quarta-feira, 13 de março de 2013

MINHA OPINIÃO SOBRE TRAIÇÃO

A Camila me perguntou: "Em alguns textos, você falou que não podemos falar de traição num peso tão forte, estou te parafraseando. Eu gostaria de entender sua visão sobre isso.
"Mesmo vivendo uma relação monogâmica, é injusto não querer/aceitar que seu parceiro ame ou tenha relações com outra pessoa, mesmo que sua única reação a isso seja terminar com ele, já que não mandamos no comportamento do outro? Você não considera errado alguém num relacionamento monogâmico ter relações com outra pessoa? E essa terceira pessoa também não está errando ao se relacionar com alguém comprometido, por mais que a responsabilidade de ter um alguém não é dela? Não seria um caso de ética?"

Minha resposta: É que eu considero traição uma palavra forte demais. Não sei, talvez seja a única palavra que tenhamos pra usar num relacionamento monogâmico em que há um acordo que o casal não se relacionará com outra pessoa, e de repente a pessoa se envolve com outra. 
Eu estou num relacionamento monogâmico faz muito, muito tempo, mais de 22 anos. 
E tenho certeza que, até agora, não houve "traição", adultério, pulada de cerca, seja lá como isso pode ser chamado. E não gostaria que houvesse, porque é um relacionamento monogâmico. Ou seja, fizemos um acordo de que estaríamos exclusivamente um com o outro, contra todas as probabilidades de que, durante tanto tempo juntos, não teríamos desejo de fazer sexo e se apaixonar por outros. Ou, digamos, mesmo que houvesse esse desejo, ele seria controlado, podado. Na realidade, até agora, nunca apareceu esse desejo, nem pro maridão, nem pra mim (desejar o Tom Cruise conta?). 
De minha parte, quando eu era jovem e não namorava (só transava sem compromisso), só me envolvi com homem comprometido quando não sabia que ele era comprometido. Ok, tirando uma ou duas vezes que eu saí com o sujeito um tiquinho mais mesmo depois de saber que ele estava com outra pessoa. Mas assim, dar em cima de homem casado? Ah, tem muito homem solto no mundo!
(Mas sabe de algo que me orgulho mesmo? De nunca ter chamado uma mulher de vadia ou um homem de corno. Nunca julguei alguém que traiu).
O que a gente precisa se questionar é se temos escolha. O relacionamento monogâmico segue sendo uma imposição da sociedade, passado pra gente como se fosse a única escolha possível. E não é. Há muitas outras formas de amar. Creio que devemos criticar e questionar tudo, inclusive um modelo de relacionamento que nos é vendido como único e natural. O que tem de natural em passar a vida toda transando com apenas uma pessoa?
Pra mim e pro maridão, por enquanto, vem dando certo. É o que queremos. Mas não sei se vai dar certo pra sempre, e é absurdo exigir que todo mundo adote as mesmas regras na sua vida pessoal. O que se vê é que é que há um acerto não discutido para que a monogamia seja o modelo de todo casamento "normal". Mas sabemos que uma quantidade enorme de namoradxs e cônjuges "traem" uns aos outros. Dizem que os homens têm relacionamentos extraconjugais por uma série de motivos: por não conseguirem se controlar, por precisarem de sexo, por um instinto selvagem de ter que espalhar a sementinha. Todas essas razões parecem patéticas pra mim. Eu seria anti-homem se acreditasse que homens não conseguem se controlar. E seria anti-mulher se caísse na ladainha de que mulher não gosta de sexo, ou que gosta menos que o homem.
Aí dizem que a mulher trai pra se vingar, que a mulher costuma trair pra dar o troco, depois de ser traída. Aposto que há um monte de casos em que isso não se aplica. Então, sei lá, talvez os motivos sejam diversos demais pra explicar por que as pessoas traem. Mas o fato é que elas traem, independente do gênero. E que isso geralmente faz as pessoas sofrerem. Portanto, por que não abrir a relação evitar esse sofrimento? Não seria mais honesto, mais ético? 
Eu vejo uma hipocrisia enorme da sociedade no que diz respeito a adultério. Primeiro que continua sendo muito mais aceitável que homem traia, sempre naquele modelo de que, tadinho, ele não conseguiu se controlar (e alguma sirigaita o tentou). Depois que existe toda uma pressão para que o homem traído faça alguma coisa, para que se vingue, para que puna a mulher adúltera, porque a pior coisa que ele pode ser é corno. 
Nas redes sociais, não há apedrejamento coletivo para o homem que trai. Mas pra mulher que trai, putz, ela é condenada à pena de morte pelo júri popular. Depois de punir a mulher, esse mesmo júri se volta pra apedrejar o homem traído, o corno manso que perdoou a traição. Que não lavou sua honra. Mas corna não existe, né? Porque esperar que a mulher releve o adultério do marido é o padrão.
E esse júri popular é moralista, conservador, e quer ver sangue. Faz a gente perder a fé na humanidade constatar que não existe essa indignação coletiva pra barrar a violência contra a mulher, por exemplo, mas existe pra apedrejar adúlteras. E uma pulada de cerca é algo de fórum privado que deve ser resolvido apenas pelas partes envolvidas. O pessoal que insiste que em briga de marido e mulher não se mete a colher (e usa esse provérbio estúpido pra não interferir na violência doméstica) é o primeiro a se meter quando o assunto é traição.
E é ridículo que a gente precise lembrar sempre que adultério não é crime, pelo menos não no nosso país. Pode ser imoral e anti-ético, mas esse é um julgamento individual. Eu posso achar, sei lá, alface imoral (ô coisa mais sem gosto!), mas não posso mandá-lo pra cadeia ou pra cadeia elétrica baseado no meu julgamento. Só que tem gente que acha que suas ideias preconceituosas têm poder de lei. Não tem.
Portanto, Camila, o que posso sugerir é que você estabeleça seus valores, mas também os questione. Junto com seu parceiro ou parceira. Faça suas próprias regras, e não julgue as regras dos outros. O velho viva e deixe viver.

248 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 248 de 248
Elen disse...

Pensei melhor e você deve ter razão Sara para todos os nossos problemas acabarem,basta todo mundo adotar o relacionamento aberto,que esses caras vão instantaneamente parar de pensar que estamos aqui pra servi-los.
Não é a doença deles que deve ser tratada.

