tag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post6396377916417116570..comments2024-03-28T03:16:00.227-03:00Comments on Escreva Lola Escreva: QUEM É FEIO, QUEM É BELAlola aronovichhttp://www.blogger.com/profile/10052573392567096050noreply@blogger.comBlogger138125tag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-61211570007276025962015-06-21T13:24:27.496-03:002015-06-21T13:24:27.496-03:00PS: ops, digo (logo acima) imigrante, com 'i&#...PS: ops, digo (logo acima) imigrante, com 'i'.Aurora Officialishttps://www.blogger.com/profile/17008699561151516527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-33209378441929954392015-06-21T07:10:50.925-03:002015-06-21T07:10:50.925-03:00A bandeirinha importunada pela mídia, citada lá ac...A bandeirinha importunada pela mídia, citada lá acima (a Nadine), é loira de olhos azuis... será que se fosse igualmente bonita mas morena ou mulata seria tão assediada pela imprensa? Mas fazer o que, a gente já cresce com bonequinhas loiras, magras e de olhos azuis, como a Gisele Bündchen. É como li num post por aí: "Pro povão, qualquer coisa que não tenha pele morena e olhos castanhos é sinônimo de boniteza! Em uma terra de caboclos, isso é mérito!" Aurora Officialishttps://www.blogger.com/profile/17008699561151516527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-16050907610863940022015-06-21T06:49:26.803-03:002015-06-21T06:49:26.803-03:00Pois é, Lola, estava eu mochilando pela Europa ano...Pois é, Lola, estava eu mochilando pela Europa anos atrás e liguei a TV e vi por acaso a eleição da Miss Suíça (estava num hotel em Genebra). Das 25 candidatas branquinhas de olhos claros + uma mulata, adivinha quem ganhou? Esta última, claro. Depois, curiosa, fui ver a lista das ganhadoras de outras épocas desse concurso e vi que já houve duas mulatas (negras) e duas indianas bem escuras. O que depreendo disso? Que o Brasil é irônico, com tanta negra ou índia linda só elegeu Deise Nunes como Miss Brasil. O que há com nosso país, cada vez mais miscigenado e que nega o óbvio? Aliás, a não ser o migrante e seus filhos (como já disse Chico Buarque), quem é puro no Brasil? Só os indígenas, óbvio, e apenas os ditos "selvagens", que nunca foram contactados. Acorda, Brasil!!!Aurora Officialishttps://www.blogger.com/profile/17008699561151516527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-2066533202525424542012-11-04T03:43:06.727-03:002012-11-04T03:43:06.727-03:00Haja futilidade, vc deve perder bom tempo de sua v...<br />Haja futilidade, vc deve perder bom tempo de sua vida com portais yahoo, grobo, revista caras, quem e outros lixos, nao?<br /><br />que idade tens? provavelmente vc cresceu vendo TV, sofrendo a hipnose torpe para se tornar uma consumista, com seus desejos, ordinarios, cultivados pela publicidade, pobrezinha...<br /><br />mas a grande merda, eh que devido a imbecis como vc, o planeta começa a agonizar, exaurido com tanta tranqueira (jah meteu silicone nos peitos?).<br /><br />Faça um favor a humanidade, vai no youtube, e procura o video "Historia das Coisas" de Annie Leonard, tem apenas 20 min...assista com atenção, e espalhe por aeh.<br />Acorde, pois esta ficando tarde demais, apesar da humanidade ainda estar pateticamente na adolescencia.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-43476716041815966712011-11-10T23:05:19.740-03:002011-11-10T23:05:19.740-03:00Nossa gente, só agora vi a lista dos nogadores. Na...Nossa gente, só agora vi a lista dos nogadores. Nada a ver!Tem uns até bonitões!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-16514600449592706172011-11-10T21:23:45.118-03:002011-11-10T21:23:45.118-03:00@carolinapaiva, por conta dessa ideia deturpada qu...@carolinapaiva, por conta dessa ideia deturpada que o brasileiro tem com ref. à sociedade americana, eu perdi de adotar um menino negro, brasileiro, 10 anos, pobre, com deficiência no aprendizado escolar, MAS com um talento maravilhoso pra o desenho!<br /><br />eu já estava entrosada com várias famílias negras americanas me apoiando, estudei muito sobre a história dos negros nos EUA, li tanta literatura que uma vez conversando com um advogado negro ele me pediu pra dar umas aulas pros filhos dele pq nem ele mesmo sabia e como e pq eu tive tanto interesse, etc. etc. pessoas negras americanas me perguntavam como eu sabia tanto assim e eu dizia que tuda estava à mão em livros na biblioteca municipal.