sábado, 1 de dezembro de 2012

O RISO DOS OUTROS


Minha primeira aparição no documentário

Algumas leitoras viram meu rosto maroto nas chamadas de um documentário que vai passar hoje na TV Câmara (anote os dias e horários: hoje, às 23 horas, amanhã, às 2 hs e 23 hs, e dia 5, às 5:30), e me cobraram explicações. Então lá vai. 
O documentário, de Pedro Arantes, chama-se O Riso dos Outros, tem 52 minutos (talvez possa ser visto aqui e também no youtube). Eu recebi um dvd no final da semana retrasada. Fiquei surpresa ao ver meu nome na capa. Tá escrito assim: “Com Antonio Prata / Danilo Gentili / Jean Wyllys / Laerte / Lola Aronovich / Nany People / Rafinha Bastos”. Parece meio um jogo dos sete erros, né? Qual o nome totalmente desconhecido da lista?
Vi o doc e gostei muito. Incrível como eles conseguiram entrevistar tanta gente importante (tirando essa tal de Lola aí). O Riso dos Outros faz vários questionamentos sobre tipos de piadas, censura, limites do humor, o politicamente incorreto, alvos de piadas, protestos sociais, entre outros temas sempre interessantes.
Começa mostrando trechos de shows de cômicos stand up que eu nunca ouvi falar. Certo, os únicos brasileiros que eu conheço são mesmo esses ex-CQC. O que me chamou a atenção é que se eu tivesse que diferenciar o que cada um diz, não conseguiria. Parecem iguais. O tipo de humor que eles fazem é também bem parecido. E rasteiro. O destaque, infelizmente, fica pra única comediante mulher mostrada em ação, Marcela Leal, que faz chiste sobre a vida sexual de sua vizinha gorda. Ninguém ri. 
Depois, na entrevista, ela defende aquela piada do Rafinha sobre como é bom pruma mulher feia ser estuprada. A comediante Nany People explica: o universo do humor é extremamente masculino, e mulheres são vítimas constantes dessas piadas. “Até as poucas mulheres que fazem humor fazem um humor muito machista”. Lá estava a Marcela pra não deixar Nany mentir.
Outra coisa que chama a atenção é como alguns dos humoristas parecem totalmente sem noção. Tipo a pobre Marcela justificando a piada de estupro dizendo que “a gente brinca com todo tipo de preconceito, a gente brinca com gente feia, com gente gorda, tudo”. Sério, olha os exemplos que ela dá! Mais falta de noção quando um outro humorista afirma que politicamente incorreto é defender causas desnecessárias. Ou o Rafinha achando que a primeira Marcha das Vadias não teria acontecido sem sua colaboração –- ele nos deu uma causa pra lutar contra! Mas esse cara é tão repulsivo que até na entrevista, defendendo sua piada, ele inclui uma pausa que deve considerar hilária: “Não quero que mulher feia seja estuprada... apesar de ter muita que merece”.
Ao ver o doc, descobri que a Preta Gil é uma muleta no humor brasileiro. Quando a noite não tá rendendo e o público não ri, o humorista faz uma piadinha falando que a Preta Gil é gorda, e o pessoal gargalha. O doc mostra Gentili fazendo isso e em seguida dando bronca na plateia por ter rido daquilo. Depois eu digo que as piadas que esses comediantes do status quo falam não têm absolutamente nada de inovadoras. São velharias. Já escrevi aqui: coisa de gente preguiçosa e sem criatividade que não é capaz de pensar em algo novo. E mesmo assim se acha moderna.
Várias cenas da marcha das vadias de SP são exibidas, e a militante Tica Moreno é entrevistada. Eu só apareço pela primeira vez lá pelo vigésimo minuto, e algo que eu achei muito legal da edição foi que, nessa primeira vez, eu apareço rindo pacas.
Sabe o estereótipo que falam de feminista ser um bicho frustrado e mal-humorado? Pois é, minha primeira aparição é chorando de rir. Eu tô falando de como o tataravô do Rafinha já contava aquela piada velha e ultrapassada do estupro. E minha participação risonha é bacana também porque, fora gente do público, poucas pessoas riem no documentário. Acho que só tem eu e a Nany gargalhando mesmo.
Outro ponto da edição que eu gostei bastante é um que mostra vários humoristas repetindo o cansado clichê “É só uma piada”, e aí venho eu e digo: “É um insulto e eu acho que é uma demonstração de ignorância de uma pessoa dizer 'É só uma piada'. Nada é só uma piada”.
Depois a equipe do doc vai até Buenos Aires entrevistar um produtor (que diz: “o humor deve gerar uma mudança na conduta, na forma de se ver o mundo, e quando isso se realiza, está fazendo arte”) e uma comediante lésbica. Fica a impressão que pra encontrar humoristas que querem transformar, só indo prum outro país. E não tem isso de “o público quer esse tipo de humor batido e discriminatório”. Como diz o ator e palhaço Hugo Possolo (com quem dividi uma mesa redonda em setembro), “Quem se curva demais pro público fica de quatro pra ele. E nunca mais se ergue”.
Outras frases que eu destaco no doc:
Laerte, cartunista: “Acho que nenhum bom humorista vai perder tempo fazendo uma piada leviana sobre raça, sobre gênero”.
André Dahmer, cartunista: “Se humor precisa de uma vítima, façamos a vítima certa, né? Porque tem tanta gente que merece apanhar, por que bater nos negros, ou nas mulheres, né?, que já apanharam bastante...”
Antonio Prata, escritor: “Quando você ofende alguém que não pode ser ofendido pelo poder dessa pessoa, esse humor é grande. É passar a mão na bunda do guarda. Essa é uma piada que eu acho ofensiva pro guarda, mas o guarda tem uma arma e um cassetete, é engraçado porque você tá se arriscando. Passar a mão na bunda do mendigo?...”
Danilo Gentili: “Minha pretensão com a comédia nunca é denunciar, nunca é nada. É só destruir mesmo.”
Ana Maria Gonçalves, escritora: “A pessoa que quer contestar tudo isso, ela é colocada hoje em dia como alguém que é careta, enquanto que é realmente o contrário. A gente deveria pensar nessa inversão de sentidos em que foram aplicadas essas duas expressões, o politcamente correto e o politicamente incorreto.”
Hugo Possolo: “Qualquer manifestação artística tem a possibilidade de se expressar de uma maneira transformadora ou de uma maneira conservadora. Portanto, toda obra de arte, de uma maneira ou de outra, é política”.
Jean Wyllys, deputado federal: “A Coca-Cola faz política. Quando a Coca-Cola vende um estilo de vida, ela faz política. Desculpa aí, mas você precisa aprender, dilatar o seu conceito de política, pra não cair nessa estupidez de afirmar que você não tá fazendo política. É claro que você tá fazendo política.”

Certo, e o que eu estou fazendo ali? Os produtores do doc me enviaram um e-mail no final do ano passado, quando eles ainda estavam elaborando um projeto para atender ao edital da TV Câmara. Aceitei ser entrevistada, o problema era quando e onde. Em março fui dar uma palestra e uma aula inaugural na UFRJ, e a equipe do doc se deslocou de SP pro Rio pra filmar a palestra inteira (que não foi usada na versão final do doc). Na semana seguinte, fui para a Faculdade de Direito de Franca. Antes da minha palestra, eles me entrevistaram durante quase duas horas. Como a equipe era muito gente boa, o papo foi descontraído. Por isso que eu tô rindo.
Depois da entrevista o Pedro, o diretor e quem fazia as perguntas, se revelou um leitor do meu blog. E disse que o achava muito divertido. Um grande elogio.
Eu estava preocupada com o atraso do doc em ficar pronto. Sempre existe o risco de você ser retratada de uma forma pouco lisonjeira. Lembrei do Woody Allen fazendo um documentário sobre o personagem do Alan Alda em Crimes e Pecados, em que ele é comparado ao Mussolini. Mas acho que o doc não faz isso com ninguém, nem com Rafinha e Gentili. E olha que ridicularizar quem fala besteira não é nada difícil!
Bom, é isso. Fiquei feliz por ter participado, e adorei o resultado. É um ótimo documentário, que pode gerar boas discussões em sala de aula. Talvez eu use em algum curso de extensão, se eu não achar estranho mostrar um doc em que eu apareço.
Eu dizendo que não tem isso de colocar preconceitos de um lado e piadas do outro, como se não tivessem associação.

150 comentários:

  1. Rafinha Bastos e Danilo Gentili são só uns pedacinhos de merda inúteis querendo pagar de fodões.Sinceramente espero pelo dia que eles levem uma surra bem dada e sejam estuprados só pra ver se depois a "graça" das piadinhas de estupro continua.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, Lola. Espero poder ver em breve. Realmente, Rafinha Bastos e Gentili são repulsivos. O Gentili usou a palavra certa: destruir. Porque é o que vejo nesse "humor" que eles fazem, um constante movimento de destruição de minorias. Principalmente mulheres, porque machismo não existe, né?

    ResponderExcluir
  3. Ah, que ótimo que vc tá nesse doc, Lola. Foi feito por veteranos meus, já tinha ouvido falar mas não sabia que vc estava nele. Vou assistir!

    ResponderExcluir
  4. Legal Lola, já tenho meu filme para sábado a noite!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Onde? Em qual canal? Quero muito assistir.
    Parabéns, Lola!

    ResponderExcluir
  6. Estupro como punição é algo bem errado, também, Márcio.

