sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DEBATE NA GLOBO. A GENTE COCHILA POR AQUI

Ânimo mantido durante todo o debate.

Que porre foi esse último debate da Globo, hein? Conseguiu ser pior que o debate global do primeiro turno. Tanto que lá pelas tantas eu já tava debatendo com minhas pacientes seguidoras no Twitter se hamster era um rato com cauda e, mais tarde, se esquilo era um rato com cauda peluda. Concluí que, se houvesse esquilo no Brasil (e não venham me dizer que tem, são pouquíssimos!), ele jogaria amendoim na cabeça do Serra. E o tucano tocaria pro hospital pra fazer uma tomografia. Enquanto isso, a Globo já prepararia uma edição provando que o esquilo era petista, e que houve um segundo amendoim jogado na careca do Serra.
Certo, como vocês podem ver pelo nível deste post, não prestei muita atenção no debate. É que foi chato que dói. Não houve confronto algum. Poderia ter sido uma entrevista individual com cada candidato, e só com perguntas buscando “propostas” (eu só lembro de uma: Serra falou em varizes de novo, ueba! Devo ter perdido a parte em que ele promete um mutirão de tomografias pras duas professoras em sala de aula que levam bolinha de papel na cabeça). Depois fiquei aliviada quando William Bonner disse que o debate foi feito pra uma dúzia de indecisos. Posso ser indelicada sobre indecisos? Não acredito neles. Indeciso, a essa altura do campeonato, é um completo alienado. Diria até que indeciso não passa de um reaça enrustido, que tem vergonha de declarar voto no da bolinha (e eu empatizo com eles: eu também teria!). Me digam que o sujeito de classe média reclamando de ter que pagar impostos é um indeciso! Sei, sei. Pra cima de moi?!
Dilma esteve tranquila, muito melhor que que no seu primeiro debate. A evolução pra falar diante da câmera é visível. Mas o debate em si foi monótono, deu sono, deu vontade de falar de esquilo. E é ridículo a Globo se colocar como campeã da democracia. A Globo! Aquela que, no finalzinho do debate, deu close pro Serra. Se bem que, comparado com as manipulações que a emissora está acostumada a fazer, isso foi fichinha.
A grande vantagem do debate é que, se deus quiser e Ratzinger não atrapalhar, esta terá sido a última vez que vimos o Serra falar. Adeus, Serra. Você será lembrado. Pelo bolinhagate, pela campanha medieval, por fazer a discussão sobre direitos humanos retrocecer vinte anos em um só mês de segundo turno, pela baixaria dos santinhos apócrifos e emails mentirosos. No seu encerramento, no seu ato final na política brasileira (oxalá!), faltou apenas ao candidato pedir pra menina bonita escrever pros pretendentes dizendo que eles têm mais chance com ela caso votem no grosseirão. Pois é José, você definitivamente será lembrado.

21 comentários:

Borboletas nos Olhos disse...

Um tantinho paranóica (trauma de eleições passadas?) passei o debate tooodo muito atenta pra ver se haveria um escorregãozinho qq da Dima pra Globo usar, no sábado, na sua sempre "isenta" cobertura. O que vi? Vi uma candidata segura e bem informada, vi Dilma mais solta, fazendo piada sobre a "inocente" perturbação do seu raciocínio pelas idas e vindas do reloginho, vi o Serra perdido sobre o Pará e sem resposta e enrolando qdo a Dilma mencionou que em SP quem cuida dos pobres é o governo federal. Só não vi o que mais queria: Serra cometendo harakiri eleitoral...ele bem podia ter pedido pras meninas bonitas fazerem você sabe o quê.

Dialógico disse...

"A grande vantagem do debate é que, se deus quiser e Ratzinger não atrapalhar, esta terá sido a última vez que vimos o Serra falar. "
hahahahahahahaha...
Genial!!!
Tomara que tuas palavras sejam proféticas. Ou, como está na moda, "deus te ouça!".
BJO!
Claudia

Luiza disse...

