segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

GANHE O BOLÂO E SE TORNE SUPERSTAR

Quem ganha o bolão do Oscar nunca mais tem sossego

Voltei de Buenos Aires ontem, estou com preguiça de escrever hoje. E, pior: falta pouquíssimo pro Oscar (é no dia 22 deste mês), e ainda não vi praticamente nenhum dos filmes. 
A foto acima é de Birdman, que alguém comentou ser machista. Eu vou ver. Aliás, mudei de ideia e verei até Foxcatcher, porque, revendo o trailer, fiquei com a esperança que ele trate mais de algum crime bizarro que de luta greco-romana. 
Tom Cruise, 52 anos, tipo ontem
Aproveite que hoje tá todo mundo falando do Tom Cruise (porque ele apresentou o prêmio de melhor filme do Bafta ontem, que foi pra Boyhood? Ou porque passou Top Gun na Sessão da Tarde?) e participe do meu tradicional bolão do Oscar. Tá, você pode perguntar, o que o bolão tem a ver com o Tom? Pouco, exceto que o Tom causou uma arfada coletiva (estou tentando traduzir gasp) na cerimônia do Oscar de 2012, quando todo mundo se impressionou com sua juventude cinquentenária
Rob Lowe, Tom, Emilio Estevez,
todos em 1982, todos mais velhos
do que eu
E também porque meu bolão começou na década de 80, e me lembro como se fosse hoje de uma noite em que tentei editar (com vídeo, muito antes da existência do YouTube) cenas dos filmes dos astros de Vidas Sem Rumo para um trabalho na faculdade. 
Sei lá, só sei que é estranho ver que tantos novos astros e estrelas são muito mais novos que a gente. Menos o Tom. O Tom é (inacreditavelmente) cinco anos mais velho que eu. 
Faça suas apostas no bolão grátisaqui. No bolão pago, você pode apostar aqui. Você tem que pagar R$ 20 numa das minhas duas contas -- Banco do Brasil, agência 3653-6, cc 32853-7, ou Santander, agência 3508, cc 010772760 --, ou pelo PayPal aí do lado, e enviar um comprovante pro meu email (lolaescreva@gmail.com) com cópia pro Júlio César (jcaoalves@gmail.com). 
Bons tempos em que eu ia ao cinema toda semana e aproveitava estar em outro país pra ver um filme que não havia estreado no Brasil. Pelo menos ainda tenho o bolão do Oscar.

24 comentários:

Anônimo disse...

Fala do capitalismo, mas pede doaçao com cartoes de credito (simbolo maximo do sistema vigente) e ainda por cima faz bolao pago!?

Anônimo disse...

70% dos que ganham oscar são homens e brancos, então pouco me fodo pro oscar eles só querem o que é conveniente a eles.
Lola vc deveria abordar um tema mais interessante como mutilação genital feminina, se não tá afim de escrever posta um post de um dos colaboradores garanto que muita gente te manda textos todos dias.

Anônimo disse...

off topic
estamos arrecadando fundos para machos-ocidentais-opressores, irem pregar o antifeminismo em Kobani.

Anônimo disse...

Lola, sei que o blog é seu e você escreve o que quer. Mas não seria mais interessante fazer um post sobre o governo da presidenta que você ajudou a reeleger do que fazer mais um sobre o Oscar? Afinal política do nosso país é muito mais importante que um prêmio de outro país.

Anônimo disse...

Desculpe Anon das 18:42, isto não é nem um pouco engraçado, antifeminismo não deveria acontecer em lugar nenhum do mundo.

pp disse...

Lolinha, vou pagar amanhã!

Anônimo disse...

