sexta-feira, 29 de outubro de 2010

GUEST POST: AH, A TUCANADA JOVEM DE MINAS!

Uma leitora fofa me enviou um email que mais parece uma conversa, com nós duas sentadas na frente da casa, fofocando. Achei delicioso e pedi pra ela se podia publicar a mensagem, deixando de fora o nome dos participantes e o dela. Ela mora em Belo Horizonte. Por coincidência, no mesmo estado em que Serra deu sua mais recente bola fora, e por isso foi agraciado com a tag #serracafetao. Tomara que tenha perdido o voto de milhares de mulheres também. Não dessas que a leitora descreve aqui...

Senti muita vontade de fofocar com você, Lola. Até o primeiro semestre deste ano, eu cursava Direito em BH numa faculdade elitizadíssima, e não fiquei muito surpresa quando vi este vídeo e reconheci vários colegas. [nota da Lolinha: o que o Índio da Costa tá fazendo na sala de reuniões? Mais uma nota: é duro ver o vídeo até o fim. Antídoto: vejam, correndo, a série de vídeos hilários eu voto serra pq. Obrigada].
Mas quando cheguei a este site o meu queixo caiu. Ainda era época de 1° turno e li textos bem ofensivos contra Dilma Rousseff. Reproduziram basicamente aquele monte de lorota leviana sobre a petista, a trataram como terrorista. Fiquei enojada, senti a famosa "vergonha alheia". Não sei se esse texto ainda está no ar. Talvez tenham dado aquela repaginada para o 2° turno. Evito acessá-lo pra não dar ibope pra essa turma da pesada.
Ingressei na faculdade muito entusiasmada, e realmente tive bons primeiros anos, mas do meio em diante percebi que era um peixe fora d'água. Trata-se de uma faculdade considerada pela sociedade belorizontina a de melhor ensino entre as particulares. Mas o esquema é tenebrosinho: a galera só estuda por apostilas, apesar de terem uma baita biblioteca (muito frequentada por gente de fora, concurseiros...), possui muitos professores cheios de soberba, juízes, desembargadores que se acham o máximo mesmo sem mestrado ou doutorado. Os professores que advogam são mais legais... O DA vive em função de promover festas/baladas pra high society do Direito em Búzios, Escarpas do Lago, Brasília... promover palestras/ciclos de debates com temas importantes, que é bom, nada. Isso fica a cargo de um departamento da própria faculdade.
Lola, um escândalo que já rolou: um mauricinho desmiolado anonimamente enviou um e-mail criminoso, racista e preconceituoso sobre os nossos colegas que lá ingressaram pelo Prouni pruma lista de endereços de alunos e professores da faculdade. Fiquei muito chateada porque ele chegou a citar nomes e provavelmente eram de gente que eu conhecia e com quem gostava de conviver. A reitoria ficou de apurar o caso, rastrear o e-mail e punir o ofensor. Não sei em que pé está.
Bom, me espanto com a nossa juventude de direita. Essa turma do chapéu reinaldo azevedístico está aqui em BH, perto de mim, e me incomoda. Não entendo como querem estar no poder público se mal conhecem o país onde vivem. Lola, pra você ter uma ideia, estudei com filha de banqueiro, enfim, gente que se manda pro exterior em todo feriado e que só viaja pelo Brasil se for pras melhores praias... A gente saca na hora que vivem numa matrix, não conhecem a realidade do povo... e querem fazer política! Putz.
Fico preocupada com um dos sujeitos no vídeo. O rapaz fala bem pra kralho, é simpático, oratória que dá até raiva... na facul rola até uma piadinha: na sala de parto o 1° ato dele não foi chorar, já nasceu pedindo um voto pro médico. Temo que ainda veremos esse nome disputando altos cargos públicos.
E sim, são de família TFP, vovô político e tudo mais...
Desabafei.
Ah, apenas para constar, algo do qual muito orgulho: eu tinha tudo pra ser uma patricinha doidivanas, mas minha história é diferente. Tenho pais que foram "pirados" na juventude, se esbaldaram, e o meu pai e minha mãe votaram no Lula... dessa vez votaram na Marina, mas acho que vão de Dilma (minha mãe, certeza!). Meu pai já foi operário, hoje tem uma indústria de pequeno porte, empregamos cerca de 40 pessoas, tenho vida confortável, mas não suporto os direitosos, não suporto a classe mérdia.
Moro na zona sul, tenho vizinho deputado e psdbista que certamente torce o nariz pra campanha que fiz pro Lula e que faço agora pra Dilma...
E olha que interessante: minha depiladora me contou que a maioria da clientela fala mal da Dilma pra ela, diz que "só gente ignorante vota na Dilma", e que só eu e uma outra cliente que é muito rica, dona de uma concessionária, pedimos a ela que vote em Dilma. Ela conta que essa cliente nunca viu tanta gente comprando carro! Pra vc ver, Lola, o empresariado não tem do que reclamar, está enchendo a burra! Mas a classe mérdia, servidores do alto escalão, gente que vive de renda, esse povo da "tradicional família mineira" mostra que não sabe nada de Brasil, não sabe nada...

