sexta-feira, 3 de abril de 2015

GUEST POST: GREVE DOS PROFESSORES EM SP CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO

A Fernanda, professora em São Paulo, me enviou este email:

Desde o último dia 13 foi decretada a greve dos professores do Estado de São Paulo. Porém, poucas notas foram mencionadas nos grandes meios.
Gostaria de falar algumas coisas sobre a greve: primeiro, que o movimento surgiu de uma séria precarização da nossa educação. 
Tem turmas de sexto ano com 47 alunos em Campinas, por exemplo (só imaginem 47 crianças de 10, 11, 12 anos em uma única turma), várias salas foram fechadas (números apontam para mais de 2000 salas), causando a superlotação já citada e um contingente de professores com contratos rescindidos sem aulas e tendo que trabalhar em outras profissões.
Continuando, foram feitos vários cortes no orçamento das escolas, para compras gerais, quadro funcional (estagiários e PAAs -- que estão previstos mas até agora não foram abertos os cargos). Além disso, o governador, que não respeita o 1/3 de hora atividade (para quem não sabe, por lei o professor deve ter 1/3 da sua carga para trabalhos como planejamento, reuniões, preparar aulas, corrigir provas), fez um decreto em 2012 que permite que professores ministrem até 64 aulas por semana para complementar a renda! Como um professor pode manter a qualidade trabalhando nesse ritmo? 
Isso tudo para o governador se gabar que tem professor que recebe 3 mil reais no mês, com 64 AULAS! Mas ainda assim, os rumores oficiais do governo é que tudo está bem, porque os professores não fazem greve, estão felizes, e para aumentar nossa felicidade, ele não dará reajuste no nosso salário. 
Porque, segundo ele, somos muitos felizes ganhando 12 reais por hora/aula (PEB II, porque quem alfabetiza nossas crianças ganha menos que isso). O que não é falado é que na greve de 2013 o ponto dos professores foi cortado, de forma INCONSTITUCIONAL, e muitos, que precisam sustentar família, têm receio de aderir a um movimento legítimo.
Muitos têm tentado tirar o foco da greve e focar no seu ódio à APEOESP (que não é grande coisa, mas é nossa entidade representativa por enquanto). A esses, tenho oferecido uma experiência de dois meses no Estado, para depois tentarem tirar a legitimidade da greve novamente.
Rede estadual de ensino em SP
ainda tem escolas de lata
Então, essa mensagem é para pedir que COMPARTILHEM notícias da greve e, se possível, ajudem. Expliquem que o motivo não é somente salarial, mas que esse é um bom motivo também. Que a educação pública é um serviço essencial para o desenvolvimento do país. 
Que nossas crianças e jovens precisam de horizontes maiores, precisam pensar por conta própria, precisam ter um acesso real ao conhecimento, e não serem jogadas em uma sala com outras 50 crianças, um adulto, lousa e giz. Que ter mais de 40 aulas na semana é um sério indício da precarização de toda uma classe de trabalho.

73 comentários:

Anônimo disse...

Será dada alguma explicação sobre os twitts sobre a morte do filho do governador de SP? O print que está circulando é falso? Os twitts eram falsos? Com a palavra Lola.

Anônimo disse...

No Paraná teve greve dos professores também no início do ano, mais de um mês de greve. Não conseguiram nada porque esse Beto Richa (PSDB) ficou enrolando, enrolando, no fim a greve acabou por desgaste e tudo ficou só na promessa, nada concreto. E aqui ainda era pior, pois além de superlotação em salas (tbm fecharam várias), o governo do Paraná não estava contratando concursados (começou a faltar funcionários em escolas), não pagou a rescisão dos professores temporários e pra completar estava querendo pegar dinheiro do fundo de aposentadoria dos professores pra pagar dívidas do Estado.

Anônimo disse...

Lolinha, esclarece a historia do twitter, por favor.

Maria Lia.

Anônimo disse...

É fake. Twitter real da Lola tem 1.187 fotos e vídeos, o do print tem 1.186.

Raven Deschain disse...

O 1203 tem toda razão. Os grevistas não conseguiram merda nenhuma, só pararam a greve por encheção de saco das pessoas e da imprensa, que não aguentavam mais seus pirralhos insuportáveis em casa.

Na próxima eleição vejam bem em quem vão votar, caralho. Ficam votando nessa Beto Richa pq ele é bonito, o filho dele é bonito, dá essas merdas. Eu diria bem feito se eu não me fodesse junto.

