sexta-feira, 22 de setembro de 2017

"O DESESPERO DE SER CHAMADA DE MACHISTA E NÃO SABER O QUE DIZER"

A T. me enviou esta dúvida: 

Estou te mandando email porque preciso da opinião de uma profissional, hahaha.
Seguinte, sou de São Paulo, fazendo intercâmbio aqui na Nova Zelândia. Convivendo com o pessoal daqui comecei com umas neuras que me fizeram questionar a autenticidade da minha visão feminista. A Nova Zelândia é um país, teoricamente, muito menos sexista que o Brasil (o culto ao corpo não é tão forte, homem não mexe com mulher na rua e afins)... Aqui às vezes há até uma cobrança pra que a mulher aja como o homem. 
Há uma certa imposição pra que ela seja livre, que tome a frente quando se interessa por alguém, que tenha um bom emprego e seja independente financeiramente. Acredito que haja uma certa hipocrisia aí, porque em uma festa da empresa em que eu trabalho, o pessoal, meio alegre com todo o vinho de graça, começou uma discussão de que homem nunca vai ser igual mulher e mulher nunca pode ser igual homem e que faz parte da sociedade muitas vezes dar um emprego pra uma mulher levando em consideração também se ela tiver um belo par de peitos. 
Fiquei chocada, me perguntando: "Tá, e cadê essa sociedade não-machista da qual vcs tanto se gabam, hein queridinhos?" Mas não estava a fim de discutir com babaca me julgando, só levantei e fui embora pra minha casa. Um cara daqui acabou indo comigo e tal, ele também já tava meio alto e ficava me secando o tempo todo. A gente acabou ficando, mas só isso, porque eu falei que não tava a fim de companhia naquela noite. 
A gente nem trocou telefone nem nada, ele voltou pra casa, a gente nem se viu no trabalho no dia seguinte, mas à noite ele me adicionou no facebook, pediu desculpas por estar sendo tão direto e me chamou pra tomar um drink. Aceitei de boa, ficamos no bar conversando até tarde mas nada rolou até ele tomar a iniciativa. 
Ele me convidou pra ir pra casa dele e eu fui. Depois ele me perguntou se essa história de o homem ser o "decision maker" [tomador das decisões] era bem consolidada no Brasil, porque ele esperava que eu tomasse a iniciativa, que eu sugerisse que a gente dormisse junto e afins e não que ele tivesse que sugerir as coisas, tentar me beijar e o escambau e eu apenas seguir o fluxo... Fiquei pensando nisso porque me deixou muito confusa. 
Será que eu sou machista por curtir um cara que, depois de várias trocas de olhares, me agarre na balada e não o contrário? Será que eu sou machista por esperar ele fazer a sugestão "Que tal irmos em tal lugar?", eu curtir a ideia e aceitar? Até que ponto eu não sentir a necessidade de dizer "Fulano vamos ali, fulano faz isso, fulano eu quero isso, fulano blá blá blá..." e curtir quando os caras dão sugestões e curtem uma conversa pra gente chegar num consenso é apenas uma opção minha e não um sintoma de sexismo da minha parte? 
Me mande suas reflexões, Lola, porque estou cansada de questionar minha autenticidade. Minha atitude em relação à abordagem dos homens e o fato de eu ser uma cientista, trabalhando em uma empresa onde a maioria é homem e eu insisto em ser vaidosa, usando maquiagem todo dia, com roupas bem femininas, pra eles são sintomas de uma mocinha machista.
Help!