Tão fácil e eu não tinha percebido.

Lord Anderson disse...

Ei, em nenhum momento eu chamei alguem que prefere a monogamia de idiota ou retardado, pelo contrario disse que quando tem sentimentos envolvidos deve-se tratar com o maximo de cuidado e respeito, afinal num relacionamento a dois ou mais, deve-se sim levar em conta oq a outra pessoa sente, afinal vc nunca deve-se anular a si mesmo por outro,mas tb nunca deve querer que o outro se anule e viva apenas pelo que nós consideramos certo.

Então eu concordo com a Sandra. Se há um acordo de exclusividade sexual ou sentimental, que tense se cumprir, se não der, fale, seja sincero, e se a outra pessoa disser que não aceita, melhor pra ambos terminar e procurar parcerios que concordem com suas visões de mundo.

Honestidade e lealdade sempre. Não sei como isso pode ser considerado um atraso.

Elen disse...

Roxy

kkkkkkkkkkkkk eu que estou viajando?
a capacidade de compreensão de vocês é pequena hein,eu n disse que monogamia é o melhor pra todos,só que vcs disseram o maior absurdo ,que eu e centenas de pessoas que somos monogâmicas compactuamos com assassinatos de mulheres.
Como se a gente tivesse de alguma forma culpa por esses caras serem doentes.

Todo mundo que quer namorar um pessoa só é um maníaco em potencial que vai sair matando quem se atrever a lhes dar um fora.

vocês são geniais realmente...

Negros foram escravizados????nossa eu n tinha idéia!!!!

quero ver se vai postar meu comentário dessa vez lola.

Elen disse...

lola pensei que n tinha postado um outro comentário meu,então desconsidere o que eu disse.

Sandra disse...

lord anderson

Você pode não ter dito mas vários aqui disseram,to lendo os comentários direito e agora além de idiotas,somos coniventes de babacas que matam mulheres.

e ainda ficam se vangloriando achando que estão certos,é pra vomitar,ler tanta porcaria.

Anônimo disse...

A pessoa ESCOLHE viver uma relação monogâmica. Só que para viver uma RELAÇÃO, você precisa de mais alguém. Você, do seu lado, pode decidir se vai ou não manter a palavra e você pode garantir o cumprimento dela na parte que lhe cabe. Aí tem o outro lado da história.A vida do outro, o corpo do outro como alguém disse aí.

De minha parte, nunca tinha parado para pensar nessa coisa do corpo. E acredito que quem escreveu isso pode ter razão.

O traído se acha tão infalível que acredita ser um absurdo que o outro deseje outras pessoas e efetivamente faça algo com elas. A pessoa se acha no direito de controlar o sexo da pessoa que ama, colocando-se na frente como uma catraca, ou como o mago do filme dos anéis: "Daqui ninguém passa".

Curiosamente, não vi em nenhum dos comentários mais exaltados a menção do amor. Só da dor, só do orgulho ferido como disseram.

Se uma relação é entre duas pessoas, a traição é uma relação entre o traído e ele mesmo, o seu ego machucado e os sonhos desfeitos, sonhos estes de execução difícil. Por essa razão que causa tanta mágoa e não tem mesmo nada a ver com o amor, ele mal é citado porque o sentimento está em um plano inferior àquilo que causa o sofrimento.

Particularmente não acredito que as pessoas pulem a cerca porque odeiam seus parceiros. Para mim, na grande maioria das vezes, isso não tem nada a ver com o(a) cônjuge(a) e é justamente isso que acaba machucando, a pessoa finalmente se dar conta que isso de dois que são um, ser um casal, que tudo isso é bobagem romântica com ranço religioso fortíssimo e fadada ao mesmo plano dos ideais impossíveis, utópicos.

A dor nunca é pelo outro e sim por si mesmo, acompanhado de uma imensa pena de si também.

Por essas razões, eu até entendo que realmente, é desagradável você se dar conta que o parceiro mentiu para você e tem todo o direito de colocar um fim no contrato da relação. Mas daí a passar uma vida de amargor, se achando uma vítima, um coitadinho sem seguir em frente, só significa uma coisa: que você não aprendeu absolutamente nada com isso e, com quase certeza, vai acabar se iludindo de novo.

Porque, uma vez mais, a relação é essencialmente consigo.

Ângela disse...

Lord Anderson:

Vc sequer insinuou que monogâmicos são atrasados e talz.
Você defendeu a diversidade com respeito e simplicidade. Sou testemunha e agora fã , fazer o quê, rs...

Sara disse...

Ellen o dia q pessoas como vc e muitas outras q postaram aqui atribuindo desvios de caracter, desonestidade, chamarem de vagabundas e outras cositas mas, quem rompe com o pacto monogâmico, pode ter certeza os homens machistas QUE MATAM não terão mais o apoio e suporte q nossa sociedade lhes da em nome dessa moral esdruxula q vc considera correta ok.
Realmente tudo isso demanda tempo , mas se não começarmos a parar de vez com esse tipo de mentalidade minha filha ai fica dificil, e com relação a vc querer ter seus relacionamentos monogâmicos , não vi uma única alma falar contra, o q eu penso é q quando o padrão não for mais esse e sim as livres relações (abertas)a sociedade não tolerará mais atitudes machistas e a mulher finalmente deixara de ser propriedade dentro desse MALDIDO PACTO.

Sara disse...

Engraçado pois eu tive ânsias ao ler o que vc pensa sobre sua amiga e seu marido Sandra, pontos de vista diferentes apenas.
Mas não se esqueça q vc tem TODAS as sociedades machistas do mundo (inclusive a nossa) pra te apoiar na sua ira.
Pena q vc não é um homem, pois seria muito facil liquidar com quem te traiu, e mesmo q vc fosse presa (o q é bem dificil) ficaria pouquissímo tempo na cadeia, e poderia desfrutar da sua vingança.

Elen disse...

É ,a sua visão do que é certo esta corretissimo.
Tanto que pra voce é natural acusar os outros de conivencia com assassinatos .
Acho que isso renderia até um processo,se eu tivesse disposição e a acusação fosse direcionada só pra mim.
Eu não tenho como saber isso,mas é provavel que seus pais tiveram ou ainda tem um relacionamento monogamico.
Já posso presumir que seu pai é tão doente quanto aqueles caras e sua mãe apoia tudo?