<br /><br />bem, a mãe do menino, no Brasil, me disse que sim, que eu podia adotar o menino, que estava muito feliz... até que pessoas brasileiras começaram a encher a cabeça da mulher dizendo que nos EUA negro sofre muito, que negro é discriminado que isso e aquilo... essa baboseira toda que veem na midia que já chega no Brail distorcida... a mulher ficou tão insegura e até mesmo com medo que mudou de ideia e não deixou eu adotar o garoto... o menino ficou mocinho, saiu da escola, casou-se e teve filhos e vive na pobreza lascada. <br /><br />vc pergunta pra qq brasileiro negro que mora aqui nos EUA onde é mais fácil a vida do negro diante do branco - nos EUA ou no Brasil e todos dizem com uma única voz que é infinitamente melhor nos EUA... que são melhores tratados pelos brancos americanos sob todos os aspectos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-12680541712826383932011-11-10T08:23:34.588-03:002011-11-10T08:23:34.588-03:00Pra mim, quem fala "eu sei mais do que você&q...Pra mim, quem fala "eu sei mais do que você" e fica se preocupando em provar que sabe mais do que todos está aqui por motivos errados. A ideia é ensinar e aprender, refletir e rever conceitos, pesquisar e enriquecer argumentos. Não estamos em uma batalha de egos para ver quem sabe mais ou quem tem mais experiência no assunto...<br />O debate seria muito mais enriquecedor sem essas mesquinharias.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-31898661924238659132011-11-10T03:23:02.853-03:002011-11-10T03:23:02.853-03:00LisAnaHD,
Vc não retornará a esse assunto pq não ...LisAnaHD,<br /><br />Vc não retornará a esse assunto pq não tem mais argumentos. <br /><br />Sim, os negros nos EUA sempre tiveram acesso a educação. Uma educação de péssima qualidade.As escolas publicas dos guetos onde eles moram são bem diferentes das dos bairros dos brancos. <br /><br />Menos preparados, eles ficam em desvantagem na disputa por vagas e por bolsas, já que, aí nos EUA, até para estudar em faculdades do Estado é preciso pagar. As cotas não são adotadas por todas as faculdades.<br /><br />Os negros mais pobres não chegam a universidade pq nem terminam o ensino médio - param de estudar para trabalhar. Uma das críticas que se faz a política de cotas é justamente o fato de beneficiar, em sua maioria, negros que já estavam fora da pobreza. Sou a favor das cotas pq elas formam lideranças negras, mas elas não resolvem o problema da miséria sozinhas. <br /><br />A maioria dessas universidades só para negros que vc citou fica no sul dos EUA, e foi criada na época da segregação imposta por brancos.<br /><br />Japoneses e chineses nunca foram tão odiados pelos brancos americanos quanto os negros nascidos nos EUA. Asiáticos conseguem empregos piores do que os brancos, mas melhores do que os negros.<br /><br />Mas vc prefere continuar acreditando que se os negros não saem da miséria é pq tem algo errado com eles. É uma visão que tem suas vantagens - se a culpa é das vítimas ninguém precisa se mobilizar por elas. Mas por mais conveniente que seja essa visão, ela está muito longe da realidade.Letícia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/03279888456170476237noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-56639153397270187202011-11-10T01:11:08.958-03:002011-11-10T01:11:08.958-03:00Pra quem nasceu nos EUA não ter curso universitári...Pra quem nasceu nos EUA não ter curso universitário e ser pobre é opcional... seja lá raça/etnia que for.<br />here http://www.gibbsmagazine.com/BlacksM.htm<br />here http://www.youtube.com/watch?v=8NVN-cnUc9o&feature=related<br />here http://www.youtube.com/watch?v=v2pzDI1dasY&feature=related<br /><br />Martin Luther King entrou pra faculdade aos 14 anos... era advogado e pastor. Nos EUA educação nunca foi negada aos negros. Há faculdades exclusivamente pra negros e se algum branco quiser estudar lá os negros não gostam! Além disso há as tais cotas garantindo aos negros acesso a tudo qto é faculdade americana... foi assim que Obama chegou onde chegou. Mas vc está com sua opinião solidificada e quiçá não te passa pela cabeça perguntar como é que os chineses e japoneses que foram discriminados e perseguidos nos EUA deram a volta por cima e os negros estão na situação