quinta-feira, 12 de junho de 2014

SÓ NÃO SEI SE EU VOU TER COPA

Muita gente pedindo minha opinião sobre a Copa do Mundo, então lá vai. 
Quando o Brasil foi escolhido pra sediar a Copa, eu celebrei (em 2007). Assim como celebrei quando a África, esse continente tão esquecido, sediou o mundial em 2010 (antes de ouvir o barulho horrível das vuvuzelas, admito). Acho importante que países menos cotados hospedem esses mega-eventos.
Mas, depois que as reportagens sobre obras absurdamente caras e superfaturadas começaram a sair, fiquei com o pé atrás. Ainda mais ao saber que muitos desses estádios não servirão para quase nada após o fim da Copa (o Mané Garrincha, com capacidade para 71 mil pessoas, está numa cidade, Brasília, que não costuma atrair 4 mil torcedores para os jogos durante o ano). 
Ano passado a Capes lançou uma nota pedindo para que, durante todo o primeiro semestre de 2014, as universidades evitassem organizar seminários e mesas redondas com convidados vindos de outras cidades. Motivo: passagens aéreas mais caras e hotéis cheios por causa da Copa. Decidi que há algo bem errado quando um evento esportivo no meio do ano afeta todo um semestre universitário.
Mas daí a aderir ao "Não vai ter Copa"? A Copa já está aí. Considero justo protestar. É o que a extrema esquerda vem fazendo. Já a direita, que não é muito afeita a isso de sair às ruas, decidiu protestar contra a Copa na internet, torcendo contra a seleção brasileira. São adeptos do "Quanto pior, melhor".
Eu torci contra o Brasil uma única vez, na Copa de 1990. Estava furiosa, porque Collor tinha acabado de ganhar as primeiras eleições presidenciais diretas desde 61, antes do golpe militar de 64. Também deve ter sido a Copa que menos acompanhei na vida, pois estava trabalhando sem parar, fazendo pesquisa de mercado no Nordeste (a equipe de entrevistadores só parava na hora de jogo do Brasil). 
Eu e meus irmãos na torcida da
Copa do Mundo de 1982
Mas eu adoro Copa do Mundo. Nos últimos anos tenho preferido Olimpíadas por conta da diversidade, da gente não ficar vendo apenas homens competindo num só esporte. Não terei a menor chance de fazer o que já fiz em outras Copas (ver todos os jogos, até os das equipes mais fraquinhas), mas, quem sabe, dependendo da conexão da internet, dê pra assistir algumas partidas em tela dividida pelo computador, enquanto trabalho. 
Terça que vem já perderei o segundo jogo do Brasil, porque vou estar voltando da Unesp de Araraquara, onde irei na segunda para participar da banca de defesa da Marcela e, talvez, dar uma palestra (a palestra ainda não está certa, porque a Unesp está em greve). Durante a partida, estarei num avião. Pior é que o jogo vai ser aqui em Fortaleza! Sei lá que horas chegarei em casa...
Então, como você pode ver, até agora não estou muito entusiasmada com a Copa. Mas vamos ver se com o decorrer da coisa eu me animo. (Ver update no final do post).
- - - - - -
Esta é pra série "Viraria um post se eu encontrasse tempo pra escrever sobre isso" ou "Acredite se quiser". 
Como a People deu a notícia
A história é a seguinte: uma linda moça, Karlesha Thurman, de 25 anos, se graduou em Contabilidade numa universidade da Califórnia e, no meio da formatura, deu de mamar a sua filhinha de três meses, que estava com fome. Uma amiga tirou a foto, que foi parar numa página do Facebook chamada Black Women Do Breastfeed (Mulheres negras amamentam sim), um movimento importante porque, nos EUA, mulheres brancas amamentam mais que as negras.
USA Today preferiu cortar todo
o seio, pra não ofender ninguém
Por que será, né? A repercussão que a inocente foto de Karlesha teve já serve de explicação. No país puritano que é os EUA, muita gente considera imoral amamentar em público. Há uma enorme resistência quanto a isso, e, em vários estados, mulheres que cometem o gravíssimo crime de amamentar seus bebês são levadas à delegacia por perturbar a ordem. Sei que é inacreditável, mas é verdade. 
Gisele Bundchen amamenta bebê
enquanto trabalha
Daí que mulheres negras ganham menos e têm menos direitos que mulheres brancas. E, num país sem licença-maternidade remunerada (como é os EUA), como mulheres negras -- que precisam trabalhar muito -- podem amamentar? Junte esta dificuldade à estupidez moralista daqueles que acham que seios só podem ser órgãos sexuais a serviço dos homens, e a gente tem a fórmula perfeita para que mulheres não possam amamentar. 
Se a gente deixar, é isso mesmo que querem fazer no Brasil. Lembra daquele programa do CQC de três anos atrás, quando Rafinha, Tás e Luque fizeram várias piadas sobre mulheres amamentarem em público? Eu escrevi este post revoltado, Marcelo Tás ameaçou me processar (imagino que desistiu). 
As ativistas lutam para que amamentar em público não seja ridicularizado, e muito menos proibido. 
Tem que fazer. Senão a gente vira os EUA, em que uma bela foto é motivo de escândalo.
- - - - - - -
E feliz dia dos namorados! Não dou importância pra datas comerciais, mas, aproveitando o embalo...
Agora deixa acabar logo o post, que daqui a pouco vai todo mundo estar vendo o jogo do Brasil. 
- - - - - - - 
É, minha falta de entusiasmo pela Copa não durou muito. Alguns de meus tweets após o primeiro jogo, contra a Croácia (clique para ampliar).

