terça-feira, 7 de junho de 2016

GUEST POST: E VOCÊ, TEM VONTADE DE CONSTITUIÇÃO?

Publico esse texto de Gil Leite Lima, graduanda em Educação Física e Saúde pela USP, e também mulher, feminista, mãe, esposa, vó, sindicalista, trabalhadora  estudante, um pouco de tudo.

Desde a minha adolescência, quando comecei a tomar consciência da importância da política no mundo e comecei a militar, sempre achei que a educação é transformadora e a saída para um mundo melhor.
Minha infância e adolescência foram no final da ditadura. Já não era tão perigoso questionar e buscar certos conhecimentos, mas mesmo assim a escola ainda tinha muitos resquícios do autoritarismo militar. 
Todas as quartas-feiras tínhamos que cantar o hino nacional enfileirados na quadra, e tínhamos matérias como Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira. A primeira, ainda na infância, era bem centrada nos deveres de cidadão, óbvio que dentro do sistema de opressão que vivíamos (anos 1970); já a segunda (anos 1980) foi um pouco mais leve, e tivemos a sorte de ter um professor que puxava no que era possível para a justiça social, e foi aí que comecei a querer fazer parte de algo mais que ultrapassasse os muros da escola.
Mas a vida não é fácil assim, questionar e querer um modelo diferente de educação e de conhecimento extra muro na educação convencional não era fácil. As famílias conservadoras não queriam permitir algumas rebeldias.
Passaram-se alguns anos e a estrutura educacional pouco mudou. Acompanho a passagem das décadas vendo as minhas filhas dentro desse sistema, e apesar de hoje vivermos em uma democracia, pouco mudou. Ainda estamos dentro de muros, na frente de um professor que tudo sabe, sentados em cadeiras duras, como livros em branco a serem preenchidos, com conhecimentos que muitas vezes não servirão para absolutamente nada.
Coxinhas pedem menos Paulo Freire,
mais... Alexandre Frota?
Hoje, novamente na universidade, mesmo estando na mais conceituada do país, ainda vivo dentro de muros, sentada nas mesmas cadeiras e sendo tratada como livro em branco, abaixo da batuta de professores doutores que tudo sabem para nos preencherem com suas verdades.
Mesmo fazendo o curso de Educação Física e Saúde, tive a oportunidade de fazer matérias de outros cursos, e escolhi fazer a matéria Cidade Constitucional e a Capital da Republica, onde tive a sorte de conhecer o Prof. Nerling.
Como a experiência de viver essa matéria, passando uma semana em Brasília e conhecendo um pouquinho mais como funciona o governo federal, resolvi completar os estudos fazendo a matéria de Direito Constitucional com o mesmo professor. 
Logo no primeiro dia o professor veio com a pergunta "Vocês têm vontade de constituição?". Fiquei olhando os alunos de Gestão de Políticas Públicas e vi olhos de muitas dúvidas e um pouco de "O quê quer esse professor? Será difícil conseguir os créditos nessa matéria?"
Pois é, infelizmente a educação não seguiu as transformações no mundo, não modernizou, não se tornou uma atividade atrativa à juventude, e sim uma obrigação para poder entrar no mercado de trabalho e ganhar o seu espaço (e de preferência muito dinheiro), e para isso o carimbo USP parece ser um bom passaporte.
Apesar do professor sempre provocar os alunos a questionarem a forma de ensino e a usarem a constituição como um trunfo na vida profissional de gestor, de ter consciência dos avanços que a carta magna trouxe no processo de redemocratização do país, percebi que a educação básica pouco os provocou a sair do estado de livros em branco, e a passar a serem protagonistas em transformações. Óbvio que com exceções, pois ali também tem aqueles que já vieram com viés mais questionadores e que já estavam em algum front de luta do movimento estudantil.
Ainda hoje, com tantos ataques a direitos e à Constituição, não vemos a população se levantar contra. Estamos vendo o desmonte da Previdência Social, que é garantida na constituição, já no início nos direitos sociais (cap. II) e depois na sessão III do título VIII. Mas na escola aprendemos a conhecer e nos apropriarmos da Constituição? Será que os governos fariam ataques como esses se os cidadãos aprendessem a ter vontade de Constituição? 
Como mudar esse quadro? Será que um dia vamos conseguir colocar em prática uma educação mais no estilo de Paulo Freire, onde o que vem de fora dos muros é tão importante como o que está nos livros didáticos? Onde as crianças e jovens possam entender e se apropriar da Constituição e cobrar que ela realmente saia do papel e que venha para a vida das pessoas no dia a dia? Será real a possibilidade disso acontecer, sendo que aqueles que se mantem no poder não querem pessoas questionadoras e apropriadas da constituição?
Estamos vivendo um momento muito delicado da política nacional, e infelizmente vimos que a população em geral ainda não sabe questionar, ainda é massa de manobra daqueles que detém o poder e dinheiro, e que decidem qual a política que deve ser aplicada de acordo com os seus interesses pessoais.
Espero realmente que aqueles que passaram por essa matéria obrigatória, e aqueles que tenham o interesse de ler esse texto, abram suas mentes, e que na hora de entrarem no mercado e pensarem em políticas, principalmente na área da educação, passem para a frente a importância da vontade de constituição, da vontade de transformar a sociedade, para que essa seja mais justa. 

