domingo, 3 de outubro de 2010

VAI TER SEGUNDO TURNO

70% dos votos apurados no Brasil e Dilma está com 44,5%, Serra com 33,9%, Marina com 20%. Tudo indica que haverá segundo turno. Claro, os votos no Nordeste ficarão por último, mas lá Dilma não foi tão bem quanto esperávamos. Na Bahia e em Pernambuco, terá uns 59%, não os 65% previstos. Sabem pra quem foi a diferença, né? Pra Marina. Na minha zona eleitoral em Fortaleza, Marina foi muitíssimo bem votada e ficou em segundo. Tanto que fiquei com medo que ela iria pro segundo turno com a Dilma. "Medo" porque o PV é a direita light. Se Marina fosse pro segundo turno, toda a direita ficaria com ela. E, se ela ganhasse, quem de fato governaria o país seria o velho PSDB/DEM. Felizmente, vamos disputar com o Serra, e dele a gente ganha. Meus chutes pro primeiro turno: Dilma 47%, Serra 32%, Dilma 21%. Pro segundo: Dilma 60%, Serra 40%. Tudo chutérrimo.
Agora estou exausta, e frustrada. Amanhã escrevo um post decente. Mas estou conversando um pouco no Twitter, brigando com todo mundo, pelo jeito.

55 comentários:

Fernanda disse...

Lola, estou arrasada...Nao consigo ir dormir (ja passa da meia noite aqui em Londres)...Estou devastada mesmo...e com medo...Medo de PSDB+PV no segundo turno equivalerem a derrota de Dilma...Estavamos tao perto...O que deu errado?
Estou super decepcionada...Decepcionada que as pessoas nao se liguem nas propostas do candidato mas sim no anti-petismo classista e sem razao de ser...
Que tristeza...dia lamentavel...

Ághata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

Observando o resultado até agora, eu diria que se a Dilma ganhar o segundo turno (tomara), vai ser no sufuco e não nessa goleada que a Lola tá chutando, hehe.

Ághata disse...

O que deu errado?
A nossa mídia suja inventando escândalo e "Onda Verde" - enchendo a bola da Marina para o povo que antipatizou com Serra votar nela e não na Dilma.

Também estou arrasada porque Dilma ganharia no primeiro turno se fosse a nossa mídia nojenta - não é mera questão de parcionalidade, é questão de terem inventado escândalos, mentiras, terem usados todos os truques sujos possíveis contra o PT.

Fernanda disse...

Eu tambem acho que agora apertou pro segundo turno...Nao consigo ver eleitor da Marina votando na Dilma...a coisa foi manipulada pros eleitores pensarem que Marina e a opcao "clean" e alternativa...E acho que a direita consegue manipular o eleitor da Marina uma segunda vez pra votar no Serra...Que lamentavel...

Borboletas nos Olhos disse...

Já escrevi sobre isso também. Tristeza, muita tristeza. Mas já estou de bandeira na mão e bloco na rua. Vamos eleger Dilma a primeira mulher presidente do Brasil.

aiaiai disse...

bobagem ficar desesperado agora...a gente vai para o segundo turno e vai ganhar. problema agora é de quem acredita na "vida eterna" e vai ter que pensar no sofrimento da "alma" de chico mendes ao perceber a idiotice que a marina cometeu.

Bom é que tiramos um tanto de coronel do senado marco maciel, jereissati, cesar maia e artur (virgilio) neto tão fora.

vamos ver qq marina vai fazer agora...

Fernanda disse...

Que os deuses te oucam aiaiai...que os deuses te oucam :-)
Vou mimir agora, senao nao rola trabalho amanha...
Um beijo pra todo mundo

And shame on you Marina...Shame on you!!!

Laurinha (Mulher modernex) disse...

Agora enquanto escrevo, faltam cerca de 30% de urnas a serem apuradas na Bahia, no Ceará e em Alagoas... Mas mesmo assim não deve dar mais não. No máximo aumenta um pouco a distância entre os dois primeiros...
Triste, muito triste... Por isso, por ter lido tantas merdas na net em relação a política e coisa que nem tem a ver com política, mas preconceito pra tudo que é lado... Tiririca o deputado mais votado do Brasil... Minhas vizinhas berrando uma música horrorosa com uma letra que fala mal é delas mesmas. Ai que burrice...
Preguiça. Muita preguiça desse domingo...

Niemi Hyyrynen disse...

ihhhhh

olha o Serra ganhando de surpresa.

afinal se ele esta na disputa tem chances, mas tomara que a Dilma ganhe.