Meus comentários: Querida T., não se preocupe tanto, e não se cobre tanto. Não, você não é machista por insistir em ser vaidosa. Você não é machista se de vez em quando querer que um rapaz tome a iniciativa da paquera contigo. Não tenho nem certeza se você é machista se quiser que todos os caras tomem a iniciativa, mas aí é uma camisa de força: você se acostuma a não poder iniciar a paquera, e isso é bem ruim.
Não preciso nem falar que um monte de homens são super hipócritas no que se refere à criticar a falta de iniciativa das mulheres, né? Eles dizem querer que a gente tome a frente e inicie a paquera, mas, quando fazemos isso, nos chamam de vadia pra baixo. E pelo jeito isso acontece em todo lugar, até na Nova Zelândia!
Agora me lembrei da minha juventude. Era eu quem queria sexo sem compromisso, sem a menor vontade de ter um relacionamento romântico. Eu procurava homens que queriam isso também, e não é o que todo mundo diz, que são os homens que querem sexo sem compromisso, enquanto a mulherada tá louca pra casar? Então. Nos primeiros encontros tudo bem, parecia que eu e meu amante realmente queríamos a mesma coisa. 
Mas logo logo ele passava a se sentir usado, a perguntar "É só isso?", a querer sair mais, e mais publicamente. Eu percebi que aquele papo de "homem só quer sexo sem compromisso" era só isso -- papo.
E parece que a gente coleciona exemplos desse tipo, não? 

44 comentários:

Anônimo disse...

Moleques agem de maneira infantil e ingênua, acham que o mundo gira em função deles.


De outro lado, um homem macho, guerreiro, sabe se comportar e tratar bem as outras pessoas.

Apoio feminismo, pois penso que a mulher DEVE ganhar mais que o homem para que os dois possam comprar mais imóveis e ganhar mais dinheiro.

Na verdade acho uma babaquice o cara criticar a mulher, usar argumento religioso. Minha RELIGIÃO é o DINHEIRO. Logo, toda mudança que trouxer mais dinheiro é bem vinda. O feminismo tirou muita mulher do desemprego, isso é bom para o casal.


Considero-me um homem de visão, pois acho que o poliamorismo pode ser uma ótima forma de relacionamento. Mas deve haver 3 salários na casa, mais grana é melhor. Ou se um casal quiser mais um homem, desde que eu pague pouco nas despesas acho válido. Mas sem marmanjo perto de mim. Sexo sou eu e uma ou duas mulheres. Marido complacente deve dar uma volta, comprar umas frutas para minha dieta, mas sempre longe de mim.

Devemos lutar para fazer mais dinheiro, se a mulher faz dinheiro, então ela está certa.



Abraços, Lola, parabéns pelo blog.


EX-Socialista.

Anônimo disse...

A moça não deve se preocupar, pois muitos homens são bobocas mesmo. O mundo nunca será um paraíso feminista ou socialista.

Ela deve evitar engravidar de pobre, pois se fizer essa burrada vai ter uma vida de pobrezsa, desgraça e aborrecimento. Como aprendi com meus pais, dois pobres juntos só produzem desgraçados como filhos, meu caso e da estelionatária da minha irmã.


Nessa vida, a mulher que tem dinheiro, exemplo é a Madonna, faz o que quer e nunca é criticada. O dinheiro é o objeto mais mágico e mais maravilhoso do mundo.

Por isso apoio o aborto, como ele serão menos crianças no país, menos merenda nas escolas, menos gastos com vacinas. As poucas crianças que nascerem terão educação boa, como acontece na China, que está se preparando para dominar o mundo. Vasectomia aborto e laqueadura diminuem os custos do casal.

Homem babaca nasceu para ser corno otário. Homem consciente engrandece a parceira.

Anônimo disse...

Não se incomode com homem babaca, nem com mulher babaca. Vc tem sua carreira, tem seu salário para defender.

Quem quiser remar junto pode ficar no barco, quem não quiser é só pular.

Não se iludam com homens da Suécia, da Noruega, da França, da Nova Zelândia, pois esses mesmos anjos "não -machistas" vão para Cuba, Brasil e Tailândia buscar sexo barato com mulheres e trans. O sexo anal ainda é uma das fontes de motivação para os viajantes europeus.


Fazer discurso antimachista é moleza, quero ver o cara apoiar a mulher a ganhar muito mais que ele!

Poucos são machos conscientes que buscam aumentar a grana do casal. Se a mulher ganhar mais, os dois podem juntar mais dinheiro. É Matemática!

Força, Lola.

Anônimo disse...