    Lola, você já viu os stand-ups do Louis? Ele sim parece saber fazer piadas com assuntos polêmicos.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wu9q4sM1vmc
    e
    http://www.youtube.com/watch?v=A3WAHr1CcvY

    ResponderExcluir
  7. Os outros horários dos outros dias é de madrugada/manhã cedo?


    Vou tentar nao perder.

    ResponderExcluir
  8. Muito importante a fala do Jean sobre fazer política. As pessoas, em geral, tem como ideia de política um bando de homens engravatados fazendo leis. E toda escolha é política.

    Sobre humor, quando ele fala sobre o homem branco e heterossexual, sempre é mostrando o quando o mundo é injusto com ele, colocando em mil situações chatas, do tipo uma velhinha puxar papo sobre a chuva na fila de espera do banco. Que dó deles, né?

    ResponderExcluir
  9. Desculpem aí, agora que me liguei onde vai passar. Isso que dá ser lesada.

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria Gonçalves, escritora: “A pessoa que quer contestar tudo isso, ela é colocada hoje em dia como alguém que é careta, enquanto que é realmente o contrário. A gente deveria pensar nessa inversão de sentidos em que foram aplicadas essas duas expressões, o politcamente correto e o politicamente incorreto.”

    Que perfeita! *-*

    ResponderExcluir
  11. "A pessoa que quer contestar tudo isso, ela é colocada hoje em dia como alguém que é careta, enquanto que é realmente o contrário. A gente deveria pensar nessa inversão de sentidos em que foram aplicadas essas duas expressões, o politcamente correto e o politicamente incorreto.”

    Poxa é isso aí! Tem algo mais conservador que aplaudir e dar risada dessas piadas que defendem pontos de vista, er, conservadores??

    E Gentili e Rafinha Bastos mais uma vez não perderam a oportunidade de mostrar como são desprezíveis.

    ResponderExcluir
  12. Zombaria como arma antifeminista:

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000300008

    ResponderExcluir
  13. LOOOOLA muié! quando for pra internet, posta porque eu quero ver o doc.

    A última foto eu pensei que estava dançando o hula.

    ResponderExcluir
  14. agora deu ainda mais vontade d assistir!

    não sei como mts pessoas não percebem q esse humor do "politicamente incorreto" é o msm q existe dsd sempre
    lembro qdo essa onda d stand up começou a bombar aki no brasil, eu não entendia pq tanto alvoroço
    ja q o conteudo é o msm
    espero msm q isso mude um dia

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica!
    Vou tentar ver, se a dissertação deixar :p

    Ah! E já vai pra minha listinha de argumentos a fala da Ana Maria Gonçalves. Simplesmente perfeita para os dias de hoje (em especial quem dá aula para adolescentes - público alvo do CQC e Pânico)!!

    ResponderExcluir
  16. Lola estrela de cinema *_*
    Eu conheci o Laerte Coutinho em um programa de humor, do Marcelo Adnet na MTV, não sei mais se ainda existe por que a emissora saiu da parabólica, mas achei muito massa esse "androginismo" moderno dele.

    ResponderExcluir
  17. Vou assistir, só pra rir da sua cara gorda. Foi convidada para o programa e ainda fala mal dos outros participantes e revela o conteúdo antes da transmissão? Quanta ética profissional? Por que tanto ódio? Não serviram lanche?

    ResponderExcluir
  18. “Não quero que mulher feia seja estuprada... apesar de ter muita que merece”. Que bom, agora estou beem mais tranquila em saber que ele só quer se divertir com o sofrimento das vítimas. Além disso, conhecendo o nível de alienação (pra não dizer estupidez e ignorância) dos fieis seguidores do dito humorista, é deveras tranquilizador saber que ele ~não quer~ que as moças feias sejam abusadas, apesar de ser a maior fonte de inspiração para o seu...revolucionário humor de antigamente.
    Assistir um show de humor hoje (com raras exceções)é algo parecido com aqueles freak shows do séc passado, onde as pessoas iam se divertir vendo o sofrimento alheio.

    ResponderExcluir
  19. Arrasando como sempre, Lola. E acho que com a força que a internet tem hoje em dia é mais uma prova que vc não é desconhecida e está fazendo a diferença.

    Nessa história toda, o que acho mais legal (e não sei se acontece no documentário) é quando esses "comediantes" (entre aspas mesmos, já que pra mim não tem a menor graça) é quando eles ficam nesse grito de "censura, censura", sem perceberem que quem quer censurar são eles.
    Eles querem o direito de dizer o que quiserem, mas não querem que as pessoas tenham o direito de discordarem deles ou criticarem, dizerem que não gostaram, que acham que eles fazem um desserviço à várias bandeiras importantes. Liberdade de expressão só pra eles e pra quem ri das bobagens deles.

    ResponderExcluir
  20. Preciso assistir! Vai ser muito legal saber como é sua voz pra imaginar quando estiver lendo as coisas do blog.

    ResponderExcluir
  21. Lola, parabéns pela participação no documentário! Deve ser muito interessante.

    Meu comentário não tem tanto a ver com este post, mas é que hoje vi uma cena que me deixou enojada. Lembrei muito de você e de tudo que você escreve sobre a sociedade machista e da educação nessa sociedade. Bom, só pra fazer um link com o seu post, você mencionou Buenos Aires, onde eu moro, e a cena aconteceu aqui.

    Eu escrevi sobre ela no meu humilde blog, se quiser dá uma olhada: http://seviranosquase30.blogspot.com.ar/2012/12/e-de-pequeno-que-se-aprende-ser-idiota.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião um problema não é haver muito humor machista, homofóbico e transfóbico... O problema é ter pouco humor feminista, heterofóbico e cisfóbico, de forma que isso acaba gerando uma hegemonia cultural inconsciência.


    Enfim, alguém sabe se dá para ver tv câmara na internet? Não tenho tv em casa.

    ResponderExcluir
  23. Ótimo post. Nem vou precisar de ver o documentário, que já está todo aqui no site.

    ResponderExcluir
  24. Aaaah!!! DIVULGAÇÃO RELÂMPAGO!!!!
    JÁ!

    ResponderExcluir
  25. Muita modestia sua dizer q é uma desconhecida Lola, ja te disse q vc é a única celebridade que eu tenho foto tipo papagaio de pirata ao lado no meu facebook rrssss.
    Mas fico muito feliz que suas idéias alcancem mais pessoas e por outros meios alem desse blog que ja ajuda tanta gente e de tantas maneiras Lola.
    Muito sucesso pra vc sempre, e eu mesmo não gostando muito de TV , vou ver esse documentário, é sempre bom te escutar, e todas as oportunidades q eu tiver quero aproveitar.

    ResponderExcluir
  26. Humor feminista é ótimo. Adoro o SCUM Manifesto!!!

    ResponderExcluir
  27. Masculinistas/MRA's: Você sabe o que é exatamente igual ao feminismo? O nazismo.
    Feminista: é mesmo?
    Alguém que não se identifica como feminista: é mesmo?
    Toda a humanidade: é mesmo?
    Plâncton marinho: é mesmo?
    Hitler: é mesmo?

    ResponderExcluir
  28. Poxa, Lola. Seria muito legal que o DVD fosse disponibilizado. Seria um excelente instrumento de trabalho.
    beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Legal, vou assistir! :3 Nesses canais públicos sempre tem alguma coisa interessante e são dos poucos espaços na mídia para documentários e programação com conteúdo crítico, que não seja repeteco das besteiras da mídia corporativa conservadora.
    E concordo com a Patty Kirsche, esse pessoal do CQC é repulsivo.

    ResponderExcluir
  30. Que legal Lola ! Não vou perder ! Parabéns ! bisous

    ResponderExcluir
  31. @Vanessa A. - bem observado, eu também gostei da frase do Jean Willys. :)
    Vejo muita gente se dizendo "apolítica", ou dizendo que arte, humor e outras manifestações culturais são apolíticas. Isso é uma besteira, esse tipo de trabalho sempre manifesta alguma visão de mundo do autor, seja deliberadamente ou não.

    ResponderExcluir
  32. Dá para assistir ao documentário aqui:

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/DOCUMENTARIOS/429921-O-RISO-DOS-OUTROS-(DIRECAO:-PEDRO-ARANTES).html

    (não consegui assistir pelo site, mas baixei e já assisti ^^ Muito bom)

    ResponderExcluir
  33. Lolinha, achei pra baixar aqui: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/DOCUMENTARIOS/429921-O-RISO-DOS-OUTROS-%28DIRECAO:-PEDRO-ARANTES%29.html

    ResponderExcluir
  34. Segundo o raciocínio da Lola e dos politicamente corretos, seriados como o Chaves, que todo o mundo olha e rí, nunca deveriam existir, pois incentiva o bullying contra gordos (Barriga e Nhonho), contra magros (o Madruga), contra velhos (Dona Clotilde e Dona Neves), contra "buchechudos" (Kiko). Em suma, não existiria mais piada, pois tudo seria considerado uma ofensa contra alguém.

    Francamente nunca ví graça neste CQC, e nem no Pânico, nem no Zorra, nem na Praça, acho que eles não tem graça nenhuma. Nenhum destes programas de humor atual tem graça. Aliás, o humor atualmente perdeu a graça. Nenhum destes programas de humor moderno superam o seriado Chaves ou os antigos programas de humor do Chico Anysio.