21 comentários:

aiaiai disse...

putz, me deu a maior vontade de comer pão de queijo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Amanda disse...

Jura que aquele video é pro-Serra? Credo, meu asco por ele so aumentou, o video é ri-di-cu-lo e so me deixou constrangida com o papelão que o menino faz. Fiquei sentindo vergonha por ele... Não vejo a hora da Dilma ganhar logo essa eleição e a gente não ouvir tão cedo desse candidato e de toda a turminha que vai com ele.

L. Archilla disse...

Pois é, já falei em outro post e repito: meu tio (comerciante do mesmo ramo há 30 anos e totalmente alienado politicamente) disse que a Dilma tem que ganhar porque nunca tinha visto pedreiro comprar terno. E hoje em dia é, tipo, rotina.

Maíra Teixeira disse...

Essa galerinha da Turma do Chapéu me faz lembrar profundamente do MEL, Movimento Estudantil Liberdade, que é o pessoal que está na gestão de 2010 do dce da UFRGS (onde eu estudo). Esse movimento surgiu para combater as cotas no vestibular e tem membros filiados ao PP e ao DEM e alguns não-alinhados que concordam com eles policamente. Mas as coisas estão pra mudar no movimento pq a esquerda, que saiu dividida na última eleição pro dce, dessa vez vai sair em unidade, e nós juntos temos mais força eleitoral do que eles.
Também me lembrei que na UEM quem ganhou há um tempo atrás a eleição pro dce foi um pessoal de direita que apelou para a despolitização pra conseguir votos. O Nome da Chapa era Bonde do Amor e o lema era Por uma UEM Mais Sensual. Ninguém merece.

Vendo isso agora me lembro de um discurso irado do Caetano Veloso qdo jovem onde ele perguntava:"Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder?" Mas não sou niilista. Acredito que existam jovens que queiram realmente o bem da sociedade.

Juliana disse...

muita vergonha alheia por esse menino do vídeo.

Lord Anderson disse...

Me lembra o pessoal daquele manifesto "São Paulo para os paulistas" ou algo assim.

Triste ver parte da juventude tão conservadora e sem empatia pelo proximo.

Mais um motivo (junto com tantos outros) pelo qual PDSB/DEM não podem ganhar, para não dar mais força a movimentos como esse.

Carol disse...

Jura que aquele video é pro-Serra?(2)

Que ridículo, meu deus!

Conheci o Gabriel pessoalmente (o menino de barba no vídeo) no Colégio Militar e ele sempre foi presidente de tudo... da cavalaria, da Sociedade Literária, do grupo de teatro... Tinha muitas peças que ele escrevia, dirigia e protagonizava no colégio e costumavam ser boas. Pena que o talento dele esteja sendo desperdiçado em porcarias como essa, que fazem a gente duvidar se ele ainda tem mesmo talento!

Elaine Cris disse...

Aqui em Minas eu só sei de uma coisa, Lola. O pessoal vota em peso no Aécio, seja ele candidato ao que for.
Até aí tudo bem, mas quando você pergunta o porquê, quase ninguém sabe explicar. Acho que rola uma identificação mesmo.
Mais de sessenta por cento dos mineiros elegeram no primeiro turno o ex-vice, que quase ninguém conhecia porque o Aécio falou: vota nele.
Fiquei com medo que aqui o Serra ganhasse só pelo apoio do Aécio e por serem do mesmo partido, mas felizmente não aconteceu. Só que o Aécio não falava do Serra no primeiro turno e agora no segundo turno, já recebi umas três ligações gravadas dele pedindo pra votar no Serra, então não duvido que a maioria mineira vá com ele.
Inclusive, nas duas vezes em que respondi pesquisas de opinião na rua, tinha a seguinte pergunta na pesquisa: você votaria em alguém que nunca ouviu falar só porque o Aécio indicou?