32 comentários:

Anônimo disse...

Se fosse uma notícia de estupro dentro da faculdade a People tbm iria proteger....os estrupadores, para não ofender a imagem deles sabe.

Americanos quem mostrar que tem progresso, em 2014, escondendo a foto de uma mulher amamentando, "para não ofender ninguém"...(???)

Patty Kirsche disse...

Poxa, eu também gosto de copa, mas acho uma pena que futebol feminino receba tão pouca atenção. Até onde sei, as brasileiras jogam muito bem.

Quanto a amamentação, a mulherada tem que amamentar mesmo. Chega dessa história de seio a serviço da sexualidade masculina. O seio é nosso!!! ;)

@dddrocha disse...

Minha empolgação pra copa é zero. Muita revolta pelo processo que tirou milhares de famílias de suas casas, matou muita gente e gastou tanto dinheiro numa época em que precisamos aprender a viver com menos antes que o planeta acabe de vez.

Sara disse...

Nunca me empolguei com copa nenhuma, e me sinto um E.T. pois onde quer q se vá é só gente fantasiada, fechando ruas ao bel prazer para pinta-las, interrompendo o trânsito, te fazendo dar voltas inúteis, sem contar essas buzinas q mais parecem uns arautos dos infernos, não vejo a hora disso tudo acabar, haja saco pra aguentar tanta chateação...

Julia disse...

Eu amo Copa do mundo e to feliz da vida com os 3x1! Torcida contra me irrita. Enfim, se o Brasil tivesse perdido e viessem me encher o saco matava um.


Quanto a amamentação, o Eua também estão enchendo o saco com tanto puritanismo. E misoginia. Isso é misoginia na sua forma mais pura. Mundo esquisito esse que a gente vive.

Erres Errantes disse...

Eu adoro a Copa e o futebol, assim como adoro também as Olimpíadas, em que (como Lola bem disse) os esportes são muito valorizados em todas as suas modalidades, tanto a masculina quanto a feminina. Não vejo por que a Copa deva estar dissociada da nossa necessidade de lutar. Vamos ter Copa, e vamos ter luta! Sempre!

Anônimo disse...