Lola, me lembrei demais de você em uma festa de aniversário de uma amiga que não via há tempos. Lá tinha muita gente que eu não conhecia, porque até ano passado nós estudávamos juntas (faço o ensino médio em um colégio bem mais liberal que o dela, conhecido como o colégio alternativo do Recife, enquanto o dela é conhecido como o "melhor colégio do Recife", extremamente burguês e conservador). Em um momento começaram a comentar sobre o debate, que estava passando na tv da sala, e foi incrível como falavam mal da Dilma, só focados em sua aparência. Sobre o Serra? Nada! Bem, eu poderia ter pensado, isso é completamente esperado de um colégio que, em uma simulação do primeiro turno, teve eleito o Serra, com 68% dos votos dos alunos. Mas não, parecia que falar mal da aparência da mulher e mostrar o quanto ela não cumpre com o grande compromisso de "enfeitar" o mundo e agradar aos homens, era uma forma de se mostrar superior. Aí eu comecei a ficar tonta e com ânsia de vômito, pela primeira vez graças a presenças desagradáveis.
Queria agradecer pelo seu blog, porque muitas vezes ele nos abre a mente para pequenos "detalhes" machistas que passam despercebidos de tanto que estamos acostumadas. Depois de falarem mal do cabelo, da voz, do comportamente, da roupa e até a bunda da Dilma (?!), pararam de prestar atenção ao debate e foram conversar. Sabe sobre o quê? Falar mal dos outros! O tempo todo, xingando, julgando "feio", "bonito", "gordo", "magro", "esquisito", e o que eu achei ainda pior, "tive medo no início do ano porque fulana tinha muito jeito de sapatão!", ou "será que tal professor é gay? eca!".
Saí de lá praticamente gritando aleluia, porque não aguentava mais tanta energia negativa. Fiquei mal e até agora penso que minha geração me enoja. Lamento tanto que tenhamos a cada dia mais jovens alienados e conformados, e ainda, que discriminam tanto..

Juliana disse...

Luiza, aqui em casa os comentários foram em torno da barriga da Dilma.

Olha, eu tenho nervoso de debate. Fico com os nervos à flor da pele. Isso é em qq um.

O de hoje, eu me recusei a assistir mesmo porque tava com medo das manipulações globais. Eu tô naquela de ficar esperando qual vai ser a próxima palhaçada dessa eleição.

Mas num é que consegui assistir um por uma boa meia hora. Depois deu sono mesmo. hehehe

Iseedeadpeople disse...

Eu não assisti pq tava no trabalho.

Quanto ao Serra, ele está trilhando o caminho inverso ao de Tiririca: começou político e virou palhaço!

Koppe disse...

Não achei que a Dilma tenha ido tão bem, mas ela conseguiu falar o necessário. Chegou até a dar umas cutucadas no Serra, como falar sobre tratar professores com cacetetes. Mas no geral ela parecia meio nervosa e/ou cansada, enquanto o Serra parecia um ator representando um papel (aliás, é o que ele me pareceu a campanha inteira). Resta saber se ele convenceu alguém ou se precisa ensaiar mais na próxima vez.

Shoujofan disse...

Concordo com o que o Koppe falou. Achei a Dilma nervosa ou cansada, um pouco rouca, ela falou o que precisava, mas pode ter passado a impressão de insegurança. Serra era um ator perfeito, estava em casa afinal. Pergunto-me sempre como é decidida a ordem dos debates. Por que o último sempre na Globo?!

Mas rolou uma sacanagem no final: o close no rosto de Serra, parecia que ele falava intimamente com o eleitor. Dilma foi enquadrada de corpo inteiro. E, sim, sua roupa foi muito mal escolhida. Atpe agora, ela tinha se vestido muito bem, na TV isso conta, mas neste último debate, sua roupa não a favoreceu. E não pensem que estou falando de "ah, ela é mulher!", estou pensando em casos históricos, como NixonXKennedy, nos quais um rosto descansado, uma luz certa e uma roupa bem escolhida, fizeram a diferença. Sorte da Dilma, e de nós tod@s, que do outro lado estava o Mr. Burns, fosse um candidato mais bem apessoado e, sim, poderia dar m****.

No mais, como a Lola comentou no Twitter, ninguém ali era indeciso e as palmas no final, se não foram orquestradas, mostraram bem isso. Serra foi aclamado, Dilma recebeu palmas discretas. E, com isso, volto à pergunta: Por que o debate da Globo tem que ser o último?

L. Archilla disse...

Só vi o primeiro bloco, depois fui dormir.

Tb acho que indeciso a essa altura é tucano com vergonha de descer do muro. Espero que desçam pro lado "nulo", pelo menos.

A propósito, já tinha visto a 1a foto que ilustra o post e achei ótima, já viu Lie To Me? Cal Lightman ia se esbaldar! ahahahah

disse...

Para mim o Serra foi bem melhor, Dilma se enrolava toda, aliás ela sempre se enrola, rs rs não sabe nem falar direito. Paz!

Natee12 disse...

Também me deu nervoso e fui dormir cedo para não assistir o debate, só de ver o Bonner anunciando e a Fátima no jornal sozinha toda feliz, já imaginei, vem armadilha, nem meu marido acreditou nos "indecisos" e também não quis assistir...
Mas, em compensação olha o que teve em Recife:

100 MIL PESSOAS, DEBAIXO DE CHUVA, VÃO ÀS RUAS DO RECIFE SAUDAR LULA NA ÚLTIMA MANIFESTAÇÃO PRÓ-DILMA.
FHC faz passeio pró-Serra em SP com 3 mil pessoas. Desabituado, perde a sola do sapato e abandona o 'meeting'.

Flovi disse...

Nossa, eu já tive a impressão que quem estava cansado e enrolando em todas as respostas era o Serra. Achei pavoroso quando ele utilizou a palavra 'treinamento' para se referir à formação de professores, e sinceramente, se tiver professor indeciso, depois dessa eles deviam votar é na Dilma, viu.

