sábado, 29 de setembro de 2012

VAMOS VOTAR EM MULHERES

Num outro post, eu falei da importância que é a gente ter muito mais mulheres na política. Só pra lembrar, o Brasil ostenta a vergonhosa 141a posição num ranking de 188 países no quesito mulheres no poder. Domingo que vem iremos às urnas, e vamos fazer um esforço para votar em candidatas de esquerda que representem a nossa luta. Hoje publico dois textos de candidatas.

É com muita satisfação que compartilhamos com as leitoras do blog feminista Escreva, Lola, Escreva as propostas da nossa candidata Silvia Ferraro, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), para a prefeitura da cidade de Campinas, em SP. Silvia é a única candidata mulher às eleições municipais: uma candidata trabalhadora, feminista e socialista.
Em Campinas, as trabalhadoras enfrentam inúmeras dificuldades. A falta de creches é um exemplo: estima-se que Campinas possui hoje 80 mil crianças em idade de educação infantil. Porém, apenas 30 mil estão matriculadas em creches, sendo a maioria destas viabilizadas por meio de Parcerias Público-Privadas, as chamadas “Naves-Mães”, que são de baixa qualidade e não asseguram o direito das trabalhadoras à vaga nessas unidades.
Além disso, mesmo nestas creches ativas na cidade, existe uma fila de espera de 6.400 crianças. Outro exemplo dramático: em uma cidade com uma população de mais de 1 milhão de habitantes majoritariamente feminina, as mulheres que sofrem violência de todos os tipos contam apenas com uma Delegacia da Mulher. No ano de 2011, foram registrados inúmeros casos de estupros, o que fez com que muitas campineiras saíssem às ruas na Marcha das Vadias. O que o governo local fez? Nada. Na contramão disso, em seu programa Silvia tem destacado a importância de ampliar o sistema de proteção à mulher (como as casas abrigo), bem como punir efetivamente os agressores. Diante disso, o PSTU participa ativamente dessas iniciativas de luta das mulheres na cidade.
O governo dos poderosos e corruptos incentiva a violência contra a mulher e contribui para a morte de centenas de mulheres todos os anos em virtude de abortos clandestinos (essa já está entre 2º e 3º lugar como causa das mortes maternas). Sobre isso, no primeiro semestre de 2012 teve repercussão na mídia de Campinas uma carta do Arcebispo Metropolitano aos fiéis católicos em que recomendava o voto naqueles candidatos que “defendem a vida”, o que, na concepção da Igreja, quer dizer: naqueles que não são favoráveis à descriminalização do aborto. Silvia se pronunciou:
“É impressionante como a hipocrisia impera entre os candidatos. Fui a única candidata a defender a descriminalização do aborto como uma questão fundamental de saúde pública! No Brasil, são estimados 1 milhão e 400 mil abortos feitos por ano. Uma em cada mil mulheres morre em consequência das condições inadequadas. Das que sobrevivem, milhares ficam com sequelas. As mulheres que morrem são as pobres que não têm condições de pagar caríssimo em clínicas clandestinas. Devemos defender a vida das mulheres que continuam morrendo e a Igreja deve parar de ser hipócrita ao proibir o uso de preservativos e de anti-concepcionais. Devemos defender a educação sexual nas escolas, o acesso a todos os métodos contraceptivos. Anticoncepcionais para não engravidar e aborto legal e seguro para não morrer! Esta é a única posição de quem defende a vida sem hipocrisia!”
O programa feminista e socialista de Silvia inclui também a luta contra a opressão aos LGBTs. Por isso, defende a criminalização da homofobia; e a distribuição de um kit anti-homofobia para combater a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis nas escolas.
O PSTU acredita que a pauta das mulheres é parte fundamental de qualquer programa que pretende enfrentar radicalmente o atual sistema, capitalista, em que a exploração de centenas de milhares de trabalhadoras alimenta todos os dias o lucro de poucos. Para nós, não é secundário falar dos temas que afligem a vida das mulheres, ao contrário, acreditamos que cada passo que se avança na luta por seus direitos é uma conquista de valor incalculável para a classe trabalhadora em geral. Uma nova sociedade não poderá surgir sem que nela as mulheres possam viver livremente, amar livremente, sonhar livremente.
Aqui em Fortaleza os conservadores também estão fazendo campanha para que a população não vote em quem defende a criminalização do aborto (que é um código para valores que não ficam só nisso). Aqui eu já decidi: pra vereadora, votarei em Sonia Braga (não a que vocês estão pensando), do PT-CE (13222). Acho que mudei de ideia (vejam o PS abaixo).
Em Curitiba, uma ótima opção para vereadora, além da Xênia Mello (PSOL-PR, 50069) é a Juliana (PT-PR). 
Ela me enviou a apresentação da fanpage dela no Facebook: "Juliana Souza, 24 anos, é assessora da Secretaria de Formação Sindical da CUT, formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Integrou a companhia SUBJÉTIL como atriz e produtora e sempre participou dos movimentos sociais, foi representante discente no Colegiado da faculdade, participa da direção da Juventude do Partido dos Trabalhadores no Paraná e atua nos movimentos de mulheres e LGBT. 
Na CUT trabalhou no projeto Formação para Formadoras, na divulgação da Lei Maria da Penha e no combate à violência contra a mulher. Atualmente desenvolve cursos de formação sindical, que resgata a história de luta e conquistas da classe trabalhadora. É locutora da Rádio Parada Lésbica nas segundas à noite, blogueira e militante das causas das Mulheres, LGBT, Cultura e Juventude".
Ela também me mandou algumas artes que faz junto com sua esposa. Tudo é feito por elas, já que "a campanha é jovem, feminista, LGBT e sem verbas". Ela também tem um blog

