Pessoas queridas, este ano eu comecei a dar aula na pós-graduação. Ofereci uma disciplina no primeiro semestre sobre distopias e utopias feministas. Deu tão certo que, por sugestão de alunas e alunos, estou dando uma segunda parte agora, no segundo semestre (quase no fim).


DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS 2018.2
Teoria dos Gêneros Literários II: Utopias e distopias feministas
Professora responsável: Lola Aronovich
Carga horária: 64h. No. de créditos: 4


Corpus

Eu, Incubadora (conto de 2013 da brasileira Aline Valek)
The Woman who Thought She Was a Planet (conto de 2009 da indiana Vandana Singh)
Morgana Memphis contra a Irmandade Gravibranâmica (conto de 2011 da brasileira não binária Alliah)

Terra das Mulheres (romance de 1915 da americana Charlotte Perkins Gilman)
The Female Man (romance de 1975 da americana Joanna Russ. Não tem em português. Tem no original, em inglês. E em espanhol, com o delicioso título de El Hombre Hembra).
O Conto da Aia (série de TV de 2018 adaptada do romance de 1985 da canadense Margaret Atwood)
A Parábola do Semeador (romance de 1993 da afro-americana Octavia Butler)
O Poder (romance de 2016 da britânica Naomi Alderman)
Cronograma
– Contos: “Speech Sounds”, de Octavia Butler, e “Eu, Incubadora”, de Aline Valek
Texto: The three faces of utopianism revisited, de Lyman Tower Sargent
Texto: Dystopias, do The Encyclopedia of Science Fiction, editado por Clute et al

– A Rainha do Ignoto
Texto: Capítulo 2: A Rainha do Ignoto e a construção de uma alteridade insubordinada, da dissertação de Adriana Emerim Borges
Capítulo 3: A Rainha do Ignoto e a construção de uma utopia feminina, da dissertação de Elenara Walter Quinhones
Texto: A Rainha do Ignoto e Herland: feminismos utópicos-separatistas, de Ildney Cavalcanti e Aline Maire de Oliveira Gomes
Texto: Essencialismo e construcionismo na ficção utópica de Charlotte Perkins Gilman: Herland e With Her in Ourland, de Fátima Sousa
Texto: Sex before gender: Charlotte Perkins Gilman and the evolutionary paradigm of utopia, de Bernice L. Hausman
– The Female Man
Texto: "Something like a fiction": speculative intersections of sexuality and technology, de Veronica Hollinger
– The Female Man
Texto: Marginalization of "the Other": gender discrimination in dystopian visions by feminist science fiction authors, de Anna Gilarek
Texto: Parte 3 da dissertação de mestrado Três leituras de ficção científica, de Marlova Soares Mello
Texto: Pesadelo sem Fim: por que distopias feministas devem parar de torturar as mulheres, de Sarah Ditum
Texto: Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid's Tale, de Daiana Sigliano e Gabriela Borges
Texto: O imagético vitoriano e a produção do saber sobre a sexualidade em “The Handmaid's Tale”, de Bárbara Bianchi Rolim
Texto: Atributos de séries dramáticas de sucesso e engajamento da audiência, de Silvio Antonio Luiz Anaz
– A Parábola do Semeador e O Poder
Texto: Sobrevivendo pela mudança: a temática do deslocamento na literatura fantástica afro-americana, de Alexander Meireles da Silva

– O Poder
Texto: What if women were in charge?, de Bridget Read
Texto: Naomi Alderman on the world that yielded “The Power”, de Ruth La Ferla
Bibliografia
ALDERMAN, Naomi. O poder. Trad. Rogério Galindo. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
ALLIAH. Morgana Memphis contra a Irmandade Gravibranâmica. A fantástica literatura queer, Vermelho. São Paulo: Tarja Editorial, 2011. P. 13-48. Acesso em: 29 jul 2018.
ANAZ, Silvio Antonio Luiz. Atributos de séries dramáticas de sucesso e engajamento da audiência. Significação: Revista de Cultura Audiovisual USP, São Paulo, v. 45, n. 50, p. 239-258, jul-dez 2018. Acesso em: 30 jul 2018.

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Emilia Freitas em rara imagem |
BORGES, Adriana Emerim. Capítulo 2: A Rainha do Ignoto e a construção de uma alteridade insubordinada. A representação de duas heroínas marginais: uma leitura gendrada de A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas, e de Videiras de Cristal, de Luiz Antonio de Assis Brasil. p. 26-40. Dissertação de mestrado. Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010. Acesso em: 16 jun 2018.

