terça-feira, 6 de junho de 2017

MEIO SÉCULO DE VIDA!

Olá, pessoas queridas! Só um post curtinho pra deixar registrado que hoje é meu aniversário.
E não é um aniversário qualquer. É hoje que comemoro cinquenta anos. Nossa, é muito tempo! 
Nem sei o que dizer, sinceramente. É só um ano a mais. Por outro lado, a gente só faz meio século uma vez. 
Não tive crise aos 20, nem aos 30, nem aos 40, então não vou ter agora. Eu já disse antes: minha hipótese é que, pra gente que não tem filhos, o tempo não passa, ou pelo menos a gente não sente o tempo passar. 
Quero dizer, o tempo passa voando, como pra todo mundo, mas quem tem filhos acompanha os guris crescendo, e a gente não tem esse parâmetro. Eu não me sinto muito diferente de dez anos ou mesmo vinte anos atrás. E pergunta pro maridão, que em setembro celebra outro número redondo (60!), se ele se sente sexagenário? Ele nem nota!
Meu papi tinha 43 anos quando eu
nasci, em 1967. Amanhã ele
faria 93 anos
Já me falaram que 60 é o novo 50, que 50 é o novo 40, essas coisas. Sei lá. Minha vida é ótima, e é por isso que gostaria de viver muito ainda. Mas talvez todos nós já nasçamos com um prazo de validade, e pode ser que o que gente faz ou deixa de fazer afete pouco esse prazo. Nenhum dos meus avós está vivo há décadas (creio que nenhum chegou aos 80), meu amado pai morreu jovem, aos 68, a única tia que tenho que viveu um monte morreu mês passado, com 97. Minha única esperança é a minha mãe, que continua com excelente saúde aos 82. 
Mas, calculando tudo, se eu chegar aos 75, eu fico feliz. Ok, quando eu tiver 70 e poucos a gente volta a conversar -- tenho certeza que vou mudar de discurso. Mas ainda acho que tenho um quartinho de século pela frente (e espero que o maridão também, porque queremos ficar juntos até o fim dos nossos tempos). 
Cortando o bolo no domingo
Celebramos meu aniversário discretamente, pra variar, neste domingo, com uma torta de chocolate (receita aqui) e outra de frango, não nessa ordem. E depois fui trabalhar, que tinha uma palestra. Esta semana dou um minicurso de quatro horas no Curta o Gênero e outra palestra na Psicologia de uma faculdade particular em Fortaleza (elas pediram pra falar de algum filme com violência contra a mulher, eu sugeri falarmos da incrível série Big Little Lies, elas toparam), além de todas as aulas, reuniões e entrevistas de sempre. Está sendo uma semana puxada...
Um lindo vaso redondo
Pros mascutrolls e haters reaças de plantão, eles já devem ter visto que não adianta colocar meu nome na boca do sapo, porque sou uma versão melhorada do "vaso ruim não quebra" (eu sou vaso bom). Estou bem de saúde, melhor que há dois anos. Aliás, minha saúde sempre foi boa. Conto nos dedos de uma mão quantas vezes tive que faltar ao trabalho por motivo de doença desde que comecei a labutar (aos 18 anos). 
Lógico que, com o avanço da idade, o ideal é não facilitar. Quero chegar aos 55 melhor que agora. Pra isso, preciso me exercitar. Minha alimentação melhorou muito (tomo suco verde todos os dias e aumentei o consumo de legumes), mas continuo dependente do meu único vício, chocolate. Bom, eu sei o que fazer. Agora é só fazer. 
Toda a querida equipe aqui em casa
em janeiro
Deixo vocês com um documentário realizado pelo estudante de cinema da UFC Jairlos Marques. Ele e sua equipe me entrevistaram no início de janeiro, e o filme ficou pronto agora. 
E olha que louco: nesses 50 anos, quase uma década eu dediquei a este bloguinho. Em janeiro do ano que vem ele faz 10 anos -- que, em termos cibernéticos, é uma eternidade. 

60 comentários:

Patrick disse...

Parabéns Lola e muitos anos de vida e blogue pela frente! :)

Anônimo disse...

