quarta-feira, 13 de março de 2024

UM OSCAR PREVISÍVEL MAS FOFO

Antes de chegarmos ao Oscar 2025, melhor falar da edição deste ano, que aconteceu no domingo à noite, mais cedo que o normal, o que foi muito melhor. 

Foi uma cerimônia agradável, a meu ver. Chamar ex-vencedores do Oscar pra falar um pouquinho sobre cada concorrente nas categorias de atuação tinha tudo pra dar errado (no mínimo iria aumentar a duração da premiação), mas não é que deu certo?! Não achei piegas. Foi bonito ver a Rita Moreno discursar para a America Ferrera: "Seu monólogo poderoso em Barbie é talvez o momento mais comentado do filme mais comentado do ano passado", e elogiou a paixão com que a atriz (ícone entre fãs latinas) fez o monólogo.

Vários dos discursos de agradecimento dos vencedores também foram comoventes, como o da melhor coadjuvante do ano, Da'Vine Joy Randolph, que revelou: "Por tanto tempo eu quis ser diferente, e agora sou grata por ser eu mesma!" 

O de Jonathan Glazer, diretor de Zona de Interesse, que é sobre o holocausto, também foi tocante. Ele discursou contra o genocídio palestino cometido por Israel: "Estamos aqui como homens que refutam que o seu judaísmo e o holocausto sejam sequestrados por uma ocupação que leva conflito a tantos inocentes". Houve protestos fora do palco contra o massacre.

Jimmy Kimmel foi um apresentador mais ou menos, bem sem graça, mas que cresceu no final quando pareceu improvisar e respondeu a críticas que Donald Trump escreveu: "Não passou da sua hora de ir pra cadeia?" O público aplaudiu. 

O chiste com um tal de John Cena (eu não sabia quem era, tive que procurar: além de ator, é um dos maiores lutadores profissionais) nu tendo que entregar o prêmio de figurino foi legalzinho, assim como Schwarzenegger e Danny de Vito juntos desafiando Michael Keaton (os astros de Irmãos Gêmeos foram ambos vilões que tentaram derrotar Batman). 

O pior momento (longo e sem nenhuma graça) parece ter sido Melissa McCarthy e Octavia Spencer fazendo piada com esquilos da Disney e confundindo-os com strippers masculinos. O tipo de piada que já não é engraçado mesmo pra quem entende a referência. Às vezes o Oscar se esquece que metade do seu público é internacional. 

E o melhor momento da noite, disparado, foi Ryan Gosling cantando "I'm just Ken". Ele levantou o público. E foi fofo ver Greta Gerwig, Margot Robbie e Emma Stone cantando junto. 

Pois é, admito que fiquei feliz que a Emma ganhou melhor atriz. Nada contra a Lily Gladstone, bem pelo contrário, mas o papel de Emma em Pobres Criaturas foi um dos mais marcantes dos últimos anos. E assim a atriz de 35 anos ganhou seu segundo Oscar. Bom, quando a Jodie Foster fez isso três décadas atrás, eu imaginei que finalmente apareceria alguém para alcançar o recorde da Katherine Hepburn (quatro estatuetas), mas não foi isso que aconteceu. 

No final, o grande vencedor da noite previsivelmente foi Oppenheimer, com sete estatuetas, incluindo melhor filme, diretor para Christopher Nolan, ator para Cillian Murphy e ator coadjuvante para Robert Downey Jr. Mas Pobres Criaturas se saiu bem, terminando com quatro prêmios. Barbie só ganhou melhor canção (e inacreditavelmente não foi pra "I'm just Ken"; Billie Eilish se tornou a pessoa mais jovem -- só 22 anos -- a receber dois Oscars). Assassinos da Lua das Flores, Maestro e Vidas Passadas saíram de mãos abanando.

Sobre meu tradicional bolão do Oscar, não foi tão emocionante como eu previa. Perdi qualquer chance de levar o bolão pago bem cedo, e só acertei 13 em 19 categorias. Quem liderou e ganhou foi o Pedro, que é médico residente de medicina de família e comunidade em Minas, e que já havia participado duas vezes antes. Ele foi o único no bolão (tanto no pago quanto no grátis) que fez 17 pontos. Conseguiu acertar Zona de Interesse pra melhor som (todos nós chutamos Oppenheimer). 