Anônimo disse...

E o petrolão? E os atrasos do FIES? E a mutreta do seguro desemprego? E o aumento de juros? E o ajuste fiscal? E a vaca tossindo?

Anônimo disse...

"O brasileiro, e um eterno feriado"
Nelson Rodrigues

Anônimo disse...

Não e fake não, e o dela mesmo, já foi confirmado.
Bem, no fim todo comuna mostra sua cara, a máscara sempre cai.
Dolores Stalin ;)

Unknown disse...

Antes de qualquer coisa, eu quero uma explicação sobre isso:

http://www.criticapolitica.org/2015/04/blogueira-feminista-diz-que-nao-apenas.html#more

Eu vi alguém dizendo que esta imagem que mostra os tweets da Lola e Fake, pois no RSS não teriam aparecido estes tweets.

Bom se tem como publicar um tweet sem este aparecer no RSS de quem acompanha o twitter da pessoa, ai aumenta muito a chance que a imagem não e real mesmo, mas se não tem como publicar um tweet sem aparecer no RSS, ai certo que a imagem e verdadeira, pois prova que tweet foi publicado.

Eu estou dizendo, isso pois não tenho muita intimidade com plataforma do Twitter, ai eu não sei se da para publica um tweet sem aparecer no RSS, se aparecer ali se o tweert some se for deletado do Twitter de quem o publicou.

Se tem como publica um tweet sem ele passar pelo RSS, e preciso levar em consideração que uma pessoa que entenda Photoshop, pode montar montar uma imagem assim.

Bom se essa imagem mostra a realidade estes tweets foram mesmo publicados, o que lamentável, pois critica politica e ainda e valida, mas desejar a morte de quem agente não concorda polidamente (só por isso) e inadmissível.

Quanto ao conteúdo do post

"Isso tudo para o governador se gabar que tem professor que recebe 3 mil reais no mês, com 64 AULAS!"

Se vocês vissem quanto ganha uma professora aqui no RS, vocês iriam chora, pois e bem menos que estes 3 mil ai.

Anônimo disse...

Minha gente, me poupe. Onde que foi confirmado ô anônimo? A Lola JAMAIS escreveria isso.

Anônimo disse...

Raven,

esse do " vota no cara por ser bonito", lembro disso na eleicao do Collor. Muita gente votando no cara " porque ele era bonito", depois ele confiscou a poupanca de todo mundo... ( meus pais nao foram afetados pelo plano Collor unicamente porque nao tinham poupanca...kkk)

Mas aqui em SP, pra se eleger nem precisa ser bonito.Basta ser PSDB. SE vc puser um gala de hollywood de qualquer partido e um clone do SHREK ou da FERA ( do desenho bela e a fera) do PSDB, o do PSDB ganha.

Maria Valeria

Raven Deschain disse...

Ah Maria Valeria. Kkk O Fera é gato, vai. Hahaha

Aqui no Paraná, o povo adora votae num bonitão. Nem se ferrando muito depois eles aprendem.

Raven Deschain disse...

Gente, só eu que acho que ninguém tem o direito de EXIGIR explicação nenhuma da Lola?

É o twitter pessoal dela, mesmo que ela tivesse publicado isso, oras. Continua sendo, PESSOAL DELA. (Não, não creio que ela tenha publicado, mas só pra registro, quando vi a notícia, eu falei EXATAMENTE isso, me crucifiquem).

Anônimo disse...

O Petê nunca vai por as mãos no estado de São Paulo, maior e mais poderoso estado da America latina. Desistam petralhas, nós somos anti socialistas totais. O próprio velhote aborteiro traficante do Uruguai admite que SP e o mair entrave para o socialismo na America do Sul, nós resistiremos ao populismo sempre, Orgulho 32.

Anônimo disse...

Ganham três mil por mês, e fazem de refens filhos de quem ganha 900 reais, em uma greve politica, malditos burguêses mimados.Maldito Paulo Freire, que introduziu o gramscismo e o marxismo cultural no ensino publico brasileiro, estes professores idiotas são responsaveis, pela depedração nas escolas, todas pixadas e destruídas, alunos na 5° série que não sabem escrever o próprio nome direito, sexo explicito entre adolescentes de 13/14 anos, drogas de todos os tipos rolando soltas dentro da escola, ADMITAM, VCS FALHARAM, NÃO EDUCAM NINGUÉM.
Ou melhor, tiveram exito no desconstrutivismo revolucionário, que tem por objetivo planificar a sociedade nas cinzas, e nos escombros de si mesma.