Sara disse...

Ellen vc esta muitissimo enganada, no meu primeiro comentário eu falei q tive um problema muito serio com um familiar por conta do assunto do post, e foi justamente com minha mãe, ela ja esta no quarto marido, e e´muito feliz, mas eu na minha juventude pensava exatamente como vc, que quem rompe uma relação monogâmica não tem valor, não merece consideração, e passei muitos anos sem falar com minha mãe, a vida me ensinou muita coisa, engoli uma a uma todas as ofensas q fiz a minha mãe.
Hje percebo q ela só buscava a sua felicidade, e q isso era um direito dela.
Que se ela magoou alguem nessa busca, q isso faz parte da vida , e que ela não merecia morrer por isso, nem ser desrespeitada.

Marina P disse...

Sandra,

Reli o meu comentário e não vejo como é possível que você tenha entendido o que eu escrevi dessa forma! A única incongruência que eu cometi no meu comentário foi ter assinado com meu nome, uma vez que eu pretendia enviá-lo como "anônimo" dessa vez.

Você escreveu:
"Marina p, primeiro vc diz que quem se compromete com monogamia esta sendo falso e quem acredita é bobo e depois diz que isso n é impossivel...
N fez muito sentido"


Não escrevi que quem se compromete com monogamia está sendo falso; disse que a gente pode SIM esperar fidelidade num relacionamento monogâmico e que seria absurdo deduzir que quando alguém nos promete fidelidade essa pessoa está sendo falsa! Isso quer dizer, Sandra, que eu CONCORDO com você nesse ponto: se a relação é monogâmica a gente tem todo o direito do mundo de acreditar que a pessoa é fiel. E olha, eu estou num relacionamento monogâmico já há vários anos e espero fidelidade, viu?

Eu estava justamente querendo dizer que a promessa de fidelidade deve ser levada a sério, ué e que seria absurdo a gente ter que rejeitá-la e imaginar que ela é falsa, como o anônimo das 12:22 sugeriu, comprando a promessa de fidelidade a uma promessa de transformar água em vinho!

Leia de novo o que eu escrevi com calma. Sério.

Roxy Carmichael disse...

sspeitei elen que vc não tinha nem idéia de que os negros foram escravizados...
suspeitei que alguém que diz " todos homens que vivem na monogamia vão matar suas mulheres e se a monogamia é a causa,mulheres deveriam ser consideradas assassinas em potencial também?
Porque se for ,já estou me sentindo anormal,porque nunca tentei matar quem me deu um fora e os que levaram fora de mim idem"
não faz a menor ideia das relações assimétricas de gênero que constituem o patriarcalismo, nem faz a menos ideia de como as relações "monogâmicas" foram instituídas e como elas foram centrais para a sustentação dessa ordem ao longo da história, ou ainda, quem se beneficiava com isso. não faz a menor idéia porque acha que passado e presente são eventos completamente dissociados um do outro. e ainda continua insistindo em que homens agressivos são "doentes" e não faz a menor idéia que a a agressividade é central na constituição da masculinidade....

Elen disse...

Vou me repetir mais uma vez , acontece que eu nunca disse que quem trai deve morrer.
E se aprendeu tanto com a vida,não deveria fazer acusações tão graves sem conhecer as pessoas.

Você só está vendo um lado da questão.
Sua mãe tem direito a felicidade sim,mas n o direito de pisar nos outros para conseguir isso.
E quanto a seu pai?

Assim como seu pai,eu também fui traida e pelo seus comentários ,a gente deveria fazer cara de paisagem,não podemos ficar magoadas e nem com raiva,e se isso acontecer já um indicio de que somos doidas e queremos matar alguém.

Meu pai traiu minha mãe,eu fiquei com muita raiva,mas n deixei de falar com ele e nem desejo sua morte,mas isso n impede de achar que o que ele fez foi muita sacanagem.

Roxy Carmichael disse...

sandra!
acho que você está coberta de razão: é mesmo o contrário!
porque como todos sabemos é super permitido o casamento entre mais de duas pessoas, não se pode dizer o mesmo do casamento entre duas pessoas, que não só a lei não ampara, como o preconceito da sociedade é tão forte, que a maioria das pessoas prefere viver uma relação de poliamor porque sabem que vão enfrentar uma horda de pessoas enfurecidas caso queiram assumir uma relação monogâmica. e hoje em dia, quando vc apresenta seu namorado pra família, eles gritam: o que????relação monogâmica???que putaria, promiscuidade, socorro sodoma e gomorra é aqui e agora!!! aliás como vimos no incrível depoimento de uma comentarista que disse que tem uma relação de poliamor e que a família desde o princípio entendeu isso como natural, o que nao teria acontecido, claro, se ela tivesse se assumido monogâmica. é exatamente assim com a maquiagem, escova e salto alto, depilação. abrimos revistas femininas e vemos como todas elas dizem que depilar é antihigiênico porque tira o pelo que é uma proteção natural do corpo. vemos como o cabelo crespo é o padrão de beleza e como todas as revistas colocam em seus editorias de moda sapatos sem salto porque dizem que salto alto é sinônimo de baixa auto-estima de mulher inferiores, que mulheres poderosas usam alpargatas.

Sandra disse...

Santa Sara então me esclareça! o que eu deveria pensar de uma mulher que se dizia minha amiga,ia na minha casa,dizia que me considerava muito e pelas minhas costas estava por ai transando com meu namorado?

e meu querido ex que sabia q ela era minha 'amiga"(pelo menos era o que eu achava) e se lixou pra isso,a traição com outra tb doeria mas com minha amiga foi bem pior.

será que eu n tenho direito de ficar puta? não né.
talvez eu devesse ter agradecido por terem me feito de idiota ou até pedido desculpas por está no caminho dos dois.

eu que fui a enganada que devo ser crucificada.
falei serio,quero saber o que vc acha que deveria pensar daqueles trastes.