Infelizmente, o feminismo virou modinha para alguns falsos e falsas. Essas pessoas querem apenas aparecer bem na foto, se sentir na moda.

O mais importante é se desenvolver na carreira. Perder tempo com otário é burrice.

Força, Lola, contra o machismo.

titia disse...

Pelo relato, acho mais provável que seja o costume de deixar o cara tomar a iniciativa do que machismo e não vejo por quê a autora não poderia dizer que sim, é comum a mulher não tomar a iniciativa e que a maioria das brasileiras não faz isso.

Anônimo disse...

Depende do cara, depende da mulher. Muitas mulheres em baladas agarram e beijam sem perder tempo. Hoje já está mais livre do que antes.

Muitos casais começam a namorar por iniciativa da mulher. Varia em cada caso.

Anônimo disse...

"Há uma certa imposição pra que ela seja livre, que tome a frente quando se interessa por alguém"
Era só o que faltava querer cobrar de nós que "tomarmos a iniciativa para com homem"
Homem nem bonito visualmente é.

Anônimo disse...

Se uma sociedade depender da iniciativa de mulher para manter a heterossexualidade, não haverá próxima geração.
Mulheres lésbicas tem a libido alta, as ditas hétero estão mais para assexuais.

Anônimo disse...

A NZ na verdade como no modelo escandinavo optou sabiamente por politicas publicas de educação e contenção de homens heterossexuais. E sim isto e essencial para proteção das mulheres infelizmente, não se iludam, homens devem serem contidos.

Quanto a tal "iniciativa na paquera" eu acho que o feminismo tem putas mais urgentes, mas sabe que depois de estudar o feminismo e descobrir sem o verniz social a superestrutura machista na qual a sociedade e fundada, toda a opressão estrutural montada para manter quem e do sexo feminino sob o controle dos machos, eu acho que fica muito difícil se afirmar feminista e continuar se relacionando com homem da mesma forma. Mulheres ditas heterossexuais tem que na realidade fazer um esforço muito grande para continuar se relacionando com indivíduos homens
homem socialmente falando e um porre de chato, pouco atraentes, sexo com homem ta longe de ser grandes coisas, dai devido a pequenos avanços que conquistamos, como por exemplo, sermos deixadas em paz em espaços públicos e privados também, sermos cobradas de que "devemos tomar a iniciativa" olha dispenso não dá.
Acho que quanto mais feminista e evoluída e uma sociedade, como nos países nórdicos, mais as mulheres heterossexuais preferem manter a "abstinência sexual" saudável e voluntaria do que achar legal ser "secada, paquerada e agarrada em uma balada"por homem. Acredito que nisto nós latinas ainda temos muito a desconstruir com as mulheres de países mais avançados.

Anônimo disse...


"O mais importante é se desenvolver na carreira. Perder tempo com otário é burrice"

Concordo plenamente Titia, focar no desenvolvimento pessoal e no desapego.

Anônimo disse...

A relação homem mulher e totalmente falida, desigual e obsoleta.

Kasturba disse...

Eu acho que se você sempre espera o homem tomar iniciativa, mesmo quando você está interessada no cara, não quer dizer que você seja machista, mas reflete um condicionamento que você herdou de uma educação machista. E eu considero isso normal. Não vejo motivos pra alarde. Fomos ensinadas (de maneiras diretas e indiretas) que moças que "se dão valor" nunca tomam iniciativa; no máximo dão indiretinhas. É difícil romper com anos de condicionamento. E se é algo que você não considera prejudicial, não vejo porque mudar. Mas se você acha que te prejudica (tipo perder a chance de uma experiência legal com alguém), ou você simplesmente quer mudar, mude. Vá treinando. No início vai ser desconfortável e estranho, mas depois você se acostuma.

Anônimo disse...

"...dois pobres juntos só produzem desgraçados como filhos, meu caso e da estelionatária da minha irmã."

:D :D :D

Como aparecem comentários engraçados aqui! :D

Anônimo disse...

