domingo, 31 de dezembro de 2023

2023 FOI ÓTIMO, E 2024 SERÁ AINDA MELHOR. FELIZ ANO NOVO!

Eu sempre digo que todos os anos são bons pra mim, porque costumavam ser. Mas a verdade é que 2020 e 2021 foram péssimos também no âmbito pessoal. Sobrevivemos à pandemia e ao pior governo da história do Brasil. 2023, com Lula de volta reconstruindo o Brasil, com todos os índices econômicos apontando grandes melhoras, foi excelente.

2023 deve ter sido meu ano mais saudável em décadas. Em fevereiro comecei a fazer hidroginástica e no mês seguinte arrastei o maridão, que também era sedentário. Fazemos três vezes por semana e adoramos. Ano que vem queremos fazer todos os dias. Também comprei uns micro halteres pra poder fazer um tiquinho de musculação quando danço em casa. Preciso dançar mais em casa. 

Além dos exercícios, comecei a tomar remédios pra diabetes (sou pré-diabética há anos; o maridão, que é magro, também), pra pressão e pra colesterol. Odeio tomar remédios. Até o ano passado eu não tomava nada, mas, com a idade (56 anos), os problemas vão aumentando. Desde julho estou com acompanhamento médico mais constante pelo SUS através do hospital universitário, o que, pra uma pessoa sem plano de saúde, é um luxo. Estou bem, não sinto qualquer dor, mas, como ainda planejo viver muito, preciso ir me preparando pra uma velhice mais saudável. E tenho que melhorar minha mobilidade (subir e descer escadas não é mais tão fácil). 

Sei que o blog está devagar-quase-parando, e já aviso que 2024 provavelmente será seu último ano. Estou cansada, sonho com a aposentadoria (que ainda vai demorar, apesar de em março ou abril, pelos meus cálculos, eu completar trinta anos de contribuição), e gostaria de parar de trabalhar em 2025. Quando eu parar, talvez eu pare com tudo e só descanse. Imagino que deve ser muito bom viver quando todo dia é um feriado, não? É o quero. Se vou conseguir, e quando, é outra história. 2025 é o plano pra começar essa nova etapa na minha vida.

Então espero que 2024 ainda seja um ano de muito trabalho, um ano com saúde, bom pra guardar dinheiro (fundamental se planejo parar de trabalhar em breve). Estou devendo um livro, que tem que sair em 2024!

E pra você, como foi seu 2023? E o que você espera pra 2024? Torço para que seja um ano incrível! (e lembre-se: hoje e sempre, nada de fogos, por favor! Ninguém precisa de barulho e pólvora pra comemorar alguma coisa).

domingo, 24 de dezembro de 2023

FELIZ NATAL

Desculpem pelo meu silêncio. Voltei ontem de Recife, onde passei nove dias acompanhando o maridão no campeonato brasileiro de xadrez. Não lembrava minha senha pro meu perfil no Twitter (ridículo, né? 200 mil seguidores no Twitter e eu esqueço a senha!) e aproveitei esse afastamento pra terminar de escrever um artigo acadêmico que eu devia desde o ano passado. Agora estou devendo outro, que comecei a escrever no hotel, mas esse eu vou terminar nos próximos dias, prometo! 

Lá em Recife eu fiquei no hotel a maior parte do tempo, mas felizmente dois amigos enxadristas do Silvinho nos levaram pra visitar o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Francisco Brennand. Amei os dois lugares. Vale super a pena ir lá. 

Hoje em dia é complicado falar dos Brennand (família bilionária extremamente influente no Recife) sem associá-los a Thiago, que deve ser uma das piores pessoas no mundo. O colecionador Ricardo e o artista Francisco, que eram primos e rivais, ambos mortos na mesma época (2020) e com a mesma idade (92 anos), eram tios-avós de Thiago. A família do cara que está preso em SP após ser extraditado de Dubai (ele pagou R$ 81 mil pra voar na primeira classe quando soube que a cadeia estava próxima), já condenado por alguns estupros, antecipou sua herança há vários anos para se ver livre dele. Deram a ele 300 milhões de reais e, em seguida, pediram medidas protetivas. Thiago era do tipo que enviava vídeos pornôs com ele fazendo sexo para seus parentes. Do tipo que mandou um caixão pra casa de um primo que estava com câncer. Do tipo que forçava mulheres a tatuarem as iniciais dele em seus corpos. 

Lógico que a numerosa e riquíssima família Brennand não fica feliz com essa associação. E claro que tanto o instituto quanto a oficina não têm nada a ver com isso. Na oficina de Francisco Brennand recebi ótimas informações da guia Cecília, que é estudante de História na Universidade Federal de Pernambuco. 

Bom, gente, este é um post rápido só pra desejar feliz natal pra vocês. A gente ainda tem que preparar uma ceia modesta, com um tender bolinha que já está no congelador há um ano. Pelo menos a mousse de chocolate nós fizemos de manhã. Que vocês tenham uma noite feliz e cheia de comidas gostosas!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

PRIVATIZA QUE DÁ CERTO

Ontem às 13h15 a mina 18 da Braskem rompeu sob a lagoa Mundaú, próxima ao bairro Mutange, em Maceió. Imaginem os prejuízos para a fauna e a flora no local. 

Esta é apenas uma das 35 minas que a Braskem mantém em Maceió, transformando a cidade num queijo cheio de buracos. A empresa, que extrai sal-gema, começou a funcionar nos anos 1970, durante a ditadura militar.

Desde 2018, a capital de Alagoas já teve 60 mil pessoas afetadas e 14 mil residências evacuadas. Cinco bairros inteiros sofrem com o que a mineração da empresa Braskem vem fazendo. 

É um crime ecológico e social sem precedentes, que atinge 20% da área urbana de Maceió. E não estamos falando de uma cidadezinha, mas de uma capital que é a 16a maior cidade do Brasil, segundo o Censo 2022. O escândalo da Braskem representa o maior desastre ambiental em área urbana do Brasil, e um dos maiores do mundo. 

Pra quem quiser saber mais sobre a tragédia planejada da Braskem, este documentário explica tudo. É revoltante.