Mas é bom ter segundo turno, assim a Dilma vê que não está com essa bola toda e se preocupa mais. Não é bom ter muita certeza de nada.

Um sutinho não faz mal vai Lola.


Niemi

primeirocego disse...

É, ruim agora vai ser ter de aturar mais uma rodada de reportagens bizarras e acusações sem fundamento.
Aqui em casa o pessoal votou na Marina e disse que vai anular o segundo turno mas depois disseram que acham que o Serra seria pior que a Dilma, não entendi nada. Dos meus conhecidos também a maioria vota na Marina, tenho certeza de que muitos por acharem que ela seria a única honesta.
Bom, pelo menos o César Maia ficou de fora do Senado.

Felipe Guimarães disse...

Não sou fã de nenhum partido, mas se tiver segundo turno, sei que a Dilma ganha. óbvio. Lola, se não me engano, as eleições de Alckmin X Lula não foram praticamente um masácre? Então, se a Marina apoiar a Dilma, a mesma coisa vai acontcer...

Nefelibata disse...

Niemi, o problema não é o sustinho.

O problema agora é que a velha mídia (Estadão, Folha, Abril e Globo) vão voltar com tudo com seu jornalismo porco e criminoso. Viram que deu resultado, que, sim, o eleitor brasileiro ainda é comandável pelo interesse de algumas famílias ricas donas dos veículos de comunicação.

Da mesma forma, isso dá fôlego para o PSDB continuar como sempre foi. Uma derrota no primeiro turno o obrigaria a rever seus conceitos com relação ao tratamento dos pobres. Isso não vai mais acontecer.

Lola, estou muito preocupado. Fatia decisiva do eleitorado mostrou que se deixa levar por qualquer coisa na hora H. E na hora H, na pressão, a presença e a capacidade de discurso, de se virar sozinho, de sair da saia justa conta muito. Nesse ponto, a Dilma não se compara ao Lula. Lula ficou umas duas décadas apanhando de tudo e todos e seu talento foi refinado pela experiência em debate político de toda a sorte. A experiência de Dilma é mais burocrática, não dá para comparar o desempenho dos dois nesses momentos. Por outro lado, para piorar, o Serra é muito mais venenoso que o Alckmin. Ou seja...

Lula x Alckmin em 2006 foi fácil. Mas agora, 2010, estou honestamente preocupado com uma vitória do Serra por uma margem tal qual o Alckmin está ganhando em SP.

Ághata disse...

Eu acho engraçado é como as pessoas são irresponsáveis a esse ponto: de brincar com voto.

O tipo de gente que merece ter um Serra como presidente para levar um 'sustinho' e aprender como se votra.

Laurinha (Mulher modernex) disse...

Não sei vocês, mas estou com vergonha que Tiririca tenha sido o deputado mais votado.
O pessoal votou nele por protesto...
Que gracinha! E ganharam o que com esse "protesto"? Passar atestado de burrice, que não leva eleição a sério, que nem tenta votar em alguém melhor e depois ficar reclamando sem nem lembrar em quem votou...

Ághata disse...

Pois é, em SP, o estado mais de direita que há...! [E vai ter gente dizendo que é a galera de esquerda que vota nele.]

Tiago Gregório disse...

Lola,

Primeira vez que comento, apesar de ler frequentemente:

Domingo triste em SP. Estou exausto, pois acompanhei durante todo o dia as pesquisas e o site http://48hdemocracia.com.br/, que fez uma cobertura bacana e plural. Eu estava ansioso pela vitória no 1° turno e pelo 2° turno com o Mercadante, mas tudo indica que nada disso acontecerá. Sabe o que é ser parte das regiões mais reaças do país (Sul e Sudeste)? É péssimo. É simplesmente impossível compreender o raciocício político das regiões mais desenvolvidas deste país. Egoísmo?

Agora é o 2° turno. Vamos lá!

Borboletas nos Olhos disse...

Ágatha, concordo inteiramente: "Eu acho engraçado é como as pessoas são irresponsáveis a esse ponto: de brincar com voto". Mais ainda, brincar com a continuidade de um projeto que vem melhorando a vida de milhões, que vem diminuindo a pobreza e aumentando a inclusão. Brincar com um país.

Niemi Hyyrynen disse...

Que fique constado que o 'sustinho' foi ironico :)

torcer para que o povo seja castigado por um politico que se considere ruim só para aprender, não vai levar ninguem a um aprendizado que se aproveite.