Marcelle disse:

Também não me empolgo com copa, não consigo, rsrs. É patriotada demais pro meu gosto. Torci contra e torço mesmo, f@#-se quem não gostar, rsrs (só pra irritar os esquentadinhos, tô nem aí, pra quem torce a favor ou contra, torço é pra que acabe essa p@#$ logo).
Livre-arbítrio serve pra isso também, poha, deixem as pessoas escolherem para quem torcer, ou não torcer pra ninguém, caramba! Babaquice ficar nervosinho por conta de bobagens...Tenho motivos mais urgentes pra me preocupar...
Agora, não vejo essa empolgação toda quando a seleção feminina joga algum campeonato...Neguinho até zomba, falando que são um bando de sapatão...Triste!

Quanto a bela moça amamentando...que foto mais fofucha, viu Lola, me perdi bons minutos olhando pra ela! É incrível como os americanos (infelizmente não só eles) são tão moralistas e contraditórios, afinal de contas produzem filmes e mais filmes violentos, estimulam jovens a usar armas, mas uma mulher amamentando em público, que coisa mais aberrante...

Sara disse...

Marcelle concordo com vc ninguem é obrigado a gostar dessa porcaria, mas infelizmente como eu disse temos q ficar desviando desses desocupados q pintam ruas e as interditam como se fosse deles, alem do q o barulho infernal q fazem não respeitam os ouvidos de ninguem.
Tem até uma tirinha q eu coloquei no meu FB,
-TEM GENTE Q É CONTRA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL.
-É TRISTE SER CONTRA A MAIOR ALEGRIA DE TANTA GENTE.
-TRISTE É O FUTEBOL SER A MAIOR ALEGRIA DE TANTA GENTE.

Thomas disse...

MMA é um esporte superior (em termos de atletismo e habilidade técnica) e com mais igualdade de gênero.

Então fiquem aí com a Copa e o futebol de vocês, seus plebes.

Anna disse...

Não sei se é só nos EUA que essas coisas são motivo pra escândalo, Lola. Acho q hoje em dia se uma fto dessas fosse postada por uma brasileira seria a mesma coisa. Consigo até visionar os comentaristas de G1 horrorizados.. Infelizmente quando se trata de mamilos femininos nosso país só vai pra trás


(E nem um pouco ridículo esses sites de fofoca cortarem a foto quando são esses mesmos sites q não perdem 2 segundos em criar um post de alguma celebridade na rua sem sutiã.. Mamilos são OK apenas quando vc pode fazer a situação ficar a serviço dos homens. Essa foto da Gisele tbm foi criticada)

Rebecca Souza disse...

Queria saber aonde este Tomás vive,pra dizer que MMA tem igualdade
Querido,eu luto e nunca vi está igualdade.Quantas lutas femininas,e lutadoras famosas vc conhece?Quantas vezes temos que ler lutadores famosos desdenhando do MMA feminino?quantas vezes lutadoras acabam sendo relegadas a ensaios de lingerie,para ter um pouco de atenção da mídia?
E chamar de plebe?Quem é vc na fila do Pão? o CHiquinho Scarpa?
Cada uma que aparece,viu...

Anônimo disse...

Fernando Campos
Lola,nunca comentei aqui, mas sempre passo por aqui e leio os teus posts. Por aqui, eu conheci um pouco mais o feminismo, e apsear de discordar de várias coisas, eu gosto do seu blog.
Particularmente, sou apaixonado por futebol e pelo Fluminense e vou assitir a copa, apesar de saber que teve superfaturamento, estádios inúteis, pessoas removidas de suas casas. O problema desses protestos é que junta imbecis que tem ódio do PT, nojo do Brasil e dizem que futebol é pão e circo, que infelizmente não é discurso apenas da extrema-direita, como aliás 2 cretinos disseram nessa caixa de comentário.