Anônimo disse...

raven vc bi? é vi uma frase sua falando que era.

Anônimo disse...

A Ravem e tetra. gosta sexualmente de mulher, gay, trans.... e de forma utilitária, de homens.

Trollesio Divino, o Fabuloso. disse...

'''A Ravem e tetra. gosta sexualmente de mulher, gay, trans.... e de forma utilitária, de homens.'''

não existe homem pobre?
que contradição, ora mulheres são putas e dão pra qualquer um (menos você, seu broxa bunda mole)
ora, elas são "utilitaristas".

uma dica, pra esquerda e pra direita, parem com esses termos velhos de burguês, utilitarista, proletário, aprendam palavras novas porra....

Trollesio Divino, o Fabuloso. disse...

'''A Ravem e tetra. gosta sexualmente de mulher, gay, trans.... e de forma utilitária, de homens.'''

não existe homem pobre?
que contradição, ora mulheres são putas e dão pra qualquer um (menos você, seu broxa bunda mole)
ora, elas são "utilitaristas".

uma dica, pra esquerda e pra direita, parem com esses termos velhos de burguês, utilitarista, proletário, aprendam palavras novas porra....

Raven Deschain disse...

Oi Stoffel. Sou sim. ^^

Anônimo disse...

@ Raven,
A Lola eh formadora de opiniao, tem um papel importante no movimento feminista. Querendo ou nao ela tem responsabilidade sobre o que publica. Eh claro que eu nao estou EXIGINDO uma explicacao sobre o twit, mas gostaria de entender. Tem varios sites reproduzindo o post desde ontem. Seria bom sim se ela se pronunciasse.

Maria Lia.

Anônimo disse...

Eu acho que alguém aqui não sabe interpretar texto. Só ganha 3.000 se o professor der SESSENTA E QUATRO AULAS POR SEMANA. Sabe ler não? Agora quantos professores conseguem dar 9,6 HORAS DE AULA POR DIA? 9,6 horas puras de aula, fora planejamento, correção de provas, etc.

E o cara vem chamar professor de burguês porque ganha 3.000. Três mil é o piso máximo, não significa que TODO professor tá ganhando isso. Aliás, duvido que mais de 10% consiga dar 64 (sessenta e quatro) aulas por semana, no sistema público, sem ficar louco em um mês.

Anônimo disse...

Maria Lia

Eu, que tenho conta no twitter e nunca uso fui abrir hoje pra ver se esse Twitter da Lola eh verdadeiro.

Nao tem nada disso escrito no twitter dela. acho que eh fake.

Maria Valeria

Anônimo disse...

E porque ela apagou, devido a repercussão, mas salvaram o plint, perai que já acho:

Anônimo disse...

Ela apagou ou o print é fake?

E pra que mandar o print? Manda a prova de que ele é verdadeiro, oras. O print todo mundo já viu, grande novidade mandar o print aqui. Mesma coisa que provar que Jesus é Deus dizendo "tá na Bíblia". Provou nada pra mim.

Anônimo disse...

Print todo mundo já viu, agora quero a prova de que é verdadeiro.

Anônimo disse...

E porque ela ta quetinha? Não se pronúncia? Ta esperando esquecerem o caso?

Anônimo disse...

E isto oque enfraquece o movimento, a Lola já fez muito pelo feminismo nacional, já empoderou muito nossa luta, agora só porque deu opinião, sobre um fato consumado, um monte de mulher "quer defender a memória " de omo branco hetero burguês ?
Dane se o filho do político, neste exato infante, deve ter uma de nós sendo espancada, eatuprada e morta, e isto e estatística.
Foco na luta gente, feminismo limpinho cheirosinho comportadinho, não leva a lugar nenhum

Raven Deschain disse...

Ela tá viajando, cara.

Maria Lia, vc não. Mas tem uns ali encima com um tom que plmdds.

Raven Deschain disse...

Trollesio: huashuahsua vamos ser melhores amigos?

Anônimo disse...

mas bissex não é indeciso?

Anônimo disse...

que gula

Anônimo disse...