Mas é bom sim que se tenha segundo turno, para que se mostre como já disseram que a midia ainda tem poder, infelizmenete usam par ao lado ruim.

O Lula nunca seria um hiato suficiente para mudar essa mentalidade, não sei como teve gente que chegou um dia a acreditar nisso. É bom para a própria Dilma e o PT aprenderem a tomar cuidado.

Mas se isso foi o sintoma de que algo errado ainda persiste, tb mostra que há uma certa solução.

Niemi.

Serge Renine disse...

Meus caros:

Não houve escândalo sem fundamento. Houve escândalo, como tantos outros, só que esse na hora errada.

Quem perdeu foi e esquerda honesta.

Koppe disse...

Até agora, Tiririca com 1 milhão e 300 mil votos, mais que o dobro do segundo colocado. Dá pra acreditar numa coisa dessas? (Ainda é melhor que Paulo Maluf...)

Aqui no Rio Grande, tô feliz que pelo menos certos sem-vergonhas não venceram. Mas é triste que o mentiroso Tarso ganhou. Mas não tinha muita escolha: o segundo colocado, Fogaça, também mentiu descaradamente, e a terceira, Yeda, também mentiu e todo mundo lembra disso.

Paulo Paim ninguém duvidava que seria eleito, no senado estamos bem representados.

Laetitia disse...

É... medo. Já vi um bocado de eleitores da Marina comentando que agora passam o voto pro Serra. Se o apoio do PV aos tucanos for declarado, creio que esse número aumente ainda mais. E aí vou esperar uma vitória apertadíssima de Dilma (pelo lado otimista) ou uma vitória apertadíssima de Serra (pessimista). Vejamos. Posso não concordar 100& com o PT, mas retrocesso sei que não quero.

Laetitia disse...

Concordo com a galera: a maioria dos que votaram na Marina têm horror (injustificado) à Dilma. A manipulação foi bem feita.

GG disse...

Discordo desse discurso de que os votos da Marina vão ir em massa para o Serra.

Marina Silva ganhou em Brasília com 41% dos votos, e posso garantir a vocês que aqui Dilma ganha o segundo turno com uns 60%.

Infelizmente, o eleitor da Marina não votou pensando no PV, mas sim votando na candidata. É uma mentalidade triste.

Mas acho que os votos da Marina vão ser diluídos entre os dois candidatos. E também acredito que ela, como pessoa, não vai apoiar ninguém no segundo. E acredito que ela vai forçar para o PV também no segundo turno.

Também prevejo que, se o PV não ganhar a cara da Marina nesses próximos 2 anos, ela pula do barco, não sei se de volta pro PT ou aceita um convite da HH pro PSOL.

Jéssica disse...

Lola, eu estou com um baita medo desse 2º turno. Tenho amigos meus q fizerem a maior propaganda pró-Marina e que agora irão fazer propaganda pró-Serra. O pior é que são pessoas do tipo convicente.

Aliás, pra você ver como esse povo é manipulado: eles votaram na Marina pq ela não ia vender a Amazônia, mas agora vão votar no Serra, sendo que este a vende facinho, facinho. Vai entender.

O pior é que eles acham que quem vota na Dilma é que são os manipulados. E não dá nem pra falar que vai votar no PT pq eles já vem falando de "terrorista, mimimi".

Serge Renine disse...

Notícia boa!

O Netinho, o pilantra espancador de mulheres, não vai viver 8 anos a nossas custas. Esse povo sabe nào votar!

Parabéns a Marta!

Erika disse...

Eu estou absolutamente arrasada, perplexa. Não consigo entender como em duas semanas conseguiram elevar a Marina Silva à categoria de heroína nacional, gerando uma migração de votos tão intensa e que não foi captada com fidelidade pelas pesquisas! Como resultado, temos algo absolutamente esdrúxulo: o candidato mais repudiado pelos brasileiros irá ao segundo turno sem ter conseguido ganhar um voto que o fizesse merecer tal presente.

Tenho dito, por isso, que a Marina Silva merece ser considerada a maior ambientalista de todos os tempos, pois conseguiu evitar a extinção precoce dos tucanos no Brasil, quando esta parecia absolutamente certa. Esse, certamente, será seu maior feito na vida.

Agora, sou uma Regina Duarte de esquerda: TENHO MEDO. Medo das edições da Veja que estão sendo preparadas para as próximas semanas; da intensificação da demonização da Dilma e da continuidade do alastramento dos boatos de que ela mata criancinhas e que pretende implantar uma república sindicalista regada a orgias homossexuais no país.