Mirella disse...

quedê aquele povo contra-escolha neste momento? Se dizem pró-vida, mas quando pessoas hostilizam a amamentação de um bebê, eles somem, né?
Complementando aquela frase elucidadora que já fizeram:

se engravidar, tem que parir, se pariu, tem que bater, se tiver fome, não pode amamentar, se virar bandido, tem que matar.
pró-vidas, sempre tão cheios de amor cristão <3

Larissa Petra disse...

Cara, apesar de adorar o futebol, a copa, torço mesmo, concordo com quem n gosta, afinal cada um é livre para gostar do esporte que quiser e se quiser gostar de algum.
Oq me irrita é gente que se acha O intelectual só pq, pasmem, não gostam de futebol, e usam este para fazer discursos coxinhas sem nexo, tipo: "mimimi que povo de merda pq grita pelo futebol" WTF!!! Mas o Brasil não é o único povo que ama futebol,e mesmo que fosse, cara na boa qual a relação entre desenvolvimento de um país e amor pelo esporte ?! É completamente normal um povo vibrar por um esporte.
Sem contar que sim vejo a extrema esquerda contra a copa, mas a extrema direita também, então mais do que nunca torço pela copa, pois estou vendo um bando de reacionário usando qualquer coisa para tentar desmoralizar o governo, cara ontem no jogo a globo deixou de passar a partida só para mostrar uma lâmpada queimada, o povo lá em casa berrou de ódio qurendo ver o jogo...hauahua, aposto que um bando de coxinha berrou,"mimimi só no Brasil" sendo que esses imprevistos são completamente normais em qualquer evento.
Então torçam se quiserem, pq eu já estou torcendo, e o futebol é uma alegria para mim sim, não a maior nem a mais importante claro, mas muito interessante.

Anônimo disse...

Aronovich.

Sabemos que a Copa do mundo foi financiada com o dinheiro do roubo do trem pagador e daquela assalto de recife a 4 anos atrás. É tudo planejado pelo PT.

Crie vergonha, e pare de difamar as pessoas de bem.

Larissa Petra disse...

Só para completar...
a única vergonha dessa copa, foram os xingamentos a Dilma da elite branca paulistana, vindo curiosamente do camarote que custa 1000 reais, que só estão lá torcendo pq eles trouxeram.
Xingamentos da pior qualidade, nível de "Dilma, vai tomar no c*" gente, total falta de educação, o Juca kfouri, que nem no PT vota, foi totalmente contra a esses xingamentos gratuitos, pq gente ela é a nossa Presidenta, mas também é uma senhora, mais velha, tem que respeitar, eu nunca mandaria o Serra ir tomar no c*, isso é falta de educação e não manifestação política.
Agora, bom para ver o nível da nossa elite, no camarote só tinha figuras do tipo Luciano Hulck para baixo, nas arquibancadas, procura UM negro, só gente branca e de nível, uma gente que vaia a Dilma, mas n vaia o Maluf e vota no Alckmin, e a globo deu uma ênfase enorme a isso, e nem foi a maioria que fez essa palhaçada, a globo nem mostrou o exoesqueleto, tecnologia brasileira, e a globo censurou, pq será?! Se fosse tecnologia americana ou européia, a globo falaria por 2 horas o quanto lá tudo é perfeito e aqui uma merda.

Thomas disse...

Rebeca, mas é claro que o MMA tem mais igualdade de gênero que o futebol. Quanto a isso não há dúvidas. As mulheres competem nos mesmos eventos que os homens, tanto nas lutas preliminares quanto nos cards principais, já ganharam prêmios de luta da noite, finalização da noite, a mulherada treina e rala nas academias de MMA junto com os homens e não segregadas como na maioria dos esportes, elas foram as estrelas de uma temporada recente do TUF, onde treinaram e viveram com lutadores homens, e agora terão uma temporada dedicada só pra elas, e especialistas dizem que essa temporada feminina do TUF provavelmente será a maior audiência na história do programa.