Quem devia ter morrido são seus pais antes de te conceber, escrita, ridícula, mal amada

Trollesio Divino, o Homem que é igual absorvente, tá sempre LÁ disse...

claro Raven....

a incoerência deles é um troço cabuloso....

lembram daquele seu amigo de infância, que era cheio de ''não me toque'', que não jogava bola por medo de contato físico, que qualquer porrada que levasse chorava, e que era tipo um batutinha, ''nojinho'' das meninas?

então, esse cara ''cresceu'' e virou masculinista....

Anônimo disse...

Lola, adoro os seus textos. Não tem a ver com o post, mas se puder olhe esse som, por favor: https://soundcloud.com/vates-e-violas/02-junta-e-separa

Anônimo disse...

A mascuzada não tem limites mesmo, agora tão até manjando print fake pra tentar sujar a imagem da Lola. Ah, vão procurar um lote pra capinar, esses ômi tão muito desocupados pro meu gosto.

Anônimo disse...


Sou professora de História mas trabalho no Rio de Janeiro.

a) Não alimento os trolls, mas fico pasma com a ignorância da direita parem de falar de Paulo Freire e Marx, vcs desconhecem estes autores.

b) A função de um professor é ensinar não educar, educação vem de casa. Antes que digam que a crise da família é culpa das feministas, das mulheres que trabalham fora, eu já filhos de famílias perfeitas ( mãe dona de casa e pai trabalhador), mal educados e sem rumo.

c) O que eu sinto é que esta greve é ignorada pela grande mídia somente leio sobre ela na net, nós devemos começar a analisar friamente a imprensa do Brasil

Anônimo disse...

Então vamos falar sobre Marx professora.
Socialista = alguém que leu Marx
Anti-socialista = alguém que entendeu Marx.
E quem leu Marx mesmo ? pelo menos conhece uma das mais celebres frases do “jenio” comunista.
“A última etapa da revolução proletária é a constituição do proletariado como classe dominante… O proletariado servir-se-á da sua dominação política para arrancar progressivamente todo o capital da burguesia, para centralizar todos os meios de produção nas mãos do Estado, isto é, do proletariado organizado”

A proposta do comunismo jamais foi o fim do capital, ou do estado, mas exatamente o contrario, como tudo pertenceria ao estado, este ja não existirá com entidade distinta, mas a própria sociedade será o estado, um estado monstruoso, inchado e cheio de parasitas acomodados em cargo publicos. Se o estado engole a sociedade, não e o estado capitalista que desaparece, mas a sociedade livre,que a sociedade dominada, esmagada, anulada não sinta mais o peso da dominação pelo capital, mas sim capital estatal, não muda o fato da desigualdade, que se combate com empreendedorismo e universalização de oportunidades e conhecimento.
Em um estado estatal comunista, a sociedade esta apenas exausta UHe estupificada o bastante para servir como operarias no formigueiro socialista.

Anônimo disse...

"nós devemos começar a analisar friamente a imprensa do Brasil"
Censura estatal de governo de esquerda? Vai pra Venezuela que lá e teu lugar professora

Anônimo disse...

Oxe idiota de 17:12 a censura está sendo praticada é pela "imprensa livre", ela n falou da greve do Paraná e de SP pq apóia dos governadores deste estado. Isso n é imprensa imparcial.

Anônimo disse...

Abram a imprensa alternativa,com a internet agora, o leque e ampro.
Abram mais conceções, de todas as correntes ideologicas, isto e democratizar a mídia.
E não pautar por meio do estado, o que A e B devem ou não dizer.

Tati disse...

Se fosse alguém do Nível da Lola falando que não chora pelo filho do Lula e ele devia ter morrido junto, muita gente aqui ia dizer que é discurso de ódio. Com certeza a Lola não publicou isso, não combina com a luta dela. Quer dizer que porque é branco e burguês, pode se desejar a morte? Deve morrer porque é esquerdista?

Anônimo disse...


a)Caros amigos vcs podem concordar ou discordar de autores, mas o que não aceito são as ofensas, eu não vou ficar aqui tentando convencer vcs de nada, porque sei que é perda de tempo, mas quero o meu direito de defender a minha ideologia.

b) Sabe o que eu vejo uma onda conservadora passando no Brasil, pregando preconceitos, por de trás de cartazes de fora a corrupção, tudo incentivado pela mídia. Está tendo casos de corrupção no Brasil, sim mas tudo é investigado, mas os casos de corrupção na gestão tucana é ignorado, como a privataria tucana.

c) Eu não quero censura na imprensa, mas ela no Brasil não é imparcial. Mas eu acho engraçado, a globo instigou esta onda conservadora, agora uma novela com mulheres gays está sendo boicotada, ela está tomando uma dose do próprio veneno

Tati disse...