O joguinho hetero Ale se ridículo e opressivo para mulher.Existe algo chamado “heterossexualidade como regime político”. É a crença generalizada de que a penetração do pênis na vagina preenche a vida da mulher de sentido, de matéria existencial. Mas na prática, ela significa mulheres insatisfeitas, conformadas a uma vida sexual de incessantes penetrações medíocres que não têm nenhum sentido ou finalidade aparente. Na prática, significa corpos mutilados, uso indiscriminado de anticoncepcionais, transmissão desenfreada de DSTs, maternidade compulsória e abortos clandestinos. A heterossexualidade traduzida em números é devastadora, e ainda pretendo tratar disso aqui.
Mas a prioridade deste tumblr é a minha sobrevivência psíquica. É o resgate da minha memória. É me fazer a pergunta que eu me tenho feito desde os sete anos de idade:
Só eu sinto isso?"

Anônimo disse...

:D Acho que os 4 primeiros comentários são do mesmíssimo pessôo, o cara da 'irmã estelionatária'... É uma sit-down commedy!... :D :D :D

Anônimo disse...

É porque eu acho que homens e mulheres, definitivamente, não nasceram pra viver um com o outro. Gays e lésbicas quando vão se paquerar são sempre mais diretas e se dão melhor, conversam melhor e gozam mais. Casais héteros se enjoam, nem sempre são amigos, não dialogam e a mulher não goza. Homem tem um "time" sexual bem diferente do da mulher, e pelo visto, está difícil de isso mudar. Homens têm cada vez mais agredido e matado mulheres. Então, a heterossexualidade deu errado; definitivamente, serve somente para a reprodução. Prazer só pro homem hétero mesmo. E ainda sim, só o prazer de gozar, porque na maioria das vezes, o homem não tem o saco de papear e quer dormir.

Anônimo disse...

Mulheres são o único grupo oprimido de quem se espera que tenha sentimentos românticos para com seu opressor, que erotize a sua opressão.

Anônimo disse...

Isso é por sua conta. Sou mulher e não acho mulheres lindas nem sexualmente ou visualmente atraentes.

Anônimo disse...

Comentário fake, sem mais.

Anônimo disse...

Mulher é tudo de bom, seja casta, seja luta.

Anônimo disse...

Professora, por que você não liberou meu comentário anterior (acho que também não vai liberar este...)?
É direito seu, decerto. Mas por quê? Por quê? Por quê?
Em oposição a inúmeros que você aprova, não havia palavrões, nem ofensas...

Um dia uma ameba autoconsciente achou intelectualérrimo sugerir que o sufixo ismo, como em homossexualismo, é prejudicial porque indica doença.

Eu não ousaria tentar explicar a uma professora sobre formação de palavras. sufixação, prefixação... Embora com tanto construtivismo e paulofreirismo (doenças?) talvez eu devesse.

Puxa. Perguntando sobre homossexualismo ao tio google (Esquerdista pode usar o google?), descobri que alguém já disse tudo que eu gostaria de dizer...

http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/homossexualismo-ou-homossexualidade/

Como denegrir. É apenas um sinônimo de manchar. Não tem nada a ver com os negros. Ou daqui a pouco os ativistas (acho que ativistas e negros não são exatamente a mesma coisa também) vão dizer que se a criança tiver medo do escuro ela é racista.

Ah, tenho certeza de que, se ainda não disseram, um dia alguém vai. A estupidez humana é infinita.

titia disse...

20:02 não fui eu que fiz esse comentário, foi o anon que assina como ex socialista.

Anônimo disse...

Muitas mulheres hetero se dizem sem preconceito, mas têm nojo de lésbicas infelizmente. Conheço várias mulheres que esmurraram com muita força lésbicas assediadoras.

Anônimo disse...

"Será que eu sou machista por curtir um cara que, depois de várias trocas de olhares, me agarre na balada e não o contrário?"

Seria machista se defendesse que todas as mulheres gostam de ser agarradas na balada, o que nem de longe é verdade e seria muito bom se os homens parassem de presumir tal coisa.

