terça-feira, 22 de maio de 2018

JÁ QUE PEDIRAM TANTO PRA EU FALAR DAS ELEIÇÕES VENEZUELANAS...

Nicolás Maduro foi reeleito na Venezuela, com 68% dos votos. Óbvio que EUA e outros países (como o nosso -- haja cara de pau um governo golpista condenar eleições alheias!) não querem reconhecer a vitória de Maduro. 
Se a oposição tivesse vencido, os donos do mundo reconheceriam?
Estou sem tempo e com muito mais interesse sobre o que ocorre politicamente no Brasil que na Venezuela. Mas tá cheio gente que acompanha os acontecimentos no país vizinho e tem muito o que falar.

35 comentários:

Anônimo disse...

As mulheres pobres de São Paulo precisam de ajuda! Por favor, divulguem esta informação.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/05/afundada-em-dividas-santa-casa-cria-adocao-de-kits-cirurgicos-em-sp.shtml

A Santa Casa de SP, entidade filantrópica que atende a população não só paulistana mas de muitos outros lugares do Brasil (moro perto e vejo ambulâncias e vans de muitas prefeituras diferentes no entorno, trazendo pacientes para cá) tem vivido uma grave crise em que chegou-se ao ponto de faltar insumos básicos para cirurgias. Falo de sutura, gaze, soro. Para contornar o problema sem depender de repasses do governo, foi implementado um sistema de "adoção" de kits cirurgicos, visando diminuir a fila dos procedimentos.

Um kit de cirurgia ginecológica sai por mil reais. Mil reais que podem transformar a vida de uma mulher completamente.

Vamos fazer valer o feminismo e a sororidade e ajudar essas mulheres?

Anônimo disse...

Maduro é um ditador, até mesmo Jean Wyllys já rompeu com o tirano, me admiro de vc Lola apoiar esse tipo

Anônimo disse...

A campanha de abstenção de voto na Venezuela no fim fez um grande mal e deveríamos ficar atentos a esse exemplo. Os 68%, inauditáveis (eleição que não se audita já é uma fraude em si mesma), representam apenas 28% de TODO o eleitorado. Mesmo com o governo literalmente pagando para as pessoas votarem, usando os Carnês da Pátria e a troco do equivalente a onze dólares, alguns milhões na desvalida moeda local. E enquanto isso, quem pode sair do país em um dos maiores êxodos humanos já vivenciados na América do Sul, uma crise humanitária sem precedentes com reflexo em todos os países do continente, não só os fronteiriços. Ninguém precisa negar ou fazer olhos cegos para o que acontece lá, basta ouvir dos próprios venezuelanos que se amontoam em condições degradantes aqui mesmo no Brasil. Vamos recordar aqui quais os países que não reconhecem a legitimidade das eleições: Argentina, Brasil, Canada, Chile, Colombia, Costa Rica, Guatemala, Guyana, Honduras, Mexico, Panama, Paraguay, Peru, Santa Lúcia e Estados Unidos. E que fique o recado para o Brasil: por mais tentador que seja o voto "de protesto" sem chance alguma de ganhar, o voto em branco ou nulo, o fato é que fazendo assim você está somente favorecendo o candidato que você não queria ver ganhar o pleito.

Anônimo disse...

A oposição de verdade na Venezuela tá presa Lola, e não porque roubaram mas porque discordaram.
Mas eu torço de verdade para que Maduro e sua trupe de militares bolivarianos governem a Venezuela "democraticamente" por mais uns 50 anos, o foda é que Roraima vai quadruplicar de população.

Anônimo disse...

Curiosa a tirinha... se você considerar que há anos atrás tínhamos Dirma e Lhulalá no poder...
Mas a culpa é do Temer.

BLH

Anônimo disse...

Sempre leio seu blog, pela primeira vez discordo totalmente. A Venezuela vive uma crise econômica e social(veja os milhares de venezuelanos que emigram pra cá), teve denúncias de fraudes a torto e a direito nessa eleição, o comparecimento baixo(46%) da população que foi votar... Esse processo lá não pareceu nada válido ou democrático, logo não da pra dizer que representa a população da Venezuela.
Eu trabalhei com duas venezuelanas no comércio aqui no RJ, elas contaram horrores, como as pessoas literalmente passam fome,não há empregos, mercadorias para comprar no mercado(isso para quem poderia comprar).O país delas está um caos,

Anônimo disse...

A rede globo é esquerdista ou direitista?

Anônimo disse...

A permissividade é uma coisa linda, na boca dos indecorosos.

titia disse...

Off-topic só pra confirmar que vamos é nos foder mesmo: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2018/05/22/internas_economia,752862/medida-provisoria-extingue-fundo-soberano.shtml

O Fundo Soberano foi criado pela lei 11.887 de 24 de dezembro de 2008 após o início da prospecção do pré sal. Como toda lei, foi proposta, discutida, votada no Congresso em várias rodadas, aprovada e sancionada. O Fundo Soberano do Brasil (FSB) é um fundo vinculado ao Ministério da Fazenda com os seguintes objetivos: mitigar os efeitos dos ciclos econômicos, formar poupança pública e promover investimentos em ativos no Brasil e no exterior. A MP transfere recursos que seriam utilizados para investimentos em áreas de interesse público e combater os efeitos dos ciclos econômicos para o sistema financeiro. Traduzindo, Temer meteu a mão no dinheiro que é pra salvar a família quando as contas apertam e mandou o povo se ferrar. Numa situação atípica como a crise atual, não tem fundo para ajudar a segurar.

