domingo, 16 de março de 2014

AMOR, REVOLUÇÕES E PÉROLAS

A FernandaCuryx me enviou essa mensagem de amor na sexta

Pessoas queridas, reconheço que é com preguiça e muito pouco tempo livre que escrevo o post de hoje. Mas é que tenho uma ou outra novidade pra contar.
Primeiro, vou conhecer alguns lugares novos. Esta sexta, dia 21 de março, irei a Redenção, perto de Fortaleza. Redenção foi o primeiro município brasileiro a abolir a escravidão (aliás, o Ceará foi o primeiro estado a acabar com o trabalho escravo no Brasil, 130 anos atrás. Dia 25 de março é feriado estadual para comemorar esta data). 
Darei uma palestra sobre escritoras negras na literatura norte-americana, na Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). Infelizmente não vai dar pra conhecer nada da cidade, porque só vou e volto no mesmo dia (até porque sábado aplicarei provas do Toefl o dia inteiro, como fiz ontem). 
Luma e Nilma na Unilab
Mas espero que seja apenas a primeira visita a esta importante universidade (é lá que leciona Luma Andrade, a primeira mulher trans com doutorado, e é lá que Nilma Lino Gomes é reitora, a única reitora negra numa universidade federal brasileira). Aliás, nesta última sexta participei de um evento muito bacana na UFC sobre as lutas das mulheres, e uma das minhas colegas de mesa foi Silvia Cavalleire. Faz tempo que eu digo que Silvia, aluna de Letras, é a primeira mulher trans a presidir um Centro Acadêmico no país, mas agora já estamos achando que é a única no mundo mesmo. 
Marabá, PA
Dia 4 de abril pisarei pela primeira vez na região norte! É a única região que ainda não tive o prazer de conhecer. Estarei na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), em Marabá, para fazer parte da banca examinadora de um concurso para professorxs (até quarta ainda dá tempo de se inscrever, e tem muitas vagas pra várias áreas). Ficarei em Marabá até dia 8/4, e aproveitarei pra dar uma palestra lá quando eu chegar, dia 4/4.
Do Pará irei direto pro Paraná. Pra Curitiba, pra ser mais exata. O Partido Acadêmico Renovador, em conjunto com a pós da Faculdade de Direito da UFPR, está organizando o seminário Horizontes 2014: Mulheres que ousam lutar, entre os dias 8 e 10 de abril. Meu painel, sobre Mulher, discurso e mídia, acontecerá no dia 9, às 19 horas. 
Mas a programação inteira promete! E as chamadas para trabalhos estão abertas até o dia 30 de março. Espero conhecer um monte de guerreiras paranaenses que só conheço virtualmente!
Aí dia 11 de abril, aqui mesmo em Fortaleza, na Casa Amarela, darei o minicurso "Feminismo e Cinemão", no Curta o Gênero. Não sei como dá pra se inscrever no minicurso. 
Mas fiquei muito feliz com o convite, porque o Curta o Gênero tem muito prestígio.
Ah, e meu curso de extensão "Discutindo gênero através de cinema e literatura" começou na terça, e lotou, cheio de pessoas maravilhosas de umas 15 áreas diferentes. Vou ter que fechar em cinquenta vagas. Mas quem ainda está querendo se inscrever, não se preocupe: vou oferecer o curso (com outro conteúdo) no semestre que vem. Já estou fazendo lista de espera. Mande um email: lolaescreva@gmail.com 

E dias 17 e 18 de maio estarei no 4o Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais, em SP. Foi o sempre ultra-simpático Miro Borges que ligou pra me convidar. Eu participei do primeiro, quatro anos atrás, também em SP, e foi muito legal. E o fato de ser no final de semana facilita...
Como ainda falta um tempinho até lá, ainda não sei se terei um dia a mais em SP (que seria aproveitado pra dar alguma palestra), ou se irei direto do Espírito Santo (outro estado que ainda não conheço!) pra SP. E pode ser que eu esteja num outro evento em SP mais pro final de maio. Quando eu souber, eu aviso.
Entendem por que eu geralmente não tenho tempo nem pra respirar? 
Como nem só de amor e revoluções vive o mundo, tenho que compartilhar com vocês (desculpem) as pérolas mascus e reaças que ouvi hoje. Escolha a sua favorita: 1) Feministas são mulheres com um histórico de terrorismo e que se juntam em grupos para fisicamente atacar mulheres que discordam delas. 2) Está cientificamente provado que todos os serial killers foram obrigados a brincar de boneca quando eram crianças. 3) Não é o homem machista que bate em mulher. É o homem feminista. 
4) Quando feministas contam a história das sufragistas, escondem o fato de que havia mulheres que... não eram sufragistas. 5) Não se pode andar livremente hoje, pois o país está muito inseguro. É só sair na rua pra encontrar filhos de mãe solteiras!
É sério, eu juro que não estou inventando! Como eu sempre digo, não tenho criatividade pra tanto!
Bonus track, por parte de um padre espanhol (cortesia do Jornalismo Wando): "As mulheres podem praticar felação com seus maridos sempre que eles pedirem. Mas quando o fizerem, devem pensar em Jesus para não se tornarem pervertidas".
Aleluia, irmãs!