Mas tem um teste muito bom pra saber se você é machista ou não. Quando uma garota maravilhosamente gostosa, uns puta peitão, aquela bunda durinha e redondinha, aquele par de coxas todo trabalhdo na academia passa dando uma super olhada lasciva pro seu namorado hipotético, o que você pensa?

- Ela tem bom gosto
- Eu tenho bom gosto
- Preciso emagrecer
- PIRANHAAAAAAAAAAAAAAAAAA

donadio disse...

A questão não é se você "é machista". Você não precisa se preocupar com isso; a sociedade é machista por você. E, sim, obviamente a sua prática de não tomar a iniciativa reflete esse machismo social, essa ideologia machista. E, não, a mudança social não depende de você mudar seu comportamento; isso só vai fazer você sofrer, e não vai mudar o mundo. O que muda o mundo é a organização das pessoas, não as opções individuais.

Anônimo disse...

Como sempre culpando a sociedade né... nunca vc mesmo.
É claro. Seu ego não deixa nao eh Sr Perfeito.

"Eu falo merda nao por culpa minha, mas sim da sociedade"

Canalha

Anônimo disse...

Tomar ou não a iniciativa só depende da gente,porque pra sociedade não passamos de meras piranhas. Então melhor chegar junto e mandar a Real e se o caboco ficar bolado,com medinho,fila que anda e auto estima,segurança e amor próprio AVANTE.

Anônimo disse...

22:43, claro! A natureza, os animais complexos e os mais simples, as plantas e demais seres vivos da terra, com exceção de 0.1% dos humanos é que está e sempre esteve errado. Só esses 0.1% dos humanos, que tem distúrbios mentais e sociais que os levam às práticas sexuais heterodoxas, é que estão certos. Por isso os demais seres vivos foram extintos e só existem na face da terra gays e lésbicas. Corretíssimo anon (ironic mode on). PQP!

donadio disse...

Lola, é a segunda vez que algum criminoso me chama de "canalha" no seu blog. É um comportamento inaceitável, tipificado no código penal. Não dá pra ser assim; esses comentários que não acrescentam nada à discussão e apenas agridem você ou os comentadores do blog precisam ser excluídos. De outra forma, isto vai aos poucos se tornando uma plataforma para fascistas, o que me parece ser o exato oposto da sua intenção com o blog.

lola aronovich disse...

Desculpe, Donadio, nem vi que o xingamento foi pra vc. Como vc sabe que foi pra vc? Tá escrito? Só ignora esses dementes...

Anônimo disse...

Dá-lhe Donadio!

Bota moral mesmo nisso aqui, esses mascus não merecem atenção.

donadio disse...

O comentário é obviamente para mim, por que tenta rebater o que eu tinha escrito no comentário imediatamente anterior.

Não sou eu quem precisa ignorar esses fascistas - por que não são dementes, são fascistas - é o blog que precisa filtrar quem comenta aqui. Senão vira esse festerê de mimimi e kakaká, que embota qualquer discussão razoável e transforma tudo em competição de xingamentos.

titia disse...

16:18, caro fugitivo das aulas de biologia:

Moluscos e poríferos são hermafroditas, e se reproduzem com qualquer um.

Lagartos de manchas amarelas se reproduzem por partenogênese e para que ocorra o desenvolvimento do embrião, é necessário que uma fêmea jovem monte uma mais velha.

Pinguins tem relações homossexuais, e casais formados por machos comumente adotam e chocam ovos rejeitados e criam os filhotes.

Golfinhos fazem sexo sem função reprodutiva e frequentemente se envolvem em jogos sexuais sem penetração, tanto com parceiros do sexo oposto quando do mesmo sexo.

Bonobos, que são os primatas mais próximos geneticamente do ser humano, fazem sexo homo, hétero e se masturbam.

A biologia mandou você ir se foder e pediu por favor que não a envolva na sua vergonhosa campanha homofóbica. Ela já deixou bem claro há séculos que não se presta a apoiar babaquice de enrustido rancoroso doido pra provar do palmito mas sem coragem de sair do armário.