Lolinha,
A violência no Brasil ultrapassou todas as medidas suportáveis no planeta. Ganhamos em números de mortos de qualquer outra guerra sangrenta da atualidade em proporções que nos deixam perplexos: três vezes mais mortos anuais(45.000) por assassinato que vítimas da guerra no Iraque no mesmo período(15.000),por exemplo! O governo brasileiro perdeu sua legalidade ao aliar-se à marginalidade com suas leis que os defendem e abandonam as vítimas, ao insistir no criminoso desarmamento à revelia descarada do resultado do plebiscito, quando o povo reafirmou sua vontade e necessidade de ter armas para defesa, e ao famigerado ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente que estimula os marginais a roubarem, torturarem e matarem impunemente, chegando a planejar mortes para comemorar os últimos dias antes de alcançar a maioridade penal!


Os bons cidadãos, os que trabalham e estudam e os idosos que já deram sua contribuição para a construção do Brasil estão sendo exterminados juntamente com o futuro da Nação pela criminalidade impune e à vontade para agir contra as desarmadas vítimas. O resultado é que até os tradicionais carneirinhos que respondiam amém às normas governamentais de não reagir,os que entregaram ingenuamente suas armas,os pacatos que abominavam a violência,ao verem seus entes queridos perderem a vida gratuitamente no dia a dia estão se rebelando,ao confirmar que a falta de reação não tira aos meliantes o gosto já adquirido pela matança,pelo sangue... Querem reagir,estão reagindo embora a mídia comprada e chantageada não mostre,estão comprando armas,perderam o respeito por um governo que trabalha apenas para o próprio bolso e manutenção do poder.


Os guerreiros tradicionais que não se renderam sabem bem o que fazer,mas a nova safra de voluntários nesta guerra civil no Brasil Terra de Ninguém, as donas de casa, operários, pacatos trabalhadores em geral desconhecem qualquer princípio básico de armas e defesa, nem querem se especializar naquilo que nunca os atraiu,mas estão sendo obrigados, para sobreviver, a entrar em combate. Para eles escrevi um pequeno guia, claro, direto, básico, sem seguir normas ou termos técnicos e muito menos as criminosas leis que estão nos impondo. Em confronto direto com o atual governo que não nos representa,mas escudado na Constituição que nos dá o direito e o dever de cuidarmos de nossa defesa. Não é hora de meio termos,estamos em guerra e procurei dar algumas instruções como prevenir e conta atacar no dia a dia, no lar, nas ruas, no carro.


Esse pequeno guia de sobrevivência é destinado aos que não têm experiência com armas ou defesa pessoal, aos que não podem ter seguranças ao seu redor nem sofisticados meios de defesa eletrônica ou carros blindados, mas cansaram de serem saqueados, espancados, ameaçados,constrangidos sob o olhar indiferente de nossas autoridades e querem reagir para sobreviver. Vamos improvisar em nosso sofrido dia a dia,entrincheirados no lar,combativos nas ruas,prevenidos nos estabelecimentos comerciais e de lazer. Nesta apostila não segui regras,termos técnicos,normas oficiais,procedimentos padrões e muito menos leis injustas e inconstitucionais. À vista dos especialistas serão considerados conselhos amadores,ilegais ou perigosos, mas procurei me colocar no lugar de um cidadão ou de uma dona de casa que nunca sonharam sequer em ter que se defender em combate nem querem se especializar nesse ramo através de treinamento rigoroso ou técnicas apuradas,mas que agora,neste pobre Brasil abandonado à sua sorte se veem obrigados,por amor à família e a própria vida,a ter um mínimo de conhecimento para prevenção e defesa. Um guia para ser usado de acordo com as habilidades e coragem de cada um, com a consciência que os resultados irão do sucesso à morte. Ou seja, nada de novo nas nossas ruas.


Anônimo disse...