29 comentários:

Raven Deschain disse...

Huashuasbua pra não se tornarem pervertidas. Huashuahs meldels. Patty <3

Loooola sua linda! Eu vou te ver! Dia 9 é nóis! *-*

Patty Kirsche disse...

Opa! Meu tweet foi surpresa! hehe E eu nem lembrei na hora que tem o Jesus Luz também, outro gato. Hum^^ Pena que não dá pra postar foto aqui.

Então vc vem pra São Paulo em maio, né? Legal, vou tentar aparecer nesse evento. Pena que não posso frequentar seu curso em Fortaleza. :(

Arnold Sincero disse...

Todo meu apoio a lolinha

rsrsrsrs

s2

Sara disse...

Espero poder te ver novamente Lola, boas palestras.
Quanto a clérigo que sugeri q se lembre de Jesus ao fazer sexo oral, talvez seja até viável mas com o Jesus Luz da Madonna ....

Anônimo disse...

Oi sou de Maraba e gostaria muito de ir em sua palestra. Mas nao entendi. Somente ex professores inscritos que pode participar? Aguardo informações.

lola aronovich disse...

Não, não, Fabia, desculpe não ter deixado claro. Acho que me expressei mal. A palestra que darei em Marabá não tem nada a ver com o concurso pra professores. Eu vou aproveitar que já estarei aí (e que, por causa do concurso, terei que ficar lá vários dias, mais que de costuma, se bem que pega o fim de semana) pra fazer a palestra na Unifesspa, que será aberta a todxs. Só não posso te dar mais detalhes sobre horário e local porque ainda não sei. É a Aline Sanfelici, prof-doutora da Letras, ex-colega minha da UFSC, que está organizando tudo. Mais pra frente coloco maiores informações. Espero que vc compareça!


Arnold, sua irmã hackeou a sua conta?

lola aronovich disse...

Sara querida, também espero te ver! Inclusive, recebi um super convite da Aricia, gerente da Butcher's Market, pra comer um super hamburguer de graça na próxima vez que eu for pra SP, hamburguer este que já foi eleito o melhor de SP. Vc conhece? Aí pela primeira vez eu vou te convidar! Espero que minha próxima visita a SP não seja tão corrida. Bom, pelo menos vou ficar o fim de semana pro Encontro de Blogueir@s.


Raven, vamos nos conhecer em Curitiba!


E Patty, recebi sua dissertarção! Ainda não tive tempo de ler, mas fico torcendo por vc!

Sara disse...

Lola não conheço ainda, mas saiba q é sempre um grande prazer te receber, não só pra mim, como para minhas filhas, que tb te adoram, conta comigo sempre.

Arnold Sincero disse...

Ahhhhhhhhhhhhh Lolinha


kkk

s2

Anônimo disse...

e no bbb da globo mais um caso de abuso (dessa vez parece q foi mais 'leve', ou num estágio inicial pq um outro participante pediu pra levarem a menina e darem banho nela) com participante bêbada e quase desacordada já. pior são os comentários na net sobre o assunto -- ainda mais pq a participante é 'vilã' e o cara é 'bom moço' 'príncipe'.

Unknown disse...

Eeeee! Welcome to Paraná!! Espero q vc ame Curitiba como eu amo! Q bom q desta vez deu certo! :)

lola aronovich disse...

Curitiba eu conheço bastante bem, Carla. Afinal, morei em Joinville, coladinho, durante 15 anos. Então já fui a Curitiba muitas vezes. Uma vez até já dirigi a Towner que tinha de Joinville a Curitiba, levando 6 colegas da escola de inglês!
E a cidade é linda, eu gosto muito. Só não gosto do clima. Posso sobreviver aí em abril sem levar casaco? A última vez que estive aí deve ter sido em 2009. Então, já tava na hora de voltar!