A direita não tem limites. Em quatro semanas, dependendo da criatividade de seus boatos, pode fazer sim muita coisa em um país que compartilha tanto de seus traços característicos (ódio às mulheres, hard-cristianismo, homofobia etc) e que possui toda uma rede de TV aberta a seu dispor, de graça.

Dia triste. Muito triste. Não consigo parar de lembrar de um verso do Chico: "foi tudo ilusão passageira, que a brisa primeira levou".

MEDO. =/

Clara Gurgel disse...

Marina simplesmente armou uma "cama de gato" para Dilma.Se auto intitulou a "Salvadora da Pátria" com essa história de terceira via e agora dará as costas deixando a Dilma com a "batata quente" nas mãos.Lamentável...
E aqui em São Paulo? Só decepção!Aluisio Nunes...humf!

Mariana. disse...

vcs sabem o que deu errado, né? a dilma vai muito mal nos debates. não sei se é pior ela ir ou deixar de ir.

votei no plínio, claro. aliás, votei no 50 pra deputado federal, estadual, senador e governador também.

o voto para presidente será para a dilma, claro.

e ela precisa de apoio. precisa conquistar pelo menos cinco por cento dos votos da marina pra levar a eleição.

aí, no twitter, vem a aiaiai dizendo que quem conhece a marina não vota nela. agora vai ter que engolir o que disse e pedir apoio pra ela. sob pena de perde uma eleição ganha. e sinto muito, mas acho que o pt pediria apoio pra qualquer um pra levar essa eleição, por mais distante ideologicamente que o outro candidato esteja.
mas isso não vem ao caso.

teremos um segundo turno eletrizante.

ana disse...

LOLA! Queria que você estivesse vendo Manhattan Connection agora...

aquele cara do casseta e planeta tá lá. Dizendo que provavelmente o Netinho espancaria alguma mulher no senado e que o que o Lula fez foi um dano tão grande que demorará décadas para concertar, ou até mesmo gerações. E a cópia do Zeca Camargo tá dando o maior apoio e até piorando a situação. Vamos ver; chamaram a Dilma de travesti, feia, precisa ver um dentista e disseram que o Serra não deveria sorrir e que eles não têm diferença entre si, principalmente agora que vão bajular a Marina para conseguir votos.

Eu acha que a programação da tv a cabo deveria ter qualidade.

Bom Lola, eu sei que praticamente ninguém vê esse programa, não tenho tanta noção assim porque sei que ele dura a mais de 20 anos? E agora a minha pressão subiu... Você acha que eles tem o poder de influenciar assim? Porque o GNT é da globo né? E ela não tava fazendo isso tão diretamente, mas de uns tempos pra cá a globo aderiu uma política de passar trechos de seus programas da tv a cabo nos seus programas originais, além de criar um canal para passar sucessos da globo.
Enfim, eu tô começando a sentir ameaças e extremamente brava por tais comentários. Os unicos danos feitos nos últimos tempos para o pais foram feitos por pessoas de direita, da televisão e de uma classe média realmente muito, mais muito mesmo baixa.

Só queria dizer isso mesmo. Que tristeza.

Palavras Vagabundas disse...

Lola,
vamos tocer e trabalhar, o que mais me chateia é a Marina, ela é nada, nem direita nem esquerda, o partideco dela apoia o Serra e se diz terceira via! Agora ela vai mostrar a cara de verdade. Espero!
Jussara

Junior disse...

Lola, estou arrasado com o resultado da eleição aqui em SC. Claro que eu não esperava que Dilma fizesse mais votos que o Serra, a eleição presidencial foi +- o esperado. Agora, o resultdo estadual foi chocante, pra dizer no mínimo.

Colombo eleito no primeiro turno (DEM), 70% ou mais da câmara da coligação dele, só sobrou uns gatos pingados do PT e do PDT de oposição. 2 Senadores do bloco conservador. Muitos deputados federais. É uma tragédia, pra dizer no mínimo.

Essa reação conservadora no estado muito me amedronta :(

aline disse...

MEDO!sério, não me mudo p/ lugar nenhum, até pq aguento psdb por aqui(sp) desde sempre e p/ sempre pelo que eu tô vendo, mas sério, serra?!não consgido entender o que aconteceu com as pesquisase mto mesmo o que acontecerá no 2º turno, só espero não ter que ver um careca aqui em sp e outro no país todo!é demais p/ mim!!

aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Masegui disse...

Infelizmente não vencemos no 1º turno, como eu imaginava, mas venceremos no segundo!