E eu não vi maiores problemas com a roupa dela não, até minha mãe que não gosta muito dela elogiou. Disse 'ainda bem que ela escolheu essa combinação de cores, deu a devida seriedade ao visual dela'. Isso vindo de alguém que era Serrista roxa e só está considerando votar na Dilma por minha causa, já conta muito.

Wil disse...

Foi notoriamente visível a tendencia da RG com o candidato serra_abaixo, pq o close era para que a emissora flagrar o candidato chorando, coisa que não ocorreu, ademais, qto a Dilma, os cameras a pegavam de perfil. Ou seja. tentaram, mas, acabaram humilhando o candidato serra_abaixo. Atitude sem graça da RGlobo, e, desonesta de serra!

flavia maris disse...

A Shoujofan disse tudo, os aplausos calorosos depois das considerações finais do serra mostraram bem de que lado os "eleitores indecisos" estavam... concordo com o que disseram também q a dilma estava cansada ela ficou com a voz bem rouca quando estava respondendo a uma das perguntas... mas insegura ela não estava achei que ela falou com uma seguranla maior que nos outros debates... e aliás eu adorei quando ela falou sobre não interromper do diálogo com os professores usando da força da polícia... como o serra fez em são paulo...

Omar Talih disse...

E a dancinha de final de campanha do Serra? Notou? Não parece uma de outra eleição para o Maluf? Coisas de partidos... sei lá como classifica-los... E o serra recitando o Hino Nacional, piegas...

Alba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karen Lommez disse...

Lola, no Brasil tem esquilos. Podem ser poucos, mas eles existem! Nos meus 31 anos vi alguns em BH, onde moro, em Monte Verde e em SP, mais precisamente, em Campos do Jordão. São fofos e não são ratos peludos. Após esta introdução de pura sapiência, quero te contar que na semana passada pedi aos meus alunos que jogassem bolinhas de papel em mim, pois estava cansada demais depois de trabalhar em média 13 horas por dia, como todos os "vagabundos criados pelo bolsa família", que "enriquecem Às custas da pobre classe média que paga impostos pra sustentar vagabundos". Eles jogaram bolinhas em mim, por piedade, mas meus patrões não quiserem me levar ao hospital nem fazer tomografia, e olha que trabalho em faculdade de medicina e o hospital está no prédio ao lado. O debate foi mesmo chato, mas mais chato é o Bonner e o pior foi o encerramento com o Serra, para os indecisos baterem palmas para ele. ENquanto isso a Globo chama o perito-comprado-e-vendido para provar que aquele imagem de celular porca mostra um enoooorme rolo de durex que quase matou serrinha e que no rolo estava escrito PT. No meio da confusão, com certeza, o que voou no serra era do PT. AIAIAi

DH disse...

"Rô disse...

Para mim o Serra foi bem melhor, Dilma se enrolava toda, aliás ela sempre se enrola, rs rs não sabe nem falar direito. Paz!"

Concordo com a Rô. Afinal, a gente assiste debate e, principalmente, vota pra escolher o melhor orador, e não o melhor presidente pro país. Paz!

Sarah disse...

oi lola, tem muito esquilo no brasil sim. acabei de voltar do museu de zoologia da usp (feriado em sp :) e lá tem um tantão empalhado. no meu sítio em minas também tem um monte. o que não tem lá é amendoim; os esquilos gostam mesmo é de um abacate.
isso é tudo que tenho a dizer sobre o debate. porque a partir de amanhã acabou! aeh! :)

Anunciação disse...

Não vi mas,pelo seu post,vi que não perdi grande coisa.Pra falar a verdade detesto debate,pelas armadilhas que acabam desfavorecendo eventualmente algum candidato.Se bem que se debate adiantasse alguma coisa,rosengana não tinha ganho aqui,nem meu candidato por razões diferentes.

Laurinha (Mulher modernex) disse...

rsrsrs... Quando vi que a proposta desse debate seria diferente, só com perguntas de terceiros, me animei por alguns segundos achando que seria legal, diferente... Mas logo vi que seria uma chatice, Dilma e Serra repetindo coisas que já falaram ou fazendo promessas genéricas que qualquer político já fez, sem se confrontar... Não consegui passar do primeiro bloco, então nem sei se alguém foi pior, melhor ou fez diferença na vida de alguém.
Quanto aos indecisos, até acho que eles ainda existem, mesmo 2 ou 3 dias antes das eleições, mas na maioria das vezes, não são pessoas que realmente estão preocupadas com política, pois chegar a essa altura do campeonato sem já ter decidido votar em um dos dois ou mesmo estar decidido a votar nulo, branco ou simplesmente se abster, é mesmo difícil de imaginar.

Marina Ruy Barbosa Dias Blodesco Clara Fernandes Lara disse...

Serra vai ganhar


E dilma vai perder




uhuhuh