Roxy Carmichael disse...

no mais, antes de martirizarem e se proclamarem as ultimas heroinas da resistencia (sendo a resistencia a monogamia, claro, num mundo em que o padrão são as relações abertas) releiam os comentários, a maioria deles não defende o fim da monogamia, propõe talvez um pensamento crítico, quando muito...incluindo aí meus proprios comentarios, o do lord anderson, da mirella, entre vários outros. a sara tem uma postura mais incisiva, mas assim, essa postura não reflete a maioria dos comentários. que tal argumentar com ela, sem se colocarem nessa posição de vítimas de uma conspiração que quer instituir a relação aberta como uma padrão e demonizar os monogamicos???
agradecida

Ângela disse...

Anônimo das 20:35:

Monogâmicos não têm sentimentos. Só ego e orgulho mesmo... (que libertário, uau!)

E realmente as pessoas não quebram pactos por ódio ao parceiro: salvo exceções, quebram é por acreditar que têm mais direitos que o outro na relação. Na minha terra isso chama desrespeito.
Agora, como a questão está na palavra dada, pois qualquer relação se baseia num acordo que se cumpre ao menos a maior parte do tempo, espero que todos os poligâmicos digam tudo o que pensam bem no COMEÇO da relação. Algo me diz que poucos se habilitam. E que não, não é por causa da "infantilidade" do outro, não...

ps: Sara, a impressão que tenho é que vc tem um caso extraconjugal porque não conseguiu as condições para se libertar de um relacionamento abusivo. Estou certa? Se é isso, ninguém aqui seria xiita de te gongar. Estamos fando de situações gerais. E se está te acontecendo isso, te desejo toda boa sorte do mundo pra sair dessa.
Só insisto em que o problema não é bem o modelo de relacionamento. Ou vc acha que não existe jogo de poder em outros tipos de relação? Quem dera...

Ângela disse...

Vixe, meu último post escapou incompleto.
Mas, pra resumir... Não dá pra dizer que ninguém tem escolha e tudo é imposto de cima pra baixo...
E a minha puteza é com quem TEM escolha, mas prefere mentir...

Elen disse...

roxy

Bla bla bla bla você é tão culpada quanto doidos que matam mulheres...

já que fui eu que instituiu o machismo no mundo e tudo que elas sofrem é culpa minha,portanto,eu devo ser insana de n achar que sou maniaca por querer ter relacionamento monogâmico(que é um principal indicio de psicopatia).

Thau querida,de você não vai sair nada melhor que isso.

Sandra disse...

Marina p ,acho que entendi errado mesmo.

o problema é esse ângela,todo mundo tem escolha mas poucos tem coragem de ser sinceros,preferem mentir,trair e os coitadinhos são eles,como a sara disse só estão procurando sua felicidade.
acho que eu deveria mesmo ter pedido desculpas aos dois,estava atrapalhando a felicidade daqueles nojentos.


mais lenga lenga da roxy,n sei se você percebeu mas eu falava exclusivamente dos comentários desse blog,agora quer negar que fomos chamados de idiota pra baixo?
e n vi quase ninguém dizendo que quem é a favor de namoro aberto é imoral,promiscuo e sei la o que.


vc é tão mais inteligente que eu ,n sabia que poligamia era mau visto pela sociedade,estou chocada!!
o que n muda em nada a traição ser errado,quer ser poligamo? o mais certo a fazer é dar a chance da outra pessoa dizer se vai querer isso,mas n a maioria prefere sacanear mesmo.

vc deve estar no grupo que adora essa filosofia de vida : com tanto que eu me dê bem,o resto que se foda. parabéns.

Sara disse...

Sandra eu acredito que o q te aconteceu foi dolorido, não diminuo a sua dor, mas pelo tamanho da sua revolta, fica bem claro o PORQUE de sua amiga e seu ex marido não terem sido sinceros com vc desde o começo dessa situação.
A magoa muitas vezes é inevitável nos relacionamentos.
As vezes ganhamos as vezes perdemos, e lidar com essas situações sem ódio, e o q eu penso que seja melhor.
Sabe Sandra muitas vezes exigimos a verdade das pessoas , mas quando essas verdades são ditas não aceitamos, e a raiva e o ressentimento nos dominam.
Vc deve ser adulta e sabe o q esta fazendo da sua vida, mas se estivesse em seu lugar procuraria cuidar de mim e das minhas feridas, esquecer e perdoar esses q vc ACHA q te fizeram mal.
Foi exatamente isso q meu padrasto fez qdo minha mãe o abandonou, e anos mais tarde ela voltou a viver com ele, e ele a aceitou com todo amor, até q por fim ele morreu nos braços dela.
Meu padrasto foi pra mim um exemplo de ser humano, só espalhou amor por onde andou, e vc Sandra o q esta espalhando nesse mundo????

Anônimo disse...

Eu estava justamente querendo dizer que a promessa de fidelidade deve ser levada a sério, ué e que seria absurdo a gente ter que rejeitá-la e imaginar que ela é falsa, como o anônimo das 12:22 sugeriu, comprando a promessa de fidelidade a uma promessa de transformar água em vinho!

Absurdo, para mim, é imaginar que ela é sempre verdadeira quando "o mundo" já provou o contrário inúmeras vezes.

Anônimo disse...

acho que eu deveria mesmo ter pedido desculpas aos dois,estava atrapalhando a felicidade daqueles nojentos.

Não se surpreenda caso tenha sido isso exatamente o que aconteceu.

Anônimo disse...

Sandra eu acredito que o q te aconteceu foi dolorido, não diminuo a sua dor, mas pelo tamanho da sua revolta, fica bem claro o PORQUE de sua amiga e seu ex marido não terem sido sinceros com vc desde o começo dessa situação.

A Sandra, com todo respeito, é muito "self-righteous"(desculpe o uso em inglês mas não pensei em um correspondente em português pra isso). Isso acaba reforçando, para mim, meu ponto sobre a traição ter, ao final, relação só consigo próprio.

Anônimo disse...

É perfeitamente possível viver um relacionamento pleno, rico e duradouro sem fazer nenhuma das promessas idiotas que somos ensinados desde criança como corretas e justas. A parte da correição a gente até discute, mas na da justiça, tudo fica claríssimo para mim.

Não acho justo cobrarem de mim exclusividade sexual, ainda que eu jamais tenha vontade de ver outro homem na minha frente, mesmo pintado de ouro. O ter ou não vontade é muito íntimo mas a cobrança é coisa muito séria.

