sexta-feira, 29 de agosto de 2008

CRÍTICA: NEVOEIRO / Deixe o nevoeiro te envolver

Parafraseando Tubarão, “Vamos precisar de um pau maior”.

Será que chega hoje? Eu vi O Nevoeiro (The Mist) nos EUA, no final do ano passado. Tava marcado pra vir ao Brasil em dezembro, e depois foi adiado mais duas vezes. Como já mencionei demais o filme, e sei que pra você o que eu falo é lei (basta ver como meus leitores sempre votam nos meus favoritos nas enquetes. É só eu odiar um filme, tipo Shrek, que ele fica lá, liderando a pesquisa, solitário, sem um votinho sequer), as expectativas devem estar enormes. E a gente sabe que, quanto maior a expectativa, maior o tombo. Então, por mais impossível que seja, tente ignorar minha opinião, e vá ver O Nevoeiro levando em consideração apenas os críticos americanos. Eles não fizeram trocadilhos infames como eu, que chamei o terror de misterpiece e obra-neblina. Não, os ridículos deram nota 58. Pra mim, é simplesmente a melhor adaptação de uma história do Stephen King pro cinema. Quer dizer, só perde pro Iluminado. Fica empatado com outros grandes filmes, como Carrie e Um Sonho de Liberdade. E é a melhor adaptação de uma trama do King desde o ótimo Louca Obsessão, que já tem dezoito anos. Pra não encher demais a bola do Nevoeiro, vou dizer apenas que foi o segundo melhor filme do ano passado (ainda prefiro um pouquinho Senhores do Crime), e o melhor terror dos últimos, sei lá, dez anos. Mesmo que eu seja famosa por falar bem dos filmes (cof), não é sempre que eu elogio tanto assim.

Mas, como eu disse, ignore tudo que falei, e vá tranquilo, esperando ver um filminho B (que é como eu fui na primeira vez). Em muitos sentidos Nevoeiro é um terrorzinho barato, meio trash, a la Ataque dos Vermes Assassinos. Pense assim: o que seria de Os Pássaros se o casal central não tivesse deixado a lanchonete no posto de gasolina? (em Nevoeiro tem até uma mulher pedindo: “Por favor, pare de falar isso. Você está apavorando as crianças”). A diferença é que o terror acontece quase que inteiramente num supermercado. Uma neblina toma uma cidadezinha. Ninguém sabe a causa, ou o que vem junto. A maior parte do filme é a reação das pessoas enclausuradas no super, e olha, não é uma reação bacana, que eleva o espírito humano. Pelo contrário, este terror não tem a menor fé na humanidade. Além de ser anti-militarista até a medula (o exército tem responsabilidade; os soldados são covardes ou inúteis), sobra mesmo é pra direita cristã, encarnada aqui pela Marcia Gay Harden (Pollock, Sobre Meninos e Lobos). A mulher tá incrível, inspiradíssima, e muito mais medonha que qualquer coisa trazida pela névoa. Veja o trailer, se quiser, mas saiba que ele não faz justiça ao filme.

E por que não? Fácil: porque o trailer se esforça em contar a trama, e trama em filme de terror não importa tanto. O fundamental é o clima. O Nevoeiro não deixa a peteca cair. É suspense puro desde que o pessoal pisa no supermercado até o final. E que final! Eu tinha certeza absoluta que esse não era o fim do conto do King. E estava certa, pra variar. Se você quiser ler o conto, tá aqui, em português. Eu fico impressionada com o que o Frank Darabont faz com as historinhas do King. Com todo respeito ao escritor, que tem idéias muito boas mas não escreve tão bem, o Darabont parece ser o único habilitado a adaptá-lo. O Nevoeiro é sua terceira vez. A primeira, Um Sonho de Liberdade, deu mais do que certo (um dos dez melhores filmes da década de 90). A segunda, À Espera de um Milagre, menos. Aí o Darabont pega um conto (longo) e o estica, sem que nada fique forçado. A única cena que eu tiraria seria um brevíssimo romance entre uma caixa e um soldado. Mas Darabont consegue uma proeza: faz um filme muito fiel ao conto (tirando o final), ao mesmo tempo que o melhora. Por exemplo, compare a cena assustadora do protagonista tentando pegar o revólver no capô do carro com o que tá no conto (duas linhas mal-escritas). Compare o tratamento dado à fanática religiosa no conto – King a chama de “aquela cadela louca, feiticeira” e não lhe dá voz. A explicação pro nevoeiro no filme quase justifica a fé da mulher, pois Darabont acrescenta algumas sombras de dúvida (e palpites pra que as pessoas no super a vejam como profeta). Quem sabe Deus até gosta da Marcia? Sem falar que Darabont mudou o tom do conto do King, que tenta aliviar a tensão com piadinhas. Não sei como é estar numa situação tão medonha, mas imagino que as pessoas não fiquem conversando sobre redução de impostos. No filme não tem alívio, e as piadas são substituídas por todo um subtexto político (Guerra do Iraque, EUA pós-11 de setembro). O diretor se dá direito a uma única gracinha: a velhinha que mata um inseto gigante com inseticida. O resto é puro desespero.

