quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ALGUMAS IMAGENS MARCANTES DA DÉCADA

Manaus 2008. Mulher indígena resiste à força policial enviada para despejar sem-terras de um acampamento. Foto: Luiz Vasconcelos.Califórnia 2009. Alguns membros da família Jackson e os dois filhos de Michael, Paris e Prince, no velório do astro. Foto: Gabriel Bouys.Natwarghad, Índia 2003. No meio de uma severa seca, pessoas se reúnem para pegar água de um poço. A falta de água atinge dois bilhões de pessoas no mundo. Nova York, 11 de setembro de 2001. A segunda torre é atingida por avião, vista da Ponte Brooklyn. Foto: Sara K. Schwittek.Ruanda 2004. Cemitério e suas caveiras, dez anos depois do genocídio que matou 800 mil pessoas (vejam o chocante Hotel Ruanda: trailer aqui, filme inteiro sem legendas aqui). Foto: Radu Sigheti.Vaticano 2005. O novo papa, Bento XVI, vulgo Joseph Ratzinger, recém escolhido. Foto: Kai Pfaffenbach.Califórnia 2003. Governador Schwarzza. Foto: Blake Sell.Londres 2003. Pessoas protestam contra a invasão americana do Iraque. E isso num país cujo governo apoiou a guerra. Foto: Peter Macdiarmid. Dakar 2004. Praga de gafanhotos toma capital do Senegal. Meninos na foto de Pierre Holtz. Vocês já leram o impressionante conto de Doris Lessing, "A Mild Attack of the Locusts"? (em inglês aqui).Yokohama, Japão 2002. O capitão Cafu ergue a taça, após a vitória de 2 a 0 sobre a Alemanha. Brasil comemora seu pentacampeonato. Foto: Dylan Martinez.

Tirei essas fotos daqui. Tem muito mais lá.

8 comentários:

Lord Anderson disse...

Que decada. rs

Incrivel tudo oq aconteceu.

Alias, incrivel tb como certar coisas são recentes e nós já nos acustumamos a elas...

Bom p/ refletir.

Ághata disse...

A foto dos policiais e da indígena é de rachar o coração.

liber disse...

Muito show esse seu post.
Feliz ano novo.

Cirilo Vargas disse...

Passados quase 10 anos do ataque às torres gêmeas, ainda tenho uma sensação de incredulidade.
Fato chocante demais, acompanhado ao vivo por tanta gente.
Um abraço.

Bruno S disse...

Várias dessas imagens, se fizessem parte de filmes seriam levadas como inverossímeis.

Anônimo disse...

Nossa, tanta coisa. No começo da década eu estava com 15 anos, e o tempo voou!!! Ainda lembro do dia em que anunciaram, ao vivo, o atentado às torres gêmeas. Lembro do dia seguinte, eu na escola, ouvindo os comentários. Acho que só dei conta da proporção da coisa toda tempos depois... Adeus primeira década dos 2000.

nelsonalvespinto disse...

Como você mesma disse faltou muita coisa.

Tua lista é muito melhor do a Folha fez. Só pra sentir o nível eles colocaram o vestido da Geisy Arruda como a roupa da década.

Eu destacaria ainda algumas notícias:
- O genocidio em Darfur, o primeiro do Milênio. (Falando em Ruanda vale dar uma olhada no documentário Shake hands with the Devil que mostra o descaso que a ONU e o mundo fizeram na época).
- As revoltas na França por parte dos descendentes de estrangeiros.
- Atentados na inglaterra, espanha, etc.
- O tsunami (que pra mim foi a tragédia da década).
- Obama elogiando o Lula. (Pra quem viu o Reagan e Bush chamar nossa capital de Buenos Aires é marcante o reconhecimento que tivemos nessa década).

Mog disse...

Nossa, concordo com o comentário acima: "A foto dos policiais e da indígena é de rachar o coração."
Vou salvar essa foto para usar na primeira oportunidade, seja em algum trabalho da faculdade, ou quando eu virar professora de ensino médio.

Gostei da mudança da foto do ataque de gafanhotos para a da taça. ;D