E vocês, já têm suas candidatas?  
P.S.: Que horror, gente! Estava falando com uma leitora no twitter e ela me disse que foi a um site tentar encontrar uma candidata com seu perfil, e o site recomendou Isabel Carneiro (PSOL-CE, 50555). A leitora me perguntou se eu já tinha ouvido falar nela, e eu respondi que o nome me soava familiar. Dã! É claro que o nome é familiar! Eu a conheci ontem, no debate sobre aborto! Ela é bem novinha, totalmente feminista, e fala super bem. Não sabia que ela era candidata. Meu voto pra vereadora é dela.

59 comentários:

Sara disse...

Aqui eu e minhas filhas ja discutimos esse assunto e elas tb concordaram q vamos votar no PSTU, pois é o único partido com mais participação e propostas q atendem ao feminismo, nem tudo o q esse partido propõe atende aos meus anseios, mas pelo menos é o q mais se aproxima, sendo realista é obvio que não chegarão a um segundo turno, mas gostaria que essas mulheres ganhassem força politica sendo bem votadas.
Na possibilidade de haver segundo turno aqui na capital de São Paulo, vou votar no candidato q mais se aproxime das propostas feministas.

Anônimo disse...

Lola vc virou cabo eleitoral?

Tatiana McAlister Leal disse...

Lola, acho importante ressaltar que não é simplesmente votar em mulheres, mas pesquisar suas propostas (você deixou isso bem claro no post, mas há quem só dê atenção ao título e interprete de outra forma). Existem mulheres na política tão machistas quanto os homens, é bom ficar de olho. Infelizmente o machismo entre as mulheres ainda é muito forte no Brasil.

Carlos disse...

Mulher não vota em mulher, pelos motivos que digitei no comentário num post anterior que falava no assunto.

Pelo jeito vocês não sabem do "fenômeno" que acontecerá aqui em porto alegre... antes de começar as propagandas eleitorais, manuela e fortunati estavam empatados tecnicamente nas intenções de voto para a prefeitura de porto alegre e com a manuela "ganhando" no 2º turno contra todos candidatos concorrentes... chegou momento que a manuela estava a frente do fortunati nas pesquisas... e o que aconteceu? Tenho certeza que as próprias mulheres começaram a declarar voto no fortunati para boicotarem a manuela, nas eleições fortunati tem grandes chances de GANHAR no 1º turno.

Imagina se as mulheres irão votar numa mulher? Mais ainda ela sendo bonita como a manuela...

Patty Kirsche disse...

Eu voto em Guarulhos. aqui não tem candidata a prefeitura, mas vou votar no candidato Joel Paradella 16 do PSTU, cuja vice é Claudia Souza. Não tem como negar, o programa do PSTU é o único que menciona políticas para mulheres. Por mais que não tenham chance de serem eleitos. :( E vou escolher ainda uma candidata a vereadora de acordo com as informações que encontrar. É ruim, não temos informações. As emissoras de TV só passam propaganda da capital. Não deveria ser assim.

Beatriz nunes oliveira disse...

Lola eu te mandei um e-mail,vc já leu?se não, por favor eu preciso muito de sua ajuda meu nome é Beatriz te adicionei hoje.

Anônimo disse...

Eu voto em Curitba, provavelmente será a Alzimara para prefeita e a Xenia para vereadora. Só estou analisando ainda porque aqui a coisa é feia, tem esse ratinho que está na frente, preciso decidir se não vale a pena votar no Fruet...mas é pouco provável.
Leila

x disse...

A Lola quer mais candidatos de esquerda, sendo que candidatos de esquerda defendem maior inserção estatal na sociedade e economia. O Estado não perdoa, Lola. Dá com uma mão e tira com outra mão e dois pés. Você quer maior estado pra cercear nossos direitos individuais e maior arrecadação de impostos, que serão usados pra causas socialistas inuteis e corrupção. Se defendesse menor inserção estatal, o aborto já estaria liberado, bem como outras coisas como casamento homossexual etc.

Cada um tem o que merece, devia pensar bem antes de manipular suas leitoras. Há consequências.

Anônimo disse...

hahahahahahahaha...

olha só Lola, tem gente que já tá ficando desesperada!!

dá pra sentir o cheiro do medo daqui!

fico só imaginando a cara de pavor.

hauhhuahahhauahahuahauha...

Anônimo disse...

ôÔ aronovixi, vc ta recebendo quanto do partidão ? o que eles te prometeram ?

Anônimo disse...

vejam como a esquerda se utiliza de movimentos carismáticos para manipular os cidadãos alvos, e como e fácil para pessoas carismáticas como a Lola cooptar incautos.
Aprendam a pensar por si mesmos, ou outro fará isto por você !

Dri Alves disse...