Blogueira anencéfala, pode ter certeza que a sociedade Brasileira vai comemorar muito mais o seu enterro que esse seu infeliz aniversário. Vc é uma afronta à família e à sociedade de bem deste País. O que tem de bom esses 50 anos? Que vc está mais perto do seu fim. Só isso.

Samira B disse...

Parabéns, Lola!!! Muitos anos de vida e muitas felicidades para vc!!

Anônimo disse...

Que bom! Agora vc vai viver sua velhice no seu País de origem né, e dar um tempo para nós, Brasileiros, vivermos em paz sem sua presença em nosso País? Já está com as passagens - só de ida- compradas? Vai pra Argg gentina e não volte mais!

Valéria Fernandes disse...

Felicidades, Lola! :)

Anônimo disse...

parabéns lola, tb já tive uma professora de língua portuguesa feminista e formidável igual a vc

tudo de bom pra ti

Alan Alriga disse...

Parabéns Lola e que você viva mais 100 anos, que hoje sejá um dia muito especial para você :)

mh disse...

Parabéns, Lola!
Vida longa, "ativistando", com muitas alegrias, viagens e escritos são os meus desejos.

Deborah Maugeri disse...

Feliz aniversário Lola! Sou muito grata pela sua vida, vc deu liberdade a muitas. Vc fez e faz toda diferença! Que venha mais meio século! :)

Anônimo disse...

Parabéns Lola. Nunca esqueça que a grande maioria de nós, suas(seus) leitorxs, aprendemos muito com você e reconhecemos seu valor como ser humano. Continue sua vida e suas atividades com força, motivação e saúde. Estamos com você, sempre! Muitas felicidades!!!
Charle

Gandalf disse...

Parabéns Lola! Tudo de bom para você e para o maridão, que venha mais meio século com muita saúde e felicidade. Saiba que você faz a diferença na vida de muitas pessoas todos os dias! (na vida dos que te amam ou odeiam) continue do jeitinho que você é!
-------------
Em resposta a um dos comentários acima... Não sei, mas me parece um pouco contraditório uma pessoa que se diz "de bem" desejar o mal e tudo de ruim para uma pessoa aleatória dona de um blog na internet, e como se não bastasse postar para todo mundo ver o quão podre você é por dentro <3
------------------
Feliz aniversário mais uma vez, continue firme (e com o blog claro) não dando ouvidos para essas pessoas "de bem".

Unknown disse...

Parabéns Lola, graças a você hj eu me considero feminista. seu bloguinho é de suma importância para o feminismo nacional. muitas felicidades e muitos anos de vida, pq vc merece. e que como presente de aniversário você ganhe a prisão dos mascus que te perseguem. beijoss

Noêmia Cristina disse...

Lola você também é viciada em produtos de origem animal, caso contrário já seria vegana.

Te desafio a banir ovos e queijos animais da sua dieta!

Anônimo disse...

50 anos infernizando a vida das famílias Brasileiras decentes. Já chega né Argentina mentirosa obesa mórbida.

Anônimo disse...

Feliz aniversário, Lola!
Saiba que admiro muitíssimo seu jeito de levar a vida, com simplicidade, acreditando no melhor do ser humano, mesmo ja tendo visto e passado por coisas tão ruins.
Que suas próximas décadas de vida sejam formidáveis, ao lado dos seus, e com você se realizando a cada dia.
Toda felicidade do mundo para pessoas como vc.

Alícia

lola aronovich disse...

Obrigada por todo o carinho, pessoal!


Anon das 14:43, eu acho que só comecei a infernizar a vida das famílias brasileiras decentes com uns 8 anos, por aí. Então são apenas 42 anos cumprindo essa missão. E obesa mórbida eu só fui ser depois dos 40, acho. Então são apenas 10 anos dessa categoria. Quanto a ser mentirosa... Eu acho que já menti quando era criança e adolescente, mas faz muuuitos anos que não minto. Portanto, seus cálculos estão todos errados. E moro no Brasil há 46 anos, sou naturalizada... Sou considerada e me considero brasileira, com muito orgulho. Não é sua ridícula xenofobia que muda isso.