Erika Barros disse...

Lola, moro em Fortaleza e ontem fui à feirinha da Beira-Mar, pois estou com visitas em casa. Foi a primeira vez que vi o que tanto falam: chegou um cara com uma blusa do Bento XVI estampado, distribuindo um folheto enorme falando mal da Dilma. Eu intervi, porque ele veio querer me entregar. Falou aquelas velhas coisas de 'terrorista-abortista-ateia'. Bati boca com ele até que ele se mandou. Falei que ele estava cometendo crime eleitoral, dentre outras coisas. O que mais me chocou foi que boa parte do pessoal que trabalha na feirinha estava contra a Dilma!!(o próprio carinha falou que não estava ali pelo Serra, mas contra a Dilma!). Me deu um certo medo...

Unknown disse...

Sinceramente, acho que vcs não tem o menor respeito pela democracia. A chance de uma pessoa com idade dos mostrados no vídeo ser da TFP é infima, nula diria. Se provar que não tem relação vcs estariam dispostas a publicar uma retratação?

Democracia é conviver e respeitar as diferenças o que claramente vocês não fazem.

O menino que fala no vídeo teve seu pedido de prisão requerido duas vezes pelo Hélio Costa, por ter um blog contrário a candidatura da coligação PMDB-PT.

Não vejo a Turma do Chapéu como sendo despolitizada, vejo apenas que são contrários a candidata de vocês.

Dai a merecer este bullying, não acho correto. Ainda mais vindo de alguém que ontem se revoltava com o Rodeio de Gordas. Triste.

Natee12 disse...

Não me referindo ao ótimo post, mas relacionado com a campanha, no site da veja vi um indicio do qual será o ultimo ataque: a referencia que se faz a Dilma estar cansada, lista vários eventos em q ela se mostra abatida e o g1 ou folha de sp, cita a saúde dos candidatos, relembrando o câncer q acometeu a candidata, junto a isso a morte, por infarte do Néstor K. Do Chile e temos aí o próximo boato, ela esta muito doente, ela não agüenta, quem vai governar e o vice e, com certeza vão lembrar a história do Tancredo e do vice q ninguém queria. Na facul foi essa a aposta da galera p a ultima capa da veja...

Pryska disse...

Rá! Aquele vídeo é mesmo contra a Dilma??!! Parece que estão é acabando com Serra desse jeito...

Os vídeos do Voto Serra Pq são immpagáveis! De todo acordo!

Voto na Dilma, Votei no lula e nunca confiei no Serra, nem quando eu não sabia nada dele..
Não sei como tem amiga minha, metida a burguesinha que não tem onde cair morta... que diz que vai votar no Serra! AvÁ!
(isso, porque ficou sabendo que a Dilma, isso, que é sapatão, que aquilo.. blábláblá.. tsc, tsc, tsc.. essa aí já se corrompeu, acredita em qualquer coisa..)

BjÔs_____________;♥

Vitor Ferreira disse...

Mas isso nem é só em Minas. É no país inteiro, elite cafeeira em SP, usineiros e coronéis no NE, os latifundiários do CO, etc. Esse povo não vota por ter horror a operário, o lugar deles não é no poder, mas no tronco. Culpa de uma colonização onde trabalho é função de escravo, e a mentalidade casa grande e senzala sobrevive até hoje na cabeça dessas pessoas. Mas eles não param pra pensar no que o voto deles representa. Querem mais é perpetuar a desigualdade.

Natty disse...

Que vergonha de ser mineira, que vergonha de morar em BH, que vergonha desses mauricinhos que têm dinheiro pra ter "questão de sair de BH" pra ir pro Rio só pra assistir comício. Bons tempos eram em que as universidades fervilhavam de idéias progressistas. Se a ditadura fosse hoje, as "Diretas Já" não aconteceriam nunca com essa juventude alienada que está por aí!!! Minas sempre foi um estado petista, em especial Belo Horizonte. Tristeza ver isso...