Não disse no outro post mas tanto eu quando meu marido votaremos em uma mulher negra, estou com bastante esperanças de que ela vença, já que os outros 3 candidatos já foram prefeitos e não fizeram nada, ela tem uma proposta bastante coerente e tenho ouvido falar que é bastante competente.
Há 22 anos ela fundou uma associação de cultura negra aqui na minha cidade e desde então oferece opções para estudo, cursos, biblioteca e algumas prestações de serviços aos mais carentes.Pelo menos com essa minoria(maioria:P) eu sei que ela se preocupa , pesquisarei sobre as outras.

Jacqueline disse...

Pois bem, Lola, aqui em São Paulo a eleição tem se mostrado um tanto mais problemática com a ascensão conservadora dessa ditadura da "classe c": Celso Russomano. O cara é o capeta em pessoa e está disparado no pleito. Daí que não posso usar meu voto ideológico, pois é preciso levar alguém mais sensato para o segundo turno e, acredito, que deva ser o Haddad - bem melhor que o Serra.

Aliás, é por essas e por outras que eu peço que as eleitoras e os eleitores paulistanos deste blog considerem melhor seu voto para o maior cargo da prefeitura. A coisa tá feia e a candidatura do Russomano deve ser barrada.

Para vereadora sim, poderei usar meu voto ideológico. Ainda não decidi, mas vai ser uma candidata do PSTU.

lola aronovich disse...

Qual partidão, anônimo das 18:21? Porque só neste post eu recomendo candidatas do PT, PSTU e PC do B. No outro post sobre votar em mulheres recomendei voto na Manuela Ávila para prefeita de Porto Alegre, e ela é do PC do B. Então são pelo menos quatro partidos. Pois é, vcs mascus falam tanto em "feministas aparelhadas" e em como sou filiada ao PT e recebo dinheiro do governo pra escrever o blog que, a esta altura, eu já deveria estar rica! Enquanto isso, o único dinheirinho que eu recebo do blog vem do Submarino (sem dúvida um órgão estatal laranja) que, depois de umas mudanças, não tá dando nem cem reais por mês.
Mas nem tudo está perdido: algumas leitoras prometeram levar chocolate pra mim nas duas palestras em SP na semana que vem! Em Natal recebi brigadeiros, bombons e brownies de almas caridosas.
E vcs mascus, praticamente todos neonazistas, quanto o Bolsonaro tá dando pra que vcs o apoiem?

(P.S.: Como mascus têm sérios problemas de compreensão de texto, queria deixar claro que não sou filiada a partido nenhum, obrigada. Mas sempre votei na esquerda. E sempre que militei nas eleições, nunca ganhei um tostão. Quer dizer... Em 1985 eu fiz boca de urna pro FHC pra prefeito de SP (ele era + ou - de esquerda em 85 e só havia um turno, então tinha muito disso do voto útil, mas me arrependo mesmo assim. Deveria ter feito campanha pro Suplicy) e ganhei uma camiseta e um sanduíche. De resto, eu sou da época em que pra fazer campanha pro PT vc tinha que COMPRAR a estrelinha, bandeira e camiseta. Não só a gente não recebia nada, como ainda tinha que pagar. Bons tempos aqueles!

Paula disse...

Eu concordo com o Futuro Milhonário. Num país corrupto como o Brasil, deixar muito dinheiro nas mãos do governo é um tiro no pé.
.
E como já falaram, aqui tb tem muita mulher machista. Mesmo na esquerda.

Acho um erro vc dividir as pessoas assim, como se aqui fosse os EUA com os democratas e os republicanos.

Eu, politicamente, sou centro-direta. acho que escolas, hospitais etc devem ser publicos, mas acho que governos de esquerda estimulam os parasitas sociais.

Acho que valeria a pena vc ouvir o Daniel Fraga no YouTube. Eu estou longe de concordar com tudo que ele fala, mas é sempre bom ouvir opiniões diferentes das nossas, proferidas por mentes pensantes. Faz a gente pensar.

Lays, mãe e tudo o mais. disse...

Em Campinas está difícil de decidir. Assumo que vou votar PT, não por ser pró-Pochmann, mas por ser contra-Jonas Donizete, perfeito representante da direita retrógada. Para vereadora votarei na Mariana Conti, do PSOL.

O grande problema de Campinas é que existe muita, mas muita gente mesmo, com a mentalidade completamente atrasada, que adoraria que voltássemos aos tempos dos barões de café. Mulheres, inclusive. E mulheres candidatas, que assumem abertamente o discurso de "defesa da família e da moral". É assustador.

lola aronovich disse...

Oh, anônimo das 18:28, vcs mascus me consideram carismática?! Que meiguinhos! Agora só falta para de achar que minhas leitoras e leitores são incautos. Qualquer comentarista feminista de esquerda por aqui dá de cem em qualquer mascu... incluindo o velho injustiçado Prêmio Nobel Misoginia Gnóstica Nessahan Alita.


Paula, esse discurso tá muito em voga ultimamente. Isso de que as coisas que funcionam nos países ricos não funcionam no Brasil. por exemplo, "deixar muito dinheiro nas mãos do governo". Leia-se cobrar impostos, certo? Pois é, dá tão certo nos países escandinavos (mascus discordam, já que Suécia é o inferno na Terra), mas aqui não funciona... Já ouvi pessoas falarem isso do bolsa família (programa que foi copiado por Nova York), das cotas, do seguro desemprego, até da aposentadoria... Vc, o Futuro Milionário e outras pessoas de direita estão atrasadas. Todos os outros países veem o Brasil como "o país do futuro que finalmente chegou". E vcs seguem firmes na ideia que o Brasil é um atraso de vida. Atualizem-se.