33 comentários:

Anônimo disse...

OSPB e EMC são matérias importantissimas que nunca deveriam ter saído dos currículos escolares. Graças à falta delas, temos o país mais analfabeto do mundo e com o povo mais imbecilizado. Trocaram por educação sexual e etc... tsc tsc tsc
Ah, Lola: acabei de ler matéria informando que o governo Temer cortou milhões de reais que eram destinados, até então, a blogs de esquerda, citando expressamente DCM e Brasil 247, entre outros. Vc disse que isso não existia. E agora, heim?

Anônimo disse...

Lola vc não vai falar do estupro ocorrido no acampamento do MST?

Anônimo disse...

http://www.folhapolitica.org/2016/06/dilma-gastou-r-62-mil-por-mes-em.htm


OFF - dilma gastou 62 mil reais por mes em despesas com alimentação.

Obviamente preocupada com o vazamento das informações, e não com a imoralidade da informação em si.

Amiga, não tem como te defender.

Alícia

Anônimo disse...

Me sinto presenteada quando leio textos como o que acabei de ler, da Gil Leite!
Patrícia

Anônimo disse...

O estupro não aconteceu em acampamento de MST nenhum, isso já foi desmentido

E q engraçado, agora a direita não questiona e nem duvida da vítima em momento nenhum

Olha... meus parabéns

Anônimo disse...

Alícia - 7 de junho de 2016 13:23
O link diz que a página não existe...

lola aronovich disse...

Opa, anon das 12:52, eu constantemente sou acusada de receber dinheiro do governo pra fazer o blog. Agora que saiu a lista de quanto dinheiro alguns blogs de esquerda recebiam, e meu humilde bloguinho não está entre eles (por que será, né? Deve ser porque eu disse que não recebia, e eu não minto), vcs reaças vão parar de dizer que recebo $ do governo? Vão pedir desculpas por falar mentiras na cara dura? Agora, um newsflash pra vc: governos (todos eles) anunciam em veículos de comunicação. Petrobrás, BB, Caixa, anunciam em veículos. Não só em blogs, como em TVs, revistas, jornais, rádios. Compare o dinheiro que os governos gastam em anúncios pra grande mídia com o que gastam em anúncios pra blogs. E me diga: tem coisa mais inútil que governo anunciar na VEJA, por exemplo? Em que 99% dos leitores odeiam o governo? E no entanto, o governo gastava milhões anunciando na VEJA. Se esses gastos são TRANSPARENTES, não tem nada de ilegal. Meio ilegal é Alckmin pagar 70 mil por mês pra blogueiro fazer sites atacando adversários. Isso não é gasto com anúncios. É por baixo dos panos mesmo.