em que estão... não te ocorre que algo errado acontece entre eles próprios? Um negro rico e Rhode Scholar se candidatou pra prefeito da cidade New Jersey, a cidade mais da pesada que se pode imaginar nos EUA em termos de tráfico de drogas e criminalidade por parte dos negros. Esse rapaz ganhou a eleição e foi morar no apto de um prédio que era a mó maloca da cidade pq ele disse que estaria trabalhando pra reverter a situação do negro. No apto nem água quente havia, um horror! O cara é de uma fineza tremenda, mas nem vou prosseguir pq pra vc é exceção... vc não vai no ponto chave da questão e, acredite-me, é um assunto arriscado pra eu expor aqui pq sei que outras pessoas virão com pedradas... há pessoas que qdo ouvem algo totalmente fora do que elas pensam ou acreditam, questionam pra entender e aprender... outras apelam pra piada de mal gosto e sarcasmo (não que vc tenha feito isso, mas se eu expuser o que realmente acontece corro esse risco se não por sua parte, por parte de outras pessoas que possam eventualmente passar por aqui). Então vou ficar por aqui com esse assunto mesmo porque tenho pessoas negras que moram no meu coração e muito melhor do que eu elas conhecem a triste realidade que nada tem a ver com seu ponto de vista, com o que vc defende. Não retornarei a esse assunto.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-40143445698895854582011-11-10T00:01:25.001-03:002011-11-10T00:01:25.001-03:00LisAnaHD,
Cain é mais uma exceção, a quarta que v...LisAnaHD,<br /><br />Cain é mais uma exceção, a quarta que vc cita. Se vc citar 40, ainda vão ser casos isolados, pq 40 pessoas em meio a uma população de 200 milhões de pessoas não são nada em termos percentuais. <br /><br />Cain é como Condoleezza Rice, um negro jogando contra outros negros <br />no jogo sujo da política. São como os nossos capitães do mato, que davam chibatadas nos próprios irmãos, movidos por interesses egoístas.<br /><br />A plataforma de governo de Cain é diminuir os impostos dos empresários, grupo no qual ele se inclui, e aumentar o dos trabalhadores. Para justificar esse absurdo ele faz esse discurso ainda mais absurdo de que os pobres são pobres pq querem.<br /><br />A escravidão acabou, a segregação acabou, mas os negros continuam não tendo acesso a boa educação, e o racismo é um obstáculo na disputa por empregos. É por isso que os negros se mantém na pobreza. Algo de específico na trajetória de Cain fez dele uma exceção.Letícia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/03279888456170476237noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-59830547453443652912011-11-09T23:23:18.796-03:002011-11-09T23:23:18.796-03:00Muito bom esse texto! Acho que a gente aprende a s...Muito bom esse texto! Acho que a gente aprende a ser racista e machista "naturalmente" - natural, porquê são preconceitos naturalizados - infelizmente. É com muito amadurecimento e desconstrução que a gente muda esses conceitos. Fui criada em uma família cheia de qualidades, porém, historicamente, racista e machista. Será que sofrerei censura se eu disser que minha vó era racista? Creio que não, pois ela nem tinha muita "culpa" disso. Foi o que ela aprendeu e repassou para os filhos. Alguns absorveram isso, outros não. As pessoas que têm muita personalidade, questionam e conseguem pensar sem o cérebro da mídia. Não é todo mundo, mas todo mundo pode tentar mudar isso dentro do seu próprio mundo. E quando o mundo da gente se modifica, nossos filhos se modificam e nossa cultura também. Já fui influenciada e já tive meus preconceitos. Mas sempre fui questionadora e hoje tenho mto orgulho de ver o mundo com outros olhos. Aliás, crio os meus padrões de beleza. Já tive um quase-namoro com um negro, aí teve gente pra dizer: mas ele é qse preto, nem é mulato! Namoro um ruivo, já teve gente pra dizer: Ele é quase albino! Mas eu vi e vejo beleza e daí?? Enfim, sou adepta da beleza do conjunto, aquela união de coisas que faz ser belo para você. Mas não me venham dizer que os padrões de beleza europeus são os mais bonitos! Fico possessa com isso. Isso é uma invenção fruto da maldade humana para atribuir à feiúra à pele negra. Um dia eu estava em uma mesa de jantar com um senhor que disse que os catarinenses eram naturalmente mais bonitos que os nordestinos por serem descendentes de europeus. Eu