Anônimo disse...

titia, além das que você falou existem muito mais espécies de animais que conhecidamente apresentam comportamento homossexual e nem bem de longe a reprodução sexuada (a que precisa de dois gametas diferentes para acontecer) é uma regra na natureza, como o anon totalmente ignorante sobre biologia quis fazer parecer ser real. Na verdade, a reprodução sexuada se desenvolveu relativamente recentemente nas formas de vida da Terra e mesmo animais sexuados são capazes de se reproduzir assexuadamente, que é a forma que a grande maioria das espécies de seres vivos do planeta (ou seja, as bactérias) se reproduzem.

Anônimo disse...

Titia pegando exceção e afirmando como regra. Exatamente os 0.1%. EXCESSAO! Esquerda é f*! Lógica mandou lembranças!

titia disse...

21:24 pois é, e já começou a dar chilique de novo. Já está provado tudo isso que dissemos aí nos comentários e ele simplesmente enfia a cabeça no rabo e esperneia. É triste.

titia disse...

04:08 PROVE que é 0.1%. Vá no seu armário, tire a muralha de teias de aranha, varra os insetos mortos, remexa nas montanhas de poeira e mesmo se arriscando a levar picada de aranha armadeira, tire os livros de biologia da quinta série e procure lá as provas. Mas deixa eu te dar uma colher de chá:

. A reprodução assexuada é um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz (genitor). Nesse caso não envolve o encontro de gametas, também não ocorre a fecundação. (...) Na reprodução binária, bem utilizada por ameba e planária, são originados organismos proporcionalmente semelhantes quanto à constituição e tamanho.

No processo por brotamento, característico de fungos e algas, surgem brotos adjacentes à estrutura corpórea do organismo genitor, posteriormente se soltando, assumindo vida independente. A partenogênese, meio de reprodução de organismos coloniais: abelhas e formigas, caracteriza-se pelo desenvolvimento de um ou vários organismos decorrentes da não fecundação do óvulo. A multiplicação vegetativa, conhecida como estaquia, tem significativa aplicação na agricultura, partindo do princípio da regeneração de vegetais portadores de gemas indiferenciadas desenvolvendo raízes e ramos (exemplo: mandioca, cana-de–açúcar e roseiras).

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/assexuada.html

A homossexualidade no reino animal faz referência a evidências de comportamentos homossexuais e bissexuais relatados no mundo animal, exceto na espécie humana. Estes comportamentos englobam namoro, afeição, parentalidade e até ato sexual entre animais do mesmo sexo. Uma pesquisa realizada por Bruce Bagemihl, no ano de 1999, apontou o comportamento homossexual em aproximadamente 1.500 espécies de animais, indo desde mamíferos até vermes intestinais, sendo que em 500 delas este comportamento foi bem documentado. (...) até o momento, se tem conhecimento de uma espécie nas quais já foram relatados casos de orientação sexual exclusiva, que é a ovelha domesticada (Ovis aries). Foi relatado que aproximadamente 10% dos machos se recusam terminantemente a acasalarem com fêmeas de sua espécie, mas se acasalam com outros animais do mesmo sexo que o seu. (...)

Com relação aos animais selvagens, os pesquisadores não são capazes de estabelecer uma regra que seja capaz de mapear toda a vida do animal, sendo, portanto, realizada uma inferência de acordo com a frequência de observações individuais de comportamento. Sendo assim, na maioria dos casos, o mais correto seria utilizar o termo bissexual, ao invés de homossexual, pois se presume que este último comportamento seja, nada mais, do que parte do repertório comportamental sexual geral dos animais.

Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/homossexualidade-no-reino-animal/

Chupa, mascu ridículo. Aproveita pra ser homem e sair do armário de uma vez por todas.

Anônimo disse...

titia lacra sempre ! Rainhaaaa, me ensina a ser como você ! Só close certo ! VRRAAAUUU PROS MASCUS 💅

Anônimo disse...