CONT.
MEDIDAS FÍSICAS PREVENTIVAS


-Grades:um investimento necessário se morar em casas,apartamento térreo ou facilmente alcançável por muros,árvores ou apartamentos vizinhos. Se não tem condição,dê preferência às janelas de ferro e vidro,com divisões pequenas que não permitam a passagem de uma criança;

-Em edifícios,desde que autorizado e sem comprometer a segurança em caso de evacuação do prédio, combine com os vizinhos e instale uma grade no hall de seu andar, entre as portas dos apartamentos e o elevador, frustrando os arrastões. Não poderá interromper escadas e além dos moradores do andar terem suas chaves, uma outra deve ser deixada na parte protegida, dentro de uma caixa na parede para emergências. Qualquer visitante, desejado ou não, será visualizado de forma segura, atrás da grade;

-Câmeras:não custam caro e podem ser usadas de maneira simples, no alto da parede apontada para a saída e ligadas à entrada de vídeo na televisão, para checagem do movimento externo e antes de atender à porta. No resto da casa, quintal, garagem, simplesmente instale câmeras falsas,servirão como fator de inibição;

-Luzes:também de pequeno preço,um dispositivo muito eficaz e de fácil instalação é a luz com detector de movimentos. Coloque uma no quintal,com lâmpada forte. Funcionam e não incomodam seu sono ou a vizinhança como os alarmes;

-Tenha sempre luzes comuns ao redor da residência com acionamento interno;

-Alarmes:não têm credibilidade,pois disparam por qualquer motivo;

-Sirene:para ser acionada manualmente em caso de detectar atividade suspeita. Encontrada em lojas de alarmes,custam pouco e provocam a fuga por quebrarem o fator surpresa e chamarem atenção para o local. É mais prática e forte que gritar por socorro e substituem os alarmes;

-Eletrificação: não recomendo por considerar ineficaz,de fácil neutralização e ao mesmo tempo perigosa para inocentes incautos. Mas nada impede que por alguns reais,se coloque uma cerca falsa com alguns isoladores e a placa de alerta.

-Célula sobrevivência:muito importante,principalmente para quem mora isolado,mas não descartando seu emprego até em apartamentos. Escolha um comodo pequeno,quarto de empregada,banheiro ou até um armário e instale uma segunda porta com grades,que pode ser igual aos portões de rua,dotada de boas fechaduras e tranca interna. Deve haver um ângulo morto,onde possa ficar sem ser visto ou atingido por disparos. Nele deixe um celular barato com bateria sempre carregada. Também é o lugar onde ficará alguma arma suplementar e munições. Teste o celular para verificar se não há interferências. Deixe pronto no rascunho uma mensagem de texto para a polícia com endereço detalhado e para familiares,principalmente os que usam o imóvel.
NO VEÍCULO


Básico e obrigatório,mentalize:

-Portas sempre travadas;

-Vidros levantados,deixando apenas uma fresta caso não tenha ar condicionado,mas feche-as quando parado em semáforos,pois o pequeno vão serve de alavanca ao marginal além de tornar mais fácil quebrar o vidro;

-Película protetora,impedindo a visão de fora para dentro;

-nunca dê carona,nem que seja uma velhinha debaixo de chuva,patifes também envelhecem;

-em lugares movimentados mas lentos deixe sempre um espaço do veículo à sua frente,dando margem à manobras evasivas -sua e dele.

Anônimo disse...

CONT.
-Em lugares desertos e/ou à noite,visualizando o vermelho,diminua a marcha -sem parar- e controle a velocidade para chegar com o semáforo abrindo. Se não der,verifique se não há trânsito preferencial e ultrapasse independente da luz.

-A maior vulnerabilidade é na entrada e saída da garagem;Invista num portão eletrônico se possível. Antes de sair verifique sempre pelas câmeras e/ou janelas a movimentação da rua. Ao chegar,diminua a velocidade e se houver movimento suspeito acelere e passe direto;peça auxílio ao 190. Caso esteja aparentemente tranquilo acione o portão e manobre para entrar sempre de ré;se algum suspeito se aproximar durante a entrada é só acelerar e ir embora e nas saídas,estando o veículo de frente para a rua,facilitará a fuga. Mas o portão ficou aberto e a família está em casa? Circule,afaste-se primeiro e peça ajuda depois.
Lembre-se:se o carro é considerado uma arma,use-o como tal! Por que as pessoas se deixam abordar por motocicletas de bandidos,quando bastam dois ou três movimentos de volante para jogá-los ao solo?