Anônimo disse...

a) Lola cada vez mais sua fã admiro sua força e coragem.

b) Realmente eu gostaria que o sistema educacional adotasse as matérias Filosofia e Sociologia desde o fundamental mas em um país que Alexandre Frota da pitacos em educação não será possível

c) A direita perdeu a noção estão partidarizando casos de estupro acusando as feministas de proteger estupradores de esquerda ontem foi um inferno no face e agora a notícia foi desmentida.

c) O que os conservadores querem é criminalizar movimentos sociais eles não tem interesse nas vitimas.

d) Lola comenta o caso do mc Biel

Alexandre disse...

Parabéns, a elaboração da Constituição Cidadã, pós regime militar(não ditadura militar, existe diferença) conseguiu ótimos frutos: o país possuí uma educação de primeiro mundo, não temos inflação, nosso IDH é alto, somos produtores de tecnologia de ponta. Não sou defensor de ditaduras as quais cerceiam a liberdade das pessoas, porém, existe este ranço quando se refere ao termo militar. Quem disse que ser militar é sinônimo de desrespeito, crueldade ou outro adjetivo ruim? Gosto de lembrar que inúmeras conquistas da humanidade se deram através de pesquisas em institutos militares como a própria INTERNET e os conceitos de Administração. Ainda cito o caso da EMBRAER(empresa brasileira), que ocupa a quarta posição no mercado mundial de fabricante de aviões e que fora formada na época do regime militar, sendo composta, inicialmente, por técnicos provenientes do ITA(criado por um tenente coronel da força aérea). E hoje? O que temos?

Anônimo disse...

O PT se recusou a assinar a Constituição de 1988. Com que cara agora quer se arvorar de defensor desta Constituição.

Anônimo disse...

A Lola, igual marido traído, foi a última a saber que os chamados "blogs sujos" levavam uma grana preta para fazer o que fazem.

E ela defendendo o PT de graça.

Anônimo disse...

(Viviane)
É, Alicia, realmente não tem como defender a... você! Primeiro porque folhapolitica.org é um dos sites criados por blogueiros pagos pelo Alckmin para difamar o PT. Segundo, você acha mesmo que esse valor é só para a comida de Dilma? Não, é para todos os funcionários do palácio, afinal de contas, eles tem direito a uma refeição custeada pelo empregador, certo?

Anônimo disse...

(Viviane)
O quadro atual da Educação no Brasil já era desanimador muito antes da visita de Frota ao ministro da educação. Complemento o texto da autora lembrando que Paulo Freire, um dos intelectuais mais respeitados e citados em trabalhos acadêmicos mundo afora, é ignorado no Brasil, quando não achincalhado pela nossa extrema direita.
De fato, o desmonte da Educação, que começou com a ditadura militar, através de acordo com os EUA para privatizar a escolarização (é a partir dessa época que escolas e faculdades particulares têm crescimento exponencial no Brasil), não foi revertido com a redemocratização. Como fazer? É um problema complexo, e eu parabenizo a Gil por ainda ter esperança em ajudar na solução... já eu não sei se tenho mais...

Anônimo disse...

(Viviane)
Alexandre, concordo que houve avanços tecnológicos sob responsabilidade de militares, mas, a se estender esse raciocínio, até o regime nazista foi responsável por conquistas técnico-científicas.
Precisamos separar a racionalidade técnica da ética. Avanços à custa de direitos humanos são benefícios a quem? Eu sei, é uma pergunta muito complexa para se responder de imediato, só quero lhe propor uma reflexão.

Anônimo disse...

saiu na veja também, minha cara.

procure antes de saber.

Não venha com "ah mas a veja mimimi".

Tanto é verdade que a própria assessoria da dilma disse que ia tomar providências quanto ao vazamento de informações.

