domingo, 15 de junho de 2014

UMA PALESTRA NO MEIO DA COPA

Jogadores da Costa do Marfim (o craque Drogba à esquerda)

Estou muito animada com a Copa do Mundo, e vocês? Ontem passei o dia todo vendo jogos e comentando no Twitter. Foi muito divertido, mas não deu pra fazer mais nada, e ando ocupadíssima com o final do semestre, artigos, e outras coisinhas que também consomem tempo demais (exames médicos de rotina, reforma da casa). 
A Copa começou de forma irresistível: alta média de gols por partida, sem empates, sem sequer zero a zero até agora, várias viradas, torcidas animadas, estádios bastante cheios, jogos emocionantes... e camisetas justíssimas nos belos jogadores do Uruguai e Costa do Marfim, cortesia da Puma. 
É verdade que muito que conversamos no Twitter foi sobre a beleza dos atletas. Teve até mimimi de "vocês feministas estão objetificando os homens" (imagine o que a gente não faria se não fosse tudo lésbica misândrica!), e perdão, mas não estou com tempo nem paciência pra explicar falsas simetrias. 
Os shorts dos anos 80 eram
muito mais legais
O que tem de errado em suspirar pelo técnico da Croácia, pô? Em observar alguns outros detalhes num evento que é 100% masculino, desde o esporte em si (visto como "de homem" no Brasil, preconceito besta que cria barreiras para o talento do futebol feminino) aos cartolas, passando pelos jogadores, técnicos, juízes, comentaristas esportivos? O único elemento que não é exclusivamente masculino numa Copa é a torcida. Eu e inúmeras mulheres adoramos Copa do Mundo. E a gente fala de impedimento e falhas de arbitragem e golaços e defesas magníficas, mas também lamenta que o short dos jogadores seja tão comprido. Problem
O único problema que eu vejo é que vou perder o segundo jogo do Brasil, contra o México, em Fortaleza! Amanhã bem cedo viajo pra Guarulhos, e de lá vou de carro até Araraquara, interior de SP. Lá participarei da banca de defesa de mestrado da super competente Marcela Pastana. 
Tom, eu e Marcela em SP, em agosto
Ela escreveu uma dissertação de 520 páginas (maluca, eu sei) chamada "Muito prazer!? Discussões sobre sexualidade, gênero e educação sexual a partir da análise de revistas femininas e masculinas". O texto é incrível, e espero que depois ela me conceda alguns guest posts, porque o tema realmente é fascinante. Acho que posso convidar vocês pra defesa. Será amanhã na Unesp de Araraquara, às 15 horas, na sala 107. 

Amanhã também, só que na Unesp de Bauru, às 19:30, convido vocês para uma roda de conversa sobre machismo na universidade. 
Turma de Bauru (Marcela ao centro)
que conheci na USP em maio
Como a Unesp está em greve, e como uma turma de Bauru viria pra Araraquara e tivemos dificuldade pra reservar uma sala, essa palestra será em Bauru. Espero que o pessoal de Araraquara e São Carlos possa se locomover um pouquinho e dar um pulo até Bauru.
Eu volto pra Fortaleza na terça... exatamente no horário do jogo entre Brasil e México, chuif. Quando eu chegar, o jogo já terá terminado e não sei como estará esta cidade amada em que vivo desde 2010. Espero que eu consiga chegar bem em casa.
Jonas, que ganhou o livro
de presente do seu
namorado Gilvan
Gente, últimos exemplares do meu livro! Acho que tenho mais dez pra vender. A editora tinha me informado o número errado de exemplares restantes, então talvez, mais pra frente, eu ainda compre mais trinta (e esses serão definitivamente os últimos). Mas só quando for a SP (capital) de novo, e não sei quando será isso. Portanto, agora só tenho dez. Faça como o Ramon, que conheci em SP em maio. Faz pouco tempo, ele me mandou as duas fotos que tiramos juntos, o que rendeu este diálogo entre o maridão e eu:
Eu: Quer ver as fotos minhas com o Ramon? É aquele rapaz que te falei que parece muito novo. E aí, não parece um menino?
Ele: Não parece não. É um menino.
Eu: Mas não é! Ele é professor universitário.
Ele: Ahaahauahauaha! Professor universitário! Você acredita em qualquer coisa que te falam! Ele deve estar rindo até agora da sua cara!
Eu: Não, amor, ele é professor da Federal do Piauí.
Ele: Ahauauahau! Piauí! Aposto que esse menino nunca passou da linha do Equador! Inclusive não deve nem ter idade pra viajar sozinho. Onde vocês se conheceram?
Eu: Em SP, ué. No Encontro de Blogueiros. Ele tá morando em SP, fazendo doutorado e...
Ele: Ahauahauahau! Doutorado!