-Ao emparelharem,pise ligeiramente no freio que eles,cuja velocidade era a mesma do carro,ficarão à altura de seu para-choque e sem ângulo de tiro. Uma pequena manobra no volante é suficiente para jogá-los no solo,não exagere ou passará por cima da moto e poderá perder o controle. E evite a saborosa tentação de dar ré e passar novamente por cima,acelere e fuja;

-Se você vem atrás e presenciar uma abordagem,meta a mão na buzina,ajude o colega,comece a adotar esse procedimento e incentive a todos para o seguirem ao invés de fingir que não está vendo pois amanhã poderá ser sua vez de ser pilhado aos olhos covardes de todos. Tem coragem de reserva? Atropele-os e vá embora,não fique para receber agradecimentos;
-Seu colega de trabalho pensa igual? Comecem a andar em um mini comboio,um ala protegendo o outro e revezando-se nas posições;

-Bloquearam a rua? Está ainda distante do bloqueio e tem espaço atrás? Engate a ré,cole os cotovelos ao corpo para não torcer a direção e acelere,termine com um giro rápido de volante -um cavalo de pau- e dê o fora;

-Não tem habilidade suficiente ou espaço para a manobra? Acelere e passe por cima! Titubear é morrer.

Atenção,esse proceder dos dois itens acima só é viável contra armas curtas,se os marginais estiverem portando fuzis dificilmente escapará de ser atingido,mesmo à distância.
Facilmente podemos notar que as mortes ou ferimentos ao reagir empreendendo -acertadamente- fuga às tentativas de assalto quando dentro do veículo ou mesmo sem reação devido ao nervosismo do marginal são causadas por poucos disparos imediatos que destroem prioritariamente o vidro da porta do motorista,seguido da coluna da porta e depois o vidro traseiro esquerdo.

Anônimo disse...

CONT.
-Não use caixas eletrônicos em horários impróprios e com pouca movimentação;

-Não dispense companhia,é sempre melhor que andar sozinho;

-Só use spray de pimenta ou aparelhos de choque se for uma pessoa ágil e pronta para a reação do marginal. Nem sempre são eficazes e até sacá-los o agressor já estará na defensiva e pronto para contra atacar;

Você pretende reagir,mesmo desarmado e em desvantagem? É seu direito,mas prepare-se mentalmente para esta eventualidade e sugiro que o faça apenas quando for atacado por um só elemento ou por menores de pequeno porte. Várias reações de sucesso ocorreram como abaixo citadas e foram protagonizados tanto por homens como por mulheres:

-O meliante insinuou que tem uma arma mas não a mostrou? Jogue seu corpo contra o dele e saia correndo,se ele realmente tiver uma arma ainda terá que sacá-la e não o fará se o lugar for movimentado;

-Foi abordado por indivíduos em motocicleta? Derrubá-los não é difícil lançando-se contra eles,que terão que se desvencilhar da moto enquanto você foge;

-Se entrar em luta corporal o objetivo será sempre primeiro sair da linha de tiro e segundo colocar o agressor defronte o cano,que é uma alavanca que dá mais força a quem o segura,desarmando-o ou não e forçando o disparo;

-Se a arma é uma faca,desfira pontapés e não socos, procurando atingir o meio das pernas e simplesmente corra;

-Com marginais desarmados, ocorrendo a situação de "puxa de cá, puxa de lá" se você tiver uma arma branca poderá liquidar o marginal de imediato. Ah, mas se a polícia me pega com uma faca? Não é necessário ser uma arma branca explícita. Ninguém pode proibir (por enquanto) que alguém que tenha um hobby de carpintaria ande com chaves de fenda. Chaves de fenda são geralmente mais eficazes que uma faca para perfurar sem prender-se... Pode usar uma para trajetos curtos perto da residência em horas impróprias ou no carro. Dependendo de seus trajes, pode até usar o cinturão de carpinteiro!