Masegui disse...

Concordo em parte com o Heitor, eles não fizeram nada demais. Deixem os patricinhos com suas babaquices. Tá na cara que o "mundinho" deles é totalmente elitista e que eles só pensam nos próprios traseiros. Mas eles são minoria e como tal devem ser respeitados.

O grande perigo é o poder de fogo desse pessoal, capaz de comprar quase tudo e fazer quase tudo que querem porque os papais têm costas largas...

A solução para o Brasil está na educação. Quando o filho do leiteiro descobrir do que é capaz vai usar de bons argumentos e parar de cuspir no leite.

Nathália. disse...

Coitada da guria que escreve o texto.. ela ainda não conheceu a Faculdade de Direito da UFRJ... hahaha

Ana Lu disse...

Lola,to aqui passando mal de tanto rir!!!Tem certeza que esses caras não são militantes do PT infiltrados na turma do chapéu??Porque essa coisa só pode ter sido feita pra acabar de afundar o Serra...

E tem razão,Natália,a faculdade de Direito da UFRJ...Sem comentários!!!!

João disse...

Cumprimento o Heitor pela coragem e pelo discernimento!

Masegui, achei uma de suas frases ótima: "A solução para o Brasil está na educação". Pena que se passaram mais 8 anos e continuamos no fim da fila na qualidade de ensino quando comparados com outros países. Os petistas se vangloriam que o governo que aí está abriu trocentas universidades e fez milhares de concursos. Mas a mudança tem de começar pela educação básica! A aprendizagem precisa de boa base! Não adianta querer começar a melhorar pela universidade. Os alunos estão chegando ao nível superior semianalfabetos -- mas dão votos! Então abrem mais e mais universidades! Isso é absurdo!

Masegui disse...

João, (Oliveira?!)

Concordo que o nível básico tá uma merda e precisa ser melhorado. Mas não do jeito que o Aécio, do seu querido PSDB, está fazendo aqui em Minas: aprovando os alunos a ferro e fogo, sem base nenhuma, apenas para efeito estatístico...

Quer dizer que abrir "trocentas" universidades não é nada? Faz-me rir! É muito melhor do que vocês que não investiram nada em educação para manter o povo ignorante e na coleira.

Vá enganar trouxa em outra freguesia!

Sara disse...

kkkkkkkkkkkkkk
Faço minhas as palavras da Amanda!
Aquela paródia ridícula é pró-serra?
Juro que foi difícil acreditar!

Unknown disse...

Eu passei pelo mesmo.Comecei o curso de Direito nessa faculdade, não aguentei e pulei fora enquanto era tempo.

Achava incrível como as viagens, dinheiro, o acesso à informação, não mudavam a cosmovisão das pessoas, tampouco geravam qualquer senso crítico.

Eleições ou qualquer outra coisa relevante para a sociedade, passavam a brancas nuvens; todo mundo estava muito preocupado com as próprias provas, com maneiras de colar ou outros tipos de fraude.

A instituição também não apoiava manifestações que não fossem estritamente acadêmicas.

Eu estava lá no primeiro ano do PROUNI e vi o preconceito com os bolsistas. Numa faculdade altamente hegemônica, os bolsistas se destacavam da maioria branca vestida de grife. Teve casos de gente que se recusava a fazer trabalhos com os bolsistas por acharem que eles não mereciam estar ali.

Eu aplaudo de pé os estudantes do PROUNI que concluíram o curso nessa faculdade, eu não engoliria tantos sapos.

Eu penso que de certa forma, esses
"jovens da elite" são vítimas também. Muitos deles vivem num aquário desde que nasceram. Eu escutei de uma colega de sala que ela precisou matar aula pq estava sem carro e nunca tinha andado de ônibus. Só dá pra sentir pena de alguém assim.

Talvez um colega de sala do PROUNI seja uma das poucas chances que esse aluno da elite vai ter de conviver de perto com alguém que não pertence a mesma classe social ou não tenha a mesma cor.

Bom, essa foi minha percepção do tempo em que estive lá. Sei que algumas coisas mudaram e achei um avanço ter alunos que militam por algo, mesmo que esse algo seja a eleição do Serra. Eu torço para que eles ao menos estejam comprometidos a levar algum tipo de inquietação aos colegas.