terça-feira, 16 de abril de 2019

FALAR DE CARLUXO E DO SEU SUPOSTO CASO COM O PRIMO É HOMOFOBIA?

Semana passada no Twitter, o exemplo de homem e político que é Fernando Haddad respondeu ao nadinha Carlos Bolsonaro (vereador no Rio e assessor-mor do pai): "priminho tá bem?"
Haddad caiu na provocação do pitbull, que antes lhe havia escrito "Chora marmita!!!", numa discussão sobre o Bolsa Família, que em 2010 foi apelidada por Jair de "bolsa-farelo". 
Pelo "priminho", Haddad foi chamado até por gente à esquerda de homofóbico. 
Rotina da nada homofóbica
direita brasileira
Não preciso nem dizer que a direita -- a mesma que tem orgulho da sua LGBTfobia e que chama Haddad de "marmita do Lula" e diz que ele faz "visita íntima" ao ex-presidente -- tentou explorar ao máximo o assunto. É como eu sempre digo: pra direita, machismo, racismo e homofobia só existem quando são praticados por alguém de esquerda. Quando nós apontamos o preconceito deles, é puro mimimi nosso.
Acontece que faz tempo que venho querendo consultar pessoas LGBT sobre se seria homofóbico sugerir que Carlos e seu primo Leo Índio são um casal, ou se chamá-lo de "Carluxo", como Leo o chama, pode ser homofóbico. É que pelo menos desde janeiro chamo Carlos de Carluxo, e, bom, não sou homofóbica, nem quero ser confundida com uma. 
No início de abril, publiquei este tuíte ao lado, que teve bastante repercussão. À noite, participei de uma live do Diário do Centro do Mundo e me perguntaram se eu achava homofóbico referir-se a Carlos como Carluxo. Eu respondi que não, porque não vejo nada de errado se Carlos e Leo forem mesmo um casal. Muito pelo contrário, seria ótimo se uma família homofóbica tivesse um filho gay. E que, se Carlos se assumisse, ele poderia talvez impedir que o governo pisasse nos LGBTs. 
Mas, né? Não é o meu lugar de fala, pois sou hétero. Eu já tinha sido avisada por LGBTs que sugerir a homossexualidade de Carlos seria homofobia, assim como me apontaram a homofobia no famoso grafite do beijo entre Trump e Putin e na charge do "patriota" Jair na cama com Trump. Mas admito que ainda tenho dificuldade em ver homofobia nesses exemplos. 
Então pedi para pessoas LGBT que me seguem no Twitter que manifestassem suas opiniões sobre isso (não apenas restritas ao deslize de Haddad, mas em geral). Queria colocar aqui -- quero ainda -- vários pontos de vista. Hoje vou publicar dois textos, e amanhã publico outros. Os de hoje têm basicamente o mesmo ponto de vista.

Eis o texto de Thaís Lamblet, escritora, ativista, feminista, LGBT, defensora dos direitos humanos.

Homofobia Velada
Desde que os boatos de que Carlos Bolsonaro e seu primo seriam, na verdade, um casal e que este mesmo primo o chamava de Carluxo, abriu-se um precedente para a homofobia, até mesmo para quem luta contra ela.
É sabido que não se deve confundir a reação do oprimido com a violência do opressor, e é exatamente por isso que a situação é tão paradoxal. No entanto, não deixa de ser homofóbica. 
Carluxo, o apelido, não me parece uma demonstração do preconceito, considerando o contexto em que estiver inserido. Sob minha ótica, é uma forma debochada de se referir aos Bolsonaros -- considerando que todos têm apelidos, inclusive para podermos distingui-los.  
Nos demais casos, quando usam o caso d’ele ser gay ou não: expor é uma decisão que só cabe a Carlos, ainda mais na família em que vive. Numa discussão ou como argumento apenas com o intuito de rebaixá-lo ou humilhá-lo, é o mesmo que fazem conosco todos os dias: homofobia. Temos mil argumentos políticos, coisas que eles não têm, para superá-lo em qualquer debate. 
Comentei no parágrafo anterior sobre a família em que vive. Carlos Bolsonaro, se for gay de fato, suprimiu (ou tentou) tudo isso a vida inteira, transformou (ou tentou) em ódio tanto com ele mesmo quanto com o outro. Muitos fizeram isso. Muitos.
Não nos cabe arrancar alguém do armário, muito menos quando lutamos contra isso. Não nos cabe rir da orientação sexual de uma pessoa pelo fato dessa pessoa nos fazer tão mal mesmo nessa questão. 
Atacar alguém por sua característica, seja essa pessoa quem for, só nos torna filhos desse sistema que lutamos contra. Preocupa-me que isso ainda seja pauta, porque eu me sinto pessoalmente ofendida quando vejo qualquer pessoa sendo ultrajada por algo que simplesmente não tem nada de errado e está longe de ser uma escolha. 