Jéssica disse...

É perigoso deixar o dinheiro com o governo... Então vamos deixar ele com as grandes empresas privadas! Elas sim se importam com a gente!

lola aronovich disse...

Jacqueline, concordo contigo. Se eu votasse em SP eu votaria no Haddad. Infelizmente tem horas em que a gente precisa apelar pro voto útil. Senão teremos Russomano e Serra no segundo turno.


Carlos, pois é, mulher tanto não vota em mulher que dois dos três candidatos mais votados nas eleições presidenciais do ano passado eram mulheres. Devem ter sido vcs mascus que elegeram a Dilma, né?

Beatrice Pesarotto disse...

Lolinha vai fazer um post sobre a morte da Hebe? To muito triste com o acontecido );
Como mulher e feminista eu admiro/admirava demais a Hebe!
Continue com o trabalho fantástico Lola :*

Yamila disse...

Não entendo como uma prefeita poderá atuar de forma a descriminalizar o aborto, já que leis penais são exclusivas do Poder Legislativo Federal. É tanta besteira que sai da boca desse povo que dá vontade de chorar. Apoio a causa em sua totalidade, mas não aguento esses papos eleitoreiros de quinta categoria.

Anônimo disse...

Cheguei a conclusão que o tempo de tv de cada partido e essas pesquisas eleitorais são ótimas maneiras de se manipular votos, porque numa pesquisa que vi num jornal a intenção de voto pra prefeito condizia muito com o quanto o povo conhecia dos candidatos então os partidos de menor expressão (que geralmente são os com propostas mais "revolucionárias") são pouco votados porque a maioria da população pouco conhece deles. E com relação as pesquisas, tô pra dizer pra vocês que a maioria das pessoas não votam no candidato que querem e sim, no candidato menos pior entre os que tem chance de ganhar. Mas por que sabemos quem tem chance de ganhar? Por causa das pesquisas. Se elas não existissem, o voto seria mais "ideológico", claro que teríamos uma noção de quem tem boas chances, mas isso nem se compara com "o fortunati tá ganhando no 1º turno então tenho que votar na manuela ou no villaverde pra impedir isso".
Agora o problema é mudar essa situação .-.

B. disse...

Na minha cidade não tem candidata mulher à prefeita, e dentre as vereadoras não vi nenhuma com propostas feministas ou minimamente coerentes com o que eu penso, infelizmente.

Onde moro durante a semana (mas não voto lá) tem candido do PSTU, mas depois da palhaçada que esse partido fez na Marcha das Vadias lá (Londrina) acho eles apenas um bando de oportunistas querendo aparecer com causas sociais.

Sério, eles surgiram lá na hora, com todo o uniforme, as bandeiras e VÁRIOS FOTÓGRAFOS DO PARTIDO, como se a marcha fosse algo DELES, e não abaixaram nenhuma das milhares de vezes que foi pedido educadamente nem mesmo quando levaram vaia geral. Ali, naquela política de oportunismo que eu vi que não vou confiar nunca nesse partido também.

Só pra esclarecer, a marcha é apartidária e o PSTU não ajudou na organização de nada.

Ultimamente estou meio radical no "acabem com os partidos". Mas não vou com a cara de nenhum, simplesmente.

Leandro disse...

"Pois é, dá tão certo nos países escandinavos (mascus discordam, já que Suécia é o inferno na Terra), mas aqui não funciona" - Sim, claro. Se o Brasil elevar os impostos para quase 50% do PIB, nos transformaremos numa Suécia. Primeiro que já temos um das cargas tributárias mais altas do mundo, então se imposto enriquecesse país, o Brasil seria um país desenvolvido. Segundo, o que você não sabe é que os países escandinavos primeiro enriqueceram (o fato de não terem participado de nenhuma guerra ajudou bastante), e só depois adotaram um estado assistencialista. E com um detalhe inevitável: após essa adoção, a criação de riqueza estagnou. Terceiro, o que permite que a Suécia tenha uma das mais altas cargas tributárias do mundo e, ao mesmo tempo, se mantenha como um país moderno, com avanços moderados, é o fato de que a carga tributária não recai sobre o lucro e o capital do empresariado sueco. Se a carga tributária da Suécia recaísse sobre as empresas sueca, a economia sueca há muito já estaria em ruínas. Isso não significa que sou a favor de impostos sobre o consumo.

Aline disse...