_____. A parábola do semeador. Trad: Carolina Caires Coelho. São Paulo: Morro Branco, 2018.
_____. Speech sounds. Asimov's science fiction magazine, 1983. Acesso em: 29 jul 2018.

CAVALCANTI, Ildney, GOMES, Aline Maire de Oliveira. A Rainha do Ignoto e Herland: feminismos utópicos-separatistas. Anais do VI SENALIC. Org. Carlos Magno Gomes, Ana Maria Leal Cardoso, Maria Lúcia dal Farra. São Cristóvão: GELIC, v. 06, 2015. Acesso em: 16 jun. 2018.

CLUTE, John, LANGFORD, David, NICHOLLS, Peter, SLEIGHT, Graham, ed. Dystopias. The encyclopedia of science fiction. 3a ed, 2014. Acesso em: 26 jun 2018.
DITUM, Sarah. Pesadelo sem fim: por que distopias feministas devem parar de torturar mulheres. Trad. Vinicius Simões. Escreva Lola Escreva, 21 de junho de 2018. Acesso em: 21 jun. 2018.

FUNCK, Susana Bornéo. Feminismo e utopia. Estudos Feministas ano 1, n. 1/93, UFSC, Florianópolis, p. 33-48. Acesso em: 29 jul 2018.
GILAREK, Anna. Marginalization of “the Other”: Gender discrimination in dystopian visions by feminist science fiction authors. Text Matters, v. 2, no. 2, 2012. Maria Curie-Sktodwska University, Lublin. p. 1-18. Acesso em: 16 jun. 2018.

HAUSMAN, Bernice L. Sex before gender: Charlotte Perkins Gilman and the evolutionary paradigm of utopia. Feminist Studies, v. 24, no. 3 (Autumn, 1998), p. 488-510. Acesso em: 30 jul 2018.
HOLLINGER, Veronica. "Something like a fiction": speculative intersections of sexuality and technology. Queer universes: sexualities in science fiction. Liverpool: Liverpool University Press, 2008. P. 140-160. Acesso em: 30 jul 2018.

MELLO, Marlova Soares. Parte 3. Três leituras de ficção científica: uma dissertação sem título. Dissertação de mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017. P. 68-100. Acesso em: 30 jul 2018.
MILLER, Bruce. O Conto da Aia (série de TV baseada no romance de Margaret Atwood). Hulu, 2018.

PAVANI, Amanda. Comunidades, ficção científica e literatura com Marge Piercy (entrevista). Em Tese, Belo Horizonte, v. 23, n. 3 (2017). Acesso em: 4 set 2018.

READ, Bridget. What if women were in charge? Vogue. 13 de outubro de 2017. Acesso em: 30 jul 2018.
ROLIM, Bárbara Bianchi. O imagético vitoriano e a produção do saber sobre a sexualidade em "The Handmaid's Tale". Revista Fantástica. Verão 2018. P. 85-94. Acesso em 29 jul 2018.
RUSS, Joanna. The female man. Nova York: Bantam Books, 1975. (Trad em espanhol).

SIGLIANO, Daiana, BORGES, Gabriela. Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid's Tale. Comunicação e Inovação, v. 19, n. 40 (2018), p. 106-122. Acesso em: 30 jul 2018.

SINGH, Vandana. The woman who thought she was a planet. The woman who thought she was a planet and other stories. P. 39-54. India: Penguin, 2009. Acesso em: 29 jul 2018.
SOUSA, Fátima. Essencialismo e construcionismo na ficção utópica de Charlotte Perkins Gilman: Herland e With her in Ourland. Panorâmica: Revista Electrônica de Estudos Anglo-Americanos. 2A ser. 1 (2008): 83-98. Acesso em: 16 jun. 2018.
VALEK, Aline. Eu, incubadora. Universo desconstruído: ficção científica feminista. Org. Aline Valek, Lady Sybylla. 1a ed. 2013. P. 117-148.
Que linda! Presentão mesmo! Você é muito generosa, Lola. Seria bom se mais professor@s compartilhassem suas disciplinas.
ResponderExcluirNossa, Lola, muito obrigada! Excelente material!
ResponderExcluirBons artigos indicados. Não poderei participar do curso mas já estou lendo os artigos.
ResponderExcluirLola lindo!!! :).
ResponderExcluirQueria tanto participar do curso. Mas Já fico feliz com as recomendações.
ResponderExcluirComo foi bom ter esperado para receber tantas indicações boas 😍
ResponderExcluirque ideia maravilhosa Lola!
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