respondi: E quem disse que europeu é mais bonito? A mídia? Respondi que não associava beleza a cor da pele e que acho meu povo bonito sim, mesmo tendo pena de mtas pessoas não terem direito de cuidarem de sua aparência por causa da pobreza. Agora, ele bem como minha vó, ainda vivem em uma época onde a cultura racista é natural. Então, ele também, não tem muita culpa. Quantos% dos negros estão nas passarelas? Fui em um desfile aqui em SC onde não havia nenhum negro. Acho isso racismo. E acho racismo achar desnecessário cotas pra negros. Tb acho machismo quem acha desnecessário cotas para mulheres, entre tantas outros pensamentos tidos como "naturais". Se pensarmos na dívida histórica que a sociedade tem, entendemos que só com políticas para os que já foram excluídos no passado, podemos começar a mudar as coisas.Contém ideiahttps://www.blogger.com/profile/16744777808744047243noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-4630604115156256982011-11-09T23:18:08.157-03:002011-11-09T23:18:08.157-03:00Letícia, os exemplos que eu citei não são únicos e...Letícia, os exemplos que eu citei não são únicos e há muito muito mais, porém eu não quis cansar vc citando uma lista enorme de exemplos. Bom mesmo é ser negro morando em Cuba... mas quem quer uma vida assim?<br /><br />Herman Cain, tentando ser o candidato escolhido pelo Partido Republicano pra concorrer com Obama nas eleições 2012, é negro e nasceu pobre... o pai dele tinha TRÊS empregos pra sustentar a família. Herman Cain é negro sem mistura com branco. Ele disse várias vezes que está cansado dos negros americanos ficarem nesse chora-chora se fazendo de vítimas até mesmo culpando os brancos que os escravizaram até 1860+ ... mas se vc sabe mais e melhor, fico surpresa!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-82546605569194915452011-11-09T23:02:37.387-03:002011-11-09T23:02:37.387-03:00LisAnaHD,
Quando digo que, nos EUA, negros tem me...LisAnaHD,<br /><br />Quando digo que, nos EUA, negros tem menos acesso a boa educação, saúde, e moradia do que brancos, não estou fugindo nem um pouco do assunto racismo.<br />Sim, existe mortalidade infantil entre brancos e negros, mas esta é mais comum entre negros. <br />Sim, existem pobres desdentados entre brancos, como os da cidade que vc citou, mas problemas sociais afetam ainda mais os negros.<br />Sim, esses três mexicanos que vc citou ficaram ricos nos EUA, mas eles são exceção - por isso não entram nas estatísticas nem tem pq virar notícia.<br />Enquanto vc citou 3 casos específicos e isolados de mexicanos que enriqueceram, e uma cidade onde tem branco pobre desdentado, eu citei estatísticas que comparam os índices de desenvolvimento social de toda a população americana. <br />Aí vc, sem argumento melhor, alega que estatísticas não são confiáveis. Qual é a melhor maneira de analisar a realidade, então? Pegar um caso isolado aqui, outro ali, e entender o que achar melhor?Letícia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/03279888456170476237noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-56671717837708925582011-11-09T21:54:12.631-03:002011-11-09T21:54:12.631-03:00LisAnaHD,
Sim, como eu disse, o fato de Tyra Bank...LisAnaHD,<br /><br />Sim, como eu disse, o fato de Tyra Banks e outras 4982347938242374892374 celebridades negras estadunidenses usarem as expressões "cabelo bom" e "cabelo ruim" para se referir a cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos não anula o fato de que "bom" e "ruim" são acepções de superioridade e inferioridade.<br /><br />Quando você compra um produto no supermercado, e este produto tem uma qualidade superior, você diz que o produto é "bom", certo? Quando o produto tem uma qualidade inferior, então ele é "ruim", não é mesmo? É a mesma lógica. Quando se diz "cabelo bom/ruim", ainda que a pessoa não tenha consciência, propaga uma concepção de superioridade de uma textura de cabelo em relação a outra.<br /><br />Não sou eu quem deve dizer qual seria o ideal, mas eu me pergunto qual é a dificuldade em usar "liso", "ondulado", "cacheado" e "crespo". Termos mais "técnicos" e que todos compreendem.