terça-feira, 7 de novembro de 2023

HÉTEROS JURÁSSICOS CONTRA O CASAMENTO HOMOAFETIVO

Faz quase um mês, numa terça-feira, 10 de outubro, a comissão de Previdência, Assistência Social, Infância e Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto asqueroso, desses de envergonhar qualquer pessoa minimamente inteligente. A comissão aprovou, por 12 votos a 5, uma proposta para proibir que pessoas do mesmo sexo possam se casar entre si. 

O projeto original, na realidade, é de Clodovil, o primeiro deputado gay assumido. O que ele propôs em 2007 foi justamente o contrário do que foi aprovado mês passado: que pessoas do mesmo sexo possam se casar. Mas o relator, o deputado bolsonarista Pastor Eurico (PL-PE), alterou o projeto, estabelecendo que "nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode equiparar-se ao casamento, à união estável e à entidade familiar".

No relatório do pastor deputado, há aberrações como: o "homossexualismo" "separa a sexualidade do seu significado procriador", "é contrário à lei natural". Ou seja, se uma união não gera cria, nem deveria existir (tipo a minha: sou casada com um homem há 33 anos mas decidimos não ter filhos; logo, pela lógica do pastor, não temos uma união, nem somos uma família). 

Parece que regredimos, sei lá, uns doze anos. O casamento homoafetivo já é uma realidade há muitos anos. Nem é mais discussão. Ainda em 2011 o STF reconheceu o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Além do mais, ainda que um projeto retrógrado desses represente bem o Congresso ultraconservador que temos (em que a maior bancada é justamente uma bolsonarista repulsiva), ele não representa a maior parte da população brasileira, que não vê problema algum no casamento homoafetivo.

Em 2021, uma pesquisa internacional realizada em 27 países apontou que 54% dos entrevistados apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo (apenas dois países, Rússia e Malásia, tiveram maioria que se opõe). No Brasil, 55% apoia. A maioria do mundo (61%) apoia adoção por casais do mesmo sexo. No Brasil, 69% apoia. Mais ainda: 65% dos brasileiros são a favor de leis contra a discriminação de pessoas LGBT (o projeto aprovado é abertamente discriminatório). 

Já uma pesquisa do DataPoder no final de janeiro mostrou que 46% dos brasileiros são contra o casamento homoafetivo. A onda retrógrada fez que esse percentual subisse 7 pontos em 7 meses, 13 pontos em dois anos. 44% são a favor atualmente, o que configura empate técnico. A pesquisa também indicou a polarização de acordo com a ideologia política: entre quem aprovava o governo Lula (em janeiro, quando ainda estava começando), 61% era a favor do casamento gay (ainda assim, 27% contra). Entre quem desaprovava Lula, 60% era contra o casamento gay (35% a favor).

Uma pesquisa mais recente, de junho deste ano, revelou um placar mais apertado, mas, ainda assim, favorável ao casamento homoafetivo: 52% dos brasileiros aprovam, enquanto 40% são contra. O Brasil está na média mundial, embora o apoio em países como Argentina e México seja muito maior (67% e 62%, respectivamente). Essa pesquisa da Pew Research Center mostra o contrário daquela da DataPoder -- pela primeira vez nos últimos dez anos, a população brasileira é majoritariamente a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Essa mesma pesquisa demonstra o peso das religiões: 56% dos católicos apoiam o casamento gay, mas esse apoio cai para apenas 32% entre os protestantes. Ainda outra curiosidade apontada pela pesquisa: apenas entre 1% e 2% dos casamentos realizados no Brasil são entre pessoas do mesmo sexo. E, dentro desse universo, 61% dos LGBTs que se casam são mulheres. 

É em cima dessa porcentagem minúscula de gente do mesmo sexo que se casa que a comissão da Câmara quer tripudiar.

O projeto segue para a Comissão de Direitos Humanos, que tem ampla maioria de parlamentares progressistas, como Erika Hilton (Psol-SP) e Daiana Santos (PCdoB-RS). Essa comissão deve barrá-lo, só que ainda não sabe qual a estratégia mais eficaz. Se engavetá-lo, existe o risco de algum deputado reaça assumir o comando nos próximos anos e tentar aprová-lo novamente. Também há a possibilidade de ganhar no voto, como pontua Erika: “Se virmos que o projeto pode ser enterrado no voto, às vezes é bom. Isso passa um recado para a sociedade, mostra que a democracia se mantém de pé, e que a Câmara não é esse curral do fascismo e do ódio antidemocrático”. 