Meu Chico, que completa 70 anos esta quinta, também foi lembrado na Copa

53 comentários:

Larissa Petra disse...

Homens fazendo mimimi, dizendo que estamos objetificando eles...ah na boa achar os atletas lindo, não pode, agora dizer que a bandeirinha é gostosinha e devia posar pelada, tudo bem só uma piada ?! Ah vá né...suspiro mesmo e com todo o respeito...hauahua
Ps: Só eu achei o técnico da Croácia a cara do Joseph gordon levitt ? HAUAHAUHAUAHAU

notyourmari disse...

O técnico da Croácia parecia o Hannibal - do Mads Mikkelsen, não o Anthony Hopkins - e eu olhei muito pra ele durante o jogo!

Sobre os hómi da copa, o fato da gente estar olhando para o corpo deles não vai desvalorizar o trabalho deles. Ninguém vai dizer "é, esse aí tá jogando só porque a chefe achou ele gostoso", "só deve estar ganhando dinheiro por causa do traseiro dele", "é, ele só tá aí pra sair na playgirl" e tralala.

E se eu já tive parceiro que se achava no direito de falar pra mim do corpo de outras mulheres photoshopadas em galerias de pornografia, eu tenho o direito de dar uma olhadinha discreta e quietinha nas pernas alheias (que são de verdade!) de vez em quando. E não é por tara não (eu pendo um pouquinho pro asexual), é só porque... Sei lá, eu aprecio. Whatever. Estética.

Anônimo disse...

E mais uma vez male tears!!!
Patético, viu???


Também achei o técnico croata a cara do Mads Mikkelsen.
Both turn me on!!!
;)

Jane Doe

Larissa Petra disse...

Coitado o técnico da Croácia parece todo mundo, o Hannibal - do Mads Mikkelsen, o Anthony Hopkins...kkkkkkk
Ainda acho ele a cara do joseph(Lindo) gordon-levitt..u.u

HAUAHAUHAUA...

Larissa Petra disse...

Ps: parece o heath ledger tbm..hauahauahuahauahau U.U

Catarina disse...

Minhas resposta pra ele:

OBJETIFICAMOS MESSSSSSSSSMO


não gostou? me faça uma garapa!

Anônimo disse...

Não tem problema em eu achar mulher gostosa, o problema é falarem apenas disso em um esporte que tem pouca visibilidade.

Ass:Tudor

Lígia disse...

Lola, eu quero um livro teu! Como faz?

Beijo!!!

Anônimo disse...

Feminista siririqueira

lola aronovich disse...

Ligia, querida, é só seguir os passos deste link. Comprar o livro pelo banco, me enviar o comprovante e seu endereço e alguns dados sobre vc por email, e ter um pouquinho de paciência, que eu mando o livro. Até agora, todos chegaram!


E por falar em objetificação... Uma leitora no Twitter acabou de me enviar este link com fotos de alguns jogadores da Croácia nus. Respirem fundo. Infelizmente, faltou o técnico.

Alessandro Bruno disse...

Eu pensei que esse fosse um blog de esquerda e pró-comunismo. Por que dar tanta ênfase à Copa?

Anônimo disse...

Lola, gostaria de expor o que penso da objetificação (de qualquer pessoa em relação a qualquer outra):

Sempre achei meio nojento quando andava de carro com meu pai e ele virava o pescoço em 90º pra ficar observando uma mulher passar. Ele não fazia nada além disso; não buzinava ou falava qualquer coisa. Também não entendia bem meu descontentamento, já que sou homem e heterossexual.

Não lembro se alguma mulher percebeu que meu pai a observava, mas a maioria certamente não se deu conta. Mesmo assim, essa atitude de olhar pra alguém como um pedaço de carne me incomodava. Me sentia do mesmo jeito quando meu pai ficava falando da beleza de uma determinada atriz, quando assistíamos a um filme.