Eu até acho que uma parcela dos gays não "escolhem" livremente sua condição. Eu não escolhi a minha de hetero. Simplesmente nunca senti atração por homens.
Também acho difícil, não impossível, imaginar porque alguém escolheria uma prática que, literal e figurativamente, só vai te f*. Afinal, é muito mais fácil ser "normal".
Mas vocês tem aquela frase, não é? "Ninguém nasce mulher, torna-se mulher."
Eu não gosto dela. Penso que a biologia tem um papel maior do que vocês dizem. Mas, com base nela, se substituirmos mulher por gay, não teria a cultura influência na construção de alguns homossexuais?
O garotinho tinha tudo para ser um bom homenzinho, mas como a mãe deixa o cabelo crescer, põe vestidinho, ensina a brincar de princesa, ou como ele foi abusado por algum homem (para não dizerem que não falei das flores), ele "torna-se gay"?
Então. Assim como a mulher, o gay é e/ou pode ser uma construção social?

Anônimo disse...

- Ela tem bom gosto
- Eu tenho bom gosto
- Preciso emagrecer
- PIRANHAAAAAAAAAAAAAAAAAA




bom teste kkkkkkkkkkkk nesse eu ia falhar sim, admito (pensar primeiro que preciso emagrecer abona falta?)

Anônimo disse...

Mais uma que não passou no teste =/ dá um engulho só de imaginar isso.

Anônimo disse...

Pare por favor. Há u.monte de excessoes devido a alterações do ambiente que você está vendendo como rotinas. Deixe os animais em paz.

Denise disse...

Concordo com o que já falaram acima (dos comentários sérios, porque os anônimos eu nem leio), que não é que a autora do post seja machista, a criação dela é que foi machista. Eu moro na Austrália, que é bem parecida com a Nova Zelandia. Eu também sempre dizia que a Austrália é bem menos machista que o Brasil (e é), que aqui as mulheres tem uma sensação de segurança maior e tal, mas as vezes me pego pensando se isso não é em função do respeito maior que aqui se tem pelo próximo em geral do que pela ausência de machismo em si. Alguns exemplos:

1) Aqui não se mexe com mulher na rua porque se respeita o espaço do outro, mas ao mesmo tempo a violência doméstica na Austrália tem níveis assustadores – as mulheres sofrem entre quatro paredes. 2) As pessoas tem um discurso feminista, de igualdade, mas vira e mexe em rodas de conversa no trabalho rola o papo de que a mulher tem que “cumprir seu papel em casa” além de outras atrocidades machistas. 3) Os homens ajudam bem mais nos afazeres domésticos, mas isso talvez se deva ao fato da disparidade social ser reduzida e contratar faxineira, cozinheira, etc sai muito caro e não é a realidade da maioria das famílias de classe média, então todos na casa colocam a mão na massa, inclusive as crianças. Mas isso não significa que os homens realmente dividam com as mulheres todos os cuidados da casa, o que mais vejo são mulheres ainda sobrecarregadas. 4) Tem realmente essa cultura de que a mulher tem que tomar a iniciativa na paquera, mas eu me pergunto se isso não é mais uma desculpa dos homens para “se protegerem se eventuais alegações de assédio”, já que aqui há uma preocupação muito grande com assédio sexual, pedofilia, etc, sendo que na verdade essa preocupação possivelmente surgiu porque os homens não conseguem se relacionar de forma saudável sem configurar abuso. É a mesma questão do contato com crianças – ninguém toca em criança alheia, com medo de ser acusado de pedófilo, chegando a um extremo que é prejudicial pois se perde aquela coisa da aldeia criando crianças, de outros adultos serem também vigilantes para que crianças não se machuquem e tal.

Enfim, são várias questões nesse sentido que me levam a questionar se a sociedade australiana (e a kiwi provavelmente também, pela proximidade da NZ com a Austrália) é realmente tão menos machista ou apenas mais reservada no que tange ao contato com o próximo.

titia disse...

12:21 pra detonar os mascus a gente só precisa falar umas verdades, mana. Só joga na cara da mascuzada o quanto eles são patéticos, doentes e fracassados do seu jeitinho que garanto que vai acabar esses babacas.