"Eu não posso E VOCÊ TAMBÉM NÃO. E se não gostar, nosso relacionamento é impossível."

Olha o tamanho da chantagem.

Sandra disse...

Sara

kkkkkkk Jesus.... agora só estou espalhando ódio pelo mundo?

eu n estou revoltada assim a toa,o que eles fizeram foi sacanagem demais e te garanto que se ele tivesse sido sincero,terminado comigo antes de ficar com outra,minha raiva seria bem menor,entenderia mais rapido,pq o sentimentos mudam,ninguém é obrigado a me amar eternamente.

mas não pense que por isso estou disseminando ódio no mundo,isso ja tem um mês e eu superei um pouco,mas depois de ler aqui q eu era a idiota e doida ,por esperar que ele tivesse o minimo de respeito comigo,n teve como n ficar com raiva.

Anônimo disse...

Gente q drama ! Sou da tchurma da monogamia opcional, acho menos estressante. Só q não nasci assim, a gente aprende besteira desde criança.

Qdo eu era novinha e boba só tomei chifre. Sofri horrores com um rapaz com quem tinha planos de casar quando descobri q ele gostava de comer do feijão de alguém que vivia na minha casa, trairagem mas é melhor tomar chifre com uma amiga do q com uma desconhecida kkkk !

Claro, foi um horror, quis tacar todas as panelas nele, chorei, sofri, larguei deles, q por sinal depois namoraram, acho até q casaram mas isso faz muito tempo, não sei mais deles, tudo passa.

Não foi a única traição q sofri mas essa doeu mais pq só eu não sabia. Então quem falou aí de orgulho tá certo, é isso mesmo, vai no nervo do dente mesmo, o nervo do orgulho ! Ser feito de otário é muito ruim. Fica doendo um tempão, o chifrador lá nem lembra mais de você e você continua lá idiota, sofrendo, se sentindo a margarida mais injustiçada do jardim, fazendo teatro não sei pra quem.

Então eu acabei ficando com medo, não queria saber de homem na minha vida, achava que ia morrer solteira.

Um dia eu conheci um rapaz, o J. q veio com uma proposta diferente pro meu lado. O da gente não ter q obrigatoriamente ficar só entre nós.

Eu achei um absurdooo, onde já se viu falar isso pra uma mulher de respeito (mulher, eu tinha 24 anos e já achava q sabia tudo da vida kkk), q isso não era amor. Só q ele foi me mostrando q essa história podia ser boa pra mim também e eu falei ok vamos ver se isso funciona.

No começo eu dava uns bjs e corria contar pra ele, que neeem ligava, às vezes eu inventava q tinha feito só pra ver se tinha ciúmes. Não tinha e aquilo foi me indignando. Só q ele mesmo não me contava nada. Ouvia minhas histórias, minhas lorotas e nada, aí um dia eu cobrei. E ele falou q não contava pq não tinha nada pra contar.

Aí q começou a cair minha ficha de q, não é pq o relacionamento é aberto q você necessariamente tem que sair fazendo coisa por aí. É justamente o contrário do monogâmico obrigatório, onde você necessariamente não pode, sob hipótese alguma, fazer essas coisas. Como eu ainda estava com a cabeça na "obrigação", achava q tinha obrigação no primeiro também, e claro que não é assim ! Demorou pra eu entender. Burriiinha...

E o tempo foi passando e nada desse homem sair com alguém. Eu mesma não fazia questão, tava feliz com ele. Um dia falou de uma colega do serviço e dei a benção, só pedi pra ser bem discreto. Foi tão discreto que nem sei qdo eles saíram kkkk mas rolou sim. Tiveram outras também.

Não senti ciúmes porque minha vida com ele não mudou nada, tudo normalzinho, ele não deixou de me dar atenção ou afeto ou amor, aí fica tudo bem né ?

Quando chegou a minha vez de sair com alguém, mesma coisa, dentro do namoro nada mudava, nadica de nada.

E assim que eu fui aprendendo a diferença entre confiar e desconfiar de alguém.

Você precisa ter uma confiança muito grande, duas na verdade, para deixar o seu amor livre e você também. Confiança em si e no outro. Se você é desconfiado, vai querer prender de tudo q é jeito, botar coleira, uma aliança enorme de grossa, quer senha do Facebook, marca território pq como vc não confia em si automaticamente desconfia de todo mundo. O ciumento sofre por antecipação pq ele mesmo é cheio de vontades mas se abre mão delas, automaticamente cobra do outro a mesma coisa... q q isso minha gente, estamos em 2013, vamos abrir a cabeça um pouquinho ?

Quem quiser continuar vivendo nesse modelo antigo, boa sorte. Eu acho que a coisa já nasceu dando errado, ter a obrigação de não fazer dá uma vontade danada nas pessoas de fazer !

Não casei com o J., casei o P., que era irmão dele ! Passei um tempo com os dois mas acabei ficando mesmo com o P., q também é desse modelo relax. Já plantei essa sementinha nas crias, vamos ver se vinga, espero que sim, assim vão sofrer menos, sem bancar a margarida injustiçada esmolando apoio e sendo ridículo.

Mais amor e menos controle, pessoal ! Sofrer é opção viu ?

Anônimo disse...

"Você precisa ter uma confiança muito grande, duas na verdade, para deixar o seu amor livre e você também. Confiança em si e no outro. Se você é desconfiado, vai querer prender de tudo q é jeito, botar coleira, uma aliança enorme de grossa, quer senha do Facebook, marca território pq como vc não confia em si automaticamente desconfia de todo mundo. O ciumento sofre por antecipação pq ele mesmo é cheio de vontades mas se abre mão delas, automaticamente cobra do outro a mesma coisa... q q isso minha gente, estamos em 2013, vamos abrir a cabeça um pouquinho ?"



