O pior aconteceu. Trump foi eleito, o que fortalecerá a extrema-direita em todo o planeta e dará gás aos golpistas brasileiros. A principal agenda deles passa a ser reverter a inelegibilidade de Bolsonaro para que ele possa concorrer em 2026.
Se dependesse das mulheres dos EUA, a vencedora teria sido Kamala Harris. Porém, como os homens votam, e votam muito mal, deu-se essa tragédia.
Trump irá cortar impostos para os mais ricos, aumentando a desigualdade, promover deportações em massa de imigrantes, acabar com todas as investigações contra ele, nomear juízes ultraconservadores para a Suprema Corte, perseguir inimigos, aumentar impostos para produtos chineses em 60% (aposto como o pessoal daqui que atacou o Lula pela "taxa das blusinhas" irá aplaudir o trumposo), destruir o meio ambiente ao negar as mudanças climáticas, e continuar mentindo adoidado. Com a maioria republicana na Câmara dos Deputados e no Senado, ele poderá fazer o que quiser, sem qualquer fiscalização.
E tem brasileiro apoiando isso...
10 comentários:
Que vai dar merda essa eleição do Trump, tá na cara. Nem é preciso de esquerda pra saber.
O que o resultado das eleições mostra é uma certa descrença de grande parcela do povo americano com relação à política e às instituições. Observe os números: o Trump conseguiu um pouco mais de votos do que conseguiu em 2020. Kamala obteve 10 milhões de votos a menos do que o Biden em 2020. O que isso mostra é que aqueles 10 milhões que votaram em Biden em 2020, não sairam pra votar desta vez. Ou seja, há uma certa insatisfação de parcela das massas com relação ao bipartidarismo e às instituições nos EUA. Há um sentimento de que tanto republicanos, como democratas representam a mesma coisa (e de fato, representam).
Um horror...
Penso que será uma boa opção para os EUA e também para o mundo. Agora, grupos terrorist@s terão que rebolar para conseguirem existir. O mundo será um local mais seguro.
É um cenário desesperador, espero que o "coiso" continue inelegível em 2026. Excelente texto!
As pessoas estão procurando soluções mágicas, querendo um "salvador" que resolva todos os seus problemas agitando a varinha, porque acordar e ir à luta é muito difícil. O fascismo é o botão de emergência do capitalismo, cuja nova crise está chegando com tudo... a esperança é que com o Trump no poder, o império dos ladrões e assassinos enfim desmorone. Mas até isso vai causar estragos, porque vão cair querendo levar todo mudo junto. Tempos difíceis virão por aí.
Discordo do Jonathan. O capetão Bolsonazi é muito rejeitado. Já viu a esposa dele falar em público?
Sobre o Milei, não vou divulgar vídeos com discurso de ódio, mas olhei num fórum argentino e pasmem. Desde que o Milei fechou o Inadi, casos de discriminação diminuíram e muito. Vi um vídeo de um boliviano reclamado que, apesar de estar há 3 décadas na Argentina e se naturalizado, um hospital recusou atendê-lo, mas atenderam turistas russos que estavam na Argentina há dois meses. Todo Argentino comentando achando isto bom.
Acho que você quis dizer "aumentaram" e muito. De qualquer forma, não duvido que o Trump vai pressionar o Brasil a tornar o coiso elegível. Sobre o Milei, sabe o grupo argentino que mais votou nele? Homem jovem branco cis hétero com duas ou mais cidadanias. Mais de 90% desde grupo votou nele.
Vc viu a heroína Gisèle Pelicot? Lembro vagamente de ter lido um post sobre o caso dela aqui no seu blog (não sei se sonhei, acho que faz tempo), mas agora saíram as sentenças, e ela fez um discurso poderoso!
Oi Lola, viu que o GOEC foi finalmente julgado por esfaquear um negro? https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2023/06/skinheads-acusados-de-esfaquear-homem-ha-10-anos-em-porto-alegre-sao-julgados-clj5ote3i000x0156p38h8xse.html
Postar um comentário