Pois é, inseto gigante? Tô vendo a sua cara de nojo. Entendo como você se sente. Eu também prefiro um terror onde as coisas são sugeridas, não mostradas. Logo, quando a primeira criatura estranha apareceu, eu fiz “Ihhhh”. Mas aqui existe uma explicação (rápida e rasteira, como deve ser) pra todos os monstrengos – que, aliás, além de darem um charme B à película, estão muitíssimo bem feitos, pela mesma equipe de Labirinto do Fauno. Um dos caipiras no super, o mais burro e contra-producente, me lembrou meu vizinho que adora música alta, só que mais velho. Uma das cenas mais terríveis ocorre quando insetos alados gigantes começam a entrar no supermercado, possivelmente atraídos pela luz. Algumas pessoas correm pra apagar as luzes, enquanto meu vizinho estúpido corre na direção oposta, acendendo todas.

Tirando a identificação com meu vizinho (que eu gostaria muito que virasse papinha de inseto gigante), é certo que eu amo filmes que sugerem o fim do mundo. E terror passado em lugares familiares é um prato cheio pra mim. O maridão sempre diz que supermercado é sinônimo de civilização, e eu mais ou menos concordo, às vezes. Portanto, se é pra estar presente quando o mundo acabar, que seja dentro de um super. Assim eu morro de overdose de chocolate muito antes que o nevoeiro venha me pegar. Pode ser que por conta dessas fantasias chocolamentais eu tenha gostado tanto do filme. Confira e me conte.Já já alguma coisa vai romper este cordão umbilical.

24 comentários:

  1. É, faz tempo que eu a a Lola não concordávamos sobre um filme. Mas concordadmos que O Nevoeiro é o melhor terror em anos:

    http://antigravidade.wordpress.com/2008/08/29/critica-o-nevoeiro/

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  2. Lola;

    Meu pai via um monte de embalagens abertas, coisas fora do lugar, gente comendo na fila do caixa e o desmazelo dos funcionários e me dizia que a educação (leia-se civilidade) de um país se mede num supermercado. Concordo com o Maridão. Supermercado é a invenção que personifica a civilização (ocidental, principalmente).

    Acredito que "O nevoeiro" siga a linha de "Sobre meninos e lobos", que foi vendido como um livro/filme policial. Não é. É um belíssimo painel sobre a amizade.

    Até por ter sido dirigido por quem foi, "O nevoeiro" fala muito mais do retrocesso da civilidade do homem em condições extremas - e nada melhor do que por esse retrocesso acontecer dentro de um supermercado.
    Bjs

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  3. Por algum milagre o filme chegou em Blumenau, agora é só arranjar tempo pra ver o filme.

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  4. boa dica!

    por acaso já viste Transsiberian? Li críticas muito boas... Estréia hoje aqui one eu moro:

    http://www.imdb.com/title/tt0800241/

    ps: tbém ODEIO Shrek, não entendo de jeito nenhum o sucesso de um filme tão vulgar, crass, eca!!

    bjos,mi

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  5. Acho que eu preciso explicar, já que não é todo mundo que domina o inglês. O trocadilho é com masterpiece, obra-prima, daí eu brilhantemente mudei pra mIsterpiece, por causa do The Mist, sacou? Foi um desses lampejos de genialidade que às vezes eu tenho! Aí a tradução ficou em obra-neblina, ao invés de obra-prima. Eu deveria estar escrevendo minha tese.


    Então, Mau-mau, que bom que vc finalmente apareceu no meu blog! Vamos trocar uns diálogos. Eu falo mal do Jackie Chan e vc manda eu me enfiar num buraco! (na realidade, nada contra o Jackie Chan. Acho o carinha simpático e carismático, só não gosto do tipo de filmes que ele faz).

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  6. Gio, o que dá medo no filme é o clima, que é realmente envolvente. Do começo ao fim.