Aqui em Minas o Anastasia (PSDB) venceu no 1º turno, porém a Dilma superou o Serra.

Apesar de triste eu não estou surpreso, só um pouco envergonhado, afinal o Tiririca teve mais de 1 milhão de votos!

Liana disse...

ai né... me poupem! Manipulação da imprensa ou seja lá de quem pra votarem na Marina (ou no Serra)??? E a manipulação escrota q Lulinha fez pra votarem numa desconhecida chamada Dilma (q por sinal, ninguém votaria se não fosse o Lula indicando)??? Manipulação tá valendo pra todos né, pra Dilma candidata fabricada inclusive.

Assumam q estamos na merda. Entre os 3 principais: uma q faz parte de um governo com mais escãndalos e denúncias do q Collor (além de ser criminosa - foi mal, estar na ditadura não justifica cometer crimes pra combater crimes); outra q fala mal de Dilma mas era PT e q é homofóbica e não entende o significado de Estado laico; outro q fala de saúde e não fez nada q realmente prestasse enquanto era ministro, além de ter sido um governador ridículo em SP. Estamos na merda e fim.

Victor disse...

"Concordo com a galera: a maioria dos que votaram na Marina têm horror (injustificado) à Dilma. A manipulação foi bem feita."

Também estou COM MEDO. Mas vou falar com meus conhecidos eleitores da Marina para ver se consigo convertê-los... DILMA É MAIS!

MAS, PELO MENOS, AQUI NO CEARÁ NOS LIVRAMOS, SURPREENDENTEMENTE, DE TASSO JEREISSATI! Estou feliz que vocês não tem idéia! Votei no Pimentel e na Marilene, mas não acreditava que o Pimentel fosse passar o Tasso. Foi uma grande surpresa pra mim! Pena que meu deputado federal (Renato Roseno do PSOL) não se elegeu - também pudera: precisava de 200.000 votos! Só conseguiu 110.000.

CALMA, GENTE, AGORA MAIS QUE NUNCA PRECISAMOS TOCAR A CAMPANHA PRA FRENTE E ELEGER DILMA PRESIDENTA DO BRASIL!

(Liana, dos três candidatos que você citou, eu prefiro muito mais a criminosa da ditadura.)

Borboletas nos Olhos disse...

Liana, um pouquinho de conhecimento de História e rigor nos termos não faz mal a ninguém. Criminosa?Desconhecida? Talvez desconhecida de uma parcela da população que só se interessa por política como se fosse uma espécie de Copa do Mundo, uma vez, de 4 em 4 anos vota pra presidente e pronto. Porque Dilma é uma pessoa atuante na vida pública e comprometida com questões sociais e com a igualdade de direitos desde a ditadura militar. Votei com orgulho na guerrilheira e votarei de novo. Vou pra rua, bandeira na mão. Tenho uma grande admiração pela democracia, então não posso sequer lamentar os votos em outros candidatos. Mas tenho uma grande tristeza pelo resultado de hoje no país isso tenho. E uma grande alegria em dizer que meu estado, Ceará, deu 66,3% dos seus votos para Dilma e para um projeto de distribuição de renda, inclusão social e erradicação da miséria.

João disse...

Alegra-me ver alguém remando contra a corrente -- Liana! Uma voz que não está enebriada pelo petismo barato, vendido! Engraçado, quem vai com o Serra ou com a Marina é influenciado pela mídia; quem vai com a Dilma é porque é inteligente e politizado. Vocês têm noção do que estão dizendo? E ainda acusam a Liana de não conhecer História? Bom, de quem escreve "prefiro muito mais" não dá para esperar muito bom-senso. E dá-lhes Serra! E dá-lhes Alckmin!

Fabiane Oiticica disse...

Fiquei mal com esse resultado.

Acho que Marina prestou um desserviço ao nosso país. Perdemos uma boa senadora e não ganhamos nada em troca. Agora é esperar os movimentos do PV. Espero muito que nem ela, nem o partido, apoie Serra. Prefiro até que se mantenham neutros.

Queria saber a média de idade dos eleitores de Marina, a maioria dos que conheço são jovens, estão votando pela primeira vez, ou seja, não sabem ou lembram do que é amargar 8 anos de governo do PSDB. Temos que intensificar a campanha.

Por outro lado, fiquei feliz pelos resultados na Bahia: nenhuma figura "famosa" foi eleita. Apesar de termos ACM Neto como o mais votado pra deputado federal, ao menos ele é uma figura política e não um apresentador de tv, cantor ou pugilista. Expulsamos César Borges do Senado, colocando dois candidatos do PT: Walter Pinheiro e Lídice da Matta. A bancada dominante ficou com a coligação de Lula e Dilma.