Aqui o texto de Alex Carvalho, estudante de Rádio, Televisão e Internet.

A  homofobia do Tweet de Haddad
Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que sim, votei em Haddad ano passado e que acho que qualquer repúdio a algum Bolsonaro é pouco. Entretanto, minha posição partidária não pode interromper meu senso crítico quanto ao reforço de preconceitos, mesmo que atitudes erradas venham dos meus correligionários.
Não acredito que Fernando Haddad seja um "esquerdomacho", e  sim uma prova de que todos os homens, até os mais desconstruídos, cometem atos falhos. Também não vejo motivo algum para fazer um grande auê em cima do caso. Prefiro enxergar isso como mais uma oportunidade para debater determinados comportamentos masculinos e trocar experiências baseadas na vivência de cada um.  
Vamos aos fatos: em uma discussão sobre o bolsa família, ao ser contestado por Carlos (que segundo boatos seria homossexual), Haddad vira a mesa e solta uma ironia a respeito do primo (que segundo os mesmos boatos seria companheiro de Carlos). A grande questão (e onde eu enxergo um comportamento errôneo) é: o que uma coisa tem em relação com a outra? E isso não é uma situação inédita quando somos (assumidos ou não) LGBTQI+ em qualquer debate.
Mídia reaça explorando o caso
Refletindo sobre a situação para escrever esse texto acabei regredindo a muitas experiências da minha vida, como na escola em momentos em que minha opinião por vezes foi abafada com um gracejo sobre minha sexualidade pelo engraçadinho da sala, ou no trabalho quando minha sugestão era preterida quando o coleguinha que não gostava de mim questionava minha sexualidade para fugir do contexto do tema debatido, e até mesmo dentro de casa, quando por vezes a sexualidade é posta como um parâmetro para a boa convivência familiar. Isso incomoda, e não é pouco.
Quando isso vem em forma de ironia incomoda primeiramente porque ser LGBTQI+ não é nada engraçado (ainda mais no Brasil de 2019), e olha que eu já perdi de vista as vezes em que a minha sexualidade foi posta na roda como forma de piada, ainda mais por gente que nem intimidade comigo tinha. É como se ser um gay (mesmo que assumido e seguro de sua sexualidade) fosse um canal aberto para que as piadinhas tivessem sinal verde para aparecer em assuntos que só dizem respeito a nossa intimidade.
Opinião de Jean Wyllys
Também me incomoda porque parece que, ao insinuar que Carlos é gay, Haddad invalida a opinião dele sobre toda a discussão que estavam tendo antes, e isso não é algo incomum. Podemos estar debatendo física quântica na ONU -- se a pessoa do outro lado tiver poucos argumentos, a sexualidade entra no assunto e o foco da discussão se perde. 
Por fim, essa necessidade de questionar a intimidade do outro é uma coisa muito antiquada, ainda mais quando parte do Haddad; pois esse é o tipo de comportamento que espero da tia que pergunta das namoradinhas no almoço de domingo, não de um político sério que pretende presidir o país no futuro.
Para concluir, deixo bem claro que minha opinião em nada muda a imagem que tenho de Haddad e que isso não me traz 0.01% de arrependimento no voto que dei nele. Muito menos acho que após esse episódio Carlos seja um coitado que merece perdão por todas as bandeiras e bobagens que defende com veemência. Uma coisa não tem relação com a outra, e erros como esse servem apenas para oportunidades como esta de aprendizado e correção de comportamentos. 
Por fim, dou meu pitaco sobre o suporto caso de Carluxo com o primo: O que ele faz entre quatro paredes não me diz respeito. E nem a você, meu caro leitor.

35 comentários:

  1. Vou repostar aqui alguns comentários que fiz no Twitter, em uma postagem da qual você, Lola, também participou. Não espero ser compreendido pela maioria (estou acostumado a ser hostilizado por aqueles com quem simpatizo), mas creio que isto é importante de se dizer:

    Penso que temos de ser um pouco mais tolerantes com os nossos heróis. Se exigirmos deles um padrão inatingível de ética e justiça, NÃO TEREMOS ninguém que nos represente, porque todos somos seres humanos, imperfeitos, incompletos e falíveis. Heróis não são anjos: possuem imperfeições. Heróis não são deuses: podem falhar.