Agora com licença sim? Vou chorar um pouco, depois catar a espingarda de caçar patos.

Brasil, Brasil, como sempre incompetente demais pra cuidar do próprio quintal mas querendo palpitar no dos outros...

Anônimo disse...

O pt escolheu o pior vice presidente do mundo.

Anônimo disse...

Oh, Lola assim não da pra te defender. Como disse um dos comentadores nem o Jean Willis e até mesmo o Sakamoto falam b do Maduro. Eu me pergunto se você faz isso por ingenuidade ou apenas birra porque eu não quero acreditar que você esteja apoiando governo que está violando gravemente os direitos humanos. Eu conheço gente que mora lá, Lola. O país está um caos. Maduro está torturando, TORTURANDO opositores. Ele pagou para que alguns fossem às urnas. O governo dele se mantém por meio da repressão e da manipulação de algumas pessoas muito pobres. Lola, Lola, esse seu sonho socialista tá fazendo você perder completamente a razão. Eu não esperava isso de você. Está insustentável até mesmo para a esquerda defender o Maduro hoje em dia. Sai dessa, Lola. Acorda. Quando você vai perceber que o socialismo só ferrou tudo onde ele chegou e agora tá acabando com a Venezuela? Você sabe o que o Putin, herdeiro do socialismo tem feito na Rússia? Sai dessa, Lola. Tá ficando feio, tá ficando vergonhoso

lola aronovich disse...

"Putin herdeiro do socialismo" é a frase mais patética do seu longo comentário, anon das 21:30. Vc não entendeu meu post. Eu não defendi Maduro, não acompanho o governo dele. O post inteiro é pra dizer que 1) o que acontece aqui no Brasil importa muito mais do que acontece na Venezuela, e 2) o que os reaças falam das eleições da Venezuela não vale pro Brasil?

Rafael disse...

Curioso gente que não pisa fora de casa,não se informa além do trivial que a mídia fornece;dar pitaco em geopolitica.

Prof. Ane Santos disse...

Eu não entendo muito de política de lá para opinar, mas fico com um pé atrás dependendo de qual mídia está veiculando a notícia, pois sabemos que há tendência a certos grupos serem bastante parciais e atacaram somente os ditadores que convém.

titia disse...

Olha aí como eu disse: o anon 21:30 se achando O especialista em política e direitos humanos, mas caga pro próprio país (que tá afundando na merda) e pro próprio povo. Em vez de consertar a burrada que fez batendo panela pra golpista, fica querendo palpitar no governo da Venezuela. Patético e deprimente ao extremo.

Aninha disse...

Eu nem pergunto porque raios a gente tem que ter opinião formada sobre tudo. U não conheço a Venezuela, não sei de sua história, processo político, etc. Superficialmente sei de algumas coisas, mas acho que não a ponto de julgar um governo. Porém eu sei que mídia manipula - e muito. Não dá para ter opinião baseada em notícias, apenas. Mas isso não significa defender o governo. Denúncias contra direitos humanos são gravíssimas - devem ser investigadas a fundo. No demais, sobre meu próprio país da para ter opinião, e a minha é que é muita cara de pau um governo como o nosso falar de qualquer outro do mundo. Sentar no rabo e falar do rabo do outro.

Anônimo disse...

Tem uma diferenca grande entre preso político e político preso.

Além disso, no Brasil, tem muita gente que nao trabalha no governo e que vive muito bem. Muita gente mesmo. Quem comenta nesse blog, por exemplo, certamente nao passa fome e tem papel higiênico em casa, o que é infinitamente mais do que pode ser dito da maioria dos venezuelanos.

Comparar a pobreza no Brasil com a da Venezuela nao é razoável.

Anônimo disse...

Não é patético não lola. Ele é herdeiro do socialismo. Um cara autoritário e a Rússia foi um dos poucos que reconheceram a eleição de Maduro. Muita gente na esquerda continua achando que o impeachment de Dilma e a prisão de Lula foi golpe, estao se importando com o Brasil e nem por isso está apoiando Maduro ou fingindo que não está acontecendo uma ditadura lá na Venezuela.

Anônimo disse...

Pelo contrário. Eu piso fora de casa, me informo além do trivial e tenho notícias de quem mora lá.

Anônimo disse...

Nisso eu concordo com você. Acho que todos os ditadores devem ser repudiados independente da ideologia política.

Anônimo disse...

Só que não, titia. Eu não sou batedora de panela, nem bolsominion. Eu sou de esquerda. Você é que ainda não percebeu que há vários esquerdistas contra Maduro porque a máscara daquele governo caiu. Porque esquerdista de verdade está a favor dos direitos humanos e não passa a mão na cabeça de um cara que se diz de esquerda, mas passa por cima do processo democrático e dos direitos humanos.