Por outro lado, ver que SP, que por tantas vezes faz pouco do Nordeste, fazer de Tiririca o mais votado, me envergonha.

Mas vamos pro segundo turno, já cheguei cedo no trabalho falando de como vai ser se Serra ganhar. Pro pessoal acordar e saber que mesmo que o PV apoie Serra, é um puro jogo de interesses anti-Petista e não vontade de melhorar o país. Espero que dia 31, eu esteja chorando a saída de Lula, mas feliz por eleger a primeira mulher presidente.

Bruno Stern disse...

Agora é seguir em frente e trabalhar o segundo turno.

Falhamos em trabalhar a questão dos boatos, da campanha suja.

Vamos para a rua.

Clara Gurgel disse...

Liane,é também por causa dessa "guerrilheira",que hoje vc pode vir aqui e escrever qualquer coisa que lhe der na cabeça,sem nenhuma censura(pelo menos não oficial).Se vc acha que a Dilma era uma desconhecida,me desculpe mas a culpa não é dela,mas sim sua que não procura se informar,o que muito me assusta uma vez que,em tempos de internet,só não tem informação quem não quer.É por causa de pessoas que pensam como vc que elegeremos ainda muitos "tiriricas".Desse vc já ouviu falar? Não!? Ele é tão conhecido...

Nefelibata disse...

Na minha opinião, continuar a achar que Marina e o verdismo não são nada é caminho para outra queda do cavalo.

Não dá para repetir o erro, pessoal.

Segundo turno eletrizante? Eu acho que vai ser é chocante, rs...

Ao João, eu pergunto: quem é que pode ser manipulado pela mídia a votar na Dilma? Nem mesmo quem assina o correio eletrônico do PSTU. Quando dizemos que houve manipulação foi porque há, de fato, uma relação entre perda de votos da Dilma e o ativismo imparcial, exagerado e até mentiroso (mas em todo o caso de má-fé) da grande mídia, que cresceu ineditamente neste último setembro. E isso é só um exemplo...

Glória Maria Vieira disse...

Lolita! Não fica assim, viu?! Não foi ontem, mas será no amanhã 31 de Outubro.

Beijo enorme! E vamos à luta, companheira!

Nefelibata disse...

Clara, eu sou Dilma nestas eleições, mas sou obrigado a concordar com a Liane que ela era uma incógnita até pouco tempo atrás.

A primeira vez em que ouvi falar de Lula... nem me lembro, eu era um bebê.

A primeira vez em que ouvi falar de Dilma Roussef foi quando o Roberto Jefferson disse que o Lula tinha marcado "um gol de placa" ao chamá-la para a Casa Civil com a queda do José Dirceu. Isso foi há cinco anos.

Não acho que se trata de uma simples questão de inércia da parte do eleitorado. Podemos pensar em inércia a partir do momento que começa a campanha presidencial, mas e antes, como vamos pesquisar o candidato se nem sabemos quem ele é?

Dilma é uma excelente burocrata. Uma excelente burocrata é algo de extremíssima importância para o governo. Mas está mais do que provado, depois de ontem, que o eleitor não pensa nesses termos. Ele ainda pensa nos termos do carisma político, da aparência do discurso, etc. Que "identificação" rola entre Dilma e o eleitor brasileiro em cinco anos? Aliás, cinco anos é muito, ela foi candidata em ainda menos tempo.

Num exercício de ficção extremo, se Lula tivesse morrido há um ano, não sei nem o que seria de Dilma hoje, eleitoralmente falando.

Não dá para negar que ela é politicamente neófita. Até pouco tempo tinha gente que não sabia quem era ela. Foi, nesse sentido, uma política fabricada sim, no sentido de que a forjaram especialmente para estas eleições.

Não significa que ela não tenha qualidade política. Só significa que ela não tem história nas urnas. Mas isso pesa mais do que talvez queiramos aceitar. Principalmente num país de imprensa suja e tão afeito a boatarias.

Vamos tomar cuidado para não dimensionar as coisas de forma errada outra vez. Agora talvez seja melhor olhar as coisas com serenidade e fazer autocrítica. Porque no segundo turno não pode haver erro de jeito nenhum.

Abraços a todos e boa semana.

Loy disse...