    Não acho correto discutir a "homofobia" de Haddad nesse caso. Mesmo que Haddad tenha sido homofóbico (eu honestamente não quero nem passar perto desse debate), bater nesta tecla só é útil a quem quer desconstruir as candidaturas progressistas.

    Cada tweet criticando a "homofobia" de Haddad é um tijolinho na atenuação da homofobia de Bolsonaro e de quem a esquerda deveria estar combatendo.

    Esse tipo de intolerância, cometido por gente que se acha um modelo de santidade e dono da régua para medir a retidão do mundo só serviu até hoje para nos trazer exatamente aonde estamos: governados por um governo que representa cada um dos valores que abominamos. Um governo que se elegeu com o voto ressentido de milhões de pessoas que se sentiram alienadas pelo nosso rigor moral (não foram todos, mas conheço muitos assim).

    Não custa lembrar que atirar nos aliados é sempre mais certeiro: nós os conhecemos, eles estão perto e não esperam que sejamos nós a atirar. Se você vai a guerra para comemorar quantos abateu, faz muito sentido atirar em quem está ao seu lado nas trincheiras.

    O campo progressista precisa parar de atacar seus heróis -- assim como precisa para de atacar aliados potenciais. Cada facção que se forma do nosso lado é uma etapa de nossa fragilização e habilita os reacionários a aprofundarem seu jugo. Vamos parar de justiçar quem não corresponde cem por cento ao nosso ideal de perfeição pessoal, vamos aceitar que podemos gostar de alguém que não é exatamente "como pedimos a Deus".

    Sei que isso é exigir maturidade de gente que ainda vive com os pais, mas não custa lembrar que o mundo real é absolutamente cruel e não tem nenhuma consideração pelos seus sentimentos. Temos de parar de colocar as sensibilidades em primeiro plano, lembre-se de que estamos com os nossos metafóricos traseiros ameaçados. Houve um regresso civilizatório e é preciso lutar de novo pelas bandeiras de décadas atrás, as bandeiras de ontem, que ainda nem havíamos acabado de plantar, não têm chão mais.

    Ou lutamos pelo que nos foi tirado, ou não conseguiremos nunca conquistar o que queremos e ainda não tivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Geraldo, você é gay?

      Desculpe a pergunta invasiva, é pra entender teu ponto de vista.

      Excluir
  2. Olha, acho que não, o cinismo de uma pessoa como esse carlos tem que ser exposto mesmo. E eu pessoalmente acho enrustidos o pior tipo de pessoa , são covardes e mesquinhos, querem enganar e muitas vezes fazem isso por anos, a família, os amigos, os colegas de trabalho.... Tô cansada de ter paciência com enrustido histérico e violento.
    E dane-se a opinião de direitista escroto que quer licença pra matar quem se atravessar no caminho deles.

    ResponderExcluir
  3. A ESQUERDA PODE SIM FAZER COMENTÁRIOS SOBRE O CARLUCHO...
    POR QUE A DIREITA FAZ ESSES COMENTÁRIOS COMO FORMA DE OPRESSÃO, E A ESQUERDA SÓ USA ESSES COMENTÁRIOS CONTRA A DIREITA, PARA SE DEFENDER DOS ATAQUES DELES.

    ResponderExcluir
  4. De fato, Fernando cometeu um "close errado", um erro. Por ter condições privilegiadas perante a sociedade: homem, cisgênero e hétero, não há como ele experienciar toda a opressão que a comunidade LGBTQIA+ sofre (sua função portanto é ter o máximo de empatia). Ele se rebaixou e reproduziu uma concepção errônea da Sociedade Patriarcal Homofóbica, na qual todos nós ainda somos influenciados por ela em menor ou maior grau. O homem cis hétero (condições privilegiadas) pró-LGBT, portanto, precisa constantemente fazer a auto-crítica. É portanto, uma constante desconstrução. Não podemos classificar o deslize de Haddad no mesmo patamar da propagadora de ódio e declaradamente homofóbica família Bolsonaro. Isso é de uma desonestidade gritante; ele que executou políticas públicas pró-LGBTQIA+ com o seu projeto Transcidadania: cursos gratuitos profissionalizantes para a população trans e travesti para a inserção no mercado de trabalho. Que ele não se rebaixe mais.