Sarinha querida, adoro vc, suas filhas, e seu genrinho. Tudo gente ótima!

Anônimo disse...

agora nao sei quem libertou primeiro os escravos
Mossoro,redençao ou olinda?

Anônimo disse...

parece q bial já declarou que o cara do bbb "só queria ajudar" a menina bêbada... rsrs

o novo "o amor é lindo", claro. (a infame frase dita por bial na época do caso monique no bbb12, antes da pressão popular aumentar e rolar expulsão)

Marianna disse...

Anonimo das 23:20, descobri hoje no twitter que ele não foi expulso. Ele saiu pra se defender. Parece que quem é expulso não pode ter mais nenhuma ligação com o programa e o cara tava lá na final junto com todos os outros participantes. Asco é o que sinto pela direção desse programa.

Anônimo disse...

parece q a edição da globo foi uma lição de como culpar a mulher bêbada que 'flertou' com o pobre cara que só quis 'ajudar'... os errados na história foram ela e o colega que pediu q tirassem ela de perto do cara lá...

(tudo 'parece' pq não tenho estômago pra ver a edição global do episódio)

Julia disse...

Putz, e logo o Cássio defendeu ela.. O Marcelo é o típico Nice guy. Ninguém desconfia dele. Deve ser do tipo que stalkeia a mulher se ela termina o relacionamento.

Maria disse...

A notícia sobre o padre espanhol é um hoax, ou seja, uma notícia falsa e absurda que se propaga pela internet.

Uma pessoa desocupada cria a notícia, joga em algum site e todo mundo comenta e compartilha, traduz e reproduz.

Daí, quem criou a notícia fica dando risada dos "patos" (como eles chamam) que caíram na mentira que eles criaram.

Quanto mais absurda a notícia falsa propagada, maior a gargalhada de quem a criou

Julia disse...

Eu não vejo ppv, mas na edição não mostraram Marcelo beijando ela. O que não quer dizer que não aconteceu. Fato é que ele estava querendo se aproveitar dela. Muito estranho se oferecer pra dar banho...

E é muito fácil saber de q lado está a direção do Bbb e o Bial. Ele perguntou se ela tinha bebido tanto assim, ou seja, insinuou que ela estava consciente, apesar de ela já ter dito que bebeu muito e não lembra e de estar dormindo quando o abuso teria acontecido. Ele quis culpá-la.

Náy Rocha disse...

Dá um pulinho aqui em Goiânia, Lola!

Julia disse...

Hoax? Falsa e absurda? Vai ler a bíblia que tu ver o que é falso e absurdo. Vai ver o que o Padre Julio Severo anda falando. Mas talvez ele seja um hoax também..

Anônimo disse...

Quando você virá ao RJ? bj

Bela Campoi disse...

Lola, admiro sua capacidade de mesclar a vida acadêmica com a militância feminista: parabéns! Você é exemplar. Estou no interior pro PR: vou tentar ir pra Curitiba te ver. Super beijo!

Gedai disse...

Lola, vem ao ES em escala de voo ou fica algum tempinho?

Unknown disse...

Oi, Lola! Q bom q vc já gosta de Curitiba! :)
O clima aqui é complicadinho mesmo. Eu sou do Rio Grande do Sul, antes de mudar costumava vir visitar e lembro que odiava fazer a mala! Aqui pode fazer calor em pleno julho e frio em pleno janeiro! Agora tá quente, mas eu não dispensaria um casaco não... Just in case! ;-)
Beijos.

Anônimo disse...

Eu estou acompanhando bem de perto esse BBB e é impressionante o machismo dos homens de lá. Nessa situação específica, pelo que as câmeras do ppv mostraram (que não é tudo também) ele não beijou, mas isso só porque a ângela, mesmo podre de bêbada, disse pra ele parar e que não queria ficar com ele dezenas de vezes. Só que porque ela ia falar com ele, ele achava que ela queria alguma coisa (pra variar, um homem dizendo o que uma mulher sente mesmo ela dizendo o contrário), mesmo ela tendo dado vários fora nele, ele falava que eles "tavam junto" "tinham um certo relacionamento" quando ela já tinha cortado todas as esperanças dele. Ele disse que se ela não queria ficar com ele, ele não queria ser mais amigo dela, ou seja, só te quero pra ficar porque de outra forma ele preferia ficar sem falar com ela (?). Na festa em questão, quando ela deitou nas almofadas, ele veio encher os aco de novo e ela repetiu que não queria, com isso ele ficou bravo, se levantou e derramou água na cara dela, lea falou pra ele parar, chamor ele de idiota e ele continuou e jogou (!!) duas almofadas nela de raiva. Depois ele deitou do lado dela e deu um selinho sem ela querer, tanto que quando ela sentiu ela virou o rosto, aí ele voltou a incomodar e ela disse que ele podia ficar ali do lado dela, mas sem fazer nada, que ele podia dormir ali. Era tanto assédio que ela dormiu com a mão na frente da boca, separando o rosto do dele pra ele não beijar ela.