<br /><br />Sim, muitos descendentes de imigrantes mantêm as suas idiossincrasias (embora quase nenhum fale a língua dos seus antepassados, não é verdade?), mas por que será que os bairros tipicamente irlandeses e os alemães - povos paupérrimos quando migraram, fugitivos da fome - são, atualmente, de classe média? Por que será que os bairros irlandeses de Boston (que se tornaram maioria) têm um dos melhores IDHs do país? Se não me engano, Massachusetts (de maioria étnica irlandesa) só perde para Connecticut em IDH. E os afro-americanos estão no país desde que este ainda era colônia inglesa...<br /><br />Fico muito contente em saber que existem pessoas nos Estados Unidos que superam as dificuldades e que se dão bem, mas vale ressaltar que, infelizmente, não é a norma e que a desigualdade só está aumentando lá, conforme mostra o coeficiente Gini (que mede a desigualdade e, no caso dos Estados Unidos, é o maior dentre os países desenvolvidos), no acesso à saúde (que, por incrível que pareça, não é universal nos Estados Unidos), no acesso à educação superior (caríssima) e nos níveis de pobreza e desemprego.<br /><br />Como você justifica que o país tenha mais de 40 milhões de pobres? "Só não se dá bem quem não quer"? Então os pobres de lá querem ser pobres ou são preguiçosos demais para se dar bem?Matheushttps://www.blogger.com/profile/01694380625168577632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-55890365357738205702011-11-09T20:59:44.829-03:002011-11-09T20:59:44.829-03:00Bem, então já estamos mudando de assunto, Letícia....Bem, então já estamos mudando de assunto, Letícia. Agora vc está correta. Porém há que saber o que há por trás dessa discrepância e isso não se deve a preconceito de branco contra negro e sim a problemas sociais outros que tenho receio de comentar aqui.<br /><br />Existe uma região creio que na Carolina do Norte onde a pobreza lá é tão extrema que pessoas já estão sem dentes ainda na juventude... crianças vão pra cama com fome... é uma região onde todos são brancos pelo menos eu nunca vi nenhum negro em nenhuma reportagem escrita ou na TV e nem negros comentando sobre isso e obviamente a mortalidade infantil lá é bem alta tb. Que preconceito essa gente sofre se é gente de cabelo loiro e olhos azuis? <br /><br />E tem mais uma coisa... essas estatísticas querendo provar isso e aquilo, é preciso a gente averiguar quem está por trás da estatística e querendo provar o que contra quem?... é alguém querendo espicaçar o atual goveno? é alguém querendo espicaçar o oponente?<br /><br />Quem nasce nos EUA ou vem morar nos EUA ainda criança só não dá certo se não quiser. Há dois irmãos mexicanos milionários na indústria de informática que vieram para os EUA com os pais, ainda meninos de 7 e 8 anos durante a colheita de tomate. A família toda catava tomate. Os pais desses meninos sabiam que o caminho pra sair da pobreza seria o estudo. Outra família tem os 4 ou 5 filhos todos formados pela Harvard e todos com doutorado. O pai e a mãe vieram do México e trabalhavam em limpeza, sempre tiveram somente um carro e tb sabiam o valor de estudar. Jaime Escalante, um prof. de matemática boliviano, veio para os EUA e passou anos e anos limpando chão de restaurantes pq não falava inglês. Encurtando a conversa, ele chegou a dar aula de matemática na NASA, teve um progrma de aulas de matemática em inglês na TV Educativa, e um filme foi feito contando a vida dele (Stand and Deliver, nome do filme). Uma mocinha de 18 anos veio do México pros EUA com dois filhos pequenos.... trabalhou na limpeza do Jack in the Box e qdo aprendeu inglês trabalhou detrás do caixa e foi juntando seu dinheiro e estudando à noite pra melhorar o inglês até poder ter seu próprio Jack in teh Box... encurtando a conversa, ela chegou a ser Ministro das Finannças, se é esse o título que damos a quem assina a nota de dinheiro. E eu poderia dar outros tantos e qtos exemplos, mas isso não dá noticiário, né?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-18788817678008283682011-11-09T20:17:35.116-03:002011-11-09T20:17:35.116-03:00Outro gráfico sobre o mesmo tema:
http://query.ny...Outro gráfico sobre o mesmo tema:<br /><br />http://query.nytimes.com/search/sitesearch?query=infant+mortality+racial&submit.x=0&submit.y=0&submit=subLetícia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/03279888456170476237noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-55748247252095889502011-11-09T20:10:03.066-03:002011-11-09T20:10:03.066-03:00LisAnaHD,