    ResponderExcluir
  5. Super apoio a opinião do segundo texto publicado... É necessário separar as opiniões em qualquer asunto político, posições, perfil profissional e condutas profisionais como políticos e figuras publicas dos implicados (extremamente repudiáveis as do Carlos Bolsonaro, e com muitos pontos positivos as do Haddad) de falas específicas. E sim, nessa fala (tweet) o Haddad caiu numa velha piada homofóbica. Acho que dá para ver que esse comentário não teria sido feito (ou não estariamos comentando) se o Leo fosse umA primA mulher, mesmo que todo o restante (o ar clandestino do relacionamento, os seus privilégios injustificáveis, etc) fosse igualzinho, né?.
    Mesma coisa no caso da charge (para mim evidentemente) homofobica do Bolso pai com Trump. A charge não tenta mostrar muita intimidade entre os personagens, evidentemente, mas sim mostrar o nível de 'entrega' do presidente brasileiro ao gringo. Pensemos então, se a mesma política entreguista e complexo vira-lata do Bolso fosse levada perante umA presidentA mulher gringa, seria só pôr a imagem dela na charge e o sentido se manteria? Claramente não.
    Se ao fazer a troca a piada/comentário sobre um tema qualquer perde sentido, é porque o componente homosexual faz parte fundamental da piada/argumento, e pronto! já caímos em homofobia, mesmo sem querer.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lola!
    Gostei muito do texto.
    Creio que o episódio demonstra o quanto nosso Brasil é preconceituoso e o quanto é necessário evoluir.
    É fácil cair no preconceito, basta não pensar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Haddad e Jean Willys pisaram na bola SIM e mostraram os monstros que eles são. Engraçado que um é hetero e outro é homo. E ambos são preconceituosos. Eu, como gay, estou muito decepcionado com tudo isso. Melhor se Ciro tivesse ido para o 2° turno. Votei em Haddad mas nem iria votar se a eleição fosse hoje.

    ResponderExcluir
  9. Pelo menos o Carlos e o primo desistiram do Passaporte, já o filho do Lula teve até a justiça caçar, e nunca teve cargo no governo.

    https://www.google.com/amp/s/politica.estadao.com.br/noticias/geral,justica-anula-passaporte-diplomatico-de-filho-de-lula,1095617.amp

    ResponderExcluir
  10. Foi uma atitude pequena e Haddad que deveria estar redigindo o impeachment do Bolsonaro,falando com trabalhadores,professores,religiosos e estudantes,rodando o país,mas prefere ficar "lacrando" no Twitter,gente, ele foi candidato a Presidente e se rebaixa batendo boca com esse senhor?Uma atitude -mais uma- decepcionante.Ps.:Outro que foi grosseiro sem necessidade foi o Tulio Gadelha,pra que rebater com grosseria o elogio da Damares?Vendo esse tipo e liderança de esquerda vemos a falta que faz um Brizola.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vários pontos, exceto quando ele diz que o que Carlos faz entre 4 paredes não diz respeito a ninguém. Acho que diz, sim. Se ele fosse um anônimo ou uma pessoa que jamais levantou qualquer bandeira contra os homossexuais seria uma coisa. Mas um sujeito hipocrita não tem esse direito. Não sou gay, mas falando como mulher, se alguém descobrisse que a Damaris ou a Michele Bolsonaro fizeram um aborto, vc acha que ela teria direito à guardar esse segredo? Eu não acho.

    ResponderExcluir
  12. Bom, em primeiro lugar quero deixar claro que sou hétero, então o que digo parte desse lugar de fala.
    Concordo com o segundo texto em relação ao Haddad. Errou feio, errou rude, tem que se desculpar.
    E concordo tbm com o 23:28 tbm. O Carluxo é pessoa pública, publicamente homofóbico e esse (des)governo vive querendo se meter na vida de toda a população com sua pauta 'dos costumes' retrógrada e assassina.
    E tbm acho importante pontuar que mtas pessoas q apontam pra provável homossexualidade do Carluxo ficam indignadas com a hipocrisia dele e não com a possível homossexualidade. É um jeito torto de deixar claro como ele é hipócrita e ridículo sim, mas creio que o foco seja a incoerência e hipocrisia dele e não a homossexualidade.

    ResponderExcluir
  13. Quanto ao Carlos concordo que sugerir homossexualidade é homofobia, mas quando essas pinturas não, até pq elas não são sobre sexualidade e sim sobre relações politicas que beiram o passional.