    Su, é, faz sentido achar que supermercado é civilização. Antes, bem antes da gente nascer, os humanos tinham que caçar e plantar a comida. Agora a gente não passa mais fome por causa do mercadinho da esquina. Mas a reação do maridão é sempre incrível: quando a gente tá andando numa cidade nova, que não conhecemos, e ele vê um supermercado, ele aponta pra lá, os olhos brilham, e ele grita: “Olha! Civilização!”. E quando estivemos em Moscou realmente pudemos comprovar isso. Nossa vida lá (dez dias) pode ser separada em pré-supermercado (quando literalmente passávamos fome e tínhamos que almoçar num MacDonald's), e pós-supermercado (comprando franguinho assado e chocolate russo).
    Até posso concordar contigo que Sobre Meninos e Lobos foi vendido como o filme que não é. Mas O Nevoeiro é um filme de terror sim. Só que tem todo um subtexto incrivelmente inteligente, que faz pensar. Concordo totalmente com seu último parágrafo. É sobre retrocesso da civilização, sim.

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  7. Clau, corre lá. Eu percebi que o filme estreou em Blumenau. Dá a maior vontade de ir até lá só pra vê-lo de novo. Mas... não vai dar.


    Mi, não vi Transsiberian não. Pois é, neste post das estréias do final de semana só deu pra mencionar as do circuitão mesmo. Esse Trans é o tipo de filme que TALVEZ chegue nas locadoras daqui a dois anos. Talvez! Ah, que bom! Acho que vc é a segunda leitora que concorda comigo quanto às qualidades de Shrek. Eu até não achei o 3 ruim, mas odiei o primeiro.

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  8. Eu já comprei o DVD, que tem extras muito interessantes também. Fazia tempo que não aparecia um filme assim. King deu uma caidinha nos últimos anos, mas esse conto também é muito interessante no original lola, como conto. Eu acho que ele deveria ter usado mais também as cenas do principio da tempestade, com os cabos de energia quase atingindo o filho e aquelas coisas, acho que não faria mal nenhum mais alguns minutos no filme.

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  9. Lolinha, eu tenho PAVOR das adaptações de Stephen King para o cinema (salvo raríssimas exceções, lógico), mas, taí, depois da sua review, vou colocar na fila daqueles que um dia irei assistir...

    Beijos

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  10. lola-
    pra ti ter uma idéia eu não consegui nem passar dos primeiros 15min de Shrek de TANTO q eu odiei huahuahuahua portanto não passei nem perto do 2 ou 3 - os desenhos q eu gosto são da Pixar (Nemo, Incredibles e o Walle E)
    outra- Mist em alemão é crap, me..., só pra adicionas à confusão hehehehehe
    Pois li sobre esse Transsiberian no jornal hoje, parece ser um daqueles bem alternativos mesmo (q eu geralmente adoro), está passando
    em pouquíssimos cinemas. E como ando meio obcecada pela Rússia ultimamente, vou tentar ver esse findi.

    bjos!

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  11. ah, e obrigada pela visita ao blog.. acho q os pregadores são comuns, só q alguém teve a brilhante idéia de "colar" um passarinho na frente hehehehe de qquer maneira, comprei pela internet, qdo chegar vou ver se é "do bom"mesmo.
    mi

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  12. Li o conto, que é legalzinho, mas minhas expectativas para o filme são as melhores possíveis. Semana que vem vejo e comento.

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  13. e ai lola!
    Tambem gostei muito do filme! Nao sei qual é o problema desse povo com os finais das historias do King... Uns tempos atras li o "Diferent Seasons" que é uma coletanea de 4 novelas, entre elas, 3 foram transformadas em filmes, todos excelentes. "The Shawshank Redemption" (Sonho de liberdade), "The Body" (filme "Stand by me", um dos meus preferidos de infancia) e "Apt Pupil".
    Só esses dias resolvi assistir ao filme "Apt Pupil". Que decepcao!!! Eles nao mudaram o final, eles simplesmente tiraram o final!!! O Filme terminou e eu pensei que o DVD estava com problema, arranhado, sei la, que tinha pulado o final!
    Realmente nao entendo!!! É no final que fica exposto todo o potencial (alcancado ou nao) de uma historia!!!
    abraco
    (se puder, leia esse livro! super recomendado!)

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  14. Pois é, Cavaca, vi no YouTube o final alternativo do Nevoeiro, mas não gostei. O final original é fantástico! Ah, eu acho que a adaptação do Darabont foi perfeita. Dispenso as ceninhas introdutórias do King. Afinal, a tempestade não é importante pra história. O negócio todo é o pessoal no supermercado, não podendo sair por causa do nevoeiro. O King sofre disso às vezes, “too much exposition”, sabe? Eu gosto de quem vai logo ao ponto!