Ainda que o projeto seja aprovado, o que é duvidoso, ele será barrado pelo STF, pois ele é evidentemente inconstitucional -- simplesmente não se pode ter uma lei que discrimine uma parcela da população, que diga que alguns podem casar civilmente ou constituir união estável e outros não. Mesmo assim, temos que lutar e ficar de olho. A Aliança Nacional LGBTI+, por exemplo, promove a campanha “Nossas Famílias Existem” em protesto contra o projeto.

Eu sempre me perguntei por que existem héteros conservadores que são contra o casamento homoafetivo. Afinal, não tem nada a ver com eles. Não vai interferir em nada na vida deles se Adão e Evo constituírem uma união estável. Opa, mas interfere sim. Se eles não são considerados um casal, os bens de um, no caso de morte, vão pros pais (muitos dos quais cortaram relações com o filho ao saberem que ele é gay). Mas, sinceramente, não sei se os héteros conservadores pensam em herança quando vociferam besteiras contra o casamento gay. 

Encontrei na feminista americana Rebecca Solnit uma boa explicação para os conservadores se oporem ao casamento entre pessoas do mesmo sexo -- é porque ele pode ser de fato igualitário. E é disso que eles têm medo, que o casamento homoafetivo implique que o casamento entre homem e mulher (o tradicional) também deve ser igualitário, não mais com a mulher sendo vista como propriedade do marido, como foi durante séculos. “O casamento igualitário é uma ameaça sim: ele ameaça a desigualdade”, alega Solnit. É uma ameaça aos papéis tradicionais de gênero. 

Mais uma prova de que LGBTfobia e misoginia andam sempre juntinhos.

18 comentários:

titia disse...

Como muitos já disseram, sem a menor possibilidade disso passar. É inconstitucional. Isso é jogo dos estelionatários da fé e cancervadores para o gado homofóbico e falso moralista, para ser reeleito e continuar na mamata. Eles querem mamata e os otários evanjegues que querem se achar melhores do que os outros por parirem e se escondem no armário acham que estão arrasando defendendo essas merdas.

avasconsil disse...

Os integrantes da bancada evangélica sabem que esse projeto de lei não vai ser aprovado e, caso seja, acredito que será vetado por Lula. Derrubado o veto, se a coisa chegar a tanto, o STF vai declará-lo inconstitucinal. Mas as escolas de ódio e intolerância, chamadas igrejas neopentescostais, precisam de material pra suas aulas, né? O material da vez é esse projeto de lei. Tem também o tal Estatuto da Família, que além de proibir casamento ou união estável entre pessoas do mesmo sexo ainda criminaliza ainda mais o aborto. Esse pessoal não vai deixar de produzir o material didático deles nunca. Quem não é visto não é lembrado e eles precisam ser lembrados sempre. E ocupar todos os espaços possíveis, como os Conselhos Tutelares, que é pra garimpar eleitor todo santo dia. O projeto de poder deles está em execução diariamente. Nesse ponto, infelizmente, deixam os setores progressistas comendo poeira. O pessoal da esquerda devia fazer bem muita propaganda de projetos de lei realmente positivos, e que sejam de grande apelo popular. Tipo: uma PEC limitando os juros dos bancos a 120% ao ano. Melhor 120% do que o sem limites de hoje em dia. Outro projeto de lei que seria bom apoiar seria o de transformar o Dia do Evangélico, que acredito que exista, em feriado nacional. Sou muito pé atrás com muito evangélico por aí, mas adoro um feriado. Ter mais um seria bom demais. Acorda, esquerda! O preço da liberdade é a ETERNA vigilância. E eterno é = a todo santo dia. Sem parar nunca. Nunquinha mesmo.

