terça-feira, 9 de abril de 2013

GAROTAS EM AÇÃO

Pessoas queridas, estou sem tempo nenhum hoje, então decidi traduzir um manifesto bem curtinho do Girls Get Busy, e já comecei mal, porque não consegui pensar num termo melhor que "garotas em ação". É bem genérico, mas concordo com as ideias.

Manifesto das Garotas em Ação (Girls Get Busy)
Apoie e motive uma a outra.
Trate o tédio e depressão com criatividade: comece uma banda, faça um zine, crie arte.
Eduque-se: leia livros e teorias feministas.
Não deixe que a inveja prejudique amizades potenciais com outras mulheres: promova amor entre meninas.
Seja você mesma: ame sua mente, corpo e alma -– não tenha medo de ser um indivíduo.
Apoie organizações feministas: se voluntarie para ajudar, vá a protestos e reuniões.
Não generalize todos os homens: eles também podem ser prejudicados pelo sexismo, e podem ser feministas.
Confie na sua própria sexualidade.
Não siga as expectativas erradas da sociedade: viva sua própria vida.
Acredite que você pode alcançar o que quiser e não pare de sonhar.
Seja positiva e mente aberta.

15 comentários:

Barbara O. disse...

não seria melhor "seja otimista" ao invés de "positiva"?

Rê_Ayla disse...

post de revista capricho né...

Anônimo disse...

"Não deixe que a inveja prejudique amizades potenciais com outras mulheres: promova amor entre meninas."

Compreendo a necessidade dessa dica. Afinal, amizade de mulher é assim, vazia e sempre esbarrando na inveja e competição.

Anônimo disse...

Lola, por favor, não libere esse comentário.

Faz 31 dias que estou em dieta comendo menos de 500 kcal por dia. Isso pq no dia 17 vou encontrar uma pessoa que eu tenho postergado por tanto tempo... por achar que estou gorda.

Hoje pela manhã eu desmaiei em casa, mas acharam que eu estava cochilando. Eu não contei à ninguém.

Alguém disse que parece post da Capricho, mas quando eu li "Seja você mesma: ame sua mente, corpo e alma -– não tenha medo de ser um indivíduo." eu comecei a chorar aqui na minha mesa de trabalho. Pq eu tenho muito medo de ser um indivíduo aquém de qualquer expectativa.

Me dói "ter" que me voltar para anorexia, para achar que somente gostarão de mim se eu for magra. Mas acho que não sei viver a vida de outra forma. Dói.

De qualquer maneira, obrigada por ter colocado isso. Não sei o que fazer, mas é como se eu tivesse ganhado um colinho por alguns segundos. É como se tivessem tirado o mundo da minhas costas por alguns momentos.

Obrigada, Lola.

lola aronovich disse...

Querida, vou liberar porque o comentário é anônimo mesmo. E porque vc mostra que mesmo umas mensagens meio "Capricho" podem ajudar às vezes. Mas, por favor, saia dessa! Procure ajuda JÁ, antes que seja tarde demais. Anorexia é algo perigosíssimo e que atinge muita gente (90% mulheres).
Tenho alguns posts que talvez te ajudem, ok? Fique bem!
http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/05/comece-uma-revolucao-ame-o-seu-corpo.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2009/11/curas-milagrosas-para-defeitos.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/03/tenha-uma-imagem-positiva-do-seu-corpo.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2008/09/como-pode-um-pierce-brosnan-viver-com.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2008/04/somos-nacos-de-carne-num-aougue.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2011/09/guest-post-conheco-o-sistema-mas-me.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2011/02/guest-post-fugindo-do-cliche-que.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/02/sou-feia-como-me-aceitar.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2011/08/maior-crueldade-e-que-gente-aprende-se.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2011/10/tenho-tanta-inveja-da-beleza-da-gisele.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/03/ninguem-vai-invadir-minha-praia.html

Essas mulheres foram bullied pelo corpo que têm, e veja como elas responderam:

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/08/tenho-uma-halterofilista-de-18-anos.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2011/09/gordinha-ataca-marca-cretina.html

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/10/mire-se-no-exemplo-desta-ancora-de-tv_4.html

Julia disse...

Anon 18:26, isso é que o vc queria que fosse, seu invejoso.

Cora disse...


gente,

o mito da inveja feminina é igual ao mito da racionalidade masculina. se homens fossem racionais e frios como dizem q são, e não guiados pela emoção, mulheres não sofreriam na mão de homens há milênios. homens são completamente emocionais (e a necessidade de ter controle absoluto da mulher demonstra isso). a maior parte dos homens não sabe lidar com a rejeição, mesmo qdo não estão emocionalmente envolvidos com a mulher!! homens querem destruir, até fisicamente, a mulher q o machucou ou q o fez sofrer de alguma forma. não basta brigar, discutir, sofrer um tanto e bola pra frente. não! para alguns homens, a mulher tem q desaparecer fisicamente da face da terra, só assim eles superam o problema. isso é racional?

homens são cruéis qdo competem com outros homens (e com mulheres) no trabalho ou em qualquer situação. eles manobram, chantageiam, sabotam, fazem intrigas... td pra deixar um concorrente mal e sair bem na fita!!