A questão não é defender a memória, e sim ter empatia com a dor da família nesse momento.

A Verdade disse...

caro Anonimo das 17:38.

só um povo burro e imbecil como o povo brasileiro é tão manipulável por mídias, quais forem.

a Globo não é liberal nem conservadora, ela não é nada. ela vive de audiência, não de ideais, como qualquer emissora.

antigamente ela posava de conservadora pois o povo entrou na onda de conservadorismo. Brasil, o país da putaria livre e do carnaval quis pagar de conservador recatado e ela entrou na onda.

agora a moda é liberalismo, ela vai junto. ela vai com a maré, dança conforme a musica e dá ao povo o que o povo quer.

a Globo é a caixa de ressonância do Brasil, consideram uma emissora de TV como um líder, o criticam e o aplaudem, o levam a serio demais. aqui, não se liga a TV em busca de entretenimento, se liga em busca de opinião, que alguém lhe diga como pensar, esse é o povo brasileiro.

um povo que reflete hoje, toda a historia de seu país, um país confuso, influenciável e indeciso. quer copiar de outros países, comportamentos e ideias que em nada se aplicam aqui.

ninguém se liga pra opinião de outros canais, e sim da Globo, o que a Globo dirá sobre isto ou sobre aquilo. então formam sua opinião. hoje, parece desagradar cujo povo indiretamente a controla, mas não sabe o que quer.

Anônimo disse...


a) A imprensa no Brasil não é imparcial, as greves que ocorreram no Paraná e em São Paulo foram ignoradas.

b) Retrocedendo a História do Brasil o movimento Diretas já também

Anônimo disse...

Lola, isso é fake o que estão falando que fosse disse? http://www.criticapolitica.org/2015/04/blogueira-feminista-diz-que-nao-apenas.html?m=1

Anônimo disse...

Vao se esconder, professores dao aula do jeito que querem e tem 2 meses de ferias!

Alem de terem a opçao de trabalharem metade da carga horaria diaria exigida!

Cão do Mato disse...

Não acredito que a Lola tenha tuitado esse negócio. Mas, na remota hipótese de ela ter feito isso, acho que perdeu uma excelente oportunidade de ficar calada...

Anônimo disse...

Cão do Mato... olá! Vc foi abduzido?

Cão do Mato disse...

Abduzido? Rsrsrs... Não, por que?

Marcella Santos disse...

Lola, querida, faça alguma coisa, o post do Crítica Política sobre o seu tuíte foi alcançado por 129,280 pessoas e já tem 400 shares. Estão viralizando isso feito malucos, é preciso de uma resposta.

Kittsu disse...

A Lola normalmente passa tanto tempo assim sem twittar nada?
Também não veio falar nada a respeito do ocorrido aqui no blog. Alguém tem notícia dela?

Anônimo disse...

A Lola tá viajando galera... esses posts que a gente tá vendo agora são agendados, não foi ela que sentou no computador hoje e atualizou o blog.

Anônimo disse...

essa última barbaridade dita sobre a morte do filho do político, pra mim foi a pá de cal, é profundamente lamentável que uma voz como a sua, tão importante dentro do feminismo brasileiro tenha se prestado a dizer uma infâmia como essa, ja deu , já era o feminismo aqui nesse pais, a esquerda acabou , destruiu, com esse movimento tão importante e necessário para as mulheres, muito obrigada , por nada...

Anônimo disse...

Eu realmente duvido que as pessoas que estão condenando aqui o tal tuíte sejam leitores da Lola. Pra mim são os palhaços que fizeram a montagem vindo aqui ganhar ibope e page view. Afinal, infelizmente fui olhar o tal post somente devido a um link deixado aqui e o tal blog é um lixo, lamentavelmente escrito, espécie de aprendiz de reaça sem talento nem revisor. Ainda tem gente posando de feminista decepcionadx!!!

Anônimo disse...

Espero que ela possa desmentir isso logo, porque tem amigos meus compartilhando isso e já misturando questões políticas no meio.

Anônimo disse...

Quando mais defendemos nossa verdade, mais próximos da monstruosidade chegamos.