Eu conheço muitas lutadoras de MMA, muitas. Mas eu não sou parâmetro porque sou fã hardcore do esporte e acompanho todos os eventos que acontecem no mundo todo que tenho oportunidade de ver. Mas pensa, uma das maiores estrelas do MMA atual é a Ronda Rousey, e ela não chegou lá com ensaio semi-nua (o ensaio saiu depois que ela já tava bem famosa, e foi na ESPN). Ela chegou lá porque é a primeira americana medalhista olímpica no judô e porque finaliza a maioria das lutas no primeiro round, com técnica perfeita. Ela ficou tão famosa que tá no mainstream já, fazendo filme junto com o Stallone e em papel de porradeira badass.

Alguns lutadores realmente falam mal do MMA feminino, o que por mim tudo bem, todos têm direito a ter uma opinião. Mas por outro lado, você viu a recente polêmica idiota sobre quem ganharia uma luta entre Rounda Rousey vs Floyd Mayweather? Você viu a quantidade de lutadores de MMA que juraram de pés juntos que a Ronda acabaria com o Floyd com facilidade?

Tem muita coisa pra melhorar? Claro que tem. Ainda tem muito machismo e misoginia no MMA, mas o MMA nunca teve o papel de servir como modelo de conduta pro resto da sociedade, né. Mas compara MMA com futebol, por exemplo. Quando que as jogadoras vão compartilhar do mesmo palco que os homens numa Copa do Mundo? Se depender da FIFA, só se elas usarem as roupas mais curtas possíveis, palavras do presidente da FIFA hein, e provavelmente nem assim elas chegam lá.

Dá uma lida nesse artigo, que dá uma elaborada melhor nesse assunto.

http://fightland.vice.com/blog/mma-is-quickly-becoming-the-most-egalitarian-sport-in-the-world

Anônimo disse...

De fato é muito excessivo que alguém vá presa por estar amamentando. Não me incomodo que outras pessoas amamentem em público mas eu, pessoalmente, nunca achei necessário expor meus seios na rua para alimentar os 3 mortos de fome que coloquei no mundo. Fora que as pessoas olham mesmo, tem cara que só falta pedir pra dar uma mamadinha também. Tudo perfeitamente evitável com uma ordenha antecipada (ou fórmula, pra quem não quer amamentar) e a velha e boa mamadeira que cabe em qualquer bolsa.

Sara disse...

anon 15.30hs sei q pra vc essas medidas q vc toma são as ideais, mas entenda q muita gente como eu acredita q a amamentação não deve ser restringida ou muito menos proibida em local nenhum.
Qdo tive minhas filhas não tinha quem ficasse com elas portanto tudo o q eu fazia, tinha q ser com elas a tiracolo, amamentei em fila de banco, shoppings, lojas comerciais e em vários outros lugares públicos.
Homens q fazem o q vc disse (e eu sei eles existem) é q devem ser repudiados pela sociedade, não quem esta amamentando que é um gesto pra lá de natural q toda mãe q PODE deveria fazer (embora tb eu respeite quem não deseja fazer isso).
Não acho q paninhos ou outros métodos para esconder a amamentação devam ser adotados por quem não se envergonha de amamentar.

Natalie disse...

Então, eu tô atrasada mas queria dar minha opinião sobre a Copa. Seguinte, o povo brasileiro é hipócrita. Quando veio a notícia do Brasil e a Copa ninguém fez barulho, todo mundo comemorou [pode ter exceções, mas foram poucas pessoas]. Agora todo mundo tem essa idiotice de #nãovaitercopa. Acontece, pessoas de pouca inteligência, que a copa já está acontecendo. Não vÃO ser protestos que vão parar e simplesmente cancelar os jogos. Que tivessem pensado nisso antes.

E antes que usem o argumento "se você for assaltado não denuncie, porque é tarde demais", vão se catar. Ninguém prevê um assalto, diferentemente da copa.

Aliás, tudo que posso indicar é esse texto, que diz tudo que eu penso: http://tijolaco.com.br/blog/?p=13092 Se mesmo assim você continua querendo fazer muvuca na rua, eu sinto muito, mas você só quer bagunça e aparecer na TV.