    ResponderExcluir
  35. pra quem não tem tv

    http://www.camara.leg.br/internet/tvcamara/?lnk=ASSISTA-A-TV-CAMARA-PELA-INTERNET&selecao=VIVO

    ResponderExcluir
  36. O documentário já estava disponível no site! Dá pra assistir online a qualquer momento!

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/DOCUMENTARIOS/429921-O-RISO-DOS-OUTROS-(DIRECAO:-PEDRO-ARANTES).html

    ResponderExcluir
  37. Lola, amei! Acabei de assistir. Sabe onde adquiro uma cópia?

    ResponderExcluir
  38. Acabei de ver o documentário. Achei ótimo. Parabéns pela participação Lola. Fiquei muito espantada pelo tipo de piadinha que tem nesses stand-ups, não pensei que eles baixassem tanto o nível. =(

    ResponderExcluir
  39. Adorei!

    *-*

    momento romântico, assisti "junto" com a minha namorada que mora em minas e ficamos comentando via skype!

    nada melhor do que ter temas inteligentes pra uma conversa por relacionamento não ficar só nos mimimis de sempre

    ResponderExcluir
  40. Acabei de ver e amei.
    Iria ter muita vergonha de aparecer rindo naqueles takes finais.
    Virada Cultural? Really?
    Vou utilizar com certeza em sala de aula.
    Moca C.

    ResponderExcluir
  41. Rafinha Bastos é considerado o cara mais influente do twitter e insiste em defender a posição de que não é um "formador de opinião", simplesmente se isentando de qualquer responsabilidade que seus comentários possam trazer...

    ResponderExcluir
  42. Acabei de assistir, vc estava maravilhosa Lola!!! :)

    Aliás achei muito bom o documentário, as falas do Jean foram impecáveis, assim como os dos outros. E pela fala de certos comediantes deu para perceber a ignorância intelectual deles em relação ao assunto!

    ResponderExcluir
  43. poxa, só vi agora que tinha na internet, eu assisti na TV mas com uma transmissão bem ruim.

    Bom, documentário assistido!
    Nossa, aquele pessoal do cqc e os outros comediantes de stand-up são muito cretinos. Eles ficam se fazendo de bebezões mimados, com argumentos infantis, mas acho que é uma atitude muito deliberada, realmente voltada para o público-alvo de jovens reacinhas consumidores desse tipo de humor.
    Mas quanto aos comentaristas do vídeo, adorei a participação d@ Laerte, do Jean Wyllys e da Lola. :3 Sempre bom ver pessoas legais fazendo comentários pertinentes.

    E como falaram, achei um ótimo documentário para ser passado em sala de aula e promover discussão.

    ResponderExcluir
  44. Acabei de ver o documentário e adorei! A discussão foi ótima e deixou bem clara a falta de graça desses defensores do status quo disfarçados de humoristas. Nunca vi tanta piada ruim junta!

    E os argentinos estão a anos-luz na nossa frente em termos de stand-up, hein?

    Lola arrasou, maior intimidade com a câmera ;)

    Beijos de uma leitora assídua que só agora se manifestou por aqui.

    ResponderExcluir
  45. Estava sem ter o que fazer, entrei no blog bem a tempo, consegui ver quase todo o documentário. Achei muito bom! Acho que esses humoristas "politicamente incorretos" mostraram toda sua ignorância, realmente não entendem que piadas, assim como qualquer discurso, transmitem valores. A questão não é proibir esse ou aquele tipo de piada, mas sim pensar: que tipo de valor você quer passar? Você quer reafirmar o status quo ou contestá-lo? Para mim, o humorista tem que ser contestador, revolucionário. Todos os bons humoristas são assim, e neste documentário há ótimos exemplos deles: o Laerte, gênio; o André Dahmer, que faz tirinhas que são um soco na cara da sociedade; e o Antonio Prata, cronista incrível (esses são os que eu reconheci). Os outros comediantes, Rafinha, Danilo, Mauricio Meirelles, aquela sem graça da Marcela Leal, são incrivelmente conservadores e nem se dão conta. Achei ótimas as falas do Jean, e as suas, claro. Engraçado ouvir a sua voz! Enfim, ótimo documentário!

    ResponderExcluir
  46. Adorei Lola :)
    Muito bom o documentário, o mais legal é que mostra um debate balanceado entre os dois lados. Todos tem o seu espaço, mesmo que os argumentos de um dos lados sejam pífios.
    Gostei especialmente da parte em que você diz que o "politicamente correto" é um termo da direita, do status quo, usado para difamar quem critica (vc disse isso de outra forma... há tempos que eu tentava verbalizar isso e não conseguia, obrigada!)
    Fora isso, foi legal ouvir sua voz, visito seu blog todos os dias (embora não comente muito), então tenho um diálogo mental todos os dias com vc. Mas nunca tinha ouvido sua voz e a visto falar.
    Seu blog é um espaço muito importante. Sempre indico.
    <3
    beijo!

    ResponderExcluir
  47. "Nathália disse...
    Acabei de ver o documentário. Achei ótimo. Parabéns pela participação Lola. Fiquei muito espantada pelo tipo de piadinha que tem nesses stand-ups, não pensei que eles baixassem tanto o nível. =("

    confesso que também fiquei chocada... em pensar que no começo do stand up eu ria desse tipo de piada.

    A diferença é: eu evolui, o humor deles não!

    ResponderExcluir
  48. Lola, André Dahmer e Ana Maria Gonçalves juntos? Que maravilha! Adoro ver gente que gosto/admiro defendendo as mesma ideias.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Lola, os horários das reprises ("amanhã, às 2 hs e 23 hs, e dia 5, às 5:30") são de madrugada/manhãzinha ou 14h e 17:30? Eu acabei de ver e achei ótimo, queria recomendar pra todo mundo mas fiquei confusa com os horários...

    Ah, e vou aproveitar pra dizer que o seu blog é ótimo, os textos são muito bons e esclarecedores, além de serem uma fonte de links válidos pra iniciantes como eu que querem saber mais sobre feminismo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. @Camila e Nathália: verdade, eu bem que imaginava que esses stand-ups fossem ruins e que ia ter muita piada reacionária, mas o nível deles é realmente muito baixo. E ainda vendem esse lixo como "humor de alto nível".
    Lamentável ver que mulheres que fazem stand-up ficam tentando copiar seus pares homens, ao invés de oferecer uma alternativa. :(

    ResponderExcluir
  52. Documentário também disponível no youtube http://www.youtube.com/watch?v=PRQ1LuBWoLg

    ResponderExcluir
  53. Documentário maravilhoso!
    Gostei que foi bem equilibrado, e às vezes rolava um bate-bola ali, com um falando exatamente o contrário do outro. Muito legal, porque não te deixa em uma zona de conforto. Em algum ponto, você se pega questionando a si mesmo e o que acha engraçado, qual é o limite, se existe limite de fato, etc.

    Enfim, um dos humoristas (não lembro o nome, infelizmente), disse que processar humoristas era uma forma de censura, pois o humorista não teria a liberdade de falar sobre qualquer coisa (jura? Devido processo legal, garantia de contraditório e ampla defesa e um sistema recursal ampliativo são censura agora?).
    E a Marcela Leal falando que o humorista não deveria ser responsabilizado pelo o que diz.
    O que incomoda a eles é o fato de que a liberdade de expressão implica responsabilidade. Você pode falar o que quer, mas será responsabilizado pelo o que disser. Isso só é possível em uma sociedade livre, pois o meu direito termina quando começa o do outro.
    Querer ter seu direito respeitado, mas chamar de censura a crítica dos outros é, no minimo, não fazer a menor ideia do que significa liberdade de expressão.

    Eu tenho um palpite sobre como essa onda de "mimimi odeio o politicamente correto" surgiu: porque hoje o feedback das pessoas é instantâneo. Você fala uma coisa, e no segundo seguinte já tem várias pessoas opinando sobre a sua fala. Agora some isso a nossa tendência atual de querermos ser eternos adolescentes (de forma geral) e, tcha-ram! Pessoas reclamando por serem responsabilizadas pelo o que falam pipocam por todos os lados.
    Acho que a responsabilidade sobre a própria liberdade assusta.

    ResponderExcluir
  54. Lola, conheci você e seu blog por indicação do André Dahmer no Twitter. Vocês dois, Laerte, Possolo, Nany ... no mesmo doc ... Certamente verei.

    ResponderExcluir
  55. O documentário é maravilhoso, eu quase passei mal tendo que ver aquelas piadas horrorosas, de mal gosto e falta de respeito total e de tato com o ser humano. Por exemplo, a piada do cara sobre fazer sexo com mulheres feias.

    Vale a pena fazer estômago forte e assistir aquelas piadas nojentas pelos contrapontos e contrastes maravilhosos de falas que o documentário apresenta. Eu amei a sua fala Lolinha (não poderia ser diferente), da Ana Maria, Antônio, todos falaram muito bem, amei esse rapaz que falou sobre bater em quem já apanha, mulheres, negros, etc.

    A piadinha instantânea inocente do Rafinha Bostas sobre "...apesar de eu achar que tem algumas que merecem... hahahrr, brincadeirinha" meio que resume ele como pessoa e mostra o que é engraçado na visão dele. Ele falando que acha legal as mulheres lutarem e falarem mal dele, etc. eu tive que rir, sem comentários. Enfim, é isso, amei :)

    ResponderExcluir
  56. sobre os comediantes engraçado que eles nunca fazem piada sobre o estuprador em vez da vitima, sobre o racista ou sobre alguém q tem preconceito a piada é sempre com a vitima ou a minoria.. nunca com alguém q não sofre nenhum tipo de preconceito... acho que eles não tem capacidade pra criar uma piada boa e sim apenas as ofensivas contra minorias pq zoar minoria é fácil.