Olha, eu não sei se consigo um relacionamento assim sabe, vou ser bem honesta, sou ciumenta mesmo e acho que a monogamia dá mais segurança mas acho que você pode ter razão sim, se eu pudesse controlava até os pensamentos do meu marido mas é porque eu me acho um pouco feia, tenho umas banhas aqui que só com lipo pra resolver, tenho 35 anos então não sou uma menininha do corpinho duro e bate insegurança e só de pensar nele com outra mulher vai me dando uma raiva! Não gosto nem das companheiras de trabalho dele, fico de olho em tudo, observo mesmo, não chego a olhar o telefone dele porque aí já é um pouco demais mas do meu jeitinho to sempre vigiando, acho que ele nem percebe. Essa confiança eu não tenho, nem em mim nem em ninguém, ruim de admitir isso mas fazer o quê! Mas não tenho vontade de trair ele não, costumo dizer que não sou ciumenta e sim zelosa mas a verdade é que sou ciumenta sim, o que é meu eu cuido e se ele aceitou isso tem a obrigação de não me trair (corto-lhe o pinto fora, boto no feijão e dou pra vagabunda da amante comer hahahahaha brincadeira, gente!), pelo menos é o que eu acho, pelo visto vou continuar sofrendo mais um pouco hehehehehe e eu admiro quem consegue viver em um estilo de vida diferente numa boa, deve sofrer menos, não quero pra mim mas acho legal gente assim sem preconceito, parabéns e tudo de bom pra vocês dois e para uma outra anônima que tem dois maridos, essa é guerreira, mal dou conta de um, imagina dois hahahahahaha!. Amo seu blog Lola e amo as pessoas que comentam aqui, vocês são demais. Posso até não concordar que relação aberta é melhor que monogamia mas o diferente não me incomoda, acho legal ver o que as outras pessoas pensam, é bom pra sair um pouco do nosso mundinho. Míriam.

Anônimo disse...

"eu n estou revoltada assim a toa,o que eles fizeram foi sacanagem demais e te garanto que se ele tivesse sido sincero,terminado comigo antes de ficar com outra,minha raiva seria bem menor,entenderia mais rapido,pq o sentimentos mudam,ninguém é obrigado a me amar eternamente."

Olha amiga, eu li suas postagens e se isso me acontecesse eu ficaria bem revoltada também, só que não adianta viu, já foi, já fizeram, eles não ligaram pra você mas você ainda tá ligando demais pra eles, deixa eles serem felizes e toca a vida, uma vez eu li uma história assim: que dois monges estavam andando e viram uma mulher tentando atravessar um rio, aí um deles pegou a mulher no colo e a ajudou. Passou um tempão, dias, o segundo monge vira pro primeiro e fala "como você pode carregar uma mulher no colo, isso é absurdo, você não deve tocar em mulheres, é proibido!", aí o primeiro monge falou "pode ser proibido, mas eu deixei a mulher na margem do rio e você, meu amigo, está carregando ela até agora" hahahahaha achei super legal, pensa nisso e seja feliz, tudo de bom pra você e boa sorte na vida! Míriam.

Ângela disse...

Anon das 00:24:

Se duas pessoas não querem a mesma coisa, não vejo muita possibilidade de relacionamento mesmo... Quem não quer entrar numa relação cujos termos não lhe interessam é chantagista?
Haham...

Achar que quem não quer uma poli é criança, vive na disneylandia, etc. é uma ideia tão chantagista quanto achar que quem quer uma ou eventualmente é infiel é um crápula sem redenção.

E a Sandra não tem o direito de sofrer e ficar puta por algo que lhe aconteceu há só um mês... Isso é que é humanidade!! Kkkkkkkkkkkk!!!

Sara disse...

anon 4.18hs q bom q no mundo tem gente como vc, q aprende com seus erros e acertos, e que espalha amor em vez de ódio.
Dificuldades e sofrimentos todos nós temos nossa cota, o jeito de lidar com eles é q varia de pessoa pra pessoa, prefiro gente como vc. e a anon.6.05hs, que escolheram uma vida sem preconceitos , cobranças, alem de serem felizes espalham felicidade por onde vão...

Anônimo disse...

Oi de novo, então, tava relendo os comentários do post (eu adoro os comentários, leio tudo) e pensando comigo, já falei que sou ciumenta mesmo e não tenho vergonha de falar, tenho ciúme de marido, de filho, das minhas amigas, até do meu cachorro hahahahahaha mas calma não sou doente de babar não, a coisa fica dentro de mim, eu raramente falo até porque o marido, por exemplo, nem dá motivo mas fico de olho em tudo. Teve uma pessoa ou várias que falaram da questão do orgulho, que o amor fica de lado, eu parei pra refletir um pouquinho sobre isso. É difícil, ainda mais pra mim que só de pensar no marido olhando pra uma gostosa já me arrepio inteira e o estômago vira uma bolota, aí pensei nas pessoas que conheço que já passaram por traições e olha gente, é duro viu, mas to começando a achar que é isso mesmo, ainda mais em uma situação que outros ficam sabendo e você lá de otáriona, é possível que eu mesma ficaria mais puta da vida por saber que fui feita de troxa do que pelo fato do casamento ter acabado, porque assim, o meu marido sempre vai ser pai dos meus filhos, isso não muda, quanto a mim, mil coisas podem acontecer e a gente separar, vai saber o que acontecerá no futuro, então fazemos uma aposta que pode dar certo ou não, mas é uma aposta, uma loteria até, você joga lá os dois reais e reza, quem sabe hahahahahahaha, então não é bem por isso que eu ficaria magoada sabe, quando a gente entra numa relação já meio que sabe dessas coisas mas prefere nem pensar nelas, agora traição envolve várias coisas, é você se sentindo humilhada, feita de boba, dá até pra imaginar os dois dando risadinha da corna no motel, por isso que tem gente que se vinga, arranca dinheiro no divorcio, faz miséria, até mata e olha, pensando com calma, amor não tem muito a ver com nada disso mesmo, esse espírito de vingança não pertence ao amor. De uma hora pra outra, aquela pessoa que era linda e maravilhosa pra você, seu chão, céu, lua, sol, estrelas vira um monstro, um patife ordinário, mas enquanto você tava lá bobona não sabia de nada, de repente nem fazia diferença porque o "corneiro" fazia tudo escondidinho, aí você descobre e pronto, vira ódio, vira úlcera, gastrite, corta o pinto fora como falei em outro comentário, então é isso, como falou a pessoa que casou com o ex-cunhado vai no nervo mesmo, do orgulho ferido, e falando por mim eu vejo que sofro mesmo ainda que sem nenhuma razão concreta, tenho total consciência disso, meu marido é bom, caseiro, trabalhador, carinhoso mas eu tenho dentro de mim essa coisa de prender, de passar chave, de ficar vigiando de longe ou de perto mesmo mas discretamente, talvez se eu tivesse conhecido o feminismo antes eu seria uma pessoa mais relaxada, mais livre, menos encucada e deixaria os outros livres também, só que não consigo gente, eu tenho consciência mas não consigo, então fico na relação de monogamia mesmo e deixo a modernidade para as meninas mais novinhas hahahahahaha!!! Apesar que de moderno não tem nada, conheço várias pessoas que não são como eu e vivem bem, até melhor, menos encanados, a diferença é que agora existem espaços onde você pode falar desses assuntos e antigamente não podia, era tudo debaixo dos panos, sempre foi comum homem ter mais de uma família, sustentar todo mundo, a esposa sabe, a amante sabe mas fica tudo nas aparências porque se gostam e só não querem que os outros saibam pra não sofrer preconceitos, então isso não é moderno não, se bobear é mais comum do que se imagina, ninguém aqui tá falando coisas de outro planeta. Juro que nunca tinha visto dessa forma, do orgulho, do castelinho como um anônimo falou, só que parando pra pensar direitinho isso não é tão absurdo quanto parece, é ruim de admitir que a gente não é tão nobre, tão digno quanto gosta de falar, mas é bom pensar nas coisas e acho que por isso que o feminismo incomoda tanto, porque ele te obriga a pensar em todas as partes do mundo, inclusive as partes que você odeia e finge que não existe. Quem me dera ter conhecido isso uns dez anos atrás..........