Noêmia, não estou preparada pra ser vegetarina, muito menos vegana. Ainda gosto muito de carne. E ovos e queijos, adoro. Quem sabe um dia...

Tatiana disse...

Parabéns Lola
Você é sensacional! Muito amor e muitos anos de vida para vc.
Bjo

Anônimo disse...

Nao precisa virar vegana, lola, mas reduzir os dias de consumo de carne durante a semana vai fazer um bem danado pra vc e pro planeta. tem tanta receita vegetariana deliciosa, a gente quando para com carne descobre tantos novos sabores que chega a ser fácil <3

alícia

titia disse...

Parabéns Lola! Feliz aniversário e muitos anos de vida!

Anônimo disse...

Querida Lola, parabéns pelo seu dia. Espero que ele tenha sido excepcional, como mereces. Desejo tudo de melhor para ti. Que os trolls e haters largem do teu pé e que sigas com disposição para manter a luta. Sinta-se fortemente abraçada ;)

Unknown disse...

Feliz aniversário Lola
Que você tenha muitos anos pela frente (~* w *~)

claudiadansdias@hotmail.com disse...

Lola! Feliz aniversário!
Muitas felicidades, alegrias, saúde e que você continue a ser esta super hiper mega guerreira! beijos! :D

Silvio Cunha Pereira disse...

Eu amo tanto essa mulher! E, quanto mais o tempo passa mais eu me admiro em ver como ela se torna cada dia mais forte. Taí alguém que se alimenta da vida. Acho que a Lola é a identidade secreta de algum super-herói!
Felicidades minha linda. Te amo muito.

Anônimo disse...

Mais uma pérola feminista: afirmar que a indivídua é Argentina, sendo isso a mais pura verdade, pois a indivídua realmente nasceu naquele país, é "xenofobia".

É como afirmar que um Americano é um americano pois nasceu nos EUA é "xenofobia".

Ah, vão pra PQP com esse vitimismo imbecil de vcs!!

Anônimo disse...

16:42 babaca, não se faça de idiota, tá aparecendo um mascu, a sua xenofobia irritante tá em vc mandar ela ir pra argentina, sendo q ela é BRASILEIRA, seu idiotinha

lola aronovich disse...

Anon totalmente energúmeno das 16:42, a xenofobia não está em dizer que alguém é argentina. É querer expulsá-la do país que adotou (no caso, o Brasil). É negar-lhe a cidadania brasileira (que é minha desde 97). Felizmente não são vcs que concedem cidadania a alguém. Entende? Gritar "Volta pra Argentina!" é xenofobia. Acho que vc entende e só está se fazendo de otário.



Ah, Silvinho, minha paixão! Te amo, meu lindo!

JULIANA disse...

LOLA Um feliz aniversário, desejo que você tenha tanta felicidade e alegria na vida quanto desejar!
Pessoas como você que nos fazem acreditar que o ser humano ainda tem jeito!
Mil beijos de sua fã, admiradora e saiba que quando eu crescer, quero ser igual a você!
Muita saúde, paz, prosperidade e amor na sua vida hoje e sempre, e que você tenha muuuuuuuuuuuuuuitos anos de vida!

Anônimo disse...

Minha linda.Te desejo saúde,paz,amor e luz muita luz no seu caminho.Você faz a diferença em um mundo com tanta truculência e dasamor.Parabéns!Bjos!

pp disse...

Lolinha querida, te desejo tudo de melhor! Parabéns!!!

Mandy disse...

Parabéns Lola! Lindo, você e o maridao!

Nelia disse...

Parabéns Lola querida!
Fico feliz em saber que somos do mesmo signo, embora não acredite nisso de astrologia. Mas é uma desculpa para inventarmos uma conexão.
Continue firme e forte e Tamo juntas!
Beijão

André Luiz disse...

Parabéns Lola, não só pela data, mas também pelo blog que, embora conheça há pouco tempo, já curto de montão.
Saúde e muita paz em sua (que assim seja) longa vida.

Anônimo disse...



Parabéns Lola sou sua fã

Anônimo disse...