Mariana, eu concordo com você quanto ao que deu errado, e foi exatamente o que eu pensei quando vi o resultado. O que a Liane disse sobre Dilma ser desconhecida tem a ver com muito do que outras pessoas pensam - e essa ignorância precisaria ter seu esclarecimento pré-planejado pela mídia. Não vamos esquecer que internet, embora não pareça, é luxo para o nosso país.
Tiririca candidato mais votado? Política é uma coisa muito fluida e complexa, pequenos erros ou incompreensões ganham grande magnitude. Ele poderia se candidatar o quanto quisesse, sempre vai haver candidatos bizarros. O problema é a descrença generalizada na seriedade da política, que permite que ele se eleja. O povo faz o que quer e o que sente. E se vamos falar de mídia manipulando, me diz como resolver isso: toda a mídia estava ocupada em impugnar e não eleger Tiririca. Como foi que um milhão de pessoas completamente ignorantes não se deixaram manipular, apesar de todas as pessoas criticarem vivamente essa candidatura palhacesca??!
Mídia é algo manipulado de saída, e liberdade de expressão na mídia é uma idéia muito estranha. Como falar em liberdade de expressão em meios pagos? A política de hoje precisa saber lidar com ela, faz parte do jogo político estar nela (infelizmente), e a transformação no visual da Dilma, por exemplo, retrata isso bem (assim como retrata que o PT não está alheio, ignorante ou livre disso). Só que há mais em jogo, e a Marina crescendo se valeu muito, por exemplo, da idéia estimulada pela candidatura de Dilma de "vamos votar para uma presidenta", porque sim, muitas pessoas tinham grande dificuldade de associar a Dilma a uma imagem confiável. Então, como se faz para manipular o povo? Não é assim tão simples. Ele faz o que sente, filtra aquilo que a mídia manipulada emite, não tem como prever.
Podem criticar o quanto quiserem, mas a Marina era uma candidata válida não?! Ou vamos voltar ao tempo do bipartidarismo? Talvez, melhor ainda, devessemos voltar a um partido único né gente, para evitar completamente o retrocesso? Assim não tem perigo de onda azul né?!
Eleição e processo democrático é isso. É o que queremos, não tem porque ter medo. A Dilma lutou para isso, junto com outros de nossos líderes. Tem que ter reflexão e cuidado. E não também adianta falar em povo manipulado seja lá o que. Por um lado, enquanto nosso sistema democrático e educacional estiver mal arranjado deste jeito estamos sujeitos a isso. Por outro, o povo é uma massa amorfa imprevisivel.
Mas, medo?! Vamos todos virar Reginas? Se formos por esta via emocional descuidada e aflitiva, como podemos falar em quem vota no Tiririca, com um sentimento mal expresso de revolta com a política? Temos que perguntar, racionalmente, e dentro das possibilidades que temos: o que se pode fazer agora já que não quremos um retrocesso?

Masegui disse...

Poeminha da Hora

Protesto, revolta,
Burrice, não importa.
Nada justifica
Votar no Tiririca!

Borboletas nos Olhos disse...

Loy, a candidatura da Marina era válida. Aliás, eu mesma comentei aqui em cima que, amante da democracia que sou, não podia sequer lamentar os votos nas outras candidaturas. E não vejo uma tentativa dos eleitores do PT de uniformizar o processo (esse discurso de ditadura vermelha já está cansando). O que vejo é uma certa ansiedade ao percebermos as vantagens de continuidade de um projeto que tem melhorado significativamente a vida de milhões de brasileiros. Aliás, falar que a mídia manipula informação não equivale a "o povo é manipulado" pela mídia. São justamente as candidaturas de esquerda - com destaque histórico para as candidaturas do PT -que confiam no discernimento popular.
Precisamos sim, de discernimento e estratégia para o segundo turno. E, precisamos, também, de emoção. Não o medo (nem a tristeza que hoje ainda me acompanha) mas o entusiasmo de saber que estamos apostando no melhor caminho.

Erika disse...

Acho que outro grande erro do PT foi acreditar na "politização" do eleitorado do Nordeste, sobretudo dos mais pobres. Há muitos nordestinos votando no Serra pelo que ouvi de conhecidos e parentes. Isso indica que o Nordeste votou no Lula não porque o Lula foi bom para o Nordeste (e ele de fato foi o primeiro presidente da república a se preocupar com a região), mas porque tinha um carisma enorme. Só. Foi um grande acaso. Agora, pessoas que tiveram suas vidas mudadas pelo Lula vão votar no Serra, porque não associam as mudanças pelas quais passaram à política, ao PT e muito menos associam o PT à Dilma e a oposição de tudo isso ao Serra.
Essa é minha tese.