-Em desvantagem não tente dialogar,começou,seja selvagem até o fim,não se consegue clemência ou compreensão de um indivíduo drogado,amoral,sem noção de respeito humano. Não pense que se trata de uma criança ou uma mulher,é um atacante perigoso,use sua força máxima,chute,morda,é sua vida em jogo,nunca titubeie. E sempre que brecha se apresentar,não continue,fuja.

carol disse...

Lola... Que foi isso nos teus comentários?

Marcia Alvim disse...

Querida, Lola !!!!

Do Oscar só vi “ O Grande Hotel Budapeste “ e “ Foxcatcher “ . O Hotel achei chato; Foxcatcher vale a pena porque trabalha a ideia sobre a carência e a medíocre necessidade do chamado ser humano em ser amado e idolatrado. Um homem rico patrocina e treina um grupo de lutadores e pede para que dêem entrevistas dizendo que ele é seu ídolo e mentor.

Dicas off Oscar:

Boa Sorte


Filme importante que debate,
dentre muitos assuntos, o uso excessivo de remédios.

Eles mostram o consumo de medicamentos que “trazem felicidade”, a questão
da invisibilidade social usado por muitas pessoas como defesa.

O filme “Boa sorte” é baseado na estória do livro “ Tarja Preta “ da
editora Objetiva.

Uma celebração à vida, com excelentes críticas à hipocrisia social e,
de modo mais específico, às soluções químicas para lidar com qualquer
um que pareça “DIFERENTE “


O Senhor do Labirinto:

O sergipano Arthur Bispo do Rosário viveu por cinco décadas como
interno da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, RJ diagnosticado
como esquizofrênico. Sua obra surpreendente foi descoberta no início
dos anos 80 e ganhou repercussão internacional.

Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba, SE, por volta de julho de 1909
(a data é controversa). Instalado definitivamente na Colônia Juliano
Moreira, em 1948, Bispo ali permaneceu durante 40 anos, até a sua
morte, desenvolvendo artefatos que considerava um inventário do mundo
para levar a Deus. Suas obras foram pela primeira vez expostas ao
público na mostra coletiva À Margem da Vida em 1982, que reuniu obras
assinadas por presidiários, adolescentes de atos infracionais , idosos
e internos de hospitais psiquiátricos. Arthur Bispo do Rosário faleceu
no dia 5 de julho de 1989 e, daí até 1993, foram realizadas seis
mostras individuais dos seus trabalhos, que reúnem esculturas,
pinturas, bordados e colagens, utilizando os mais diversos materiais -
desde panos até utensílios domésticos.

Elas foram visitadas por um público estimado em 100 mil pessoas. Em
1991, trabalhos de Bispo integraram a Mostra Viva Brasil, promovida
pelo governo da Suécia, no Kulturhuset, em Estocolmo. Em 1995, ele
representou o Brasil na 46a Bienal de Veneza, principal evento de
artes plásticas do mundo. Em 2000, seu trabalho integrou o módulo
Imagens do Inconsciente, na Mostra do Redescobrimento Brasil + 500.

Imperdível é também o LIVRO que Luciana Hidalgo escreveu sobre sua
biografia, com o mesmo título “O Senhor do Labirinto”. Nele podemos
conhecer mais sobre sua vida e a história da triste psiquiatria ao
longo dos tempos. Onde quem está fora das medíocres regrinhas sociais
deve ser isolado, mutilado e torturado.

Documentário sobre vida e obra de Arthur Bispo do Rosário:
https://www.youtube.com/watch?v=t6Jou6DlEek

Anônimo disse...

Lola, você usa Facebook?

https://www.facebook.com/umservidorporvez/posts/339586379581350

**I AM NOT YOUR MOTHER**
*Why I Refuse To Explain Racism To White People*

I hear it all the time: "Stop getting mad at white people for saying racist things and start educating us! You're making it worse by not teaching us!"