Bem, não vejo diferença entre essas atitudes e o que você faz. Se você fica bem com a sua consciência, tanto melhor. Talvez seja uma questão exatamente disso: consciência, algo tão subjetivo quanto um conceito de beleza.

Obviamente, faço com frequência um exercício mental de objetificação quando vejo uma mulher que considero bonita. Mas não curto externar isso como se devêssemos cultuar a beleza - talvez porque eu tenha sofrido um bocado por ser considerado feio, na adolescência.

Deste modo, Lola, acho que você não precisava ficar se justificando quando faz isso. Meu pai também sempre tinha uma justificativa (como se fosse absurdo não louvar as mulheres que ele considerava agraciadas com beleza) e eu sempre achava todas essas justificativas patéticas. Então acho ignorante reduzir essa crítica a 'male tears'.

Não quero impor um comportamento a ninguém, mas gostaria que você entendesse que tem gente que não se sente confortável com isso. E até porque existem níveis diferentes de desejo e sexualidade, incluindo a assexualidade.

(continuo te lendo. abs.)

Lord Anderson disse...

Bem, com tanto site e blog falando das torcedoras "musas", das "gatas" que os jogadores "pegam", das "bandeirinhas e tudo o mais, pessoal não tem muito do que reclamar das torcedoras admirando corpos masculinos.

Claro, não ter motivo não vai impedi-los de chorar como sempre fazem nos poucos momentos que perdem o protagonismo.

Anônimo disse...

Vamo lá: admirar um corpo não é a mesma coisa que objetificar uma pessoa.

Jornalismo punheteiro que ignora todo o trabalho de uma mulher e resume ela a "gata", "gostosa" (só ver as listas de "veja as gatas das olimpíadas") e pronto, isso objetifica. Você anula todos os outros aspectos da pessoa. Ela não tem os mesmos atributos que um ser humano. Ela serve pra ser olhada, apreciada, e ela deve levar em consideração tudo aquilo que seus espectadores querem, pois ela "serve" para isso. Está sujeita a julgamento pela aparência e fim de papo. Se é feia, ela não merece estar lá, mesmo que possua talento. Se é bonita, ela não merece estar lá e sim estar nua e caladinha para prazer masculino.

Quando uma mulher tá vendo um cara bonito, isso não anula o que ele é. O jogador bonito ainda é jogador, o ator bonito ainda é ator, o técnico bonito ainda é técnico. Ninguém vai questionar o que eles fazem só porque eles, além de possuirem talentos, são bonitos. Eles ainda têm nome, posto, emprego, função, talento. E ninguém tá comercializando a bunda deles, tirando fotos deles sem o rosto (já repararam a quantidade de anúncios com fotos de mulher só do pescoço pra baixo, ou só a bunda, ou só o decote?), insinuando que eles só servem para ser vistos. E também se o cara é feio a gente não ignora, invisibiliza ou insinua que deve sumir por não agradar aos nossos impulsos siririquísticos.

É diametralmente oposto ao que ocorre com as gurias. Dizer que achar o jogador fulano é bonito - e eventualmente sexualmente atraente, embora isso pareça uma loucura - é a mesma coisa que mexer com mulher na rua é zoado. Façam isso não.

Anônimo disse...

http://www.psypost.org/2012/05/people-see-sexy-pictures-of-women-as-objects-not-people-11643

Eu vou só deixar isso aqui e ir embora. Beijos.

Larissa Petra disse...

Lola que link MA.RA.VI.LHO.SOOO HAUAHUAHAUAHAUHAUA...
Isso pq só falta jogar Portugal, com o lindo gato, perfeito, Cristiano (gostoso) Ronaldo, que além de ser um craque, melhor do mundo, ainda é lindo.

The Crow disse...

Mas qual o motivo daquelas camisas tão coladas ao corpo, hein?

hahaha

A Puma realmente arranjou uma boa maneira de valorizar a sua marca.

Alessandro Bruno disse...