Anônimo disse...

Estranho,aqui vcs sempre defendem a vitima e agora é o contrario.
O santos traidores que devem ser compreendidos,lindo!

Celso disse...

Vocês feministas não se cansam de tanta hipocrisia?
Não gostam de generalizações mas fazem isso direto quando se trata de homens.

Estou tentando entender até agora como ser monogâmico me torna um psicopata,é bem estranho isso,e olha que eu já levei vários foras e nunca tentei matar nenhuma das minhas exs.

Existe o termo gay incubado,talvez eu seja um psicopata incubado,até agora não percebi nenhuma tendência assassina em mim.

Depois negam que odeiam homens,para vocês todos nós somos monstros esperando a oportunidade de atacar.

Sara disse...

Ái Celso sua má fé é tanta q nem vou perder meu tempo com vc, volta pro bufalos que ali é o teu lugar...

Marina P disse...

Anônimo, pensamos diferente mesmo!

Eu acredito que a monogamia é possível porque sou monógama, fiel e muito realizada e feliz! Claro que o meu relacionamento ainda tem muito chão pela frente, mas eu acho no mínimo ingênuo assumir uma posição radical em que a gente afirma ou que todo mundo é fiel sempre ou que ninguém é fiel nunca! Pessoalmente, acho que generalizar, nesse caso, não dá certo.

Mariana disse...

A poligamia não é uma condição que você pode ou não acreditar; não é "deus", nem "papai noel". Ela existe e pra muita gente é bom. Eu já tive um relacionamento aberto e foi ótimo, podia ficar com quem eu quisesse, ao mesmo tempo que tinha um fiel companheiro para dividir momentos difíceis, momentos alegres e alguns projetos. Sem falar que o ciúmes, fator que mais gera brigas entre os casais, não imperava no nosso relacionamento; e não por eu ou ele nos considerarmos pessoas "não ciumentas", mas sim porque aprendemos a lidar com isso, aprendemos que amores não estão dispostos verticalmente e sim horizontalmente, ou seja, não necessariamente deixamos de amar uma pessoa quando nos apaixonamos por outra. As pessoas devem abandonar essa ideia de que são donos dos outros, ou como já foi dito, são "catracas" que controlam quem passa ou não pela vida da pessoa amada. Por outro lado, também não podemos fazer inúmeras concessões pelos outros, a saber, abandonar os conhecidos que o parceiro não gosta, deixar de frequentar lugares que o outro não gosta; isso gera hostilidade entre o casal. A prisão acaba com o amor.

Sandra disse...

anonima da monogamia opcional,só pq para vc relacionamento aberto dá certo,n significa que vai para dar todos e quem n quer isso,esta se reprimindo,mentindo...

quando você tiver um problema ,venha contar aqui,para que eu possa te ridicularizar tb.

Anônimo disse...

Concordo com tudo que o Fábio postou!

Anônimo disse...

Eu tenho muita raiva de traição porque meu pai traiu sem escrúpulos a minha mãe e a vi sofrer por conta disso. Inclusive, cheguei a ler o diário dela, depois da sua morte, em que ela relata toda a decepção. E isso doeu em mim - e ainda dói MUITO.
Acho que, se não há mais o interesse ou o sentimento, é mais do que necessário que o casal se sente e converse. Não importa se é homem ou se é mulher: traição é falta de respeito e de consideração pelo seu companheirx.

Anônimo disse...

Fábio seu problema é mais sério do que eu imaginava.

Anônimo disse...

Minha opinião (de um homem NÃO FEMINSTA)

Pode até ser que ninguém é obrigado a transar com uma unica pessoa o resto da vida, e concordo que homem que trai tem menos consequência social, tem gente que deve falar que o homem sempre é elogiado quando trai, mas isso é generalização, tanto que já vi muito na internet e pessoalmente homens "dando uma bronca" (as aspas foi pq não sei exatamente se isso pode ser chamado de bronca, chamar a atenção ou outro tipo de nome)quando um homem trai sua esposa ou namorada.

Se a pessoa não quer ficar em um relacionamento monogâmico, ok, mas a outra parte tem que estar de acordo.

Sendo homem, fico puto quando me falam que trair é da nossa natureza, nossa natureza pode até fazer que tenhamos vontade de trepar com toda mulher bonita que passa na nossa frente, mas como disse a Lola, podemos nos controlar.

O que me deixa tão puto, ou mais, (pq eu seria a parte afetada kk) é quando vejo mulheres (não todas, mas infelizmente muitas) incentivando a trair e se trair nunca contar e se ele sedconfiar negar até a morte.

Isso é desonestidade.

Se não aguenta transar somente com uma pessoa, se está carente, se o companheiro está faltando com algo trair não é a solução. Termine, dialogue, se quiser ter um relacionamento poliamoroso diga.