But after these past few days of having to explain racism over and over again, I sat in my couch thinking, why am I doing this? Why am I wasting MY time trying to educate you on a well-known, thoroughly researched and documented problem? Why is it MY responsibility to cure your bigotry?

People of color have spent YEARS trying to understand racism. We have put in ENDLESS HOURS in educating our own damn selves. We learned about racism by being the victims of it, by enrolling in ethnic studies courses, watching video after video of police brutality, dissecting newspaper headlines, and through endless research trying to answer one fundamental question: why am I treated differently than them? Why do THEY get the bigger piece?

When a person of color vents about racism, chances are, they have summoned upon an entire encyclopedias worth of knowledge that you, an ignorant, LAZY person, want us to condense into one facebook comment. Why? So you can get away with not doing the hard work that we did? Because you don't wanna be troubled with reading headlines about dead black kids and internment camps?

F*CK THAT SHIT!

If you wanna learn about racism, YOU need to do the soul searching. YOU need to ask the hard questions and YOU need to put in the goddamn time. Stop being lazy and start putting in work yourself.

WE ARE NOT YOUR MOTHER.
WE ARE NOT RESPONSIBLE FOR TEACHING YOU HOW TO ACT.
WE ARE NOT HERE TO EDUCATE YOU ON YOUR HISTORY, OR OURS.

Because when you ask US to explain racism to YOU, you basically imply that racism is OUR problem and not YOURS.


É EXATAMENTE assim que eu me sinto em relação a ter que ficar fazendo o trabalho de vagabundos que pedem educação sobre o feminismo. Eles não querem pensar no assunto, querem continuar sendo palhaços do analfabetismo social, querem que a gente faça o trabalho por eles ao passo que, quando o assunto lhes é de interesse (pornografia, por exemplo), a preguiça acaba na hora. E também achei bastante correto o raciocínio que, agindo assim, fica bastante evidente que o problema (racismo, feminismo etc.) é nosso e não de quem é racista ou machista. Perfeito. Ninguém deve se prestar a esse serviço por, repito, vagabundos, porque acredito que qualquer pessoa engajada em movimentos sociais gastou um grande tempo de vida educando a si mesma.

Em uma era onde você tem o Google no bolso da calça, ser ignorante é, fundamentalmente, uma escolha.

donadio disse...

"Fala do capitalismo, mas pede doaçao com cartoes de credito (simbolo maximo do sistema vigente) e ainda por cima faz bolao pago!?"

Pois, é, nem todo mundo que "fala do capitalismo" é hippie, né?

Dá uma olhada no link abaixo:

http://www.podegiz.blogger.com.br/coquinho.jpg

Eles estão precisando ser catados, e vc parece ser a pessoa indicada!

donadio disse...

Lola, o blog ainda é teu ou você terceirizou para um imbecil completo fazer propaganda do genocídio à brasileira?

Anônimo disse...

Aí você não explica nada pra ninguém e mantém o status quo negativo pra você, :)

Anônimo disse...

"Lola, o blog ainda é teu ou você terceirizou para um imbecil completo fazer propaganda do genocídio à brasileira? "

Genocídio? Nós já estamos vivenciando um genocídio, uma bárbarie, pq quem tá morrendo todo dia é gente q não se envolve no crime. E nunca há justiça pros verdadeiros bandidos, pq pegar no maximo 30anos de cadeia por assassinato não é bem uma definição d ejustiça. Afinal, com tanta apelação o individuo fica, se muito, uns 6 anos e olhe lá.

Ta valendo a pena ser criminoso no Brasil.

O anos das 19:52 não falou nenhum absurdo, é a nossa realidade

Trícia disse...

Lola, me corrija, por favor, se eu estiver errada: quando vc criou o blog os posts mais frequentes eram sobre cinema, certo? P*rra, o blog é seu, porque vem gente reclamar dos posts? Que droga! ...
.............................
Aahhhh, Lola, você PRECISA ver Big eyes! Vou te mandar por e.mail!
Beijos

Anônimo disse...

Como faço para te mandar um email Lola?

lola aronovich disse...