Anônimo disse...

Cara de pau do governo daqui é. Mas das pessoas de lá que estão fugindo do país e sendo perseguidas e comunicando o que está acontecendo lá para gente daqui não é cara de pau. De fato tá acontecendo coisas muito ruins por lá.

Anônimo disse...

Maduro deu um calote no Brasil de um empréstimo via BNDES de 1 bilhão de reais. Quem era fiador deste emprestiem era o fundo de Amparo ao trabalhador. Tá certo isto aí ? Trabalhador brasileiro pagar dividí do caloteiro do Maduro?

Anônimo disse...

O maduro não é caloteiro.
O que acontece é que os Estados unidos não suportam o fato de não vencerem nas urnas e então ficam fazendo esses embargos comerciais que destroem a economia de qualquer país....

O que vc quer é que um sujeito sequestrado vá ao banco e saque dinheiro pra vc,sendo que é impossível estando preso .

Anônimo disse...

Só queria saber porque o Maduro aparece negro na tirinha... curioso...

titia disse...

11:44 é mesmo? Então faça a coisa lógica: cuide primeiro do seu próprio país. A gente está afundando cada vez mais, e ficar falando em Venezuela (que só o próprio povo pode mudar) ao invés de discutir e tentar solucionar o que está acontecendo no Brasil não vai ajudar os venezuelanos mas vai ajudar os corruptos daqui.

Anônimo disse...

"Então faça a coisa lógica: cuide primeiro do seu próprio país"

Vou me lembrar disto quedo ouvir um "na Suécia isto, em israel aquilo..."

Anônimo disse...

"O maduro não é caloteiro.
O que acontece é que os Estados unidos não suportam o fato de não vencerem nas urnas e então ficam fazendo esses embargos comerciais que destroem a economia de qualquer país....

O que vc quer é que um sujeito sequestrado vá ao banco e saque dinheiro pra vc,sendo que é impossível estando preso"
_
Mas o EUA ainda são os maiores compradores de petroleo venezuelano,o dinheiro venezuelano esta nos bancos estatais venezuelanos, o problema e que o dinheiro venezuelano não vale mais nada com o hiper inflação.

E nós não emprestamos Bilhão do BNDES com tendo o FAT (Fundo de amparo ao Trabalhador) como avalista para os EUA, emprestamos para a Venezuela durante o governo Dilma,quando eles vão devolver o dinheiro do trabalhador brasileiro?

Anônimo disse...

21:49, sim os EUA compram o petróleo venezuelano, compram bem baratinho mas compram.
Aí o que os EUA fazem? Eles não reconhecem uma eleição legítima e bloqueiam o dinheiro da Venezuela! Ou seja, eu vou lá, compro seu petróleo, e com a desculpinha de eleição inválida, eu vou lá e pego o seu dinheiro de volta pra mim!!!!

Estão fazendo com a Venezuela o mesmo que fizeram com o Iraque! Vai estudar!!!!!!

Você quer que a Venezuela devolva o dinheiro do BNDES? Não lhe parece muito mais correto é que os EUA paguem essa dívida com o Brasil? Já que são os EUA que estão saqueando o dinheiro da Venezuela...

Anônimo disse...

Eu gostaria muito de ter acesso a textos que dessem outra visão sobre a situação da Venezuela, já que tudo o que vejo é extremamente partidário ou espantalho da direita para não discutir a atual situação do Brasil

Anônimo disse...

Mew quanta desinformação, não é nada disto pelo contrário, os EUA pagam o dinheiro direto para PDVSA estatal do petróleo venezuelano, o que acontece com o embargo e que o dinheiro não pode mais ficar nos bancos americanos e nem banco americano comprar título da dívida venezuelana, tem que ficar em banco publupú venezuelano, aí que ferra a venezuela, pois a economia e moeda venezuelana não tá valendo mais nada. Justamente o contrário do que vc disse.
A Venezuela tem uma dívida enorme com a China, e está pagando com petróleo, a China sim tá levando o petróleo venezuelano a troco de quase nada. E que deve para o BNDES/ fundo de Amparo ao trabalhador e o governo venezuelano e não os EUA.

Felipe Roberto Martins disse...

Ambos países estão oprimindo seus povos: Brasil e Venezuela!

Anônimo disse...

É o governo venezuelano que deve ao brasil, mas como vc mesmo disse, os EUA estão aplicando um embargo em maduro. Quem deve então pagar a dívida? a Venezuela que no papel a dívida é dela, ou quem realmente está causando o estrago e a pobreza na Venezuela? qual é o mais justo???????

Anônimo disse...

Quem tá causando estrago e pobreza na Venezuela e o socialismo de Maduro, que tratou o empresário como inimigo e acabou com a diversificação da economia venezuelana. Mew vcs vivem na terra da fantasia ideológica não é possível. O que gera riqueza em uma sociedade e a produção, não estado ou ideologias.

titia disse...

21:46 sim lembre disso, principalmente cada vez que começarem com terrorismo xenófobo.