Lola, sei que não tenho o direito de ditar o que você publica, mas queira sua opinião sobre esses fatos:

- remoções forçadas de famílias que tiveram suas casas destruídas e receberam pouquíssima ou nenhuma indenização, nas cidades onde os estádios da copa foram construídos;
- muita corrupção em cima da construção dos estádios e das demais obras de infraestrutura pelo Brasil nesses sete anos antes da copa;
- todos os desmandos da Fifa, que até mesmo conseguiu mudar a Lei no Brasil que proibia a vendade bebida alcoolica nos estádios;
- a repressão militar intensa contra os protestos do #NãoVaiTerCopa, ainda mais agora que há 200 mil homens das PMs, Força Nacional e Exército prontos pra entrar em guerra contra os civis que forem às ruas;
- o histórico da FIFA como máfia que usa o futebol como fachada pra muitas ações de corrupção;
- A morte de trabalhadores que estavam construindo estádios.

E todos os outros casos de violência, desmandos e atrocidades causados direta e indiretamente por essa Copa.

Natalie disse...

O anon 18:20 disse tudo que eu ia dizer aqui. E aliás, ninguém comenta "Só entrou pro time porque é gostoso" ou "com quem ele transou pra conseguir isso?" muito diferente de todo trabalho feminino que uma mulher não pode ter sucesso que já aparece porco chauvinista dizendo que dormiu com alguém.

Anônimo disse...

"Falsa Simetria" é a última desculpa inventada pelos esquerdopatas para justificar suas incongruências.

E ai de quem discordar!

André disse...

Alessandro Bruno,

Grande parte desses fatores negativos da Copa vão ficar de legado para os clube, que inclusive contribuem para financiar a CBF e a FIFA. Tem muita gente dizendo que não vai torcer pra seleção mas torce, compra camiseta e compra ingresso para jogos de seus clubes. Acho bem hipócrita esse tipo de protesto porque, no fundo, é só uma desculpa para criticar o PT, quando há governos de todos os partidos envolvido.

Sara disse...

Como já disse não gosto de futebol, portanto nem de copa.
Mas confesso q no passado eu até arriscava dar uma olhada no começo do jogo, nos jogadores perfilados cantando o hino com aqueles calções apertadinhos que eram usados antigamente...era tudo de bom, mas agora nem isso mais tem, é aqueles calções tipo balonê, tô fora!!!

Ana Cláudia disse...

VENHA, LOLA, VENHA!
Estamos esperando por você aqui da UNESP (Araraquara e Bauru), com muito carinho e agradecimento!
No meio da Copa, no meio da greve... e você ainda vem nos prestigiar com sua presença com alegria e boa vontade! A Marcela realmente merece para que a defesa de Mestrado dela possa ser um momento especial. Boa viagem querida! Ana Cláudia (Cau)

Raven Deschain disse...

Lola, off topic. Mas tou assistindo a Record e tá passando uma reportagem sobre a campanha dos bichinhos da parmalat, e tá bem legal pq escolheram justamente o menino que fazia a ovelha pra protagonizar a matéria. Um menino negro. :) muito legal.

Julia disse...

Vamo lá: admirar um corpo não é a mesma coisa que objetificar uma pessoa. [2]


Não vamos confundir as coisas. Vocês olham pros jogadores e não os veem como pessoas? Pois isso sim é objetificar.

A anon 18:20 já explicou tudo.






Larissa Petra disse...

Para o Anon das 19:53 que comodamente não acredita em falsas simetrias.
Como eu falei o Cristiano Ronaldo é um gostosão, mas ninguém duvida de seu potencial como jogador, inclusive ele é o melhor do mundo, apesar de lindo, ninguém diz q ele só joga bola pq quer "mostrar a bunda", ou que ele só está lá pq dormiu com o técnico.
E vários jogadores não são considerados "padrão de beleza", não são humilhados pela sua aparência, as pessoas enxergam além disso...
Nós mulheres somos tratadas como eternas candidatas a um concurso de beleza, aonde os homens são os jurados, temos obrigação de ficarmos bonitas o tempo todo para agradar os homens, (sem falar que existem mulheres lésbicas que nem querem agradar os homens sexualmente), mas enfim é mais comodo negar os privilégios e perfilar preconceitos...

Raven Deschain disse...

Huashuads as bundinhad dos jogadores. Que ótimo.

Gente, que site lamentável. Huasu quanta fofoca.

Julia disse...

Mas voltando a vaca fria..
O que é aquela seleção italiana? De futebol eu acho muito sem graça, não me empolga, mas os homens são muito lindos.