Depois quando o cássio viu e foi tirar ela ele se ofereceu realmente pra dar banho nela (fiquei com tanto medo nessa hora) e o cássio tirou ela e chamou as outras meninas pra dar banho. Um tempo depois o marcelo ficou sabendo que o cássio tinha reclamado de ele e foi tirar satisfação e eles começaram a discutir. Uma coisa absurda que aconteceu e a edição ignorou completamente é que o marcelo chutou de propósito o plástico da escada, que voou no rosto de outra participante, a clara, e cortou o rosto dela. Foi bem perto do olho, e eu me pergunto o que teria acontecido se tivesse acertado o olho dela. Nada foi dito sobre a agressão e sobre a escada quebrada, sendo que no regulamento do programa está explicíto que quebrar qualquer coisa propositadamente dentro da casa é motivo de expulsão. Depois de tudo isso o marcelo não teve nenhuma punição nem nada, é terrível a maneira como o programa ignorou a gravidade da situação e fingiu que foi só um barraco. Ainda teve a questão da edição botar um pouco de culpa na ângela, que já é uma "vilã" como disseram aqui.
Ah e depois de tudo, o marcelo foi culpar a ângela por não ter defendido ele quando o bial perguntou, ficou ofendidíssimo, o herói injustiçado, como se ela tivesse obrigação de atestar uma coisa que ela não se lembra.

Aqueles argumentos que sempre vemos nessas situações estavam lá. Desde o "tem certeza que não lembra?" do bial, pros outros participantes dizendo que ela já ficou com ele, que eles tinham uma "história", que ela tinha que ter sido mais enfática com o não dela (sendo que ela foi super enfática), que o marcelo é um cara muito legal pra fazer uma coisa dessas, que chamar o que ele fez de abuso é exagero, e falar do quanto ELE estava sendo emocionalmente afetado pela situação.

Enfim, são muitos episódios nojentos que já aconteceram nesse programa, o pior é o descaso da produção e o público que tinha marcelo e diego (outro escroto) como favoritos. Vamos ver se com essa situação isso vai mudar, tenho minhas dúvidas.

Anônimo disse...

Para quem quiser se inteirar do que ocorreu no BBB e foi mostrado ontem, aqui tem um bom resumo e com imagens e videos:
http://wp.clicrbs.com.br/bigblogger/2014/03/16/marcelo-x-cassio-socos-e-chutes-no-maior-barraco-do-bbb14/?topo=52,1,1,,320,13
Gostaria de ler a sua opinião Lola. Eu vi tudo e na minha opinião aquele Cássio pode ser um chato e inconveniente, mas nesse episódio ele agiu de modo exemplar, impedindo que a menina fosse mais abusada do que já tinha sido e mantendo a sua versão em rede nacional mesmo diante da pressão que o Bial fez para que ele voltasse atrás. A Globo, pra variar, arma o circo, o troço pega fogo, aí depois tenta botar panos quentes. Cássio subiu no meu conceito depois dessa.

Dani disse...

Viu isso Lola? E pra variar, muita gente duvidando da guria...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=571936979570357&set=a.571937679570287.1073741830.100002621811503&type=1&theater

Anônimo disse...

Sawl

Quanto ao padreco do artigo NÃO se enganem! Ele não tem nada de revolucionário nem liberal! Ele prega a total SUBMISSÃO das mulheres à seus maridos e ainda alegou que tem que tratar os homens como se fossem um Deus!
Outra, ele NÃO prega que homens devem fazer boquete em mulher apenas que mulher deve chupar o marido e pensando em "Jesus"!! O errado não é a questão de um ato sexual consentido entre dois adultos, mas, ter que pensar em Jesus(sou católica mas respeito em quem não acredita em nada ou acredita em outras divindades) pra chupar um cara é o cúmulo da falta de noção e falta de vergonha na cara desse padre safado!
Pra PQP esse padreco pervertido e machista!!


Sawl - Always the rebel