Lola, hoje eu moro em campinas, mas ainda voto em rio claro e pelo que avaliei, minha candidata será raquel picelli do PT. Ela tem um blog: http://raquelpicelli.blogspot.com.br/ e estou lendo mais sbre as propostas dela e o que ela já fez.
Hoje, em rio claro temos 3 mulheres na camara, de 12. A presidente da camara é uma delas, que era do dem, arrumou problemas por votar contra o partido e agora parece que trocou de partido.
Se não for a raquel, nao sei em qual outra mulher de lá votar. Não encontro um site unificado com as propostas e tals.
Se nao for ela, eu voto vai para o mesmo do ano passado. Um antog professor de história.
O interessante que em rio claro nao há mulheres candidatas a prefeitura e já tivemos eleições com 3 e apenas 1 homem...
Mais interessante ainda é que o único candidato que teve a candidatura deferida é justamente aquele que nunca foi prefeito. Esse mesmo homem tem 87 anos.
Os outros candidatos entraram com recurso. Um é o arual prefeito, o outro, um ex prefeito que ficou 8 anos, os dois fizeram coisas boas e estou procurando informações sobre a rejeição da candidatura. Tem ago como improbidade administrativa em processo de apuração, que eu ainda não descobri o que é. Bem o terceiro cara foi prefeito 4 ou 5 vezes em momentos alternados. Dizem que as pessoas lembram apenas do primeiro mandato dele, quando a esposa era viva e ela que fazia muita coisa pela cidade. Depois da morte dela, no segd mandato, ele chegou a despachar da cadeia! Isso mesmo. Mesmo assim ele ainda foi eleito algumas vezes depiis disso e tem chances solidas de ganhar agora. Tenho medo.
O que fazer em um cenário desses?

Aline

Anônimo disse...

Hoje fui ficar em dúvida em relação a quem votar para vereador...Eu já tinha uma candidata, mas ouvi coisas nada agradáveis a respeito dela de gente que conheceu ela em micro espaços de poder no passado, agora estou sem candidata...Direita nem pensar, PT, o que quer que ele seja, também não, a eleição tá ai e eu estou perdida...Prefiro votar numa mulher, mas não estou necessariamente visando uma que tenha propostas feministas(mas também não pode ser machista), meu foco numa candidata seria que ela se voltasse prioritariamente a valorização da educação pública, e também a crítica combativa ao estado e modelo terceirizado de gestão do transporte público, e a privatização da saúde através das OS's, seria então alguma que se contrapusesse a precariedade dos serviços públicos e as privatizações destes.
Já para prefeito aqui em Goiânia, será nulo mesmo, temos uma mulher candidata, mas ela é picareta, o melhorzinho é o que vai ganhar, mas isso só significa que não temos boas opções para prefeito nesta eleição.

Anônimo disse...

em 2014 nos aguardem, NESSANHAN ALITA PARA PRESIDENTE DO brasil.

SALVE nessanhan alita, chuuuuuuupa lola.

Anônimo disse...

Eu ainda acredito muito na dignidade do povo brasileiro, algumas laranjas podres não vão nos corromper com estes modismos descarados, a grande massa do povo guerreiro e batalhador deste pais ainda e pró vida, pró famila, pró dignidade, e dirá não novamente ao esquerdismo radical, como ja disse no passado, essas parias como PSTU, PCO, PSOL, jamais vão ganhar uma eleição de ponta, de comando no BRASIL, e digo mais assumo aqui um compromisso.

O dia que o PCO, PSOL, OU PSTU vencerem uma eleição para prefeito ( em capitais) governador, ou o impossível, para presidente,EU JURO que eu tatuo o nome LOLA ARONOVICH na minha nádega esquerda

Sátiro disse...

"VAMOS VOTAR EM MULHERES"

Vamos votar em candidatos promissores, independente do sexo, isso sim. A consistência das propostas deveria ser o único critério para escolha do candidato.

Ignorar essa questão e votar com base em identificação com o candidato em outras áreas gerou absurdos como as bancadas evangélicas.

Leandro disse...

"em 2014 nos aguardem, NESSANHAN ALITA PARA PRESIDENTE DO brasil.

SALVE nessanhan alita, chuuuuuuupa lola."

Não posso acreditar numa coisas dessas. A Lola ou suas amiguinhas feministas criaram um fake anônimo. Nao posso acreditar quealguma Realista seja tão tacanho assim! Ou está de brincadeira...

Carolina Guedes disse...

uahuhauahuhaa ê anônimo das 00:38... nem te conto que aqui em Belém, capital do Pará caso você não saiba, o candidato mais bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto é do PSOL, então amigo começa a escolher o tatuador e depila logo a bundinha!

Anônimo disse...

♫A lola debaixo da cama ♪
♪A lola criava um mascu♫
Na noite que se danava ♪
O rato chiava♫, e a véia dizia:

( vez da lola)
"♫ai meu deus, que acabou tudo
Tanto bem que eu te queria♥"

Anônimo disse...

vice silvio koerinch, Barão Kageyama na casa civil, por um Brasil viril !

Dani Andrade disse...

Lola, que coincidência! Ontem à noite estava comentando com meu companheiro que decidi meus votos, e decidi que votarei em duas mulheres! Se queremos realmente mudar alguma coisa tem que começar por aí! Beijo e bom domingo!

Anônimo disse...

Eu voto nulo, nao importa o sexo, etnia e partido.
Não acredito mais em politica, antes, porém, era centro-direita.
Hoje é tudo sobre dinheiro sendo H ou M, gay, trans, mulher fruta.
Haddad fez a maior palhaçada na Educação, imagina como prefeito. Pior é juntando Serra e Russomanno, dá vontade de morrer...
E eu acho que vcs deveriam estudar um pouco a desgraça que os partidos andam fazendo.. Na cidade que eu moro, a fábrica da GM está falindo por causa do PSTU e sua "ditadura" no sindicato dos trabalhadores, alguns nem mais querem uma greve que tinha por reinvidicação salarial, que já atingiu um patamar bom para quem trabalha em linha de produção, mas o partido continua insistindo, pergunta o que acontece se voce nao elege alguem do partido para comandar o sindicato, é ameaça, é todo tipo de jogo sujo.
Politica brasileira não presta quando voce for ver a realidade. Do que adianta dar bolsa-familia sem dar educação e emprego? Passar maquiagem no que já é sujo apenas cobre a desgraça.