Tem também essa foto do goleiro da Austrália que está rolando no twitter.

https://twitter.com/zouisfound/status/477583241894174721/photo/1

De nada :D

Alessandro Bruno disse...

André

Não é meu caso, não vou dar e nem 1 centavo com ingresso, camiseta ou qualquer outro artigo pra CBF ou pra FIFA, não gosto da Dilma mas protestaria da mesma forma se fosse um governo de qualquer outro partido.

E, por mais que os clubes usem os estádios depois, não vai pagar o sangue inocente dos operários e nem a podridão moral que essa Copa trouxe ao país.

Anônimo disse...

Levante a bandeira de "falsa simetria", e pronto, tudo é permitido.

Anônimo disse...

"Também achei o técnico croata a cara do Mads Mikkelsen.
Both turn me on!!!"

Ish, ela sabe ingrêis!

Dindinha disse...

Lolinha, você vê muito especial por todo trabalho que desempenha, mas confesso que Amo seus diálogos com o maridão! Vocês são lindos!

Larissa Petra disse...

"Levante a bandeira de "falsa simetria", e pronto, tudo é permitido"
Como vc é simplista anônimo, vamos a outro exemplo, os árbitros dessa copa, cometeram erros grotescos, mas ninguém disse que eles eram bonitinhos que vão posar nus...ou que eles erraram pq são "feios para caralho", agora meu amor, mulheres são tratadas como se a aparência delas as definissem, mulheres são crucificadas por qualquer errinho, enquanto com os homens a sociedade é bem mais tolerante.
Mas como eu disse antes, é mais fácil, negar os privilégios e nos molhar com suas male tears...

Larissa Petra disse...

Cara o técnico da Croácia, eu juro q achei ele parecido com o Mads Mikkelsen, mas achei ele a cara do joseph gordon-levitt, tipo ele daqui a alguns anos vai ficar daquele jeito..HAUHAUAHAUHAUA..

Anônimo disse...

Chico, seu lindo!

Anônimo disse...

Também achei a cara do joseph gordon-levitt, mas não sabia o nome do ator. Valei Larissa.

Entendo a diferença de achar os jogadores bonitos e concordo, mas o que estão fazendo em relação a bunda do Hulk, to achando sacanagem... falta de respeito!

Anônimo disse...

Mas homens reunidos falando como a Sharapova é gostosa provavelmente seriam chamados de porcos por muitas feministas...

Anônimo disse...

Feminista fingindo que gosta de corpo de homem, e tão démodé :D :D :D

Unknown disse...

Sempre brilhante Lola.
Eu näao entendo nada de futebol, mas em copa viro até comentadora.
Se você tem comentado sobre a copa no twitter, concluo que preciso voltar urgentemente para o twitter, poque na copa da Africa do Sul eu usei muito o twitter, mas nos últimos andei afastada desta rede social, mas agora vou voltar.
Boa palestra Lola!

Rose disse...

Deixa ver se entendi: os caras que sexualizam meninas, compartilhando fotos delas com os amigos, os caras que, em plena campanha contra a violência sexual, abordam ativistas com promessas de agredi-las e escolhendo as mais belas “estupráveis”, esses caras que ofendem as atletas que não seguem o padrão comercial de cerveja de beleza , esses caras que até pra comprar caixão de defunto, precisam ver uma mulher nua em cima dele, estão se sentindo ultrajados com as mulheres curtindo os jogos da copa e aproveitando pra comentar sobre a beleza (e gostosura) dos jogadores? No way esses caras, assim como a maioria dos homens, estão inseguros é com o fato de que as mulheres estão finalmente dizendo: ok, homens, nós gostamos de sexo, de futebol e de homens bonitos, lidem com isso. E se não querem ouvir os comentários, uma sugestão: vão buscar cerveja pra nós. rsrs
OS.: Hoje tem o Cristiano delícia contra os wunderbar,machistinhas inseguros, tremei! hahahaha

Anônimo disse...

A bunda do hulk e os jogadores peladões fizeram sucesso com a mulherada tem cada gato nessa copa que tá valendo a pena assistir, sem contar com os turistas gatos nunca vi tanto homem agora como na minha cidade e bonitos! meu Deus eu adoro a copa do mundo.
O resto é recalque

André disse...