É certo que eu estou muito desiludida com o Brasil, por causa da violência, saúde machismo e mais preconceitos, imbecis que pagam crimes em liberdade. Mas como já disse, a Copa tá acontecendo e eu não concordaria em pará-la a esta altura.

E também não adianta torcer contra. Eu torci muito ontem pelo Brasil, e vou torcer pela França[País que eu vivi quando criança] e pelo país que eu quiser, mas acho muita idiotice os brasileiros APENAS TORCEREM CONTRA porque tão com raiva da Copa. E nada contra você querer torcer porque admira ou gosta de certo país, é bem diferente você torcer pela Inglaterra porque não queria a copa e torcer pela Inglaterra porque gosta dela.

Agora o assunto da Dilma. Larissa Petra , amada, você disse tudo que eu penso! E depois o brasileiro quer que os gringos tenham uma boa impressão! Que moral eles dariam para um povo hipócrita ao extremo que foi a estádio ver o jogo e manda a presidente ir "tomar no cu"? Por mim ,a Dilma devia mandar prender esses arruaceiros.

e preciso mesmo dizer o tamanho da escrotice desses caras com máscara de Anonymous fazendo bagunça e destruindo lojas na rua? Isso é manifestação? Não, cara. É vandalismo.

E sobre isso: Longe de mim defender polícia brasileira, mas o quÊ queriam exatamente que a polícia fizesse para parar os vândalos de botarem fogo em carro e em lojas? Parasse, apresentasse Jesus à ele e lhe entregasse uma bíblia? Não, tem caso que precisa sim bater no cara. Não espancar até matar, mas o suficiente para pará-lo de destruir, o que certamente não é manifestação pacífica!

Então, é minha opinião. E para não perder o ritmo:

#VAITERCOPASIM!

Anônimo disse...

acho um absurdo terem legalizados o aborto há tanto tempo nos EUA e ainda não terem regulamentado licença maternidade. parece que as feministas lá estão se lixando pra maternidade. Essa faceta tão pequena na vida de quase nenhuma mulher (ironia)...

Anônimo disse...

Nossa Lola, dessa vez voc~e fugiu do assunto hein.pacabá mesmo.

Larissa Petra disse...

Natalie, o bom sobre isso é que a direita golpista deu um tiro no pé, pq mesmo pessoas que são contra o governo acharam uma falta de educação sem tamanho, oq não faltam são pessoas, a verdadeira maioria, repudiando essa falta de educação, pq ninguém é obrigado a apoiar o governo da Dilma, mas respeito todos devemos ter.

Anônimo disse...

Nesses últimos dias senti um pouco de receio (pra não dizer vergonha) de viver no Brasil, realmente futebol aqui é só pão e circo, ignorar a vitória de um deficiente é muito mais do que lamentável.

Aproveito o espaço aqui pra dizer que o machismo de pessoas ligadas ao CQC é inesgotável, só pode...
http://otvfoco.com.br/audiencia/danilo-gentili-e-criticado-pela-imprensa-internacional-por-pergunta-a-sky-ferreira-no-the-noite/

Relicário disse...

Me desculpe Lola, mas pra mim faltou vc falar mais sobre os xingamentos absurdos à presidenta. E mais discordo que seja a extrema esquerda protestando. Quanto ao custos dos estádios acho que vc tá um tanto mal informada...

Julia disse...

Anon 18:52, isso é uma coisa que me intriga também, muito. Mas as feministas de lá teriam que lutar contra todo um sistema. Imagina, licença maternidade pro cidadão médio americano deve ser coisa de comunista comedor de criancinha. Até pros reaças daqui é. Já li reaça dizendo que licença maternidade é crueldade com as mulheres.

E o que mais me intriga também é porque as americanas tem tantos filhos. Elas não tem licença e continuam tendo filhos. Mais de dois já é muito pro padrão brasileiro. Eu não entendo.

