segunda-feira, 26 de agosto de 2024

PARABÉNS, SILVIO, CAMPEÃO BRASILEIRO VETERANO DE XADREZ!

Estou que não me caibo de orgulho do maridão! Ontem à noite acabou em João Pessoa o Festival Nacional Senior (+50 e +65), e Silvio Cunha Pereira ganhou na categoria veterano (acima de 65 anos). Ele também ficou em segundo no blitz (em que as partidas duram 5 minutos pra cada jogador), que não é o ritmo dele. Sinal que ele estava num final de semana inspirado (na verdade, o torneio começou na quinta).

Silvinho já tinha sido campeão panamericano veterano de xadrez em 2022, quando recebeu o cobiçado título de mestre internacional. Agora ele é campeão brasileiro veterano! Sua performance em João Pessoa foi impecável: venceu cinco partidas e empatou uma. Terminou com um ponto na frente do vice-campeão, José Costa Fernandes Jr, e do terceiro colocado, Milton Kasuo Okamura. 

Seu amigo de longa data e companheiro de equipe Wagner Madeira, que já havia homenageado Silvio com um belo texto dois anos atrás, agora enviou mais um, que publico aqui:

O MI Sílvio Pereira acaba de se sagrar Campeão Brasileiro Veterano! A competição, em seis rodadas no ritmo clássico, teve como sede a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Somou 5.5 pontos (5 vitórias e 1 empate, para o MF Herbert Carvalho).

Para quem não sabe, Sílvio foi um dos primeiros enxadristas de Osasco a se destacar no cenário nacional, no início dos anos 70, na categoria infantil.

Desde sempre, foi figura de proa nas competições individuais e por equipes. Participou com brilho das campanhas que fizeram de Osasco tetracampeã brasileira interclubes (85, 87, 89, 90), feito jamais igualado por outra agremiação.

Mais recentemente, em 2022, ganhou o Campeonato Pan-americano Veterano, em Florianópolis, o que lhe garantiu o título de mestre internacional.

Na história do xadrez brasileiro, poucos enxadristas rivalizam com a inventividade do nosso mestre, seja na habilidade tática em uma posição de ataque, seja na destreza frequentemente sutil na condução de complicados finais. Tais habilidades são compartilhadas com os talentos da Escola de Xadrez, treinados em aulas online. Sílvio é muito querido por seus alunos.