Esse gráfico publicado pelo New York Ti...LisAnaHD,<br /><br />Esse gráfico publicado pelo New York Times mostra o crescimento da mortalidade infantil nos EUA nos últimos anos:<br /><br />http://www.nytimes.com/imagepages/2007/04/22/health/20070422_INFANT_GRAPHIC.html<br /><br />O índice de mortalidade entre crianças não-brancas é muito maior que o da mortalidade entre crianças brancas. O mesmo acontece com outros índices relacionados a saúde de americanos brancos e nâo brancos, assim como outros indicadores sociais como educação e moradia.Letícia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/03279888456170476237noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-43463535668512436272011-11-09T18:07:10.899-03:002011-11-09T18:07:10.899-03:00@Letícia Rodrigues
não, a cor da pele não é um obs...@Letícia Rodrigues<br />não, a cor da pele não é um obstáculo para o crescimento social nos EUA... essa é uma ideia distorcida de quem mora lá fora e provavelmente tenha dado muito ouvido a balelas que escuta de gente mal informada, mas que se apresenta como ídolo na sociedade onde vive.<br /><br />eu moro nos EUA há 20 anos... morei em três estados com maneiras e costumes totalmente diferentes um do outro... um deles com pedominância negra, trabalhei e estudei nesses estados e você sabe mais do que eu...???!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-18611430441517800452011-11-09T17:20:48.983-03:002011-11-09T17:20:48.983-03:00LisAnaHD,
Você está chovendo no molhado. Dizer qu...LisAnaHD,<br /><br />Você está chovendo no molhado. Dizer que cabelo crespo é cabelo ruim é tão racista quanto seria dizer que pele escura é pele ruim. O fato da Tyra Banks, suas amigas negras que tem mestrado, e outros negros usarem a expressão nos EUA só prova que quem é alvo do preconceito também costuma propaga-lo, até sem perceber. <br /><br />Acho interessante observar que aí nos EUA bairros de famílias Italianas e Irlandesas que chegaram muito pobres ao país, e que já foram guetos, hoje em dia são bairros de classe média. Não existem mais muitas famílias italianas pobres nos EUA, essas famílias tiveram oportunidade de crescer. <br />Mais os negros, que já eram homens livres a muito tempo quando essas famílias de imigrantes chegaram, continuam sendo os mais pobres entre os pobres, pq a cor da pele é uma barreira para o crescimento social.Letícia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/03279888456170476237noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-81030226784540139892011-11-09T16:04:40.293-03:002011-11-09T16:04:40.293-03:00Sim, Matheus, concordo com seu primeiro parágrafo....Sim, Matheus, concordo com seu primeiro parágrafo. O que eu não deixei claro é que mesmo entre os negros americanos altamente intelectualizados como prof. da Harvard e seus afins, eles conversam entre sim usando esse linguajar próprio deles (negros americanos). Uma vez eu estava com três moças americanas negras, todas com mestrado em sua área de atuação, e qdo uma começou a falar nesse linguajar, uma delas alertou que eu não entenderia a conversa... então uma brincou e disse "oportunidade pra ela aprender"... rs... rs... eu tive e ainda tenho uma certa dificuldade pra ler Toni Morrison. Danzel Washington, desde o tempo de faculdade, foi dado ao teatro shakesperiano e uma vez na TV ele fez uma fala shakespeare e daí brincou que pra audiência branca ele ia replicar o mesmo diálogo em black talk (fala negra).<br /><br />Sim, eu sei sobre a segregação nos EUA, porém quero te alertar que ocorre tb por parte dos negros não aceitando os brancos ou até mesmo se desligando dos seus. É comum qdo melhora financeiramente uma família negra mudar-se para um bairro predominantemente branco. Até ai, tudo bem... o problema é qdo essa família não se ajusta ao novo ambiente e insiste em manter o comportamento do meio ambiente que rejeitaram...trazendo o comportamento do próprio ambiente onde não quis permancer.<br /><br />Matheus, Tyra Banks é negra. Antes da Gisele B. ser a garota propaganda da Victoria Secrets, Tyra Banks o era. Tyra Banks foi a primeira mulher negra a aparecer na capa da Sport Illustrated que nos EUA significa muita coisa, pra qq mulher seja ela branca de cabelo castanho, branco de cabelo loiro. Uma vez por ano, somente uma vez, a revista coloca na capa uma mulher de biquini. A concorrência é acirrada. Ser capa dessa edição é como ser esoclhida pra ser a garota do James Bond, a garota 007 --muitas portas da indústria de cinema e moda e afins serão abertas.