    E sobre o Haddad, ME POUPE quem fica nessa exigência de perfeição, errou? errou! Mas foi ele que ficou horas no TT sendo chamado de marmita que também tem conotação sexual, então gente, pode ter sido infantil mas não partiu dele, foi reação, até o Haddad tem direito de perder a paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direito a perder a paciência Sim!
      Direito de ser homofóbico, NÃO!

      Excluir
  14. Eu detesto essa justificativa "a direita faz pior"... Os progressistas estão tentando se igualar com os reacionários? Podemos melhorara nossas práticas e evitar nosso preconceito? Não é melhor sermos superiores que usar as ações de terceiros como desculpa para nossos erros? Não é questão de exigir perfeição, mas buscar que nossos representantes (pra mim nenhum político é herói) busquem melhorar sempre.

    ResponderExcluir
  15. Vcs notaram como a Esquerda está brigando por motivos fúteis, é só ver aa discussões nos últimos posts: cortar laços com amigos que votaram no Bolsonaro ou não, comemorar ou repudiar a condenação do Danilo Gentili, o Haddad foi homofobico? É muito tempo perdido com coisa pequena no lugar de tentar derrubar um governo que já nasceu podre, que todos os dias dá provas que é inútil e ainda não foi derrotado por falta de uma ação bem coordenada e executada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comemorar ou repudiar a prisão do Danilo não foi briga de esquerda. Não vi esquerdistas se atacando por causa disso. E comentar sobre o ódio de Danilo não tem nada de futil. Lembre-se que ele tem uma legião de fãs loucos para agir como ele age sem serem punidos. Quanto ao Haddad ser homofóbico eu não acho que tenha sido, mas concordo que é uma perda de tempo ficar atacando um homem que claramente defende todas as pautas esquerdistas por nada. Os esquerdistas brigam entre si e a direita ri e se fortalece com isso.
      A esquerda ficou julgadora demais dos seus próprios membros. Poderá se destruir com isso.

      Excluir
    2. Homofobia é um motivo fútil pra ti?

      Excluir
  16. Todos heterossexuais são homofóbicos. TO - DOS! Em maior ou menor grau, mas todos são. Lidem com esse fato...
    Inclusive os próprios gays e as lésbicas, por terem de conviver a vida inteira com a anti-homossexualidade/homofobia general de todo o mundo, estão cheios de homofobia internalizada - mesmo que ela tenha se tornado apenas cicatrizes e resquícios para os mais sortudos, mais bem aventurados, mais privilegiados, os mais bem resolvidos e bem sucedidos em se livrar desse mal internalizado em si mesmo - mas ainda assim ele existe. Essa sociedade é homofóbica, é isso. O que fazemos e faremos de efetivo, concreto e definitivo para resolver esse problema e mudar essa realidade que é social/geral, não apenas individual?

    ResponderExcluir
  17. Não existe feminino da palavra "hétero"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pq é a abreviatura bde heterossexual.

      Excluir
  18. a) Sinceramente a esquerda esta perdendo tempo com bobagens deveria estar nas ruas dialogando com as pessoas.

    b) Ainda bem que temos Tabata Samia Fernanda tb gosto da Renata Souza

    ResponderExcluir
  19. Hétero/hetero/heterossexual não tem variação entre masculino e feminino, se aplica tanto pra homens quanto pra mulheres heterossexuais.

    ResponderExcluir
  20. 10:45, cara, ngm tá brigando. A gente tá problematizando, discutindo civilizadamente e nos questionando sobre nossas atitudes. É assim que se aprende, cresce e evolui. Esse debate não inviabiliza o q vc disse (" tentar derrubar um governo que já nasceu podre"). O mundo não acontece em duas dimensões, só em duas frentes, mas sim em várias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, mana, o problema é que esta "problematização" toda não leva a lugar nenhum! E,infelizmente, pelo que vejo as discussões não são nada saudáveis e civilizadas, é só acusação e troca de farpa. E se o debate não está invibilizando tentar derrubar o governo, porque os partidos de esquerda não se uniram ainda pra eleger presidente da Câmara ou do Senado? Como não conseguiram travar as pautas do Bozo, igual fizeram no segundo governo da Dilma? Cadê o arquivamento das propostas de reforma? So vejo muito discurso e pouca ação prática.

      Excluir
  21. As pessoas não zombam de Carluxinho por ele ser gay. Zombam por ele ser enrustido e ao mesmo tempo se apoiar junto com o papaizinho Mijair (que também é enrustido) na homofobia e no ódio contra outros que são iguais a ele pra ganhar poder e dinheiro. Quem zomba de um homofóbico enrustido não está zombando da orientação sexual do indivíduo, mas sim da hipocrisia e sobretudo da COVARDIA de quem se diz machão mas caga a fralda de medo de admitir que curte um macho.