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/11/07/suspeito-estupro-adolescente.ghtml&ved=2ahUKEwjHlqzBk7SCAxUwpJUCHXRkCaUQ0PADKAB6BAgNEAE&usg=AOvVaw2fWKxAV5ODD3Th9WzMhS4h

Olha este caso absurdo e desumano Lola

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) As forcas progressistas precisam estar unidas e fortes felizmente não esta ocorrendo a tragédia econômica que as bestas da extrema direita profetizaram. Neste contexto o que sobra para os deputados bolsonaristas para manter suas redes sociais acesas ? As pautas conservadoras que atacam direitos de minorias.

c) E os deputados bolsonaristas querem medir forças com o STF pois sabem que estão fazendo leis inconstitucionais

d) Ano que vem tem eleições municipais temos que eleger principalmente vereadores progressistas dos partidos PT Psol PC do B e etc ( Os coletivos feministas são excelentes alternativas ) espero que não sejam proibidos

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://g1.globo.com/google/amp/sc/santa-catarina/noticia/2023/11/08/drag-queen-e-agredida-a-chutes-em-balneario-camboriu.ghtml&ved=2ahUKEwjTrpWG6bSCAxXNrZUCHc9HAfEQFnoECAoQAQ&usg=AOvVaw1a6LzlwII22CiowAj5rbgP

Caso absurdo

Anônimo disse...

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/11/09/governo-de-santa-catarina-determina-censura-de-livros-em-bibliotecas-escolas.ghtml

Mais um absurdo Lola

Anônimo disse...

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2023/11/08/travestis-alunas-de-medicina-da-usp-denunciam-professor-do-curso-por-transfobia.ghtml

Anônimo disse...

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/11/10/patricia-ramos-conta-que-abusos-de-ex-marido-comecaram-ainda-no-namoro.ghtml

Olha Lola mais um caso de abuso

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://oglobo.globo.com/google/amp/blogs/pulso/post/2023/11/narrativa-de-bolsonaro-sobre-repatriacao-de-brasileiros-na-faixa-de-gaza-nao-emplaca-aponta-quaest.ghtml&ved=2ahUKEwjz2rGUl7yCAxWOqZUCHYQ2A3IQFnoECBgQAQ&usg=AOvVaw0XWeHPqJhhBnYEUx6gFRQf

Anônimo disse...

Você apoia as causas lgbt, você merece queimar severamente no inferno, você estraga nossa sociedade mais do que já está estragada, não há motivações para defender os VIADINHOS QUE HABITAM NA SOCIEDADE RESPIRANDO O MESMO AR QUE NÓS.
Você entende que isso é uma desordem para o mundo atual? Você é uma escória, se mata logo, gorda do caralho.

Anônimo disse...

Fundamentalista religiosista de igreja neopentecostal caça níquel de pastore usurário por aqui? Que meda do seu fodeus que faz belial parecer um querubim de cachinhos dourados com direito a harpa, afinal seus "fiéis" são imagem e semelhança em hipocrisia, contradição, perversidade, tirania e malevolencia como o anônimuso das 23:18

avasconsil disse...

https://www.brasil247.com/brasil/estudo-diz-que-muitos-homofobicos-sao-homossexuais-enrustidos#google_vignette

avasconsil disse...

O Departamento de Psicologia da Universidade da Georgia (EUA) concluiu que 'homofóbicos são gays enrustidos'; os pesquisadores recrutaram homens, declaradamente heterossexuais; eles enfrentaram uma bateria de perguntas que os dividiu em dois grupos: os que se sentiam mais e o que se sentiam menos desconfortáveis com o assunto homossexualidade; em seguida todos foram equipados com um pletismógrafo peniano, aparelho que mede o grau de excitação do pênis em resposta a imagens; os participantes assistiram a cenas de sexo heterossexual, entre duas mulheres e depois entre dois homens; na última situação, cobaias do grupo com mais tendências homofóbicas tiveram quatro vezes mais aumento de volume peniano do que os do grupo formado por quem não se incomodava com homossexuais (Foto: Romulo Faro)

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://g1.globo.com/google/amp/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2023/11/13/delegada-diz-que-marido-de-ana-hickmann-vai-ser-intimado-a-depor-ela-teve-muita-coragem-de-vir-ate-a-delegacia.ghtml&ved=2ahUKEwjKndWSw8GCAxXxqpUCHURJDjoQr_oDKAB6BAgIEAE&usg=AOvVaw2rUyGA-W84QVPUAu5Nu16I
Olha este caso Lola

avasconsil disse...