da mesma forma a inveja feminina é mito. mulheres se ajudam e se ajudaram desde sempre, especialmente quando as relações sociais eram mais coletivas e menos individualistas. as mulheres sempre se juntam pra resolver problemas umas das outras.

ser invejoso, rancoroso, sentir raiva, odiar são emoções negativas q se manifestam em todos os seres humanos, homens e mulheres e nós aprendemos a lidar com elas, controlando-as.

e claro, como vivemos uma sociedade masculina, tds as emoções positivas são masculinas e tds as emoções negativas são femininas.

quer demonstração mais clara de problemas emocionais q isso?

como sou eu q faço as regras, pego td de bom e associo com o meu gênero e td de ruim e associo com o outro. muito racional, né?

eu só não acho isso mais engraçado, pq esse arranjo fodeu (e fode até hj) com a vida da mulher. é aquela história do dono da bola, q só a empresta se o jogo for do jeito dele, do contrário, fica emburrado!!

Mary disse...

Muito bem, aonde vamos com toda essa tralha? Esse amontado de lugares-comuns, essa trolha toda, "fala isto, seja aquilo, apoie isto, não apoie aquilo, seja assim, seja assado..."! Me deixe em paz! Permita - Deus permita! - que eu decida o que fazer sem precisar da listagem de "orientações", de "cabeça-feita". Sou maior de idade - faz tempo - pago meus impostos, sou contra o governo e a favor da oposição (sempre!). Me deixe em paz! Vou tomar minhas próprias decisões sem precisar da pitonisa de Éfeso (ou de Delfos, sei lá!).
Me deixa em paz! Me deixa ser eu mesma, vacinada, registrada, atuante e com vontade viver, de acertar e de errar. Fica com Deus (e eu também)...

Anônimo disse...

Lola, off topic.
Descobri que um amigo está flertando com os mascus. Tão inteligente e esclarecido... Nunca imaginaria. Tentei dar um contraponto, espero que ele tenha ouvido alguma coisa, que pense um pouco no assunto.
Antes disso, já tinha bloqueado um antigo colega de colégio no facebook, também inteligente, quando falou em "meter a real".
Isso é uma praga!!!

Julia disse...

Obrigada, Cora. Sempre perfeita.


Anônimo disse...

"o mito da inveja feminina é igual ao mito da racionalidade masculina. se homens fossem racionais e frios como dizem q são, e não guiados pela emoção, mulheres não sofreriam na mão de homens há milênios. homens são completamente emocionais (e a necessidade de ter controle absoluto da mulher demonstra isso). a maior parte dos homens não sabe lidar com a rejeição, mesmo qdo não estão emocionalmente envolvidos com a mulher!! homens querem destruir, até fisicamente, a mulher q o machucou ou q o fez sofrer de alguma forma. não basta brigar, discutir, sofrer um tanto e bola pra frente. não! para alguns homens, a mulher tem q desaparecer fisicamente da face da terra, só assim eles superam o problema. isso é racional?

homens são cruéis qdo competem com outros homens (e com mulheres) no trabalho ou em qualquer situação. eles manobram, chantageiam, sabotam, fazem intrigas... td pra deixar um concorrente mal e sair bem na fita!!"

Homens são o diabo na terra para você, heim?

Mirella disse...

09:32:

tanto quando as mulheres sentem inveja uma das outras.
Ou você não percebeu o exemplo no comentário?

Quando homens chantageiam, mentem, enganam, etc, isto não fica reduzido ao gênero deles. Enquanto se uma mulher fizer algo, é "coisa de mulher" e imediatamente a torna incapaz e torna todas as outras mulheres igualmente incapazes.
Exemplo: o seguro de automóveis é mais barato para mulheres, porque estatisticamente homens causam mais acidentes. Mas é a "mulher ao volante, perigo constante" que reverbera por aí.



Mas usar o cérebro deve ser um pouco difícil para você, mesmo, não está acostumado. E olha só, esta não é uma característica exclusiva dos homens em geral. Só de machistas limítrofes como você.

Marina P disse...

"Não deixe que a inveja prejudique amizades potenciais com outras mulheres: promova amor entre meninas."

Não gostei; parece fazer alusão àquela máxima segundo a qual mulheres não conseguem ser amigas de verdade porque sempre têm inveja uma da outra.

Bom ver que não fui só eu quem achou estranho.

Anônimo disse...

Toda vez q alguém diz q amizade feminina é falsa e vazia eu me lembro do caso da Eloá, onde a sua melhor amiga Nayara arriscou a própria vida p/ tentar salvar a da amiga, sendo até baleada por isso.
Se eu contasse a qtdde de homens que eu já vi "dando rasteira" nos brothers...

Anônimo disse...

Sem contar aquelas frases "isso mancha a imagem das mulheres", "ela está manchando a imagem das mulheres", "por isso mulheres não são respeitadas".

Sempre quando uma mulher faz uma cagada, ou mesmo quando não faz, mas aquele grupinho acha que fez, isso serve de justificativa pra "sujar a imagem" de todas as pessoas do gênero feminino do planeta.

Isso nunca se aplica a homens.