    ResponderExcluir
  57. engraçado que os comediantes nunca lançam piadas sobre alguém que não sofre nenhum tipo de preconceito ou piada sobre se mesmo ou uma piada com uma critica construtiva, acho que eles não tem capacidade pra isso alias é mais fácil zoar a minoria do que maioria.

    ResponderExcluir
  58. Acabei de assistir o doc e adorei! Ficou muito bem montado.
    Mas, olha, só queria mesmo dizer que, gente, sério que essa Marcela ganha pra fazer os outros rirem? Porque tudo bem, eu não acho graça em nenhum desses babacas, mas no caso dela, nem a platéia acha graça! Ninguém riu de NENHUMA piada. NENHUMA. Fiquei até com pena. Mentira, achei pouco. rs

    ResponderExcluir
  59. Nossa, Lola, como foi bom ouvir você falando!
    Vi o documentário e achei ótimo. Claramente, ele está defendendo um lado, né? Fiquei chocada com algumas piadas preconceituosas e não sabia que esses caras poderiam ser piores do que me parecem...
    Esse Danilo Gentili é uma pessoa repulsiva, não entendo como alguém gosta de vê-lo falando qualquer coisa. Me parece alguém sem nenhuma compaixão ou respeito pelas pessoas.

    ResponderExcluir
  60. Lola Diva!
    Em uma dessas fotos seu rosto redondo parece de boneca. Acho que é mais uma coisa pra quebrar a imagem de "feminista machão".
    Fiquei a fim de ver, parece legal esse doc.
    Beijo

    ResponderExcluir
  61. Oi lola!
    Acabei de ver o documentário!!!
    Que legal que vc apareceu para dar seu aporte (excelente como sempre)!
    Tenho lo link aqui da tv câmera para assistir on line ou baixar. EXCELENTE!!!! Todos deveriam ver.
    Bjocas!!!!!

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/DOCUMENTARIOS/429921-O-RISO-DOS-OUTROS-%28DIRECAO:-PEDRO-ARANTES%29.html

    ResponderExcluir
  62. Acabei de assistir e achei bom demais!!!!
    Espero que pelo menos um desses comediantes sinta-se envergonhadx depois de assistir a esse documentário!
    É impressionante a diferença de argumentação entre os dois lados... eles só sabem resmungar "é só uma piada" e etc...
    Parabéns Lola, arrasou!!

    ResponderExcluir
  63. Lola sua participação foi ótima, mas gostei muito tb da participação do Antonio Prata, do Laerte e do Jean W.
    Tb achei q o Danilo Gentili pelo menos foi bem sincero e disse sem rodeios a q veio, ele pode não ser bom humorista mas como valorizo a sinceridade, ponto p ele tb.

    ResponderExcluir
  64. A maioria desses espetáculos stand up são péssimos e só reproduzem preconceitos.

    ResponderExcluir
  65. Concordo em apenas uma frase com a Marcela Leal... que é bom rir, entretanto, não precisa utilizar de preconceitos e ofensas para fazer rir... Um exemplo disso é o programa britânico Monty Python.

    ResponderExcluir
  66. Lola,tanto o Rafinha Bastos quanto o Danilo Gentili são completamente overrated... não entendo pq tanta gente dá bola para eles. Não são engraçados e estão longe de ser esse personagem intelectual que eles acreditam ser.Sabe quando alguém começa a falar algo que é tão absurdo que dá até preguiça de argumentar com a pessoa? É assim que eu me sinto em relação a eles!
    No mais, adoro vê-la em qualquer lugar, sua opinião é sempre muito bem vinda! Torço para algum dia você vir aqui pra SP dar alguma palestra!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  67. Estou assistindo agora o documentário. só uma coisa a dizer, temos uns humoristas que realmente são muito escrotos. Detestáveis mesmo.

    ResponderExcluir
  68. Curioso que o Jean Willys era participante assíduo do CQC e já foi -e conversou muito animadamente- no "Agora é Tarde" do Danilo Gentili. Agora que vocês disseram tudo isso, eu acho que aquele cara que fez um exame de próstata numa matéria do CQC não era o Rafinha Bastos; ele é muito macho pra ter feito uma coisa daquelas, só pode ter sido um dublê. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  69. Márcio disse...

    Rafinha Bastos e Danilo Gentili são só uns pedacinhos de merda inúteis querendo pagar de fodões.Sinceramente espero pelo dia que eles levem uma surra bem dada e sejam estuprados só pra ver se depois a "graça" das piadinhas de estupro continua.
    -------------------------------------

    Quanta "inteligência" da sua parte... É aquela velha idéia superficial de considerar certa punição desumana só para quem você gosta ou concorda contigo e os outros que se fodam com os maiores suplícios imagináveis.

    ResponderExcluir
  70. Legal o documentário!!

    Vocês perceberam que, no final do doc., quando aparece a reação do público a duas piadas machistas, tem somente homens gargalhando? as mulheres estão ou com um risinho "de simpatia" ou com a cara fechada mesmo. Vão lá ver, está no minuto 48:09 e 48:34, do vídeo do youtube.

    Como não dizer que esse tipo de humor só tem interesse na classe privilegiada? Se os homens estão rindo, então beleza, não importa se metade (ou mais da metade) da população não ache graça.

    ResponderExcluir
  71. Foda é que tem muuuuito sujeito politicamente correto que rola de rir com esse tipo de piada condenada aqui e depois vem de mansinho pra internet criticá-las. Pior que quando você pega um sujeito desses com a boca na botija ele responde: "Pô, cara, eu ri mas eu nunca faria uma piada desse tipo". ????????????????????????

    ResponderExcluir
  72. Anônimo disse...

    Segundo o raciocínio da Lola e dos politicamente corretos, seriados como o Chaves, que todo o mundo olha e rí, nunca deveriam existir, pois incentiva o bullying contra gordos (Barriga e Nhonho), contra magros (o Madruga), contra velhos (Dona Clotilde e Dona Neves), contra "buchechudos" (Kiko). Em suma, não existiria mais piada, pois tudo seria considerado uma ofensa contra alguém.

    Francamente nunca ví graça neste CQC, e nem no Pânico, nem no Zorra, nem na Praça, acho que eles não tem graça nenhuma. Nenhum destes programas de humor atual tem graça. Aliás, o humor atualmente perdeu a graça. Nenhum destes programas de humor moderno superam o seriado Chaves ou os antigos programas de humor do Chico Anysio.
    -----------------------------------

    Não nos esqueçamos de Chaplin, que imagino que a Lola -uma cinéfila- deve gostar muito.

    ResponderExcluir
  73. Lembro quando começou a ficar na moda o stand-up comedy:
    1- uma reportagem na Veja.
    2- uma entrevista com os representantes no Jô Soares. 3-Depois esses mesmos representantes vão fazer um programa juntos num outro canal. 4- Aí uma entrevista com eles numa rádio grande.
    5-E depois uma reportagem num jornal falando sobre como esses comediantes eram populares no twitter.
    E também um show de humor gravado em Brasília antes das eleições...esse eu não lembro se foi antes ou depois do quê, mas chamou bastante atenção da mídia que disse que era "provocativo/polêmico". Eu lembro porque o meu pai (que é um carneirinho) me contava, pois eu não tenho TV.
    Bom, a cada novo destaque na mídia a admiração do meu pai pelos rafinhas e gentillis crescia um pouco...ele se empolgava mesmo pra falar deles.
    E apesar de eu achar que meu pai é um dos homens mais burros, sem opinião e sem personalidade do mundo, bem...ele é o padrão.
    Quer dizer: A mídia diz que o público gosta de tal coisa e o público começa a gostar dessa coisa. Não é o público que gosta de algo e vem a mídia que somente noticia.

    Então quando vem alguém que gosta de CQC falar sobre qualquer coisa eu já dou menos crédito pra opinião desse alguém...isso porque mesmo que não se trate de uma pessoa reaça, com certeza é uma sem percepção política. Sério, a inteligência de alguém que fala "eu sou racista mesmo" depois de soltar a piadinha racista está muito acima da inteligência dos fãs de CQC (e as duas pessoas assumidamente racistas que eu conheci provaram mesmo sua inteligência quando deixaram de ser racistas {inclusive abraçando a causa negra}, enquanto um mar de "preconceituosos" continua sem sem enxergar seu racismo até hoje, e por isso mesmo continua sendo racista, só uma experiência que vale como exemplo, não tô defendendo o racismo...mas sim a consciência).


    E gentilli/rafinha parecem o tio chato que quase todo mundo tem. Aquele que no almoço de família não pára de fazer gracinha, que após uma piada ofensiva já vem com "é pavê ou pacomê", e que quer dar opinião sobre tudo. Um tiozinho que quer chamar atenção e que ninguém da família aguenta.
    Já o marcelo tas parece o tio "intelectual" que não tem nada de intelectual, que acompanha as conversas da família sem nem entender, só mantendo a cara de arrogante e evitando falar pra não ser pego.