Por email, ele me contou como fez as apostas: "Eu sempre tento deduzir o vencedor de acordo com as premiações anteriores de TV e sindicatos, que acho que é o que a maioria faz. As que ficam entre mais de um filme vou por intuição e pelo hype do filme no momento. Esse ano por exemplo achei possível Zona de Interesse ganhar som porque ganhou no Bafta e o filme se manteve em evidência nesse fim de temporada". Faz sentido. Parabéns, Pedro!

Douglas e Janaína vieram logo atrás, com 16 acertos. No bolão grátis cinco pessoas ficaram empatadas com 16: João Gabriel, Romário, Janaína, Sarah e Matheus. Parabéns também! 

Uns dez minutos depois do final do Oscar o super Júlio César já enviou as tabelas com todos os resultados, que você pode ver aqui. Obrigada a tds que participaram (exceto esses que ficam ganhando de mim)!
Resultado do bolão pago. Clique para ampliar

15 comentários:

  1. a) Lola sou sua fã amo seu blog

    b) Parabéns pelo texto já estou correndo atrás para assistir estes filmes

    c) Lola estamos em um ank de eleições municipais a esquerda precisa eleger prefeitos mas principalmente vereadores progressistas dos partidos PT Psol PC do B e etc. Os coletivos feministas são excelentes alternativas espero que não sejam proibidos não sejam proibidos

    ResponderExcluir
  2. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://g1.globo.com/google/amp/fantastico/noticia/2024/03/17/video-inedito-gravado-pela-ex-companheira-mostra-deputado-da-cunha-insultando-a-mulher-e-dizendo-que-iria-mata-la-veja.ghtml&ved=2ahUKEwjh5PmEy_2EAxVbpJUCHWcQCLAQ0PADKAB6BAgNEAE&usg=AOvVaw38xh3F56WdNjsNDQQUhlF_

    Nestas horas eu vejo que escolhi o lado certo da História

    ResponderExcluir
  3. Querida Lola, hacia tiempo que no te leía y me encanta ver que sigues dando la lata, como yo. Hoy recuerdo a esta magnifica arquitecta brasileña e internacional .
    http://www.heroinas.net/2014/07/lina-bo-bardi.html
    Algún viaje por España para conocernos personalmente ?.abrazo fuerte

    ResponderExcluir
  4. Barbie deveria ter ganhado mais por ter popularizado muitas coisas feministas.


    Off topic : Entrei num fórum mascu por curiosidade e... Um mascu feliz no Uruguay > https://i.imgur.com/0QfDpXf.png

    ResponderExcluir
  5. 04:58, Barbie é um filme lixo, já fiquei impressiona de levar uma estatueta. Barbie só chamou atenção devido à temática feminista, nada mais.

    ResponderExcluir
  6. Barbie não é ruim. Só não é tão bom como outros filmes clássicos como Titanic.

    Sobre o mascu feliz no Uruguai, não me impressiona. Imaginem o Brasil sem o Norte e Nordeste, com a extrema direita tendo muito mais liberdade e menos limitação pra espalhar fake news e discurso de ódio. No mais, todo post de mascu é sempre a msm coisa. Um cara com nick remetente a Grécia antiga ou Roma(fachos idolatram eles), falando bla bla bla só mulher padrão presta, bla bla bla demonização da mulher Brasileira e idolatria a mulher estrangeira, principalmente Russa, bla bla bla qualquer forma de "mais estado" que o velho oeste é comunismo e as msms sandices.

    ResponderExcluir
  7. Lola, fala sobre o filho do lula, agressor de mulheres.... Devemos acreditar na palavra da vítima?

    ResponderExcluir
  8. Agressor de mulher tem que ser punido. Não importa se é de direita ou de esquerda. E tem muito mais direitista agredindo mulheres que esquerdistas.

    ResponderExcluir
  9. Mas não um filho do bozo, né?

    ResponderExcluir
  10. O Norte é extremamente direitista/bolsonarista. Só o Nordeste e parte de MG que ainda consegue se salvar disso no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Meus familiares bolsonaristas estão falando que eu sou duas caras, que passo pano para esquerdomachos. Como eu posso retruca-los?

    ResponderExcluir
  12. Lola querida, estou aguardando um post seu sobre o caso da mulher do filho do Lula.
    Acho que não podemos nos calar. Gostaria muito de ouvir suas ponderações.

    ResponderExcluir
  13. Estadão não tenho confiança no site, fica toda hora aparecendo essas travas chatas...

    ResponderExcluir
  14. Podiam fazer um post sobre as razões históricas dos conflitos no oriente médio. Aquela região merece ter paz.

    ResponderExcluir