<br /><br />Então, "até Tyra Banks se refere a cabelo bom e cabelo ruim".... pq é assim que toda negra americana tb se refere, talvez de forma menos acentuada... talvez o ideal fosse cabelo difícil e cabelo fácil? O meu cabelo liso é difícil pra arrumar pq até mesmo um grampo escorrega... uma vez várias mulheres americanas negras famosas fizeram uma apresentação de uma hora na TV pra mostrar como é difícil lidar com o cabelo africano. Um comediante americano, negro, cujo nome me esqueci, e de quem gosto imensamamente, fez um programa seriado unicamente lidando com cabelo e fazendo muitas piadas do cabelo pixaim mas nos EUA a gente sabe que negro pode fazer essas piadas; gente branca não pode... e ponto final.... essa cabeleira linda das loiras americanas do cinema e da TV é natural... é aplique. Qdo Halle Berry estava com o cabelo liso e comprido, ela falou na TV que aquele cabelo era fake pq o cabelo dela saiu ao do pai, a blackman (homem negro)... foi assim que ela falou.<br /><br />Ela nunca tinha se casado e nem namorado homem branco, mas de tanto apanhar dos namorados e marido negro, arriscou o relacionamento com um branco canadense... com quem teve uma filha. E estão separados. Alguém disse que o problema não são os homens e sim que Halle Berry é psicótica... sei lá. <br /><br />Reforçando sobre os bairros dessa e daquela etnia, isso ocorre pq nos EUA é permitido que cada etnia mantenha sua idiossincrasia e pra vc ter uma ideia até hoje Robert De Niro diz que é italiano... meu marido nascido nos EUA pela quinta geração diz que é irlandês... fui apresentada pruma americana e conversa vai e conversa vem ela me perguntou qual é meu idioma pátrio e eu disse português e ele me disse que tb é portuguesa... nasceu nos EUA, mas de pais vindos de Portugal.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-83893322989314941952011-11-09T15:45:11.360-03:002011-11-09T15:45:11.360-03:00Isso dos brasileiros quererem ficar "bronzead...Isso dos brasileiros quererem ficar "bronzeados" ou "morenos" não é sinal nenhum de que o povo não seja tão racista quanto sua elite. Valorizamos muito essa pele "morena" justamente para não assumir que somos um povo mestiço. É lindo ficar "moreno" depois de pegar sol ou de fazer bronzeamento artificial, pq esse bronzeado é visto como uma característica adquirida artificialmente por uma pessoa considerada branca. Mas vc não ouve muita gente dizer "minha pele escurece assim no sol pq eu sou mestiço, minha avó é negra, meu pai é mulato." O que vc cansa de ver é gente descrevendo negros como "morenos", numa tentativa de embranquecer a pessoa.<br />Da mesma forma, tem muita gente de cabelo liso por aí fazendo trancinha nagô, mas a maioria das pessoas que tem o cabelo naturalmente crespo faz tratamento para o cabelo ficar liso ou, pelo menos, "cacheado". <br />É claro que quem não tem preconceitos vai conseguir enxergar a beleza humana em suas mais variadas formas, mas esse, infelizmente ainda não é o comportamento da maioria.Letícia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/03279888456170476237noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-35079529588695578492011-11-09T08:01:40.597-03:002011-11-09T08:01:40.597-03:00**Onde se lê "casais envolvido", ler &qu...**Onde se lê "casais envolvido", ler "casais envolvidos".Matheushttps://www.blogger.com/profile/01694380625168577632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-67899059695451347252011-11-09T07:27:03.371-03:002011-11-09T07:27:03.371-03:00Denise,