    Se o problema é que ninguém entende a diferença, não tem bronca não. A gente desenha pra todo mundo entender.

    E a quem está reclamando de Haddad por ter perdido a paciência com as ofensas do Carluxo Armário Mega Plus com Teto de Vidro, tratem de lembrar que Haddad é humano e respondeu a uma sequência de ofensas de nível bem mais baixo do que o da resposta que ele deu. Não ser preconceituoso é ok, pessoas; ter sangue de barata é outra, e o motivo pelo qual batalhas, eleições e até vidas são perdidas.

    21:53 e onde estava o seu protesto quando isso acontecia? Ou você tava ocupado demais parcelando casa, iPhone ou dando opinião estúpida em blog feminista pra fazer sua parte como cidadão e eleitor?

    ResponderExcluir
  22. Heteras (ou também hetairas) são as prostitutas de luxo da Grécia Antiga.

    ResponderExcluir
  23. Tá legal, eu que sou gay vou dá a minha opinião:
    Fazer chacota insinuando um caso entre Carlos e o primo não é para dizer que o fato deles (provavelmente) serem gays é motivo de chacota. Ou que o fato deles não se assumirem é motivo de chacota. O motivo da chacota é o fato de que UMA PESSOA É GAY E É CONTRA QUALQUER DIREITO QUE POSSA SER DADA AOS GAYS. Posso lembrar que a posição do Carlos favorece que lgbt's sejam mortos todos os dias. E agora as pessoas tão preocupadas com isso?
    É incrível como a esquerda fica se perdendo nesses embates mínimos. Não é atoa que a direita fica fazendo chacota com a esquerda.

    ResponderExcluir
  24. Eu achei besteira o Haddad descer o nível de um ser como o pateta 2 filho do Bolsomijo. A aberração da natureza pai é desprezado, execrado, colocado de escanteio , tratado com asco, nojo, repugnância no exterior, basta perguntar ao prefeito de Nova York, deputados e senadores chilenos, pelo povo chileno a protestar contra a visita de ser tão nefasto , em Israel, entre outras figuras públicas no exterior. O nojo pelo Mijair pai e os patetas filhos não é apenas aqui e provas não faltam. Quem os admira no exterior? Bannon, Trump, pois são usados de forma eficaz no "projeto " de dominação, doutrinação, enquanto úteis Bozo e os três patetas filhos serão muito bem utilizados, mas serão descartados na hora certa. O Haddad deveria se atentar a isso e investigar, ir mais a fundo, pois tem contatos, apoio no exterior e não perder tempo em ficar de picuinha e intriga com o pateta 2 indeciso.

    ResponderExcluir
  25. Tratar qualquer outra pessoa de um modo negativo com base na cor da sua pele, no seu sexo ou na sua sexualidade é verdadeiramente desprezível, e vocês sabem disso. O racismo, a misoginia e a homofobia são baseados puramente em insegurança e projeção, e uma aparente necessidade de tornar o mundo um lugar pior para quem é diferente de você.

    ResponderExcluir
  26. Não acho que é errado expor esse hipocrita ridículo violento apoiador de milicianos não. O cara faz apologia a todo tipo de violência contra as minorias e secretamente é gay? Tem que ser exposto sim, não por ser gay, que é opção sexual íntima, mas por ser enrustido e promover a violência.

    Mas os bozoantas entendem muito bem, fingem que não como em relação a todos os outros assuntos que envolvem essa família desprezível

    ResponderExcluir
  27. Não, não é preconceito. Preconceito seria usar um homossexual desconhecido e o expor. No caso do Carlos Bolsonaro ele é uma figura pública, tem uma família homofóbica que usou essa característica pra capitalizar poder político. Portanto é natural que seja apontada a sua hipocrisia. Pra além disso, nos USA existe uma nova tática entre LGBTIs que se chama ''OUTING'', que consiste em expor pessoas que exploram a homofobia pra capitalizar poder, mas que são gays ou héteros que são pegos tendo relações homossexuais. O que estamos fazendo com o Carluxo e fizemos com o outro deputado do PSL, que se assumiu em plena ALESP, é ''OUTING''.

    ResponderExcluir
  28. Super a favor do Outing, expor esses enrustidos é o caminho certo e justo com as mulheres, sempre as maiores vítimas desses enrustidos

    ResponderExcluir