    Chris, querida, isso quer dizer que vc não vai ver O Nevoeiro pelos próximos cinco anos? Considerando que a senhorita tava morrendo de vontade de ver Indy 4 e Cavaleiro das Trevas e não foi?! Mas me sinto muito honrada que graças a mim algum dia vc talvez veja o Nevoeiro.

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  15. Ah, Mi, eu vi Shrek numa boa, que eu lembre, só que ficava meio revoltada porque achei tudo clichê. E todo mundo ria, todo mundo falava, “Que filme inovador! Que maravilha!”. Eu achei todas as piadinhas tão batidas... Mist em alemão é crap? Então, vc mora em Miami, né? Bom saber que aí chega filme russo. Em Detroit era dificílimo chegar algum filme estrangeiro (só no cinema do museu e numa sala alternativa, que geralmente passa filme americano independete). Pensei que vc que tivesse tirado aquela foto dos pregadores! Quando eles chegarem, tira uma foto “frente e verso” pra eu ver, please?


    Lu, o conto é “legalzinho”?! Lembro de vc super elogiando o conto e a obra do King em geral! E ainda me fez ler o conto do macaco. Mas veja o filme e me diga o que achou. Imagino que vc vá gostar.

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  16. Legal, Barbara, obrigada pela dica do Different Seasons. Eu gosto muito de ler os romances/contos que originaram alguns filmes. E Shawshank e Stand by Me são ótimos filmes. Não dá pra dizer o mesmo de Apt Pupil. Nem me lembro direito, vi uma só vez e não gostei muito, mas também não detestei nem nada. Acho até que escrevi sobre ele. Domingo vou fazer uma enquete nova, essa sobre adaptações do King.

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  17. Se eu tivesse lido a crítica antes de ver o filme, não teria ido de jeito nenhum. Acaba que vou ficar três dias sem dormir.
    E pra completar, quando chego em casa do filme, ontem à noite, tinha uma barata pré-histórica na parede do meu quarto!
    É de matar...

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  18. Finalmente eu consegui ver esse filme. :) A Marcia está demais, tive muito mais medo dela e dos seus seguidores do que das "baratinhas" do lado de fora. E vc tem razão, o final do filme é muito melhor do que o do conto, nota 10 para o Sr. Darabont.

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  19. Camomila, eu tenho que bater na madeira e tal, toc toc, mas, desde que voltei ao Brasil (e já faz mais de um mês), ainda não vi uma só barata. Aleluia! Mesmo quando o maridão passou a semana fora. Elas sempre aparecem quando ele viaja. Acho que é trato pra eu sentir mais falta dele, sabe?
    E como é barata pré-histórica? Maior que as normais?


    Pois é, Kaká, adorei a Marcia, o final do filme, tudo. Filmaço mesmo!

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  20. Este comentário foi removido pelo autor.

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  21. O final do filme eu não gostei tanto. E a burrice do povo me irritava. Eu fiquei o filme inteiro: corram! saiam daí! logo! dirija! e mais coisas do tipo. E na boa. A Marcia merecia muito mais o Oscar por esse filme que qualquer uma das 5 indicadas esse ano, e ter deixado a Kate Hudson levar em 2001...

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  22. Apesar de estarmos em 2010 e fazer um bom tempo que a Lola fez esse post tenho que concordar que O Nevoeiro foi um ótimo filme, apesar que não gostei muito do final onde eles morrem e a Marcia fica como profeta e sábia mas o filme é show!!!

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  23. oi Lola
    Acabo de assistir esse filme, sob sua sugestão exatamente. Achei o filme muito bom também, achei extremamente honesto - sem heroísmos baratos, apesar da atuação do protagonista. Também sem "todo mundo enlouquece, menos esse cara". Achei muito interessante a impressão que eu fiquei no fim de que em uma situação de desespero e aflição generalizados, nossas próprias atitudes e decisões são passíveis de questionamento -, e, porque não, passíveis de esperar contar até dez.hrsrsrsrs. Todo mundo está perdendo a cabeça, será que só eu sei o que é certo? Será que eu não posso perder a cabeça também? Concordo com alguém que falou que o filme pode não ser sobre terror. Acho que é sobre a humanidade e fala também sobre sua ignorância em buscar no desespero, no fanatismo e na violência a solução. Ou sei lá.
    Também quando o primeiro tentáculo apareceu fiquei frustrada. Mas logo a atuação de todos os personagens me fez esquecer e isso se tornou o de menos
    Obrigada pela dica!

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