No mais, infelizmente, estamos em um país de direita-cristã, e os boatos de descriminalização do aborto e de união homossexual estão se tornando uma bola de neve que se dirige contra a Dilma e tende a retirar-lhe ainda mais votos até o dia 31.

Minha única esperança agora é que em alguns lugares onde a Marina Silva virou Deus do dia para a noite, como no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, a rejeição pelo Serra é fortíssima. Pelo menos aqui no Rio o Serra é bem odiado e muitos eleitores da Marina afirmam votar na Dilma só para eliminá-lo. Por outro lado, os cariocas mais pobres, que eram certo votar na Dilma, agora dizem que vão votar no Serra porque ele vai colocar o salário mínimo para 600 reais (ha-ha-ha) e o detalhe é que no Rio o salário mínimo já é R$600,00!

Enfim, o Serra parece estar mais apto que a Dilma a conquistar votos onde era repudiado.

MEDO.

Borboletas nos Olhos disse...

Erika, desculpa mas não posso concordar inteiramente com você. Dilma teve mais de 66% dos votos no Ceará, na Bahia foram 62%, na Paraíba 53%, em Pernambuco 62% e nos demais estados, pra não me alongar, foi tudo nesta faixa. O eleitor nordestino (e sou nordestina) tem consciência sim das mudanças que ocorreram na sua vida.

Clara Gurgel disse...

Nefelibata,uma mulher que foi ministra e presidente da casa civil não pode ser assim tão desconhecida,né?!E depois,na velocidade com que as informações chegam hoje,cinco anos é tempo de sobra para que se conheça uma pessoa pública. Agora,é claro que a provável empatia que ela tenha conquistado junto ao povo,veio por causa do Lula,nada mais natural.Só acho cansativo as pessoas ficarem repetindo esse discurso de que ela não tem um passado político e não tem experiência.Esse discurso sim, me parece fabricado.
Quanto a desinformação das pessoas,é surpreendente.Outro dia,um reporter perguntava na saída de um evento(não me lembro exatamente qual)quem era o vice presidente do Brasil,ou quantos votos o candidato a presidente deveria ter para se eleger no primeiro turno,e pouquíssimas pessoas sabiam responder.
Independente de quanto essa desinformação possa ter ou não prejudicado a candidatura de Dilma, é um absurdo a "preguiça" que as pessoas têm de lerem,de se informarem!Mostra o quanto estamos cada vez mais preocupados só com o nosso umbigo.

Clara Gurgel disse...

Perdão gente!Cometi um "ato falho". Não é "presidente da casa civil" mas sim "chefe da casa civil"

Liana disse...

queridos, se hj podemos escrever aqui o q der na telha, nao é por causa de guerrilheiras como Dilma, sim por causa do pessoal q negociou (MDB, q depois virou PSDB e PMDB). Quanto mais guerrilha, mais a ditadura apertava, fato. tsc tsc pra quem me acusa de não estudar história hein...

E fato: crimes não justificam crimes e Dilma participou de crimes. Não voto em criminosos, sejam de q espécie for e com q justificativa for.
Tb não voto tb em gente com currículo mais sujo q pau de galinheiro. Sujeira não se justifica.

Engraçado q eu falei mal dos 3 e vcs só veem o q foi pra Dilma... é, mania de perseguição é foda. Nós estamos fudidos com estes candidatos, isso sim. (ESTES, no plural)

e sim é uma boa coisa q haja um 2º turno, pelo menos pra q a sociedade debata um pouco mais a política (embora eu ache q ninguém debate nada né... ficam as cegueiras de sempre de ambos os lados).

Vamos ver pra qual lado a digníssima Marina vai... o melhor q ela faz é ficar neutra, pq qq lado ela estaria sendo hipócrita com o q já disse e fez.

Clara Gurgel disse...

Liana,não sei se vc percebeu mas disse "TAMBÉM a guerrilheira..." E depois,achei meio superficial vc dizer que, a anistia veio "por causa do pessoal q negociou (MDB, q depois virou PSDB e PMDB)." A situação foi muito mais tensa e complexa do que isso.Nós sabemos disso!
Ah, e não discordei de vc em relação aos outros dois candidatos porque acho que vc tem razão!

Anônimo disse...

“‘Medo’ porque o PV é a direita light.”

— Você não acredita na existência de partidos de liberais centro? Tem que ser sempre a dicotomia “nós, os bons de esquerda” e “eles, os maus da direita”?