Lola mais que querida!
Feliz aniversário ! Desejo que vc ultrapasse muito mais que 75 com muita saúde, luta, amor e alegrias mil e infinitas!!
Admiração e carinho sempre,

Natali.

A. disse...

Lola, eu te desejo tudo de bom, muita saúde, alegria, que até os 90, pelo menos, você continue essa pessoa linda que você é, e que mudou a vida de tanta gente. Eu não tenho dúvida de que o feminismo hoje, no Brasil, tem a força que tem muito por sua responsabilidade e deste lindo bloguinho, que eu sigo há tantos anos, quase desde o início.Você é responsável pela mudança da mentalidade de muita gente, e eu só tenho a agradecer.
Muitas felicidades para você, Lola, e muitos, muitos anos para aproveitar a vida.

donadio disse...

Parabéns, Lola!

Anônimo disse...

Felicidades Lola!!! Tudo de maravilhoso e que venham mais 50 anos (mascusfree de preferência) =D

Jane Doe

Anônimo disse...

Lola vasculando blog de mascus. Vi uma bizarrice pior que de custume Esse Migtow

oque voce acha do MGTow homens livres e independentes, os mascus que adotara uma tendencia "realista"

Tem uns idiotas que faz ate vasectomia

De uma opiniaõ

Bela Campoi disse...

Lola, querida, feliz aniversário: muita saúde e paciência para continuar nos contemplando com suas ideias e suportando esse hospício que se transformou a rede. Você nos inspira e fortalece! Não tenho comentado, mas te acesso diariamente! Tim-tim, querida!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu aniversário, Lolinha !
Que sua caminhada seja cada vez mais linda, inspirando pessoas, demonstrando toda sua força e motivando-as cada vez mais ! Saiba que seu blog é de suma importância para nós ! Ah, e desejo de coração que todos os seus sonhos enumerados no post se realizem !

Um abração !

A.A.

Anônimo disse...

Lola, feliz aniversário! Muita saúde, paz e amor para você e o maridão. Você é inspiração para muitas pessoas, obrigada por seu blog . Felicidades !

Anônimo disse...

Parabéns Lola, muitos anos de vida. Você é uma das criaturas que Deus trouxe a terra para iluminar o mundo. Seu pai, onde estiver, deve ter muito orgulho de vc.

Anônimo disse...

Ia esquecendo o mais importante> seja feliz, sempre.

Claire disse...

Feliz aniversário atrasado, Dolores. Muita saúde pra você, paz, muitos anos de vida, desejo que continue sendo essa pessoa maravilhosa que é. Mil beijos!!

Anônimo disse...

Parabéns Lola! Agradeço-te pelo blog, que é muito importante para mim e para tantas outras pessoas.

DiLuaa disse...

Parabéns Lola! Muita saúde e paz pra vc! Que você possa continuar iluminando a blogosfera brasileira por muito mais tempo e, principalmente, continuar fora dela sendo essa pessoa incrível e maravilhosa e admirável que tanta gente (como eu) se espelha! Não sou de comentar, mas acompanho seu blog há anos e torço demais para que a saga dos últimos tempos acabe. Além de achar incrível sua maturidade em lidar com tudo isso. Provavelmente vc ser esse ser super de boa e com tanto amor em sua volta. Ainda sim, desejar coisas boas nunca é demais, então: felicidades agora é sempre!

Maria Caladora disse...

Parabéns atrasado Lola,tudo de melhor pra você e,espero que venham mais cinquenta anos da sua presença na Terra e que você continue sendo essa mulher tão admirada e humana que faz com esse blog um trabalho muito importante de dar vários tapas na cara do patriarcado e que ensina a tantas mulheres a não naturalizarem os machismos que sofremos. É um grande prazer te ler.

Embora nunca comente, leio o blog desde 2012 e desejo que quando ele continue no ar no dia que completar vinte anos,ele é excelente.

Quanto aos trolls e haters,nem precisa responder,está todo mundo vendo o quanto eles são patéticos,desrespeitosos,tristes e totalmente miseráveis de virem aqui em pleno aniversário de uma pessoa deixar mensagens tão carregadas de ódio,desrespeito e mal educadas. Só isso já mostra o quanto essas pessoas são mesquinhas,desequilibradas,pequenas e dignas de pena, eles nunca receberão todo esse carinho que você recebe e merece.