Bruno disse...

Olha Lola, eu vou votar numa candidata mulher para vereadora mas o fato de ela ser mulher não influenciou em nada o meu voto. Voto nela porque é competente no que faz, tem propostas boas e factíveis, um passado ilibado e um amor notável pela cidade.
Por motivos bem semelhantes o meu voto para prefeito vai para um candidato homem.
Não creio que a questão de gênero deva interferir nesse momento. Acho que a questão da igualdade de gênero na política passa mais por assegurar às mulheres todas as condições para se candidatarem, mas na hora do voto é escolher quem é melhor sejja homem ou mulher.
Quer dizer então que um candidato com todas as qualidades possíveis e com um pensamento o mais afinado com o seu perde o seu voto apenas por ter nascido homem?

Paula disse...

concordo com vc, Sátiro. Mulheres também podem ser corruptas (vide a Ideli Salvatti em SC). Temos que votar nos baseando na competência, não no gênero.
Eu votei na Marina Lima na última eleição presidencial. Não por ela ser mulher, mas pq eu concordava com as ideias dela.

Aliás, sou contra cotas de mulheres em partidos. Quem vença @ com as melhores ideias (pelo menos, em teoria).

Sara disse...

o Anon das 0.38 e da bunda tatuada rrrssss, pode se preparando, falavam exatamente a mesma coisa do PT no passado, eu fui testemunha disso.....

marie disse...

Pena que a maioria das pautas delas simplesmente não são da competência do executivo em nível municipal... que coisa não? Mais um político se valendo da ignorância do povo pra aparecer em época de eleição.

Lamentável, Lola, você se prestar a isso.

lola aronovich disse...

Marie, se tem um monte de candidato a prefeito e vereador se posicionando CONTRA a legalização do aborto (aqui em Fortaleza, por exemplo, tá circulando anúncio em ônibus pregando que não se vote em candidato que defende aborto, e dois candidatos a prefeito já assinaram termo de compromisso de estarem sempre contra o aborto), nada mais coerente que uma candidatura feminista e de esquerda se posicione a favor da legalização. Ainda que decisões sobre o aborto não sejam da alçada do executivo (nem da prefeitura, nem do governo do Estado, nem do governo federal), tod@s nós sabemos como a pressão política do executivo afeta o legislativo e o judiciário. Além disso, se o aborto for legalizado, o posicionamento de um prefeito (com a colaboração dos vereadores) sobre o tema vai influir muito na implementação das leis. Um prefeito anti-aborto pode dificultar muito que hospitais municipais ofereçam abortos gratuitos. Não sejamos ingênuas. Tudo está ligado, Marie.

lola aronovich disse...

Ninguém pergunta a minha opinião sobre ter o meu santo nome tatuado na bunda de um mascu, né? Desse jeito, vou ter que fazer campanha CONTRA o PSOL e o PSTU, porque, né? EEEEECA! Meu único consolo é que mascu nu é coisa que ninguém no mundo vê. Então ninguém jamais verá a tatuagem mesmo.


Impressionante! Mascus falam besteira o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Deixam milhares de comentários sem pé nem cabeça aqui no meu blog. A imensa maioria é deletada. Mas aí eu publico alguns e vcs acham que são fakes? Que eu inventei? Ué, se vcs forem em blogs e fóruns mascus encontrarão coisas muito piores. Ou sou eu que escrevo nos canais mascus? Eu que inventei aquilo que Nessahan Aflita deveria ganhar um prêmio Nobel? Não, isso foi dito e repetido por moderadores e administradores de fóruns mascus. Só pra ficar num exemplo minúsculo... Vcs só falam besteira e sabem disso. Tanto que instruem seus membros a não "meterem a real" em amigos, familiares e colegas de trabalho ou estudo, porque senão TODOS ELES vão vê-los como misóginos, frustrados, pega ninguém, lunáticos... POR QUE SERÁ, né?

Anônimo disse...

Todos os outros países veem o Brasil como "o país do futuro que finalmente chegou". E vcs seguem firmes na ideia que o Brasil é um atraso de vida. Atualizem-se.

-------------------------------------
Háá e sim viu lola, saúde publica ta uma beleza, a educação nas escolas caindo aos pedaços também, asim como a segurança publica, o saneamento( o Brasil so trata 20% de seu esgoto)fora a desindustrialização, hoje o brasil praticamente não tem fabricas, so montadoras, vem tudo da china, o emprego formal e baseado e praticamente no setor de serviços, sem qualificação produtiva, fora o setor publico, inchado, burocrático e improdutivo, o cidadão vai numa repartição publica ser atendido ,parece que os funcionários estão com lombriga, tamanha a preguiça e má vontade.
As vezes eu não sei e você acredita na propaganda oficial de proposito, ou e ingenuidade mesmo sabe,o Brasil “putenfia” ta uma belezura, só acho que não gostei da cor sabe ?!.
Sou um patriota, amo meu pais, mas não ´posso e ser ufanista partidário !

marie disse...

"Marie, se tem um monte de candidato a prefeito e vereador se posicionando CONTRA a legalização do aborto (...)"