Julia disse...

Os xingamentos à presidenta me deram uma vergonha absurda.

Eu tava super de boa, o povo falando mal do Brasil, esperneando por causa da Copa e eu "fica quieto!" até que começaram a mandar a presidente tomar no cu e eu "meu deus, que vergonha. o que vão pensar da gente lá fora?".

Que coisa infantil.

Fora que vaiaram o Diego Costa no jogo da Espanha. O cara se naturalizou pra jogar pela Espanha e esse povo vaiando no estádio. Que infantil. Que vergonha.
Essa elite é muito mal educada.

Sou super a favor de vaiar os espanhóis racistas que tomaram um chocolate e vão ter que engolir a soberba deles. O Brasil já tinha ensinado uma bela lição pra eles na final da C. das Confederações, mas vaiar o Diego Costa foi muita babaquice.

Anônimo disse...

Julia, na verdade o Aborto nos EUA e uma prerrogativa defendida com afinco pela 'direita canhota de la"
os liberais. Eles defendem o aborto não como um direito de autonomia da mulher, mas sim como forma de controle de populações pobres, e assim como os marxistas aqui, os senhores da 'nova ordem" estadunidense, foram treinados para vende o veneno na embalagem do remédio.Logico que o discurso e disfarçado como libertário em favor da mulher, mas as intenções são controle populacional de pessoas de baixa renda,e de distúrbios de violência,tem sua logica racional, mas e desumano uma politica que acredita que somente brancos de classes abastadas tenham direito ao nascimento, isto e eugenia pura e simples.O looby propagandista sobre as populações carentes referente ao aborto e gigantesco por la.
Calcula-se que desde os anos 70, quando o aborto foi liberado nos EUA, mais de 30 milhões de mulheres negras tenham recorrido ao procedimento, 2/3 da população negra estadunidense atual. E as latinas estão no mesmo caminho.Nem o lixo racista da Klu Klus klan seria tão eficiente.
Paulo Tarso.

Sara disse...

Tente outra vez Paulo Tarso, pq se existe uma elite com esses propósitos q vc diz, existe um grande contra-senso em sua idéia.
É publico e notório q elites sem escrúpulos, querem mais é q as populações pobres se reproduzam em grande número para se tornarem mão de obra barata sem opção nenhuma, e massa de manobra.
As mulheres com poder de barganha tratam logo de limitar o numero de seus filhos, enquanto q as mais carentes são impedidas de fazer o mesmo por questões econômicas.
Se os governos dessem opção as mulheres pobres de controlar a natalidade, esses governos teriam condições de atender com dignidade essa parcela da população, mas parece q existem interesses muito escusos para q isso não ocorra não é???

Anônimo disse...

Sara os liberais estadunidenses(direita canhota) querem que mão de obra barata se reproduza sim, mas aqui, na China na Ìndia etc. mas não la na "vaca sagrada da liberdade" deles.
basta uma rápida leitura da Geo politica atual, para entender o que estou falando.
Paulo Tarso.

Anônimo disse...

Só para acrescentar, um dos fatores que fazem hoje a economia da Europa estar de quatro, e justamente a baixa natalidade. Uma população envelhecida e pouco produtiva.
Quem ganha com isso? EUA, eliminando um concorrente e lhe mantendo como capacho dependente.Nos EUA a população da classe media, o que lhe mantem economia forte, ao contrário da população pobre e de imigrantes, e estimulada por politicas religiosas com financiamento publico a formar famílias tradicionais e numerosa, como bem notou a Julia em seu comentário.
Paulo Tarso.

Maria disse...

Sobre amamentação, basta ir a um museu que exiba obras de arte renascentistas que se verá belíssimos quadros de Maria amamentando o menino Jesus. Em um deles, inclusive, o seio está à mostra e é tocado pelo menino.
Simplesmente é incompreensível essa perseguição a mulheres que amamentam em público. Simplesmente não entra em minha cabeça.