A outra pessoa NÃO tem que concordar, e nem por isso ela é necessariamente conservadora.

Uma critica minha a esquerda (me referindo as pessoas de esquerda que conversei, menos duas), é que falam que todos que não concordam, por algum motivo, com essa liberdade sexual é conservador (dizendo isso como ofensa).

Hora, sou um homem que ESCOLHI não ser promiscuo (ou sexualmente bem resolvido, como queiram) por que acredito que sexo, além de diversão é algo que envolve emoção e espiritualidade, logo quero fazer apenas em relacionamento sério e com uma pessoa que realmente goste; quando falo isso todos da esquerda me respeitam, mas quando digo que por eu ESCOLHER ser assim também quero uma mulher que tenha esse mesmo ideal (e logo não tenha tido muitos parceiros na cama, como eu também não tive muitas parceiras) o respeito pela minha opinião acaba (salvo duas exceções de um homem e de uma mulher de esquerda).

Imagino se eu criticasse quem resolveu levar uma vida sexualmente bem resolvida (não acredito que esse seja o termo, mas..), mas não tenho motivo para fazer isso, até pq o que me interessa é minha vida, mas com certeza de criticasse estaria frito.

Bem, é isso ai.

Raphael

Anônimo disse...

Raphael penso como vc e quando sabem da minha posição sou ridicularizada, como faz tempo que nao tenho namorado quando desconfiam (porque nao saio contando por ai a minha vida sexual) quando desconfiam que entao estou há bastante tempo em abstinência sou alvo de espantos e ridicularizações e me perguntam se sou evangélica. (Nao tenho religião).
Entao eu vejo uma falta de respeito para aqueles que somos "conservadores" por pura opção.

Anônimo disse...

Complicado né Ms.Minna, mas a hipocrisia não tem morada fixa (vem tanto de pessoas tidas como conservadoras como as modernas).

Sei que vão me Matar agora, mas la vai ...

Não concordo com toda a teoria feminista, mas tem muita coisa boa nela.

Também não concordo com toda a teoria masculinista, mas novamente tem muita coisa certa lá (aqui que vão me matar).

Não acredito que todo os papeis de gênero sejam construídos por cultura, embora seja inegável que a cultura tenha um papel gigantesco. (aqui me enterram)

Agora, é incrível como tanto o movimento masculinista como o feminista (lendo os comentários desse blog e no canal búfalo) há tanto ódio. O mais engraçado é que ambos negam.

Tem muita gente respeitosa e inteligente em ambos os meios, mas ou são minoria ou são os que menos se manifestam.

Generalizam tudo, se você é contra uma ideia automaticamente é machista ou um mangina.

No inicio conheci o feminismo e acreditei que era a solução da humanidade, ai vi teorias fantasiosas, outras um tanto questionáveis e a atitude prática de algumas militantes, me desiludi.

Então conheci o movimento masculinista, pensei ter encontrado o elo perdido, e novamente vi teorias fantasiosas, outras um tanto questionáveis e um ativismo de sofá.

Lógico que essa é minha opinião, e estou a colocando aqui por que é assim que muitas pessoas enxergam esses movimentos.

Raphael

Unknown disse...

Boa tarde! Andei procurando hoje sobre como o feminismo se posiciona diante da traição e encontrei essa postagem. Bem, passei por isso recentemente no meu casamento. "Perdoei", no sentido mais superficial da palavra: para a sociedade, para a família, mas ainda me dói lembrar e fico a remoer. Bem, penso que precisamos mesmo de um feminismo mais ligado ao cotidiano, que nos ajude a pensar e criar estratégias frente a essas questões de gênero, como a traição.
Uso confortavelmente o termo porque, apesar de pesado, é assim que é: pesado, duro, difícil. Trocar o termo não minora a dor que a situação promove.
No mundo ocidental atual, em que as pessoas escolhem casar, construir família, descasar, estabelecer relacionamentos mono ou poligâmicos, poliamor, como queiram...É foda que as pessoas ainda assim, mesmo com muito mais liberdade para estabelecer o tipo de parceria que almejam e se sentem melhores, decida romper unilateralmente o acordo firmado. Vejo que a pessoa que pratica a traição decide assim: posso terminar o relacionamento, posso não querer mais, posso conversar e desistir, mas decido não ser transparente, decido unilateralmente que terei outras relações, decido que vou embarcar em outro relacionamento sem comunicar ao meu atual parceiro, decido não ser honesto, decido (no caso dos machões) me vangloriar com isso. Muitos homens decidem a mesma coisa durante anos na vida, ou todos os dias durante 3 semanas como foi o caso do meu marido.
Apesar de você tomar a distância necessária, saber que ele esta imerso num universo de machismo, praticando machismo...E que a mulher que decidiu ter relações com ele, um homem casado, voltar-se com toda a violência contra mim, reproduzindo o machismo também...Você se vê imersa também nisso, pois sabe que todo esse relacionamento foi e é abusivo, sabe do seu e do machismo dos outros.
Após passar por isso vejo que muitas mulheres usam do artifício da suposta "liberdade"..."Sou solteira, livre, desimpedida", como me afirmou ela num telefonema que me fez..."Ele que é casado"..."Eu não fiz nada de errado"...Enfim, usam da suposta liberdade sexual para atingir, massacrar, perseguir e ser escrota com outras mulheres. Penso que é uma questão ética sim. As mulheres também podem escolher ter mais sororidade, mais companheirismo com outras mulheres e não se envolverem com os escrotos casados para não atingir outras mulheres...Deixemos de responsabilizar tanto o social, o sistema machista e também paremos para observar a responsabilidade/agência das pessoas em fazer o mal às outras.

Lotomania disse...

Dou liberdade pra minha esposa sair com quem ela quiser, adoro assim. Esposa liberada.

Anônimo disse...

( Maridos e esposas sejam fieis um para o outro. Não busquem a imoralidade e devassidão. As depravações na sociedade corre o risco também de virar uma sociedade fraca, sem moral e ética onde pode ser subjugada por outros povos ou países. Por traz da devassidão e promiscuidade excessiva pode existir grupos de anarquistas, grupos de ideologias ou até países querendo destruir a sociedade para domina-la.)

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 248 de 248   Recentes› Mais recentes»