Ela está viajando pra Somália? Não tem internet lá não? Esse ódio supera até os machistas, não tem nada de fake, o post no twitter é dela mesmo.

O governador deveria tomar providência a respeito disso, o ódio na internet deve acabar.

Anônimo disse...

Não adianta feminazis, desta vez a Lola cagou no pau, kkkk

Anônimo disse...

Esse twitt da Lola é tão verdadeiro que só saiu em um site meia boca de direita e que ninguém conhecia.

Logo a Lola que já foi entrevistada pra Folha e outros grandes portais.

Engraçado que só um site desconhecido e de direita conseguiu salvar o print, mesmo a Lola tendo milhares de seguidores tsc tsc.

Nem as radfems inimigas da Lola salvaram o print pra criticar ela. Nem os masculinistas guerreiros de 1 real tiraram print, isso que eles vivem stalkeando a Lola e são os primeiros na lista de pessoas que gostariam de ver a ela ferrada.

Tem que ser muito otário pra acreditar que é de verdade mesmo.

Chorem, o site ainda vai ganhar um processo por difamação.

Anônimo disse...

Pergunta pros que estão mandando as feminazis chorar,

se o twitt é verdadeiro porque só existe UM (1) print na internet inteira?

Sério mesmo que nenhum inimigo da Lola conseguiu tirar print? Ela que vive sendo ameaçada de morte pelos mascus sanctos, criticada pelas radfems, pelos olavetes, pelos libertários.

Porque só esse site meia boca tem o print na internet TODA?

Como vocês conseguem ser tão burros hein?

Kittsu disse...

Portais maiores já estão repetindo a notícia.

Kittsu disse...

Portais maiores já estão repetindo a notícia.

Anônimo disse...

Quais portais Kittsu? E repetindo é diferente de noticiar, se estão repetindo a notícia estão apenas reproduzindo o suposto print daquele site de direita.

Porque o único print na internet inteira daquele twitt, só apareceu em um site?

A Lola apagou em microssegundos e por isso só um site conseguiu print? Se fosse pra apagar em microssegundos, pra que ela publicaria aquilo? Até parece, tem doutorado nos EUA e ia queimar a imagem dela por um twitt de microssegundos... SE é que isso é verdade, ela obviamente teria apagado depois que começou uma polêmica, mas se começou uma polêmica que fez ela apagar, porque só um site conseguiu tirar print? Cadê os outros prints das pessoas envolvidas na polêmica?

Julia disse...

Vai se fuder, palhaço. A Lola não escreveu isso no Twitter mas deveria ter escrito. Ta faltando acidente de avião pra matar essa reaçada toda.

Unknown disse...

Dizem que os professores de São Paulo não ganham mal, porém tem que fazer das tripas coração para dar aula.Para conseguir um bom salário e uma boa colocação trabalham em 3 ou até mais escolas.
E educar o filho alheio é dose e matar um leão por dia.

Anônimo disse...

EU, EDIVÂNIA ESTUDANTE DE DOCÊNCIA NA UNINOVE 2015.Estou indignada com a situação dos professores de São Paulo vejo que nosso governador eleito por sinal no primeiro turno visa quantidades de aulas dadas pelos professores e não qualidades de ensino.Agora essa de escolas com construções precárias é demais onde então anda as verbas em milhões que vem pra educação? Pois é governado e pra mim você não me deu pois tudo que tenho me esforcei muito.E ai que tal fazer seu papel e ter empatia de se colocar no lugar dos professores a começar por um salario digno.

Felipe M. Meira disse...

Como professor afastado da rede estadual de ensino de SP, falo com propriedade que a situação beira o desespero.

O governo do sr. Geraldo Alckmin continua dilapidando os direitos da classe docente. Como por exemplo, cortar os benefícios e gratificações de magistério para os professores que estão afastados por doença. O nosso cartão alimentação, com o incrível valor de 8 reais o dia, é CORTADO em caso de afastamento do professor.

Além disso, um decreto do final de 2013 impede que professores afastados e readaptados de função possam pegar a jornada máxima de aulas, tendo que se contentar com o básico, que no meu caso, líquido, está em 1215 reais. Mil duzentos e quinze reais para passar o mês todo.

O Governo de SP também detonou com o Hospital do Servidor Público Estadual, o IAMSPE. Além de ter tirado os laboratórios Delboni Auriemo e Lavoisier do sistema de exames e colocado laboratórios desconhecidos, que nem site na internet tinham, eles mudaram o esquema de agendamento. Resultado: está impossível conseguir consultas, exames e cirurgias. E a Agência Nacional de Saúde não pode fazer nada. Nunca há agenda disponível, nunca.