    ResponderExcluir
  74. Rafinha e Gentili.São caras desse tipo que estão transformando o humor brasileiro em um circo de horrores, são burguesinhos que fazem humor para outros burguesinhos, são conservadores sim , porque refletem tudo que a Burguesia sempre fez: pisar nos mais oprimidos e abafar os protestos. Covardes que não se atrevem a mexer com gente poderosa e só atacam negros, mulheres, homossexuais, pessoas fora do padrão de beleza.Ou seja, quem SEMPRE levou porrada, eles são tão inovadores quanto andar pra frente

    ResponderExcluir
  75. decomposta disse...

    Legal o documentário!!

    Vocês perceberam que, no final do doc., quando aparece a reação do público a duas piadas machistas, tem somente homens gargalhando? as mulheres estão ou com um risinho "de simpatia" ou com a cara fechada mesmo. Vão lá ver, está no minuto 48:09 e 48:34, do vídeo do youtube
    -----------------------------------

    Assim como elas ririam mais do que os homens se fosse uma piada que generalizasse os homens como burros bebedores de cerveja fanáticos por futebol.

    ResponderExcluir
  76. Tá chique,Lola.Aparecendo em docs e tudo mais!Vc já foi pra Franca?Que bom,pq to pensando em ir estudar praqueles lados.Quem sabe um dia a gente se tromba,vou querer uma foto.Não vou perder esse doc por nada!

    ResponderExcluir
  77. (OFF) Lola, fiquei um pouco desapontado em ver tão pouca mobilização de blogs feministas ontem, no dia Mundial de Combate à AIDS. No dia da Consciencia Negra eu pude aprender bastante e rever boa parte dos meus conceitos com a ajuda de diversos blogs. E foi ótimo. Sabe, ainda que muita coisa seja só repetição do que já existe por aí, ter um dia para ser bombardeado com informações sobre algum tema acho bem interessante. E eu senti falta disso ontem. Principalmente eu que me considero meio preconceituoso com relação a AIDS. Morro de medo do treco, ao ponto de ter medo de quem tem o treco também...

    Enfim, não entenda isso como um "você TINHA que ter escrito", só como um "poxa, eu fiquei esperando... mas tudo bem..." =)

    ResponderExcluir
  78. Anônimo das 11:48,

    Acho que sim, que as mulheres presentes em show de stand-comedy iriam rir com piadas que dissessem que os homens são bobos bebedores de cerveja. Mas não vamos fingir que o contexto de discriminação entre os dois grupos (homens e mulheres) é o mesmo, porque não é. Uma piada sobre encoxamento e abuso no transporte coletivo é ofensivo porque esse é um problema real que as mulheres que utilizam esse transporte tem que enfrentar diariamente, e que tem bases em uma sociedade machista e misógina, que vê as mulheres como seres inferiores, como objetos. Uma piada sobre como os homens são bobos bebedores de cerveja é ofensiva por dizer que os homens são bobos, mas não há equivalente cultural para isso, esse não é um problema real na vida dos homens, eles não são discriminados por beberem cerveja (pelo contrário) e muito menos existe uma ideia geral de que os homens são inferiores por serem "bobos".

    Portanto, por mais que sua observação seja verdadeira, de que aquelas mulheres ririam nesse caso, não funciona como um equivalente para a piada ofensiva direcionada às mulheres, de modo que a oposição não anula o problema. Aliás, desconfio eu que os homens também achariam bem engraçado essa piada que você citou, como parecem achar no caso de piadas que descrevem o homem como um bobão que não sabe se controlar. Não acha?

    ResponderExcluir
  79. Excelente vídeo.

    E o que é a Marcela Leal falando que comediante não é formador de opinião? Cada coisa!

    Agora, vc, o Jean, o Laerte, a Nanny e vários outros, falaram muito bem.... mtas palmas para vcs!

    ResponderExcluir
  80. Otimo documentario! disponibilizaram no youtube : http://www.youtube.com/watch?v=PRQ1LuBWoLg&feature=g-all

    ResponderExcluir
  81. Acabo de assistir!
    Lola eu fiquei preocupada, não ri de nenhuma piada...
    E a Marcela? Pois é eu ainda tenho dificuldade pra entender mulheres q apoiam condutas como a do Bastos.

    No geral eu gostei do Doc!

    ResponderExcluir
  82. Eu aposto meu salario mais o 13° que estes " comediantes" de stand-up são mascus, os mesmos que ficam escrevendo abobrinhas em blogs mascus, pois o discurso e igualzinho !

    ResponderExcluir
  83. Lola, que documentário bom! Muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  84. Sim feministas, experimentem passar a mão na bunda do guarda que tem uma arma e um cassetete, kkkk,mas por favor me chamem para ver, juuuuuuro que vou rir....do que o guarda vai fazer kkkkkkk

    ResponderExcluir
  85. Esquerdistas defendendo a censura no Brasil, eu tive que viver para ver isto !

    ResponderExcluir
  86. Lola esta é a primeira vez que comento, apesar de acompanhar seu blog há algum tempo, por sorte li seu post antes de começar o documentário. Fique horrorizada, esta é a palavra certa. Mas também me senti confortada por saber tudo existem pessoas inteligentes, críticas e atuantes como vc e como o Jean.

    ResponderExcluir
  87. Assisti ainda agora... por recomendação de Alex Castro... Pense que alegria quando vi a Lola nele heheheeh

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  88. Para Anônimo IMBECIL das 10:32

    O que há de mal em exame de próstata? Caso vc não saiba seu acéfalo imbecil TODO HOMEM(independente de: idade, orientação sexual, raça, etc) deve fazer a partir de uma certa idade.
    Porque Rafinha é "muito macho" pra ter feito e sim quem fez foi um dublê.
    Se continuar com esta mentalidade ridícula, vc pode ficar doente e não vai se tratar porque vai ficar de VIADAGEM achando que um "dedinho" pode tirar sua masculinidade!
    Homem que faz exame de próstata é MACHO e esclarecido!
    Se tem tanto medo deste exame é porque vc não é muito homem, e se vc vangloria tanto o escroto do Rafinha Bastos é porque não passa de um ENRUSTIDO que sente atração por este cara babaca! kkkkkkkkk



    Sawl

    ResponderExcluir
  89. Muito bom o doc. Vi ontem pela net com minha namorada que está longe, comentando pelo skype e foi gritante a diferença na qualidade de argumentação de cada lado. TODOS os comediantes falavam praticamente a mesma coisa. Foi bom estar com outra pessoa ali na hora pq eu tava achando que estava olhando com parcialidade e tals.

    Jean mandou muito nos comentarios, Laerte parecia que queria mandar todo mundo se foder logo e foi bacana ouvir a voz da Lola.

    Eles deixaram claro que nunca vão sair dessa zona de conforto desgraçada que só reforça preconceitos e estereotipos. péssimos comediantes e preguiçosos até como pessoa mesmo. Deploravel.

    ResponderExcluir
  90. PARA Anônimo das 13:11.

    Ô imbecil foi um comediante HOMEM que fez a sugestão da "piada de passar a mão na bunda do guarda" não foi nenhuma mulher nem feminista!
    Leia melhor, ou então vai pra escola seu analfabeto funcional!


    PARA Anônimo Anônimo das 13:26

    Ô babacão, ninguém tá defendendo censura, nem nada.
    O que falta de estudo não faz com a pessoa né?
    O que se DEVE ter é noção, bom senso, não censura, nem "olha como sou fodão, digo que como crianças e sou o máximo"!
    Ninguém tá proibindo nada. Pode se brincar com tudo desde que haja inteligência para discernir brincadeira de ofensa.
    Fazer piada de estupro, racismo, pedofilia, genocídios, etc, é coisa de babaca filhinho de papai que teve do bom e do melhor na vida e acha que pode sacanear todas as pessoas que são menos favorecidas do que ele.
    O dito "humor politicamente incorreto" destes pseudo-humoristas não é coragem, ousadia e sim COVARDIA coisa de mauricinho escroto que não sabe ser inteligente nem engraçado.

    Sawl

    ResponderExcluir
  91. Como sempre acontece.

    Homem faz piada misógina: OH MEU DEUS! Você é tãooo engraçado! MAIS!

    Mulher faz piada "misândrica": PUTA MERDA, VOCÊ FEDE. VOCÊ É TÃO INCRIVELMENTE IDIOTA. E RACISTA, E SEXISTA. VOCÊ FAZ A MENOR IDEIA DE COMO É SER UM HOMEM? É TÃO ESTRESSANTE. UGH! MISANDRIA É REAL E NÃO PARA SE FAZER PIADA.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo disse...

    Para Anônimo IMBECIL das 10:32

    O que há de mal em exame de próstata? Caso vc não saiba seu acéfalo imbecil TODO HOMEM(independente de: idade, orientação sexual, raça, etc) deve fazer a partir de uma certa idade.
    Porque Rafinha é "muito macho" pra ter feito e sim quem fez foi um dublê.
    Se continuar com esta mentalidade ridícula, vc pode ficar doente e não vai se tratar porque vai ficar de VIADAGEM achando que um "dedinho" pode tirar sua masculinidade!
    Homem que faz exame de próstata é MACHO e esclarecido!
    Se tem tanto medo deste exame é porque vc não é muito homem, e se vc vangloria tanto o escroto do Rafinha Bastos é porque não passa de um ENRUSTIDO que sente atração por este cara babaca! kkkkkkkkk



    Sawl
    -----------------------------------

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Cara, você não entendeu nada do que eu falei. Foi um comentário irônico, uma crítitica ao fato de considerarem o Rafinha misógino -ele é tão misógino que fez exame de próstata num programa de tv.

    ResponderExcluir
  93. Vi o doc agora e, sabe, ainda bem que parei de ver CQC rápido. Não vejo graça em 90% das piadas desse povinho que é tão revolucionário quanto Zorra Total.

    E é engraçado que eles escolham uma profissão que tem a palavra como meio e não querem ser responsabilizados por isso. Toda profissão tem um ônus, eles querem ficarem ricos, famosos e que ninguém os incomode? Então que deem um passo além da "zona de conforto" e comecem a honrar o título de inteligentões que têm.

    Tem gente que nada mais é do que desperdício de recurso na humanidade.

    ResponderExcluir
  94. Para Anônimo das 15:00 que era das 10:32

    Eu dou o braço a torcer quando erro.
    Foi mal manolo. Humor também é rir de nosso erros.
    kkkkkkkkkkkk
    Desculpa pelo imbecil e todas as trollagens violentas, poxa cara te interpretei mal!
    Não saquei a ironia e tenho humildade de admitir quando erro.
    Abraço cara.
    Viva o humor (desde que ele seja livre, brinque com todos e nao ofenda ninguém).

    Sawl

    ResponderExcluir
  95. "Rafinha misógino -ele é tão misógino que fez exame de próstata num programa de tv."

    fazer exame de prostata não exime ninguém de ser um misógino, quanta ignorância e falta de noção, pelo amor! homens não perdem mesmo a oportunidade de ficar calados quando é pra defender os preciosos rabos uns dos outros... só falam merda e só se afundam mais na própria

    ResponderExcluir
  96. Adorei o documentário!
    Sobre a questão de humor com reflexão temos o ótimo exemplo de George Carlin:
    http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_526380&feature=iv&src_vid=iN-ZdSCbJCo&v=E4yXL6l8Yns

    ResponderExcluir
  97. Anônimo disse...

    "Rafinha misógino -ele é tão misógino que fez exame de próstata num programa de tv."

    fazer exame de prostata não exime ninguém de ser um misógino, quanta ignorância e falta de noção, pelo amor! homens não perdem mesmo a oportunidade de ficar calados quando é pra defender os preciosos rabos uns dos outros... só falam merda e só se afundam mais na própria
    -----------------------------------

    Não tenho obrigação de defender ninguém, seja homem ou mulher, mas você já viu algum misógino fazendo questão de falar que fez exame de próstata ou fazê-lo em uma matéria de um programa com a audiência do CQC? E eu acho que devem prender mesmo o Rafinha, ele é muito malvado. A essa hora ele deve estar quebrando lâmpadas fluorescentes na cabeça de homossexuais na Paulista.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo das 15:00 que era das 10:32

    Eu dou o braço a torcer quando erro.
    Foi mal manolo. Humor também é rir de nosso erros.
    kkkkkkkkkkkk
    Desculpa pelo imbecil e todas as trollagens violentas, poxa cara te interpretei mal!
    Não saquei a ironia e tenho humildade de admitir quando erro.
    Abraço cara.
    Viva o humor (desde que ele seja livre, brinque com todos e nao ofenda ninguém).

    Sawl

    -----------------------------------

    Eu tenho uma opinião diferente da do pessoal aqui quanto ao humor, mas obrigado por se desculpar. Vejo aqui muitas respostas absurdamente insultosas a idéias muitas vezes nem tão contrárias ao que é defendido aqui e pensei que o desrespeito fosse o padrão.

    ResponderExcluir
  99. Anônimo disse...

    "Rafinha misógino -ele é tão misógino que fez exame de próstata num programa de tv."

    fazer exame de prostata não exime ninguém de ser um misógino, quanta ignorância e falta de noção, pelo amor! homens não perdem mesmo a oportunidade de ficar calados quando é pra defender os preciosos rabos uns dos outros... só falam merda e só se afundam mais na própria

    -----------------------------------

    Se eu sou ignorante, você me insultando também não mostra muita inteligência.

    ResponderExcluir
  100. Lola, amei o doc. Tbm fiquei horrorizada com o nivel atual das piadas... De dar vontade de vomitar. Achei o posicionamento de vcs extremamente elucidador e convincente. Espero q todos q vejam o doc. consigam refletir sobre esse modo de fazer piada e quem sabe, mudar de idéia. Parabéns!
    Abraços,

    PS: confesso q adorei ouvir sua voz... Achei super garotinha... Rsrs

    ResponderExcluir
  101. Lola:
    Ótimo o documentário e muito boa a sua participação.
    Aos anônimos que não entenderam que a liberdade de expressão tem limites, como bem colocou o Jean Willys, pensem que as palavras, como os atos, têm consequências e geram responsabilidades. Não se pode sair falando barbaridades sem que seja preciso responder por elas. O respeito passa por aí.
    Interessante também o contraponto de um dos comentaristas de que a piada é transformadora a partir do momento que ela brinca não com o oprimido, mas com o opressor (a analogia de passar a mão na bunda do guarda). Quando o poder dominante é o alvo, o humor pode sim transformar.
    Parabéns, Lola, por sua participação!

    ResponderExcluir
  102. mto bom o doc, lola. pulei os primeiros minutos pq nao mereço ouvir essa gente contando coisa nojenta como se fosse engraçado. a tal marcela é completamente retardada, acha q comediante tem q ter free pass pra falar oq bem entender hahaha coitada, né. mas em termos argumentativos o mais burro ali era o gentili, sem duvidas

    ResponderExcluir
  103. Achei muito legal, Lola!

    Expressou o que eu sempre penso ao ouvir alguma piadinha na tv com estes 'grandes humoristas'.

    ResponderExcluir
  104. Achei muito bom Lola!

    Abordou sobre aquilo que precisava, de uma forma inteligente.

    ResponderExcluir
  105. Muito bom o documentário! Legal te ver em um filme!
    Interessante que eles mesmos admitem que não estão nem aí pra ofender alguém ou não.
    E com "tantas" mulheres humoristas pra escolher, tinha que ser justo essa Monica Leal, que é fraquinha até pros níveis de danilo e etc. Que bom que tinha tanta gente legal e com bons argumentos mostrando a problemática do "é só uma piada"

    ResponderExcluir
  106. É isso aí Lola! Amei a proposta do doc e as pessoas escolhidas (até o idiota do Rafinha - muito bom um doc assim p/ as pessoas poderem comparar as diferentes problematizações sobre o tema e talvez caírem na real). Parabéns, grande abraço!!! Ragusa

    ResponderExcluir
  107. Tá no youtube
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PRQ1LuBWoLg#!

    ResponderExcluir
  108. Acabei de assistir, gostei muito. Jean Wyllys, André Dahmer, Laerte, Nany, Lola e mais uns que não peguei o nome ARRASARAM. Ficou muito bom, dá para ser ver bem o contraste destas falas com a superficialidade do humor dos humoristas mantenedores do status quo. Ficou um doc muito rico e questionador, parabéns pela participação Lola!

    ResponderExcluir
  109. Entrei no seu blog pra dar uma conferida 5 min antes do programa ser exibido na TV Câmara. Vi e gostei. Parabéns.

    ResponderExcluir
  110. Excelente documentário Lola. Ele dá voz para os 2 lados e conta com a participação de pessoas que admiro muito (você inclusa). O Laerte ja admiro ha um bom tempo pelo seu trabalho de cartunista e acompanhei toda a sua "transformação". Ele levanta uma bandeira importante sobre nossos identidade de gênero.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  111. No youtube, já está cheio de garotos ofendidos pois tem gente q ousa criticar os ''comediantes'', vai entender. Teve gente falando q está triste por ver a juventude tão politicamente correta ou q a tolerância só vai existir quando mulheres, negros, gays etc conseguirem rir de si mesmo... Isso não faz o menor sentido.

    Mas enfim, amei sua participação, Lola! Alguns desses comediantes trabalham na MTV, eu não tinha a menor ideia q eles faziam esse tipo de humor baixo, q só serve pra pisar nos outros..

    ResponderExcluir
  112. O Rafinha Bastos realmente acha que não tem responsabilidade pelo conteúdo que ele transmite. Ele já deixou isso claro em uma entrevista que vi. É impressionante que alguém que trabalhe com comunicação pense dessa maneira.

    ResponderExcluir
  113. “a gente brinca com todo tipo de preconceito, a gente brinca com gente feia, com gente gorda, tudo”

    brincar com gente feia não tem nada demais. O problema é brincar com estupro. Muito bem colocado pela Lola a associação do estupro com violência e não com sexo. Valeu, Lola.

    ResponderExcluir
  114. é só analisar o tipo d argumentos d quem defende as "risadas custe oq custar". são tão fracos q dá pena. Nesse humor ñ existe arte, é mediocre, mas tem sempre alguém q continua rindo...

    Lola, vc é linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  115. Escolheram justamente os piores horários para passar o filme.

    ResponderExcluir
  116. Eu sempre gostei de humor-negro, não vou negar, mas creio que num mundo onde a liberdade de expressão está ameaçada o negócio é realmente não levar a sério, mas isso é difícil de fazer quando você está cansado de ser reduzido à nada, sempre as mesmas piadas idiotas e babacas, sobre peso, etnia, cor até do esmalte do mindinho, que nem um entrevistado falou: O comediante que é de categoria elevada não precisa ficar fazendo essas piadinhas idiotas o tempo todo, é CLARO que sempre vai haver piadas idiotas, o negócio é não levar a piada para o mundo 'real', tudo bem, você ouve a piada, ri e esquece, mas tem gente que não faz isso, leva a piada para frente, que vira o bullying, cyberbullying e a fim, daí como você vê, leva desgraça à vida de várias pessoas, realmente não existe como fazer uma disassociação "Ai, porque piada fica ali e a vida continua". É que nem o Gentilli falou, tem gente que quer "destruir" mesmo. Tem umas partes que aparece uma mulher de preto em um stand-up, as piadas delas são tão idiotas que quase ninguém ri da plateia (sobre uma pessoa gorda), tem gente que não tem a menor noção mesmo das coisas. Não é questão de ser moralista, politicamente correto, é ter bom-senso, meu. Eu levo umas piadinhas idiotas a sério, sendo que tem gente que não leva. Acho que se você tira sarro de você mesmo, beleza, pode tirar, mas precisa fazer isso com estupro, por exemplo? Precisa?

    ResponderExcluir
  117. 12:07 é quando a Marcela Leal faz a piada de gordo e ninguém ri. É muito constrangedor mesmo... não para os gordos, mas para a "comediante" mesmo.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo disse...

    “a gente brinca com todo tipo de preconceito, a gente brinca com gente feia, com gente gorda, tudo”

    brincar com gente feia não tem nada demais. O problema é brincar com estupro. Muito bem colocado pela Lola a associação do estupro com violência e não com sexo. Valeu, Lola.

    -----------------------------------

    Esse é justamente o problema. A maioria das pessoas não é contra piadas preconceituosas e só reclamam quando pisam no calo deles, ignorando que a piada pode ter ofendido outra pessoa mesmo sem ter ofendido elas. É aquela coisa, o sujeito é nordestino e adora piada de gordos, feios, cariocas, paulistas, gaúchos, loiras, mas quando falam do Nordeste...

    ResponderExcluir
  119. Nota #1: André Dahmer e os editores são gênios da metalinguagem. Tem aquela expressão "piada de boteco", né? O André (um cara hiperinteligente) é entrevistado em um boteco e os copos de cerveja vazios se multiplicam sobre a mesa ao longo do documentário.
    Nota #2: Fiquei constrangida com a Marcela Leal em 12:07 porque ela não fez piada, ninguém riu e talvez tivesse gente querendo o dinheiro do show de volta.
    Nota #3: De que lado você está da piada? Esse lado define se você ri de quem "passa a mão na bunda do guarda" ou se ri de quem "chuta o mendigo".
    Quem ri do mendigo muitas vezes é mendigo fazendo papel de bobo da corte.

    ResponderExcluir
  120. Belíssimo documentário!!! Espero que muita gente veja e coloque os neurônios pra funcionar com mais cuidado! ;)

    Parabéns pela ótima participação, Lola! Foi muito legal te ver falando!

    ResponderExcluir
  121. pra quem não leu esse artigo da Carta Capital, tem tudo a ver com a discussão:

    http://www.cartacapital.com.br/politica/o-perfeito-imbecil-politicamente-incorreto/#.ULyzaOkuTNg.facebook

    ResponderExcluir
  122. Tem esse link, ele revela bastante porque o público ri desses comediantes meia boca. e é engraçado: http://www.vice.com/pt_br/read/a-fila-do-comedians-nao-tem-a-menor-graca

    ResponderExcluir
  123. Eu não ia comentar, mas fiquei muito chocada de ninguém ter comentado: Sério que colocaram Chaplin ao lado de Chavez, Zorra Total e Chico Anísio? Tipo: SÉRIO MESMO?
    REVEJAM os filmes do Chaplin e se perguntem: por que ele foi EXPULSO dos EUA e por que o Chico Anísio/Zorra Total (não tenho muito conhecimento de causa sobre Chavez, mas o que conheço me dá a impressão de ter a profundidade de uma colher de chá) é adorado pelxs conservadorxs?
    O Chaplin é o cara que faz o humor que "passa a mão na bunda do guarda", o Chaplin é o operário que é explorado (e sacaneia o patrão sem perceber), é o barbeiro judeu que troca de lugar com o ditador nazista e fala de sonhos belos em um discurso, é o doce mineiro que se encanta por uma prostituta e quer vê-la feliz, é o garçom apaixonado pela menina pobre de circo, é o pai que luta com todas as forças para amar seu filho, é um dos cachorros mortos, é o oprimido e não o opressor.
    E Chico Anísio? E Zorra Total? São programas que tratam mulheres como objetos, negrxs como animais, a esquerda como imbecil... São aqueles que CHUTAM os cachorros mortos, são os opressores.
    Sério, galera, vejam Chaplin antes de falar qualquer coisa sobre um dos maiores mestres do cinema.

    ResponderExcluir
  124. Aliás, tem um livro que vou reler, pra quem tiver afim de uma leitura mais pesada sobre o tema:

    A violência sutil do riso, do Proust

    ResponderExcluir
  125. Amei o doc! Tem muita gente linda com ótimos depoimentos que valem ser destacados. Por isso que amei vc ter destacado a fala do Gentili (que não tá na categoria gente linda, mas ok), pq é isso ai, ele pode ser um bacaca, um comediante mediocre que tá lá p ganhar umas risada e pronto. Não que isso me faça respeitá-lo como comediante, mas prefiro quando as pessoas são sinceras, mesmo quando a sinceridade é "sou homem, sou branco e sou hétero e to cagando p luta de vocês"

    ResponderExcluir
  126. Doc excelente.
    Esse humor baixo e rasteiro (pior do que eu esperava), além de revelador sobre a disposição de reafirmar preconceitos antiquíssimos, revela ainda uma incompetência e/ou falta de vontade de fazer algo melhor.

    E a questão foi muito bem sintetizada pelo humorista argentino, que disse que não lhe agrada o humor que ri da vítima, mas o que ri do carrasco.

    ResponderExcluir
  127. Anon 13:36, não acho que essa comparação tenha a ver. Fazer piada com gente feia... a feiura é subjetiva, o que é feio pra mim pode não ser pra vc. Piada de bêbado tbm, vc não ofende ninguém especificamente. Nem piada de papagaio, só se os protetores dos animais reclamarem.

    As outras que vc citou: carioca e paulistas não são minorias oprimidas. Piada de loira geralmente são piadas machistas e de gaúcho geramente é homofóbica. Piada de baiano (preguiçoso, lento) tem um fundo racista. Então tem que ver essas diferenças.

    ResponderExcluir
  128. Rafinha Bastos é mesmo um bundão. Agora que ele finalmente atacou outro playboyzinho zé ruela (Huck) por uma boa razão (dirigir bêbado), ficou com medo de processo e pediu desculpas na velocidade da luz.

    Depois vem esse pessoal e fala que protestar contra o humor ofensivo dirigido a minorias é querer censura. Se o Huck dirige bêbado e depois não quer ser alvo desse humorista por isso, e consegue calar o dito humorista porque tem condições de contratar um grande escritório de advocacia, por que é que as mulheres devem aceitar ser alvos de piadas sobre estupro?

    Pelo visto o Rafinha já viu que atacar rico dá problema, agora é que ele só vai mesmo fazer "humor" com quem não tem voz.

    ResponderExcluir
  129. Lola vc é linda !!! Legal ouvir e ver vc falando, sempre ficava imaginando vc falando seus post's. O doc é ótimo! Sabe aqueles amigos que falam "é só uma piada", pois então darei o documentário de presente! rs rs

    ResponderExcluir
  130. Esse comentário é muito pertinente, vou colar ele todo:

    "Eu não ia comentar, mas fiquei muito chocada de ninguém ter comentado: Sério que colocaram Chaplin ao lado de Chavez, Zorra Total e Chico Anísio? Tipo: SÉRIO MESMO?
    REVEJAM os filmes do Chaplin e se perguntem: por que ele foi EXPULSO dos EUA e por que o Chico Anísio/Zorra Total (não tenho muito conhecimento de causa sobre Chavez, mas o que conheço me dá a impressão de ter a profundidade de uma colher de chá) é adorado pelxs conservadorxs?
    O Chaplin é o cara que faz o humor que "passa a mão na bunda do guarda", o Chaplin é o operário que é explorado (e sacaneia o patrão sem perceber), é o barbeiro judeu que troca de lugar com o ditador nazista e fala de sonhos belos em um discurso, é o doce mineiro que se encanta por uma prostituta e quer vê-la feliz, é o garçom apaixonado pela menina pobre de circo, é o pai que luta com todas as forças para amar seu filho, é um dos cachorros mortos, é o oprimido e não o opressor.
    E Chico Anísio? E Zorra Total? São programas que tratam mulheres como objetos, negrxs como animais, a esquerda como imbecil... São aqueles que CHUTAM os cachorros mortos, são os opressores.
    Sério, galera, vejam Chaplin antes de falar qualquer coisa sobre um dos maiores mestres do cinema."

    Quem conhece a biografia de Chaplin sabe que ele foi pobre durante a infância e, se bem me lembro, boa parte da adolescência. Mas pobre mesmo, de a família passar períodos de fome, de não conseguir pagar o aluguel e ir mudando para bairros cada vez mais marginais. Ele enriqueceu, mas nunca fechou os olhos para as injustiças sociais, a desigualdade, a exclusão, os abusos das autoridades. O personagem dele é um pobre, mas ele não faz da pobreza o objeto do humor, não no estilo "vejam como pobre é ridículo e tosco", coisa que vários humoristas brasileiros fazem para o público de classe média-alta, ele tem um senso de inconformismo (e humanismo) que esses "humoristas do status quo" nunca vão entender, muito menos vão conseguir ter.

    Também quero comentar algo sobre o Chaves. Pessoalmente eu acho incrível como o Chaves tem uma forma de humor bastante, por assim dizer, inocente, bobinha mesmo, até bastante previsível e repetitiva, mas extremamente eficaz. Pastelão puro, no melhor sentido. Que inclusive, embora sem a sofisticação de Chaplin, usa algumas fórmulas chaplinescas, como o protagonista pobre, ingênuo e atrapalhado que enche todo mundo de pancada, e frequentemente também leva, e a ridicularização de pessoas cheias de pose.

    Talvez quem já seja adulto não tenha muita paciência para o humor simplezinho e infantil do programa, mas eu garanto que Chaves passa longe do tipo de humor de um Zorra Total ou de um Turma do Didi (que eu ouvi dizer que vai sair do ar, parece).

    ResponderExcluir
  131. E essa idéia de "passar a mão na bunda do guarda" também não seria preconceituoso. Agora todos os policiais são fascistas filhos da mãe que merecem ser desrespeitados? Os policiais honestos não devem gostar muito disso.

    ResponderExcluir
  132. Na minha pergunta das 10:40 era pra ter um ponto de interrogação na primeira frase(rs), mas acho que dá pra entender.

    ResponderExcluir
  133. Sphynx concordo com oq vc disse sobre o Rafinha, só colocaria um adendo:

    O que o Luciano Hulk fez foi boçalidade, e qlqr umq ue tivesse feito, seria boçal tbm! Mas ele especialmente por ser (bem ou mal) uma figura pública, mas que bom que a blitz não deixou passar em brancas nuvens.

    Mas o que me surpreendeu, foi o tom de completa agressividade que o Rafinha usou. Eu até concordo com o que ele disse, mas ele teria outras mil formas de questionar o Hulk pela sua atitude, e ele foi baixo, rasteiro. E acho que isso já diz muito sobre o carater dele.

    ResponderExcluir
  134. Para o Anônimo das 10:40

    Acho que a questão de passar a mão na bunda do guarda foi uma metáfora... Quer dizer, não é metáfora a figura de linguagem correta, mas sim uma "metonímia", ou seja, uma parte representando o todo!

    Então falar em "passar a mão na bunda do guarda", seria o msm que dizer: desafiar as autoridades, desafiar o status quo.

    Sacou?

    ResponderExcluir
  135. Uma errata, o livro que indiquei é "Proust, a violência sutil do riso", autora: Leda Tenório da Motta

    ResponderExcluir
  136. Que baita documentário! Acabei de assistir no Youtube. Meus amigos cartunistas dando show de consciência e profissionalismo. E a participação linda da Lola! UAU! Beijo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  137. Lola, o documentário é muiiiito bom! Amei! Vou compartilhar milhares de vezes! Adorei suas falas!

    ResponderExcluir
  138. Camila Strongren disse...

    Para o Anônimo das 10:40

    Acho que a questão de passar a mão na bunda do guarda foi uma metáfora... Quer dizer, não é metáfora a figura de linguagem correta, mas sim uma "metonímia", ou seja, uma parte representando o todo!

    Então falar em "passar a mão na bunda do guarda", seria o msm que dizer: desafiar as autoridades, desafiar o status quo.

    Sacou?
    -----------------------------------

    Eu entendi desde o começo de que não era uma coisa no sentido literal, mas usar o guarda como metonímia não acabaria sendo um resquício daquela velha identificação do policial como um opressor, um "malvado" e etc.?

    ResponderExcluir
  139. Parabéns pela aparição, Lola =) Ainda não vi o documentário, mas tenho ele guardado pra ver aqui quando tiver tempo (atualmente tô dividindo o tempo entre gravar vídeos pro meu vlog e ir à facul).

    ResponderExcluir
  140. Adorei o doc. Muito bom dar uma voz para suas palavras Lola. Parabéns.

    ResponderExcluir
  141. Lola, vi o documentário ontem! Gostei bastante mesmo, parabéns para vocês!
    Deu para notar mesmo a polarização de rafinha bastos e companhia e o outro lado que quer mudar isso! Assustei (não gosto de stand up)pela baixa qualidade do stand up e a nojentisse deles..Aquele de óculos escuro é o Danilo Gentili? Que cara panaca! e a mulher tb? Só conhecia o R. bastos e me deixou enojada saber que tem uma legião..
    Agora a argentina eu ameii! E do fundo do coração, não é que é muito engraçado este tipo de humor? Muito mais que os reacionários.(aliás não vejo graça nenhua no humor destes r bastos e comp.)

    A desculpa que eles dão do só estamos reproduzindo o que as pessoas pensam e acham graça como neutro é atestado de burrice né..
    Como se as mesmas pessoas não pudessem rir do Chaplin por exemplo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  142. dá pra assistir aqui gente, no youtube:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PRQ1LuBWoLg

    Está ótimo e é maravilhoso ver a Lolinha rindo *--*

    ResponderExcluir
  143. Muito bom o documentário, muito bom mesmo. Ao final fica aquela tristeza em saber que essa galera do stand up só fala esse monte de baboseira pq tem público, pq tem um monte de otário pra rir, se não tivesse eles não estariam falando o monte de asneiras que falam. Então o que se tem que mudar é a cabeça das pessoas, pq no momento que não se existir mais massa crítica pra essa baboseira que eles chamam de comédia, se irá existir mais tanta gente idioya pagando de humorista.

    ResponderExcluir
  144. Lola, não sei se já viu, coluna na Folha sobre o documentário e vc sendo citada:
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/1199882-kkk.shtml

    Bjus.

    ResponderExcluir
  145. Eu assisti o documentário. Você tem uma voz tão doce! Imaginava sua voz mais grave, tanto o quanto seu discurso. Olha como a mente da gente trabalha com esteriótipo: pra ser uma mulher feminista tem que ter voz grave, rs. Mas, o bom é que te humanizou, te deixou mais perto do público que gosta de ler seu blog (como eu, por exemplo). Além, disso o documentário é transgressor e não valida o humor babaca de Bastos e Gentilli (ô caras babacas, viu). Maria.

    ResponderExcluir
  146. vc foi maravilhosa Lola. Quando te vi la, fiquei supeeeeer feliz!!! todo mundo q indico esse doc. sempre me refiro a vc. Suas afirmações sempre coerentes e muito bem fundamentadas!!! Adoro seu trabalho!

    ResponderExcluir
  147. Já tinha assistido ao documentário assim que saiu e, lendo os posts mais antigos aqui do blog, fiquei com vontade de ver de novo. Parabéns pela participação, Lola!

    Gostei do documentário por várias razões, e uma delas foi a de conhecer e gostar bastante da opinião de algumas pessoas, como o Jean Wyllys e o Laerte.

    Quanto ao Rafinha Bastos, Danilo Gentilli, etc, nem tem o que falar. Piadas grotescas, sem graça, ofensivas, que chegam a nos dar vergonha de estar ouvindo. Especialmente as piadas da única mulher comediante, da dupla branco/negro e daquele cabeludo da MTV (não sei o nome dele) são tão repugnantes que eu cheguei a quase não acreditar que eles falaram aquelas coisas e, mais, que o fizeram com o intuito de causar o riso.

    Gosto da idéia de que os politicamente corretos são vistos como caretas, quando na verdade são libertários, enquanto são os defensores do politicamente incorreto que não conseguem se desprender da visão retrógrada que, como você mesma colocou no documentário, está aí há séculos (e portanto, o texto deles não é bom, eles não são geniais, nem pensando do ponto de vista artístico, já que não estão criando nada.

    Adoro seu blog, Lola.

    ResponderExcluir
  148. Poxa, Lola, não te conhecia. Te vi no documentário e te achei muito bacana. Você cita bons comentários de outros participantes, mas alguns dos melhores são também os seus. Cheguei aqui no blog por acaso e você acabou de ganhar uma leitora...
    Abraço,

    ResponderExcluir
  149. Poxa, Lola li agora que vc gravou suas cenas lá no IFCS... uma pena que eu não soube dessa sua aula inaugural, pois teria ido lá te ver. Sou mestrando da FE da UFRJ. Um beijo

    ResponderExcluir
  150. Lola, já usei esse documentário algumas vezes em sala de aula. E sempre acho que o "vespeiro", ao qual se referiu Pedro Arantes ao fazer o doc, ainda está intacto. Acredito que podemos fazer mais, discutir mais e mostrar que não há graça nenhuma num país cheio de ódio e piada sem graça. Tenho tentado, embora nós professores estejamos sendo cassados por políticos que querem nos proibir de discutir ideologias em sala de aula. Voltando ao doc, recentemente, fui abrilhantado pela voz de um aluno do interior do estado (RN), que chegou para mim e disse que jamais havia pensado em ser tão cruel com as piadas que reproduzia. Um grupo de alunas me chegou com uma ideia genialmente bacana de formar um coletivo de mulheres na escola (é um Instituto Federal no interior no qual sou professor substituto). Sugeri sua página, que acompanho há anos - graças a amigas feministas. E sei que elas estão acompanhando e levando ótimas discussões para a sala. Bem, esse comentário é só para agradecer a sua existência linda, a partir da qual muitas pessoas têm se tornado esclarecidas, melhores, inclusive, neste mundo.
    Parabéns pela participação no doc e, saiba: adoraria poder contar com vc em uma palestra por aqui. Topa?

    ResponderExcluir