse...

Ninguém gosta de sentir dor, na verdade nesse caso é quase como não ter opção. Antes de tudo, não me corto, graças à Deus, mas estou tentando ajudar uma amiga nessa situação. Enquanto ao que disse, é possível sim se obter algo produtivo dessa situação, e produtivo sim, sem aspas! Eu recomendei a essa amiga que toda vez que ela pensar em fazer isso, escrevesse o que ela sente em um papel, um caderno por exemplo. Nunca se sabe se o que ela vai escrever, será algo além de um texto triste, algo que toque o coração de quem lê. Eu já escrevi muito durante uma parte depressiva na minha vida. Nunca me considerei um depressivo nato, mas acho que o que eu tive mesmo foi uma espécie de depressão inconsciente. E graças à ela, produzi textos e músicas( trilhas sonoras pra ser exato), e hoje penso que se não fossem por essas e outras criações, poderia sem um pouco pior. Mas o que precisa entender, é que não se trata de aparecer ou masoquismo, não exagere. É apenas um meio de transformar uma dor interna em externa, e que essa dor não depende apenas da situação, mas sim de quem a sente.

Anônimo disse...

Li com muita atenção essa postagem e confesso que em relação ao tema discutido sou como você, e concordo que muitas vezes a dor física é melhor que a dor da alma. Fico feliz que não tenha mais o habito de se cortar.

Anônimo disse...

Muito bom saber q isso acontece com outras pessoas ajuda mas ainda sim é muito difícil acreditar q td vai mudar e n ver a desgraça q é sua própria vida q vc tem mesmo sem nunca ter pedido para nacer então saber q outras pessoas passão por problemas e q reagem também de uma forma q vc pensava n ser comum ajuda e au ver isso pensar q isso n esta certo e tentar ao menos reagir ao q acontece devemos ajudar uns oas outros e tauves um dia conseguiremos um mundo bom uma ( utopia ) .

Anônimo disse...

Pensei que eu era o único mas eu não sou.
se alguém quiser conversa cmg chama la no whats 082993072107

Unknown disse...

Esse blogue p mim foi um achado!! Tem uma adolescente próxima de mim que faz essas mesmas práticas. E por inúmeras vezes tentei entender a razão de tudo aquilo, até mesmo por tentar ajudá -lá, mas sei que teria dificuldade de fazer uma abordagem coerente pois não entedia as razões para tal atitude.
Obg por ajudar. Expondo sentimentos que só quem vive sabe dizer o q é.
Escreve lola!! Escreve!!

Unknown disse...

Antônio. .. desculpe minha ignorância dian tem de teus sentimentos!!! Mas... pq não entrega esse sofrimento espiritual p Deus? P q não haja necessidade de troca. Confie!! Ele cui da de vc!!

Anônimo disse...

Olá.
Eu tinha o mesmo problema até o ano passado e, em um momento de insanidade e inconsequência, eu fiz cortes fundos demais. Estou bem, nunca pegou nenhuma veia. Mas não sei como lidar com as cicatrizes. São muito evidentes e há mais de um ano uso blusas compridas por conta delas. Não quero pessoas perguntando sobre elas ou olhando esquisito. Mas não posso usar manga comprida pelo resto da minha vida.
O que eu faço???

Anônimo disse...

Essa sua historia Lola, parece com a minha, hoje tento controlar minha ansiedade, não tomo nenhum remédio pra controlar tudo isso.
Quando eu sentia raiva eu me arranjava bastante, uma vez quando fiquei com muita raiva eu tentei me matar só que não deu certo...
Quando estou com essa ansiedade de me contar, leio, ouço música, tento silencia, choro, sou muito sentimental choro por tudo....
Mais quando eu perco a paciência... e bato na parede abri algumas vezes meu pulso


Ainda estou em um processo de amadurecimento..
Talvez sejam essa palavra que ainda falta pra mim crescer


Anônimo disse...

Lindo!Te amo Jesus!

Anônimo disse...

Muito bom saber q isso acontece com outras pessoas ajuda mas ainda sim é muito difícil acreditar q td vai mudar e n ver a desgraça q é sua própria vida q vc tem mesmo sem nunca ter pedido para nacer então saber q outras pessoas passão por problemas e q reagem também de uma forma q vc pensava n ser comum ajuda e au ver isso pensar q isso n esta certo e tentar ao menos reagir ao q acontece devemos ajudar uns www.portoacoeferro.com.br oas outros e tauves um dia conseguiremos um mundo bom uma ( utopia ) .

Contra ignorância disse...

Meu querido, entenda essas pessoas tem uma história, um passado,eu fui abandonada pela minha mãe biológica, meus pais biológicos usavam drogas e meus irmãos passavam fome,minha mãe adotiva me aceitou e me buscou no hospital quando nasci,depois disso dois dos meus irmãos abusavam de mim, eu tinha só 5 anos,meus pais se separaram,meu irmão mais novo usa drogas e bebe, eu tive depressão 3 anos,me cortava, e saia de madrugada torcendo pra q alguma coisa acontecesse comigo ,com a minha vida.
Esses adolescentes q vc fala passam por dificuldades todos os dias ,não conseguem confiar em ninguém, se sentem sozinhos, e passam odiar a própria vida em silêncio, e ninguém vê,o que mais machuca é a ignorância de pessoas como VOCÊ "julgam a nossa aparência,a nossa personalidade, os nossos sentimentos, as nossas lagrimas,e até quando desistimos de lutar, vocês acham que é drama?" se quiséssemos chamar atenção cortariamos a cara.fazem 3 meses que superei Minha depressão,não foi da noite pro dia,e tive que fazer isso sozinha, mas agradeço a Deus por ele permitir pois hoje eu ajudo jovens a ter um pouco mais de esperança.por que é isso que não nos faz desistir ESPERANÇA.. então por favor, de uma palavra de ajuda em vez de jogar esses adolescentes na cova.
Não é falta do que fazer, passava dias acordada sem conseguir dormir chorando em silêncio, estudava de manhã,e mesmo assim tirava as melhores notas, eu trabalhava a tarde e a noite tinha curso.mas essas coisas não nos preenche são boas para a mente mas não ajudam a cicatrizar as feridas .O MUNDO TA REALMENTE PERDIDO por que acabou a compaixão a compreensão das pessoas. Você não vê? Olhe para si.
Espero ter ajudado não só você mas outras pessoas também. Quero que saibam que um dia tudo passa, a gente Só precisa ser forte. Estou disponível no whats 55 49 88668526 para quem quer conversar,talvez ajude. Não vou te julgar.
Deus te abençoe michael ,espero que seja um bom pai futuramente para q seus filhos não passem pelo que nós passamos. Respeite a historia alheia, ninguém está na pele de ninguém para julgar. Obrigado

Anônimo disse...

A gente não ama nem a nós mesmos , acha que vamos c importar com outras pessoas, sorte delas se morrer, não vão precisar viver num mundo idiota desses.