PS: Em que lugar tá escrito que servidores tem direito a uma refeição custeada por empregador? eu não tenho refeição nenhuma custeada.
Isso, alias, foi depois que ela foi afastada. 62 mil para um grupo de oito pessoas?

E quanto a restriçaõ de uso do avião que está a disposição dela?

GENTE NÃO DÁ.

é muita incoerência entre estilo de vida dessas pessoas e o discurso que o PT prega.

Vergonhoso. Um escândalo, eu diria.

Alícia

Anônimo disse...

O mais cômico é que a pessoa primeiro desacredita a fonte ("blogueiros pagos pelo Alckmin para difamar o PT") e depois já se defende do conteúdo veiculado pela fonte duvidosa, pronta para defender algo que até então a gente nem deveria dar credibiidade.

Isso é fanatismo.

Gai disse...

Alicia vai pra pqp. O que você está fazendo aqui? Vai acessar site trouxinha. Quem lê veja é burro e desinformado!

Gai disse...

Loja, como sempre você surpreende com as suas publicações. Excelente texto! Mas me sinto desesperançada como Vivia ne. Cresce na mídia pessoas do nível de Alicia. Pessoas desinformadas e ensinadas a engolir tudo que lêem ou ouvem sem nenhum tipo de reflexão. Esse cerceamento que está acontecendo a Educação é exatamente pra isso, pra criar pessoas (não cidadãos) que não pensam, que não refletem.

Gai disse...

Loja, como sempre você surpreende com as suas publicações. Excelente texto! Mas me sinto desesperançada como Vivia ne. Cresce na mídia pessoas do nível de Alicia. Pessoas desinformadas e ensinadas a engolir tudo que lêem ou ouvem sem nenhum tipo de reflexão. Esse cerceamento que está acontecendo a Educação é exatamente pra isso, pra criar pessoas (não cidadãos) que não pensam, que não refletem.

Gai disse...

Alicia vai pra pqp. O que você está fazendo aqui? Vai acessar site trouxinha. Quem lê veja é burro e desinformado!

Anônimo disse...

Risos eternos.

EU que engulo informação sem refletir.

Eu, não quem defende as ingerências e atos ímprobos e imorais dos políticos (a maioria deles - incluindo o PT).

Leio veja sim, leio o blog da lola e seu piti não vai mudar isso.



ALícia

Anônimo disse...

"Opa, anon das 12:52, eu constantemente sou acusada de receber dinheiro do governo pra fazer o blog. Agora que saiu a lista de quanto dinheiro alguns blogs de esquerda recebiam, e meu humilde bloguinho não está entre eles (por que será, né? Deve ser porque eu disse que não recebia, e eu não minto), vcs reaças vão parar de dizer que recebo $ do governo? Vão pedir desculpas por falar mentiras na cara dura? Agora, um newsflash pra vc: governos (todos eles) anunciam em veículos de comunicação. Petrobrás, BB, Caixa, anunciam em veículos. Não só em blogs, como em TVs, revistas, jornais, rádios. Compare o dinheiro que os governos gastam em anúncios pra grande mídia com o que gastam em anúncios pra blogs. E me diga: tem coisa mais inútil que governo anunciar na VEJA, por exemplo? Em que 99% dos leitores odeiam o governo? E no entanto, o governo gastava milhões anunciando na VEJA. Se esses gastos são TRANSPARENTES, não tem nada de ilegal. Meio ilegal é Alckmin pagar 70 mil por mês pra blogueiro fazer sites atacando adversários. Isso não é gasto com anúncios. É por baixo dos panos mesmo."

Q PISÃO NOS DIREITISTAS DOENTES, KKK

Anônimo disse...

"E hoje? O que temos?"

Temos a direita botando o estuprador e ex-ator pornô do Frota pra palpitar sobre educação

Chupa essa manga seu coxinha OTÁRIO, kkk

Anônimo disse...

Anta, nem todo esquerdista é petista.