Rose,

Creio que não se deve dar muito valor (a menos que você seja da polícia) à opinião de quem ameaça ativistas ou agride qualquer mulher de qualquer forma. Mas é um tanto estranho ouvir, num blog feminista, o que a gente costuma ouvir nas rodas de amigos e que seria prontamente qualificado como machismo. Ainda mais que, em um post recente foi dada uma sugestão, que eu achei muito bacana, de os homens procurarem esclarecer seus amigos quando estes fizerem comentários machistas.

Raven Deschain disse...

Larissa <3

Unknown disse...

Engraçado é que se um homem vê jogos de mulheres só pra olhar o corpo delas é normal. Até parece que eles irão admirar as habilidades de atleta delas, que mandou ir jogar, blá, blá, blá.
Agora se nós fazemos isso, é pq é mulher não entende nada de futebol e aquela ladainha toda.

metamorfose ambulante disse...

FODA-SE A FIFA!

Julia disse...

Foda-se a Fifa!
Viva a Copa do mundo!


A nossa seleção também tem muito homem bonito. Vamos valorizar o que é nosso :D

Unknown disse...

O que é isso ? A bunda do Hulck ? Feministas objetificando homens ? Mas não é errado ? Como pode ?
Feministas e suas ''lógicas''

lica disse...

Lola, olha essa noticia:

O porteiro Wellington Medeiros prestou queixa na Delegacia de Ipanema (13ª DP) e vai abrir um processo contra a estudante universitária Yasmim Ferreira (foto). Medeiros alega que a jovem inventou que ele a chamou de "gostosa"

Estava no site r7.com
Será que algum grupo feminista de sampa consegue dar uma força pra menina?

donadio disse...

"a última desculpa inventada pelos esquerdopatas"

Já a palavra "esquerdopata" é um atestado de burrice.

donadio disse...

"Não é meu caso, não vou dar e nem 1 centavo com ingresso, camiseta ou qualquer outro artigo pra CBF ou pra FIFA,"

Que bom pra você.

"não gosto da Dilma mas protestaria da mesma forma se fosse um governo de qualquer outro partido."

Protestar é bem diferente de fazer um comentário num blog.

"E, por mais que os clubes usem os estádios depois, não vai pagar o sangue inocente dos operários"

É, você está mesmo muito preocupado com o sangue dos operários. Cadê você protestando contra os acidentes de trabalho que não tem nada a ver com a Copa do Mundo? Ou você acha que operário não morre construindo igreja, casa popular, escola, hospital, banco, palácio presidencial?

"e nem a podridão moral que essa Copa trouxe ao país."

Não seja tosco; todo mundo sabe que a podridão moral chegou muito antes, em 2002, quando Luís Inácio "Cabral" da Silva teve a péssima idéia de descobrir o Brasil.

Cada uma...

donadio disse...

"Cristiano delícia"

O que é isso, prático típico da culinária alemã?

Cristiano Ronaldo caramelado, kkkkk

Elipse disse...

Pois eu concordo com o anônimo de 15/06 - 17:47. E não considero o técnico da seleção da Croácia atraente, parece-me mais um almofadinha. E nem lambo as botas de outros tantos que costumam considerar "galãs", ao menos não pela suposta formosura; um porre essa beleza-fita-métrica. De qualquer forma há de ser pura inveja de minha parte, que tenho kara de ku eterna. :B Mas meu padrão de comportamento é buscar desvios de padrão, ainda que eu saiba que ninguém tem culpa de nascer "um pão" para a sociedade e que pessoas são mais que isso, digo, há "pães" inteligentes, admiráveis. Eu seria pão dormido. Perdão, já o sou: intragável. Também me embrulham o estômago esses olhares famintos. Ewww. Elementar: devo ser frígida, frigidíssima.

Pentacúspide disse...

Quando milhares de pessoas estão na rua a maniefestar por uma política de igualdade e por uma política de anti-desperdício em nome de interesses privados e vocês estão aqui a dar força à copa, estão a condenar o trabalho desses heróis anónimos. Condeno os outros que estão fora a festejar a copa ou que vão aos campos, mas vocês fazem ainda pior, visto que se dizem intelectuais, defensores da minoria, entre outras coisas.