O governo fechou 3300 salas de aula, cortou a verba que dava "um tapa" na escola antes do ano letivo começar e há falta de bens básicos nas escolas como papel para impressão, toner de impressora, papel higiênico e até giz.

E parem com esse mito de achar que professor de SP ganha uma fortuna. NÃO GANHA. Em lugar algum desse país professor ganha bem. A ditadura fez muito bem seu papel de dilapidar e destruir o ensino público.

Sem contar que o custo de vida no estado é altíssimo, um dos mais caros do país. Me digam aí vocês que acham que professor só chora de barriga cheia, como que vocês podem pagar aluguel, água, luz, telefone, internet, fazer compra, cuidar dos filhos e comprar remédio com 1215 reais por mês??

Anônimo disse...

O povo paulista gosta de sofrer. Reelege PSDB ha 20 anos( agora serao 24), com : pedagios a precos exorbitantes 30/30km com uma das taxas de IPVA mais caras do Brasil, 2o estado que pior paga policia, sucateamento da educacao e agora incompetencia administrativa pra distribuicao de agua. (ha 15 anos, conhecia funcinarios da SABESP que ja alertavam desde a epoca pra falta de agua nos dias de hoje, e o que esse desgoverno fez?? NADA- perguntem para funcionarios da SABESP proximos de vcs, ou entao deem uma passadinha na casa dos meus pais ou do bairro onde moramos em Araras pra constatar o racionamento de agua. Araras ta de portas abertas para vcs verem por si proprios.
Mas sabe, ja desisti de tentar mudar a cabeca, vao continuar votando nesses caras ate morrer.

Maria Valeria

Felipe M. Meira disse...

Maria Valeria, não julgue o estado de SP inteiro. Não coloque uma afirmação leviana dessas, como se a classe docente tivesse votado em peso no Alckmin pra, agora, estarmos "reclamando". Não é assim que a banda toca, não.

Anônimo disse...

Oi Felipe ,eu nao estou julgando a classe docente. nao . nao acho q os professores votaram em peso no Alckmin .me desculpe sw transpareceu isso no post ! Eu ate queria entender de onde vieram tantos votos pra esse cara no primeiro turno pra reeleger ele de cara e ainda botar a culpa de todas as mazelas do estado na Dilma. Maria Valeria

Anônimo disse...

Oi Felipe, ainda

Eu nao me referia aos professores quando escrevi o comentario acima. E sim me refiro as pessoas que votam no PSDB desde sempre, desde o governo COVAS( 94), que acham que aqui ta tudo maravilhoso e que nao precisa mudar nada. Que amam os pedagios, que nao repararam ate agora na educacao publica nem na seguranca do estado, e que quando algo da errado ( por ex, um amigo meu todo revoltado pq morreu um policial baleado e " a culpa eh do PT" ) como assim? a seguranca eh responsabilidade do governo. Esses eleitores cegos do PSDB amam reeleger os caras ha 20 anos, e atribuem tudo o que da errado aqui em SP ao PT. Eh desses que eu estava falando. Tem uma conhecida minha que mora nos EUA, postou " aqui nao tem pedagio caro como o nosso , fora Dilma" nao foi a Dilma que colocou pedagio no estado de SP, ne??...
enfim, falei dos eleitores " cegos", incapazes de ver o quanto esse partido esta acabando com tudo aqui no estado, e nao dos professores que estao reclamando. Tem um eleitorado PSDB cego aqui que acha que tudo no estado ta liiiiindddoooo !! e o que nao esta bom eh culpa do PT...
Abraco
Maria Valeria

Unknown disse...

Olá vou me identificar como ana_silva65@hotmail.com atualmente sou professora contratada do Estado de São Paulo e estudante do curso de pós graduaçào de formação de docentes para o ensino superior. Posso garantir que como professora atuante da rede estadual trabalhamos em condições precárias e sem garantia alguma de estabilidade ou plano de carreira. É impossível trabalhar com um bom desempenho dos alunos em salas super lotadas, sem professor auxiliar e um salário que causa tristeza. Nós professores estamos se saída, encurralados e a merce do que o governo propõe.
A greve tem sido uma válvula de escape para uma luta que se reinicia continuamente.