Como me mandar um email? Tá no próprio post, e na primeira página do blog. É lolaescreva@gmail.com

Raquel C. disse...

Parte 1:
Oi, A.A,
Li seu relato neste post, e nos anteriores linkados no texto. Achei bem esclarecedor quanto as relações/jogos BDSM e gostei muito da reflexão de porque as pessoas são indiferentes em casos de violência real entre casais, mas se mostram bastante interessadas na violência simulada em jogos sexuais. Acredito que essas regras SSC: São, Saudável e Consciente são tão universais deveriam ser ensinadas e reforçadas para todas as pessoas, em qualquer tipo de relação, seja sexual, profissional, conjugal, de amizade, etc. O que de fato me incomoda no BDSM não é o desejo em si que a pessoa tem (de sentir dor, de simular uma situação humilhante, etc), mas sim o processo de formação desse desejo. Entender o processo de formação do nosso desejo nos ajuda a dimensionar o quão livre ou o quão viciado foi o nosso consentimento em dadas situações. E, como sabemos, o consentimento é uma das questões mais caras ao feminismo e à qualquer corrente de pensamento que prime pela liberdade e dignidade humana.
Pelo que li nos seus posts e nas repostas que você foi dando a eles, sua iniciação no BDSM ocorreu aos 18 e quem lhe introduziu nessa prática foi o profissional de saúde que lhe atendeu no hospital em um momento de extrema vulnerabilidade física, psíquica e emocional: você havia sido estuprada (e pelo que entendi, esse alguém que lhe estuprou foi um chefe no emprego, mas que antes de te estuprar, passou semanas te perturbando), e você também enfrentava um quadro depressivo em razão do fim do seu namoro. Não entendi bem se o estupro e o fim do namoro foram concomitantes, mas de toda forma, me parece que esses dois fatos contribuíram muito para você estar em uma situação de isolamento e muita vulnerabilidade física e emocional. E, diante desse quadro visível de vulnerabilidade o profissional da saúde que lhe atendeu no hospital ganhou sua confiança e passou o telefone particular para que você entrasse em contato com ele para conversar/desabafar. Para começar, é anti-ético buscar qualquer relação de intimidade com pacientes fora do ambiente hospitalar ou fora do consultório médico.
Tente imaginar as coisas de um outro ângulo que não o seu próprio. Imagine que fosse sua filha ou sua irmã que estivessem em uma situação de vulnerabilidade como a que você estava (estupro e depressão, somado isso a todas as angústias e inseguranças próprias da adolescência), em um ambiente hospitalar e o profissional que atendeu sua irmã ou filha nessa situação deu abertura e incentivou que esta jovem viesse a se relacionar com ele. O que você iria achar se sua filha/irmã adolescente começasse a se confidenciar e se relacionar com o profissional de saúde que a atendeu em plena fragilidade? Pelo que entendi, hoje você tem cerca de 30 anos. Tente lembrar como era frágil sua cabeça aos 17, 18, muito diferente do que é hoje. Será que hoje, com a cabeça de uma mulher mais segura si, será que aquele mesmo “profissional” da saúde, lhe atenderia de modo tão solícito? Será que passaria para você o celular dele? Como você reagiria, com a cabeça de hoje, se um profissional da saúde, depois de lhe prestar um atendimento por estupro, lhe passasse o número de celular dele? Com minha cabeça de hoje, eu acharia muito estranho. Mais estranho ainda se ele fizesse isso com minha filha adolescente. Mas penso que se eu fosse adolescente, ainda mais numa situação de desamparo e vulnerabilidade, talvez eu iria me sentir protegida e acolhida. O fato de você ter dito que já o “conhecia”, só piora a situação dele.
Para mim fica claro que ele te viu, logo de início como uma “aprendiz”, alguém a ser iniciada. E que aprendiz perfeita! Fragilizada, entregue, e....maior de idade! Que posição privilegiada esse “profissional” da saúde tem, hein. Quer lugar melhor que um hospital para encontrar pessoas fragilizadas e dispostas a encontrar uma salvação, uma cura para sua dor, qualquer que seja ela?