Anônimo disse...

16:55

tudo vcs dizem q é ditadura petista/gayzista/feminazi/comunista, etc. etc., só pq é dado opiniões q divergem da de vcs

Mas não podemos dizer q a ditadura militar (q CENSURAVA de verdade, matava/torturava, etc. etc.) era uma DITADURA, pq é "crime"

A direitalha de hoje é muito mal acostumada, ou apenas cínica, canalha e hipócrita mesmo, como toda boa direita política

Anônimo disse...

(Viviane)
É, gente... Se alguém tinha alguma dúvida de que essa Alicia era um troll, a máscara dela acabou de cair.
Primeiro, a pessoa responde com seu nome para, em seguida, comentar como anônimo. Depois de citar folha política, indica veja como fonte e ainda tem o topete de dizer que é "mimimi" criticar ambas as fontes (nas quais nem jornalistas de grandes veículos confiam). E não, isso não me impede de responder ao seu "argumento", pois em nenhum momento eu assumi a notícia como verdadeira. Apenas disse que, se fosse, não teria nada demais e expliquei o porquê.
Agora vejam vocês mais um resultado da decadência da Educação brasileira: temos de explicar a pessoas que dizem ter curso superior por que Veja não vale como fonte... Cadê as aulas de metodologia de pesquisa?

titia disse...

20:15 a direita de hoje é cínica, canalha, hipócrita e também mal acostumada, pois é formada por tesourinhos da mamãe que sempre se acharam o máximo e quando foram obrigados a descer do pedestal e olhar as minorias no mesmo nível, se jogaram no chão, começaram a gritar e espernear e fazer birra. Ao invés de dar um puxão de orelha e dizer que os bebêzões não eram melhores do que ninguém (aquela coisinha que ao menos meus pais se lembraram de me ensinar), papai e mamãe foram tentar queimar os gayzistas, as feminazis, os negros racistas reversos, os politicamente corretos e todas as minorias na fogueira pra que o tesouro não chorasse mais.

E esses "tesouros" mimadinhos são o futuro da nação. Desolador, né?

Uma mídia jornalística que no meio do caos que se tornou o Brasil com esse circo de impeachment (basicamente uma disputa de vagabundos pelo lugar nas tetas do governo) e onde quem se ferrava a cada dia mais era e ainda é o povo, coloca no maior desplante "Bela, Recatada e do Lar" na matéria de capa não serve nem mesmo pra decorar o banheiro do meu cachorro.


De qualquer jeito estamos fodidos.

Anônimo disse...

(Viviane)
É, gente... Se alguém tinha alguma dúvida de que essa Alicia era um troll, a máscara dela acabou de cair.
Primeiro, a pessoa responde com seu nome para, em seguida, comentar como anônimo.

Gente, esqueci de escrever meu nome, só isso!

Fui eu mesma quem comentei embaixo, e ratifico tudo o que disse até agora.
Alícia

donadio disse...

"O PT se recusou a assinar a Constituição de 1988. Com que cara agora quer se arvorar de defensor desta Constituição."

Se o PT "se recusou" a assinar a Constituição de 1988, porque é que o meu exemplar da Constituição tem as assinaturas de todos os deputados do PT?

Sério, essa ideia de repetir inverdades pra ver se se tornam verdades pelo cansaço precisa parar.

Anônimo disse...

Sobre o texto do post: adorei!!!

Claro que uma educação formal/técnica é imprescindível para o desenvolvimento de um país e da humanidade como um todo. Avanços tecnológicos e médicos são consequência dessa produção de conhecimento que começa ou deveria começar na base e se aprimorar ao longo dos anos escolares de um estudante. Mas a baixa relação entre o que vemos nos livros e sua aplicabilidade prática tem como consequência o total desinteresse de nossos alunos em matemática, química, biologia, etc.