É porque TAMBÉM estão se valendo da ignorância de um povo que não sabe a diferença entre executivo, legislativo e judiciário e mais, que não entende o que é a tal da "base aliada" e a importância da coerência do voto em sede federal, estadual e municipal. Reitero: lamentável você, que não é uma pessoa ignorante, se prestar a isso.

Isa disse...

Marie, sou de Campinas e acho que quando um Arcebispo recomenda aos fiéis que votem em candidatos (com O mesmo) "pró vida" é importante sim que apareça o posicionamento dxs candidatxs sobre o tema. As eleições não podem ficar só no vale tudo pelo voto de normalmente; acho que precisamos votar em candidatxs que pra além de um projeto viável tenham uma posição sobre a sociedade que seja semelhante à nossa; e candidatxs que não escondem suas posições por medo de perder votos.

Anônimo disse...

"O dia que o PCO, PSOL, OU PSTU vencerem uma eleição para prefeito ( em capitais) governador, ou o impossível, para presidente,EU JURO que eu tatuo o nome LOLA ARONOVICH na minha nádega esquerda "

HAHAHAHA Agora temos que fazer isso acontecer gente, por favor, seria tão engraçado! Pena que eu não acredito nessa promessa kkkkkk

@fabiano9 disse...

Voces me indicam alguma candidata feminista a vereadora no Rio de Janeiro, gente? De preferencia do PSOL, pq vou votar no Marcelo Freixo a prefeito e quero ajudar a legenda!

Marcela disse...

Que legal que legal!! Eu mandei email para o PSTU de Campinas falando sobre o seu post, Lola. Que bom que eles mandaram (acho que foi a Silvia mesmo que mandou) e que bom que eu contribuí para a campanha de uma mulher na prefeitura de Campinas.

Sphynx disse...

Anônimo disse...
"O dia que o PCO, PSOL, OU PSTU vencerem uma eleição para prefeito ( em capitais) governador, ou o impossível, para presidente,EU JURO que eu tatuo o nome LOLA ARONOVICH na minha nádega esquerda "

HAHAHAHA Agora temos que fazer isso acontecer gente, por favor, seria tão engraçado! Pena que eu não acredito nessa promessa kkkkkk

---

É melhor irem arranjando tinta. Aqui em Belém o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, até agora tem vantagem nas pesquisas.

Não é o meu candidato ideal (ele já foi prefeito aqui quando era de outr partido, agrora esqueci qual, e não foi uma coisa que se diga "ooh, que administração fantástica"), mas provavelmente ele vai para o segundo turno com o candidato do PSDB, Zenaldo Coutinho.

Não quero anular o meu voto pra prefeito, mas tá difícil. Um eu não quero pela pessoa, o outro pelo partido.

Sphynx disse...

Acabei de me lembrar de uma coisa engraçada (ou melhor, que seria engraçada se não fosse triste de ver a desinformação) que eu li por aí pela internet.

Quem acompanha o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal sabe que o ministro Joaquim Barbosa está sendo mão firme na condenação dos réus, e que por isso tem virado uma espécie de herói nacional, o Batman brasileiro.

Não acho certo endeusar funcionários públicos que estão fazendo simplesmente o trabalho deles, mas por outro lado acho bom que as pessoas se aproximem do STF e do Judiciário como um todo, o Poder que é o mais distante do povo.

Enfim, a coisa que eu vi por aí foi gente dizendo: "Joaquim Barbosa presidente, Bolsonaro vice!"

Para se ter uma ideia, o ministro Joaquim Barbosa votou a favor da união estável homoafetiva, das cotas, das pesquisas com células-tronco embrionárias, do aborto de fetos anencéfalos, aliás ele é o único integrante do STF que é abertamente a favor da descriminalização do aborto.

Fico aqui imaginando a dupla dinâmica que ele e o Bolsonaro seriam no Executivo...

reCORte Stencil Art disse...

"Imagina se as mulheres irão votar numa mulher? Mais ainda ela sendo bonita como a manuela..."

É, as dificuldades de construir o feminismo. Um blog feminista de referência, com postagens cotidianas de fortalecimento das pautas feministas, e com comentários ainda permeados de idéias machistas e retrógradas, (pleonasmo proposital) e de muito senso comum.

lola aronovich disse...

Recorte, como um comentário que todo mundo aqui no blog sabe ser de um mascu cria dificuldades pra construir o feminismo? Alguns comentários no blog estão cheios de ideias retrógradas porque são de mascus, inimigos do feminismo, das mulheres em geral, dos gays, dos negros, de qualquer luta. Às vezes permito comentários mascus (a maior parte eu deleto, desde junho -- até então, o blog não tinha moderação de comentários) só pras pessoas não desacostumarem com a estupidez, ou porque são tão absurdos que chegam a ser engraçados, ou porque tem gente que gosta de rebatê-los. Claro que não são apenas mascus que creem que mulher não vota em mulher, ainda mais mulher bonita. Mas acredite, 99% dos comentários odiosos e totalmente sem noção aqui no blog vem de mascutrolls.

reCORte Stencil Art disse...

Lola, primeiro obrigada pelo apoio. Entendo inclusive como uma manifestação de apoio coletiva e não personalista. Coletiva por ter uma preocupação enquanto feminista com a representatividade das nossas pautas. E saiba que é também coletiva porque você contribui cotidianamente para a minha formação e a de muito outras pessoas. Sigamos juntas colocando o bloco feminista na rua.