Anônimo disse...

50 anos dedicados ao comunismo. Parabéns

Anônimo disse...

Agora ela vem aqui e apaga essa mensagem ou faz alguma ironia negando que seja comunista (no dia seguinte posta um texto de homenagem a Fidel Castro)

Anônimo disse...

Tem gente mais pau no cu que esses tal de veganos?

Eu te desafio a encontrar alguém.

N. disse...

Alicia, você já é vegana? Toma o suplemento b12? Sou ovo lacto vegetariana, mas quero ser vegana, mas tenho o problema de n gostar de frutas, tenho q me acostumar primeiro pra largar os laticínios.
Gosto de leite de soja, tentei fazer um queijo vegano de batata e ficou uma coisa horrorosa kkk n vejo muito sentido em "queijo" e "carne" vegana pq nem de longe vai lembrar queijo e carne.
Tentei o leite de linhaça, q coisa nojenta! Meio gosmento e a mulher q passou a receita disse q era delicioso e q era pra engolir aquilo sem açúcar, sem condição. Batido com fruta e açúcar fica bonzinho.

Emile disse...

Parabéns Lola!!!

Muitas felicidades, saúde e sucesso. Espero que tu ainda tenhas muitos e muitos anos de vida.

Abraços

Anônimo disse...

Não sou vegana porque, embora na minha casa eu não consuma nada de origem animal (e tente comprar produtos de limpeza tbm vegans, embora nem sempre consiga), eu ainda uso sapatos de couro, por exemplo, ou maquiagem de marcas não veganas.

Fora de casa, quando vou jantar na casa de amigos, tbm abro exceções com as receitas, consumindo queijo leite e ovos. Tentei não fazer isso mas o preço social a se pagar é mto alto: um dia alguém fez um shimeji na manteiga pra mim, sem sequer passar pela cabeça da pessoa que veganos não comem manteiga, mas foi de tão bom coração que... eu comi. A partir daí passei a ser tolerante socialmente com isso fora de casa e as pessoas são mto tranquilas.

Não suplemento nada, porque não deu alterações no meu exame. Mais difícil que largar a carne (que AMO de paixão e sinto a maior falta), foi largar o leite com nescau de manhã, mas tamo aí, firme e forte rs.

Aqui no brasil é extremamente difícil ser vegano, ainda temos mto poucas opções mas pretendo seguir por esse caminho quando ganhar mais e tiver mais tempo livre.

Alícia

Alessa disse...

Parabéns Lola! Felicidades hoje e nos próximos 50 anos de existência! Você é simplesmente maravilhosa!

Anônimo disse...

Parabéns querida!! Que venhamos mais muitos e cada vez mais felizes!!

Aê, Silvão, mandou bem :De

gabs

Escalas do cotidiano disse...

Parabéns. Você é uma inspiração.

Denise disse...

Parabéns, Lola! Que vc continue sendo essa pessoa iluminada por muitas décadas mais, e nos brinde com seus textos por muito tempo (o quanto vc aguentar, claro, porque sei que não é fácil sua luta diária).

Que a vida te retribua em dobro todo o amor e paz que vc distribui diariamente!

Beijos

Marcia disse...

Maravilhosa! Lindona, muitas, mas muitas felicidades! Te guardo no coração e espero que muitas coisas boas te aconteçam, parabéns.

natalia disse...

Parabéns Lola. Também já entrei nos 50. Vou fazer 53 no fim do ano e me sinto ótima.

Um forte abraço.

Anônimo disse...

Pode parecer loucura o que vou dizer, mas eu ñ sei como esses caras que te perseguem ainda ñ pagaram algum bruxo, feiticeiro, alguém que mexa com magia negra pra te matar. Ñ te desejo mal, pelo contrário, te admiro, pois eu nunca conseguiria manter um blog ainda mais sendo tão perseguida como vc foi.
Tem q ter força, muita coragem, parabéns! Muitos deles chamam os ´esquerdistas´ de vitimistas, mas quem sempre ataca vc e ñ aceita contrariação, são esses caras. Força!