domingo, 26 de novembro de 2000

CRÍTICA: INTRIGAS / Intrigante como final de novela

Agora que tanto se fala em aumento da pena criminal (no que sou contra, não preciso nem dizer), devo admitir: eu mereço. Fui ver um filme de adolescentes. Pior - não posso nem alegar que eu não sabia tratar-se de um filme pra adolescentes. Fui ver Intrigas. Imagine, assisti a uma produção com o título original de "fofocas"! Logo eu, que não me interesso por fofoca. Sempre que algum desavisado me conta uma, eu fico aguardando o resto. Cadê a parte chocante? "Intrigas" é o típico programa que odeio.
O filme já começou faz uns vinte minutos e lá estou eu, impaciente, esperando o início. Porque, sabe, só jogar rostinhos bonitos na tela embalados por uma música esquizóide não é suficiente pra envolver o público. Pelo menos um público seleto como eu, que vou ver altas produções como... Intrigas. Chuif. Não saberia como classificar o filminho, a não ser na categoria "tenebroso". Comédia não é. Não há humor algum. Suspense tampouco; nada de sustinho ou mistério. Dramalhão? É bem verdade que eu estava quase chorando durante a exibição, mas é uma reação pessoal. Ópera-bufa, talvez? Bom, digamos que trata-se de um video-clip, onde um trio de amigos universitários (com QI digno de Show do Milhão) decide espalhar uma mentira, destinada a virar boato e correr de boca em boca (tem até um clip com lábios, juro). Sabe qual é a fofoca tão saborosa? Sente-se, por favor. O choque pode ser fatal. Cardíacos, idosos e crianças, retirem-se do recinto. Extra! Extra! Lá vai, não digam que não avisei: o rumor imperdível é que uma moça e seu namorado transaram. Eu mesma fiquei surpresa: o pessoal da faculdade faz sexo! Uau! Esta revelação já vale o ingresso.
Pelo jeito, o sexo não deve ser memorável, já que a moça demora meio filme pra descobrir que transou. Quando, enfim, se convence disso, acusa o rapaz de estupro. Nesse mundinho onde o pessoal fala muito mais de transar do que propriamente transa (deve cansar menos), ninguém toma drogas, mas todo mundo fica bêbado, e ninguém estuda. Esta última parte, aparentemente, baseia-se em fatos reais.
Gostaria que Intrigas contasse com atores conhecidos pra que eu pudesse
comentar o ofício deles. Eu disse suplício? O elenco é composto por um bando de gente com 30 anos fingindo ter 20, fazendo caretas, sonhando estar na MTV. Uma das protagonistas imita simultaneamente duas grandes damas do cinema: a Jennifer Beals, de Flashdance, e a Kelly LeBrock, de A Dama de Vermelho. Grande coisa, dirá você. Permita-me concordar. O garotão até que é bonitinho, mas toda essa galera cool é tão irrelevante, tão irritante, que pensei em espalhar um boato durante a sessão, pra tornar o filme mais instigante. Algo como "não conte pra ninguém, mas a tela está pegando fogo", ou "você viu aquelas duas baratas lá no canto?". Porém, não deu. Poucos espectadores. Fofoca é pra multidões. Ai, ai. Lembra quando sua vida era tão descomplicada que tudo que você tinha pra se preocupar era com a sua reputação? Pô, adoraria que espalhassem rumores sobre minha vida sexual. Nesse estágio, seria a glória! Os adolescentes ligam tanto pra fofoca porque a imagem que têm de si próprios ainda não está definida. Não parece ridículo ter que prestar satisfação pra gente que você mal conhece sobre com quem você dormiu ou, mais trágico, deixou de dormir? Decidi usar este veículo para lançar alguns boatos. Todas as fofocas, dizem, tem seu fundo de verdade. Vamos lá.
- Adolescente tem gosto duvidoso pra filme e não consegue distinguir um bom ator de um poste. Apesar disso, crê que qualquer produção com mais de 5 anos de idade é pré-histórica e sem valor.
- O adolescente de hoje é muito mais conservador do que os de gerações passadas.
- Estes astrinhos da TV americana não passariam no teste de seleção pra "Malhação".
- Americano é uma anta mesmo. Nem votar sabe.
- Sim, sim, é tudo verdade: estou tendo um caso com o Chico Buarque.
- Mas meu outro amante, o George Clooney, não precisa saber.
- Intrigas é o tipo de filme inócuo onde os marqueteiros, pra conseguir público, devem ligar pras pessoas e dizer "sua mulher foi vista entrando no filme Intrigas com outro homem. Vá lá agora e dê o flagra neles!
O filme é Intrigas, tá? Quer os horários?"

Nenhum comentário: