sábado, 29 de março de 2008

“YOU HAD ME AT HELLO”

Por nenhum motivo específico, decidi colocar uma enquetezinha relacionada ao Tom Cruise. Sou fã do Tom, tá? Não ligo que ele seja ligado a seitas estranhas como Cientologia, que ele tenha dado vexame na Oprah ao declarar seu amor pela Katie Holmes, que tenha criticado a Brooke Shields por ter depressão. O cara tem que ser bom ator e inteligente, ou senão não faria sucesso há tanto tempo. Compare a carreira do Tom com a dos outros jovens atores que participaram de Vidas sem Rumo, em 1983. Ralph Macchio fez Karatê Kid e mais nada. Rob Lowe até que ia bem, até o escândalo sexual. Emilio Estevez tenta sobreviver como diretor. Patrick Swayze teve seus momentos de grande destaque com Dirty Dancing e Ghost, mas nunca foi constante (agora luta contra o câncer. Torço por ele). Matt Dillon, elogiado pela crítica por Drugstore Cowboy, no fundo não manteve a aura da década de 80. C. Thomas Howell esteve ótimo em A Morte Pede Carona, e depois deve ter morrido, coitado. O Tom continua firme e forte desde, hã, Ases Indomáveis. Ou antes. Ele começou em Amor sem Fim, mas até hoje não consigo reconhecê-lo no filme (ele tem alguma fala?). Dos anos 80, o filme que mais gosto com ele é A Cor do Dinheiro mesmo. Na década de 90, fico dividida entre sua atuação em Jerry Maguire e Magnólia (acho que o Kubrick faleceu antes de terminar De Olhos Bem Fechados). De 2000 pra cá, meu favorito deve ser Minority Report. De qualquer jeito, pensando bem, poucos atores tiveram o privilégio de atuar em tantos filmes bons. Se houver alguma vez na vida que vou me identificar com a Renée Zellweger, é quando ela interrompe o discurso romântico do Tom em Jerry pra explicar que ele a conquistou quando entrou pela porta (ela diz “You had me at hello”). É assim que me sinto com ele. Critica, vai. Quero só ver. Quequié, só crítico homem pode babar pelas estrelinhas?

10 comentários:

  1. Nossa! Taí um post que eu não imaginava ver no blog da Lola! Uma ode a Tom Cruise! hehe
    Não gosto do Tom Cruise.
    Principalmente em seus trabalhos mais recentes.Eu sempre vejo os mesmos trejeitos os mesmos traços. Não importa se é o senador de Leões e Cordeiros (que eu detestei),Jerry Maguire ou o Ethan Hunt.
    Mas confesso gostar de alguns de seus filmes. Jerry Maguire e Minority Report são bem legais. Negócio Arriscado também é bacana, no melhor estilo curtindo a vida adoidado.

    ResponderExcluir
  2. É, eu gosto dele. Muito! Só uma observação: odeio Negócio Arriscado! (eu pensei que fosse no plural. Agora não dá pra corrigir na enquete, dá?). Acho o filme medonho e machista. A cena no metrô, em que o garoto empreendedor e a prostituta se beijam, enquanto um velho observa, é arrepiante (no mau sentido), creepy, como que se diz? Tá tarde... Não, eu só gosto mesmo da cena no começo com o Tom dançando. Acho que marcou bastante toda uma geração de mulheres...

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca dei muita importancia ao Tom, como ator nem nada. Sua beleza é inegavel...
    Nunca reparei se ele é um bom ator ou não... estranho, a atuação dele que mais me marcou foi em "Vanilla Sky".

    ResponderExcluir
  4. Gostei dele em Vanilla Sky também. Aliás, gosto bastante do fime... ou gostava, até ver o original e constatar que o remake é igualzinho. Pra mim perdeu o encanto.

    ResponderExcluir
  5. Esses dias, no meio da tarde, fui atravessar uma avenida super movimentada do centro de Floripa e ela estava... vazia, sem carro nenhum!
    Foi o meu momento mais Tom Cruise até então!
    :-)
    Além de Vanilla, faltou Top Gun na pesquisa!!!
    Acho mesmo que Tom se ajusta muito bem aos anos 90. Votei em Rain Man.
    Mas gosto dele até hoje.
    E tô louco pra ver Leões e Cordeiros. Mas é pela Meryl.

    ResponderExcluir
  6. Ric querido, eu também tenho desses momentos Vanilla Sky! É sempre interessante ver lugares frequentemente lotados vazios. Assustador, até. Pois é, a enquete já tava longa demais, por isso deixei Vanilla e Top Gun de fora. Mas, sei lá, Top fez enorme sucesso e consolidou a carreira do Tom, e claro que o filme "funciona" (muitas aspas aí) por causa dele, mas... Ninguém tem muito o que fazer naquele filme, tem? Até hoje leio que o Tim Robbins e a Meg Ryan estão no filme e não consigo localizá-los (quer dizer, faz duas décadas que não vejo o filme).

    ResponderExcluir
  7. Talvez alguém ainda se impressione com isso: NUNCA ASSISTI TOP GUN!
    Nunca.
    (Na Hobby Tape... eu mentia!)

    ResponderExcluir
  8. Eu me impressiono que vc nunca tenha assistido Top Gun, Ricardinho! Mas nao me impressiona nada que vc mentia pra mim! Desconfiava que vc olhava pra mim esquisito e mudava de assunto toda vez que eu comecava a falar do Val Kilmer! Ha ha, vc eh um fofo, Ric. Voltarei a fazer batata assada pra vc.

    ResponderExcluir
  9. Pra me ver vermelho, era só falar do River Phoenix!
    .
    .
    .
    .
    Lola... é MUITO difícil a gente tentar falar no MSN?
    Acho que posso contribuir com o blog (de maneira positiva, não como venho fazendo até então. por duas batatas. três.)

    ResponderExcluir
  10. Hmm, MSN? Que tal skype? Manda o seu endereco que eu te adiciono. Nao costumo ter tempo durante a semana, mas sabado eh um bom dia, pode ser? Vc tem planos mirabolantes pra transformar meu blog num sucesso ainda maior que o "Odeio Flor de Plastico"? Isso vale 3 batatas!

    ResponderExcluir