Gostaria de aproveitar o espaço e compartilhar um link para download gratuito do Guia Feminista para as eleições de 2012. Acho que é uma boa leitura, sobretudo para os leitores que comentaram essa postagem. Alguns reproduzindo tudo o que este blog se pretende desnaturalizar e combater, como o machismo e o senso comum (mulher que não vota em mulher e coisas piores).

Gostaria de deixar uma reflexão: de fato não basta ser mulher. Acho que a Lola não deixou margem para esta interpretação, mas enfim. É fundamental que essas mulheres façam os enfrentamentos a esse sistema que retira direitos das mulheres constantemente, muitas vezes negando cidadania às mesmas. Mas ainda assim, é importante aumentarmos a representatividade de mulheres na política. O espaço da política ainda é visto como um espaço masculino. Nessa eleições em Fortaleza já apontaram inclusive a característica que faz um bom prefeito: ser homem. Nossa. Me senti no século errado. Para tentar romper com essa subrepresentação de mulheres nos espaços públicos, como o da política, faço parte de um coletivo de mulheres que defende Cotas, como política de ação afirmativa. Lembro-me que quando defendemos isso dentro do partido (e conquistamos a paridade nas instâncias), muitos homens ou até mulheres vieram me questionar: "vocês querem mais mulheres na direção mas e se essas mulheres não forem capacitadas para estar lá?" e eu respondia: "Por que elas não seriam qualificadas? quando a gente quer mais mulher nas instâncias vocês questionam a capacidade das mesmas, mas ninguém questiona a capacidade dos homens que estão ocupando essas instâncias também. porque?"
Queremos mais mulheres no poder sim. Mas certamente queremos que elas estejam preparadas para nos representar, assim como os homens também.

lola aronovich disse...

Recorte, ótimo comentário. Por favor, deixe o guia feminista para as eleições de 2012. Precisamos dele!
E é fogo que aqui em Fortaleza (assim como em várias outras cidades) todos os candidatos a prefieto sejam homens...

reCORte Stencil Art disse...

Esqueci de deixar o link hehe
http://www.bibliotecafeminista.org.br/index.php?option=com_remository&Itemid=53&func=startdown&id=459

Mayara disse...

Sabe que isso é um fato interessante.
Sexta passada uma senhora me abordou na frente da faculdade, educadamente perguntou se poderia me entregar um folheto (e eu ia dizer não? Nem sabia o que era...) e me contou que era vereadora e candidata à reeleição... E que era importante "termos mais mulheres na câmara, já que somos tão poucas". Chegou assim, com ares de amiga.
Depois vi o nome no papel, nem sei quem era, mas minha mãe reconheceu o nome, uma Dr. Anita, médica da região, aparentemente conhecida.
O que me frustrou foi o sexismo, de certa forma. Ela me disse, praticamente, que eu deveria votar nela POR ser mulher. Ora, não seria tão discriminatório quanto NÃO votar nela por ser mulher?
Ela não me falou nada das suas propostas, das suas ideias, do que ela já tinha feita anteriormente. Só que era mulher.
E eu votaria em uma pessoa, só por ser mulher, sem avaliar sua plataforma? Por que?
Só decidi uma coisa até agora. Não vou votar no atual prefeito, candidato do PT. Ele foi barrado pela lei da ficha limpa e só está concorrendo pois apelou, chorou e fez todo um caso. Além disso, já fez umas quantas carreatas, buzinando e soltando fogos (e foi o único candidato a fazer isso), irritando e assustando muita gente (e muitos bichos).

roseanjos disse...

Aqui no RJ não tem como. Se escolher uma mulher para votar, o Paes ganha no primeiro turno.
Infelizmente precisarei aplicar o voto útil. Ainda bem que o concorrente bom candidato.
Vamos ver.

Tilda disse...

queria só compartilhar aqui que, após semanas de pesquisas sobre em quem votar para vereadora em sao josé dos campos, encontrei um nome: Rosa Miranda - 13600. ela participa de coletivos feministas e de grupos pela igualdade racial. ficou bastante em cima do caso pinheirinho e ajudou a botar pressao para q se investigassem os estupros cometidos por policiais durante os dias de terror e remoção dos moradores do terreno.

não tenho referencias muito próximas dela, mas foi oq eu pude pesquisar pela internet

Unknown disse...

Lola obrigada pela citação no post...
e quanto aos comentários anônimos que aqui aparecem eu tenho recebido ligações com ameaças e uma infinidade de palavrões, mas eu me pergunto pq essas pessoas que tanto querem criticar não fazem isso de cara limpa, frente a frente, num debate com direito a resposta?

Bom acredito que essa dúvida não será sanada agora, mas ficarei matutando por aqui.

Mais uma vez obrigada!

Marina disse...

Lola, é óbvio que todxs aqui priorizam a possibilidade de elegermos mais mulheres (e que elas se candidatem mais!) ao poder público, mas não sejamos ingênuos de que isso basta ou fará de fato alguma diferença depois de eleitas. Afinal, o machismo tbm vem de mulheres. Achei ótimo esse texto da eliane brum depois de algum tempo de governo dilma... beleza, a primeira presidente do brasil, mas de fato decepcionante... http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/09/devemos-ter-medo-de-dilma-dinamite.html#header_comentarios