Raquel C. disse...

Parte 2:

O controle que você experimentou de início a mim pareceu um simulacro. Foi esse profissional da saúde sem escrúpulos de se aproximar de uma jovem estuprada e depressiva que esteve no controle na maior parte do tempo. Ele te conduziu do jeito que ele quis, mesmo que você argumente que ele esperou o seu tempo. Esse é um dos modos de agir dos abusadores. Veja, por exemplo, como um porco pedófilo age: ele primeiro ganha a confiança da criança/adolescente, mostra que é um cara legal, se interessa pelo mundinho da criança/adolescente, e aos poucos vai fazendo carícias na criança (“respeitando” o tempo dela), vai dizendo que é legal o que estão fazendo, e bla bla bla. Lá pelas tantas o pedófilo diz que não violentou a criança, que foi consensual, que os dois sentiram prazer. Mas e aí? Não é uma relação totalmente assimétrica, em que uma das partes está vulnerável, não tem suporte emocional para lidar com os fatos nem com suas consequências e a outra está plenamente consciente do que está fazendo, e o faz por se aproveitar de uma relação de confiança previamente estabelecida para estes fins?
Quantas garotas mais o tal “profissional da saúde” iniciou no BDSM? Como foi que ele teve acesso a elas? Foi no hospital também? Você é especial, ou é, de fato, só mais uma na listinha de iniciadas desse ‘profissional’ da saúde?
Repito, A.A., não estou questionando aqui o BDSM em si, e nem a posição que você adota nele, mas sim o modo desonesto, desleal, inescrupuloso como o seu iniciador se aproximou de você e se aproveitou de sua vulnerabilidade para introduzi-la nesse tipo de jogo sexual. O status profissional dele permitiu que ele tivesse um acesso privilegiado a você e a informações sobre você que de outro modo ele não teria. É isso que não podemos admitir. Vou fazer outra analogia: digamos que, depressiva e depois de sofrer um estupro, você começa a ir num psicólogo, que também é um profissional da saúde, e passa a lhe relatar suas angústias e aflições. Digamos ainda que esse psicólogo, se aproveitando das informações que você passa a ele num contexto estritamente profissional, começa a conduzir as conversas para um outro rumo e lhe dá abertura para procurá-lo fora do consultório. Você o procura, vocês se beijam, e ele vai lhe introduzindo aos poucos em um tipo de relação tal como a BDSM. E aí, foi honesto? Com o tempo, você não se sentiria usada e abusada?
Ao que me pareceu, dado seus relatos, seu consentimento, que num primeiro momento foi livre, no fundo foi manipulado e dirigido pelo tal “profissional” da saúde. Coloquei profissional entre aspas porque alguém que usa do status e da imagem que a profissão lhe confere para ganhar confiança de jovens em situação de vulnerabilidade para iniciá-los em qualquer jogo sexual que seja, não pode, com seriedade, ser chamado de profissional.
PS: Vejo certa semelhança no caso do professor Idelber, que, dados os relatos, utilizou-se de seu status público e profissional para seduzir e iniciar garotas em jogos sexuais (cuckhold, no caso) dos quais elas pareciam muito dispostas a participar, e seus namorados/maridos sequer tinham ciência do que se tratava.

Raquel C. disse...

*Apenas corrigindo a última frase da parte 2:
"utilizou-se de seu status público e profissional para seduzir e iniciar garotas em jogos sexuais (cuckhold, no caso) dos quais elas NÃO pareciam muito dispostas a participar, e seus namorados/maridos sequer tinham ciência do que se tratava.

Dr. Odonto disse...

Uma pessoa que esta procurando um dentista 24 horas é porque precisa de atendimento de emergência, devido a uma dor insuportável ou algum trauma, mas vou deixar nesse artigo algumas dicas de como pesquisar pronto socorro odontológico 24 horas.