O artigo diz que a GM pode ser a próxima montadora a sair do Brasil. Como aconteceu com a Ford, as vendas dela vão mal na China, mercado consumidor que compra 10 vezes mais carros que o brasileiro. Pra uma montadora é mais vantajoso investir pra recuperar vendas na China do que fazer algum esforço pra continuar aqui no Brasil, onde as vendas estão estagnadas.
A reportagem não diz, mas a expectativa é de que a renda do brasileiro caia. Quanto mais gente estiver sob as novas regras trabalhistas e previdenciárias, mais empobrecido estará o mercado consumidor brasileiro.
Não há nada no horizonte que indique que a renda do consumidor brasileiro vai melhorar no futuro. Muito pelo contrário.
Já se fala em nova reforma da previdência. Empobrecendo ainda mais os trabalhadores...
O agro é tec, é pop, é tudo. Mas sozinho é insuficiente pra sustentar a economia do Brasil. Até porque não distribui renda. E os ricaços do agronegócio pagam pouco tributo
Enquanto isso, nas igrejas neopentescostais os eleitores em massa discutem as roupas da Miss Cheque, a proibição total do aborto e o fim do casamento entre pessoas do mesmo sexo...

https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2023/11/14/por-que-china-foi-decisiva-no-adeus-da-ford-e-dita-futuro-da-gm-no-brasil.htm

titia disse...

23:18 já entendemos que sua masculinidade é mais frágil que cristal, mascu, e que você sofre demais pra ficar no armário. Agora vai arranjar uma ponte da qual se jogar porque ninguém liga pra você.

avasconsil disse...

Um exemplo prático do processo de empobrecimento do mercado consumidor brasileiro. Semana passada morreu um colega de trabalho, parece que de câncer.

A morte dele causou comoção e surpresa porque ele era relativamente novo, estava com 45 anos.

Ele deixou mulher e duas filhas adolescentes.

Aqui no Ceará a Lei Complementar Estadual 159 de 2016 alterou um monte de coisa na previdência dos servidores estaduais.

Uma das mudanças foi estabelelecer faixas etárias pra o pagamento da pensão pela morte do servidor.

Se na data da morte do servidor o "conge" tiver entre x e y anos, a pensão vai ser paga por z anos, sendo vitalício o pagamento se o "conge" ou companheiro tiver no mínimo 44 anos na data do óbito.

Se na data do óbito o viúvo ou viúva tiver 43 anos e 300 dias de vida, vai receber a pensão por 20 anos.

Quando estiver com quase 64 anos, se não tiver dado um jeito na própria vida, vai perder o benefício previdenciário e ficar sem renda.

Como essa lei é de 2016, atingiu vários médicos e outros profissionais da saúde servidores públicos que morreram durante a pandemia.

E a gente já sabe que virão novas reformas, e não serão pra aumentar a renda das famílias.

Não sei se a GM vai mesmo deixar o mercado brasileiro, como a Ford, ou se ela só tá usando essa possibilidade pra conseguir demitir os milhares de funcionários que ela quer demitir.

Mas, seja como for, infelizmente pouca gente relaciona a desindustrialização do Brasil com as reformas neoliberais, como a da previdência.

Os eleitores têm parcela de responsabilidade nesse processo, são responsáveis em parte por estarem ficando mais pobres, dentre as demais responsabilidades que têm, e muitos nem se dão conta disso.

É frustrante mas é a vida.

Os incels gays enrustidos deveriam liberar o caneco e se preocupar com coisas mais importantes.

Anônimo disse...

Muitos sonham em ter uma festa de casamento na igreja e com o argumento de discriminação os não heteros por vezes comemoraram uma festividade que não conhecem, o mesmo seria se eu sonhasse em casar em uma tribo indigena mesmo sem compartilhar dos costumes mas so por achar bonito. Acredito que a união de qualquer um pela lei, seja algo irrelevante para todos, pois não muda nada. Casado por lei, pronomes, ensinar sobre os diferentes desejos sexuais e que precisamos nos explorar para descobrir quem somos..... O respeito não nasce desses temas, somos humanos e iguais, alem de cor, desejos e cultura nós somos iguais e precisamos colocar as nossas diferenças de lado.
Quando o respeito for alcançado sem sermos sensíveis sobre coisas mínimas poderemos ampliar assuntos como "banheiros proprios, roupas, leis e etc.