A mim não é difícil acreditar que as pess...Denise,<br /><br />A mim não é difícil acreditar que as pessoas possam achar negros (e brancos, e amarelos, e vermelhos, e mestiços) bonitos. O que se busca discutir com o post é como o racismo se manifesta, ainda que sutilmente, na sociedade.<br /><br />O fato de eu ver beleza em todas as etnias/raças não anula o fato de que o padrão de beleza veiculado pela mídia seja também embasado em uma questão étnica.<br /><br />Quando à sua pergunta, se casais inter-étnicos/interraciais são fruto de uma grande hipocrisia, aí eu já não posso responder. Sugiro que pergunte aos casais envolvido, pois eu só posso responder por mim.Matheushttps://www.blogger.com/profile/01694380625168577632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-88545310232141056762011-11-09T06:13:32.017-03:002011-11-09T06:13:32.017-03:00Matheus lendo seu comentário e de outras pessoas a...Matheus lendo seu comentário e de outras pessoas aqui, fico perguntando, porque é tão dificil acreditar que um negro seja lindo.<br />Porque de tantas pessoas negarem isso sistematicamente, quando alguem diz que acha o negro bonito, é automatico virá alguem pra dizer que a pessoa esta camufalndo seu racismo, ou expressões com o mesmo teor. <br />A impressão que me da é que pessoas assim ainda que sejam elas mesmas negras, o que geralmente não são, por gosto pessoal ou sei la eu mais o que, não gostam da aparencia do negro, e duvidam que alguem mais possa gostar. <br />Atribuindo a hipocrisia a quem manifesta que ve beleza na raça negra.<br />Fico pensando será que os brancos que se casam com negros são hipocritas tambem, e se fazem isso é apenas para camuflar seu racismo?Sarahttps://www.blogger.com/profile/14337177558346860242noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1486619705951395295.post-82622433691937935422011-11-09T02:35:49.382-03:002011-11-09T02:35:49.382-03:00LisAnaHD,
Exatamente por ser um linguajar que, se...LisAnaHD,<br /><br />Exatamente por ser um linguajar que, segundo você, é próprio a determinado grupo étnico de pessoas, ele tem uma base cultural, afinal de contas, a maneira de se expressar retrata cultura, não?<br /><br />Acho excelente que celebridades estadunidenses brancas se casem com indivíduos negros, mas isso não anula o racismo. Como você parece ser bem inteirada na atmosfera do país, certamente vê e sabe que a segregação racial estadunidense é clara, onde há, como a própria Denise falou, bairros destinados a pessoas desta ou daquela etnia.<br /><br />O fato de Tyra Banks ou quem quer que seja usar as expressões "cabelo bom" e "cabelo ruim" não anula o fato de que elas aportam um comparativo de superioridade e inferioridade. Isso apenas mostra que tais expressões são igualmente difundidas lá e reproduzidas por quem é vitimada por elas.<br /><br />Denise,<br /><br />Os "bobs" no cabelo são uma tentativa de reproduzir o penteado em voga das mulheres francesas da "Belle Époque". Se você for reparar, elas ondulavam o cabelo, especialmente os fios mais próximos à testa, para dar um charme. A minha mãe, por exemplo, tem cabelo liso e o fio bem fino, e até hoje acha lindo os penteados dos filmes franceses da época da Belle Époque. Já ouvi "ai, como eu queria ter o cabelo cacheado" muitas vezes aqui em casa por conta disso.<br /><br />Quanto ao bronzeamento artificial... Isso também é um costume absorvido do exterior. Até a década de 30, no Brasil, as mulheres andavam com guarda-sol para evitar o bronze, exatamente porque a pele mais clara era sinônimo de riqueza (afinal, à época, quem se bronzeava era quem fazia trabalho braçal e ficava exposto ao sol).<br /><br />Com o despontar dos Estados Unidos como potência mundial e centro irradiador de cultura, passamos a absorver a idéia de que bronze se relaciona a "vida boa", de quem pode passar o dia desfrutando da piscina de sua mansão enquanto seus empregados trabalham na sua empresa (e, portanto, adquirem o famoso "bronzeado de escritório", ou seja, a palidez).<br /><br />E, cá entre nós, desde quando pele negra bronzeia, Denise?<br /><br />A quem falou de gosto pessoal, eu não estou criticando quem prefere essa ou aquela etnia. Cada um é livre para se relacionar com quem quiser e não cabe a mim dizer por quem a pessoa deva se sentir atraída. O que estou comentando é que existe, sim, uma construção social (sobretudo na indústria da moda e na mídia) que promove a valorização de um determinado padrão de beleza que tem, também, cunho étnico/racial. Este padrão está relacionado à idade (juventude eterna), à etnia/raça (cabelo liso/ondulado, nariz fino, rosto simétrico, olhos claros) e ao peso (magreza e, no caso dos rapazes, músculos).<br /><br />Ou vocês vão me dizer que a Victoria's Secret, Louis Vuitton, Prada e Chanel usam modelos idosos/as e gordos/as? E, dentre tais modelos, qual é a relação entre número por etnia?Matheushttps://www.blogger.com/profile/01694380625168577632noreply@blogger.com