Por outro lado, aprimorar isso não impede, de forma alguma, termos uma educação questionadora, voltada para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres.
Alguém aí em cima citou que na época da ditadura militar as escolas ofertavam esse tipo de conhecimento, mas me permita discordar da eficiência disso. Fazer alunos decorarem incisos, artigos e parágrafos não faz um cidadão. Entender seus direitos sim.

Os problemas educacionais brasileiros são históricos. Nossa educação nunca foi voltada para nos dar autonomia como país ou indivíduo, e sim toda estruturada para criar uma relação de dependência subserviente. Somos historicamente uma colônia, e isso se refletiu no nosso ensino. A LBD é algo que deve ser melhorado, tanto no que diz respeito ao ensino formal quanto no quesito de inserção de conceitos de cidadania.

Um país que sequer sabe a função de um congressista está fadado a aceitar os desmandos e desrespeito ao documento que deveria ser a orientação máxima na conduta de qualquer agente público: a constituição.

PS: http://oglobo.globo.com/brasil/dilma-custa-ao-brasil-dobro-de-elizabeth-ii-ao-reino-unido-17807156

A materia é ótima. Não fala só da dilma, fala de fhc e obama e dos seus custos respectivos. Acho que devemos copiar bons exemplos (o ocupante da casa branca paga do próprio salário custeios gerais (lavanderia, por exemplo) que lhe são postos a disposição.
O melhor exemplo continua sendo mujica <3
E lembrando, por fim, que mesmo quando não há ilegalidade ou irregularidade nos gastos públicos, a moralidade deve estar presente em todas elas. Um bom exemplo conta muito, ou deveria contar. Não me espanta as pessoas acharem tudo isso "nada demais". Enfim

Alícia

B. disse...

É só discordar da opinião dominante aqui que vira-se troll, homem, mascu, etc. Uma feminista radical aqui do blog já achou que eu era homem, só pq ousei discordar. Não concordo com várias opiniões da Alícia, mas tb não é por isso que é "troll".

Anônimo disse...

(Viviane)
Então tá, Alicia e B, até eu já fui chamada de "perfil fake" aqui. Não levantei essa hipótese por discordância ou pela assinatura do comentário. Eu também discordo de várias opiniões da B e nunca achei que ela fosse troll.
Já a Alicia tem um perfil muito parecido com a "Taty" (lembram? a do VC em caps lock?). Se isso fosse um jogo de pôquer, eu pagaria pra ver...

Anônimo disse...

pfff.... ainda bem que vc não é detetive né?!

Sei nem quem é taty, quero nem saber.

Enfim, vc me acha troll então por conta das minhas opiniões?
tipo quais? minhas ressalvas PESSOAIS quanto ao aborto (que em nada afetam meu posicionamento sobre a descriminalização)?
Minha orientação liberal no campo econômico? Sim, defendo o livre mercado e o direito a livre iniciativa, um estado menor por acreditar na ineficiência deste, e porque menos atribuições o fariam prestar um serviço público melhor naquilo que ele é insubstituível.
Sou troll porque me indigno com o horror que o Partido dos Trabalhadores fez na economia e na política?

Olha Viviane, eu não busco a sua aprovação, não mesmo. Mas eu realmente gostaria de entender o porque isso me faz troll na sua concepção. Você tem todo o direito do mundo de discordar de cada um dos meus posicionamentos acima, e de todos os outros que já devo ter manifestado aqui. Mas não me lembro de ter ofendido ninguém, de ter sido rude, ou de ter apoiado qualquer coisa absurda demais (tipo o nazismo, a ditadura), ou ir contra os direitos individuais de quem quer que seja (lgbts, negros, mulheres). Pelo contrário, aliás. Vc também pode achar que os meios que eu defendo são ineficazes para o melhoramento da condição das minorias, mas eu posso pensar o mesmo sobre por exemplo um feminismo corporativista do facebook. Isso não faz nem eu nem você troll, apenas pessoas que pensam diferente.


Então, pra vc, o que faz um comentarista ser troll?

Alícia